-->

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Em Sobral/CE/PI: PRF e PM prendem na BR 222 casal acusado de participação em duplo homicídio na cidade de Piripiri/PI

 

No momento da abordagem, que aconteceu na cidade de Sobral/CE, um homem de 18 anos e uma mulher de 39 anos estavam em um veículo VW/VOYAGE TL MB que foi utilizado no assassinato de uma mulher de 29 anos na cidade de Piripiri/PI no mesmo dia. O casal já possui diversas passagens pela polícia por Tráfico de Drogas e Estelionato nos estados de São Paulo e Piauí.

Policiais Rodoviários Federais dos estados do Piauí e Ceará e Policiais Militares do estado do Piauí prenderam na madrugada de hoje(13) um homem de 18 anos e uma mulher de 39 anos acusados de participação no assassinato de duas pessoas na cidade de Piripiri/PI. A ação foi desencadeada quando os policiais abordaram o veículo VW/VOYAGE TL MB na BR 22 na cidade de Sobral/CE.

Os policiais receberam a informação que o veículo havia sido usado na participação no assassinato de uma mulher de 29 anos na manhã de ontem(12). Há informações que o mesmo veículo também foi utilizado no assassinato de um homem ainda não identificado na noite do mesmo dia. Ao realizar diligências com informações do Setor de Inteligência da PRF, os policiais conseguiram abordar o veículo na cidade de Sobral/CE. Dentro do veículo estava um homem acusado de ser um dos executores e uma mulher que já é conhecida pela polícia e que possui passagens pela polícia nos estados do Piauí e São Paulo por Tráfico de Drogas e Estelionato. A polícia tem informações que a mulher presa é integrante do Primeiro Comando da Capital-PCC e trabalha com a hipótese de que a motivação dos crimes seja o acerto de contas entre traficantes da região.

O casal foi recebido em Tianguá/CE por equipes da PRF e PM do estado do Piauí pra serem conduzidos até a cidade de Piripiri/PI.

Desta forma, o casal foi conduzido com o veículo até à Polícia Civil na cidade de Piripiri/PI para os procedimentos necessários. Eles responderão pelo crime de Homicídio Qualificado.

Site PRF



Eleição 2020: veja o que levar e o que não levar no dia da votação

 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores sobre procedimentos a serem adotados durante a votação, que ocorre no domingo (15) das 7h às 17h.

Neste ano, os itens imprescindíveis para votar são um documento oficial com foto e a máscara, cujo uso será obrigatório a todo o momento nas sessões eleitorais.

A Justiça Eleitoral recomenda ainda que, se possível, o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, de modo a evitar o compartilhamento de objetos e a disseminação do novo coronavírus.

Assim como ocorreu em anos anteriores, o eleitor que já fez o cadastro biométrico pode, caso prefira, utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel.

O eleitor também pode levar a conhecida cola na hora de votar, com os números de seus candidatos. Vale lembrar, porém, que não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação. Por isso, se for mesmo necessária, o melhor é levar a cola em papel. 

Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Está previsto que a Justiça Eleitoral deverá fornecer álcool gel aos eleitores. O previsto é que também haja álcool 70% disponível para higienização de superfícies.

Os organizadores da eleição não incentivam o uso de luvas, seja por mesários ou eleitores, sob o argumento de que o item desencoraja a higienização frequente das mãos e ainda pode se tornar um vetor de transmissão de covid-19, no caso de descarte inadequado.

Abaixo, as recomendações aos eleitores feitas pela Justiça Eleitoral no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Muncipais de 2020. Instruções para mesários, coordenadores e outras pessoas envolvidos no processo eleitoral podem ser encontradas na íntegra do documento, disponível no site do TSE.
Instruções aos eleitores

- Se apresentar febre, não saia de casa.

- No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.

- Mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão.

- Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).

- Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.

- Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.

- Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.

- Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.

-Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

- Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.

- Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

- Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

(Agência Brasil)



Atividade econômica tem crescimento de 9,47% no terceiro trimestre

 

A economia brasileira voltou a registrar crescimento no terceiro trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (13), apresentou expansão de 9,47% na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.

Em relação ao terceiro trimestre de 2019, foi registrada queda de 3%. No ano, o IBC-Br registra queda de 4,93% e, em 12 meses encerrados em setembro, retração de 3,32%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajudar o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Devido aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia, o mercado financeiro projeta queda do PIB em 4,8%, neste ano. O Banco Central prevê retração de 5% e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, de 4,7%.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que “economia brasileira está voltando com força” e prevê queda de 4%, em 2020.

