-->

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Homicídio à bala na comunidade de Miguel Pereira


Homicídio à bala em Russas, na comunidade de Miguel Pereira, que fica próximo à flores.

Segundo informações extra-oficiais, dois elementos chegaram anunciando o assalto e desferiram vários disparos contra o rapaz, conhecido como "Gordo".

Sem mais detalhes.


Eduardo Cunha volta a negar ter contas no exterior


O presidente da Câmara dos Deputados,Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reiterou nesta sexta-feira, 9, em nota assinada por sua assessoria, desconhecer as supostasmovimentações financeiras no exterioratribuídas a ele. A nota também refuta “a tentativa contínua de transformar o presidente da Câmara no principal foco de investigação” e fala em “divulgação seletiva de notícias”.

Nesta quinta-feira, o líder do Psol na Casa, deputado Chico Alencar (RJ), disse que recebeu da Procuradoria-Geral da República a confirmação de que Cunha tem contas na Suíça.

“O presidente desconhece o teor dos fatos veiculados e não tecerá comentários sem ter acesso ao conteúdo real do que vem sendo divulgado. Assim que tiver ciência, por meio de seus advogados, o presidente se manifestará”, diz a nota.

Constrangimento

De acordo com o texto, causa “muita estranheza a divulgação seletiva de notícias visando unicamente constranger o presidente da Câmara”. A nota repete o conteúdo de outra, divulgada no dia 20 de agosto, que reafirmar o posicionamento de que “também é muito estranho não ter ainda nenhuma denúncia contra membro do PT ou do governo, detentor de foro privilegiado.”

Cunha ainda reitera o teor do depoimento prestado à CPI da Petrobras de forma espontânea. Na ocasião, ele disse que as contas que tem estão na declaração de Imposto de Renda.

De acordo com o texto, o presidente da Casa continua “absolutamente tranquilo” realizando seu trabalho “com a mesma lisura e independência” e "confiando plenamente na isenção e imparcialidade do Supremo Tribunal Federal”. 

Agência Brasil

Procon Fortaleza ingressa ação contra bancos em greve


O Procon Fortaleza ingressou, nesta sexta-feira, 9, com ação civil pública contra a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e mais seteinstituições financeiras que prestam serviços na capital. O órgão pde que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que não haja prejuízo financeiro aos clientes que tenham, durante a greve, contas a pagar, salários, transferências ou depósitos a receber. 

Os bancos poderão pagar multa diária de R$ 100 mil por descumprimento da ordem judicial, caso a liminar seja concedida. O Procon requereu uma indenização coletiva de R$ 5 milhões, pelos danos causados aos consumidores, e a prorrogação dos boletos vencidos durante a paralisação por, no mínimo, 72 horas (contando desde o término da greve).

A ideia, segundo o Procon, é que os bancos não possam cobrar juros, multas e demais encargos financeiros, desde o início do movimento grevista. "Não podemos permitir que o consumidor seja prejudicado, pois é a parte mais frágil na relação de consumo", frisa a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.

O Procon requer ainda que os bancos disponibilizem, em quantidade suficiente, envelopes para depósito nos terminais e que eliminem as limitações impostas em relação a saques, garantindo dinheiro em espécie suficiente nos caixas eletrônicos. ''Os correntistas que, por ventura, tenham cheques devolvidos durante o período de greve, também estariam isentos de cobrança de qualquer taxa” disse o órgão, em nota.

Na ação, o Procon diz que os bancos devem disponibilizar funcionários para auxiliar os usuários com dificuldades de utilização dos serviços, como idosos e portadores de necessidades especiais, dentre ouros. As medidas tomadas são para garantir os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), completa Cláudia. 

Serviço
Consumidores que forem prejudicados durante a greve terão atendimento prioritário, na sede do Procon Centro (Rua Major Facundo, 869) e no Procon Messejana (unidade do Vapt Vupt), ao lado do Terminal de Ônibus. Também é possível registrar reclamação no site, no link''Atendimento Virtual''. As denúncias anônimas podem ser enviadas com fotos, vídeos e áudios pelo app "Procon Fortaleza". 

O POVO Online

Professora de escola católica é presa acusada de ter feito sexo com aluno


Uma professora de história foi presa na quinta-feira (09) por ter tido relações sexuais com um aluno. Fatima Grupico, de 24 anos, lecionava em uma escola católica no estado de New Jersey, nos Estados Unidos, a Cardinal McCarrick High School. As informações são da NBC.

