-->

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Polícia prende meliantes que assaltaram loja Spilicute em Russas


A polícia militar recebeu informações sobre um roubo ocorrido no dia de ontem (09), na Rua Padre Raul Vieira, na loja Spilicute. Diante das informações deram início a diligências que resultaram nas prisões de dois indivíduos. Foram encontrados com os mesmos 08 camisas de diversas marcas, 02 capacetes e 01 simulacro de pistola utilizados no roubo. O material estava escondido no terreno interditado da câmara municipal de Russas, próximo ao CVT. 

Foi preso ainda um terceiro elemento, com o qual foi recuperado o celular Nokia X201 de cor preta de uma das vítimas do roubo, como também, a motocicleta Honda CG 125 today de cor vermelha e placa HVA9259, utilizada no roubo. A polícia realizou a prisão em flagrante dos indivíduos.

Informações da TV Russas

Cearense estava entre as 18 vítimas de acidente de ônibus em São Paulo

O ônibus levava 35 estudantes de Mogi das Cruzes para o litoral paulista ( Reprodução/ TV Tribuna )

O mensageiro de hotel Orlando Xavier, 34, seguia de São Paulo para São Sebastião, no litoral norte, quando soube da morte do primo Damião Braz dos Santos, no acidente de ônibus com estudantes universitários na rodovia Mogi-Bertioga, no final da noite desta quarta (8).

O ônibus levava 35 estudantes de Mogi das Cruzes para o litoral paulista. Ao menos 18 pessoas morreram no acidente, 17 estudantes e o motorista.

Uma conhecida que estuda em uma universidade de Mogi das Cruzes ligou para Xavier por volta da meia-noite para avisá-lo sobre uma amiga de infância deles que estava no ônibus acidentado. "Graças a Deus a Mayara sobreviveu, ela ficou ferida e está no hospital de São Sebastião", disse à reportagem, ainda na madrugada desta quinta.

Mas, ao telefonar a parentes no litoral, Xavier ficou sabendo que o primo Damião, que estudava engenharia civil na Universidade Braz Cubas, tinha morrido no acidente. "A minha prima Juliana e o filho deles Thales estão arrasados", disse, enquanto olhava o local do acidente. Ele continuava no local para saber para qual IML (Instituto Médico Legal) o corpo do primo seria levado.

Damião trabalhou por oito anos como cozinheiro no mesmo hotel em que Xavier trabalha, mas pediu demissão há cerca de três anos porque trabalhava à noite e queria fazer faculdade. "Ele saiu do hotel para trabalhar como pedreiro e realizar o sonho de estudar engenharia", disse o mensageiro.

Xavier falou com orgulho do primo. Contou que Damião era um lutador que saiu muito jovem da cidade de Mauriti (CE) para viver no litoral de São Paulo, onde conheceu a mulher Juliana Xavier dos Santos, 34. O casal estava junto havia mais de 15 anos e tinha um filho de 12 anos.

Diário do Nordeste

Filha de Eduardo Cunha também está na mira da Lava Jato


A filha do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) continuará sendo investigada, segundo informou a força-tarefa da Operação Lava Jato nesta quinta-feira, 9. Danielle Dytz da Cunha Doctorovich é suspeita de ser beneficiária da conta Kopek, cuja titularidade é atribuída à jornalista Cláudia Cruz, sua madrasta e mulher de Eduardo Cunha.

"As investigações prosseguirão em relação a Daniele Ditz, filha de Eduardo Cunha, e a outros investigados, Jorge Reggiardo e Luis Pittaluga, que atuaram como operadores para abertura da conta Netherton", aponta a Procuradoria da República.

Em março, Danielle Dytz e Cláudia Cruz tentaram se esquivar do juiz federal Sérgio Moro, símbolo da Lava Jato. Seus advogados pediram ao Supremo Tribunal Federal que rejeitasse pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de desmembramento do processo contra o presidente afastado da Câmara, e mantivessem a investigação contra a filha e a mulher de Cunha na corte máxima. O STF não aceitou e mandou a apuração para a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Os advogados Fernanda Tórtima e Ademar Borges, na ocasião, afirmaram: "não há dúvida de que (Danielle) é investigada pelos mesmos fatos atribuídos a seu pai e a sua madrasta - a saber, a suposta manutenção de conta não declarada no exterior, fato que, por si só, atrai a incidência do inciso I do artigo 77 do Código de Processo Penal, sendo de rigor a unicidade processual".

