-->

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Homicídio à bala na Varzea Alegre


Nesta Quinta, 01, por volta das 20h45min, na Rua Vasco da Gama nº 607, bairro Várzea Alegre em Russas-CE, foi vítima de homicídio a bala ALEXANDRE DA SILVA MOREIRA, 19 anos, natural de Russas, filho de Pedro Moreira da Silva e Francisca Valdeniza da Silva, residente na Vila Scipião, bairro Várzea Alegre em Russas, a vítima assassinado por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta características não informada que efetuaram vários disparos de pistola calibre 380 contra o mesmo vindo a óbito no local. Os PM da F.T.A estão em diligência no intuito de localizar os indivíduos e prender.

Com informações do 1ºBPM

Família procura estudante desaparecido em Natal; Polícia suspeita que ele esteja no Ceará


O estudante Diego Henrique Silva do Nascimento, 19, anos, está desaparecido desde a madrugada de sábado, 26, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte recebeu informações de que ele pode estar no Ceará. A família do garoto pede ajuda para encontrá-lo e solicita que qualquer informação sobre o paradeiro dele seja comunicada.

Segundo a tia do jovem, Claudiana Peixoto da Silva, Diego saiu da casa da família no bairro Neópolis, em Natal, para deixar uma amiga na parada de ônibus. “Ele saiu do local informando que iria fazer uma viagem para o Ceará. Depois soubemos que esteve em um posto de combustíveis e de lá andou em direção à BR 101. E não saiu levando documentos”, contou.

No início da noite desta quinta-feira, 1º, a família recebeu novas informações de que Diego teria sido visto em Natal, no bairro Ribeira, no Centro da cidade. Um tio do rapaz, Paulo Roberto Alves, contou ao O POVO Online que as informações são de que o jovem foi visto "desnorteado", andando pela região. Contudo, as informações são incertas, afirma o tio. 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga o caso e solicitou apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), que divulgou o desaparecimento nesta quinta-feira, 1°. Diego é natural de Surubim (PE) e cursa Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Serviço 
Informações de Diego Henrique Silva
Telefones da família : (81) 99615-7838 ou (81) 985232205. 
Telefone da Secretaria de Segurança do RN: (84) 98129-3618.

O POVO Online

Capitão Wagner critica "falta de investimento" do Estado em Segurança Pública


Em entrevista ao programa O POVO no Rádio, da Rádio O POVO/ CBN, na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) fez críticas ao Governo do Estado na condução da pasta de Segurança Pública do Estado. Mesmo elogiando a abertura para o diálogo, o deputado afirmou que apesar de dizer que "assumiria pessoalmente a responsabilidade da questão da segurança pública, ele (Camilo Santana) cortou 20% do custeio da pasta".

De acordo com o Capitão, "isso está gerando problemas como falta de combustível para viaturas, falta de armamento adequado e compatível com o crime organizado", aponta.

O deputado afirmou que viaturas compradas na gestão anterior foram o principal investimento em segurança pública feito pelo governo de Cid Gomes (PDT) e que não foi pensado o custo de manutenção dos veículos. "Essas viaturas estão sucateadas. Só pra citar um dado bem rápido: Caucaia tinha 22 viaturas rodando, hoje tem 12. Então caiu pela metade. Consequentemente, o crime organizado toma de conta das cidades, dos bairros, e Fortaleza vive um momento delicado", afirma.

Citando a redução de 0,97% no número de homicídios na Capital de entre os anos de 2013 e 2014, o parlamentar disse acreditar que a redução seria maior caso houvesse maior investimento na pasta.

"A categoria está satisfeita com governador no quesito diálogo, mas eu não sei o quanto isso dura na medida que a categoria tem brigado por melhores condições de trabalho. Eu tenho certeza que se as condições de trabalho da polícia hoje fossem as mesmas de há 5 anos atrás, no quesito viatura, combustível, manutenção e etc., essa redução ia ser bem maior", acredita.

O representante ainda denunciou que o sistema de comunicação da Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops) "está sem funcionar desde o início do ano". "A viatura tenta entrar em contato uma com a outra pra fazer uma abordagem, para pedir até socorro e os policias não conseguem", afirma. 

O governador Camilo Santana, entevistado no mesmo programa de rádio, rebateu as críticas do parlementar. "Se ele pegar os números do que foi gasto este ano com segurança pública e comparar com o ano passado, ele vai ver que não está falando a verdade. A gente comprou mais veículos, mais motos, só de policial esse ano que ingressaram na folha de pagamento foram mais de 1500", apontou.

