-->

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Em apenas quatro dias, 15 pessoas morreram no Ceará vítimas de acidentes de trânsito


Em apenas 24 horas, acidentes de trânsito no Interior cearense deixaram um saldo trágico de quatro pessoas mortas e outras seis feridas.  Já no fim de semana passado, foram outros 11 óbitos em 57 desastres, perfazendo, assim, 15 mortos no intervalo de apenas quatro dias, ou 96 horas.

Na madrugada desta terça-feira (22), um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em conseqüência do tombamento de um caminhão na rodovia estadual CE-284, que liga a sede do Município de Umari (437Km de Fortaleza) ao distrito de Pio X, na zona rural.

Conforme informações da Polícia, o caminhão Mercedes-Benz de placas HUC-5429, inscrição de Limoeiro do Norte (CE), transportava uma carga de ração para animal, quando seu guiador perdeu o controle da direção numa curva e o veículo tombou. O motorista, identificado como Neto Fernando de Oliveira, 61 anos, teve morte imediata. Já o seu auxiliar, Judenir Alves de Oliveira, 34, foi levado, em estado grave, para o hospital do Município.

Outros desastres
Na BR-116, na altura do quilômetro 390, no Município do Icó, uma colisão de veículo deixou uma mulher morta e três familiares feridos. O carro em que viajava a família ficou completamente destruído. Maria Ionara Crispim Neves, 40, morreu na hora. Ficaram feridos, Elton João Barbosa Neves, 46 anos, seu filho Elton João Barbosa Neves Júnior; e Maria Crispim Neves.

Na BR-020, altura do quilômetro 231, no Município de Madalena, o cantor de uma banda de forró, identificado como Manoel Mendes Rodrigues Neto, 21 anos, perdeu a vida de forma violenta. Ele pilotava uma motocicleta quando atropelou um animal, vindo a cair e sofrer traumatismo craniano. O rapaz era vocalista da banda de forró “Forrozão Balanço da Morena”.

O quarto acidente aconteceu na noite passada, na localidade denominada Jacinto, a cerca de 10 quilômetros da cidade de Monsenhor Tabosa (300Km de Fortaleza). A colisão envolvendo duas motocicletas matou o piloto de uma delas e deixou o outro em estado grave. Raimundo Nonato da Silva, 56 anos, teve morte instantânea. José Batista do Livramento, 66, foi hospitalizado.

Blog do Fernando Ribeiro

Greve dos médicos peritos do INSS atinge seu 108º dia


Completando, nesta terça-feira, 108 dias a greve dos médicos peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Segundo o vice-presidente da associação nacional da categoria, o cearense Samuel Abranques, a ordem agora é procurar o novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, para tentar abrir um canal de negociação.

Os médicos peritos do INSS reivindicam principalmente a redução da jornada de trabalho de 40 para 20 horas semanais. De acordo com Abranques, mesmo com 30% de pessoal na ativa, como manda a lei de greve, há um acumulo da ordem de 1,2 milhão de processos de aposentadorias e licenças.

Samuel Abranques encontra-se em Brasília para, com demais membros da diretoria da Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS, tentar uma audiência no Ministério do Planejamento.

O Povo Online

Garota de 20 anos é assassinada a tiros dentro de um bar


Uma jovem de apenas 20 anos de idade tornou-se mais uma vítima da violência armada e dos homicídios  no Ceará. Na noite de segunda-feira (21), Antônia Mikaely Ferreira da Silva foi executada a tiros dentro de um bar. Ela é a quarta mulher assassinada no Ceará em apenas quatro dias, e a 240ª do ano no estado.

O crime ocorreu na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central (a 201Km de Fortaleza). Conforme relato da Polícia Militar, através do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), do 9º BPM (Quixadá) e do Comando do Policiamento do Interior Sul (CPI-Sul), o caso ocorreu por volta de 19 horas, quando quatro homens, ocupando duas motocicletas, praticaram o assassinato.

Os desconhecidos invadiram o “Bar da Princesinha”, localizado nas margens da BR-020, no bairro Cohab. Um deles disparou cinco tiros em direção à jovem. Ao menos, três disparos acertaram a garota, que foi atingida no tórax e teve morte imediata.