A defesa sustentou que "basta que se veja que a ora peticionária (Danielle) é apenas indicada como beneficiária da conta Kopek, cuja titularidade é atribuída a sua madrasta, e que teria sido, segundo a acusação, alimentada com valores transferidos a partir de outras contas controladas por seu pai".

ESTADÃO conteúdo

Resolução proíbe andar de bicicleta pelas calçadas de Quixeramobim

Resolução proíbe andar de bicicleta pelas calçadas da cidade (Foto: DN)

Quixeramobim. Agora, quem for flagrado andando de bicicleta pelas calçadas das ruas deste Município, poderá ter o veículo recolhido e ainda estará sujeito ao pagamento de multa. A determinação foi assinada no dia 1º deste mês, conjuntamente, pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEAFI) e a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (AMTQ).

A informação foi confirmada pela Prefeitura da cidade. O documento, assinado pelo presidente da AMTQ, Carlos Chesman da Silva, e pelo secretário de administração e financias, Ranniere Rios Veloso, proíbe também o trajeto de bicicletas pelos espaços destinados a passeios e pelas praças públicas, e o ainda proíbe o uso indevido de vias e áreas públicas de uso comum para exploração de estacionamentos privados.

A resolução garante “Poder de Polícia” para a AMTQ e demais órgãos fiscalizatórios. Quem descumprir as normas, poderá ter a bicicleta recolhida e terá que pagar multa referente às despesas de remoção para ter o veículo de volta.

Diário do Nordeste

Motorista de transporte escolar com 25 alunos perde o controle e sai da pista, em Acopiara

Transporte escolar quase tombou sobre parede de açude. Foto: do blog Wilson Filho

Um acidente envolvendo transporte de alunos na zona rural de Acopiara, na região Centro-Sul, em caminhão ‘pau de arara’, foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira,8.

O acidente ocorreu na estrada de terra no distrito de Isidoro. Segundo populares, o motorista do caminhão escolar ao tentar desviar de outro veículo (um carro do Conselho Tutelar) perdeu o controle e saiu da via, sobre a parede de um açude. A metade do caminhão ficou fora da estrada carroçável, mas não tombou. O veículo ficou inclinado e por pouco não virou, podendo causar um acidente grave.

O caminhão transportava 25 alunos das localidades de Arara, Tataíra, Bulandeira, Juá e São José dos Mundus para a Vila Isidoro.

Uma aluna ficou nervosa com o ocorrido e foi levada para o Hospital Municipal Júlia Barreto, em Acopiara. Foi medicada e liberada. No acidente, alunos teriam caído sobre outros, na carroceria, mas não houve feridos.

A assistente social da unidade hospitalar identificada por Pâmela disse que ao receber o plantão na manhã desta quinta-feira, não havia nenhum aluno internado.

O responsável pelo setor de Transporte Escolar da Prefeitura de Acopiara, José Saraiva, confirmou o acidente e esclareceu que o caminhão foi desviar um carro do Conselho Tutelar e saiu da estrada. “Foi um pequeno acidente e o próprio carro do Conselho Tutelar levou a adolescente para o hospital municipal porque ela estava nervosa, mas ninguém ficou ferido e o município prestou toda assistência aos alunos”, informou. Saraiva disse que na tarde desta quinta-feira iria ao local do acidente e conversaria com o motorista que também ficou nervoso.

A secretária de Educação de Acopiara, Luíza Aurélia, por telefone, disse que estava em Brasília em audiência no Ministério da Educação e afirmou que não tinha conhecimento de nenhum acidente.

O município de Acopiara ainda não conseguiu reduzir ou mesmo eliminar veículos ‘pau de arara’ no transporte escolar. É comum o uso diário de dezenas desse tipo de transporte, em caminhões, com coberta e fechamento lateral pelas estradas da zona rural. A condução de alunos nesse tipo de veículos é irregular.

Segundo Saraiva, cerca de 55% dos veículos que fazem o transporte escolar no município ainda são do tipo D 20 e caminhões, com coberta e proteção lateral.

Em 2013, houve uma reunião entre Ministério Público Federal e prefeitos das regiões Sul e Centro-Sul do Ceará, em Juazeiro do Norte, com o objetivo de firmar um pacto para substituição dos caminhões por veículos fechados (vans, ônibus e micro-ônibus). Alguns prefeitos, alegam, entretanto que proprietários e empresas não se interessam em investir e colocar carros fechados nas linhas de transporte escolar.

