-->

quarta-feira, 25 de março de 2015

Dilma se reúne com governadores do Nordeste no Palácio do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, na tarde desta quarta-feira (25), com os nove governadores da Região Nordeste. O encontro, no Palácio do Planalto, ocorre depois que os chefes do Executivo dos estados nordestinos anunciaram a recriação do Fórum dos Governadores do Nordeste, em dezembro passado.
A reunião começou por volta das 16h30 e contou, também, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, dos ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, da Previdência, Carlos Gabas, e da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas.
No documento chamado de Carta da Paraíba, os governadores elegeram 15 pontos prioritários para melhorar as políticas públicas e solicitam investimentos para o aumento dos indicadores sociais e econômicos na região. A carta foi elaborada durante encontro no dia 9 de dezembrodo ano passado, em João Pessoa.
Além de novas formas de financiamento para a saúde, principalmente para a média e alta complexidade, os governadores centram suas demandas na área da segurança. Eles pedem a construção de uma política nacional para modernizar as forças de segurança e de um plano nacional de combate às drogas e às armas.
“No tocante à criminalidade, à medida que o Nordeste cresceu economicamente, na contramão das demais regiões do país, os índices de violência chegaram a níveis extremos. Em alguns estados, a Organização Mundial da Saúde trata a situação de segurança como problema 'endêmico'”, escreveram os governadores.
Outros pontos da carta chamam a atenção para o Nordeste sobre políticas que têm sido implantadas em todo país, como investimentos em infraestrutura, reforço à política educacional, incentivos fiscais para a industrialização e incentivo ao setor sucroalcooleiro.

Fonte: Diário do Nordeste




ICÓ-CE: ALUNO ENTRA ARMADO E EFETUA DISPARO EM ESCOLA.


Nesta segunda-feira (23), por volta das 16:00, a Polícia foi solicitada pela senhora Gerliane Ferreira Lima, Diretora da Escola Municipal Monsenhor José Camurça, situada na rua São Sebastião Nº 234, no distrito de Lima Campos, zona rural de Icó, informando que naquele instante dentro da citada unidade educacional, os alunos e funcionários da escola haviam escutado barulho de um possível disparo de arma de fogo dentro do banheiro, onde o vigilante da unidade logo foi verificar e constatou o fato.


Segundo alguns alunos, Lucas Dias Alves, conhecido por Lucas de Zé Cabaceiro, 19 anos, solteiro, estudante da unidade, residente na rua da BR Nº 964, distrito de Lima Campos, estaria portando um revólver e efetuou um disparo contra a parede, tomando em seguida destino ignorado.

A Polícia esteve no local e verificou um projétil possivelmente de calibre 380, alojado na parede do banheiro e encontrou também o aparelho celular pertencente ao acusado que no momento da fuga teria deixado cair.

O acusado não foi localizado pela Polícia e os pais do mesmo informaram que não tinham conhecimento para onde teria ido o filho.

O aparelho celular do mesmo foi apresentado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, para as devidas providências cabíveis.

Blog do Wilson Filho




Polícia prende vereadora e mais sete pessoas acusadas de formação de quadrilha


A polícia de Salitre, munícipio que fica a 520 Km de Fortaleza, cumpriu mandado de prisão preventiva expedida pelo juiz, Marcelo Wolney, prendendo na última, terça-feira, 24, por volta da 16h a vereadora Francisca Sales Santos (PT) e mais sete pessoas acusados de formação de quadrilha, assaltos a postos de combustível, seguido de roubo de R$ 8.300 em Salitre, Piauí e Pernambuco, além de homicídios, assaltos a caminhoneiros roubos de motos no sítio do roncador (zona rural de Salitre).
A quadrilha composta por Francisco Fabrício da Silva, Robério, Iderlânio Manuel Nonato, Iramar Bezerra, Francisco Manoel Pereira, Antônio Pereira Pádua e José Pereira Petrônio Filho, era liderada, segundo o promotor de justiça Francisco Leandro Carneiro, por Paulo Furtado Pereira (conhecido por Paulinho Tendel).
Paulinho foi preso pela equipe de polícia de Salitre, no dia 14 de março. No momento da prisão a polícia encontrou com ele várias pistolas, um par algemas, grande quantidade de pólvora e duas motocicletas. Na ação, o promotor solicitou a conversão da prisão temporária em prisão preventiva. A quadrilha foi presa e levada para a Pública de Campos Sales. 
Fonte: O Povo



