-->

terça-feira, 30 de março de 2021

Apenas 4 cidades cearenses não registraram óbito por Covid-19 em 2021; veja lista

 Escrito por , 

Gestores avaliam que uma soma de fatores é responsável pela ausência de mortes neste ano. Dentre os quais, estão ampliação da testagem, fiscalização e engajamento da população

Granjeiro (foto). São João do Jaguaribe, Senador Sá e Umari são as quatro cidades cearenses que ainda não registraram óbitos por Covid-19 em 2021 no Ceará
Legenda: Granjeiro (foto). São João do Jaguaribe, Senador Sá e Umari são as quatro cidades cearenses que ainda não registraram óbitos por Covid-19 em 2021 no Ceará
Foto: Antonio Rodrigues

Apenas quatro das 184 cidades cearenses não registraram óbito por decorrência da Covid-19 neste ano de 2021: São João do Jaguaribe, Senador Sá, Umari e Granjeiro. A informação foi confirmada pelas secretarias de saúde dos municípios. O quantitativo representa somente 2,17% de todos os municípios do Estado.

Granjeiro, inclusive, é a cidade com menor número de mortes registradas durante toda a pandemia: dois. O primeiro registro foi em 4 de setembro do ano passado e, o segundo, no dia 17 daquele mesmo mês. O município, distante 484 KM de Fortaleza, foi o último a ter registro de óbitos em decorrência da infecção por coronavírus em 2020.

Contudo, segundo dados da IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, extraídos às 9h13 desta terça-feira (30) a lista de cidades sem óbitos em 2021 é composta por dez cidades. Além das quatro citadas acima, a Sesa inclui Ararendá, Novo Oriente, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Ubajara.

No entanto, o Diário do Nordeste entrou em contato com as Secretarias da Saúde destes municípios e apurou que já houve registro de mortes em 2021 nesses locais. Em Salitre e Novo Oriente, por exemplo, já são quatro mortes neste ano. Em Saboeiro, Quixelô e Ararendá teve ao menos um óbito. Já em Ubajara são pelo menos cinco mortes em 2021 por decorrência do vírus. A Sesa informou que fará uma auditoria nos dados a partir dessa inconformidade e, até a publicação da matéria, não informou o motivo dessa incorreção.

CIDADES MENOS POPULOSAS 

Mas quais fatores podem explicar esse panorama positivo nas quatro cidades sem registro de mortes? Os gestores reconhecem que o número de habitantes reduzido “ajuda a conter a disseminação” do vírus, mas ressaltam outros pontos tidos como preponderantes para a drástica redução da mortalidade, como o respeito às medidas sanitáriastestagem em massa e vacinação avançando de forma acelerada. 

 O médico infectologista e professor adjunto de pediatria do curso de medicina da Universidade Federal Ceará (UFC), Robério Leite, explica que o fato das quatro cidades terem menos de dez mil habitantes contribui para o processo de conter o avanço da doença.

"Mais uma vez temos dois prismas. É fato que em uma cidade de menor densidade populacional o vírus circule com menor intensidade e, na teoria, seja mais fácil conter a transmissão. Mas, quando a um infectado grave, geralmente o acesso as unidades hospitalares é mais distante e esse tempo de deslocamento pode ser um fator de risco".

Robério conclui que, independentemente do porte da cidade, as recomendações sanitárias são universais e devem ser seguidas. "Manter o distanciamento social, usar máscaras e higienizar as mãos. Tudo isso aliado a vacina é o caminho para vencer a pandemia", conclui.

Para Mila Lopes da Silva, titular da Secretaria da Saúde de São João do Jaguaribe, o principal responsável por essa redução é a população. “Eles [habitantes] entenderam a gravidade do problema e colaboraram. Nossa cidade, ainda que pequena, não tem registro de aglomeração, o comércio tem respeitado todas as medidas sanitárias e estamos, há alguns meses, com relativa tranquilidade em relação ao surgimento de novos casos”, avalia. 

A última morte no Município foi em 20 de dezembro do ano passado. Ao todo, a cidade tem quatro óbitos por decorrência do novo coronavírus. A média móvel de novas infecções que chegou a 4,14 no dia 12 de janeiro deste ano – a mais alta desde o início da pandemia – caiu para 0,4 nesta segunda-feira, dia 29. Os dados são do portal IntegraSus.  

A forte tendência de queda nos casos conferiu ao Município, no início deste mês, o status de única cidade do Estado com risco normal de transmissão. Para Mila, os números refletem uma parceria exitosa entre população e agentes de saúde.

“Fomos transparentes desde o início da pandemia, passando com fidelidade todos os números. Deste modo, a população compreendeu o cenário e ajudou [a reduzir os indicadores]”, conclui. 