DIÁRIO CENTROSUL

Sobe para 18 o número de mortos em acidente com ônibus que levava universitários em SP

O veículo levava estudantes das Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Brás Cubas (UBC) para a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo ( Foto: Reprodução / TV Tribuna )

Subiu para 18 o número de mortos em um grave acidente com um ônibus da Companhia União Litoral, que capotou na noite desta quarta-feira (8) na Rodovia Mogi-Bertioga. Havia pelo menos 46 pessoas a bordo. Segundo informações dos bombeiros e da Polícia Civil, o motorista está entre os mortos e 31 pessoas ficaram feridas.

O veículo levava estudantes das Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Brás Cubas (UBC) para a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Também estariam no coletivo alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Mogi.

O delegado Fabio Pierre, da Delegacia de Bertioga, responsável pela investigação das causas do acidente, disse em entrevista à Rádio Estadão que o ônibus ficou totalmente danificado, o que deve inclusive atrapalhar as investigações. Ao capotar, o coletivo bateu em um rochedo.

"Os danos causados no ônibus dão a impressão de que houve um atentado terrorista, parece que uma bomba foi colocada dentro dele e ele implodiu. Não dá para entender como, felizmente, algumas pessoas saíram vivas daquele coletivo", disse Pierre na manhã desta quinta-feira (9).

Diário do Nordeste

MP conclui investigação que descobriu esquema de fraude na merenda escolar de Russas

Morlânia de Holanda Chaves, então secretária de Educação, acabou presa pela fraude

Um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à aquisição de alimentos para a merenda escolar foi desarticulado em investigações realizadas no Município de Russas, no Vale do Jaguaribe (a 163Km de Fortaleza).  Licitações realizadas pela Prefeitura  teriam sido fraudadas para beneficiar empresas locais. Duas pessoas foram presas na ação batizada de “Operação Hora do Lanche”, entre elas, a secretária de Educação Municipal.

A investigação foi realizada pelo Ministério Público  Estadual (MPE), através de uma força-tarefa composta pelos promotores de Justiça, Dionísio de melo Júnior, titular da Primeira Promotoria de Justiça da Comarca de Russas; Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves, Davi Carlos Fagundes Filho e Venusto Cardoso de Lima, do Núcleo de Tutela a Coletiva (Nutec), da Quarta Unidade Regional do Ministério Público Estadual (MPE), sediado naquela cidade.

Conforme as investigações, a Prefeitura Municipal realizava licitações para o fornecimento de alimentos destinados ao lanche dos alunos das escolas da rede municipal de ensino.  Os certames foram realizados entre 2014 e 2015 e fraudados para beneficiar comerciantes locais já identificados nos autos.

As empresas envolvidas nas fraudes, conforme o MPE, foram: Comercial Alves (Bruna Alves de Castro de Sousa-ME) e N.R. de Lima-ME, pertencentes a um único grupo comercial.

Prisões

No andamento das apurações, encerradas no mês passado, foram decretadas as prisões a secretária Municipal de Educação, Morlânia de Holanda Chaves; a cunhada dela e coordenadora do setor responsável pela merenda escolar, Cheria Cristina Costa Monteiro.

Todos os envolvidos teriam praticado os crimes de fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamento de preços e falsidade ideológica.

Nesta sexta-feira (10), os promotores que comandaram as investigações concederão uma entrevista coletiva na Sede do Núcleo de Promotorias de Russas, a partir das 9 horas.

Blog do Fernando Ribeiro

Ônibus com universitários capota e mata 16 em SP


Um ônibus que levava 46 pessoas capotou na rodovia Mogi-Bertioga por volta das 23h desta quarta-feira (8) no litoral de São Paulo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, 16 pessoas, incluindo o motorista, morreram e as outras 30 ficaram feridas. Inicialmente, a Polícia Civil informou que 17 pessoas teriam morrido, mas, às 5h15, voltou atrás e corrigiu o número para 16 mortos.  

A rodovia foi totalmente interditada por volta das 23h e todas as vítimas com vida foram resgatadas e levadas a hospitais próximos. Um guincho realizava o trabalho de retirada do coletivo até às 2h. A rodovia foi liberada por volta das 7h.