Dilma sanciona lei que dificulta a criação de novos partidos

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com dois vetos, a Lei 13.107/15, que permite a fusão de partidos somente entre legendas com cinco anos ou mais de registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia da lei é limitar a criação de novos partidos, preservando o mecanismo de fidelidade partidária.

Dilma vetou artigos que permitem aos parlamentares mudarem para o novo partido 30 dias após o registro, sem a punição de perda do mandato. Segundo ela, isso daria aos partidos resultantes de fusão o mesmo caráter de partidos novos.

O líder do DEM e autor do projeto, deputado Mendonça Filho, disse que os vetos não têm sustentação jurídica. Mendonça Filho acredita que não haveria problema em abrir a legenda formada pela fusão para adesões de qualquer parlamentar:

"Para mim, os vetos não têm sustentação jurídica, porque impedem que os partidos frutos de fusões possam recepcionar membros de outros partidos, partidários de outros partidos, que possam ingressar neste novo partido formado a partir da fusão partidária."

O deputado disse que os líderes de partidos ainda devem avaliar se os vetos poderão ser questionados ou derrubados.

Esta semana, o Partido Liberal pediu ao Tribunal Superior Eleitoral o seu registro como novo partido. O partido informou ter obtido 167.627 mil assinaturas e que ainda está certificando outras 300 mil para atender o que diz a lei.

*Com Agência Câmara

Fonte: Ceará News



Pagamentos do INSS referentes a março começam a ser pagos neste feriado


O pagamento da folha de março do INSS para aposentados e pensionistas, em todo o país, começa a ser feito nesta quarta-feira (25). 

Os primeiros benefícios pagos são até um salário mínimo. 

Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de abril.

O calendário de pagamentos de benefícios com as datas de depósitos pode ser consultado pelos segurados na página da Previdência na internet.

Fonte: Ceará News




Ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann, deixa governo


O governo confirmou nesta quarta (24) a saída do ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann. A nota não indica quem vai substitui-lo.

Segundo a nota, Dilma "aceitou" a demissão de Traumann. "A presidente agradece a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro porta-voz", diz o texto.

A saída de Traumann já era esperada. Na semana passada, foi divulgado um documento interno do governo, de responsabilidade de Traumann, criticando como o governo Dilma Roussef tem gerido sua crise, citando a existência de um "caos político".

Fonte: Diário do Nordeste






Acusado de matar policial militar é condenado a 27 anos de prisão


Francisco Arão Gomes Machado, acusado de ser um dos participantes do latrocínio contra soldado da Polícia Militar Paulo Henrique Farias Nobre foi condenado a 27 anos de prisão. A decisão foi proferida nesta terça-feira (24) pela juíza titular da 17ª Vara Criminal de Fortaleza, Marlúcia de Araújo Bezerra. O crime ocorreu em maio de 2014.

De acordo com o inquérito, no dia 20 daquele mês, por volta das 8h, Francisco Arão e um adolescente viram o carro do policial parado em frente a uma fábrica no Conjunto Ceará e resolveram realizar o assalto. O jovem menor de idade tomou a frente da ação e, armado, anunciou que levaria o veículo. 

Os registros do latrocínio afirmam que Paulo Henrique Farias Nobre não reagiu de início. Contudo, ao deixar o veículo, o PM e o adolescente entraram em luta corporal. Durante o embate, a arma do policial caiu e o assaltante efetuou os disparos que mataram o oficial e atingiram a esposa dele, que estava no carro, no quadril. O jovem fugiu do local levando o carro e a arma de Paulo Henrique.