Segundo as autoridades, o estudante envolvido no caso tem 17 anos e as relações teriam ocorrido várias vezes ao longo do mês de maio deste ano. A professora será processada por assédio sexual e por colocar em risco o bem-estar de uma criança. A denúncia teria partido da direção da própria escolas à polícia. Fatima está sob custódia da polícia de Nova Jersey, aguardando fiança.

A Cardinal McCarrick High School foi fechada no fim do ano letivo no país, que é em junho, por problemas financeiros da Diocese local. Desde então, a professora está desempregda. 

A imprensa informa que essa seria a 11ª escola católica da região a fechar por este motivo desde 2009.

Blog Vale em Destaque

Safra de grãos 2015 chegará a 210,4 milhões de toneladas, diz IBGE


A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá atingir este ano 210,4 milhões de toneladas, produção 8,8% superior à obtida em 2014 (193,3 milhões de toneladas), informou hoje (9) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão acrescenta 396,2 mil toneladas à estimativa do órgão feita em agosto, o que representa aumento de 0,2% em relação ao cálculo anterior.

Em outra previsão, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou hoje levantamento de campo sobre intenções de plantio na safra de grãos. Segundo a Conab, a safra 2015/2016 pode variar de 210,3 a 213,5 milhões de toneladas, aumento de 0,2% a 1,7% sobre a safra anterior, que colheu 209,8 milhões de toneladas.

Os cálculos da Conab e do IBGE são feitos com base em metodologias diferentes. O IBGE trabalha com anos civis, enquanto a Conab pesquisa o ano-safra, que vai de abril a março do ano seguinte, no Centro-Sul. O IBGE também inclui, nos levantamentos, culturas que não integram as pesquisas da Conab.

A estimativa do IBGE da área a ser colhida abrange 57,7 milhões de hectares, acréscimo de 2% em comparação à área colhida em 2014 (56,5 milhões de hectares). O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos da safra: somados representam 92,5% da estimativa da produção, respondendo por 86,4% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, houve acréscimos de 6% na área da soja, de 0,9% na área do milho e redução de 5,5% na área de arroz. No que se refere à produção, houve acréscimos de 3,4% para o arroz, 12,2% para a soja e de 7,3% para o milho. 

O volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição por regiões: Centro-Oeste, 89,6 milhões de toneladas; Sul, 77,6 milhões de toneladas; Sudeste, 18,8 milhões de toneladas; Nordeste, 17,3 milhões de toneladas; e Norte, 7,2 milhões de toneladas. Comparativamente à safra passada, houve aumento de 21,5% na safra da Região Norte, de 9,6% na Região Nordeste, de 4,7% na Região Sudeste, de 9,6% na Região Sul e de 8% na Região Centro-Oeste. Mato Grosso liderou como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 25%, seguido pelo Paraná (18,1%) e Rio Grande do Sul (15,7%). Somados, esses três estados representam 58,8% do total nacional previsto.

Agência Brasil

Quase 40% da população adulta estão em cadastros de inadimplentes


Mais 2,4 milhões de consumidores tiveram os nomes incluídos em cadastro de devedores, entre janeiro e setembro, deste ano, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, divulgados hoje (9). No final de setembro, havia 57 milhões de consumidores registrados em cadastro de devedores. Esse total equivale a 38,9% da população adulta do país (faixa de 18 a 94 anos).

Em setembro, comparado a igual período de 2014, o número de consumidores com contas atrasadas subiu 5,45%. Na comparação com agosto deste ano, houve recuo de 0,59%.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é comum haver redução na inadimplência em setembro, na comparação com agosto. Isso porque em setembro há mais dinheiro circulando na economia com início de pagamento de abono de Natal a beneficiários da Previdência. Também nesse mês, há feirões de renegociação de dívidas. “As próprias empresas procuram renegociar”, explicou a economista. Mas ela ressalta que em outubro e novembro volta a subir a inadimplência, com nova redução em dezembro, com a influência do 13º salário.

Os atrasos no pagamento de contas de serviços básicos, como água e luz, foram os que mais cresceram: 12,55%, na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2014. As dívidas bancárias, incluídas pendências com cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros, subiram 10,32%.

As dívidas do setor de telecomunicações, atrasos no pagamento de telefone fixo, celular e TV por assinatura, cresceram 4,17%, enquanto as pendências no comércio tiveram alta de 0,85%. Segundo a CNDL, quase metade das dívidas em atraso são de bancos (48,17%). A segunda maior participação no total das dívidas é com o comércio (20,3%).