O veículo levava estudantes de três unidades de ensino da cidade de Mogi das Cruzes para o município de São Sebastião. O ônibus seguia em comboio com outros três veículos pelo km 84, na divisa entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga. Neste momento, o coletivo bateu em um rochedo na pista contrária, capotou e caiu em um barranco.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do litoral de São Paulo, e também de municípios próximos da região, foram deslocadas para prestar atendimento às vítimas. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também estão no local. A rodovia seguirá interditada até 8h.

Segundo Edemir Pedralli, pai de uma das vítimas, a situação no local ainda é incerta. "Minha situação é de angustia. Não sei o que aconteceu, não sei se meu filho está bem, se ele foi socorrido. Estava dormindo quando soube da notícia.", disse o homem. Ainda de acordo com Edemir, seu filho cursa engenheira civil na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal de Bertioga, para o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, e para o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que fica em Mogi das Cruzes. De acordo com o delegado Fábio Pierri, não chovia e não havia neblina no momento do acidente, mas a pista poderia estar escorregadia.


Ainda de acordo com a Polícia Civil, os corpos serão enviados para os IMLs de Guarujá e Mogi das Cruzes, mas há a chance de que alguns corpos sejam enviados para a unidade de Santos. O caso será investigado pela Delegacia Sede de Bertioga.

Colisão


Horas após o acidente com o ônibus, um caminhão colidiu contra um guincho da DER e também contra um caminhão do Corpo de Bombeiros. Estes veículos estavam no trecho para ajudar a bloquear a via. As causas deste acidente são desconhecidas. Ninguém ficou ferido.

G1

Professores não acatam proposta do Governador e mantêm greve


Os profissionais da Rede Estadual de Educação não acataram a proposta do Governo do estado de não oferecer reajuste geral aos servidores públicos e aprovaram a continuidade da greve. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria, realizada na manhã desta quarta-feira (08) no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Conforme o Sindicato APEOC, mais de 1.400 servidores participaram do encontro.

O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, conduziu a Assembleia e afirmou que a mobilização continua no interior e na capital porque a categoria não aceita reajuste zero. A paralisação começou no dia 25 de abril e há quase um mês enfrenta a ilegalidade definida pela Justiça, a pedido do Governo do Estado.

A categoria decidiu também permanecer em Assembleia permanente para encaminhar os outros pleitos e um reajuste diferenciado para os trabalhadores da Educação.

O Sindicato APEOC diz que espera manter o canal de negociação com a Secretaria da Educação para avançar nas outras propostas, como a construção de novas regras para afastamento para Mestrado e Doutorado; a volta do programa Professor Coordenador de Área (PCA); a criação de um grupo de estudo para discutir uma nova forma de contratação de professores temporários e a garantia do envio à Assembleia do decreto do Governo que regulamenta a Descompressão na Carreira. Esses pontos foram discutidos na Mesa de Negociação com a Seduc na noite de terça-feira (07).

As outras pautas relativas à infraestrutura das escolas; merenda escolar; melhoria das condições de trabalho e ensino e liberação dos processos funcionais em atraso permanecem na mesa de negociação.

Ceará Agora

Lula larga na frente para presidente em 2018, diz pesquisa CNT


Pesquisa CNT/MDA feita com 2.002 pessoas em 137 municípios localizados de 25 unidades federativas mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato mais votado em todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2018.

De acordo com o levantamento divulgado hoje (8), em um cenário em que o principal adversário fosse o tucano Aécio Neves, Lula teria 22% das intenções de votos, enquanto Aécio teria 15,9%, seguido de Marina Silva (14,8%), Ciro Gomes (6%), Jair Bolsonaro (5,8%) e Michel Temer (5,4%). Brancos e nulos totalizariam 21,2%, enquanto o total de indecisos, neste cenário, seria de 8,9% dos eleitores.

Em um segundo cenário, no qual Aécio seria substituído pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula teria 22,3% das intenções de votos, seguido por Marina Silva (16,6%) e Alckmin ficaria em terceiro com 9,6%. Na sequência, viriam Ciro Gomes (6,3%), Michel Temer (6,2%) e Jair Bolsonaro (6,2%). Brancos e nulos totalizariam, neste cenário, 24% dos eleitores, enquanto 8,8% dos entrevistados se declararam indecisos.