Os criminosos fugiram e não foram ainda localizados. A Polícia suspeita que o crime esteja ligado ao tráfico de drogas, já que a jovem era suspeita de envolvimento com o tráfico de entorpecentes e já tinha passagens pela cadeia.

Outras

Na tarde de sexta-feira passada (18), a dona de casa, Maria Neílde dos Santos, 42 anos, foi morta, a pauladas, dentro de casa, na cidade de Jaguaruana (183Km de Fortaleza). Um suspeito acabou detido pela Polícia e confessou o crime.

No sábado (19), Cícera Pereira da Silva, 40, acabou assassinada, a tiros, juntamente com um homem, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte (528Km da Capital).

E no domingo (20), Maria Márcia Silva Costa, 35, foi esfaqueada e morta dentro de um bar, na cidade de Irauçuba, na zona Norte do Ceará (160Km da Capital).  

Blog do Fernando Ribeiro

Duas mulheres presas por tramar assassinatos

Em menos de 24 horas, a Polícia Civil do Ceará realizou duas operações distintas e prendeu duas mulheres acusadas de envolvimento em assassinatos, sendo um caso em Fortaleza e outro no Interior. As duas acusadas foram capturadas depois que a Justiça decretou suas prisões preventivas.

O primeiro caso ocorreu em Fortaleza, numa operação montada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), tendo à frente a delegada Socorro Portela, diretora daquele órgão. Uma mulher, identificada como Francilene Carneiro da Silva está sendo acusada de tramar a morte do vendedor  de equipamentos de segurança eletrônica, Francisco Rosivan Diógenes Pinto. O corpo dele, com sinais de violência, e quase degolado, além de parcialmente queimado, foi encontrado no dia 15 de novembro, último, na Praia da Sabiaguaba, nesta Capital.

Segundo a Polícia, o cadáver foi levado até o local da “desova” em um carro pertencente à acusada. Conforme a delegada Socorro Portela, o objetivo da mulher e dos comparsas foi praticar um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) para ficar com uma moto, dinheiro e o celular da vítima. Também são envolvidos no crime, segundo a Polícia, Francisco Júlio Liberato de Sousa e o paulista Victor Santos de Araújo.

Segundo

O outro crime ocorreu no Maciço de Baturité. No dia 13 último,o corpo do funcionário público federal, José Rilenilson Alves de Arruda, 56 anos, foi encontrado com marcas de tiros. Investigações realizadas pela delegada Janaína Bastos, da Delegacia de Polícia de Guaramiranga, apontaram que ele foi morto por ordem de sua esposa.

Francisca Luciene Monsão Arruda, 42, foi presa no fim de semana em uma pousada na cidade de Baturité. Ela estaria prestes a fugir com seu amante e comparsa do crime, o jovem identificado como Thiago Ferreira Costa, 22 anos. Os dois tramaram o assassinato para ficar juntos, pois há vários meses mantinham um caso amoroso às escondidas.  

Blog do Fernando Ribeiro

Polícia tira 81 cães de canil ilegal que vendia filhotes por até R$ 7 mil no DF


A Polícia Civil autuou uma idosa de 73 anos por maus-tratos a animais depois de fechar o canil clandestino que ela mantinha em um condomínio no Jardim Botânico, área nobre do Distrito Federal, com 81 cachorros de raças consideradas de alto valor de revenda – como shih-tzu, maltês, yorkshire e west ighland white terrier. Cada animal era vendido por até R$ 7 mil. As instalações tinham más condições de alimentação, higiene e abrigo.

De acordo com o delegado Ivan Dantas, cães sofreram deformações nas patas por causa do longo período em que ficaram confinados no local. Além disso, podem ter contraído doenças no espaço. Eles ficavam em gaiolas consideradas inapropriadas e foram deixados aos cuidados de uma outra pessoa até que a Justiça determine o que seja feito. Ativistas de direitos dos animais que estiveram no local disseram que vão ajudar com processos de adoção.