Francisco Arão, que aguardava o comparsa em uma motocicleta, foi a um supermercado no bairro Nova Assunção, onde abandonou o veículo. Contudo, ele acabou sendo preso por policiais civis na praça do Otávio Bonfim.

Segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Francisco Arão Gomes Machado foi condenado pelos crimes de latrocínio e corrupção de menor. “Pouco importa, como ressabido, para a caracterização da responsabilidade de Francisco Arão pelo latrocínio, haver sido o adolescente o efetivo autor dos disparos que atingiram as vítimas, uma delas fatalmente, vez que ambos agiram em acordo de vontades, dirigido à obtenção de resultado subtrativo, sendo amplamente previsível, preterdolosamente, o resultado nefasto de ação delitiva de tal sórdida natureza”, disse a magistrada Marlúcia de Araújo Bezerra, em nota divulgada pelo órgão.

Fonte: Diário do Nordeste




Asfalto, só em promessas. De Flores à Timbaúba, a população está na lama.

Faz mais de uma década que a estrada que liga Flores à Russas passando por São João de Deus não recebe melhorias em seu pavimento.

A chuva que molha o campo e garante fartura na agricultura ou nas criações diversas, também traz prejuízos no transporte da produção rural ou no simples ato de deslocamento obrigatório para os afazeres diversos no comércio, posto de saúde, escola, entre outros.
Os moradores das comunidades de Miguel Pereira, Carpina, Macapá, passagem de Russas e todas as outras até chegar a Timbaúba de Nossa Senhora Dasdores e Pedro Ribeiro em Russas, tem como penitência nos períodos de inverno trafegar na lama seja em direção a cidade ou a sede do Distrito de Flores.


Trafegando na estrada que margeia o Rio Jaguaribe pela direita em direção ao litoral, nossa reportagem constatou que a lama,  as pedras soltas e a água sobre a estrada e as crateras submersas são responsáveis por diversos acidentes que acontecem diariamente, vitimando com escoriações principalmente idosos e crianças
O fato é que, a via que é uma das principais ligações das comunidade da várzea russana, a sede do município e a cidade de Quixeré e Limoeiro do Norte passando por Flores, a décadas não recebe um tratamento sério por parte da administração municipal. Que por sua vez fica acomodado esperando que o serviço de manutenção de estradas seja feito pelos empresários ceramistas, por trafegar em veículos grandes, que não tem obrigação sobre o serviço, mas também não atendem a comunidade.
Por Arnaldo Freitas 

fonte: TV Jaguar

Vereadores e o Prefeito de Russas faltam a audiência que tratou de transferência do Lixão.

Na terça feira, dia 24/03, a Promotoria Pública do município de Russas representado pelo Promotor de Justiça da Comarca local, Dr. Joao Batista, realizou uma audiência pública no auditório da 10ª CREDE, para discutir a problemática do depósito de resíduos sólidos (Lixão), coleta seletiva de materiais recicláveis, e a imediata retirada do lixão na comunidade do Alto de São João, por está prejudicando a saúde dos moradores do Bairro Aeroporto e Adjacências.
  
 Mesmo sendo convidado com antecedência, o Executivo municipal assim como, a câmara de vereadores de Russas, não se fizeram presentes a audiência por demais importante para a comunidade Russana. Permanecendo apenas o promotor de justiça Dr. João Batista, a representação da associação dos catadores de reciclagem, cáritas diocesana, moradores das comunidades afetadas, representadas pela associação de moradores do Alto do São João e sociedade preocupada com a retirada do lixão na periferia de Russas.
Com a palavra, Carlos Felix, representando o Conselho Estadual das Cidades, lamentou a ausência do prefeito Weber Araújo e dos Secretários na audiência, pois seriam eles os mais cobrados pelos presentes, e os responsáveis para apresentarem soluções para os problemas e queixas das comunidades afetadas pelo problema do lixo, e da falta de água apresentadas pelas comunidades.
 