A economista destacou que a inadimplência está espalhada por todos os segmentos da economia, o que gera preocupação. Para ela, o cenário futuro também está ruim, com menos contratações no comércio no final do ano, aumento de desemprego, rendimentos menores e queda menor da inadimplência esperada para o final do ano. Segundo ela, não deve haver redução da inadimplência de 1% a 1,5% no final do ano, como geralmente acontece, devido à recessão econômica, com inflação alta.

Segundo Marcela, a inflação forte nos segmentos de alimentação, habitação e transporte dificultam a queda da inadimplência. “Não são itens específicos que a gente consegue trocar. É menos dinheiro sobrando para pagar dívidas e sair da inadimplência”, acrescentou.

Mesmo assim, a economista não acredita em descontrole da inadimplência porque os bancos estão emprestando menos. “O que limita a inadimplência é a base de crédito menor”, disse.

Para Marcela, a economia pode mostrar alguma melhora a partir do segundo semestre de 2016. Ressalta porém que é preciso que o governo resolva a crise política para a situação melhorar. “A luz no fim do túnel não está no começo do ano que vem. Está do meio para o final”, disse.

Agência Brasil

Ladrão tem as 2 mãos decepadas pela população ao tentar roubar moto taxi

Um ladrão foi assaltar um mototáxi,a população revoltada com tanto roubo o capturou e decepou suas duas mãos para que não pegue em arma novamente e não cometa mas assaltos. 

Justiça da população com as próprias mãos...em Belém.


Giro da notícia 190

Polícia Federal apura propina no Ministério do Desenvolvimento


Um suposto esquema de venda de portarias do governo federal para favorecer empresas do setor automotivo está sob investigação da Polícia Federal. Mensagens interceptadas na Operação Acrônimo, obtidas pelo Estado, indicam que grupo automotivo CAOA, que produz veículos da Hyundai, pagou propina a um empresário ligado ao ex-ministro e atual governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), em troca de obter benefícios fiscais no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que ele comandou.

O inquérito sustenta que o petista teria participado pessoalmente da negociação dos “ajustes”, que ocorreram na gestão de Mauro Borges, atual presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e sucessor do petista na pasta.

Conforme revelou o Estado, a CAOA também é suspeita de negociar pagamento de propina para que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Congresso aprovassem em 2009 a Medida Provisória 471, que prorrogou incentivos fiscais de montadoras que fabricam veículos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Os investigadores apuram se as negociações envolveram também corrupção para emplacar outras duas MPs: a 512/2010, que resolveu questões tributárias; e a MP 638/2014, que instituiu o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto). As suspeitas foram detectadas em duas operações da PF e do Ministério Público Federal (MPF), a Acrônimo e a Zelotes.

Conforme o inquérito da Acrônimo, que corre em sigilo, a CAOA escalou Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, amigo e colaborador de campanha de Pimentel, para obter a renovação de um ato que lhe assegurasse a permanência no Programa Inovar Auto, criado pelo petista e Borges. Com isso, a empresa conseguiria redução no valor a ser pago pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

As mensagens, de fevereiro de 2014, revelam conversas de Bené com Borges, então ministro, e Antônio dos Santos Maciel Neto, presidente e sócio da CAOA, para viabilizar a portaria. Duas empresas de Bené, que seriam de fachada, receberam R$ 2,1 milhões entre dezembro de 2013 e junho de 2014. Para a PF, o dinheiro pode ter sido pago como propina.

No dia 27 de fevereiro, Maciel escreve a Bené sobre o projeto de interesse da empresa: “É um processo único da empresa toda. Tudo deve estar concluído às 16h”, ao que recebe a resposta: “Hoje a gente mata isso. Meu amigo está hoje em BSB e vai ver isso de perto”. Para a PF, o empresário se referia a Pimentel.

Já na madrugada do dia 28, Bené avisa ao executivo da CAOA: “Agora à noite estive com o substituto dele. Amanhã tudo vai se resolver”. Mais tarde, após raiar o dia, Maciel envia nova mensagem para Bené: “O nosso portador estará no edifício às 13h30. Você me ajuda para que a assinatura ocorra logo em seguida?”

As mensagens demonstram que o lobby funcionou. “Se você puder botar para andar aquele assunto que te falei ontem. ABS”, pediu Bené ao então ministro, que responde: “OK”. Às 22h27, Borges avisa a Bené: “Assinei”.