O canil clandestino foi isolado pela Agência de Fiscalização (Agefis). O cruzamento dos bichos ocorria no próprio local. A diretora-geral da Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal (Proanima), Simone Lima, disse que uma veterinária foi chamada para auxiliar na elaboração do laudo técnico que identificou os maus-tratos.

"Não existe destino mágico para onde levar animais. A Proanima sabe que algumas pessoas que fizeram as denúncias estão dispostas a adotar os animais.” Além dos ativistas, representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária acompanharam a operação e averiguaram as condições em queA dona do canil, uma aposentada de 73 anos, enfrentava problemas com a administração do condomínio. Ela havia sido notificada duas vezes por suspeita de comércio ilegal de cães na área residencial. A polícia ainda investiga para saber se havia outros envolvidos. Até o momento, apenas a proprietária foi autuada pelo crime de maus tratos aos animais.

Segundo o síndico do condomínio, Pedro Humberto, a moradora não permitia a entrada da administração na casa dela, mesmo quando a vigilância sanitária foi chamada pela administração. “Estamos apoiando integralmente as ações realizadas. Como ela sempre impediu nossa entrada à casa, achávamos que era um canil pequeno, com no máximo dez cães. A condição em que viviam esses cachorros é de estarrecer”, afirmou.

O síndico declarou que o condomínio pretendia mover um processo contra a moradora. Segundo moradores do local, a atividade era realizada havia oito anos. os animais eram abrigados.

G1

Governo avalia multa para quem não permitir visita de agentes


O governador Camilo Santana (PT) estuda apresentar à Assembleia Legislativa do Ceará projeto de lei que prevê a aplicação de multa a quem se recusar a receber agentes de combate às endemias. O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante o lançamento do Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, no Centro de Eventos do Ceará. Segundo o governador, a legalidade da medida tem sido discutida com membros do Judiciário e do Ministério Público.

Na solenidade, foi anunciada a formação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito vetor. Entre as principais ações do programa, estão as metas de visitar todas as residências do Ceará em janeiro de 2016 e telar todas as caixas d’água ao longo do próximo ano, em parceria com o Exército. O governo vai envolver, ainda, as prefeituras municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de funcionários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O plano prevê ainda a criação de brigadas que vão combater focos do mosquito em prédios públicos. “Fiz questão de chamar todos os secretários para mostrar o compromisso do Estado. Vamos lançar também uma grande campanha educativa para estimular a população a prevenir e combater a proliferação de focos do mosquito”, anunciou o governador.

O secretário da Saúde do Estado do Ceará, Henrique Javi, reforçou que o mesmo mosquito está por trás de três doenças: dengue, chikungunya e zika. “A chikungunya tem, como sintomas característicos, dores intensas das articulações e curvamento do corpo. Já a zika, se não for combatida, poderá gerar um dos maiores problemas de saúde pública dos últimos séculos no País, por conta de sua associação com a microcefalia”, afirmou.

A preocupação com a microcefalia se intensificou após o Ministério da Saúde confirmar, em novembro, que o aumento de casos desse tipo de má-formação congênita, principalmente no Nordeste, tinha relação com o surto de zika. “No início do ano, achávamos que a zika era uma ‘dengue fraca’, mas, para nossa surpresa, o que era preocupação menor agora já extrapolou o alerta vermelho”, destacou.

Todos contra o mosquito

Ao todo, serão quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde para intensificar as vistorias no Estado. Além disso, o Exército Brasileiro deve agir de forma pactuada, na instalação de telas de proteção em caixas d’água. De acordo com o comandante da 10ª Região Militar, general Freire Gomes, “a presença de um soldado acompanhando o agente de combate às endemias dará mais segurança ao cidadão que às vezes teme abrir sua residência por conta de assaltos”.

Para dar suporte às ações, serão utilizadas três toneladas de larvicida na eliminação do Aedes aegypti. O material já foi distribuído para os 184 municípios cearenses. 

Saiba mais

A formação do comitê foi justificada pelo Governo do Estado pela confirmação da relação entre a zika e os casos de microcefalia no Nordeste.

Na última sexta-feira, 18, O POVO divulgou que o número de casos de microcefalia associados à zika no Ceará aumentou 60% em uma semana. O Estado já registrou 127 casos de microcefalia este ano.