O Povo Online

Camilo Santana anuncia que Raio estará em todo Ceará até 2016


O governador Camilo Santana (PT) afirmou que segurança pública é uma área em que tem se "dedicado pessoalmente". O gestor apontou ações como contratação de policias e diálogo constante com a categoria como ações responsáveis pela diminuição em Fortaleza de 19,3% do número de homicídios nos primeiros oito meses de 2015, comparado com o mesmo período do ano anterior. Para o Ceará, o governador anunciou que Batalhão da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) deverá estar presente em todo o Estado até 2016.

Nas declarações o governador, em entrevista ao programa O POVO no Rádio, da Rádio O POVO/ CBN, comentava os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que apontam Fortaleza como tendo sido, em 2014, a capital do Brasil com maior número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em 2014.  
De acordo com o gestor, o quadro de segunrança pública apontado pela pesquisa tem mudado com a contratação este ano mais de 1.200 policiais militares e 200 bombeiros e concurso público em curso para policiais civis.

"Isso (a redução de 19,3 do índice de homícidio da Capital) representa que salvamos 329 vidas este ano. E no Ceará todo, foram 11,1% de queda do índice de homicídios. No Estado, o número de homicido vinha crescendo ao longo dos anos e neste ano conseguimos diminuir", afirma o governador.

Camilo reforçou que até o fim do mês deve implementar Batalhão do Raio e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) na Região Norte do Estado. "Em Fortaleza, além de reforçar o efetivo das polícias, nós estamos criando as Unisegs (Unidades Integradas de Segurança) e reestruturando o Ronda do Quarteirão. Já era pra ter lançado as primeiras 5 áreas (Áreas Integradas de Segurança), mas por um atraso na compra de equipamentos, até outubro nós estaremos implementando as novas unidades com as delegacias 24 horas e o novo sistema de base de monitoramento de câmera", garantiu.

O governador ainda rebateu as críticas do deputado estadual Capitão Wagner, que durante o programa de rádio, afirmou que sua gestão cortou 20% do orçamento da Segurança Pública. "Se ele pegar os números do que foi gasto este ano com segurança pública e comparar com o ano passado, ele vai ver que não está falando a verdade. A gente comprou mais veículos, mais motos, só de policial esse ano que ingressaram na folha de pagamento foram mais de 1500", apontou.

O Povo Online

FGTS para domésticos é obrigatório a partir desta quinta


O Fundo de Garantia do Tempo Serviço (FGTS) para os empregados domésticos passa a ser obrigatório a partir desta quinta-feira, 1º. O recolhimento do FGTS, uma novidade para a categoria, está na Lei Complementar nº 150 que regulamentou a Emenda Constitucional 72 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. Com as mudanças, estabeleceu-se a igualdade de direitos e os trabalhadores domésticos passaram a contar com hora extra, seguro-desemprego, adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros.

Estará disponível no portal www.esocial.gov.br, o Módulo Simplificado, onde o empregador terá que se cadastrar e cadastrar o trabalhador doméstico. Para evitar problemas na hora da inclusão dos dados, a Receita recomenda que o empregador acesse o módulo Consulta Qualificação Cadastral no portal.

Outra novidade é o Simples Doméstico, mas que só será liberado a partir do dia 26 no site do eSocial. O sistema permitirá, mediante uma guia única, o recolhimento dos benefícios. De acordo com a lei, os patrões terão que recolher de 8% a 11% de contribuição previdenciária, de responsabilidade do empregado dependendo do salário, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS e 3,2% para o fundo de demissão por justa causa.

O Fisco informou que o sistema não limitará o número de pessoas incluídas pelo empregador doméstico na guia. A utilização do módulo para geração de guia única será apenas referente à competência de outubro. O pagamento deverá ser antecipado e pago no dia 6 de novembro, já que, embora o Simples Doméstico deva ser pago até o dia 7 de cada mês, a data cairá em um sábado, explicou a Receita.

Agência Brasil

Servidores do INSS retomam atendimento ao público; peritos mantêm greve


Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará retomaram oatendimento ao público nesta quinta-feira, 1°, após 85 dias de greve – encerrada em assembleia realizada na última sexta-feira, 25. Os funcionários voltaram ao trabalho na quarta-feira, 7, com organização da demanda interna, e todas as agências abriram normalmente nesta quinta-feira, 1°, conforme o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Ceará (Sinprece). 

De acordo com a diretora do Sinprece, Carmem Marques, a retomada das atividades estava marcada para o início da semana, mas houve atraso na assinatura do acordo com o Governo. “A assinatura ocorreu às 22 horas de terça-feira, 29, e a orientação do Comando Nacional era de que os funcionários só voltassem depois disso”, frisou. 

Segundo a diretora, o sindicato cearense cumpriu as recomendações do Comando Nacional e todas as agências estão funcionando normalmente. No entanto, ela lembra que os atrasos são esperados, pois há um déficit de aproximadamente 15 mil servidores no País. “Não vai ter concurso e o serviço é o mesmo. Lógico que o atendimento vai demorar, mas vamos atender toda a demanda da melhor forma possível”, explicou. 