As investigações mostram que três desses repasses da CAOA para empresas de Bené, de R$ 919 mil, ocorreram entre março e maio de 2014, logo após o benefício ser concedido. O inquérito diz ainda que Pimentel teria se encontrado com o dono da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, e outros executivos para fazer “ajustes” na negociação.

Por causa das suspeitas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou buscas, na semana passada, em endereços de Borges, Bené, executivos da CAOA e outros envolvidos. “Diversos registros devidamente documentados sugerem que Benedito, agindo de forma ajustada com Fernando Pimentel, teria intermediado a aprovação de benefícios para a produção do veículo iX35, da Hyundai, que dependia da autorização de Mauro Borges, então ministro que substituiu Pimentel”, escreve o ministro Herman Benjamin em despacho.

“Em contrapartida, a CAOA transferiu para as empresas Bridge Participações e BRO Consultoria, controladas por Benedito, cerca de R$ 3,5 milhões, conforme documentos já apreendidos na sede dessas empresas e residências dos envolvidos”, acrescenta o magistrado.

Envolvidos. Procurada pela reportagem, a CAOA informou ontem que não iria se manifestar. Segundo a assessoria de imprensa, a empresa estava “levantando documentação a respeito do caso” e, somente a conclusão desse processo, poderia responder aos questionamentos da reportagem.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou que não iria se pronunciar sobre “partes da investigação”. “Isso só comprova que a PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) tinham as informações há mais de um ano e não as usaram para reunir mais detalhes. Estamos questionando todos os elementos do inquérito”, afirmou.

O criminalista Marcelo Leonardo, que defende o ex-ministro do Desenvolvimento Mauro Borges, disse que não vai se manifestar “porque a investigação está sob segredo de Justiça”. A Operação Acrônimo investiga outros negócios relacionados ao empresário.

José Luís de Oliveira, advogado do empresário Benedito de Oliveira, o Bené, afirmou que, “tendo em vista que o processo é sigiloso, todos os esclarecimentos serão apresentados no momento oportuno”.

Estadao Conteudo

PRF começa operação para feriadão com 320 policiais nas estradas cearenses


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza nesta sexta-feira (09/10) até próxima segunda-feira (12), a Operação Aparecida 2015. De acordo com a PRF-CE, a ação já começou na Unidade Operacional do Eusébio, km 19 da BR-116.

Nesse período, serão empregados no estado cerca de 320 policiais em turnos ininterruptos de revezamento, aproximadamente 40 viaturas operacionais caracterizadas, sete radares fotográficos Laser Tech, 85 etilômetros Alcoo-Sensor IV.

Neste ano, o feriado será em uma segunda-feira, por isso, a PRF promoverá reforço concentrado no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de mortes e de feridos com o objetivo de garantir aos usuários das rodovias federais segurança e fluidez no trânsito.

Cuidado nas rodovias

De acordo com o chefe do Núcleo de Comunicação Social da corporação, Alexsandro Batista, na BR-222, o alerta fica para o trecho do km-5 da rodovia. “Por se tratar da saída de Fortaleza, onde leva os motoristas para cidades como Caridade, Canindé e municípios da Região Norte, o fluxo representa perigo, pois reúne muitos carros. Sendo assim peço cuidado redobrado neste local’, disse.

Já na BR-116 o ponto considerado crítico é o trecho entre o km-54 e km-70 localizado no município de Chorozinho. “Neste trecho a pista é simples e muitos motoristas tentam ultrapassagens proibidas. O risco de acidentes é muito grande. Por isso há um reforço especial neste trecho”, explica.

Ações preventivas

Na Operação Aparecida serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens indevidas, não uso da cadeira para transporte de crianças e ocorrências envolvendo motocicletas ou ciclomotores. Durante o feriado, o foco da PRF continuará sendo as condutas responsáveis por elevados índices de letalidade no trânsito.

Além da fiscalização ostensiva, também serão realizadas ações educativas nas rodovias federais, buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Em alguns postos, o condutor que for flagrado cometendo alguma infração será abordado e, enquanto aguarda a notificação, será convidado pelos policiais a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas.

Ceará Agora

Tiroteio deixa um morto em universidade do Arizona


Outras três pessoas ficaram feridas em incidente ocorrido num estacionamento próximo a um dormitório estudantil, durante a madrugada. Suspeito está sob custódia policial, e motivo do ataque ainda é desconhecido.

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas num tiroteio na Universidade do Norte do Arizona, na cidade de Flagstaff, comunicaram autoridades dos EUA nesta sexta-feira (09/10).

