-->

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

STF julga hoje se a vacina contra Covid-19 será obrigatória no Brasil

 

Ministros discutem se governadores e prefeitos podem ou não exigir que a população seja imunizada de forma preventiva.

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (16) duas ações que discutem a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 (Sars-CoV-2). Uma foi protocolada pelo PDT, que pede que seja reconhecida a autonomia dos governadores e prefeitos para decidir sobre uma possível vacinação obrigatória e outras medidas profiláticas no combate à pandemia. Já o PTB defende que a possibilidade de imunização compulsória seja declarada inconstitucional.

Ambas as ações fazem referência à lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em fevereiro deste ano, que prevê a possibilidade das autoridades públicas obrigarem a vacinação.
Continua após a publicidade

Bolsonaro tem defendido recentemente que a vacinação não deve ser obrigatória , inclusive afirmou que ele não receberá o imunizante por decisão própria. No momento, vacinas diferentes estão em fase de testes e nenhuma teve, ainda, o uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no país.

O portal G1 divulgou que ministros do STF vão discutir e apresentar seus votos por videoconferência. O relator das ações é o ministro Ricardo Lewandowski , que determinou, no domingo (13), que o Ministério da Saúde apresentasse detalhes do plano de vacinação do governo.

Em resposta oficial nesta terça (15), o governo não estipulou datas , mas disse que a vacinação no país começa cinco dias após a liberação da Anvisa. O Ministério da Saúde deve mostrar, na manhã desta quarta (16), a íntegra do plano de imunização.

Ainda hoje, está previsto o julgamento do STF sobre uma ação que questiona se os pais podem deixar de vacinar os filhos por conta de "convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais". Esta é a última semana de julgamentos na Suprema Corte, porque o Judiciário entra em recesso na segunda (20).

Fonte: Último Segundo



Remédio contra HIV/Aids está em falta no Ceará, e outros três têm baixo estoque

 

Os medicamentos Lamivudina, Raltegravir e Etravirina, antirretrovirais essenciais a pessoas que vivem com HIV/Aids, estão com o estoque baixo no Ceará. O repasse é feito pelo Ministério da Saúde (MS). O Kaletra, direcionado a crianças com o vírus, está completamente em falta. 

A pouca quantidade faz com que os usuários que devem receber o necessário para 90 dias, recebam apenas para 30. A suspensão do uso no tratamento pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico do paciente, e à multiplicação do vírus HIV.

A Scretaria de Saúde do Ceará (SESA) informou, em nota ao Sistema Verdes Mares, que a previsão de chegada do Lamivudina e do Raltegravir é dia 22 de dezembro, enquanto a o Etravirina deve chegar até a primeira quinzena de janeiro de 2021. 

A RNP+CE enviou um ofício ao MS, no último dia 10, cobrando informações sobre a reposição dos remédios. Não há previsão de reposição do Kaletra. 

“Estamos muito preocupados, pois sem o repasse, as milhares de pessoas soropositivas que vivem no estado podem perder o controle do vírus no organismo”, relata Vando Oliveira, Coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids Núcleo Ceará (RNP+CE). 

O baixo estoque ocorre em plena campanha do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à Aids. Segundo o ofício da RNP, o Governo Federal vai na contramão dos direitos das pessoas com HIV. 

Para a médica infectologista do Hospital São José (HSJ), Melissa Medeiros, a situação é prejudicial ao tratamento dos pacientes. “Com a pandemia, os pacientes se preocuparam em ir buscar seus medicamentos por medo do contágio. E se esse período diminui de 90 para 30 dias, eles precisam ir mensalmente ao local de entrega”, conta. 

Fonte: G1/CE

Fachin manda tribunais fazerem audiência de custódia em todas as prisões

 

As audiências de custódia, no prazo de 24 horas, deverão ser feitas em todas as modalidades prisionais, inclusive prisões temporárias, preventivas e definitivas. A determinação é do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

Ele acolheu nesta terça-feira (15/12) pedido da Defensoria Pública da União e ordenou que as audiências voltem a ser feitas em todo o país. Elas tinham sido suspensas por causa da epidemia do novo coronavírus.