(Agência Brasil)

Ceará terá cerca de 20 mil agentes estaduais e federais na segurança das eleições

 

Cerca de 20 mil agentes da Segurança Pública Estadual, das Forças Armadas, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança estarão trabalhando na “Operação Eleições 2020” em todo o estado do Ceará. O efetivo que atua no dia a dia no Policiamento Ostensivo Geral da Polícia Militar será acrescido de 4.200 militares do Serviço Administrativo, além daqueles que estavam de férias ou folga nas próximas 72 horas. Somando as forças estaduais e federais são cerca de 20 mil homens atuando.

Polícia Militar

Além do patrulhamento ordinário feito pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) não ter sido alterado, esse efetivo contará com o reforço das “forças especiais”, formada pelas tropas do Comando Especializado de Choque (Cotam, Cotar, Bope, Batalhão Humaitá, Canil, Cavalaria e Bepi), Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), de Policia do Meio Ambiente (BPMA) e Batalhãodo Policiamento Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

No total, cerca de 16 mil policiais militares estarão trabalhando em todo o estado e em cada cidade haverá um oficial responsável pelo trabalho ostensivo e de Inteligência (velado) da tropa.

Polícia Civil

Na Polícia Civil, um esquema especial foi montado para o funcionamento de todas as delegacias plantonistas na Capital, Região Metropolitana e no Interior, com reforço de efetivo de delegados, escrivães e inspetores.

No total, 764 policiais civis atuarão no primeiro turno. Delegacias de Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado funcionarão no próximo domingo (15).

Os crimes eleitorais flagrados em Fortaleza, na RMF e nas cidades que possuem base da Polícia Federal serão registrados na PF. A PCCE poderá lavrar auto de flagrante pela prática de crimes eleitorais nos locais onde não houver base do polo da Polícia Federal.

Já as ocorrências cotidianas e de crimes não relacionados ao pleito eleitoral, serão encaminhados para as delegacias da Polícia Civil. Em Fortaleza, funcionarão 2º (Aldeota), 7º (Pirambu) 10º (Antônio Bezerra), 13º (Cidade dos Funcionários), 30º (Conjunto São Cristóvão), 32º (Bom Jardim) e 34º (Centro) Distritos Policiais,.

Também funcionarão em regime de plantão o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das delegacias plantonistas Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Horizonte, funcionarão, excepcionalmente, no domingo, as delegacias de Aquiraz, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Pacajus, Chorozinho e Paracuru.

No Interior do Estado, todas as delegacias municipais e regionais funcionarão. Cidades como Aracati, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca, Russas, Canindé, Tianguá, Camocim, Tauá, Crateús, Baturité, , Icó, Jaguaribe, Quixadá e Acaraú terão também reforço de efetivo para o atendimento imediato às eventuais demandas dos juízes eleitorais e do Ministério Público Eleitoral.

Polícia Federal

A Polícia Federal também vai atuar com reforço de efetivo a partir desta sexta-feira (13), com cerca de 150 agentes, escrivães, peritos e delegados na Superintendência do órgão, em Fortaleza, nas Delegacias Avançadas de Juazeiro do Norte e Sobral.

Além disso, foram instalados Polos Operacionais nos seguintes Municípios: Camocim, Itapipoca, Aracati, Tianguá, Canindé, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús, Tauá, Campos Sales, Quixeramobim, Iguatu, Icó e Brejo Santo.

Pela primeira vez, as equipes vão utilizar drones nas operações de combate aos crimes eleitorais, como: compra de votos, propaganda irregular de candidatos, coação ou ameaças ao eleitor e transporte ilegal de eleitores.

Pelo ar

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) informou que também estarão reforçadas as suas bases operacionais com homens e aeronaves à disposição das autoridades da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral.

Força Nacional

Um efetivo de 80 homens da Fortaleza Nacional de Segurança já está em atuação no Ceará, especificamente, no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A tropa foi enviada ao Ceará por determinação do Governo Federal, através do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

Os 80 militares estão reforçando as ações da PM e da Polícia Civil e, durante as próximas 72 horas (entre sexta-feira e domingo, 15) atuará também conjuntamente com as tropas das Forças Armadas em Caucaia. A FNS ficará ali até o dia 3 de dezembro.

(Fernando Ribeiro)



Polícia Federal faz busca e apreensão em operação que investiga compra de votos em Fortaleza

 

A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão para apurar possíveis crimes de compra de votos em Fortaleza. A ação foi autorizada pela Justiça Eleitoral. Foram cumpridos mandados em residências dos investigados, um sindicato e em comitê eleitoral e empresas. A PF não divulgou os nomes dos alvos.