A diretora de relações públicas da instituição de ensino, Cindy Brown, afirmou que o suspeito atirador está sob custódia policial. Ela disse também que a primeira ligação telefônica a respeito do crime foi recebida pela polícia local a 01h20 da manhã (horário local).

O tiroteio ocorreu num estacionamento próximo a um dormitório estudantil no nordeste do campus da universidade. Brown acrescentou não saber o motivo dos disparos e, portanto, não possuir quaisquer detalhes sobre o suspeito, as vítimas, suas condições e se eles eram estudantes.

Em comunicado em sua conta oficial no Twitter, a universidade afirmou que a situação no campus foi estabilizada e comunicou que as instalações não estão fechadas. 

A Universidade do Norte do Arizona desempenha um papel importante na cidade de Flagstaff. A instituição pública tem mais de 25 mil alunos de graduação.

O incidente ocorre em meio a um amplo debate nos Estados Unidos sobre a necessidade de maior controle de armas no país .

PV/dpa/ap

Morre em Fortaleza a cantora Cláudia Barroso

Morreu, nesta manhã de sexta-feira, a cantora Cláudia Barroso (83). Ela estava internada há semanas no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Foi vítima de complicações respiratórias. 

O velório, segundo sua filha, Kátia Barroso, ocorrerá a partir das 13 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano (Eusébio).

O enterro, também no Jardim Metropolitano, ocorrerá neste domingo. Cláudia morava há anos em Messejana e sempre fazia a ponte aérea Fortaleza-Rio para shows.

Trajetória de sucesso

Ela foi namorada de Waldick Soriano.

Cláudia Barros começou a carreira na década de 1960, apresentando-se em clubes noturnos de São Paulo. Foi descoberta pelo maestro Portinho e por Mauro Duarte, que na época era diretor da Rádio Nacional e da gravadora RGE[1] . Seu primeiro disco, de 1962, um compacto de 78 rpm gravado pela Odeon, trazia as músicas Fica comigo essa noite, sucesso de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves e Não, eu não vou ter saudade, de Vaucaire e C. Dumont, com letra em português de Romeu Nunes. Estreou em LP com Cláudia Barroso, em 1967.

A consagração, porém, só veio em 1971, quando lançou pela gravadora Continental o LP Cláudia Barroso. O disco trazia três composições próprias que fizeram sucesso[1] : Quem mandou você errar, A vida é mesmo assim e Quando você errar.

Ainda nos anos 70 teve um romance com o cantor Waldick Soriano[2] . Também nessa época foi jurada do programa Silvio Santos, ainda na TV Globo, e mais tarde do programa comandado por Chacrinha[2] .

Blog do Eliomar

Acidente de trânsito com vítima gravemente ferida em Russas



O acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira, dia 09, por volta das 04h, à altura do Km 162 da BR 116, entrada da cidade de Russas, quando a vitima: Antônio Leudes Alves Moreira, 47 anos, natural de Jaguaribara-CE, pilotava uma Moto Honda Biz, cor azul, de placa HWG-5407, e acabou sendo colhido por um Caminhão, de placas e outras características não anotadas, cujo o condutor não foi identificado porque evadiu-se do local tomando rumo ignorado. A vitima teve o braço esquerdo decepado e as duas pernas com fraturas expostas, sendo socorrido pelo SAMU em estado gravíssimo para Fortaleza.

Com Informações do 1ºBPM

Advogado é assaltado e humilhado por bandidos


Um advogado trafegava no seu carro quando foi parado por três bandidos fortemente armados no cruzamento da Avenida Virgílio Távora com rua Beni de Carvalho. Era por volta das 19 horas de Quarta-Feira, 07. Os assaltantes apontando escopeta, pistola e revólver exigiram telefones, dinheiro, jóias e relógios, além das bolsas.

A família do advogado está em estado de choque. A vítima fugiu dos bandidos que ainda abriram fogo contra o carro.

Ontem, o advogado registrou B.O. do ocorrido. Ele ainda tenta cuidar da família que não consegue sair da crise após o assalto.

Blog do Roberto Moreira

Coelce corta energia de Canindé, no Ceará, por falta de pagamento

A Prefeitura de Canindé, no interior do Ceará, teve a energia cortada por falta de pagamento. Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), houve várias tentativas de negociar as parcelas atrasadas, mas a prefeitura não quitou as dívidas.

Canindé teve o prefeito Celso Crisóstomo afastado pela Câmara Municipal em setembro deste ano, por 10 votos a 1. Segundo o prefeito que assumiu o cargo, afirma que os atrasos ocorreram durtante a gestão de Celso Crisóstomo.