Depois do retrospecto da luta dos catadores, feito por Silvania Mendes








 da Cáritas, a palavra passou aos moradores, que deram testemunhos lamentáveis de como estão sendo obrigadas a viver no Bairro do Aeroporto, o caso de uma senhora de 66 anos, que sofre diáriamente com falta de ar, devido a fumaça tóxica, e um cidadão que foi obrigado a sair de sua casa e pagar aluguel na cidade, para ter a vida de seu filho recém-nascido preservada.
Outro crime apontado por Valcinilson Oliveira, presidente da associação comunitária, classificando com um dos mais graves a vida humana, é a capitação de água a menos de 500 metros do lixão, de onde várias pessoas tiram água para o consumo, inclusive para beber e tomar banho.
 Concluído os relatos da comunidade e dos representantes das associações, o promotor convidou os presentes a formarem uma comissão que representasse todos os afetados, para juntos, a Promotoria elaborar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), o qual será apresentado ao Executivo Municipal no inicio do mês de Abril com as seguintes exigências.
  • Disponibilidade de um veículo para o transporte de material reciclável (Óleo de Fritura)
  • Elaboração de um plano municipal de coleta seletiva
  • Regularidade no repasse do convênio com a associação de catadores de Russas (ASCAMARU) e,
  • A imediata retirada do lixão da periferia da cidade.
 Sobre a último ítem, o Promotor negou que tenha determinado que o lixão não possa ser mudado, destacando que em caso como aquele, de extrema necessidade, a mudança poderia ser feita de forma provisória. O que deveria acontecer em um curto espaço de tempo.
Por/ Arnaldo Freitas
FONTE: TV Jaguar

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE TERÇA PARA QUARTA NO VALE DO JAGUARIBE EM RUSSAS.

ROUBO DE MOTO E A COMERCIO EM RUSSAS
Nesta terça-feira, dia 24, por volta das 16h30min, na Rua Antônio Sabino Mendes, Distrito de Flores, foi vítima de roubo Ronaldo Augusto Maia De Sousa, 20 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, ele que transitava em sua motocicleta Honda Fan 150, de cor vermelha, de placa PMZ 1370, quando foi surpreendido por 01 (um) indivíduo armado a revolver, que lhe subtraiu a motocicleta, e logo após o mesmo suspeito e outro indivíduo, roubaram 01 (uma) Lan House, na Travessa Maria Gomes, de propriedade de Edneuma Brandão Ribeiro, 27 anos,  natural de Russas-CE, de onde levaram uma quantia de R$ 30,00, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO, TRÁFICO DE DROGAS EM ICAPUÍ
Nesta terça-feira, dia 24, por volta das 09h, durante uma abordagem de rotina, na Praia da Quitéria, o indivíduo Josiel Braga Da Silva, 32 anos, foi flagrado comercializando drogas, o qual usando de uma faca, investiu contra a equipe policial, e foi alvejado com um tiro na perna direita, e após ter sido medicado no hospital da cidade de Mossoró/RN para onde foi socorrido, foi conduzido a UPC de Icapuí para os  procedimentos da Lei, por tentativa de homicídio e tráfico de dorgas.  Com o indivíduo, a polícia apreendeu ainda 20 pedras de crack, e a faca utilizada conta os policiais.

ROUBO A PESSOA EM QUIXERÉ
Nesta terça-feira, dia 24, por volta das 09h30min, compareceu ao destacamento de Quixeré-CE, a senhora Maria Lucileida Sousa Martins, 46 anos, Servidora municipal, informando que, na noite anterior, segunda-feira, por volta das 18h30min, quando chegava em sua casa, na Rua Vereador Efísio Costa, foi rendida por um indivíduo encapuzado e armado a revólver, que subtraiu da vítima um aparelho celular  e em seguida se evadiu tomando rumo ignorado. Até o momento o suspeito não foi localizado.