A determinação vale para o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Tribunais integrantes da Justiça eleitoral, militar e trabalhista.

Inicialmente, o ministro atendeu a uma reclamação feita pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O defensor Eduardo Newton sustentou que o Tribunal de Justiça fluminense limita as audiências de custódia aos casos de prisão em flagrante. 

Na liminar, Fachin afirma que o ato é inadequado, considerando que há recente regulamentação do tema na legislação processual penal. Ele se refere à Lei 13.964/19, apelidada de "anticrime", que define como ilegal toda prisão em que a pessoa não seja apresentada à autoridade judicial no prazo de 24 horas.

Em seguida, o ministro estendeu a ordem ao estado do Ceará e de Pernambuco, também respondendo a pedido formulado pela Defensorias, que atuaram como amicus curiae.

A liminar deverá ser referendada pelo Plenário da corte. O ministro pediu que seja incluída na sessão virtual com início em 5 de fevereiro de 2021.


Do início

O que o ministro julgou agora foi um agravo. Em primeira análise, Fachin negou seguimento à reclamação da Defensoria do Rio. Para ele, embora o Plenário tenha tratado das audiências em 2015, não foi fixada a providência nos casos de prisão preventiva, temporária ou definitiva decretada por juízes ou tribunais, "de forma que teria se limitado a discutir os casos de flagrante delito".

A Defensoria então apresentou recurso, que foi levado à julgamento na 2ª Turma na corte. Fachin manteve seu entendimento, mas Gilmar Mendes abriu divergência, apontando que a decisão do Plenário não se limitou aos casos de prisão em flagrante nem apresentou obstáculos para alcançar também os casos de prisões preventivas e temporárias.

Diante da divergência, o agravo foi levado ao Plenário, que o julgaria na última quarta-feira (9/12), mas não foi pautado.

Clique aqui para ler a liminar do RJ
Rcl 29.303 AgR

Por Fernanda Valente
Fonte: Conjur



Vídeo: marido pega esposa no flagra em motel com amante, enquanto filho espera na garagem

 O pai da criança ficou revoltado ao descobrir que estava sendo traído e que seu filho ainda esperava na garagem do motel.

Na noite da última segunda-feira (14), um vídeo acabou tomando uma enorme repercussão nas redes sociais, provocando diversas reações no público, desde indignação até risadas. Nas imagens, um marido acaba descobrindo que sua esposa o estava traindo com um amante no motel, e ao chegar no lugar, foi surpreendido.

Além do homem, que não teve sua identidade revelada, descobrir que a informação que passaram para ele da traição era verídica, ele se surpreendeu ao chegar no lugar e encontrar o seu filho esperando a mãe na garagem, enquanto ela se atracava com o amante no quarto do motel.

No vídeo que pode ser conferido logo abaixo, podemos ver a criança rapidamente na imagem. O pai aparece completamente revoltado dizendo que a mulher deveria ter vergonha, e ordena que o filho saia de perto da mãe, dizendo que iria levá-la ao conselho tutelar.

O homem chama a mulher várias vezes de sem vergonha, dizendo que ela estava o traindo. Nas imagens também podemos ver outro homem que fica o tempo todo de capacete, não sabendo se ele é o amante da história.

De acordo com o marido da mulher, a informação da traição foi repassada a ele através de uma ligação de um colega, que seria parente do amante da sua esposa. No finalzinho do vídeo, o homem que ficou inconformado acaba sendo expulso por outra pessoa.

O filho que acabou sendo cúmplice da traição ainda é criança, e nas imagens aparece com uma máscara, que vem sendo usada para a proteção da Covid-19. Ele não se manifestou hora nenhuma no barraco.

