-->

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Segurança Hídrica do Vale do Jaguaribe

Segurança Hídrica do Vale do Jaguaribe é tema
de evento no Campus da UFC em Russas

Segurança hídrica é a expressão utilizada para a busca por estabilidade no acesso à água,
seja para o consumo humano, agrícola e industrial ou para mantê-la protegida no meio ambiente.
Sua gestão está relacionada à oferta de água em quantidade e qualidade para a população,
respeitando o meio ambiente e mantendo planos estratégicos para situações extremas.
É neste contexto que a Universidade Federal do Ceará (UFC) no Campus de Russas,
preocupando-se com essa questão na região jaguaribana, ciente do seu papel de agente
transformadora da sociedade e catalisadora de mudanças significativas que gerem bem-estar à
população, realizará, em parceria com a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), o
Workshop Segurança Hídrica do Vale do Jaguaribe. O evento, gratuito e aberto ao público,
acontecerá dia 16 de dezembro de 2019, de 8h30 às 12h30, no Auditório do Campus da UFC em
Russas (Bloco Didático I, 1º andar, Rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária, Russas/CE).
Na ocasião, ouviremos a palestra “Ações desenvolvidas pela SRH em prol da
segurança hídrica do Vale do Jaguaribe” a ser proferida pelo Sr. Gianni Peixoto de Lima,
Assessor de Projetos Especiais da Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado. Após
este momento, teremos uma mesa-redonda com as presenças de:
• Prof. Dr. Lindberg Gonçalves (Diretor da UFC Campus de Russas);
• Sr. Gianni Peixoto de Lima (Assessor de Projetos Especiais da Secretaria de Recursos
Hídricos);
• Deputado Nelinho Freitas (Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional,
Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará);
• Vereador Samuel de Melo Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Quixeré e
representante da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará – UVC);
• Sr. Aridiano Belk de Oliveira (Gerente-Executivo do Distrito de Irrigação do Perímetro
Tabuleiro de Russas – Distar e Presidente do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Baixo
Jaguaribe);
• Prof. Dr. Dmontier Aragão (Professor Adjunto da UFC Campus de Russas e Coordenador
do Núcleo de Discussão e Mobilização do Vale do Jaguaribe da Plataforma Ceará 2050).
Serviço:

Evento: Workshop Segurança Hídrica do Vale do Jaguaribe
Data: 16 de dezembro de 2019 (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório do Campus da UFC em Russas (Bloco Didático I, 1º andar, Rua Felipe Santiago,
411, Cidade Universitária, Russas/CE)
Gratuito
Aberto ao público
Inscrições no local
Haverá envio de certificado de participação para os inscritos.
Informações: Setor de Comunicação e Produção Cultural da UFC Campus de Russas CE

Blog; Erivando Liima


Prefeito de Assaré é alvo de operação policial por desvio de verbas e nepotismo


Polícia faz buscas na Prefeitura e na casa do prefeito Evanderto Almeida

Policiais civis amanheceram o dia na porta da casa do prefeito

Policiais civis desencadearam na manhã desta quarta-feira (4) uma operação conjunta com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na cidade de Assaré, na Região Sul do estado (a 491 km de Fortaleza)  com o objetivo de combater o desvio de verbas públicas. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em vários endereços, entre eles, a sede da Prefeitura Municipal e a residência do prefeito, Francisco Evanderto Almeida, 65 anos.

A operação teve início por volta de 6 horas e está sendo acompanhada por promotores de Justiça do Estado, através da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).  A equipe da Polícia Civil chegou a Assaré ainda na madrugada, com  cerca de 15 viaturas. Os policiais cercaram a sede da Prefeitura e estiveram realizando buscas também na residência do prefeito, na casa de um filho dele e, ainda, no posto de combustíveis Dois Irmãos, que seria de propriedade da família Almeida.

A Polícia investiga junto com o MP a denúncia de desvio de verbas públicas através de várias modalidades criminosas, entre as quais a venda de combustíveis para os veículos oficiais do Município. O Ministério Público deverá, ainda nesta quarta-feira, divulgar para a Imprensa mais detalhes da operação.
Prefeito Evanderto Almeida é investigado pelo PM desde o ano passado
Nepotismo

AteriaFernando Ribeiro
04 12 2019

Blog; Erivando Lima

Acidente com vítima fatal em Limoeiro do Norte-CE

O fato aconteceu entre a rotatória do Cabeça Preta e as pedrinhas próximo a Vila do Afonso.

