-->

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

*Delegacia Regional de Russas em ação *

Ação da Polícia Civil de Russas resulta na prisão de suposto estelionatário procurado em três Estados.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Em uma negociação iniciada pela internet, Edmar Batista Nogueira do Nascimento teria acertado a compra de um veículo pertencente a um morador da Cidade de Russas. Porém, o pagamento teria sido realizado através de depósito bancário com um envelope vazio.

Iniciadas as investigações, constatou-se que Edmar teria levado o veículo para a Cidade de Fortaleza.
A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
No dia de hoje, Policiais Civis da Delegacia Regional de Russas, com apoio de policiais da DRFVC, conseguiram localizar o suspeito na sede do DETRAN da Capital Cearense.

No momento da abordagem, o individuo apresentou um documento de identidade falso, que teria sido comprado no Estado do Mato Grosso do Sul, motivo pelo qual, foi preso em flagrante delito pelo crime de uso de documento falso.

Natural do Estado de Rondônia, o flagranteado está sendo procurado por supostos estelionatos ocorridos em diversos Estados do Brasil. Contra ele, constavam 03 Mandados de Prisão em aberto, oriundos dos Estados de Sergipe, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O veículo adquirido ilegalmente foi devidamente apreendido e restituído ao legítimo proprietário.

*Polícia Civil Ceará: A sociedade em primeiro lugar*

Blog; Erivando Lima

Os melhores PNEUS e Baterias de Russas 
Rua; 25 de Agosto
Fale com Ricardo Amaral

Jovem russano perde a vida em tombamento de caminhão em três corações Minas Gerais

A imagem pode conter: céu, fruta, atividades ao ar livre e comida



A imagem pode conter: atividades ao ar livre

O acidente aconteceu na tarde deste Domingo na BR 381  ( Fernando Dias ) em Três Córaces  no estado de Minas Gerais. Um caminhão carregado de melão que estava indo para São Paulo tombou na  apos perder o controle veio a rodar e tombar, o caminhão era guiado pelo seu proprietário conhecido como gavião,no momento do tombamento o jovem Mateus Thiago 20 anos que estava no banco do passageiro e no momento do tombamento foi jogado para fora não resistindo a lesão que sofreu veio a óbito no local.

Informação chegada ate a nossa reportagem o corpo da vitima estará chegando a Russas nesta Terça Feira por volta das 19 horas, e sera sepultado na quarta feira no cemitério de Borges;

Informação passado por um membro da família;

Blog; Erivando Lima

Programa Trovão de notícias na TV TROVÃO do Vale de 13hs às 15hs com Rozil Bezerra, Erivando Lima, Genilson Marque e Jota Damasceno na Técnica. - 16 de setembro 1

Mais de mil PMs são afastados, por ano, para tratamentos psiquiátricos

O dado contabilizado pela Associação dos Praças da Polícia Militar e dos Bombeiros, a partir da soma de estatísticas de 2015 até agosto de 2019, mostra a necessidade de ofertar tratamento adequado aos servidores da Corporação.

Uma rotina de trabalho, muitas vezes, cercada pelo pensamento: matar ou morrer? Quando um policial militar se forma, ele jura servir à pátria "mesmo com o risco da própria vida". A escalada da violência no Ceará foi acompanhada diretamente pelo aumento de militares, da Corporação do Estado que precisaram se ausentar das suas funções devido a licenças médicas para tratamentos psiquiátricos.

De acordo com dados da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), de janeiro de 2015 até agosto de 2019, pelo menos, 5.188 policiais militares foram afastados devido a transtornos mentais - uma média superior a mil casos anualmente. Neste ano, já são 840 licenças para tratamentos psiquiátricos, número que supera os 761 afastamentos de 2018.

Para a Aspramece, os números elevados são resultado de décadas de omissão do Poder Público. Quem vivenciou o desequilíbrio emocional enquanto PM também garante que se sentiu desimportante perante seus superiores na Corporação. "Eu entregava atestado assinado pelo psiquiatra e era humilhado. Diziam que eu estava enrolando para faltar o serviço".

