-->

domingo, 5 de janeiro de 2020

Corpo de general morto pelos EUA no Iraque chega ao Irã

Transmitido ao vivo pela TV estatal do país, o cortejo fúnebre teve início na cidade de Ahvaz por volta das 8h (1h30 no horário de Brasília) e deve chegar à cidade sagrada de Mashhad
Mulher iraniana segura uma foto de Soleimani em seu funeral
AFP

O corpo do general iraniano Qassem Soleimani, morto na madrugada de sexta (3) após um ataque com drones realizado pelos Estados Unidos no aeroporto de Bagdá, no Iraque, chegou neste domingo (5) ao Irã, informou a agência de notícias estatal IRIB. 

Transmitido ao vivo pela TV estatal do país, o cortejo fúnebre teve início na cidade de Ahvaz por volta das 8h (1h30 no horário de Brasília) e deve chegar à cidade sagrada de Mashhad. Antes disso, no sábado (4), o corpo já havia passado pelas cidades iraquianas de Karbala e Najaf, consideradas sagradas pelos muçulmanos xiitas.


Considerado um herói em seu país, Soleimani terá um funeral de quatro dias. Na segunda-feira (6), o cortejo deve chegar à capital do Irã, Teerã, e, na terça-feira (7), o corpo do chefe do Quds, braço de elite da Guarda Revolucionária do Irã, será sepultado em Kerman, cidade natal do general.

Assim como ocorreu em Bagdá, no Iraque, a procissão foi tomada por gritos de "morte aos EUA" e pedidos de vingança imediata. Estavam presentes no cortejo o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, o chefe das forças pró-Irã no parlamento iraquiano, Hadi Al Ameri, o ex-primeiro-ministro Nuri Al Maliki e vários chefes de facções xiitas.

O general abatido pelos EUA era considerado o principal chefe militar do Irã e liderava há mais de 20 anos a força Quds, responsável pela inteligência e por conduzir operações militares secretas no exterior. De acordo com o governo norte-americano, Soleimani é responsável pela morte de 700 militares americanos em todo o mundo.

Funeral de Qassem Soleimani
Considerado um herói em seu país, O funeral de Soleimani reuniu dezenas de milhares de iranianos e deve durar quatro dias
AFP

Após a morte de Qassem Soleimani, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou o major-general Esmail Qaani como novo comandante da Guarda Revolucionária.

Já nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump foi criticado por parlamentares por não obter aprovação prévia ou notificar o Congresso a respeito do ataque, que causou um aumento dramático na tensão entre o Irã e os Estados Unidos e seus aliados.

Repercussão internacional

A ofensiva causou reação de líderes políticos, entre eles, países membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como China, Rússia e França. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, pediu "calma e contenção", principalmente aos Estados Unidos, para evitar "novas escaladas de tensões".

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, por sua vez, condenou o assassinato como "um passo aventureiro que levaria a tensões crescentes em toda a região". Já a França, por meio da vice-ministra de Relações Exteriores, Amelie de Montchalin, afirmou que "a escalada militar é sempre perigosa" e indicou que o presidente francês, Emmanuel Macron, tenta, nos bastidores, promover a reconciliação entre "todos os atores da região". 

O ministro das relações exteriores do Irã, Javad Zarif, foi além: classificou o ato dos Estados Unidos como "terrorismo internacional" e "extremamente perigoso e tolo", em sua conta no Twitter. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e seu presidente, Hassan Rohani, também condenaram o ataque como criminoso e prometeram retaliação.

A Guarda Revolucionária disse que o ato fortaleceu a determinação de vingança. "A breve alegria dos americanos e dos sionistas se transformará em luto", disse o porta-voz Ramezan Sharif na televisão estatal. 

Poucas horas após o ataque, os Estados Unidos recomendaram a seus cidadãos que deixem o Iraque "imediatamente", seja "de avião enquanto é possível", já que o bombardeio aconteceu no aeroporto de Bagdá, seja por via terrestre para outros países da região.

Red; DN

Ceará acerta contratação do atacante Rafael Sóbis

O Alvinegro oficializou a contratação neste domingo (5)
Em 2019, Sóbis marcou seis gols em 46 partidas pelo Internacional
Foto: Ricardo Duarte / Internacional

O atacante Rafael Sóbis será jogador do Ceará em 2020. A negociação, que se desenrolava há alguns dias, teve um desfecho neste domingo (5) e o atleta defenderá o Alvinegro durante esta temporada, com vínculo até o fim do ano.

Vontade antiga do Ceará, Sóbis marcou 6 gols em 46 jogos pelo Inter na última temporada, já tendo conquistado duas Libertadores com a equipe gaúcha, além de um Brasileirão pelo Fluminense e uma Copa do Brasil pelo Cruzeiro.

