-->

sábado, 30 de junho de 2018

Obra de perfuração de poços em São Gonçalo do Amarante é embargada pelo Ibama


Perfuração poço São Gonçalo do Amarante

Órgão ambiental ainda multou a empresa contratada pelo Governo por falta de licenças ambientais em R$ 112 mil

 A obra que prevê a perfuração de poços subterrâneos no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na última quinta-feira (28); além disso, a empresa contratada pelo Governo do Estado para realização do empreendimento foi autuada e multada em razão da ausência de licenças ambientais.

O embargo ocorreu após denúncia anônima recebida pelo sistema do Ibama, no dia 26 de junho, e resultou na ida de três agentes federais ambientais ao local, cuja localização fica entre as praias do Pecém e da Taíba. De acordo com o analista ambiental, George Sampaio, líder da equipe que fez a autuação a empresa responsável pela obra (Cosampa Projetos e Construções Ltda) não dispunha das três licenças necessárias para o andamento da obra. 

“Constatamos a veracidade dessa intervenção sem devida licença ambiental; para que haja o retorno é necessário que o interessado procure o órgão responsável, no caso a Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) e obtenha desse órgão a licença”, afirmou George Sampaio, pontuando serem obrigatórias dos documentos de licença prévia, de instalação e de operação.

Segundo o analista ambiental, a empresa foi multada no valor de R$ 112.750 mil por não dispor dessa documentação. A reportagem tentou entrar em contato com a Cosampa Projetos e Construções Ltda, contudo, até o fechamento desta edição as ligações efetuadas não foram atendidas pela empresa.

De acordo com George Sampaio, a obra que consiste na construção de um sistema de captação de água por meio de perfuração já possuía a instalação de 10 dos 35 poços previstos para o local no momento da avaliação. “É importante ressaltar que essa autuação não se deu em razão da obra, poderia haver alguma nova autuação, mas seria necessário que vislumbrássemos outra irregularidade, caso constatada, poderá ser passível de nova autuação”, explica.

Notificação

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Estado, por meio de sua assessoria de imprensa, ressaltou que não irá se manifestar uma vez que não foi notificada sobre o embargo e a autuação da empresa contratada para gerir o processo de perfuração de poços em São Gonçalo do Amarante.

O órgão afirmou que a medida para implantação dos poços só foi tomada a partir de um estudo realizado entre 2011 e 2014 que teria constatado a sustentabilidade da intervenção. “A captação não representa qualquer risco ambiental ou ameaça ao abastecimento de comunidades circunvizinhas”, escreveu a SRH em nota.

Conforme a Secretaria, o abastecimento humano é a prioridade do Governo e a obra “segue a premissa de beneficiar a população que, até então, não têm água encanada, bem como completar a oferta hídrica da sede do Município”, considerou.  

Red; DN

Suspeito de assaltos a bancos e sequestros é preso em Maracanaú


Um suspeito de envolvimento em assaltos a bancos e sequestros no Ceará foi preso no bairro Jenipapeiro, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em uma abordagem da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

De acordo com o comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 12, tenente-coronel Océlio Alves, Valdimilson Ferreira Lima Júnior, conhecido como "Júnior Mombaça", de 35 anos de idade, estava com mandado de prisão em aberto por roubo e era foragido do sistema penitenciário cearense.

Na abordagem dos policiais militares, "Júnior Mombaça" chegou a apresentar uma identidade falsa, mas os agentes de segurança desconfiaram e o levaram até a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, da Polícia Civil, onde foi verificada a identificação correta.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que Júnior já tinha passagens pela Polícia por roubo, associação criminosa e sequestro e cárcere privado. Desta vez, ele foi autuado em flagrante por falsidade ideológica.

Red; DN


O Ceará perde o economista Cláudio Ferreira Lima



Vítima de um câncer contra o qual combateu nos últimos meses, o economista cearense Cláudio Ferreira Lima, 71, ex-secretário de Planejamento, do Governo do Estado, morreu na manhã deste sábado (30).

O Ceará perde um de suas mais brilhantes inteligências. Segundo o também economista Célio Fernando, “Cláudio foi protagonista de muitos feitos do nosso Estado”

Tão eficiente quanto discreto, Cláudio era admirado pelo comportamento como profissional e mais ainda como pessoa. O empresário Carlos Prado lembra o papel importante que teve Cláudio Ferreira Lima na elaboração do projeto Integra Brasil, que teve o patrocínio do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Funcionário aposentado do BNB, ele era secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, para cujo titular, economista César Ribeiro, era “o consultor que todos desejariam ter”. Ele também é autor de vários livros, entre os quais “A Construção do Ceará: Temas de História Econômica” e “Gestão Compartilhada: o Pacto do Ceará”.

Despedida

O velório será a partir das 12 horas no Ethernus, na rua Padre Valdevino, na Aldeota. O sepultamento ocorre no domingo (1º), às 10 horas, no Cemitério Parque da Paz.

Nota: Governo do Ceará lamenta falecimento do economista Cláudio Ferreira Lima

“O Governo do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista, Cláudio Ferreira Lima. Com uma carreira brilhante, Cláudio contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, compartilhando o seu grande conhecimento e pondo à disposição de todos nós um pensamento econômico voltado para a redução de desigualdades. Auxiliou nos planos da área econômica em várias gestões estaduais, tendo sido secretário de Planejamento do Governo Tasso Jereissati e secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico do Governo Camilo Santana. Atualmente, era assessor do Gabinete do Governador em projetos importantes, como o Ceará 2050.