Uma moto Titã de cor vinho placa NUU 0778 foi colhida por um caminhão de cor azul. A equipe do SAMU foi acionada para o local, mais quando chegou a vitima ja estava em óbito.

O motorista do caminhão não parou para prestar socorro a vitima. A vitima do acidente foi uma pessoa do sexo masculino ate o presente momento sem identificação, segundo informações de populares trata se de um senhor evangélico conhecido como Josinaldo,
O corpo foi levado pelo rabecão para o núcleo de PERICIA FORENSE em Russas CE 

Blog;Erivand Lima


Expresidiario agredido socorrido para UPA Quixadá é transferido para o IJF em Fortaleza


Um ex-presidiário usando tornozeleira eletrônica, foi gravemente lesionado na madrugada desta quarta-feira (4), na rua Dom Lucas, bairro Campo Velho, em Quixadá.


Com a chegada da polícia militar ao local do crime, a vítima se encontrava com várias leões na cabeça, não sabendo precisamente se a golpes de pedras ou pauladas, pois no local onde estava caído, não havia nenhum objeto dessa natureza próximo a vítima.

O SAMU foi acionado para o local, onde socorreu a vítima para a UPA, após ser medicado foi constatado uma fratura exposta na mandíbula e um possível achatamento de crânio.

*No local foi apreendido uma faca tipo peixeira, porém, não estava suja de sangue e que provavelmente seria da vítima,O ex-presidiário não informou aos policiais quem seriam os acusados e nem o motivo das agressões sofridas.*

Fonte; Sertão Alerta


Agentes penitenciários são a nova Polícia Penal em todo o País


A partir de hoje, os agentes penitenciários de todo o País, tanto os estaduais quanto os federais, passam a ser a Polícia Penal. Em sessão solene marcada para hoje, às 9h (de MS), em Brasília (DF), o Congresso Nacional promulgará a Emenda Constitucional 104, de 2019, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. A sessão de promulgação ocorre no plenário do Senado Federal.


Com a medida, o quadro das novas polícias penais será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários, ou equivalentes, e também pela realização de concurso público. A nova polícia será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

Um dos reflexos dessa transformação é autonomia para aqueles que atualmente fazem a segurança dentro dos presídios. Com essa autonomia será possível, por exemplo, exercer maior autoridade sobre a massa carcerária, inclusive, com investigações em torno das facções criminosas que agem a partir dos estabelecimentos prisionais, apuração de outros crimes, busca a presidiários evadidos e com quebra de monitoramento eletrônico, além de outras ocorrências.

A Polícia Militar, por exemplo, será dispensada da atuação no sistema penitenciário. Até mesmo a Polícia Civil, acionada em casos de mortes, terá atuação mais limitada, tornando isso uma atribuição da nova polícia.

O presidente da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), Fernando Anunciação, destacou que a aprovação é uma luta de mais de 15 anos dos servidores que trabalham nessa área. Segundo ele, a criação da Polícia Penal, que passa a integrar o sistema de segurança pública – a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal e, nos estados, das polícias Civil e Militar –, proporcionará uma nova realidade no sistema prisional. “Teremos autonomia administrativa. Se investirem no nosso serviço de inteligência, por exemplo, nos iremos contribuir para uma nova realidade na segurança pública”.

Ele afirma ainda que no Estado já existe estrutura, mas será necessário ampliar a capacitação. “Estamos copiando a Polícia Penitenciária da Itália, que tem o melhor serviço de inteligência. Isso vai acontecer conosco. Precisaremos apenas de ampliar a capacitação e o governador [Reinaldo Azambuja] já sinalizou positivamente sobre a regulamentação e a capacitação”, disse Anunciação, que é de Mato Grosso do Sul. 

“Considero um avanço para o sistema penitenciário brasileiro, pois reconhece na Constituição os agentes penitenciários que já fazem o trabalho policial”, disse o presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves. 

Para ele, a Polícia Penal também trará a padronização de trabalho em todo o território nacional, como na forma de agir nas intervenções para conter rebeliões, motins e outras ações criminosas que ocorrem dentro das penitenciárias. “Devemos trazer mais autoestima para o trabalho do profissional que atua no sistema prisional, além de possibilitar maior capacitação técnica e um serviço ainda mais especializado”, avalia.

