-->

segunda-feira, 6 de abril de 2020

URGENTE: Bebê de 3 meses diagnosticada com coronavírus morre em Iguatu


Menina nasceu com Síndrome de Bartter, que altera funcionamento renal- e apresentava sintomas semelhantes a gripe desde o início de março. Informação foi confirmada pela família e pela Secretaria Municipal da Saúde de Iguatu.


Uma criança de três meses de idade, diagnosticada com o novo coronavírus, morreu nesta última sexta-feira (3), em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Ana Cibely Ferreira da Silva foi encaminhada ao Hospital Regional do Município no dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu por complicações como bronquiolite e pneumonia. A morte da bebê de três meses pode ser o primeio óbito de criança por Covid-19 no Ceará. Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) não fez ainda o registro na plataforma IntegraSus.

O exame para a Covid-19 foi feito no dia em que a criança faleceu, com amostras de secreções por meio de um método que identifica a presença do vírus no corpo e, dessa forma, foi constatada a presença do SARS-Cov-2 no organismo de Ana Cibely. Os pais da criança não suspeitaram da doença porque a menina apresentava complicações na saúde desde o nascimento, quando foi diagnosticada com a Síndrome de Bartter - alterações nos rins que afetam a taxa de potássio no sangue.

Devido à síndrome, Ana Cibely fazia acompanhamento no Hospital Infantil Albert Sabin, na Capital. “Quando a gente se deslocou para ir para Fortaleza, no dia 11, ela não teve contato com ninguém. A consulta dela foi a tarde, mas estava só eu e ela, eu fiquei (na casa de uma colega) até a hora da consulta pra gente não ficar exposta na rua”, conta Mara Mourão, mãe da criança.


"Essa doença está apavorando"

Com o diagnóstico da filha, a família percebe o receio da vizinhança com a possibilidade do contágio da Covid-19 na região. “Eu quero uma explicação detalhada, se for preciso fazer o exame faz eu, minha esposa e minhas duas filhas. A gente não pode sair aqui fora que as pessoas ficam com outros olhos, assustados como se a gente fosse um fantasma, como se fosse um bicho de outro mundo, essa doença está apavorando de certa forma não só o município, como o Brasil inteiro, o mundo inteiro”, reflete o pai da criança, José Ferreira.

O pai, que trabalha como mecânico, diz que fotos de Ana Cibely foram divulgadas em páginas da internet gerando desconforto, principalmente, para as irmãs da criança. “Nós estamos sofrendo muito, isso é uma falta de ética. Tem foto minha, foto da minha filha nas redes sociais, isso é muito constrangedor”, destaca.

O Secretário de Saúde do Município, Georgy Xavier, confirmou que a criança estava infectada pelo novo coronavírus. Após questionamentos dos pais sobre a data que surgiram os primeiros sintomas na paciente, colocada no exame como sendo o dia 21 de março, quando a criança ainda não estava internada, o secretário disse que “todas as datas foram de notificações de acordo com informações relatadas no dia que a criança deu entrada (no Hospital)". Ele se solidarizou com a família e disse que não expôs os nomes de pacientes.

“Esclarecemos aqui nesse momento que quando o paciente é testado positivo ou negativo não significa que seja a causa da morte, mas a presença do vírus no organismo dessa pessoa”, acrescenta. Georgy informou que outro caso confirmado está em isolamento hospitalar com quadro estável.

Sintomas

Ana Cibely começou a apresentar os sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março, quando foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela foi atendida e levada para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

Mara Mourão conta que dias depois tentou vacinar a criança para cumprir com o calendário aos dois meses de idade. “O pessoal disse que não podia devido ela estar muito gripada. Se eu desse essa vacina, como eu ia viajar, ela ia ter reação. Quando eu voltei de Fortaleza, na sexta-feira, eu fui dar vacina ela ainda estava um pouquinho gripada. Outro dia eu levei ela no PSF (Programa Saúde da Família) e o médico disse que se aumentasse o cansaço e tivesse febre eu trouxesse de novo”, relata.

Os pais levaram a menina novamente na UPA da região pois as dificuldades para respirar foram intensificadas no dia 30 de março. De lá, a paciente foi encaminhada ao Hospital onde ficou até falecer no dia 3 de abril. “Depois que entubaram, ela teve três paradas cardíacas e saiu uma secreção como se fosse sangue”, lembra Mara.


Fase inicial

Medidas como distanciamento social e restrição da circulação de pessoas nas ruas ainda estão sendo analisadas pelos pesquisadores. Os resultados das ações de contingenciamento da doença, reforçadas pelo grupo, devem ser demonstrados nos próximos boletins que a Rede CoVida deve publicar semanalmente.