No Brasil, 16 estados brasileiros aderiram à greve, entre eles São Paulo, Maranhão e Bahia. Na época em foi deflagrada a greve, o INSS informou que estava oferecendo remarcação de atendimento aos prejudicados. O acordo assinado entre o governo e as entidades sindicais prevê aumento salarial de 5,5% em 2016 e de 5% em 2017 e a incorporação da média da gratificação em três parcelas iguais, a partir de 2017.

O INSS no Ceará informou, por meio de sua assessoria, que o número de atendimentos prejudicados com a greve no Estado não foram. Mas somente na agência Fortaleza Centro, na rua Pedro Pereira, uma média de 55 mil pessoas deixaram de ser atendidas. A média diária de atendimentos na unidade é de 850 a 900 pessoas, conforme o Sinprece. 

Médicos peritos em greve 
O atendimento na área de perícias médicas deve continuar restrito, porque a categoria está em greve desde o início de setembro. No caso das perícias médicas marcadas, o INSS informou que o segurado deve ligar previamente para o 135 e consultar a situação na agência em que foi feito o agendamento. 

De acordo com nota divulgada pelo instituto, quem não for atendido por causa da paralisação dos peritos terá a data de atendimento remarcada. A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) possui reivindicações específicas, como efetivação das 30 horas semanais existentes, fim da terceirização da perícia, reposição de perdas inflacionárias, reformas estruturais da carreira, das normas e do ambiente de trabalho. 

Segundo a ANMP, 30% dos peritos continuarão trabalhando diariamente para atender agendas prioritárias e minimizar o impacto social da greve. 

O POVO Online

Motoristas morrem em acidente envolvendo caminhões em Russas


Duas pessoas morreram em um acidenteenvolvendo dois caminhões, no km 138 da BR-116, na localidade de Boqueirão do Cesário, município de Russas, no Vale do Jaguaribe.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão, frontal, ocorreu por volta de 1h45min da madrugada desta quinta-feira, 1º. A PRF informa que as duas vítimas fatais conduziam os caminhões. Uma terceira pessoa estava em um dos caminhões, mas saiu "ilesa", conforme a PRF.

Os veículos ainda não haviam sido retirados da via às 8h, o que deixa a BR-116 parcialmente interditada no local.





Homem é assassinado a tiros dentro de comércio em Morada Nova


O crime aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, por volta das 15h45min, na rua Raimundo Viana, bairro Alto Tiradentes, cidade de Morada Nova, estado do Ceará, tendo como vítima de homicídio à bala a pessoa de José Adalto de Souza, 47 anos, natural de Juazeiro do Norte-CE. 

Segundo informações, a vítima estava em um comercio onde chegaram dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta e anunciaram um suposto assalto, em seguida mandaram todos que ali estavam deitarem no chão, e executaram José Adalto a queima roupa com cerca de 06 tiros. Os homicidas fugiram logo em seguida sem levar nada e tomaram rumo ignorado. 

Os Policiais militares atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Com Informações do 1º BPM

Indivíduos armados assaltam pneus de dois caminhões em Russas


Nesta quarta-feira, dia 30, por volta das 04h, no Posto BR localizado na comunidade de Pedras, zona rural do município de Russas-CE, cerca de 08(oito) indivíduos utilizando um Caminhão Baú, de placas não anotadas, renderam os caminhoneiros Cilkmar Fábio, 48 anos, natural de Campina Grande do Sul-PR, e Francisco Adriano Gomes Pinheiro, 40 anos, natural de Fortaleza-CE, os quais pernoitavam no local, quando foram obrigados mediante ameaça com uso de armas de fogo, a conduzirem seus caminhões à altura do Km 138 da BR 116, onde os infratores roubaram todos os pneus utilizados nos veículos das vitimas, totalizando 48 pneus roubados (24 de cada caminhão), e os transportaram no veículo utilizado pelos assaltantes, fugindo em seguida após liberar as vítimas. 

Equipes da PRF e da PM estiveram no local adotando as providências necessárias, e estão em diligências à procura dos suspeitos ainda não localizados. 

Com Informações do 1º BPM

Dupla é presa com droga escondida na cintura no aeroporto de Fortaleza


Duas mulheres foram presas em flagrante com 10 quilos de cocaína nesta quarta-feira (30) no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Segundo a Polícia Federal (PF), as duas mulheres vinham de Porto Velho (RO) e foram flagradas com a droga durante uma revista após apresentarem atitudes suspeitas no terminal.

Ainda de acordo com a PF, a cocaína estava escondida com uma cinta modeladora nas cinturas das suspeitas. Elas vão responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

G1/CE