De acordo com a pesquisa, Lula foi o candidato mais citado nas intenções de votos espontâneas, com 8,6%. Em segundo lugar, o candidato mais citado foi Aécio Neves (5,7%), seguido por Marina Silva (3,8%), Dilma Rousseff (2,3%), Michel Temer (2,1%), Jair Bolsonaro (2,1%), Ciro Gomes (1,2%), Geraldo Alckmin (0,6%), Joaquim Barbosa (0,6%) e José Serra (0,3%).

Para o segundo turno, foram apresentados quatro cenários. Caso a disputa fosse entre Lula e Aécio, o tucano teria 34,3% das intenções de votos, enquanto o petista teria 29,9%. Brancos e nulos somariam 28,8% dos votos, enquanto 7% se declararam indecisos.

Caso a disputa fosse entre Aécio Neves e Michel Temer, Aécio ganharia com 32,3% dos votos, ante os 15,8% das intenções de votos para Temer. O percentual de votos brancos e nulos, neste cenário, seria 42,2%. Já os indecisos seriam 9,7%.

Em um eventual confronto de segundo turno entre Aécio e Marina Silva, o tucano obteria 29,7% das intenções de votos, ante os 28% declarados para Marina. Brancos e nulos totalizariam 34,6% dos votos; os indecisos seriam 7,7%.

O quarto cenário projetado pela CNT é o de um confronto entre Lula e Temer. De acordo com a pesquisa, se esta fosse a configuração de um segundo turno, Lula teria 31,7% dos votos, enquanto Temer teria 27,3%. Brancos e nulos totalizariam 33,4% dos votos e indecisos seriam 7,6%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Agencia Brasil

Novo exame de sangue pode ajudar no tratamento de depressão


Pacientes diagnosticados com depressão ganharam um novo aliado. Pesquisas realizadas por cientistas desenvolveram um novo exame de sangue capaz de prever se pessoas com depressão irão reagir ou não a antidepressivos comuns. Essa descoberta pode ajudar e iniciar uma nova era de tratamentos personalizados.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira, 7, na publicação científica "International Journal of Neuropsychopharmacology". Annamaria Cattaneo, responsável por liderar o trabalho realizado pelo Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College de Londres (IoPPN, na sigla em inglês) afirma que "este estudo nos deixa um passo mais próximos de proporcionar um tratamento de depressão personalizado aos primeiros sinais de depressão".

O exame vai guiar os médicos futuramente, uma vez que eles poderão encaminhar pacientes depressivos para tratamentos precoces com uso mais adequado de antidepressivos, possivelmente incluindo duas medicações, antes que eles piorem.

Atualmente, muitos pacientes são tratados na base da tentativa e erro, experimentando uma droga após outra durante meses a fio e com frequência sem testemunhar uma melhoria em seus sintomas.

A doença

A depressão é uma das formas mais comuns de doença mental e afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a listou com a causa principal de invalidez no planeta.

Cerca de metade de todas as pessoas tratadas por depressão não melhora com antidepressivos de uso inicial. Além disso, aproximadamente um terço dos pacientes tem resistência a todos os medicamentos concebidos para ajudá-los.

O POVO Online

Trio de mulheres é detido após roubos em Quixeramobim

Grupo foi rendido pela Polícia uma estrada que dá acesso ao açude foguareiro (Fotos: Whatsapp)

Quixeramobim. Três pessoas foram presas e uma menor apreendida na manhã desta quarta-feira (8) após praticarem assaltos nesta cidade e em Madalena, ambas no Sertão Central. Três mulheres fazem parte do grupo e uma delas confessou ser sobrinha de Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, apontado como líder da quadrilha do furto ao Banco Central, ocorrido em 2005.

Leandro Rodrigo Mendes, 19 anos, Áquila Vitória Américo Lima, 20 anos e Ana Jéssica Samuel Alves, 23 anos, estão presos. Uma menor de 17 anos que estava com o grupo foi detida. No momento da prisão, Jéssica afirmou ser sobrinha de Alemão, numa tentativa de intimidar os policiais.

