-->

terça-feira, 4 de junho de 2019

Quixadá CE plantão policial


QUIXADÁ CE PRISÃO DE ACUSADOS DE ARROMBAMENTO SEGUIDO DE FURTO

Dia 04/06/2019, por volta de 07h20min, foi informado que um casal havia arrombado e furtado vários objetos de uma residência localizada na Av. José Caetano, próximo a rodoviária. E que os acusados estavam presos por duas pessoas na rua Francisco Enéas de Lima. A VTR 9411 compareceu ao local e prendeu os acusados que foram identificados. Com os acusados, foi encontrado, um aparelho TV BOX MXQ 4K, um monitor 14” da marca AOC, um Gelagua esmaltec, um colchão de solteiro, uma rede e uma fonte HB 12V. Diante dos fatos os acusados foram presos e conduzidos para a DRPC, onde foram autuados por arrombamento seguido de furto.

Blog; Erivando Lima;

                                 O melhor PNEU de Russas

Lula já pode ir para o regime semiaberto, diz Procuradoria ao STJ


Imagem relacionadaPor Folhapress, 18:51 / 04 de Junho de 2019


O pedido tem como base a decisão tomada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que reduziu a pena do petista
A subprocuradora-geral da República Áurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa enviou na semana passada ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) parecer dizendo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pode ir para o regime semiaberto.

O pedido tem como base a decisão tomada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que reduziu a pena do petista.

Lula está preso desde abril de 2018, após ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). 

Em abril deste ano, a pena foi reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias pelo STJ, abrindo caminho para que ele pedir progressão de regime.
A reportagem entrou em contato com a defesa de Lula e aguarda posicionamento.

Red; DN 

Juazeiro e Crato têm duas mortes por suspeita de H1N1 nesta terça

Uma jovem de 23 anos e o padre de Tarrafas morreram por suspeita de complicações decorrentes da H1N1


Rafaela era estudante de nutrição; o padre José Luismar era da paróquia de Tarrafas

Juazeiro do Norte e Crato tiveram duas mortes por suspeita de H1N1 na madrugada e manhã desta terça-feira (4). Um dos casos é de uma estudante de nutrição, de 23 anos. Ela estava internada em uma clínica particular e teve três paradas cardiorrespiratórias, segundo a família. A outra morte foi registrada no Crato. O pároco da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, de Tarrafas, de 52 anos, morreu na manhã desta terça.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, “os óbitos estão em investigação, aguardando resultados laboratoriais”.


A família da estudante Rafaela Callou de Sá Barreto afirmou que o diagnóstico de H1N1 foi confirmado pelos médicos. A jovem teve três paradas cardiorrespiratórias na noite desta segunda (3), sobreviveu, mas ficou em estado grave e morreu na manhã desta terça, segundo os familiares. O velório da jovem será nesta tarde, na funerária Anjo da Guarda, de Juazeiro do Norte.

José Luismar Rodrigues, padre da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, morreu no Crato. A Diocese de Crato publicou nota de pesar e informou que ele teve “problemas pulmonares e Síndrome da Angústia Respiratória de Adulto (SARA), caracterizada por insuficiência respiratória aguda e progressiva”.

O velório do padre será às 16h, na Capela São José, localizada na Serra do Quincuncá, em Farias Brito, onde também vai ocorrer o sepultamento.

Red; DN 

Aulas da CNH popular suspensas temporariamente em Russas CE


Os candidatos que já concluíram curso teórico poderão realizar a prova teórica. Os candidatos que já concluíram as aulas práticas poderão realizar a prova prática. Os alunos que não concluíram parte teórica ou parte prática terão os processos paralisados temporariamente até que as autoescolas requeiram ao Detran a participação nos programas popular e estudantil, e o Detran faça a liberação.


 Erivando Lima;


Transmissão de comando do BPM não será mais nesta Quarta Feira em Russas CE


Não acontecerá mais nesta quarta feira a transmissão de comando do 1º BPM na cidade de Russas, em virtude de uma reunião através de vide-o conferencia com todos os comandantes de Batalhões  em todo o estado do Ceara. A reunião será uma prestação de conta com o comando da policia militar.

Consequentemente foi adiado a transmissão de comando do BPM para uma nova data a ser confirmada e divulgada para a imprensa.

Blog; Erivando Lima;  

Prefeito diz em live que está triste, não tem paz desde que assumiu e que a sociedade está angustiada com passeatas

O prefeito Bismarck Maia disse na manhã desta terça-feira (4) que está triste com o que vem acontecendo em Aracati (referindo-se as manifestações dos servidores) e que não tem paz desde que assumiu a prefeitura, em janeiro de 2017. Ainda segundo relatou o prefeito, a sociedade aracatiense se sente angustiada com as manifestações e passeatas com xingamentos contra o gestor.