Dicas

1. Manter a caixa d’água limpa e bem tampada.

2. Limpar o quintal no mínimo uma vez por semana, retirando todo o lixo.

3. Evitar nos quintais objetos que possam acumular água.

4. Amarrar o saco de lixo e só colocar na calçada nos dias de coleta.

5. Nunca jogar lixo nas ruas. Até numa tampinha de refrigerante o mosquito pode se multiplicar.

6. Deixar as calhas sempre limpas.

7. Pneus usados devem ficar em locais cobertos.

8. Garrafas devem ficar com a boca para baixo.

9. Antes de armazenar água, lavar bem, com sabão e escova, baldes, bacias e potes, que devem ficar tampados.

10. Limpar a bandeja que fica detrás da geladeira.

11. Manter os ralos limpos telados, com os aparelhos sanitários sempre fechados.

12. Receber o agente de endemias em sua residência.

13. Evitar cultivo de plantas com água. Água acumulada, por menor que seja a quantidade, é um risco para a criação do mosquito.

127 casos de microcefalia estão em investigação no CE quanto à relação com o zika vírus

O Povo Online

Governo propõe salário mínimo de R$ 865,50 em 2016


O governo federal propôs, por meio do projeto de orçamento do ano que vem, enviado nesta segunda-feira (31) ao Congresso Nacional, que o salário mínimo seja elevado dos atuais R$ 788 para R$ R$ 865,50 a partir de janeiro de 2016, com pagamento em fevereiro do próximo ano.

O salário mínimo serve de referência para mais 46 milhões de pessoas no Brasil.

Mínimo acima de R$ 1000 em 2019 
O governo informou que projeta um salário mínimo de R$ 1020,80 para o ano de 2019.

A correção do salário mínimo é definida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice de inflação calculado pelo IBGE, do ano anterior ao reajuste, somada ao aumento do PIB de dois anos antes, o que proporciona ganhos reais – acima da inflação – para os assalariados, mas somente se o PIB tiver crescimento. Essa fórmula de correção vale até o ano de 2019.

Valor ainda pode mudar

Esse valor proposto para o salário mínimo em 2016 pelo governo federal, entretanto, ainda pode ser alterado no futuro, com base nos parâmetros estabelecidos para sua correção (crescimento do PIB do ano de 2014 e da inflação, medida pelo INPC, deste ano).

O que estava previsto antes
Em 2012, quando enviou a proposta da LDO de 2013, o governo previa que o salário mínimo superasse a barreira dos R$ 800 já em 2015. Mas o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficou abaixo do que o governo esperava naquela época, o que resultou em uma alta menor do mínimo - para R$ 788 neste ano.

Em abril de 2013, na proposta da LDO do ano seguinte, o governo previa que o salário mínimo somaria R$ 849,78 em 2016. Em março do ano passado, na proposta da LDO de 2015, a estimativa do Executivo para o valor do salário mínimo de 2016 já havia recuado para R$ 839,24. Em abril deste ano, quando foi feita a proposta da LDO de 2016, o valor proposto era de R$ 854.

G1

Roubo à estabelecimento comercial em Russas


Nesta Segunda(20), por volta das 17h30min, na localidade de Ilhota, zona rural de Russas, foi vitima de roubo a comerciante Maria de Fátima de Lima, 47 anos, natural de Russas, a mesma estava em sua barraca Som das Águas, situada às margens do Rio Jaguaribe, quando foi surpreendida por dois indivíduos que chegaram em uma motocicleta, características não anotadas, sendo um armado de revolver, que após renderem a vítima, subtraíram uma quantia em dinheiro não informada e 05 (cinco) litros de bebidas, em seguida fugiram. Os PM estão em diligencias no intuito de identificar os indivíduos, bem como, efetuar a prisão dos mesmos.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por furto de reboque de moto em Russas


No último Domingo(20), por volta das 23h50min, na Vila São José, Russas, foi preso MARCIO GREYCK SILVA ALVES, solteiro, agricultor, natural de Russas, residente na Lagoa do Toco, o qual acabara de furtar um reboque de moto, de propriedade de DEMONTIER DE LIMA, 47 anos, comerciante, natural de Russas, residente na rua Diva Barbosa Meleve. Os PM se depararam com o acusado levando o reboque a pé e após averiguações, constataram que o reboque era fruto de furto, conduzindo assim MARCIO e o objeto do furto À DRPC para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Roubo de moto em Russas