Segundo o delegado titular da Delegacia Municipal de Quixeramobim, Salviano de Pádua Saldanha, o quarteto reside em Boa Viagem, de onde teriam saído na noite da última terça-feira (7). “Eles estavam reunidos na praça e, de repente, tiveram a iniciativa de fazer os assaltos. Pegaram um ônibus até Madalena, lá tomaram um celta cinza de uma mulher e, na mesma noite, seguiram para a cidade”.  De acordo com a Polícia, Jéssica e Leandro estavam armados e tomaram o carro da mulher. Os quatro teriam viajado na mesma noite para Quixeramobim e dormiram dentro do veículo no estacionamento de um posto de gasolina.

Pela manhã, o grupo agiu contra uma loja de roupas no Centro. Segundo Salviano, Jéssica teria ido até o estabelecimento disfarçada de cliente. “Ela percebeu que não tinha ninguém, saiu para chamar o grupo que esperava dentro do carro do lado de fora e eles entraram roubando tudo”. Áquila aguardava dentro do veículo enquanto os três promoviam um arrastão na loja. Relógios, pulseira e cordões de ouro, além de perfumes e roupas, estavam entre os objetos roubados. “O prejuízo passa de R$ 20 mil”, disse o delegado.

A gerente e outras três funcionárias acionaram a Polícia. Equipes do Comando Tático Rural (Cotar) e das polícias Civil e Militar fecharam o cerco e prendem os assaltantes numa estrada carroçável que dá acesso ao açude foguareiro. Junto com o grupo, foi apreendido todo o material roubado.


Conforme o delegado, todos já respondiam por passagens pela Polícia. Áquila cumpria pena em regime semiaberto, e apenas Jéssica não respondia por nenhum crime. A menor deverá ser encaminhada para um abrigo em Fortaleza, enquanto Jéssica e Áquila ficarão na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, numa cela para mulheres. Leandro permanece preso em Quixeramobim. O grupo deve responder pelos artigos 157 e 288 do Código Penal, além de serem autuados por incentivar a menor a praticarem o assalto.

Entre os objetos roubados estão joias e relógios de ouro, celulares, roupas e perfume.

Diário do Nordeste

Dececa investiga caso de violência sexual em escola da Capital onde menino diz ter sido violentado

De acordo com a mãe da vítima, o menino já sofria bullying e a escola tinha conhecimento das agressões. Contudo, nenhuma ação foi tomada ( Foto: Helene Santos )

"Os meninos fizeram coisa feia em mim", a declaração foi dada por um menino de nove anos, aluno da Escola Municipal Gabriel Cavalcante, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. Da vergonha, ou mesmo da inocência, não conseguiu tirar as palavras corretas para se expressar ao pai, quando o encontrou, após sair do colégio na última segunda-feira (6). O menino diz ter sido vítima de um estupro coletivo, segundo ele, pelos próprios colegas. Cinco outras crianças, com idades entre nove e onze anos, teriam cometido o ato contra o garoto.

De acordo com a família da criança, que é especial e faz uso de remédios 'controlados', ele já sofria bullying dos outros alunos na escola. Segundo a mãe da criança, que terá a identidade preservada, os fatos haviam sido comunicados à direção do colégio. Conforme a mulher, nenhuma ação teria sido tomada pela instituição de ensino para impedir as agressões.

Na última segunda-feira (6), porém, a atitude do garoto demonstrava que algo bem pior tinha acontecido. Quando o pai do menino foi buscá-lo, no horário do fim da aula, o encontrou na rua, já voltando, sozinho, da escola. "Ele nunca sai sozinho, sempre meu marido vai buscá-lo. Mas o encontrou já na rua, voltando. Vinha chorando, com os olhos vermelhos. O pai dele perguntou o que houve, e ele disse que a professora o havia mandado sair de sala", afirmou a mãe.

O homem seguiu com o menino à escola mas encontrou as portas já fechadas. Chegando em casa com o filho, constatou com a esposa o que jamais imaginava. "A cueca dele estava suja de fezes e sangue. Chorei muito", relatou a mulher. Conforme a mãe do menino, ele relatou a ela que, "enquanto uns o seguravam, o outro tapava a boca para não gritar e os demais o penetravam", contou.

Em meio à dor de ver o filho, vítima de uma violência que parecia até ter sido banalizada, a mãe disse que reuniu forças e iniciou uma peregrinação a delegacias. Conseguiu contato com uma conselheira tutelar do município e seguiu à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), para a realização do exame de corpo de delito.

"No olhar, o médico confirmou o que nós sabíamos. Informalmente ele revelou: nosso filho foi estuprado", relatou a mãe da vítima.

