-->

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Fortaleza avança para fase 4 do plano de retomada econômica na segunda-feira; academias, escolas e bares seguem fechados

Camilo Santana anuncia o andamento do plano de retomada econômica no Ceará.  — Foto: Reprodução
A partir desta segunda-feira (20), Fortaleza entra na quarta fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas. Entre os setores que poderão voltar estão a reabertura de restaurantes no período da noite, até às 23h, o transporte interestadual de passageiros, a locação de automóveis com motorista, o comércio de produtos não essenciais - completando toda a cadeia de comércio na cidade - e as atividades religiosas, com 100% da capacidade. 

Ficaram de fora desta fase e que não podem reabrir ou funcionar academias, bares, clubes, casas de festas e eventos, espetáculos, shows, cinemas, feiras e congressos e escolas e universidades com aulas presenciais.

De acordo com o Governo do Estado, essas atividades continuam sendo avaliadas, uma a uma, para que sejam definidas na próxima semana as datas de abertura de cada segmento. Além disso, o comitê técnico já está se reunindo com esses setores e redefinindo os protocolos sanitários.

Demais regiões

Os municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 3 a partir de segunda-feira. Já a Macrorregião Norte segue para a fase 1. Por precaução, pelos atuais indicadores, Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe permanecem na fase 1. E o Cariri continua na fase de transição da economia, com isolamento social rígido em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu.

O que pode funcionar 

restaurantes no período noturno, até às 23h;

transporte interestadual de passageiros;

locação de automóveis com motorista;

comércio de produtos não essenciais;

atividades religiosas (100% da capacidade).

O que não pode funcionar 

academias;

bares;

clubes;

casas de festas e eventos;

espetáculos e shows;
cinemas;

feiras e congressos;

escolas e universidades (aulas presenciais).

Com informações do Diário do Nordeste.

Jorge Jesus deixa o Flamengo

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Jorge Jesus aceita oferta do Benfica e encerra passagem pelo Flamengo

Acabou a "Era Jorge Jesus" no Flamengo.

Nesta sexta-feira, o treinador aceitou a proposta do Benfica e decidiu voltar para Portugal após a passagem de pouco mais de um ano pelo Flamengo. A informação foi dada primeiro pela TVI, de Portugal.

O contrato com o clube português será de três temporadas, ao valor de 6 milhões de euros brutos (cerca de R$ 36,6 milhões na cotação atual) em cada uma. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e amigo pessoal do Mister, foi fundamental na escolha do treinador.

O desejo do treinador foi formalizado em encontro com o vice de futebol, Marcos Braz, na tarde desta sexta-feira. O clube, que tentou uma última cartada para segurar o Mister, mas não teve sucesso, deve emitir em breve um comunicado sobre o tema. Jorge Jesus deve se manifestar apenas em redes sociais.

Pesaram, além do lado financeiro, a saudade do convívio diário com a família - impedida de vir a Brasil em meio à pandemia - e a promessa de que o Benfica terá uma equipe forte para lutar não só pelo Campeonato Português, mas também fazer um papel digno na Champions League e ao menos alcançar as quartas de final. Além disso, a instabilidade do calendário sul-americano e a consequente incerteza se poderia disputar um Mundial de Clubes o fizeram decidir voltar para a Europa.

Jorge Jesus vai levar quase toda sua comissão técnica neste retorno ao Benfica: os auxiliares João de Deus e Tiago Oliveira, os preparadores físicos Mário Monteiro e Márcio Sampaio, os analistas Gil Henriques e Rodrigo Araújo. Evandro Motta, mental coach e o único brasileiro, não segue para o país.

O contrato recém-renovado de Jorge Jesus com o Flamengo até junho de 2021 previa um acordo de 3,5 milhões de euros brutos. A cláusula de rescisão aponta que até janeiro de 2021 o valor a ser pago por uma das partes que decidir romper o vínculo é de 50% do valor ainda restante do contrato. A partir de fevereiro, o valor cai para 500 mil euros.

A novela de saída de Jorge Jesus foi marcada por grande indecisão. O treinador, mais comedido do que de costume no Ninho do Urubu nos últimos dias, recusou uma primeira investida, mas, com o assédio mais forte, ficou em dúvida.