DUPLA É DETIDA PELA PM APÓS PRATICAR ASSALTO NO CENTRO DE TIANGUÁ

 

Um homem foi preso e um adolescente de 15 anos foi apreendido durante uma ação da Polícia Militar na tarde desta terça-feira (15), em Tianguá. Segundo a polícia, a dupla havia praticado um assalto em um estabelecimento comercial localizado na rua 12 e agosto, próximo a um posto de saúde, de onde roubaram um celular e dinheiro das vítimas, depois fugiram em direção ao bairro Frecheiras. 

As equipes da Força Tática, Raio e Policiamentos Ostensivo Geral, passaram a fazer diligências que resultaram na localização da dupla. Ambos estavam escondidos dentro de uma construção abandonada. Um deles foi identificado como Kayo Kylver Vieira Cezario, 20 anos, com antecedentes por assalto e roubo de veículo. Os pertences das vítimas foram recuperados e os dois foram conduzidos a Delegacia para os procedimentos cabíveis. 

(Ibiapaba 24 horas)

Governo anuncia hoje plano nacional de vacinação contra covid-19 QUARTA-FEIRA, DEZEMBRO 16, 2020 NENHUM COMENTÁRIO

 

O governo lançará hoje (16), em cerimônia às 10h no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Elaborado pelo Ministério da Saúde, o documento já havia sido entregue no dia 12 pelo advogado-geral da União, José Levi, ao ministro Ricardo Lewandovski, relator das ações que tratam da obrigatoriedade da vacina e outras medidas de combate à pandemia.

O plano está dividido em dez eixos, que incluem descrições sobre a população-alvo para a vacinação; sobre as vacinas já adquiridas pelo governo e as que estão em processo de pesquisa; a operacionalização da imunização; o esquema logístico de distribuição das vacinas pelo país; e as estratégias de comunicação para uma campanha nacional. O documento entregue não indica data para início da vacinação.
Grupos prioritários

O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, apresentado pelo governo, prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, o que vai demandar 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas, uma vez que cada pessoa deve tomar duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

O primeiro grupo prioritário, a ser vacinado na fase 1, é formado por trabalhadores da saúde (5,88 milhões), pessoas de 80 anos ou mais (4,26 milhões), pessoas de 75 a 79 anos (3,48 milhões) e indígenas com idade acima de 18 anos (410 mil). A fase 2 é formada por pessoas de 70 a 74 anos (5,17 milhões), de 65 a 69 anos (7,08 milhões) e de 60 a 64 anos (9,09 milhões).

Na fase 3, a previsão é vacinar 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Na fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior (2,34 milhões), forças de segurança e salvamento (850 mil) e funcionários do sistema prisional (144 mil). O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados.

Vacinas

Segundo o plano, o governo federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por meio de três acordos: Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões de doses até julho de 2020 e mais 30 milhões de doses por mês no segundo semestre); Covax Facility (42,5 milhões de doses); Pfizer (70 milhões de doses ainda em negociação).

Até agora, nenhum imunizante está registrado e licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), etapa prévia obrigatória para que a vacinação possa ser realizada.

"De acordo com o panorama da OMS [Organização Mundial da Saúde], atualizado em 10 de dezembro de 2020, existem 52 vacinas covid-19 candidatas em fase de pesquisa clínica e 162 candidatas em fase pré-clínica de pesquisa. Das vacinas candidatas em estudos clínicos, há 13 em ensaios clínicos fase 3 para avaliação de eficácia e segurança, a última etapa antes da aprovação pelas agências reguladoras e posterior imunização da população. No Brasil, o registro e licenciamento de vacinas é atribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pautados na Lei nº 6.360/1976 e regulamentos técnicos como a RDC nº 55/2010", diz um trecho do plano.

Logística

Para operacionalizar a campanha nacional de vacinação, o plano do governo prevê capacitação dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e também um esquema de recebimento, armazenamento, expedição e distribuição dos insumos, que são o próprio imunizante, além das seringas e agulhas.