A fala é de um soldado, atualmente reformado. Sob a condição de não ser identificado, o homem que esteve na ativa durante uma década, conta que sofreu perseguição e que os oficiais não deram a devida atenção ao seu problema de saúde. "Minha vida era normal e depois fiquei estressado com o meu serviço. Sofri muita humilhação. Não era respeitado. Precisei de ajuda porque já vinha perdendo o controle e discutindo com os meus chefes", disse o militar.

O PM precisou de diversas licenças até conseguir ser reformado. Ele recorda que chegou a ser atendido uma vez por um psiquiatra no antigo Hospital da Polícia. Depois disso, nunca mais encontrou vaga para o atendimento. Com o passar do tempo e ainda em serviço, começou a ser acompanhado por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Então, veio o diagnóstico médico: esquizofrenia.

"Nos consultórios, eu comecei a ouvir que eu tinha mania de perseguição. Sempre achava que tinha alguém atrás de mim querendo me matar. Com um tempo eu admiti a verdade. Eu poderia ter crescido na Corporação. Quem sabe hoje seria um tenente? Nunca usei drogas, não bebia... Eu não tinha mais vontade de fazer nada. É um serviço muito estressante, muito desgastante e com muita preocupação, inclusive com a nossa própria vida, sem saber quando o bandido que a gente prendeu ia ser solto e se ia atrás da gente. É claro que tudo isso mexe muito com a cabeça", contou o policial militar.

840

Licenças para tratamentos psiquiátricos contabilizadas apenas em 2019, segundo a Aspramece. O número já supera os 761 afastamentos de todo o ano passado


Clamor

A Aspramece afirma que a solicitação de apoio psicológico e psiquiátrico para os policiais militares é um pedido antigo e que, devido ao descaso, tem consequências que vão além do afastamento, indo do déficit de militares nas ruas até a medida mais drástica: o suicídio. O sargento Pedro Queiroz, diretor da Associação, pontua que em 2019 sete policiais militares do Ceará se suicidaram.

O 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referente aos dados do ano passado, aponta que em 2018 foram dois policiais militares que se suicidaram no Ceará. Segundo ele, a omissão faz com que o problema se ramifique e chegue também a um outro dilema, a drogadição na Polícia.

"Antes, era o álcool que liderava a patologia de dependência química. Agora, eles começam nas drogas lícitas e se aprofundam. Como não temos um equipamento para tratamento contínuo destes PMs, eles acabam no atendimento ambulatorial, sem recuperar o psíquico.

Nós temos notícias também que os medicamentos tarja preta são muito utilizados pelos nossos colegas. Não conseguimos relatar um percentual sobre a drogadição, mas sabemos que os números aumentam. O policial vai se vendo em uma situação de abandono de todos os lados e então acontecem os suicídios", afirmou Queiroz.

861

Atendimentos psicológico pela Abips no primeiro semestre de 2019

A Associação pontua que os números não mentem e demonstram a necessidade de continuar a luta em prol de ajuda à saúde mental dos servidores: "quem não adoece sendo submetido a situações traumáticas internas e externas durante sua atividade profissional?", indaga.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) realiza o trabalho de acolhimento dos profissionais de segurança que necessitam de atendimentos especializados de saúde, com apoio de psicólogos e assistentes sociais.

Por nota, a Pasta informou que ainda para o segundo semestre deste ano, o atendimento especializado deve aumentar, quando a Abips passará a contar com psiquiatras e fisioterapeutas. A Secretaria explica que a Abips está em fase de ampliação para o Interior do Estado e Núcleos Biopsicossociais devem ser instalados em cada Área Integrada de Segurança (AIS).

Ainda de acordo com a SSPDS, a Abips realiza atendimentos de saúde aos policiais civis e militares, peritos forenses e bombeiros militares, em seus locais de trabalho. A Secretaria elencou que no primeiro semestre de 2019 foram registrados 861 atendimentos psicológicos e 130 atendimentos sociais para este público.

Sobre as ações voltadas a combater especificamente a drogadição na Polícia, a Pasta pontuou que "está em desenvolvimento, agora, um projeto capitaneado pela Assessoria, em parceria com as vinculadas, com a criação de grupos de sensibilização para detectar o uso de substâncias psicoativas entre os efetivos das corporações.

A iniciativa visa avaliar a saúde física e psíquica dos agentes, na busca de cuidar dos que estejam adoecidos e prevenir o surgimento de novos adoecimentos", concluiu a SSPDS.

