-->

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dilma cancela pronunciamento que faria em rede nacional


A presidente Dilma Rousseff cancelou o pronunciamento que faria hoje à noite, em cadeia nacional de rádio e televisão, depois que o partido Solidariedade anunciou que entraria com ação para impedir a transmissão, alegando desvio de finalidade no uso da prerrogativa presidencial de convocar a rede para falar à nação. O Palácio do Planalto preferiu não criar conflitos antes da votação do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados, no próximo domingo (17).

O Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, se reuniu há pouco com a presidente para discutir o assunto. No pronunciamento, Dilma dirigiria mensagem à população na qual condenaria o processo em curso contra ela e diria que não cometeu crime de responsabilidade.

Ainda não há uma decisão se a mensagem vai ser veiculada nas redes sociais de hoje (15) para amanhã (16), mas não está descartada a possibilidade de o pronunciamento ir ao ar neste sábado. O vídeo teria sido gravado pela presidente na manhã de hoje, no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.

Agência Brasil

13 pessoas são detidas por envolvimento em ataques a bancos no Ceará

Material apreendido pela Polícia

Uma investigação da Delegacia de Roubos e Furtos (PRF) resultou na prisão de 12 homens e um adolescente envolvidos com ataques a agências bancárias, na última semana, em Fortaleza. Eles são suspeitos de participação em recentes assaltos a bancos no Ceará. Os dados da operação foram divulgados nesta sexta-feira, 15, em coletiva de imprensa.

No dia 7 deste mês, foi preso Wilson Braz da Silva Lima, no bairro Maraponga. A Polícia tinha um mandado de prisão contra ele. O homem é suspeito de ter praticado assalto a um estabelecimento comercial localizado no Centro, em Fortaleza, e uma agência bancária em Novo Oriente, interior do Ceará.

No último dia 8, foram presos 11 homens e um adolescente. Em uma ação, a DRF prendeu um grupo de sete pessoas, quando a quadrilha se preparava para roubar uma carga de produtos infantis que vinha de Limoeiro do Norte. Os presos são: Francisco da Chagas Silva, Antônio Sérgio da Silva, Adão Geraldo Moura, Marcelo Inocêncio Cordeiro Justo, David Alves de Azevedo, Carlos Roberto e João Batista Valentim do Nascimento.

Segundo o delegado da DRF, Raphael Villarinho, a quadrilha interceptada no Centro de Fortaleza é especialista em saidinha e chegadinha bancária e roubo de carga. O titular afirmou que a prisão do grupo foi antecipada, sem o flagrante, com o intuito de preservar vidas, visto que os suspeitos estavam armados. Foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e dois bloqueadores de sinal GPS. Eles vão responder por roubo, roubo de carga, porte ilegal de arma e associação criminosa.

Já em outra ação também no dia 8 deste mês, a Polícia Militar (PM) prendeu três homens com um carro clonado, na avenida Beira Mar. O trio é de Santa Catarina. A DRF entrou no caso e passou a investigar, descobrindo que eles são suspeitos de ataques a bancos.

A especializada conseguiu prender mais um homem e apreender um adolescente ligados ao trio. Conforme a Polícia, o grupo teria efetuado cinco ataques a bancos no Interior e na Capital, neste ano: em Farias Brito (1/2), em Cariús (10/2), em Caririaçu (13/3), em Paraipaba (19/3) e nos bairros Aerolândia (29/3) e Centro (28/3), em Fortaleza. A quadrilha vai responder por uso de documento falso, furto a bancos e associação criminosa.

O POVO Online

Sistema irregular de gás natural causa explosão em posto de gasolina

Carro explodiu em posto de gasolina na BR 116

Um carro explodiu em um posto de gasolina, no município de Horizonte, a 40,1 km de Fortaleza. De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu no momento de abastecimento de um veículo com Gás Natural Veicular (GNV). A explosão aconteceu por volta das 9h30min. Não há informações de feridos.

