-->

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Radio e Tv Web Nativa transmite a rodada final do Brasileiro A 2020

 radioetvwebnativaderussas

Direção; Erivando Lima e Genilson Marques

Equipe esportiva; Humberto Bezerra e Bruno Damasceno;

Equipe da SEINFRA avalia condições das praças do município


Equipe da SEINFRA avaliou situação das praças na tarde da última quarta-feira (24). Fotos Divulgação/Ascom

O Secretário de Infraestrutura, Guilherme Cordeiro, juntamente com a Coordenadora das Praças, Marta Mamédia e o Técnico em Arborização, João Santiago, visitaram na tarde da última quarta-feira (24), as praças do município afim de avaliar os serviços de limpeza e estrutura.

O titular da pasta aponta que, os serviços de manutenção estão sendo realizados diariamente e que aos poucos a demanda de cada praça será prontamente atendida. “Fico muito feliz em ver pessoalmente o trabalho da equipe dos zeladores, que estão fazendo um trabalho impecável. Estamos providenciando materiais para atender todas as demandas de limpeza, para que possamos manter a qualidade de todas”, afirmou Guilherme Cordeiro.

(À esq.) Técnico em Arborização, João Santiago, Coordenadora das Praças, Marta Mamédia e Secretário de Infraestrutura, Guilherme Cordeiro. (Foto: Divulgação/Ascom)

 a visita foi possível apontar soluções para um novo projeto de arborização das praças no intuito de embelezar os pontos turísticos da cidade, além de fazer um levantamento do que precisa ser melhorado. “Vimos muitos bancos quebrados, precisando de pintura e manutenção. Alguns locais precisando realmente de novas plantas. Temos a melhor intenção ao realizar o cuidados das praças pois sabemos que é um grande meio de socialização da população”, ressaltou o Secretário. 

TSE confirma cassação de James Bel e Martinópole terá novo prefeit

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do prefeito de Martinópole, James Bel, por unanimidade. Agora, cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará marcar nova eleição no município.

Essa norma deve se repetir em mais oito municípios cujos prefeitos foram também cassados: Pacajus, Cedro, Viçosa do Ceará, Missão Velha, Barreira, Jaguaruana, Pedra Branca e Caridade.


Em tempo

As eleições nos municípios devem acontecer este ano.

(CN7)



Ceará vai ter unidade prisional sem policiais armados, onde presos trabalham e usam a chave da própria cela

 

Avançam as etapas para implementação da metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no sistema prisional do Estado. Na última semana, representantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac) estiveram no Ceará. Eles aprovaram a estrutura da antiga Cadeia de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, lugar escolhido pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para receber a primeira unidade do método, que aposta na ressocialização do interno a partir de diretrizes como educação, trabalho e participação comunitária.

A expectativa da SAP é de que a primeira unidade possa estar funcionando em meados de setembro, embora esse prazo também dependa de ações adotadas pela Apac. Engenheiros e arquitetos da secretaria trabalham para adequar a unidade conforme a metodologia. As obras devem ser executadas pelos próprios presos (aqui chamados de recuperandos) com recursos de doações. “A gente entra só com a parte da despesa do preso, que é na faixa de mil reais (contra cerca de R$ 2.500 das unidades convencionais). Então, barateia bastante e separa o preso de perfil não-agressivo”, diz o titular da SAP, Mauro Albuquerque.

Conforme ele, essa primeira unidade deve começar com 40 detentos, podendo chegar até a 100 internos. Eles serão selecionados conforme decisão da Justiça. Todos, porém, chegam cumprindo regime fechado. À medida em que os internos forem progredindo para o semiaberto, diz Mauro Albuquerque, eles ficam trabalhando na própria Apac e tendo suas vagas preenchidas por outros presos do regime fechado.


“Não é a solução, é mais uma ferramenta, um recurso que a gente vai usar para trabalhar uma certa parte da população dos presos”, afirma o secretário. Dando certo, ele diz, existem 10 ou 12 unidades inativas no Interior para receber a Apac.