Nesta Segunda(21), por volta das 09h30min, compareceu no quartel do 1º BPM, em Russas, JOSE WILLAME DO NASCIMENTO SANTOS, 28 anos, solteiro, oleiro, natural de Aracati, residente no Sítio Ingá, na cerâmica de propriedade do SINÉ, o qual informou que no sábado a noite (dia 19.12.2015), por volta das 20h00min, foi rendido por quatro indivíduos armados que trafegavam num carro Fiat Palio de cor branca, os quais roubaram a moto Honda NXR 125 Bros de cor vermelha, ano 2005, de placa HUV-9846.  

Com Informações do 1ºBPM

Mulher é presa por deixar as filhas em cárcere privado e sem alimentação


Duas crianças de 3 e 7 anos de idade foram resgatadas pela Polícia e pelo Corpo de Bombeiros Militar depois de uma denúncia de abandono . O caso ocorreu na noite do domingo no bairro Alto Alegre 2, no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O fato ocorreu por volta de 23 horas, depois de várias denúncias  dos vizinhos. As duas meninas  estavam em situação de abandono de incapaz e cárcere privado, conforme comprovaram policiais do Ronda do Quarteirão que foram atender à ocorrência.

A mãe das meninas (identidade preservada) havia saído de casa pela manhã e deixou as duas filhas trancadas dentro de casa e sem alimentação. Com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar, os PMs conseguiram abrir os portões da casa e retirar as crianças.

Repetição
No momento em que era feito o resgate, a mãe das crianças apareceu e recebeu voz de prisão em flagrante. Apesar de terem sido feitos vários contatos, nenhum representante do Conselho Tutelar daquele Município compareceu ao local, na Rua 8, para auxiliar no atendimento.

Segundo relatos de vizinhos, a situação se repete praticamente todos os fins de semana. Um dos militares informou que aquela era a  segunda vez que recebia a missão de resgatar r as mesmas crianças na mesma situação.  A avó materna das meninas contou que sua filha não aceita os conselhos de evitar que as garotas fiquem sozinhas em casa e sem comida.

Blog do Fernando Ribeiro

Roubo a posto de combustíveis, seguido de prisão de quadrilha, recuperação de moto roubada e apreensão de arma de fogo, em Russas


Nesta Segunda(21), Por volta das 09h30min, na rua Cel. Araújo Lima, Russas, mais precisamente no posto de combustíveis Ypiranga, de propriedade de Pascoal e Coelho Comercial de Petróleo LTDA, dois indivíduos numa moto de cor vermelha, um trajando calça jeans e blusa preta e usando capacete, armado a revólver e outro de calça jeans e blusa azul usando capacete, renderam os funcionários e levaram uma quantia não informada. PM compareceu ao local e passou a diligenciar. Que posteriormente, informes davam contas de que os autores do assalto teriam sido KILDO e LUQUINHA, com apoio do LUCAS SAUANO, que de imediato foi repassado a informação para os PM’s de serviço e de folga, e as cidades vizinhas, sendo que por volta das 13h00min à composição do BPtur abordaram 04 (quatro) indivíduos de frente a loja Chilly Beans, na Rua da Broadway em canoa quebrada, Aracati. Durante a abordagem foi encontrado de posse do grupo uma quantia de R$ 9.522,00 em espécie, e que nenhum dos suspeitos não apresentou qualquer identificação, motivo pelo qual foram conduzidos para averiguação. Ao chegar a DPC de Aracati, foram identificados como prováveis suspeitos do envolvimento ao roubo a um posto de gasolina na cidade de Russas, no dia de ontem. São eles: 
Da esquerda para a direita: Kildo/Artur/Lucas Wesley - Fotos:Plantão Policial do Ceará

Lucas Sauano - Foto divulgação: Facebook
01) KILDO LEANDRO MATOS LEITE, 23 anos, natural de Russas, Solteiro, desocupado, residente na Rua Alfa, Catumbela, Russas. 02) ARTUR CESAR BEZERRA DA SILVA, 23 anos, natural de Russas, desocupado, residente na Vila Gonçalves, Russas. 03) Lucas Wesley, mais dados nao informados, 04) LUCAS SAUANO DE SOUSA MARTINS, 20 anos, natural de Russas, solteiro, desocupado, residente na Rua Monsenhor João Luiz.