Foi apurado que o caso ocorreu por irregularidade no sistema de gás do veículo. De acordo com uma testemunha, que pediu para não ser identificada, havia um botijão de gás de cozinha ligado ao cilindro de GNV. Os vidros de um carro que estava na fila para abastecimento quebraram na explosão.

O posto estaria localizado no km 44 da BR 116, na entrada do bairro Cajueira da Malhada, próximo ao Parque Estrela Horizonte. 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que o condutor teria tentado abastecer no botijão de gás quando houve o acidente. O POVO Online entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de Horizonte, mas não houve ocorrência registrada.

A SSPDS orienta que, em casos semelhantes, as pessoas acionem o 190 e relate o ocorrido.

O POVO Online

Placar fechado: Ceará terá 13 votos contra impeachment e oito a favor

Na imagem, Camilo aparece ao lado de Dilma e de 12 deputados federais cearenses

O governador Camilo Santana (PT) divulgou agora há pouco foto em que aparece ao lado de 12 deputados federais que estariam comprometidos em votar contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) neste domingo. Mesmo ausente do encontro, Luizianne Lins (PT) também dará voto pró-Dilma, fechando placar de 13 votos anti-impeachment a oito favoráveis no Estado.

Imagem encerra dúvidas sobre votos até então indefinidos de Macedo (PP) Adail Carneiro (PP). Conforme O POVO antecipou, Adail voltou nesta sexta-feira, 15, à Câmara após ser exonerado do cargo de assessor especial do governo Camilo em Brasília. Com a mudança, saiu Paulo Henrique Lustosa (PP), que avaliava acompanhar posição do PP pelo impeachment.

Com o placar final, 36% da bancada do Ceará se manifestará a favor do impeachment - cerca de um a cada três deputados. Já os contrários ao pedido representarão 59% da bancada.

Deputado ausente

Agora, segue indefinido apenas posicionamento de Aníbal Gomes (PMDB). Aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos maiores defensores de Dilma, a expectativa é que Aníbal se ausente da votação sob justificativa médica – o que também beneficiaria o governo.

PLACAR DO IMPEACHMENT NO CEARÁ

Favoráveis ao pedido - 8
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) 
Moses Rodrigues (PMDB)
Vitor Valim (PMDB) 
Moroni Torgan (DEM) 
Danilo Forte (PSB) 
Ronaldo Martins (PRB) 
Cabo Sabino (PR) 
Genecias Noronha (SD)

Contrários ao pedido - 13
José Airton (PT) 
José Guimarães (PT) 
Luizianne Lins (PT) 
Ariosto Holanda (PDT) 
Leônidas Cristino (PDT) 
Vicente Arruda (PDT)
Gorete Pereira (PR)
Chico Lopes (PCdoB) 
Domingos Neto (PSD) 
Arnon Bezerra (PTB) 
Odorico Monteiro (Pros)
Adail Carneiro (PP)
Macedo (PP)

Sem definição - 1
Aníbal Gomes (PMDB)*

* Deve se ausentar sob justificativa médica

O Povo Online

Assalto a agência dos correios de Itaiçaba


Nesta quinta-feira, dia 14, por volta das 16h00min, na Rua João Batista, 176, Itaiçaba-CE, dois indivíduos armados a revolver adentraram à agência do correio de Itaiçaba e logo renderam o gerente, que foi obrigado a entregar a quantia de R$ 5.000,00(cinco mil reais), valor este que teria sido arrecadado durante todo o dia por meio das prestações de serviço daquela agência; em seguida tomaram rumo ignorado. A Polícia Militar continua em diligência à procura dos indivíduos autores do delito.

Com Informações do 1ºBPM

Moto CG 150 roubada, é encontrada abandonada em Russas

Nesta quinta-feira, dia 14, por volta das 08h00min, na Vila Ramalho, s/n, Russas-CE, foi abandonada a motocicleta Honda CG 150, de cor cinza e placa NQM 5871, veículo este que teria sido roubado na noite anterior, quando na localidade de Poço Redondo, nas proximidades do bar do Amauri, dois indivíduos em uma motocicleta (dados não informados), armados a revolver e usando capacetes, anunciaram o roubo e subtraíram de um homem a motocicleta acima citada e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. A Polícia Militar estava em diligência quando encontrou o supracitado veículo, conduzindo-o ao 1º BPM para os devidos procedimentos. 