O governador Camilo Santana anunciou, no último sábado (4), a extensão do decreto que proíbe o funcionamento de estabelecimentos comerciais até o dia 20 de abril. As atividades estão paralisadas desde o dia 20 de março. Também foram suspensas as aulas presenciais em todas as modalidades de ensino até o início de maio pelo Governo do Estado. Tais medidas são baseadas em estudos científicos como forma de conter o avanço da doença no Ceará, como argumentou o governador.

Na análises dos pesquisadores da Bahia, no modelo SIR, os parâmetros e as comparações são feitas com experiências anteriores de propagação de doenças e avaliam os padrões observados nas populações. “No decorrer da epidemia e com os avanços dos conhecimentos sobre as suas características em nosso contexto, os parâmetros vão sendo melhor definidos e os modelos vão sendo qualificados, tornando-se mais robustos e incrementando a sua capacidade preditiva”, reforçam no artigo os especialistas.

As informações utilizadas para a projeção são colhidas nas secretarias estaduais da saúde devido às inconsistências observadas entre os dados divulgados por estes órgãos e pelo Ministério da Saúde. “Temos a convicção de que esforços estão sendo feitos para a correção destes problemas e que poderemos ter um sistema aperfeiçoado dos dados oficiais da epidemia”, pontuam.

(Diário do Nordeste)


Quixadá Estudo aponta Quixadá como uma das 20 cidades do Ceará com mais risco de epidemia da covid-19


Quixadá  Estudo aponta Quixadá como uma das 20 cidades do Ceará com mais risco de epidemia da covid-19


Estudo aponta Quixadá como uma das 20 cidades do Ceará com mais risco de epidemia da covid-19

Ministério da Saúde divulgou que os Estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Distrito Federal estarão nos próximos dias chegando a ter uma grande número de o infectados com o Novo Coronavírus. Um estudo da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fiocruz alerta sobre o risco de que a pandemia do coronavírus se espalhe pelo interior do Ceará, rumo a municípios de grande vulnerabilidade social.

Para isso, os pesquisadores sugerem como medida a redução de mobilidade interna.
O modelo probabilístico, elaborado para as 27 unidades federativas do país, aponta que a circulação geográfica do vírus, no caso do Ceará, deve acontecer principalmente nas regiões metropolitana de Fortaleza e de Juazeiro do Norte e entre municípios da região nordeste do estado.
O estudo aponta que as cidades que podem apresentar mais casos, por ordem, são: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Sobral, Horizonte, Itaitinga, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Canindé, Juazeiro do Norte, Pacatuba, Itapipoca, Morada Nova, Cascavel, Aracati, Beberibe e Pacajus.

Em Quixadá, até a noite deste domingo, 05, estavam confirmados 4 casos de covid-19 e mais de 20 sob investigação, aguardando resultados de exames.

Blog; Erivanndo Lima \ Sertão Alerta


Quatro mulheres são assassinadas no Ceará no fim de semana. No ano, já são 91 crimes do gênero


Com mais quatro crimes registrados somente neste último fim de semana, subiu para 91 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2020. Entre o sábado (4) e o domingo (5), quatro casos do gênero foram registrados pela Polícia em Fortaleza e nos Municípios de Aquiraz, Limoeiro do Norte e Sobral. Dois deles ficaram caracterizados como feminicídios.


O primeiro crime ocorreu ainda no sábado (4), quando uma mulher identificada apenas por Leila, foi morta a tiros juntamente com o namorado no Município de Limoeiro do Norte (a 213Km de Fortaleza). O casal trafegava em uma motocicleta pelos arredores da cidade e ao chegar perto de casa, no bairro Luiz Alves, foi emboscado pelos assassínios e executado com vários tiros à queima-roupa. Ambos morreram no local.

Na manhã do domingo (5), o corpo de uma mulher, despido e com marcas de violência, foi encontrado por populares em um terreno baldio, na Rua Antônio de Alencar, no Centro da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Mais tarde, a mulher foi identificada como Roberta Ariela da Silva de Holanda. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) emitiu uma nota oficial sobre o caso informando que o crime já está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Também no domingo, durante a madrugada, um casal foi agredido a golpes de foice em uma residência no bairro Croatá 2, no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo a Polícia, Fabiana de Sousa Lima e seu atual companheiro foram agredidos pelo ex-marido de Fabiana, que não se conformava com a separação. O assassino já foi identificado e está sendo procurado. AS vítimas ficaram com o rosto desfigurado por terem sido atingidos com profundos golpes.

Na cidade de Sobral, a adolescente Ana Alice Dias de Sousa, 17 anos, foi morta com um tiro na cabeça. O crime ocorreu na madrugada do domingo (5), no Conjunto Residencial Nova Caiçara. De acordo com a Polícia, o principal suspeito do crime é um ex-namorado da adolescente, já identificado como John Lennon Mendes, 36 anos, que está foragido.