O principal complexo logístico será a partir do aeroporto internacional de Guarulhos (SP), na sede da empresa VTC Logística, que tem contrato com o Ministério da Saúde. O galpão da empresa possui 36 mil metros quadrados nas imediações do aeroporto e conta com ambientes climatizados, como docas e câmaras frias. Há também estruturas menores em Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Também está prevista a entrega da carga embalada por modal rodoviário para Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outras unidades da federação que fiquem em até 1.400 quilômetros de raio dos centros de distribuição.

O governo também informa já ter acordos firmados com companhias aéreas, como Latam e Azul, além de outras empresas de carga aérea, para o transporte até as capitais da região Norte do país. Pelo plano, a frota será rastreada 100% por satélite e a segurança do transporte, em determinadas situações durante o deslocamento, ocorrerá por conta da União.

Orçamento

Ainda de acordo com o plano, o governo federal já disponibilizou R$ 1,9 bilhão de encomenda tecnológica associada à aquisição de 100,4 milhões de doses de vacina pela AstraZeneca/Fiocruz e R$ 2,5 bilhões para adesão ao Consórcio Covax Facitity, associado à aquisição de 42 milhões de doses de vacinas.

Além disso, há outros R$ 177,6 milhões para custeio e investimento na Rede de Frio, na modernização dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), no fortalecimento e ampliação da vigilância de síndromes respiratórias.

Também outros R$ 62 milhões foram investidos para aquisição de mais 300 milhões de seringas e agulhas.

(Agência Brasil)



STF arquiva inquérito e Eunício é inocentado em denúncia sobre suposta propina da Odebrecht

 

O ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), caminha para encerrar o ano de 2020 com uma vitória: a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira, arquivar o inquérito que o investigava por suposto recebimento de uma propina de R$ 2,1 milhões da Odebrecht.

O processo tramitava na STF desde 2017 e não havia sido transformado em denúncia contra o emedebista. A denúncia, porém, o prejudicou na luta pela reeleição em 2018.

Ao receber a notícia sobre a decisão do STF que o inocenta, Eunício, por meio das redes sociais, fez um desabafo e, ao mesmo tempo, comemorou:

‘’Cinco anos de angústia e de uma injustiça sem tamanho. Mas a verdade e a justiça sempre prevalecem. E a verdade tem força como o mandacaru, resiste na aridez e floresce com a chuva’’.

Segundo a investigação da Procuradoria Geral da República (PGR), Eunício, na condição de líder do MDB, teria atuado para aprovar a Medida Provisória que instituiu o Regime Especial da Indústria Química. A MP tratava da desoneração fiscal para aquisição de matérias-primas. Uma das interessadas na aprovação da matéria era a Braskem, empresa petroquímica do Grupo Odebrecht.

O ministro relator da operação no Supremo, Edson Fachin, determinou, em 2019, o envio do inquérito à Justiça Federal de Brasília porque Eunício Oliveira estava sem mandato e, com isso, sem foro privilegiado. Eunício, por meio da assessoria jurídica, cobrou o arquivamento do inquérito. De acordo com a tramitação do processo, em agosto do ano passado, o ministro Gilmar Mendes pediu vistas e o julgamento da ação foi retomada nessa terça-feira.

As investigações, de acordo com o Ministro Gilmar Mendes, se prolongaram por três anos e sem elementos que ainda não comprovavam as acusações contra o ex-senador. O ministro afirmou que o caso se trata de um ‘inquérito natimorto que perdura quase três anos’ em prejuízo a Oliveira.

Outro voto, nessa mesma direção, segundo reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, foi dado pelo ministro Kassio Nunes Marques ao considerar que o inquérito se sustenta apenas em delações e planilhas de empresários ‘sem a devida corroboração com os demais elementos informativos colhidos até então’.