Com Informações do 1ºBPM

A CRISE INSTITUCIONAL GRAVÍSSIMA PELA QUAL PASSA O BRASIL


A crise político-econômica-social, que já gravíssima (a mais profunda de todos nossos tempos, inclusive do dito período ditatorial e “democrático”, reconheçamos), de tão estendida já redundou em um choque institucional entre os poderes Legislativo e Judiciário, como nunca sequer concebido. Jamais presenciamos tanta anarquia apelativa, tantas interposições de recursos que apenas de cunho meramente politiqueiro e protelatório já que a culpa existe e, fundamentada (documentalmente e através das delações premiadas), e onde alguns até se reconhecem autores e assumem seus erros, resta saber que punição a esses se deva aplicar, exemplarmente. O instrumento da Delação Premiada, oportuníssimo, é que tem amenizado as consequências para alguns transgressores que dele se valem.

As decisões monocráticas (de cunho meramente pessoal e não totalmente isentas como se infere) sobrepõem-se à Lei Maior (no caso, nossa aviltada Constituição) já que relegada a segundo plano, haja vista que há infinitas interpretações que tão somente pessoais, sempre, e não colegiadas como se deveria observar, no que resulta nessa baderna jurídica de “pode, não pode”; “enquadra-se ou não se enquadra”; “é ou não é crime”; “prende, solta”. Dá-se até a judicialização (interferência do Judiciário sobre o Legislativo) e têm preponderado. Quem é dono da verdade ou tudo não passa de uma grande e inconsequente chicana?

Enquanto isso o País para e afunda em todas as áreas, a cada episódio e a cada dia. Economia estagnada, número de falências crescente, desemprego avassalador, inflação. As áreas de Saúde, Educação, Segurança estão caóticas e insustentáveis. Estas são as desastrosas e únicas certezas que testemunhamos e que alguns espertalhões insistem em tentar se eximir de culpa ou até mesmo, descaradamente, negar os fatos!

Os políticos de há muito perderam a credibilidade e o número de envolvidos em acusações (mas que de forma inexplicável tidos isentos e aptos até para julgar seus companheiros) e cujos processos de julgamentos são estranha e sistematicamente protelados, no que resulta até em prescrições, e assim os acusados saem ilesos para agir novamente, já faz parte desse impatriótico contexto. Nesses casos, e como se demonstra, o crime compensa sim senhor!   Mas tanto faz... Os que condenados apenas para iludir nossa Sociedade – vejam o exemplo do Mensalão – já estão todos soltos e até festa promoveram em comemoração à soltura de alguns. 

A aviltante compra de votos (mesmo princípio criminoso do Mensalão – as moedas não diferem são dinheiro e/ou cargos e até acintosa liberação de verbas em torno de R$. 6 bilhões para emendas parlamentares, logo às vésperas do impeachment) e que hoje se adota livremente, ao arrepio da Lei que mais uma vez ultrajada e, mais grave, que de pleno conhecimento e assentimento de quem deveria ter competência para agir, mas que não se manifesta. Um processo aviltante quanto criminoso! Cansamos de CPIS, de Comissões de Impeachments, dos discursos enjoativos quanto recorrentes e promíscuos dos “eloquentes” oradores tendenciosos, do nosso combalido Congresso Nacional e até da nossa Justiça – outrora último esteio para aqueles que ainda tinham esperança de justiça e punição para os que transgredem as Leis, independente de que cargo público ocupe.