Na terça-feira (7), a mulher conta que retornou à escola, de posse de um Boletim de Ocorrência, para cobrar uma atitude dos profissionais responsáveis pelas crianças. "Alegaram que iam ver se aquilo era verdade. Ninguém quis acreditar no meu filho. Deixaram ele sair sozinho, ferido. Deixaram ele ser violentado. Deveriam ter escutado o que nosso filho disse e ligado pra nós, pelo menos", criticou. O laudo pericial, contou, já foi entregue à Delegacia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes (Dececa), que apura o caso.

Resposta

A reportagem foi à escola na tarde de ontem. No local, ninguém quis falar sobre o caso. A Secretaria Municipal de Educação (SME) foi acionada e informou por e-mail que "está tomando todas as providências cabíveis para apurar a denúncia" e "que o caso foi encaminhado para o Conselho Tutelar".

Com Informações do 1ºBPM

Fortaleza e outras três cidades do Ceará são citadas em ranking de eficiência


Fortaleza e outras três cidades cearenses – Sobral, Acaraú e Tauá – aparecem em ranking de eficiência que avaliou 700 municípios do país. O estudo analisou 11 setores das cidades a partir de mais de 70 indicadores. Foram avaliados mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia, segurança e energia.

A pesquisa está em sua segunda edição e foi divulgada nesta quarta-feira (8) pelas empresas Urban Systems e Sator, no evento Connected Smart Cities 2016, que ocorre no Rio de Janeiro até esta quinta-feira (9). A pesquisa de 2016 utilizou os dados de 2015, segundo os organizadores.

Foram divulgadas as 10 cidades com melhor desempenho em cada aspecto. Fortaleza aparece em 8º lugar em mobilidade e acessibilidade, em 10º lugar em meio ambiente, e em 9ª posição em governança. Sobral é citado em 9ª posição em saúde e em 8º lugar em governança. Já o município de Tauá, aparece em 3º lugar em energia, enquanto que Acaraú é o 4º colocado em segurança.

Ranking

A lista das dez primeiras colocadas é formada por São Paulo (mobilidade e acessibilidade). Maringá, no Paraná  (Urbanismo), Belo Horizonte (meio ambiente), Pirassununga, em São Paulo (energia), Rio de Janeiro (tecnologia e inovação), Florianópolis, em Santa Catarina (educação), Vitória, no Espírito Santo (Saúde), São Caetano do Sul, em São Paulo (segurança), Brasília (empreendedorismo), Rio de Janeiro (economia) e Curitiba (governança).


Para selecionar as 700 cidades avaliadas entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, os pesquisadores levaram em conta a disponibilidade de informações, a participação de todas as regiões e a inclusão de municípios de todos os portes. Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, que fez a pesquisa, conta que a obtenção de informações foi uma das maiores dificuldades do estudo, que se baseou apenas em dados oficiais.

Setores

O setor de mobilidade contemplou informações em três diferentes grupos: transporte urbano, com indicadores de transporte coletivos, idade da frota e meios de transporte público de massa; e acessibilidade, com rampas de acesso para cadeirantes e ciclovias; conectividade, do município a outros municípios, nos modelos intermunicipal rodoviário e aéreo.

Os indicadores em energia dão destaque para produção de energias de fontes renováveis, do tipo UFV, Biomassa e Eólica, além de considerar as áreas de distribuição de Energia Elétrica com menores perdas. Também são consideradas a oferta de energia elétrica nos domicílios, a disponibilidade de iluminação pública nas áreas urbanas e a quantidade de domicílios que utilizam energia elétrica de fontes diferentes da cia distribuidora.

O ranking do setor de saúde compreende informações quanto a oferta de espaços e profissionais de saúde, além de considerar a questão de retroalimentação da mão-de-obra, ao analisar a formação de profissionais do setor. Por fim, o sistema considera itens que geram saúde ou evitam o desenvolvimento de doenças, como a cobertura do sistema de coleta de resíduos.


Enquanto que os indicadores de segurança abarcam não apenas a questão de segurança pública (homicídios e policiais), inclui também itens de prevenção, como iluminação pública e investimentos no setor.

G1/CE

Polícia prende 7 suspeitos de tráfico e apreende 179 kg de drogas em Fortaleza


Sete pessoas foram presas e uma adolescente de 16 anos foi apreendida durante três operações da Polícia Civil em combate ao tráfico de drogas em Fortaleza. Durante as ações policiais foram apreendidos 165 quilos de mineíta, substância utilizada para mistura de cocaína, 14 quilos de maconha, pedras de crack e duas armas de fogo.

