-->

terça-feira, 8 de abril de 2014

Após 8 dias, mais uma cidade cearense registra tremores de terra




Após tremor de terra ser registrado na cidade de Paramoti, no Sertão Central, foi a vez da cidade de Iracema, localizada na Região Jaguaribana, ter contabilizado um sismo, de magnitude2.8 na escala Richter. A constatação foi feita às 7h42, no horário local, pelo  Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(LabSis/UFRN), em parceria com a Defesa Civil do Estado.
O epicentro do tremor preliminar foi determinado no município de Iracema, na divisa com o município de Jaguaribara. Segundo o laboratório, uma determinação mais precisa será feita após a coleta de dados das estações mais próximas.
Ainda de acordo com o laboratório, em seu blog oficial, o sismo não foi sentido na sede da cidade.  Segundo informações do técnico Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, o evento foi sentido em Jaguaribe. A população de outra localidade, conhecida como 'Mineiro', ao sul do município de Jaguaribara, também foi afetada pelo fenômeno, mas não na sede do município. 
Moradores se assustam com fenômeno
Outro tremor de terra ocorreu na cidade de Paramoti, a 110 km de Fortaleza, na manhã do último dia 31, assustando moradores.  O comerciante José Alencar disse que confundiu o abalo com um trovão em um primeiro momento. "Achei que era um trovão, tremeu a parede inteira. Muita gente sentiu", afirmou.
Entretanto, esta não é a primeira vez que Paramoti é afetada por tremores. Dois tremores foram registrados em 1997, um em 2012 e outro em 2013 também ocorreram na cidade. 
Créditos ao Diário do Nordeste.