Fonte: Ponto Poder



Russas CE; plantão polcial

 RUSSAS

HOMICIDIO A FACA

Durante a manhã de ontem, no Conjunto Habitacional Nossa Senhora de Fátima em Russas, ROBSON LOURENÇO DE OLIVEIRA, 21 anos, residente no Mutirão Velho, foi assassinado com uma perfuração a faca a altura do pescoço. O suspeito do crime já foi identificado e está sendo procurado pela polícia. Até o momento não se sabe a motivação do crime.

LIMOEIRO DO NORTE

ROUBO A PESSOA

No início da noite de ontem no Bairro Luiz Alves de Freitas em Limoeiro do Norte, duas pessoas trafegando numa moto, praticaram um roubo contra duas mulheres estavam na calçada de uma residência, levando das mesmas seus aparelhos celulares.

Fonte; PM CE





Governo do Pará divulga edital com mais de 3,4 mil vagas para as polícias Civil e Militar

 

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), divulgará nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DOE), os editais dos concursos para a Polícia Civil e Polícia Militar do Pará. As empresas Instituto AOCP e Instituto Iades executarão os concursos nº 01 e 02/2019 para ingresso nas polícias Civil e Militar.

A realização do concurso é mais uma etapa do plano de fortalecimento para a área de segurança pública do Estado, uma das prioridades da atual gestão, que busca de forma incansável oferecer à população paraense bem estar e mais qualidade de vida. 

“Esse é mais um passo do compromisso que firmamos com a população em busca de mais melhorias na segurança pública. A atual gestão trabalha sem medir esforços por resultados e, dessa forma, além de trazer bem estar para todos, incentivamos o ingresso no serviço público através de concursos com o aumento do efetivo. Com o feito, o Pará ganha notoriedade com mais segurança e desenvolvimento”, disse a titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan. 


Vagas e inscrições 

Para a PM serão ofertadas 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais. 

As inscrições iniciam no dia 06/12/2020 e as provas estão previstas para iniciar no dia 28/02/2021. 

Para a Polícia Civil serão ofertadas 1.088 vagas, sendo 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista.

As inscrições iniciam no dia 07/12/2020 e as provas estão previstas para iniciar 21/03/2021.

As provas serão realizadas em Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. 

Confira o cronograma:

Polícia Militar 

Oficial 

► Inscrições: 06/12/2020 a 10/01/2021 
► Prova objetiva e discursiva: 28/02/2021 

Praças 

► Inscrições: 06/12/2020 a 10/01/2021 
► Prova objetiva sexo feminino: 07/03/2021 
► Prova objetiva sexo masculino: 14/03/2021 

Polícia Civil 

Delegado 

► Inscrições: 07/12/2020 a 04/02/2021 
► Prova objetiva e peça processual : 21/03/2021 

Escrivão, investigador e papiloscopista 

► Inscrições: 07/12/2020 a 04/02/2021 
► Prova objetiva e discursiva: 28/03/2021

(Agência Pará)



BNDES tem lucro de R$ 8,73 bilhões no terceiro trimestre

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro contábil de R$ 8,73 bilhões no terceiro trimestre deste ano, o que elevou o lucro acumulado de janeiro a setembro para R$ 13,7 bilhões. O relatório com os resultados financeiros da instituição no período foi apresentado nesta quinta-feira (12).

O desempenho positivo foi influenciado pela negociação de participações societárias, que resultaram em ganho líquido de R$ 4,4 bilhões. Somente a alienação de ações da Vale gerou lucro de R$ 4 bilhões. Também contribuíram para os resultados a equivalência patrimonial de empresas coligadas, no total de R$ 1,2 bilhão, e a receita com dividendos e juros sobre capital próprio, que somou R$ 938 milhões.

O patrimônio líquido do BNDES manteve-se, e a instituição fechou o terceiro trimestre em R$ 104,5 bilhões. "Foi um trimestre em que o BNDES performou bem. O banco atuou de forma efetiva e contracíclica, apoiando as pequenas e médias empresas", afirmou o presidente da instituição, Gustavo Montezano. 

A venda de ações da Vale ocorreu dentro de um programa que o BNDES vem implementando desde o ano passado. O desinvestimento em participações societárias visa reforçar o caixa para investimentos e reduzir a exposição aos riscos do mercado, explicou a instituição. No primeiro trimestre, também foram negociados R$ 7,6 bilhões em ações da Petrobras. Já no mês passado, a alienação integral dos papeis da Suzano em posse do banco movimentou R$ 6,9 bilhões, valor que terá impacto no balanço do quarto trimestre.

"Até o momento, temos um total de R$ 40,7 bilhões de contribuição dessas operações, com a venda através de diferentes modalidades. Fizemos oferta pública, venda em bloco e operação de M&A [fusões e aquisições]", informou a diretora de Finanças do BNDES, Bianca Nasser. O BNDES ainda tem mais de R$ 50 bilhões em papeis de empresas listadas na Bolsa de Valores, sendo a maioria da Petrobras e da Vale.