ROUBO DE MOTO EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta terça-feira, dia 24, por volta das 19h30min, uma motocicleta  Honda CG  125, Titan,  de cor cinza, de placa HUU 1215foi roubada da vitima Raimundo Gilmarckson dos Santos Moura, 37 anos, mecânico, residente no bairro Luiz Alves de Freitas, natural de Limoeiro do Norte/CE. O roubo foi praticado por dois indivíduos armados de revolveres, que logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado. 
fonte: 1º BPM

Jovem é preso por tentar matar a ex-companheira usando pedaços de vidro de espelho.EM Russas Ce.


A vitima foi atingida por dois golpes no pescoço. O motivo seria o fim do relacionamento.

Nesta terça-feira, dia 24, por volta das 21h40min, na Av. Maria Ramalho, Centro,  José Wellington De Lima França, 20 anos, natural de Russas-CE, tentou matar com 01 (um) pedaço de vidro de espelho, a sua companheira, uma  adolescente de 17 anos, natural de Russas-CE, que foi lesionada com 02 (dois) cortes no pescoço. Segundo a vítima, o fato aconteceu porque o casal estaria em processo de separação, e o suspeito não quer aceitar tal situação. O agressor fugiu, mas pouco tempo depois foi capturado e encaminhado a DRPC de Russas-CE, para os procedimentos da Lei. A jovem ferida foi socorrida ao hospital local.
fonte: 1º BPM




CE é 2º em casos de tuberculose


O Ceará ocupa a segunda colocação no Nordeste em casos de tuberculose, levando em conta o número de pessoas contaminadas a cada 100 mil habitantes. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, durante sessão solene realizada em razão do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ontem. Em 2014, o Estado registrou 37 ocorrências para cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil esta proporção foi de 33,5.
Entre as capitais, Fortaleza está em terceiro lugar do Nordeste, com 58,2 casos para cada 100 mil habitantes, atrás de Recife e Salvador. A média nacional foi de 53,7. No ano passado, 68 mil pessoas foram infectadas pela doença no País. Ainda assim, conforme o Ministério da Saúde, houve queda de 22,8% na incidência nos últimos dez anos. Foi constatada queda de 20,7% no índice de mortalidade.
Para a coordenadora do Programa de Tuberculose do Hospital de Messejana, Tânia Brígido, a taxa de cura no Estado tem sido de apenas 72%, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, 28 não conseguem se recuperar. A principal dificuldade, conforme a médica, é o abandono do tratamento por parte do paciente, além de alimentação precária e más condições de habitação.
A maneira mais eficiente de prevenir a doença é o diagnóstico precoce. Com o início do tratamento, interrompe-se a cadeia de disseminação. A vacina BCG também cumpre importante papel na prevenção da tuberculose, ao ser aplicada em crianças recém-nascidas.
fonte DN