O ministro Ricardo Lewandowski, também, votou pelo arquivamento da investigação e alegou não ter encontrado indícios que justificassem a manutenção do inquérito. Dois ministros – Edson Fachin e Cármen Lúcia, defenderam a continuidade da investigação, mas formaram minoria na 2ª turma do STF, o que inocenta o ex-senador Eunício Oliveira.

Via Ceara Agora



Bolsonaro: "Prefiro a vida de um policial militar do que de 111 vagabundos"

 

No evento de hoje na Ceagesp, Jair Bolsonaro defendeu o excedente de ilicitude e chamou de “vagabundos” os 111 presidiários mortos no massacre do Carandiru, em outubro de 1992.

“Entre a vida de um policial e de mil vagabundos, ou de 111 vagabundos, que é um número bastante emblemático, fico com a do policial militar contra a de 111 vagabundos”, disse Bolsonaro durante a reinauguração da Torre do Relógio na central de abastecimento.

Fonte: Site República de Curitiba

Após ação do MPCE, Justiça decreta indisponibilidade de bens de ex-secretários de Morada Nova

 Em uma Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa protocolizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Morada Nova com atribuição na defesa do patrimônio público, o Juízo da Comarca de Morada Nova decretou, no dia 14, a indisponibilidade de bens do ex-secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, José Mariano Nobre Neto, até o valor de R$ 4.875,15; e das ex-secretárias de Educação Básica: Joelma Santiago Lima (até o valor de R$ 20.760,03) e Regina Felipe dos Santos (até o valor de R$ 24.704,96).

De acordo com a ação inicial, a investigação apurou, por meio de um inquérito civil, supostos desvios em obras públicas no âmbito do município de Morada Nova, com base em Relatório de Vistoria de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, oriundo do extinto do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), contendo informações resultantes da fiscalização, realizada pelos engenheiros daquela então Corte de Contas, em relação à mudança de governo municipal no exercício de 2008 para 2009, o qual apontou que das dez obras vistoriadas, três apresentaram valores de pagamento desproporcionais ante os serviços executados.

Ainda com base no referido relatório do TCM, a ação apontou que as obras, que foram vistoriadas em fase de execução e que apresentaram descompasso entre os valores pagos e o serviço efetivamente executado, foram as seguintes: Pavimentação da rua Francisco Secundino Freire e rua São Pedro, no bairro Girilândia, cuja respectiva unidade orçamentária era a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e cujo titular era José Mariano Nobre Neto, tendo sido verificado o pagamento de R$ 43.900,00, ao passo que os engenheiros inspetores do TCM apontaram, diante da realidade fática, apenas a aplicação de R$ 39.024,85, ou seja, uma diferença de R$ 4.875,15.

Reforma e ampliação da Escola Regina Helena, no Setor K, cuja respectiva unidade orçamentária era a Secretaria de Educação Básica e cujas titulares eram Joelma Santiago Lima e Regina Felipe dos Santos, tendo sido verificado o pagamento de R$ 46.000,00, ao passo que os engenheiros inspetores do TCM apontaram, diante da realidade fática, apenas a aplicação de R$ 21.295,04, ou seja, uma diferença de R$ 24.076,96.

Reforma e ampliação da Escola Raimundo Pereira de Aguiar, no Distrito de lagoa Grande, cuja respectiva unidade orçamentária era a Secretaria de Educação Básica e cujas titulares eram Joelma Santiago Lima e Regina Felipe dos Santos, tendo sido verificado o pagamento de R$ 32.000,00, ao passo que os engenheiros inspetores do TCM apontaram, diante da realidade fática, apenas a aplicação de R$ 11.239,07, ou seja, uma diferença de R$ 20.760,03.