A captação de R$ 1 bilhão com a emissão de Letras Financeiras Verdes (LFV) também contribuirá para os resultados do último trimestre do ano. Segundo o BNDES, os recursos levantados com esses papeis vão financiar projetos de geração de energia eólica ou solar que promovam impacto positivo para a sociedade.

Comparações

O BNDES também teve melhora no resultado recorrente, que exclui a volatilidade trazida pela carteira de renda variável e pelos ajustes na provisão para risco de crédito. O período de julho a setembro registrou R$ 2,43 bilhões, 84% acima do valor de R$ 1,32 bilhão do segundo trimestre de 2020 e 5% inferior aos R$ 2,55 bilhões do terceiro trimestre do ano passado.

Em 2019, no acumulado entre janeiro e setembro, o BNDES teve lucro de R$ 16,5 bilhões. Dessa forma, na comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho da instituição de janeiro a setembro registra queda de 16,9%. 

Também hoje foram apresentados os dados referentes ao Plano de Estímulo à Aposentadoria (PEA) no BNDES. Implantado no segundo semestre deste ano, o plano teve adesão de 137 empregados, o que significa redução de 5,2% no quadro de pessoal e queda de 6,8% na folha de pagamentos. Estima-se que a economia anual será de aproximadamente R$ 100 milhões.

Ações emergenciais

A instituição divulgou ainda o resultado das ações emergenciais realizadas neste ano em decorrência da pandemia de covid-19. Segundo o BNDES, as medidas somaram R$ 136,6 bilhões e envolveram o apoio a 267 mil empresas, que empregam cerca de 8,8 milhões de pessoas.

As iniciativas buscaram preservar atividades econômicas importantes e viabilizar investimentos no setor de saúde. Uma dessas ações foi o Programa Emergencial de Acesso a Crédito, lançado em conjunto com o Ministério da Economia. Foram oferecidas garantias a operações de crédito para 96 mil pequenas e médias empresas, totalizando R$ 81 bilhões de financiamentos contratados até 9 de novembro.

"Essa linha é uma baita inovação no mercado financeiro brasileiro. Ela atua como uma espécie de seguro para as empresas e fornece garantias para que os bancos possam efetivar seus empréstimos", afirmou Montezano. Dados do BNDES mostram que o crédito às micro, pequenas e médias empresas aumentou 20% de junho a setembro.

(Agência Brasil)



Jovem é julgado e decapitado pelo “tribunal do crime” em favela da Praia de Iracema

 

Mais um crime brutal, com a marca da perversidade das facções criminosas, começa a ser investigado pela Polícia Civil em Fortaleza. Um jovem seqüestrado por bandidos durante o fim de semana, em plena Praia de Iracema, acabou sendo “julgado” e condenado” dentro de uma favela. Em seguida, foi morto e decapitado. Para completar o ato de barbárie, os criminosos lançaram no mar o corpo sem a cabeça, que foi encontrada depois dentro de um balde.

As cenas da sessão de torturas, interrogatório e execução da vítima no “Tribunal do Crime” foram filmadas pelos próprios criminosos e postadas nas redes sociais. O rapaz, já identificado pela Polícia como Davi Santana de Oliveira, morador do bairro Serviluz, e que trabalhava na campanha de um candidato à prefeitura de Fortaleza, foi seqüestrado no fim de semana quando seguiu para uma festa de reggae numa boate conhecida na Praia de Iracema. Ele teria sido atraído ao local através do telefonema da namorada.

Davi foi arrebatado pelos criminosos e levado para dentro de uma casa na Favela Baixa Pau, próxima à Sede da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Poço da Draga. Ali, ele foi interrogado e filmado. Em seguida, morto asfixiado com uma corda no pescoço dependurado em um armador de rede de dormir.

Corpo sem cabeça

Após a constatação da morte lenta e cruel do rapaz, os assassinos cortaram a cabeça, jogaram o restante do corpo no mar, próximo à Ponte dos Ingleses, e colocaram a cabeça dentro de um balde.

Na manhã de ontem, o corpo sem a cabeça foi encontrado na Praia do Icaraí, em Caucaia, para onde foi arrastado pelas ondas e pela corrente marítima. Horas depois, a cabeça também apareceu no mar, próximo à Ponte Metálica e ao canteiro de obras do Aquário de Fortaleza. Os criminosos, moradores da Favela Baixa Pau, aparecem no vídeo interrogando o refém e, em seguida, praticando a execução, além de exibirem armas de fogo. Seriam da facção Comando Vermelho (CV).

(Fernando Ribeiro)