Açude transborda, mas volume médio geral é apenas de 19%



Iguatu As chuvas que banham o sertão cearense desde a segunda quinzena de fevereiro passado vêm modificando a paisagem do Interior e renovando as esperanças entre o sertanejo. As cisternas estão cheias e alguns pequenos e médios açudes, nas vilas rurais, receberam recarga de água. No Ceará, o Açude Tijuquinha, em Baturité, na Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está sangrando. É o segundo reservatório a transbordar neste ano. O primeiro foi o Gavião, em Pacatuba.
A queda de água no sangradouro do açude Tijuquinha (começou a transbordar nesta segunda-feira) é um espetáculo que cada agricultor gostaria de ver em sua localidade. Mas, infelizmente, essa não é a realidade atual. Houve melhorias em algumas pequenas barragens, mas no geral a situação dos reservatórios ainda é muito preocupante no Estado.
Atualmente, o volume médio acumulado nos 149 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 19,2%. Nos últimos dias, houve um acréscimo de apenas 0,2%. Em fevereiro passado, quando começou a quadra "invernosa", o índice médio acumulado em todas as onze bacias hidrográficas era de 19%.
Atualmente, há um açude sangrando (Tijuqinha), outro com volume acima de 90% (Gavião) e 127 com volumes acima de 30%. Até a semana passada, eram 129. Houve, portanto, pequenas alterações. Entretanto, aumentaram as esperanças de que as chuvas continuem intensas em decorrência da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema causador de precipitações no Estado.
No início deste ano, segundo dados da Cogerh, as onze bacias hidrográficas acumulavam, em média, 20,95% do volume. Ontem, estavam em 19,2%. Em janeiro e fevereiro, houve perda da água acumulada por evaporação, consumo humano, animal, atividades produtivas na indústria e também irrigação para a agropecuária.
No fim da quadra chuvosa passada, o volume acumulado nos açudes monitorados pela Cogerh era de 32,21%. Neste ano, se não houver recarga significativa e a julgar pelos índices verificados no decorrer deste mês, é provável que ao final da atual quadra "invernosa" (maio), o volume médio permaneça bem aquém do verificado no mesmo período de 2014. "A situação, sem dúvida, é preocupante", disse o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.
O volume atual acumulado em média nos 149 açudes monitorados pela Cogerh é o mais baixo dos últimos dez anos. Compare: Em 2005 era (71%); em 2006, (70,5%); em 2007, (62%); em 2008, (85,8%); em 2009, (96,1%); em 2010, (79,4%); em 2011 (85,2%); em 2012 (71,1%); em 2013, (48,6%) e em 2014, (32,5%). Desde 2010 que o índice vem caindo seguidamente.
A bacia hidrográfica em situação mais crítica permanece a dos Sertões de Crateús que acumula apenas 1,22%. No início deste ano, acumulava 0,6%. Houve, portanto, um pequeno acréscimo, em torno de 0,6%. A bacia do Baixo Jaguaribe está com 1,53% e a do Curu, com 2,7%. O quadro também permanece grave na Bacia do Banabuiú que tem volume médio de 5,61%. O quadro mais confortável é na Bacia do Alto Jaguaribe que tem volume médio de 38,28%.
Se não houver recarga na atual quadra chuvosa, a maioria das bacias deve chegar o fim do ano com volume inexpressivo de água para atender a uma demanda sempre crescente. O governo do Estado tem investido na instalação de adutoras de montagem rápida para transferência de água entre açudes, mas essa ação sofre risco de deixar de atender às necessidades das populações urbanas ante a perda de água nos reservatórios.
Em comparação com o volume acumulado no início deste ano para ontem houve recarga apenas nas seguintes bacias hidrográficas: Coreaú, que tinha 15,50% e está com 18,51%; Sertões de Crateús que registrava 0,6% e está com 1,2%; e Metropolitana que tinha 21,89% e agora acumula 24,16%. As demais, ou seja, oito, registram queda no volume armazenado.
Recarga
Na Serra da Meruoca, na região Norte, há informações de recarga em pequenos açudes. Já no município de Quixelô, na região Centro-Sul do Estado, os reservatórios permanecem secos. O mesmo ocorre na região do Sertão Central, em Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro.
"As cisternas estão com água, o plantio de milho e feijão já começou, mas os açudes permanecem secos. Muitos reservatórios só têm água para mais seis meses, se a situação permanecer como está", disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Milhã, Mairton Batista.
As esperanças estão lançadas para o próximo mês de abril, que costuma registrar boas chuvas no Ceará. "A situação é rezar para Deus para repor os reservatórios", disse Batista. Caso não ocorra recarga nos açudes, o governo terá de ampliar ainda mais o exército de caminhões-pipa que abastecem vilas e cidades no Interior e intensificar a perfuração de poços profundos como solução emergencial.
Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza
Fone: (85) 3101-1117
Cogerh
Fone: (85) 3218- 7024
Honório Barbosa
Colaborador