O Superior comandante da 2º Cia / 1ª BPM, depois de contato com a delegacia de Polícia Civil de Russas, determinou que a composição do BPtur, conduzisse os suspeitos para aquela regional, onde está sendo feito todos os procedimentos cabíveis. 

Foto divulgação Policia Militar
Que neste meio tempo, na cidade de Russas, foram abordadas nas proximidades da DRPC, pela PM, três jovens sendo duas irmãs 1ª MARIA LORENA CAVALCANTE DO NASCIMENTO, 20 anos, 2ª I. L. C. N. 16 anos, e uma irmã do KILDO, CINTIA DE MATOS LEITE, 19 anos, a qual em seu celular foi encontrado uma mensagem via Whatsapp, onde KILDO afirmou que havia feito uma parada pela manhã e posteriormente foi descoberto um áudio em que KILDO dizia: “FIZ UMA PARADA DE TRINTA MIL MUIÉ”. Que dando sequência às diligencias, a equipe da F.T.A de Russas seguiram até a residência de ARTUR, onde foi encontrada a moto Honda CG 150 Titan de cor vermelha, ano 2008, de placa NQO-9883, a qual fora usada no assalto ao citado posto Ypiranga, moto esta que após verificação no sistema apresentava queixa de roubo/furto, a mochila que foi usada no assalto e um revólver calibre 38, marca Taurus, nº 588117, com seis munições intactas, além de 02 capacetes e dois aparelhos celulares das vítimas do posto de combustíveis. Que foram conduzidas também a madrasta e Avó (madrasta) de ARTUR Francisca Carla da Silva, 33 anos. Vale informar que na sequência das investigações, foi verificado que os celulares das três jovens, haviam sido roubados da loja Santana Celulares na cidade de Jaguaruana, no dia 16.12.2015, conforme radiograma nº 070/2015, confirmação esta que se deu pelos IMEIs dos celulares. Que as três jovens serão submetidas a procedimento por portaria pelo crime de receptação.  Foi informado também que no celular de uma das jovens foram encontradas várias fotos, entre elas uma foto de WILLIAM DIOGENES e por trás dele um fuzil. Informo-vos também que KILDO é suspeito de envolvimento na morte do ex-vereador e empresário AURELIANO RIBEIRO.

Com Informações do 1ºBPM 

Viúva é presa suspeita de articular a morte de funcionário público

Francisca Luciene Monsão Arruda, 42, foi presa no último domingo, 22, suspeita de articular a morte do companheiro, o funcionário público federal José Rilenilson Alves Arruda, 56. O homicídio aconteceu no domingo, 13, em Mulungu. O suspeito, Thiago Ferreira Costa, 22, foi preso em flagrante um dia após a morte e confessou o crime. Conforme a delegada de Guaramiranga, Janaina Bastos, o jovem e Luciene mantinham um relacionamento extraconjugal.  

A delegada informou que foi concedida a prisão preventiva da viúva neste sábado, 19, e que a Polícia Civil de Guaramiranga cumpriu o mandado de prisão no domingo, 20. A mulher estava hospedada em uma pousada no Maciço de Baturité e não prestou um novo depoimento. "Nosso receio era a fuga. Ela não tem familiares em Mulungu e populares do sítio onde eles moram disseram que ela estava se preparando para fugir. Os inspetores foram até a residência e estava fechado, o risco era eminente", relatou.  

Conforme a delegada, a arma encontrada com Thiago foi encaminhada à perícia para a realização de uma microcomparação balística, que vai comprovar ou não se é realmente a arma utilizada no assassinato de Rilenilson.