Na véspera da finalíssima do Carioca com o Fluminense, o treinador indicou aos mais próximos que deveria permanecer no Brasil. O otimismo de um Flamengo quase resignado com a saída cresceu nos bastidores. Mas a maré lusitana voltou a ser dura rival para os rubro-negros. Nesta sexta-feira, o martelo foi batido, e o técnico vai deixar o Flamengo com mais títulos - cinco - do que derrotas em sua passagem.

Nem mesmo um pacto entre Jesus e os jogadores, de voltar a disputar o Mundial de Clubes, o segurou no Brasil. A pandemia de COVID-19 paralisou o calendário do futebol pelo mundo e prejudicou o plano.

Sob seu comando, o Flamengo foi campeão brasileiro após dez anos, venceu a Copa Libertadores pela segunda vez na história e faturou também a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e, por último, o Carioca.

Os únicos títulos não conquistados por Jesus, entre as competições que disputou, foram a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes, ambos em 2019, quando o Flamengo foi eliminado por Athletico-PR e Liverpool, respectivamente.

Ao todo, Jorge Jesus dirigiu o Fla em 56 jogos, com 42 vitórias, dez empates e quatro derrotas, aproveitamento de 80,9%.

Blog; Erivando Lima;


Polícia Federal faz nova operação em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira

Esquema criminoso

Polícia Federal faz nova operação em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira
 Divulgação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 17, mais uma operação de combate ao crime no Cariri.
O alvo da “a Operação Jasmim” é a cidade de Juazeiro do Norte e tem como objetivo coletar provas em um Inquérito Policial que apura os crimes de lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa praticados por grupo criminoso, que conta com a participação de policial federal e de oficial da Polícia Militar do Ceará.
De acordo com a investigação, o esquema criminoso consistia na criação de empresas e pessoas físicas “fantasmas” ou de fachada, isto é, sem existência real, instituídas e mantidas com uso de documentação fraudulenta, para aplicação de golpes no comércio, bem como a obtenção e movimentação de recursos de origem ilícita no mercado financeiro.
Policiais federais deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão, em Juazeiro do Norte, nos endereços dos servidores públicos policiais e dos demais investigados na operação.
As ordens judiciais foram deferidas pela Justiça Federal do Ceará. A Polícia Federal continua a investigação, com análise do material apreendido na Operação, com o fim de detalhar a atuação de cada suspeito nos fatos investigados.

Matéria do CN 7


Trio suspeito de integrar organização criminosa é preso pela Polícia Civil em Tamboril

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Crateús e com o apoio da Delegacia Municipal de Tamboril, cumpriu, na manhã desta quarta-feira (15), três mandados de prisão preventiva em desfavor de indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa. As prisões ocorreram em Tamboril, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Após investigações acerca de um grupo que planejava roubar uma agência bancária na região de Crateús, no ano de 2018, os agentes policiais conseguiram identificar e prender Reginaldo Dias de Luz (34), Francisco de Assis Oliveira Ribeiro (47), vulgo “Chico Patu”, ambos sem antecedentes criminais. Os indivíduos foram capturados no momento em que estavam em um estabelecimento comercial situado no centro de Tamboril.

Já o terceiro investigado, identificado como Fernando Gonçalves de Carvalho (32), com antecedentes criminais por roubo, dano, porte ilegal de armas de fogo, associação criminosa e extorsão mediante sequestro, encontrava-se no sistema penitenciário, onde foi dado cumprimento ao mandado pelos policiais civis.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Tamboril, onde prestaram esclarecimentos e, em seguida, foram conduzidos para uma unidade penitenciária na região. A Polícia Civil segue investigando o caso com objetivo de capturar outros partícipes de ações delituosas que integram o mesmo grupo criminoso.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode colaborar repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98616-6699, que é o WhatsApp da Delegacia Regional de Crateús. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(Polícia Civil CE)


Polícia Civil desarticula organização criminosa que atuava na venda de entorpecentes e psicotrópicos pelas redes sociais

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação contra uma organização criminosa que atuava no comércio ilícito de entorpecentes e psicotrópicos pelas redes sociais. A Operação Fármacos mobilizou policiais civis da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e das delegacias de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD) e de Combate à Corrupção (Decor) para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, em Reriutaba e Pires Ferreira, cidades do Interior Norte do Estado, nessa quinta-feira (16). Mais de 1.300 caixas de medicamentos foram apreendidas e mais de R$ 140 mil em bens e contas bancárias foram bloqueadas. Uma pessoa foi presa em flagrante.