17 são presos em operação da PF por fraude milionária à CEF


A Polícia Federal (PF) desarticulou ontem uma organização criminosa envolvida em fraudes milionárias junto à Caixa Econômica Federal (CEF) em Fortaleza. Conforme a PF, cerca de 31 pessoas, entre empresários e servidores da CEF, estariam envolvidas no esquema. Dessas, 17 foram presas na operação. A Polícia estima que entre R$ 20 milhões e R$ 100 milhões tenham sido desviados da instituição em um período de aproximadamente um ano e meio.

A Operação Fidúcia, deflagrada na manhã de ontem, cumpriu 56 mandados judiciais expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal. Cinco pessoas foram presas preventivamente, 12 foram detidas provisoriamente e 14 foram conduzidas para prestar esclarecimentos. Além disso, 25 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. A reportagem apurou que seis empresas são investigadas: BNC Engenharia de Construções LTDA; Bulgari Construções LTDA; Conde Construções LTDA; Impacto Construções LTDA; Rede de Construção Civil do Norte; e Hteck Tecnologia e Participações LTDA. O jornal obteve os nomes dos suspeitos que tiveram as prisões preventivas e temporárias decretadas pela Justiça Federal (ver lista no final da matéria)




A Operação Fidúcia, deflagrada na manhã de ontem, cumpriu 56 mandados judiciais expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal. Cinco pessoas foram presas preventivamente, 12 foram detidas provisoriamente e 14 foram conduzidas para prestar esclarecimentos. Além disso, 25 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. A reportagem apurou que seis empresas são investigadas: BNC Engenharia de Construções LTDA; Bulgari Construções LTDA; Conde Construções LTDA; Impacto Construções LTDA; Rede de Construção Civil do Norte; e Hteck Tecnologia e Participações LTDA. O jornal obteve os nomes dos suspeitos que tiveram as prisões preventivas e temporárias decretadas pela Justiça Federal (ver lista no final da matéria).

Um dos mandados foi cumprido em uma mansão no bairro das Dunas, em Fortaleza. No local, nove carros de luxo foram apreendidos. Durante os trabalhos, os policiais recolheram veículos como uma Maserati, com valor estimado em torno de R$ 1,2 milhão; um Porsche, de aproximadamente R$ 600 mil; além de BMWs e Mercedes. Um avião de pequeno porte, avaliado em torno de R$ 350 mil, também foi apreendido. Duas contas bancárias, com mais de US$ 800 mil, também foram descobertas nos Estados Unidos, no nome de um dos investigados. Ao todo, foram retidos 14 veículos, R$ 192 mil, US$ 10 mil, joias, relógios e pássaros silvestres, dentre eles uma arara. Os bens apreendidos pela Polícia foram bloqueados pela Justiça Federal.





Conforme as investigações, os estelionatários abriram empresas fantasma de construção civil em nomes de terceiros, usados como ‘laranjas’. Em seguida, solicitavam à Caixa empréstimos e financiamentos bancários, com documentos falsos. O processo de concessão dos benefícios era manipulado pelo grupo, que aliciou servidores da própria Caixa, de acordo com a PF. Os funcionários da instituição bancária então concediam os pedidos. Segundo a PF, as empresas não executaram serviço nenhum, servindo apenas para obtenção dos  emprestimo.
De acordo com o superintendente regional de Polícia Federal, Renato Casarini, as investigações iniciaram em março do ano passado. “As denúncias chegaram após auditoria interna da Caixa Econômica. Ficou constatado que havia fraudes na obtenção de financiamentos e empréstimos bancários, baseados em documentos falsos e empresas de fachada”, disse. O delegado regional de combate ao crime organizado, Wellington Santiago, explicou que havia pessoas de vários cargos dentro da própria instituição financeira facilitando os crimes. “A organização criminosa avançava contra o patrimônio da Caixa com atuação de servidores, entre gerentes e ex-gerentes, da própria CEF”.