Os trabalhos foram realizados por policiais da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). A primeira ação ocorreu na Praia de Iracema, onde foram presos dois homens e apreendidos os 165 quilos de mineíta.

Segundo a delegada-adjunta da DCTD, Patrícia Bezerra, esta foi a maior apreensão desta substância entorpecente realizada neste ano.

Os suspeitos são pai e filho, com idades de 28 e 72 anos, respectivamente. Após a prisão, os homens foram levados para a sede da DCTD, onde foram autuados por tráfico de drogas.

Adolescente envolvida

Os policiais civis apreenderam em flagrante uma mulher com três quilos de maconha. A suspeita conduziu os policiais até sua casa no Bairro Sapiranga. No local foram encontrados 11 quilos de maconha e uma adolescente de 16 anos, que acabou sendo apreendida.

A mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e corrupção de menores. A jovem foi levada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Os policiais ainda prenderam quatro homens nos bairros Edson Queiroz e Jardim Guanabara. Eles são suspeitos de tráfico de entorpecentes e foram presos com duas armas de fogo e uma quantidade de crack.

Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, posse ilegal de armas e associação criminosa.

Laboratórios fechados


A delegada Patrícia Bezerra, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, afirmou que as operações tendem a enfraquecer o esquema de tráfico em Fortaleza. A delegada destacou ainda a importância do fechamento dos dois laboratórios de refino de entorpecentes que foram desativados na última semana nos bairros Aracapé e Maraponga.

G1/CE

10 aparelhos celulares são apreendidos na cadeia pública de Limoeiro do Norte


Nesta quarta-feira (08), por volta das 17h00min foi realizada pela Polícia Militar uma revista na cadeia pública de Limoeiro do Norte-CE. Na ação foi apreendido dentro das Celas 02(dois) e 03(três), dez aparelhos celulares de diversas marcas e modelos. Uma faca grande com cerca de doze polegadas, e uma quantia de drogas, sendo quarenta e nove gramas de maconha e uma pedra de crack. 

Todo material aprendido, foi encaminhado ao fórum local, para as devidas providências.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é encontrado morto ás margens de uma estrada em Tabuleiro do Norte


A polícia foi informada por volta das 02h30min da madrugada de ontem (08), que na localidade de Sítio Cajueiro zona rural, na estrada que liga a sede do município, se encontrava um homem caído a margem da via. Ao comparecer a polícia constatou que o mesmo se encontrava em óbito. A vítima era o agricultor NESTOR DE SOUZA MAIA, 40 anos, natural de Tabuleiro do Norte. Ele pilotava a moto Honda CG 125 FAN KS 2011, Cor, Vermelha, PLACA OIF 8447, quando veio a sofrer um acidente, provavelmente no momento que se dirigia para sua casa. 

A PM tomou todas as providências cabíveis, sendo o corpo removido pelo Rabecão do IML e o veiculo a USI para as devidas providências.

Com Informações do 1ºBPM

Menor é apreendido por furto à residencia, em Russas


Um menor de idade de 14 anos foi apreendido na manhã de ontem (08), por volta das 09h40min, por haver no dia anterior (07), por volta das 17h00 próximo a Rainha da Peixada, no Alto do Bode, zona rural de Russas-CE, furtado uma pulseira, um cordão, um cartão de memória e R$ 50,00 (cinquenta reais), da residência de um agricultor de 23 anos, residente naquela região. Policiais conseguiram recuperar o cordão e a pulseira, e conduziram o menor infrator para a Delegacia Regional de Policia Civil local, onde foi realizado um BOC.

Com Informações do 1ºBPM

Homens armados rendem funcionária e assaltam loja no centro de Russas


Dois indivíduos armados invadiram ontem (08), a loja Spilicute, que fica localizada na Rua Padre Raul Vieira, centro de Russas-CE. Era por volta das 15h30min, quando os elementos de capacete invadiram a loja e renderam uma funcionária. Os indivíduos levaram sete camisas da marca Aleatory no valor de R$ 1.050,00 (mil e cinquenta reais), e um aparelho de celular Smartphone Gramprime. A Polícia Militar está em diligencias.

Com Informações do 1ºBPM