Os celulares de Luciene e Thiago também foram apreendidos. "Chegamos a ver alguns conteúdos que mostravam que eles tinham de fato um relacionamento, mas podem existir outras mensagens acerca do crime que só a perícia pode nos forneces, pois podem ter sido apagadas", comentou.  

Sobre o inquérito, a delegada ressaltou que até a próxima quarta-feira, 23, deve ser concluído e Luciene deve ser indiciada por homicídio qualificado. Outro motivo para pedir a prisão, conforme a delegada, foi evitar que ela induzisse o namorado a mudar o depoimento. No primeiro depoimento de Thiago à Polícia que Luciene forneceu R$ 2 mil para a compra da arma usada no assassinato.


O suspeito diz que Rilenilson era violento com a esposa e que isso o teria motivado a matá-lo. 

Defesa 
 
O advogado de Luciene, Roberto Leal, disse ao O POVO que a cliente nega qualquer envolvimento na morte de Rilenilson Arruda e que estava divorciada do marido. Os dois suspeitos, Luciene e Thiago, afirmaram ter relacionamento amoroso, mas a mulher diz não ter participação na articulação da morte e que Thiago teve a iniciativa de matar o funcionário público por contra própria. 

Conforme a delegada, para todo o município de Mulungu o casal (Luciene e Rilenilson)  eram casados e que não foi apresentado nenhum documento que comprovasse o contrário. Outro relato da delegada é de que a separação foi um golpe para evitar de pagar a pensão para a primeira mulher de Rilenilson. 

Família
 
No dia 17 de dezembro a família do funcionário público procurou O POVO Online para pedir Justiça. Segundo a irmã da vítima, Lourdes Alves Arruda, 49, o irmão estava no sítio dos parentes quando foi assassinado.

"Quando sai ele estava conversando com um rapaz, entrei e ouvi um barulho. Então escutamos outro barulho e as crianças chegaram contando que um homem havia dado um tiro. Corremos e quando chegamos, ele estava no chão todo furado de bala. O cara (suspeito) saiu correndo a pé, ele mora perto de nossa casa", relatou.  

Sobre a prisão da viúva, a irmã de Rilenilson disse que nem acreditou no primeiro momento. Por telefone, a mulher chorou e se disse mais aliviada e preocupada em procurar um advogado para que a mulher não seja liberada novamente.  "A gente nem acreditou, pois não veio ninguém da Polícia avisar, estou acreditando agora, com a reportagem ligando", explicou a familiar. 

O Povo Online

Criança de três anos é baleada; moradores queimam ônibus em represália


Uma criança de três anos foi baleada durante um tiroteio motivado por disputa de um terreno particular, na tarde desta segunda-feira, 21, em Fortaleza. Em represália, pelo menos 20 homens atearam fogo em um coletivo da linha 211, Antônio Bezerra/ Vila Velha, por volta das 21 horas, no bairro Quintino Cunha, na rua Emília Gonçalves. 

Segundo o sargento Sérgio Sales, da 4ª Cia do 5º Batalhão da Polícia Militar, à tarde um grupo chegou ao terreno, que estaria ocupado há um mês, ordenando que as pessoas se retirassem. "Um pessoal à paisana dizendo ser Polícia mandou que saíssem todos. Houve tiroteio e revide de ambas as partes, surgiu um disparo que atingiu uma criança", relatou. 

A menina, ainda não identificada, foi encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. Não há informação sobre o estado de saúde.

Conforme o policial militar, revoltados com a situação, cerca de 20 homens quebraram as vidraças, roubaram o dinheiro do caixa e atearam fogo no coletivo.

O sargento Sérgio disse que ninguém foi preso e que a investigação do caso deve ficar a cargo da Polícia Civil. Moradores, que preferiram não se identificar, disseram que existiam mais de 30 famílias e uma viatura da PM esteve na comunidade. 

Os homens à paisana teriam chegado com gasolina e ateado fogo nos barracos que estavam construídos. 

O coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, coronel Ribamar Rodrigues, informou que nenhuma viatura dos bombeiros foi acionada para o local, pois o fogo foi controlado por populares. “O grupo ateou fogo, mas o princípio de incêndio foi debelado e ninguém ficou ferido”, disse.

O POVO Online