PAPEL DE POLÍCIA

O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Sinsap/MS), André Luiz Garcia Santiago, ressaltou que a criação da Polícia Penal será um divisor no sistema penitenciário. Entre outros reflexos, permitirá que os policiais militares, que hoje são empregados na segurança externa dos presídios (guaritas e muralhas), na escolta diária de presos para audiências nos fóruns, assim como nas escoltas para consultas médicas e internações hospitalares, voltem para a sua atividade principal, que é a segurança da população, nas ruas. “Todo esse trabalho passa a ser de responsabilidade da Polícia Penal”, frisou.

Santiago explicou que, a partir da promulgação da emenda constitucional, nesta quarta-feira, serão iniciadas reuniões de um grupo de trabalho nacional para a elaboração da lei complementar que dará um “esqueleto” de padronização da Polícia Penal em todos os estados.

Com essa padronização inicial, cada unidade da Federação promoverá as alterações legais necessárias e, inclusive, a regulamentação.

Em Campo Grande, a transição de agentes penitenciários para policiais penais deve começar pelo complexo penitenciário, localizado no Bairro Jardim Noroeste, na região da saída para Três Lagoas, onde estão o Presídio de Segurança Máxima, Instituto Penal, Centro de Triagem e Presídio de Trânsito.

Uma das consequências em médio prazo da criação da Polícia Penal será a necessidade de realização de concurso público para ampliação do efetivo, pois, com o aumento significativo das atribuições dos atuais agentes penitenciários, será necessário também redimensionar efetivo. Conforme a Agepen, atualmente em Mato Grosso do Sul, são apenas 1.736 agentes penitenciários de carreira.

Fonte: Correio do Estado


Identificados assaltantes de bancos mortos em tiroteio com a PM na BR-116. Quadrilha era do Vale do Jaguaribe



A Polícia identificou oficialmente, na noite desta terça-feira (3), os três homens que morreram numa troca de tiros com policiais militares no quilômetro 14 da BR-116, no entroncamento com o viaduto do Anel Viário de Fortaleza, no bairro Messejana, na zona Sul da Capital. Os mortos eram componentes de uma quadrilha de assaltantes de bancos baseada na Região do Vale do Jaguaribe. O grupo é envolvido também em roubos de cargas, carros-fortes, além de pistolagens e mortes de policiais.

Os três homens mortos no tiroteio com policiais do Batalhão de Divisas e do Comando Tático Rural (Cotar) foram identificados como José Laudemir da Silva Gomes, 31 anos; Flauber Marcilio Maia Chaves, 31 anos; e Alerrandro Chaves Granja, 20, todos da região compreendida entre os Municípios de Tabuleiro do Norte, Morada Nova e São João do Jaguaribe. Com eles, a Polícia apreendeu duas pistolas, um revólver, além de carregadores e muita munição.

O tiroteio ocorreu por volta das 14h30 no momento em que a Polícia tentou abordar o carro onde estavam os criminosos. Eles desobedeceram a ordem de parada e deram início ao tiroteio. Quando o carro alcançou o viaduto do Anel Viário com a BR-116, várias viaturas cercaram o veículo e o tiroteio se intensificou. Os três bandidos foram baleados e socorridos pela própria PM para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), onde foram constatados os óbitos. Os corpos foram encaminhados, depois, para a sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde serão liberados, hoje, para sepultamento.

Além das armas e munições, a Polícia encontrou dentro do carro dos bandidos várias peças de roupas sujas de sangue e outros objetos que deverão ser periciados.

Quadrilha

De acordo com a Polícia, os bandidos mortos nesta terça-feira (3) eram integrantes remanescentes da quadrilha que foi chefiada pelo assaltante e pistoleiro Sílvio Leno Chaves Barbosa, que se matou na madrugada do dia 26 de abril último, no distrito de Uiraponga, na zona rural de Morada Nova, ao perceber que seria preso. Ele havia prometido não se entregar às autoridades.

A operação foi desencadeada a partir de denúncias de que Sílvio Leno Chaves estava escondido em uma casa na zona rural da cidade. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Quando os policiais do Comando Tático Rural (Cotar) chegaram ao local, houve troca de tiros. Segundo a Polícia Militar, ao perceber que seria preso, Sílvio Leno atirou na própria cabeça e morreu. Na casa onde ele estava, foi apreendida uma pistola, uma motocicleta roubada e vários aparelhos celulares.