Legenda: São João do Jaguaribe tem 7.902 habitantes e 389 infectados pela Covid-19
Foto: Paulo Filho

TESTAGEM EM MASSA 

Em Umari, cidade com pouco mais de 7.700 habitantes, a estratégia foi ampliar a testagem para obtenção de diagnósticos precoce. “Quando identificamos o infectado nos primeiros dias, evitamos que ele transmita esse vírus para outras pessoas”, pondera Josué Barros, enfermeiro-chefe do Município. 

Quando um morador apresenta qualquer sintoma, acrescenta Josué, é aplicado o teste e, até que saia o resultado, “ele e seus familiares em contato direto são orientados a permanecerem em casa”. Esse “bloqueio familiar” é monitorado pela equipe da saúde do Município. 

“O isolamento tem sido respeitado e esse é um dos principais fatores que levaram à redução de casos e mortes em Umari”, considera Barros. 

Além disso, o profissional pondera que a cidade tem investido na fiscalização e conscientização. Com ações desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta com enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, as aglomerações no Município cessaram.

Justiça determina soltura de 75 pessoas presas em operação contra o tráfico e lavagem de dinheiro no Ceará

 Operação Veredas foi realizada em dezembro de 2020 e cumpriu mandados em Fortaleza, Boa Viagem, Madalena, Quixadá e Quixeramobim.

Por G1/CE


Uma decisão da Vara de Delitos de Organizações Criminosas determinou a soltura preventiva de 75 pessoas presas na Operação Veredas, que cumpriu mandados em Fortaleza, Boa Viagem, Madalena, Quixadá e Quixeramobim, contra suspeitos de associação criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Conforme o documento, assinado pelo juiz Henrique Lacerda de Vasconcelos, a decisão foi tomada devido à Justiça considerar ilegal o tempo de prisão dos detidos, já que após 90 dias o Ministério Público ainda não apresentou denúncia contra os suspeitos.

A prisão preventiva dos investigados foi decretada pelo Juízo da Comarca de Quixeramobim no dia 14 de dezembro de 2020. Três dias depois a operação foi realizada, vindo alguns alvos serem presos em datas posteriores.

Operação Veredas

A Operação Veredas foi deflagrada no dia 17 de dezembro de 2020. Na ocasião, 40 pessoas foram presas, e houve o cumprimento de 12 mandados de prisão em desfavor de suspeitos que já se encontravam recolhidos no sistema prisional do Estado, totalizando 52 mandados de prisão cumpridos.

Além das prisões, foram apreendidos 20 veículos – sendo 13 motocicletas e sete carros, além de aparelhos celulares, a quantia de R$ 7 mil em espécie e drogas. Também foi realizado o sequestro de bens do grupo criminoso.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou na época que as investigações, referentes à organização criminosa alvo da operação iniciaram em 2019.

Na ocasião, os policiais civis identificaram que grupo criminoso que era chefiado por uma mulher e atuava nos bairros Humberto Bezerra, Jardim I, Jardim Norte II, Rodoviária, Pompéia, Monteiro de Moraes, Jaime Lopes, Vila Betânia e Depósito, em Quixeramobim.

Homem que ameaçou Camilo nas redes sociais é identificado

 

A Polícia identificou o homem que ameaçou de morte o governador Camilo Santana, por meio das redes sociais, diante das medidas de isolamento social rígido contra a covid-19. Ele teria 53 anos de idade e seria morador do bairro Dom Lustosa, de classe média baixa.

O Blog do Eliomar de Lima apurou que as ameaças não teriam motivação política, mas pelo fato do agressor responsabilizar o governador pela dificuldade financeira durante a pandemia.

A Polícia apreendeu o aparelho celular do suspeito e agora investiga se outras pessoas teriam incentivado o homem a postar as ameaças.

Caso seja condenado, o homem poderá cumprir até um ano de prisão ou pagar multa. Também perderá a sua condição de primário, caso não tenha cometido nenhum delito anteriormente.

Camilo se pronunciou sobre o assunto durante transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta segunda-feira. “Vou continuar agindo da mesma forma, estou com a consciência em paz”, declarou.

Jair Bolsonaro sobre medidas de isolamento: “Eu não fecho nada"

 

Para o presidente, o emprego é tão importante quanto a vida.

O presidente Jair Bolsonaro repetiu, nesta terça-feira (30), e como tem feito desde o início da pandemia, o discurso de que não é o responsável por políticas de fechamento de setores econômicos adotadas no país para evitar o avanço da Covid-19.

– Eu não fecho nada, eu não fecho nada. A vida é tão importante quanto a questão do emprego – disse a apoiadores.