Como o Diário do Nordeste antecipou, Rafael Sóbis tinha interesse em defender o Vovô. A vontade do jogador foi determinante para o acerto.

Sóbis vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 8 jogos e marcou 1 gol. O atacante ainda vestiu a amarelinha na Copa do Mundo Sub-20, em 2005, e nas Olímpiadas de Pequim, em 2008, quando marcou 2 gols e conquistou a medalha de bronze.

Esta é a 6ª contratação do Vovô para 2020, que já acertou também com o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o lateral-direito Eduardo, o zagueiro Tiago Pagnussat, o volante Charles e o atacante Rodrigão.

Rafael Augusto Sóbis do Nascimento (Rafael Sóbis)
Posição: Atacante
Nascimento 17/06/1985 (34 anos)
Naturalidade: Erechim-RS
Altura: 1,72
Peso: 66 Kg
Clubes: Internacional, Real Betis/ESP, Al Jazira/EAU, Fluminense, Tigres/MEX, Cruzeiro e Ceará/CE.

Fonte; DN


Adolescente dá à luz em vaso sanitário sem saber que estava grávida; bebê é trazido a Fortaleza

O recém-nascido foi transferido de helicóptero partindo de Itapipoca, onde nasceu. Além dele, uma outra bebê foi levada no dia seguinte de Sobral à capital cearense com a ajuda de aeronave da Ciopaer

Uma adolescente, de 17 anos, não sabia que estava grávida e deu à luz no vaso sanitário de um banheiro do Hospital São Camilo, em Itapipoca. O recém-nascido precisou ser transferido para Fortaleza com a ajuda de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) nesta sexta-feira (3). 

Fonte; DN


Veja 10 aparelhos que mais consomem energia elétrica mesmo desligados

Eles podem até estar desligados, mas se estiverem na tomada deixam um rombo em sua conta de luz. Veja os 10 aparelhos que mais consomem energia elétrica.
Sua conta de energia é alta e você vive procurando lembrar o que fez de errado durante o mês? Se você levou uma vida normal, sem qualquer tipo de consumo extra, como receber visita por alguns dias; é provável que energia elétrica esteja sendo consumida por aparelhos domésticos que você desliga, mas não tira da tomada.

Sim, a gente sabe que esse é o tipo de conversa que sua avó ou seus pais viviam repetindo por aí, mandando você não esquecer de “puxar” a TV ou o videogame da tomada; mas a verdade é que eles têm razão. Mesmo desligados, os eletrônicos e eletrodomésticos consomem energia elétrica, mesmo sem estar em atividade, para manter suas luzes, timers e outras funções ligadas. Isso obviamente, reflete em sua conta de energia.

O pior de tudo é que a TV e o videogame, como dissemos, estão longe de serem os únicos vilões no consumo de energia em sua casa. Nem mesmo seu carregador de celular está livre desse problema e pode subir sua conta em até 10%, caso você o deixe conectado à tomada mesmo fora de uso.

É assim também com o computador, com a cafeteira, com o micro-ondas e com inúmeros outros aparelhos que a gente ama deixar na tomada, só para ver aquela luzinha de stand-by acesa, sabe? Mas, o mais chocante mesmo é a quantidade de energia que eles podem consumir!
Veja 10 aparelhos que mais consomem energia elétrica, mesmo desligados:

1. Computador

Seja no escritório, seja em casa, a verdade é que todo mundo tem preguiça de desconectar o computador de mesa da tomada. Não é mesmo?

O problema é que, mesmo não estando completamente ligado, o desktop consome energia elétrica: em repouso, por exemplo, ele consome até 21W por hora. Em ação, esse consumo passa para 80W por hora, o suficiente para manter quatro lâmpadas fluorescentes ligadas durante todo o dia.

2. Videogame

Outro dos aparelhos que parecem inocentes é o videogame, no entanto, o consumo de energia elétrica desse tipo de eletrônico é alto. Em funcionamento, eles consomem até 23W por hora e, desligados, mas conectados à tomada, eles puxam 1W por hora!

3. Aparelho de som

Sim, essa é uma “espécie em extinção” entre os aparelhos domésticos, mas tem gente que ainda o utiliza e, claro, o deixa ligado constantemente à tomada. Aliás, se estiver desligado, mas plugado, ele consome até 15 W por hora. Isso faz com que ele consuma até 20% mais energia elétrica se passar uma hora desligado, mas plugado, que se passar uma hora ligado em volume baixo.

4. Notebook

Este é um dos aparelhos mais utilizados da lista e, por isso, um dos mais preocupantes. Isso porque, se você deixá-lo ligado à tomada, mesmo desligado, o consumo de energia elétrica é muito alto: mais de 15W por hora.