Entre as principais diferenças da APAC para outros presídios está a inexistência de policiais penais ou qualquer outro tipo de vigilância armada. São os próprios recuperandos que fazem esse papel, auxiliados pelos voluntários e fiscalizados pelo Estado. Eles chegam a ter a chave da própria cela. O método é baseado em 12 princípios, que incluem, além de educação e trabalho, assistência à saúde, espiritualidade e voluntarismo.

O objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.

A APAC conta com uma rotina diária que inicia às 6 da manhã e termina às 10 da noite. Durante o dia todos trabalham, estudam e se profissionalizam, evitando a todo custo a ociosidade. Com uma disciplina rígida, a APAC conta com um conselho formado por recuperandos que contribui decisivamente para a ordem, o respeito e o seguimento das normas e regras.

“A proposta é parecida com o que a gente tá fazendo hoje no sistema, capacitar, colocar para trabalhar e dar emprego”, diz o secretário. “Hoje, o preso está contido. Estamos pensando em dar condições reais para a pessoa não voltar para o crime”. 

(Com informações do O Povo)



SETAS publica convocatória de suplente para Conselho Tutelar

 

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) convoca o Conselheiro Tutelar Suplente, Cláudio Cesar de Carvalho, em substituição ao Conselheiro Tutelar Gleison da Silva Ferreira de Castro, que entrará de férias no mês de março.

O Conselheiro Suplente deverá comparecer a sede da SETAS, no dia 25 de fevereiro, no horário das 08h00 às 13h00.

A Secretaria de Infraestrutura continua o cronograma de recuperação de estradas

 A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SEINFRA), iniciou a última semana do mês de fevereiro dando continuação aos serviços de recuperação das estradas vicinais com o patrolamento e piçarramento da estrada que liga a localidade de Retiro ao Poço Verde.

O serviço realizado pelo setor de Máquinas Pesadas é uma das medidas preventivas para diminuir os danos da deterioração da estrada e os prejuízos causados pela chuva.
A atividade deve ter conclusão já nesta quinta-feira (25), podendo se estender caso haja necessidades.

Russas CE; plantão policial

 LIMOEIRO DO NORTE

ROUBO A PESSOA

Por volta das 11h30min de ontem, na rua Sabino Roberto em Limoeiro do Norte, uma jovem de 22 anos residente em Flores/Russas, foi vítima de roubo praticado por 02 (dois) indivíduos numa moto preta. A vítima havia sacado uma quantia em dinheiro para efetuar pagamentos, quando foi surpreendida pelos meliantes, onde levaram sua bolsa com seus documentos pessoais e uma quantia em espécie de R$ 2.000,00 reais.

LIMOEIRO DO NORTE

ROUBO DE MOTO

Por volta das 19h20min de ontem, na localidade de Sítio Tanquinhos, zona rural de Limoeiro do Norte, 02 (dois) homens em uma moto cinza, roubaram uma Moto BROS 150, preta, placa PMP-4359. Os acusados fugiram sem deixar pista.

LIMOEIRO DO NORTE

LESÃO POR ARMA DE FOGO

Por volta das 23h20min de ontem, deu entrada no hospital municipal de Limoeiro do Norte, um jovem de 26 anos, natural de Morada Nova, residente na zona rural de Limoeiro do Norte, o mesmo apresentava lesões a bala. A vítima informou a polícia que estava em uma bebedeira quando foi lesionada após uma discussão. O acusado fugiu.

Suplente de vereador de Morada Nova morre em acidente grave


Primeiro suplente de vereador de Morada Nova morre em acidente grave na localidade de Vazantes, três veículo se envolveram no acidente, a filha de 13 anos da vítima socorrida para uma unidade hospitalar com graves escoriações.

Suplente de vereador de Morada Nova Oliley Moura veio a óbito no local.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local, socorreu a filha do suplente de vereador Oliney Moura 39 anos que não chegou a receber socorro, chegando a óbito antes da chegada do SAMU.

Segundo informações que chegaram a nossa redação três veículos se envolveram no sinistro, uma Hilux, Gol e um Cruze. As vítimas encontravam-se no Cruze que era conduzido por Oliney.

Os outros veículos apenas danos materiais, a Hilux apresentou maiores danos, ficando praticamente destruída. A Policia esteve no local orientando a circulação de veículos na via.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Ceará estiveram na ocorrência. Muitos curiosos no rodovia.


Fonte; PM CE