Quando e aonde vamos parar com essa aberração político-jurídica, desuniforme, protecionista, que sequer definição temporal tem para apresentar resultados convincentes à Sociedade? É um caos generalizado e assentido pela Sociedade que aturdida, perplexa, a tudo assiste e padece porque impotente.  A Lei deveria ser igual para todos – Art. 5º. Da Constituição, mas não no Brasil como se percebe, onde temos até “Foro privilegiado” para delinquentes, infelizmente!

Por José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Polícia aborda ônibus com bolivianos que vieram para o Brasil protestar contra impeachment de Dilma


Três ônibus foram abordados pela polícia na quinta-feira, 14, na Rua 9, na Praça do Sol, no Setor Oeste, porque estavam atrapalhando o trânsito (ele estariam no Hotel La Residente). Pôde-se perceber que estavam lotados de bolivianos.

Eles informaram que iam dormir em Goiânia e, em seguida, iriam para Brasília — para participar da movimentação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Dois condutores dos ônibus são Julio Salazar Puma e Victor Hugo Mamani Mendo. Os veículos são oriundos de Santa Cruz, Bolívia.

www.jornalopcao.com.br

Abin admite possibilidade de ataques terroristas no Brasil


A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou que um integrante do Estado Islâmico (EI) disse que o Brasil poderá ser alvo do grupo terrorista. A assessoria de comunicação da Abin confirmou a possibilidade.

A afirmação foi feita pelo diretor do Departamento de Contraterrorismo (DCT), Luiz Alberto Sallaberry, nesta quarta-feira, 13, na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD Security). 

A mensagem foi divulgada pelo francês Maxime Hauchard, integrante do EI por meio do Twitter. A Abin confirmou a autenticidade do perfil em novembro de 2015.

De acordo com o diretor, a probabilidade do País ser alvo de ataques terroristas aumentou nos últimos meses, já que mais brasileiros aderiram à ideologia do Estado Islâmico após ataques ocorridos em outros países.

A Abin pretende evitar possíveis ataques com intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), principalmente com os eixos de Segurança Pública e Defesa.

O POVO Online

Divisão de Homicídios sofre ameaça de resgate de preso e reforça segurança

Sede da Divisão de Homicídios, no Bairro de Fátima

A Polícia Civil está em alerta após identificar uma informação de que poderia ocorrer uma tentativa de resgate de um preso na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), localizada no Bairro de Fátima, nesta quinta-feira, 14. Por conta disto, a segurança na especializada foi reforçada.

Nas últimas 24h, o Estado registrou ameaças e atentados. Nos ataques, os criminosos deixaram pichações de siglas de quatro facções criminosas: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV), Família do Norte (FDN) e Paz, Justiça e Liberdade (PJL).

Ameaças e atentados

O ataque mais recente ocorreu na madrugada desta quinta, em Sobral. Criminosos jogaram três artefatos explosivos em uma janela da Câmara Municipal da cidade. Ninguém ficou ferido, e as câmeras de segurança gravaram um suspeito fugindo de motocicleta. 

Uma ameaça de bomba no prédio da Contax, no bairro Parreão, foi registrada na tarde desta quarta-feira, 13. O local precisou ser evacuado. Entretanto, policiais do Batalhão de Choque não encontraram nenhum material explosivo após vistoria.

Duas torres de telefonias também foram atacadas. Em Caucaia, na localidade Boqueirão do Arara, a sala de controle do equipamento foi incendiada e uma mensagem foi pichada no muro, justificando o ato como uma represália ao projeto de lei sobre o bloqueio do sinal de celulares nos presídios cearenses. Em Fortaleza, uma antena de telefonia foi incendiada no bairro Granja Portugal.

No último dia 5, 13 quilos de explosivos foram recolhidos de um carro estacionado ao lado da Assembleia Legislativa. A bomba atingiria alvos num raio de até 50 metros.

Coincidência ou não, o carro, com os explosivos, foi deixado vizinho à Assembleia Legislativa quase um mês depois da aprovação do projeto que desagradou às facções criminosas que dominam o sistema carcerário no Ceará.