Seguidor de Celso Furtado, é reconhecido como grande nome da Economia do Nordeste. Defendeu durante sua carreira o desenvolvimentismo e acreditou por toda a vida no crescimento econômico inclusivo. Humanista, pregava a aplicação dos preceitos econômicos como ferramenta para a conquista de uma sociedade mais justa e perseguiu, como intelectual, um projeto de nação igualitária. Sem perder o otimismo, seguiu desejando que o Brasil desse passos consistentes rumo ao seleto grupo dos países desenvolvidos. Nunca deixou de acreditar no futuro ao constatar “vir vindo no vento o cheiro de uma nova estação”, como confessou ao assinar, com as palavras de Belchior, um de seus artigos.



Red; DN

BEBERIBE-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL


Ontem 29.06.2018, por volta das 18 h 20 min, a CP 1662 com os PMs, foram acionados para uma ocorrência de acidente de trânsito na CE 040 próximo a Localidade de Paripueira. Que chegando ao local verificaram que se tratava de um atropelamento com vítima fatal. Compareceu no local o SAMU 46 de Aracati, com enfermeiros , que confirmaram o óbito. Sendo a vítima identificada como MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS 61 anos, residente na Localidade de Córrego do Sal, o veículo envolvido no acidente não se encontrava no local.Uma pessoa que não se identificou ligou para o 190, informando que era o condutor do veículo envolvido no acidente, inclusive repassando a placa, Toyota Corola de placas O R Z-9280-Fortaleza-Ce, de cor prata e ano 2014/2015 e que após ser verificado foi confirmado como sendo o veículo envolvido no acidente, e que teria parado para prestar socorro à vítima, só que percebeu que possivelmente a vítima estaria sem vida, e que vendo a aproximação de pessoas ficou temeroso saindo do local, mas que iria se apresentar na DPC em Aracati. Foi informado pela SGTPM, de serviço em Aracati que o condutor se apresentou na DPC de Aracati. RAFAEL DE SIQUEIRA MELO 31 anos, residente em Mossoró, RN. O condutor foi submetido ao exame de bafômetro pela Guarda Municipal de Aracati, obtendo resultado negativo 0,00 mg/l. O condutor estava acompanhado de FRANCISCO REGINALDO GOMES DA FONSECA, compareceu no local a viatura PRE de Aracati 2058,  que assumiram a ocorrência liberando a CP 1662.

Blog;

LIMOEIRO DO NORTE-CE FURTO DE MOTO


Ontem dia 29/06/2018 (sexta-feira), por volta das 15 h 30 min, o Sr. FRANCISCO ALDENIR DE  natural de Russas-CE, casado, ceramista, residente no centro de Limoeiro do Norte-CE, informou através do número 190, que havia deixado sua MOTO HONDA/C G 150 FAN ESDI, placa P M L-0280, de cor vermelha, ano 2014, registrada em Limoeiro do Norte-CE, nas proximidades de sua cerâmica, denominada “Cerâmica Santo Antônio, e que ao retornar, a mesma já não encontrava-se no local. Os policiais do P.O.G. foram ao local e logo em seguida, juntamente com as equipe da F.T. (Força Tática) composta pelos policiais  e RAIO 01(Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas), saíram em diligências, no intuito de localizar a motocicleta, bem como prender o(s) autor(es) do furto, porém até o momento sem êxito. 

Blog; 

QUIXERÉ-CE PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA


Sexta feira dia 29/06/2018 por volta das 10 h 40 min, o Destacamento Policial de Quixeré-CE, recebeu uma ligação informando que a pessoa de JOANA CELIA DA COSTA SOUSA, 47 anos, agricultora, residente e domiciliada em água fria próximo ao bar das meninas, zona rural de Quixeré-CE, teira sido agredida fisicamente e ameaçada  por seu filho VALDERI FERNANDO DE SOUSA, 19 anos, natural de Russas-CE. Os policiais militares, foram verificar a denúncia. Após constatarem a veracidade dos fatos, deram voz de prisão ao acusado e o conduziram para a Delegacia Regional de Russas-CE, o qual foi autuado em flagrante nos artigos 129, § 9º e ART.147 do CÓDIGO PENAL (DEC. LEI 2848) e também ART.7, incisos I, II,LEI DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER.

Blog;

RUSSAS-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMAS FATAIS


Ontem dia 29/06/2018, por volta das por volta de 20 h, na CE-458 cruzando com a rua Antônio Sabino no centro do distrito de Flores foram vitimas fatais de acidente de trânsito o senhor JOSÉ FERREIRA DA SILVA, conhecido por Zé de Rocilda , natural de Morada Nova, casado, aposentado  residente na rua Raimundo Alves centro de Flores, e a senhora ORCÉLIA MENDES VIDAL 42, solteira, natural de Russas, residente no Ramal de Flores. Vale salientar que os citados trafegavam em uma Shineray de cor preta na rua Antônio Sabino e ao cruzarem a CE 458 foram colhidos pelo caminhão Ford/ cargo 2429 BL de cor cinza de placa POA-1057 conduzido por PAULO DIEGO LIMA SOMBRA, casado, caminhoneiro, natural de Quixeré,  residente no centro de Quixeré-CE. O mesmo se apresentou espontaneamente na DRPC de Russas para os devidos procedimentos. Compareceram ao local a V T R 1501 a Vtr da PRE e o rabecão.

Blog

Russas Ce - ofertas de emprego


CONSULTOR DE VENDAS
DESIGNER GRÁFICO
PROMOTOR DE VENDAS
VENDEDOR PORTA A PORTA
VENDEDOR PRACISTA
TOTAL
SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento ao Público - 08:00 às 14:00

Blog; Erivando Lima