(Diário do Nordeste)


Futsal F5 feminino conquista titulo da copa jaguaribana


A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Luzia Marinho, pessoas sorrindoA equipe de Futsal F5 de Russas , conquistou ontem o titulo de campeã da copa jaguaribana de futsal, copa essa que aconteceu na cidade de Jaguaribe e contou com a participação de 9 cidades da região. Na final a equipe da casa perdeu por 0 X 3 para a equipe de Russas.


Final; Jaguaribe  0 x 3 Fuutsal F5

A equipe russana e comanda por Fabio Rabelo

Erivando Lima;

 

Russas CE plantão policial


RUSSAS VIOLÊNCIA DOMESTICA

Durante o final de semana, no Bairro Lagoa do Toco em Russas, FRANCISCO EUGÊNIO SILVA SOUSA, 43 anos, foi conduzido para Delegacia, por haver agredido sua ex-companheira, chegando lá foram tomadas todas as providências.


JAGUARUANA ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Durante o domingo, no Sítio Pasta Branca em Jaguaruana, a senhora MARIA LUCILENE BORGES, 43 anos, trafegava em uma Moto XRE 300, quando colidiu com veículo VOYAGE, cor preta, a mesma foi socorrida para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.


LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Na Av. Dom Aureliano Matos em Limoeiro do Norte, BRUNO LIMA DA SILVA, 22 anos, conduzia uma Moto CG 125 FAN, 2011, com visível estado de embriaguez, quando foi conduzido para a Delegacia de Polícia em Russas para os procedimentos legais.


QUIXERÉ PRISÃO EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Na Francisco Batista de Oliveira, centro de Quixeré, ANTONIEL FREITAS COSTA, conduzia uma Moto CG 125, ano 1980, quando foi abordado pelo policiamento, notou-se que o mesmo apresentava sinas de embriaguez, sendo submetido ao teste de bafômetro e acusado a embriaguez, em seguida foi conduzido para Delegacia Regional de Polícia em Russas para os procedimentos legais.

Blog; Erivando Lima




Quixadá CE plantão policial

MORADA NOVA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Dia 15/09/2019 (domingo), por volta das 02h30min, a equipe da VTR foram averiguar uma denúncia de que uma mulher teria sido agredida por seu companheiro na zona rural de Morada Nova – Ce. A composição se deslocou até o local e constatou que realmente acontecera a agressão e que o acusado da agressão foi identificado. Familiares informaram que a vítima foi atingida com um celular, na região da cabeça, e apresentou uma camiseta em sanguentada, usada na região atingida pelo golpe. O casal foi conduzido para a DRPC de Russas, e o acusado foi preso em flagrante por infração ao ART. 129, § 9°, CÓDIGO PENAL (DEC. LEI 2848).

QUIXADÁ LESÃO CORPORAL A PAULADAS

Dia(15/09/2019), por volta das 09h, ligaram para o COPOM, informando que havia dado entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) um senhor residente no Distrito de Juatama, Quixadá-CE, vitima de LESÃO CORPORAL a pauladas. A VTR 9321, compareceu a UNIDADE HOSPITALAR, e lá tomaram conhecimento da própria vitima, a qual informou que por volta das 00h30 min, estava em um aniversário na localidade de Riacho do Meio, Distrito de Juatama, Quixadá-CE, e viu uma pessoa que estava lhe devendo um dinheiro, quando foi cobrar o seu o mesmo juntamente com outras duas pessoas, não sabendo informar quem eram, passaram a agredi-lo com pauladas e garrafadas, depois das agressões o mesmo foi levado por populares para a sua residência, e que só hoje depois de muita insistência de seus familiares foi que resolveu ir ao médico, na UPA foi constatado pelo médico plantonista, que devido as pancadas recebidas, o mesmo teve afundamento do crânio, sendo necessário seu encaminhado para a cidade de Fortaleza, para ser avaliado por um especialista. As composições Policias de serviço, estão em diligências no intuito de localizar e prender os autores das agressões. A vitima foi orientada que ao retornar da capital, a comparecer a Delegacia Regional de Policia Civil em Quixadá-Ce, para registrar a ocorrência.

Blog; Erivando Lima