Os detalhes da operação foram divulgados em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (17), na sede da DCTD, em Fortaleza. O titular da DCTD, delegado Pedro Viana, explica como o grupo realizava a venda de medicamentos pela internet. “O modo de agir da organização consistia em divulgar nas redes sociais a venda de suplementos vitamínicos e produtos de informática, a exemplo de pen drives, a preços bem acima dos negociados pelo mercado, de forma a chamar atenção dos clientes e dissimular o caráter ilícito dos produtos que efetivamente desejavam vender, ou seja, os medicamentos psicotrópicos e entorpecentes. As negociações se davam pelas redes sociais e posteriormente os produtos eram enviados pelos Correios”, detalha.

A Operação Fármacos mira a atuação de três irmãos de Reriutaba, que são proprietários de duas farmácias, sendo uma na cidade de origem dos suspeitos e outra em Pires Ferreira. Um dos irmãos foi preso em flagrante e autuado pelo crime de tráfico de drogas, cuja prática prevê pena de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de multa. O levantamento feito a partir dos dados analisados pela Polícia Civil aponta que o grupo teria movimentado mais de R$ 260 mil com a venda dos medicamentos, entorpecentes e psicotrópicos em negociações que eram feitas para abastecer os pedidos enviados por usuários nas redes sociais.

Repórter de afiliada do SBT desmaia ao vivo. Veja o vídeo!

"Meu corpo simplesmente desligou", disse Tainá Reis.
Repórter da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, Tainá Reis passou por um momento complicado durante uma reportagem. Ela estava ao vivo, na inauguração do Hospital Clériston Andrade 2, em Feira de Santana, quando ela desmaiou.

A situação ocorreu no programa Que Venha o Povo, nesta quarta-feira (15). Tainá entrevistava o governador Rui Costa quando, segundo ela, simplesmente desligou. Ela publicou o vídeo do desmaio no Instagram e deu mais detalhes do que aconteceu.

– A vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Algumas maravilhosas, outras, nem tanto. Em meio a uma entrevista ao vivo com o governador do estado, meu corpo simplesmente desligou. Quando acordei, não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo. O constrangimento é grande, assim como o turbilhão de pensamentos que invade a sua mente.

Nas imagens é possível ver que até mesmo o governador tentou ajudar a repórter. Ainda em seu relato, ela disse que ficou preocupada e se teria como contornar o ocorrido. Tainá aproveitou para agradecer o apoio que recebeu de amigos, familiares, colegas de trabalho e telespectadores.

– Esse, com certeza, não foi o meu melhor ao vivo. Mas se nada é em vão e o que não é bênção é lição, quantas coisas eu aprendi com ele. Poderia ficar aqui procurando motivos pra me sentir triste ou até envergonhada. Mas se ninguém me fez, nem deixou eu me sentir assim, porque eu faria isso comigo mesma? Quem sete vezes cai, levanta oito. E no meu caso, vou levantar e me superar ao vivo.

Incêndio em loja no centro comercial de Canoa Quebrada no município de Aracati-CE

1594956316327234-0
Na tarde de quinta-feira (16/07), depois de quase 120 dias fechada devido prevenção contra coronavírus,  lamentavelmente a Loja Art Canoa situada na Rua Dragão do Mar (Broadway) em pleno calçadão comercial, pegou fogo elevando uma fumaça negra que causou momentos de correria, espanto e aflição a moradores e empresários daquela famosa praça do município no litoral leste do estado do Ceará. 

1594956311569592-1
Imagens do incêndio na Loja Art Canoa no centro comercial da principal rua de Canoa Quebrada em Aracati/Ce na Praia de Canoa 

Moradores e nativos travaram uma correria na tentativa de apagar o fogo, já que em Canoa Quebrada não tem brigada de incêndio, e o quartel do Corpo de Bombeiros em Aracati fica situado na CE 040 acerca de 18 quilômetros da praia.

1594956306253931-2
Segundo informações de populares,  o prédio assim como seu interior ficou bastante danificado. A princípio não se sabe as razões sobre a causa do incêndio.  Ninguém ficou ferido.


Noticia; Aracatiem foco
Blog; Erivando Lima;


Ex-governador Geraldo Alckmin indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-governador Geraldo Alckmin é indiciado pela Operação Lava Jato eleitoral nesta quinta-feira, 16.
A Polícia Federal concluiu que também que o ex-tesoureiro de campanha do PSDB, Marcos Monteiro e o advogado Sebastião Eduardo Alves Coutinho estão envolvidos.
Eles são acusados por crime de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral.
Os envolvidos foram delatados pelos executivos do grupo Odebrecht na doação de campanha de Geraldo Alckmin.