Um segundo confronto ocorreu em outra casa próxima, do mesmo distrito. Dois membros da quadrilha de Sílvio Leno perceberem a chegada dos militares e disparam contra a patrulha. No tiroteio, a dupla foi atingida e morreu. Eles ainda foram levados a uma unidade hospitalar de Morada Nova, mas já estavam mortos, sendo identificados como Raimundo Filho e “Corredor”.

(Fernando Ribeiro)

Russas CE plantão policial


RUSSAS FURTO

Por volta das 08h, no Sítio Ipepacunha, zona rural de Russas, foi registrado um furto em uma cerâmica, onde foi furtado aproximadamente 100 metros de fio de cobre, até o momento não foi identificada a autoria do furto.

ALTO SANTO RECUPERAÇÃO DE MOTO ROUBADA

Por volta das 09h30min, a polícia foi informada que havia uma moto abandonada na CE 269, altura da entrada da Fazenda IPÚ, zona rural de Alto Santo, ao chegar no local encontrou uma moto CG 160, vermelha, 2017, placa PMG-4662, onde havia registro de roubo, fato ocorrido na BR-116, localidade de Sitio Porção, zona rural de Alto Santo. O veículo foi recolhido a DPC local para posteriormente ser entregue ao seu proprietário.

TABULEIRO DO NORTE HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 07h30min, no Bairro São Francisco em Tabuleiro do Norte, foi registrado um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima, FRANCIEL FERREIRA DE OLIVEIRA, 39 anos, residente em Tabuleiro do Norte. Segundo informações colhidas no local, indivíduos desconhecidos chegaram e praticaram o crime, logo em seguida fugiram.


Fonte; PM CE

Os melhores PNEUS de Russas CE

Quixadá CE plantão policial


QUIXERAMOBIM FURTO A RESIDENCIA.

Dia 02/12/2019, por volta das 14h20min, o Copom recebeu uma ligação via 190 informando um arrombamento e furto em residência na Quadra 18, Jardim Norte I, Quixeramobim-Ce. A VTR de imediato, foi acionada e se deslocou até ao local da ocorrência, donde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo J. A. M., informou aos policiais que ao chegar a sua residência a porta estava violada e teriam levado 01 (um) botijão e todos os documentos pessoais da vitima. Foram feitas diligencias, mas ate o momento nada encontrado.

QUIXERAMOBIM DIREÇÃO PERIGOSA

Dia  02/12/2019, por volta das 13h, a realizava deslocamento pela CE 060, Rodovia do Algodão, Quixeramobim-Ce, quando se deparou com T. M. S., pilotando a motocicleta Honda/ CG 160 Fan, de cor preta,  pela CE 060 praticando direção perigosa, diante do fato o mesmo foi conduzido juntamente com o veiculo para a Delegacia de Policia Civil de Quixeramobim-Ce. 

QUIXERAMOBIM ROUBO A PESSOA

Dia  02/12/2019, por volta das 21h, compareceu ao Destacamento a D. R. S., informando que por volta das 20h20min quando trafegava pela Rua Américo Militar, s/n, Próximo ao Colégio Pequeno Príncipe Quixeramobim-Ce, um indivíduo de blusa vermelha em uma motocicleta de cor lilás se aproximou da motocicleta que a vitima trafegava vindo a derrubar a mesma e roubando 01 (um) Celular modelo J7 neo e uma bolsa com cartões de credito, em seguida fugindo tomando rumo ignorado.  A VTR realiza diligencias, mas ate o momento o acusado não foi localizado.

Fonte;PM CE

BARBÁRIE: Jovem é morto com 16 tiros em Pereiro; crime é mistério para polícia



Um homicídio a bala ocorreu por volta das 15h40 desta segunda-feira (2), em um Lava Jato localizado na rua Odílio Silva na cidade de Pereiro, distante 235 quilômetros de Juazeiro do Norte. 

José Carlos Queiroz Oliveira, 21, foi surpreendido por uma dupla de moto que abriu fogo, fugindo em seguida. “Zezin Risadinha”, como era conhecido, foi executado com pelo menos 16 tiros de pistola calibre 380. A polícia foi acionada e esteve no local arrolando testemunhas e realizando os primeiros levantamentos de praxe. A polícia de Pereiro investiga a motivação do crime e trabalha para identificar os matadores. 

Portal Miséria c/ informações de Richard Lopes