O POVO Online

Coquetel molotov é arremessado em viatura da Polícia Militar em Sobral

Viatura foi atingida por coquetel molotov

Após o ataque ao prédio da Câmara Municipal, criminosos jogaram um coquetel molotov em uma viatura da Polícia Militar (PM) estacionada em frente à 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Sobral. As chamas foram apagadas rapidamente. Esse é o segundo atentado registrado na cidade em menos de 24h.

A imprensa apurou que dois homens em uma moto foram vistos arremessando o artefato explosivo na viatura. Ninguém ficou ferido na ação. A PM está realizando buscas na região para encontrar os responsáveis pela ação criminosa.

Desde o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, que visa bloquear o sinal de celulares nos presídios cearenses, ameaças e atentados têm sido registrado no Ceará. Os alvos são torres de telefonia, órgãos públicos e a Polícia. 

Em alguns casos, foram deixadas mensagens de ameaça citando o projeto de lei e pichações com as siglas de facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV), a Família do Norte (FDN) e a Paz, Justiça e Liberdade (PJL).

Atentado à Câmara

Na madrugada desta quinta, criminosos arremessaram "coquetéis molotov" no prédio da Câmara Municipal de Sobral. Ninguém ficou ferido, e as câmeras de segurança gravaram um suspeito fugindo de motocicleta. 

Segurança reforçada em especializada

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) reforçou a segurança na unidade, após identificar informação sobre uma possível tentativa de resgate de preso na especializada, nesta quinta.

Ameaças

Uma ameaça de bomba no prédio da Contax, no bairro Parreão, foi registrada na tarde desta quarta-feira, 13. O local precisou ser evacuado. Entretanto, policiais do Batalhão de Choque não encontraram nenhum material explosivo após vistoria.

Duas torres de telefonias também foram atacadas. Em Caucaia, na localidade Boqueirão do Arara, a sala de controle do equipamento foi incendiada e uma mensagem foi pichada no muro, justificando o ato como uma represália ao projeto de lei sobre o bloqueio do sinal de celulares nos presídios cearenses. Em Fortaleza, uma antena de telefonia foi incendiada no bairro Granja Portugal.

No último dia 5, 13 quilos de explosivos foram recolhidos de um carro estacionado ao lado da Assembleia Legislativa. A bomba atingiria alvos num raio de até 50 metros.

O Povo Online

Policial que interviu em roubo pode ser promovido por bravura

Policial trocou tiros com assaltantes

O soldado Pietron Ramirez Sousa da Silva, conhecido como sd Ramirez, pode ser promovido e também pode receber uma medalha por bravura após o incidente em que interviu em um roubo ao guichê da empresa Guanabara, no terminal rodoviário de Messejana. A informação foi publicada nesta quinta-feira, 14, no boletim do Quartel do Comando Geral.

Na portaria é designada uma comissão de meritoriedade, todos do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde o soldado é lotado. O adjunto da Secretaria de Segurança, coronel Lauro Prado, disse que a atitude do policial é digna de notoriedade e que ultrapasa os limites das condições. 

"No caso dele, que sozinho enfrentou dois bandidos e se manteve frio mesmo baleado. Teve a oportunidade de matar, mas simplesmente o prendeu", comentou 

O secretário adjunto comenta que a comissão tem um prazo para dar um parecer. Provavelmente, no dia 21 de abril. Na solenidade de Tiradentes existe a medalha de bravura Tiradentes, quando provavelmente será feita a solenidade. 

Vídeo 

Um vídeo do circuito interno de segurança do guichê mostra o momento em que dois homens entram no guichê armados e rendem o funcionário. O militar que permanece sentado saca a arma e troca tiros com os suspeitos. 

Ele é baleado no peito e fere os assaltantes na ação. Um dos homens foge e o outro permanece no local e é rendido pelo policial militar. A funcionária de um guichê vizinho também foi baleada durante a troca de tiros. 

O soldado foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro, mas segundo o secretário-adjunto não corre risco de morte e se recupera do ferimento a bala.

O Povo Online