“Estou triste, mas o coro é grosso”, disse o prefeito, emendando que não paz desde que assumiu o município. “Todos tiveram… eu não tive um momento sequer de paz”, disse.

Ainda segundo Bismarck, seu calvário começou 15 dias após tomar posse, com os boatos de que o hospital (Santa Luiza de Marillac) fecharia as portas. Após 40 dias de sua gestão se deparou com a greve que saúde e educação.

O prefeito também citou as confusões vividas na Câmara Municipal de Aracati, com idas e vindas na justiça por parte da Mesa Diretora e a troca de presidentes da Casa Legislativa como outra dor de cabeça para sua gestão. “Ano passado inteiro a questão da câmara de vereadores que atrapalhou firmemente os projetos de Aracati”, disse.

CDL NOVO 30
O prefeito falou ainda sobre a discussão que teve com uma servidora da saúde, na quarta-feira da semana passada. Segundo ele, estava aguardando ser chamado para uma audiência trabalhista quando foram no fórum informar que iriam (os manifestantes) aguardar.

“Eu sair e disse: ‘gente vamos fazer uma conversa. Fui e daqui a pouco chegou uma pessoa pra me agredir (tanto o vídeo gravado pelos manifestantes como o vídeo gravado por apoiadores do prefeito não mostra nenhum tipo de agressão). Com agressão, não vai. Com agressão, com xingamento, não vai. Não há possibilidade de eu fazer isso”, disse o prefeito, que defendeu dialogar por horas com os servidores, desde que forma educada e harmônica.

O prefeito voltou a dizer que o município, hoje, é respeitado em todo o Ceará e que não entende os motivos de os professores estarem em greve. Sobre o aumento dos servidores, disse só poderá discutir o assunto após a avaliação de uma comissão que foi constituída para esse fim. “Me deem um tempo”, disse aos demais servidores. “Depois que a gente avaliar, a comissão terminar o seu trabalho, nós sentamos e avaliamos o que pudemos fazer”, disse, pedindo aos servidores que acabem com a greve e volte ao trabalho. “Peço mais uma vez que os servidores acabem com a greve, que está se caracterizando como moimento político”, finalizou.

Procurado pela reportagem da Folha de Aracati para comentar as declarações do prefeito Bismarck Maia que disse quem no ano de 2018 a Câmara atrapalhou projetos importantes para a cidade, o atual presidente da Câmara, vereador Marcelo Porto, disse que não comenta o que se passou em 2018 por não ser presidente da casa legislativa à época. “Eu prefiro não comentar já que na época eram outros colegas que conduziam a direção da Câmara. Isso para mim é página virada. O que me importa é o ótimo momento que a Câmara vive atualmente com muitas mudanças positivas e resgate de sua imagem. Para isso trabalharei incansavelmente para atender os anseios da população e aproximar a Câmara do povo e ter um Legislativo forte e independente, aberto ao diálogo com todos. Uma câmara melhor para todos”, disse.

Fonte; Folha de Aracati;


Primeira parcela do 13º salário dos servidores do Ceará será paga em julho



O pagamento da primeira parcela do 13º salário de servidores ativos, aposentados e pensionistas será em 5 de julho próximo, conforme anúncio feito pelo governador Camilo Santana em transmissão ao vico no Facebook. Mais de 160 mil servidores e beneficiários vão receber o pagamento.

Ainda de acordo com o governador, a expectativa é de que sejam acrescentados R$ 450 milhões à folha de pagamento dos servidores, o que representa uma injeção de R$ 1,35 milhão na economia do Estado no próximo mês.

(Diário do Nordeste)


Operação nacional da Polícia Federal contra crimes cibernéticos cumpre mandados no Ceará

Por Redação, 08:38 / 04 de Junho de 2019  ATUALIZADO ÀS 10:17
O principal crime cometido pelos alvos, segundo os investigadores, é a fraude bancária eletrônica

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (4), um mandado de prisão preventiva e e um de busca e apreensão em uma operação nacional crimes cibernéticos. Além do Ceará, a Operação Singular cumpre os mandados nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. 

A superintendência da PF em São Paulo está a frente da operação. O principal crime cometido pelos alvos, segundo os investigadores, é a fraude bancária eletrônica, com o roubo de dados de cartões de crédito e sua posterior revenda.

Ao todo, são cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. Sete pessoas foram identificadas como líderes da organização criminosa.

Fraude em concursos

Segundo a polícia, foi identificado que um dos hackers da quadrilha invadiu o sistema informático de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos e cobrava valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do certame. 