Balanço

Entre janeiro e março, 87 mulheres foram mortas no Ceará. Com os quatro casos ocorridos neste começo de abril, o número de crimes do gênero chega a 91. Foram registrados 30 casos em janeiro, mais 30 em fevereiro e 27 em março.

(Blog do Fernando Ribeiro)


Fim de semana com violência deixa 28 pessoas mortas em homicídios, latrocínios e feminicídios

Vinte e oito pessoas foram assassinadas no fim de semana no Ceará. A Grande Fortaleza foi a área com maior incidência de homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de óbito e feminicídios no período, com o registro de 16 crimes, sendo sete em Fortaleza e nove na Zona Metropolitana. No interior do estado, mais 12 pessoas foram mortas, sendo seis na região norte e outras seis no Sul.

Em Fortaleza, entre a manhã de sexta-feira (3) e o começo da madrugada desta segunda-feira (6), sete pessoas foram assassinadas nos seguintes bairros: Serrinha, Pirambu, Praia do Futuro, Barra do Ceará, Sapiranga-Coité, Jardim Iracema e Quintino Cunha.

Na Região Metropolitana de Fortaleza foram nove assassinatos nos Municípios de Aquiraz (4 mortos), Horizonte (2), Maranguape, Caucaia (latrocínio) e Maracanaú.

Na Região do Interior Norte, seis pessoas foram mortas nos Municípios de Tianguá, Baturité (morte por intervenção policial), Itapipoca Sobral, Guaraciaba do Norte e Massapê.

No Interior Sul, assassinatos ocorreram em: Limoeiro do Norte (duplo), Juazeiro do Norte (lesão corporal a facadas seguida de óbito), Crato, Campos Sales e Jaguaruana.

Três duplos assassinatos foram registrados no fim de semana no Ceará. Veja os casos:

1 - Sábado (4/4) – Um casal foi morto, a tiros, no bairro Luis Alves de Freitas, na cidade de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe (a 213Km de Fortaleza). Francisco Eliziano de Freitas da Silva, 24 anos, conhecido por “China”; e uma mulher de 33 anos, identificada apenas por Leila, foram executados, a tiros, quando trafegava em uma motocicleta.

2 – Dois homens, ainda não identificados, foram mortos a tiros, dentro de uma residência localizada na Rua Raimundo Alves da Silva, bairro Planalto Horizonte, no Município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Polícia suspeita que o crime tenha sido um “acerto de conta” entre facções criminosas.

3 – Um casal foi assassinado a golpes de foice, na madrugada de domingo (5), no bairro Croatá 2, em Aquiraz, na RMF. A mulher, identificada como Fabiana de Sousa Lima, e o atual companheiro dela foram mortos dentro de casa. O ex-marido de Fabiana é o suspeito do crime e está foragido.

(Blog Fernando Ribeiro)


Fux denuncia: “Liberação de presos pode gerar crise sem precedentes na segurança pública”

O surto de coronavírus, como se sabe, está sendo usada por vários juízes para soltar presos em todo o país
O ministro Luiz Fux tem se posicionado contra a liberação em massa de criminosos. Ele disse em entrevista à Folha:

“Os juízes criminais devem ter em mente que o Conselho Nacional de Justiça ‘recomendou’ e não ‘determinou’ a liberação dos presos em regime semiaberto, sob pena de a dose dos remédios recomendados matar a sociedade doente e gerar uma crise sem precedentes na segurança pública nacional.”

(R Curitiba)


Ceará tem 976 casos confirmados de coronavírus; são 152 novas confirmações entre domingo e segunda, 6


Dados atualizados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) indicam que o Ceará está com 976 casos confirmados de Covid-19 e 3.720 suspeitos. Desde as 17 horas do domingo, 5, até as 9 horas desta segunda-feira, 6, foram confirmados mais 152 casos.


Fortaleza continua como o município com mais confirmações, 872, seguida de Aquiraz, com 15 e Sobral, 10. A maioria dos casos se concentra nas faixas etárias de 30 a 44 anos.

De acordo com a Sesa, foram realizados 5.583 exames no Estado em unidades de saúde públicas e privadas. O número de óbitos permanece o mesmo (26) da última atualização, com 2,66% de taxa de mortalidade cearense para o novo coronavírus.