Na saída do Palácio da Alvorada, o presidente ouviu queixas de um simpatizante sobre os fechamentos praticados em alguns Estados para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Ao contrário de Bolsonaro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o distanciamento social e medidas de isolamento como forma de prevenir o maior contágio pelo vírus. Bolsonaro, contudo, é crítico a essa estratégia pelo seu impacto na atividade econômica. Por esse motivo, ao longo da pandemia, o chefe do Executivo antagonizou governadores e prefeitos que adotaram medidas de fechamento.

O presidente chegou a entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os governos do Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul para derrubar decretos de “toque de recolher” à população adotados pelos governadores. A ação foi rejeitada pelo ministro Marco Aurélio Mello na semana passada.

A ação apresentada por Bolsonaro foi também um dos motivos para a saída de José Levi da Advocacia-Geral da União (AGU) anunciada nesta segunda-feira junto de outras cinco mudanças no governo. Levi se recusou a assinar a ação apresentada por Bolsonaro para derrubar decretos de toque de recolher.

*Estadão

Homicídio a bala em Russas CE

O fato ocorreu no final da tarde de hoje 30 , no bairro do planalto em Russas, um homem identificado por Francisco de Assis Paz ( Di Assis da 25 ), foi vitima de uma tentativa de homicídio a bala, o mesmo foi socorrido para o hospital de Russas, e devera ser encaminhado para Fortaleza.

Segundo informações colhida pela nossa equipe o mesmo sofreu uma perfuração a bala na cabeça e outras regiões do corpo., foi encontradas no local munições de calibre 38. O delegado de plantão Dr; Eduardo Borges, estar a frente do caso.

Obs; A nossa equipe acaba de receber a confirmação da morte do Francisco de assis Paz;
Vitima dos disparos de arma de fogo no inicio da noite desta terça 31 no baIRROo do Planalto em Russas 

Blog; Erivando Lima


Russas recebe UTI móvel nesta quarte feira 31 as 7 horas da manhã

O prefeito Sávio Gurgel vai entregar a 1ª USA ( Unidade Saúde Avançada ), uma ambulância móvel  para a população de Russas, a entrega vai acontecer as 7 horas da manhã na sede do SAMU em Russas.

O coronel Vasconcelos do órgão ponderar estar presente no evento.

Blog; Erivando Lima 


Boletim Epidemiológico de Russas CE

 


Acidente com vitima fatal na BR 116 em Russas CE

O fato aconteceu por volta das 13;30 minutos no KM 172 da BR116 na comunidade de Jardim de São José em Russas CE; 

O caminhão de placas  PNX 6922 CE - Quixeré,  que transportava uma carga de frutas do tabuleiro de Russas com destino a Lagoinha distrito de Quixeré. O caminhão era guiado pelo senhor identificado por Paulo Sergio que veio a óbito no local e tinha como seu auxiliar Francisco Marcos que foi encaminhado para o hospital de Russas.

A policia rodoviária federal  ( PRF), esteve no local tomando todas as providencias. O corpo da vitima foi levado pelo RABECÃO  para o núcleo de pericia forense do IML em Russas.

Blog; Erivando Lima 

Teto da secretaria de Agricultura de Ibaretama desaba e servidores escapam ilesos

 

1 / 2

 

Os servidores lotados na secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico passaram por um grande susto nesta segunda-feira (29) quando parte do teto da sede da secretaria acabou desabando. Felizmente ninguém ficou ferido no incidente.

Ainda não se sabe o que teria causado o desabamento, mas segundo a prefeitura de Ibaretama, todas as medidas necessárias para a recuperação do prédio serão tomadas para garantir a segurança dos servidores que trabalham no local.

O prédio passou por uma reforma no final do ano passado e uma sindicância deverá ser aberta para apurar se houve possíveis irregularidades na aplicação dos recursos públicos aplicados no processo de reforma.

Bolsonaro troca comando de 6 ministérios em um só dia; veja quem assume

 

Foram demitidos ou pediram demissão os ministros Ernesto Araújo, Fernando Azevedo e Silva e José Levi. Já Braga Netto, Luiz Ramos e André Luiz Mendonça foram realocados.

O governo federal promoveu mudanças no comando de seis ministérios somente nesta segunda-feira (29). São eles: Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Segurança, Casa Civil da Presidência da República, Secretaria de Governo da Presidência da República e Advocacia-Geral da União .

As informações foram confirmadas pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações.

  • Casa Civil da Presidência da República : General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira;
  • Ministério da Justiça e Segurança Púbica : Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres;
  • Ministério da Defesa : General Walter Souza Braga Netto;
  • Ministério das Relações Exteriores : Embaixador Carlos Alberto Franco França;
  • Secretaria de Governo da Presidência da República : Deputada Federal Flávia Arruda;
  • Advocacia-Geral da União : André Luiz de Almeida Mendonça.
(IG)