O crime de formação de organização criminosa prevê pena de três a oito anos de reclusão. Já o furto de cartões de crédito prevê de dois a oito anos de prisão. Por fim, o crime de invasão de dispositivo informático, pena de um a quatro anos. 

Red; DN 

MP antifraude previdenciária é aprovada após acordo

Governo Bolsonaro fecha acordo com oposição para garantir a votação pouco mais de três horas antes da MP perder validade


Senado foi tomado, nesta segunda, por negociações partidárias para a votação da MP que cria um pente-fino nos benefícios do INSS
Foto: Agência Senado

A pouco mais de três horas do fim do prazo de validade, o Senado aprovou, nesta segunda-feira, o texto da Medida Provisória (MP) que cria um pente-fino nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto alterado pela Câmara foi aprovado por 55 a 12. Os destaques para alterar o texto que haviam sido apresentados foram retirados por seus autores. A versão aprovada pelo Legislativo segue para sanção presidencial.

A Medida Provisória é um dos pilares da reforma da Previdência, cujo principal projeto é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que endurece as regras para aposentadorias e pensões de trabalhadores da iniciativa privada e do setor público.

Com a MP, a equipe econômica espera economizar R$ 9,8 bilhões, neste ano, ao estabelecer regras mais rígidas para ter direito ao auxílio-reclusão, benefício pago ao dependente de presidiário; com os programas de combate a fraudes na Previdência Social e demais medidas previstas no texto. Para construir um acordo que abriu caminho para a votação da MP, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e seus assessores foram ao Senado.

Na versão aprovada, o trabalhador rural poderá fazer uma autodeclaração de atividade no campo, cuja veracidade será comprovada por órgãos públicos. Isso valerá apenas até 2023. Depois, a autodeclaração não será mais aceita, e o trabalhador rural terá que se inscrever no Cadastro Nacional de Informações Sociais para comprovar o tempo de serviço no campo e ter acesso ao benefício.

Acordo

Pelo acordo feito, o Senado aprovou o texto vindo da Câmara, e o Governo se comprometeu a, no texto da reforma da Previdência, adotar um gatilho para que, se em cinco anos, não forem atingidos 50% de cadastrados, o prazo será automaticamente prorrogado, ainda não se sabe, entretanto, por quanto tempo.

A sessão para apreciação da MP começou às 18h40, com 65 dos 81 senadores em plenário. Na hora da votação, estavam presentes 68 dos 81 senadores, quorum incomum no Senado para uma segunda-feira.

Rogério Marinho e o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, ficaram no plenário durante toda a sessão.

Para passar um pente-fino no INSS, a MP prevê um bônus para servidores do INSS que fazem perícia em benefícios. Essa força-tarefa, contudo, ainda não foi iniciada, pois antes de pagar os bônus, o Governo precisa de autorização do Congresso para incluir essa despesa no Orçamento, informou o INSS. Mas, segundo Marinho, desde que está em vigor, a MP conseguiu um aumento de 1.400% na identificação de irregularidades.

O Governo quer pagar entre R$ 57 e R$ 62 para servidores por cada processo concluído acima da média de revisão de benefícios.

Apesar do aumento de despesas com o bônus, o ministro Paulo Guedes (Economia) espera que a identificação de fraudes compense os gastos e, assim, haja uma redução nos desembolsos da Previdência.

Além da revisão dos benefícios, a MP torna as regras de acesso ao auxílio-reclusão mais rígidas. A medida assinada pelo presidente Jair Bolsonaro cria a exigência de 24 contribuições ao INSS para ter direito ao benefício. Antes da MP, não havia essa carência.

O parecer do relator da comissão especial da reforma da Previdência deve ser apresentado na quinta ou na próxima segunda. Ontem, as negociações para fechar o texto avançaram, aumentando as chances de sua aprovação

Voto dos cearenses

Só dois dos três representantes do Ceará no Senado votaram a MP 871/2019, aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 11/2019. Cid Gomes (PDT) estava ausente. Eduardo Girão (Podemos) e Tasso Jereissati (PSDB) votaram a favor do texto da MP 871/2019. O texto segue para a sanção presidencial

Pontos aprovados

Preso em regime fechado não pode receber auxílio-doença. Auxílio-reclusão passa a ser pago apenas para dependentes de quem está no regime fechado, e não mais no semiaberto. Filhos não terão direito a pensão em caso de tentativa de homicídio dos pais. O mesmo vale para outros dependentes, como cônjuges. Agressor terá que ressarcir despesas da Previdência Social com vítimas de violência doméstica.

Red; DN