Em 22 de setembro, a Coelce havia cortado a energia da prefeitura de quatro cidades do Ceará - Aiuaba, Chaval, Missão Velha e Santana do Cariri - também por falta de pagamento das contas dos municípios.

O corte afeta a sede da prefeitura das cidades, secretarias e prédios públicos municipais, mas mantêm em unidades com serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e hospitais. 

De acordo com a Coelce, o corte deve permanecer por tempo indeterminado, até que as prefeituras quitem as contas atrasadas ou negociem o valor das dívidas.

G1/CE

Ministro das Comunicações André Figueiredo anuncia os primeiros desafios a serem enfrentados na pasta


Blog do Roberto Moreira

Seleção estreia nas Eliminatórias com derrota para o Chile


Chegou ao fim a freguesia. Foram 15 anos de goleadas, vitórias e invencibilidade do Brasil contra os chilenos. Mas, assim como ocorreu em 2000, La Roja usou a força que tem no Estádio Nacional de Santiago para vencer a Seleção Brasileira. O placar de 2 a 0 desta quinta-feira - gols de Vargas e Sanchez - já coloca o Brasil em xeque após a primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Esta foi também a primeira derrota brasileira em Eliminatórias. O jeito é esperar que o time de Dunga, que sentiu falta de Neymar, melhore e mostre mais serviço terça-feira, quando enfrenta a Venezuela no Castelão, em Fortaleza..
O Chile entrou em campo completo, provando que as dúvidas de Sampaoli sobre Vidal e Sanchez durante a semana eram nada mais do que um blefe.

Apesar de não ter dominado as ações, La Roja foi quem chegou mais perto do gol. Mas a torcida local ficou com o grito entalado na garganta da mesma forma que ocorreu na Copa do Mundo com o chute de Pinilla. Se ano passado o travessão estava no caminho, a bola da vez explodiu na trave direita de Jefferson, que ficou inerte, só torcendo.
A Seleção Brasileira, que teve mais posse de bola e até anulou bem o jogo do Chile – tirando o lance da trave –, também uma bola no poste a lamentar, mas foi menos perigosa, em um chute sem ângulo de Hulk, no fim do primeiro tempo.

Por falar no atacante, ele foi quem mais buscou o gol no primeiro tempo, só que faltou pontaria. Hulk não conseguiu se entender muito bem com Oscar, Willian e Douglas Costa. Os três meias alternaram pouco o posicionamento, não conseguindo envolver a defesa chilena. Douglas foi o mais incisivo pela esquerda, apostando na velocidade, mas sem ser espetacular.

No segundo tempo, o jogo ficou mais animado. Se na etapa inicial, em linhas gerais, ambas as equipes conseguiram controlar uma a outra, a partida ficou aberta. Willian cresceu muito de produção, aproveitando os espaços dados pela seleção chilena, que se lançou à frente. Mas se o camisa 19 melhorou muito, Oscar irritou. Perdeu lance na cara de Bravo, errou passes simples, matou contra-ataques da Seleção.
Só que o Chile também foi chegando perto do gol de Jefferson. De novo a trave salvou o Brasil, em uma paulada de Isla. A torcida chilena foi se animando, apesar de ter passado alguns minutos em silêncio.

À medida em que o Brasil desperdiçava contra-golpes, o Chile se aproximava do gol. E uma hora não teve trave para salvar. A bola cruzada por Fernandez achou Vargas. O desvio foi defensável, mas Jefferson aceitou.
Depois do gol, o Brasil não acertou o pé e a derrota se confirmou já perto do fim, com Alexis Sanchez aproveitando espaço na defesa brasileira. Ao fim, os gritos de olé foram mais do que merecidos.

Esportes L

Policial civil é morto em churrascaria


Um escrivão da Polícia Civil de Pacajus foi morto na noite desta quinta-feira, 8, na churrascaria Tempero da Tia Lúcia, na Avenida Washington Soares. 

Segundo informações da Divisão de Homicídios, a vítima estava com a namorada e uma criança no estabelecimento, quando dois homens em uma motocicleta chegaram ao local e estacionaram distante do local do crime.

O homem que ia na garupa da moto teria se escondido atrás de um automóvel e passou a efetuar disparos. O policial civil estava com a arma no carro e correu em direção ao homicida, no intuito de entrar em luta corporal. No entanto, levou um tiro na cabeça e morreu no local. 

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local colhendo as primeiras informações, sob o comando do delegado Cleófilo Rodrigues.

O Povo Online