Fonte: CBN

Guarany de Sobral se classifica e será adversário do Fortaleza na semifinal do Estadual

O Bugre só dependia de si para garantir a vaga e fez sua parte, vencendo o Barbalha com gols de Rafael Carvalheira e Bolota.
A 7ª rodada da 2ª Fase do Campeonato Cearense foi complementada hoje à tarde com dois jogos, definindo o 4º classificado para as semifinais do Estadual. Será o Guarany de Sobral, que venceu o Barbalha por 2 a 0 no estádio Raimundão, em Caucaia, confirmando sua vaga em 4º lugar, enfrentando assim, o Fortaleza nas semifinais, já que o Leão foi o líder.

O Bugre sobralense só dependia de sí para garantir a vaga e fez sua parte, com gols de Rafael Carvalheira, aos 37 do 1º tempo e Bolota, aos 8 do 2º tempo. Assim, o Guarany enfrenta o Fortaleza no Castelão, às 18h30, em jogo único da semifinal. Pelo regulamento, o Leão tem a vantagem: caso o jogo termine empatado no tempo normal, o Tricolor de Aço terá vantagem do empate na prorrogação para avançar.

Eliminado

Outro time que tinha chances de classificação era o Atlético. Mas a Àguia, que precisava vencer o Pacajus e torcer por um tropeço do Guarany, sequer fez sua parte, empatando em 2 a 2. Clisman abriu o placar para o Atlético aos 34 do 1º tempo, que perdeu muitas chances, com o goleiro Jones se destacando.

Na etapa final o Pacajus voltou melhor, empatando o jogo com Douglas, mas o Atlético voltou a ficar na frente, com Vinícius Alves.

Só que no lance seguinte, o experiente André Cassaco empatou para o Pacajus aos 21 do 2º tempo, premiando a luta do Pacajus.

Para o Atlético, fica com consolo da vaga na Série D em 2021 já conquistada e a boa campanha, apesar da eliminação.

(Diário do Nordeste)
Foto: Pedro Chaves / FCF


Riscos de resgate aumentam nos presídios do Ceará com a volta dos chefes de facções

Setores de Inteligência estão em alerta máximo nas unidades do Sistema Penitenciário.
Quinze criminosos cearenses, pertencentes à organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), estão entre os 28 detentos que retornaram para presídios cearenses após terem passado uma temporada de isolamento em penitenciárias federais de segurança máxima em outros estados como o Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e o Mato Grosso do Sul. O retorno deles alertou os setores de Inteligência da Segurança Pública para planos de resgate que estariam sendo montados pela facção.

Além dos 15 bandidos do PCC, também voltaram ao Ceará outros 13 criminosos chefes ou membros de facções locais. São seis da Guardiões do Estado (GDE), seis do “braço” cearense do Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro; e um pertencente à facção Família do Norte, grupo criminoso originário do Pará (PA).

O retorno dos criminosos aconteceu com o esgotamento do prazo estabelecido pela Justiça e pelo Conselho Penitenciário Nacional para o cumprimento do isolamento através do regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que tem como objetivo anular a liderança dos delinqüentes nos seus estados.

De acordo com dados das secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Administração Penitenciária (SAP), a maioria dos criminosos que retornaram ao Ceará lideraram a temporada de atentados criminosos ocorridos em janeiro do ano passado no Ceará, com ataques a tiros e incêndios em coletivos, delegacias de Polícia, quartéis, prédios públicos, pontes, viadutos, torres de energia elétrica e até concessionárias de veículos.

Fugas e resgates

Para impedir que novos ataques aconteçam e que os presídios venham a sofrer fugas e resgates, os setores de Inteligência estão se movimentando no acompanhamento diário dos 28 líderes de facções dentro dos presídios que fazem parte dos Complexos Penitenciários da Região Metropolitana de Fortaleza, situados nos Municípios de Aquiraz, Itaitinga e Pacatuba.

Na lista dos 28 criminosos que estão de volta ao Ceará após terem cumprido isolamento em regime disciplinar estão criminosos condenados a muitos anos de cadeia ou que ainda aguardam julgamento por participação em chacinas, mortes de agentes da Segurança Pública e do próprio Sistema Penitenciário, seqüestros, narcotráfico e atentados à sociedade.

(Fernando Ribeiro)