5. Telefone sem fio

Este é meio complicado de tirar da tomada, mas, na verdade, ele consome bastante energia elétrica. Ao todo, são 3W por hora, durante todo o tempo que ele permanece conectado, mesmo sem estar em operação.

6. Micro-ondas

Sabe quando você não está usando o micro-ondas, mas deixa o timer ligados? Isso é o suficiente para consumir mais de 3W por hora.

7. Televisão

Quem, nesse mundo, desliga a TV da tomada? Ninguém faz isso, mas deveria. Mesmo sem mostrar imagem alguma, se estiver com a luz de stand-by ligada, ela está consumindo energia elétrica por causa de seus painéis de luz, sensores e outros recursos. Só para você saber, ela pode consumir até 3W por hora, mesmo desligada.

8. Carregador de celular

Confesse, você também deixa o carregador do celular ligado na tomada, mesmo quando não está carregando o celular, não é mesmo? Isso pode não parecer nada, mas faz diferença na conta de energia no final do mês, já que o consumo médio de um carregador é de 0,26W por hora quando não está em uso e de 1W a 5W por hora, mesmo quando um aparelho totalmente carregado está ligado nele.

9. Decodificador de TV a cabo

E, se ninguém desliga a TV, o que dizer do decodificador da TV a cabo? Embora seja ótimo só ter que pegar o controle na hora de assistir seu programa favorito, se você fizer um esforço a mais e só ligar este aparelho na tomada neste momento, você vai impedir que ele consuma de 6,5 W a 14 W por hora.

10. Cafeteira

Sim, manter seu cafezinho quente custa dinheiro. A cafeteira elétrica, por exemplo, consome 1W por hora só de ficar com o cabo de energia conectado na tomada.

Fonte: Show de Dicas


Picolé de cerveja é criado no Pernambuco e vira aposta para o carnaval


Produto foi desenvolvido ao longo de quatro meses e leva a bebida do tipo American IPA (India Pale Ale), conhecido pelo amargor alto e sabor frutado.


Em 2020, duas opções gastronômicas para refrescar o calor viraram um único produto: picolé de cerveja. A criação pernambucana mistura a textura de um picolé com o aroma e sabor de uma cerveja artesanal. Ela é uma aposta de duas empresas do estado para o verão e as prévias carnavalescas. As informações são do G1.

Desde a ideia até a criação do primeiro protótipo, as duas companhias levaram sete dias. Depois de quatro meses e outros dois picolés experimentais, a versão final passou pelo crivo de um comitê de inovação, formado por especialistas em sorvete e cerveja, até ser lançada pelas marcas Frisabor e Ekäut.

A escolhida foi uma cerveja American IPA (India Pale Ale), tipo encorpado da bebida, com sabor frutado e amargor alto. “Durante os testes, fizemos experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual. Colocamos uma base neutra e deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja no palito”, afirmou o gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho.

Sem leite ou outro produto de origem animal na composição, o picolé também é vegano. “Percebemos que a base de leite mascarava um pouco o sabor da cerveja, então decidimos tirar para preservar o sabor. É uma criação que tem como alvo o público cervejeiro”, afirmou o diretor executivo da Ekäut, Diogo Chiaradia.

Com 3,25% de teor alcoólico, o picolé é liberado apenas para maiores de 18 anos. “O nosso foco grande é no verão e no nosso carnaval, mas no Nordeste, o picolé tem uma sazonalidade muito menor do que no Sudeste, porque a gente tem verão o ano inteiro, praticamente. Então é um produto que vai perdurar o ano inteiro”, afirmou Charadia.

Após a produção do primeiro lote, a expectativa é que o consumidor possa encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço de R$ 7. "Já estamos pensando nos próximos produtos a partir da parceria", afirmou o diretor geral da Frisabor, Gustavo Neves.

Sobral 24

Os melhores PNEUS e Baterias de Russas CE

BARBÁRIE EM SOBRAL: FILHO MATA A PRÓPRIA MÃE


Um crime bárbaro foi registrado na tarde deste domingo (5), por volta das 16h00, na rua das Dores, nas proximidades do restaurante Delícia, em Sobral.


O filho assassinou a própria mãe com uma facada na garganta.

A vítima foi identificada como Maria Terezinha Dias Menezes, 74 anos, residia na rua das Dores, Centro de Sobral.

O criminoso foi identificado como José Eduardo Dias Menezes, 21 anos.

Após o crime, o acusado fugiu e se escondeu dentro do banheiro da igreja da Sé, mas foi localizado pela Polícia.

Informações dão conta que o meliante matou sua genitora porque ela não deu dinheiro para ele comprar drogas.


José Eduardo foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por feminicídio.

Fonte; Sobral 24 horas