A reportagem apurou que há dois superintendentes da Caixa também sendo investigados. Funcionários lotados nas agências Aldeota, Náutico, Iracema e Dom Luiz, em Fortaleza, estariam envolvidos no esquema fraudulento, conforme as os levantamentos da Polícia .
O presidente do inquérito, delegado federal Gilson Mapurunga, apontou que as investigações continuam e que mais pessoas podem ser presas. “As empresas tinham o mesmo endereço e apresentavam documentos falsos. Apenas um suspeito do núcleo empresarial da quadrilha movimentou R$ 9 milhões em um ano e meio”, disse. Das 17 pessoas detidas, 15 foram presas em Fortaleza. Um dos mandados de prisão temporária foi cumprido no Rio Grande do Norte, e outro, de prisão preventiva, na cidade do Rio de Janeiro.

Defesa

O advogado Leandro Vasques, que representa a defesa de 11 dos suspeitos, afirmou que já atua para buscar libertar seus clientes. “Considerando as pessoas que estão presas temporariamente, na minha leitura, o depoimento já prestado esvazia a necessidade da custódia. Até porque vários documentos, computadores, já foram apreendidos. Os investigados colaboraram com a investigação no interrogatório, não se esquivaram a responder nenhuma indagação, razão pela qual eu vejo que não assiste necessidade mais para a manutenção da prisão. Ingressarei hoje (ontem) com os pedidos de revogação dessas prisões”.






O advogado também afirmou que ingressará com pedido de habeas corpus para os suspeitos detidos por prisão preventiva. “As medidas serão adotadas junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5 )”, ressaltou.
Esquema

1) Os empresários investigados abriam empresas fantasma no ramo da construção civil, em nomes de terceiros, para obtenção de empréstimos e financiamentos fraudulentos na Caixa

2) Eles encaminhavam documentação falsificada para as agências da Caixa Econômica Federal. Servidores aliciados manipulavam o processo e concediam os valores às empresas

3) Bens eram dados como garantia de pagamento dos empréstimos à Caixa. Porém, tais objetos não existiriam, deixando o prejuízo milionário à instituição financeira

4) O dinheiro foi distribuído entre os envolvidos e lavado na compra de veículos de luxo, além de imóveis, inclusive, no exterior. Contas bancárias nos EUA também serviram para ocultar os valores
Suspeitos

Prisões preventivas

1- Ricardo Alves Carneiro: empresário apontado como um dos líderes do grupo, falsificou dois RGs e quatro CPFs;
2- Fernando Hélio Alves Carneiro: empresário, irmão de Ricardo, falsificou dois RGs e dois CPFs;
3- Diego Pinheiro Carneiro: empresário, irmão de Ricardo;
4- José Hybernon Cysne Neto: empresário e aliciador de ‘laranjas’;
5- Israel Batista Ribeiro Júnior: gerente de Pessoa Jurídica da Caixa

Prisões temporárias

6- Antonio Carlos Franci: superintendente da Caixa;
7- Odilon Pires Soares: superintendente nacional da Caixa para o Nordeste;
8- Ana Márcia Cavalcante Nunes: gerente geral de agência;
9- David Athilla Andrade Bandeira Barreto: gerente de PJ da Caixa;
10- Joacy Nogueira de Oliveira: gerente de atendimento de PJ da Caixa Econômica;
11- Jaime Dias Frota Filho: gerente geral de agência da Caixa;
12- Francisco Evandro Cavalcante Marinho: gerente geral de agência;
13- William Bezerra Segundo: empresário;
14- Egberto Bossardi Frota Carneiro: empresário;
15- Flávio Benevides Bomfim: empresário;
16- Geovane Silva Oliveira Filho: intermediador;
17- André Luís Bastos Praxedes: beneficiado com empréstimos
Levi de Freitas
Repórter
fonte