Nesse cenário, entende o Ministério Público restarem configurados atos de improbidade administrativa que causaram prejuízo ao Erário, os quais, não obstante estarem prescritos, as respectivas ações de ressarcimento não estão abrangidas pela regra de prescrição prevista na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), por força do disposto no artigo 37, parágrafo 5º, da constituição Federal e consoante a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), razão pela qual foi pleiteada a medida liminar de indisponibilidade de bens dos gestores envolvidos nos supostos desvios.

STF pode restringir locomoção de não vacinados, diz jornal

 

Posição é defendida por ministro Lewandowski e não é unânime na Corte.

O ministro do STF Ricardo Lewandowski deve apresentar em plenário nesta quarta-feira (16) seu voto para que governos federal, estadual e municipal obriguem a vacinação através de medidas restritivas. Diferente de usar força policial, a ideia é criar limitações de locomoção ao cidadão que não for vacinado. As informações são do jornal O Globo.

Entre as regras que seriam fixadas, estariam a exigência do cartão de vacinação para matrículas em escolas públicas, embarques em voos domésticos e internacionais, assim como em metrôs e ônibus. Donos de estabelecimentos privados, como bares, restaurantes e hotéis, também poderiam exigir o comprovante de vacinação dos seus clientes.

O Globo apurou, entretanto, que a posição da Corte sobre o assunto não é unânime, e afirmou que um ministro consultado em caráter reservado pensa diferente de Lewandowski. Para ele ou ela, não seria correto falar em obrigatoriedade sem nenhuma vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o ministro, o ideal seria pedir vista e adiar a discussão, quando houver algum imunizante disponível.

Três processos sobre o tema estão na pauta de discussão do STF e devem ser analisados nesta quarta-feira (16).

(Pleno News)

Governo aumenta para R$ 1.088 previsão para o salário mínimo em 2021

 

O governo aumentou para R$ 1.088 a estimativa para o salário mínimo em 2021. O valor consta de mensagem modificativa ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, que deverá ser votado amanhã (16) pelo Congresso. O ofício foi enviado hoje (15) pelo Ministério da Economia.

O valor representa R$ 21 de aumento em relação à projeção de R$ 1.067 que constava da proposta do Orçamento Geral da União, enviada ao Congresso no fim de agosto. A medida deverá ter impacto de R$ 7,4 bilhões nas contas públicas em 2021.

A alta deve-se a um repique da inflação e à revisão da projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para cumprir o objetivo da Constituição de manter o poder de compra do salário mínimo. Em agosto, quando os preços ainda estavam impactados pela crise da pandemia do novo coronavírus, a equipe econômica projetava que o INPC encerraria 2020 em 2,09%. No fim de novembro, a previsão saltou para 4,1%, após a alta no preço dos alimentos no segundo semestre.

Segundo o projeto da LDO, cada R$ 1 de aumento do salário mínimo eleva a previsão de gastos do governo em R$ 355 milhões. Isso porque diversos gastos, como o piso dos benefícios da Previdência Social, o abono salarial e o seguro-desemprego, estão atrelados ao salário mínimo. Dessa forma, a alta de R$ 21 impacta as despesas federais em R$ 7,4 bilhões.

De 2012 a 2019, o salário mínimo era reajustado por uma fórmula que seguia a variação do INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) registrada dois anos antes. O mínimo de 2020 em diante passou a ser corrigido apenas pelo INPC do ano precedente, de forma a não descumprir a Constituição.

(Agência Brasil)



Russas CE; plantão policial

 ITAIÇABA

ACIDENTE DE TRÂNSITO C/VÍTIMA FATAL

Por volta das 15h20min de ontem, na CE-123, no trevo que liga as cidades de Itaiçaba e Palhano, ocorreu um acidente trânsito com um Caminhão que veio a tombar na rodovia, vindo causar a morte de ERNILSON LIMA DOS SANTOS, 23 anos, natural de Aracati, o qual ficou preso às ferragens, sendo preciso o Corpo de Bombeiros comparecer ao local para fazer a retirada do corpo, que foi encaminhado ao IML em Russas.


Fontte; PM CE