Confira o número de casos confirmados por município:

Fortaleza - 872

Sem informação - 19

Aquiraz - 15

Sobral - 10

Caucaia - 9

Horizonte - 6

Maracanaú - 4

Quixadá - 4

Icó - 3

Juazeiro do Norte - 3

Maranguape - 3

Eusébio - 2

Iguatu - 2

Jaguaribe - 2

Limoeiro do Norte - 2

Novo Oriente - 2

Barreira - 1

Beberibe - 1

Canindé - 1

Catarina - 1

Crateús - 1

Farias Brito - 1

Fortim - 1

Guaraciaba do Norte - 1

Ipaporanga - 1

Ipueiras - 1

Itaitinga - 1

Itapipoca - 1

Mauriti - 1

Pedra Branca - 1

Quixeramobim - 1

Santa Quitéria - 1

Senador Pompeu - 1

Tianguá -1

(O Povo)

                                      Blog; Erivando Lima


Primeiro caso confirmado de CORVID-19 em Russas

A paciente diagnóstica com o CORVID-19, uma mulher, de 42 anos, não portadora de comorbidades e que não necessitou de permanência hospitalar, segundo a SEMUS - Secreetaria Municipal de Saúde de Russas. A paciente encontra-se em isolamento domicíliar, e está tendo acompanhamento e assistência hospitalar.

Blog; Erivando Lima

Russas CE; plantão policial


JAGUARUANA ACHADO DE CADÁVER

Por volta das 06h30min de domingo, na Localidade de Cardeais, as margens da CE 256 em Jaguaruana, foi encontrado um corpo de um homem de 56 anos, que residia na localidade de Lagoa da Esperança em Jaguaruana. O corpo foi levado para o IML em Russas, a priori, morte natural.

JAGUARUANA HOMICIDIO A BALA

Por volta das 17h de domingo, na Comunidade de Matinho em Jaguaruana, a polícia registrou um homicídio a bala, tendo como vítima um homem de 43 anos, que residia no bairro Tabuleiro/Jaguaruana, o mesmo foi assassinado com vários disparos, efetuados por indivíduos que trafegavam em veículo de cor prata, que após o crime fugiram.

RUSSAS PRISÃO POR LESÃO CORPORAL

Por volta das 09h40min de domingo, na Avenida Cel. Araújo Lima em Russas, a polícia prendeu um homem de 47 anos, por agredir com uma pedrada na cabeça, um vigilante de 47 anos, natural de Palhano, residente no Bairro Lagoa do Toco em Russas. A vítima foi socorrida para o hospital local e devido à gravidade do ferimento foi encaminhada para Fortaleza. O acusado foi conduzido à Delegacia para os procedimentos legais. 

LIMOEIRO DO NORTE DUPLO HOMICIDIO Á BALA

Por volta das 21h10min de sábado, no Sitio Canafístula, zona rural de Limoeiro Norte, a polícia registrou um duplo homicídio por arma de fogo, tendo como vítima um casal, um homem de 24 anos e uma mulher de 33 anos, residentes em Limoeiro do Norte. No local do crime ninguém deu qualquer informação sobre os acusados. Os corpos foram levados para o IML em Russas.

TABULEIRO DO NORTE ROUBO A PESSOA

Por volta das 22h10min de domingo, na Comunidade Sítio Coberto, zona rural de Tabuleiro do Norte, 04 indivíduos transitando em duas motocicletas, chegaram na calçada de uma residência, anunciaram um roubo e subtraíram um aparelho celular, uma carteira porta cédula e todos os pertences da vítima que estava no referido local. Após o delito, fugiram.

Fonte; PM CE

Camilo desmente abertura do comércio e cita os permitidos


Camilo desmente abertura do comércio e cita os permitidosO governador Camilo Santana usou as redes sociais na noite deste domingo, 06, para desmentir a informação que o comércio vai voltar a funcionar nesta segunda-feira. Segundo o decreto do Governo do Ceará, shoppings centers, lojas de rua, academias, bares, restaurantes e escolas continuam fechados até 20 de abril. 


Por outro lado, Camilo reafirma abertura de lojas de material de construção, produtos de higiene e limpeza,  feiras, com apenas produtos alimentícios. Já as indústrias, só as que produzem produtos essenciais.

Blog; Erivando Lima \ O intrigante


Juliana Câmara Secretaria de Saúde de Quixadá fala com a população através de uma live


Secretária de Saúde do Estado do Ceará em seu boletim diário sobre o COVID – 19 informou que Quixadá no Sertão Central teve um aumento de 100% de pessoas testadas positivamente. Em Quixadá já a vários dias eram apenas duas pessoas confirmadas, após esta informação passou a ser 4 pessoas contaminadas e ainda confirmado que na cidade já esta acontecendo a “Transmissão Comunitária”. A transmissão comunitária – quando o contágio da doença está ocorrendo dentro da próprio cidade – aumenta a necessidade de isolamento social.


A secretária de saúde de Quixadá, Juliana Câmara, informou que testou positivo para coronavírus. A profissional está assintomática, em total isolamento em casa desde que recebeu o diagnóstico. Ela tem coordenado os trabalhos de combate ao novo vírus em Quixadá a partir de casa e vai se manifestar publicamente em breve.

Em todo o país é grande a preocupação com os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Blog; Erivando Lima \ Sertão Alerta