-->

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Portuguesa deixa gramado, e jogo contra o Joinville é interrompido


A estreia da Portuguesa na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Joinville, foi paralisada por ordem judicial. Durante o primeiro tempo, com respaldo de uma liminar obtida por um torcedor na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, o delegado responsável pelo jogo interrompeu o jogo aos 16 minutos. 
Na última quinta-feira, essa decisão, uma tutela antecipada, determinou que fossem devolvidos os quatro pontos perdidos pela Lusa na Série A doano passado pela escalação irregular do meia Héverton, na última rodada, contra o Grêmio. Isso livraria a equipe do rebaixamento que foi determinado em julgamento no STJD, em dezembro.
Durante o primeiro tempo, o filho do presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, levou a liminar às mãos do delegado da partida, Laudir Zermiani. Minutos depois, ele interrompeu a partida. O técnico da equipe paulista, Argel Fucks, recebeu a notícia e, sem hesitar ou se surpreender, tirou imediatamente o time de campo. 
Por que começou o jogo, então? - perguntou um atleta do Joinville, ao saber que a liminar não havia sido cassada, para em seguida ouvir um pedido de calma de Argel.
Os jogadores da Lusa foram para o vestiário, o que revoltou os torcedores na arquibancada. Eles gritaram “vergonha!” e mostraram notas de dinheiro, cobrando pelo valor dos ingressos.
- Sou funcionário da Portuguesa. É uma decisão do presidente, do departamento de futebol, tenho que acatar - disse Argel.
Ao GloboEsporte.com, na última quinta, Ilídio Lico havia declarado que a equipe entraria em campo, mesmo com a liminar, caso a CBF não respondesse o pedido de adiamento do jogo. Disse que tinha respeito pelo público e pelo futebol. Porém, assim que a partida teve início, Lico foi notificado de que estava descumprindo uma ordem judicial e poderia responder criminalmente por isso. Imediatamente, entrou em contato com o filho, Marcos Lico, e pediu que o time saísse de campo.
Logo depois, o presidente do Joinville, Nereu Martinelli, afirmou que recebeu por meio do vice-presidente da CBF na região Sul, o catarinense Fábio Nogueira, o aviso de que a única pessoacapacitada para receber essa notificação seria o presidente da CBF, José Maria Marin.
Martinelli procurou o delegado da partida, que foi ao vestiário da Portuguesa e deu alguns minutos para que o time paulista voltasse a campo. No entanto, prevaleceu a ordem vinda de São Paulo para que não houvesse jogo.
Quando o trio de arbitragem deixou o gramado, sob proteção policial, os torcedores também começaram a ir embora.
- Conversamos antes da partida com os diretores da Portuguesa, falamos para eles discutirem só na terça-feira a legitimidade da liminar. Até porque a Portuguesa é simpática, tem essa diretoria nova. Outras liminares já foram cassadas, e essa vai ser com certeza. Quem vai ser prejudicada é a Portuguesa - alertou o presidente do Joinville.
O árbitro da partida Marcos André Gomes da Penha (ES) disse que entregará a súmula da partida em branco para que a CBF resolva o que fazer. A entidade divulgou uma nota na noite desta sexta que diz que o ato apresentado ao delegado do jogo não tem eficácia jurídica e que a Portuguesa responderá por abandono no STJD.
A princípio, a rodada da Série A neste fim de semana não corre risco, já que uma liminar obtida na 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio, garante à CBF o direito de realizar os Brasileiros de primeira e segunda divisões de acordo com as tabelas já publicadas.
Vice jurídico pede demissão
A decisão do presidente Ilídio Lico de mandar o time da Portuguesa a campo causou o pedido de demissão do vice jurídico do clube, Orlando Cordeiro de Barros. Ele havia alertado que isso seria um descumprimento de uma ordem judicial.

- Há uma liminar da Justiça. Isso tem efeito de lei e tínhamos de cumpri-la. Se não fosse favorável a nós, eu também defenderia seu cumprimento. É uma questão de postura. A minha era irredutível e, como o presidente decidiu ir ao contrário, estou saindo do cargo - disse o vice em entrevista à “Folha de S. Paulo”.
Créditos ao Site Globo Esporte

De quem é a responsabilidade? Coelce ou Usuário?


Um fato que vem chamando atenção e deixando alguns moradores preocupados, é que a rede de energia elétrica na Avenida Dom Lino, é visível quem passa por ali perceber, os galhos de árvores e algumas ramas subindo na fiação elétrica. Isso pode causar uma pane a qualquer momento. Os moradores estão pedindo, a quem for de direito, procurar resolver o problema antes que venha acontecer problemas na rede de energia elétrica.


Redação de Erica Samia. Imagens de Erivando Lima.




Encontro de Jesus com a Mãe Maria Santíssima



Hoje sexta-feira da Paixão, dia 18 de abril 2014, aconteceu pela manhã em Russas a Via Sacra da paixão e morte de Cristo, o evento teve participação de muitos religiosos caminhando pelas avenidas.


Na ocasião aconteceu o encontro de Jesus Cristo, filho de Deus, e sua mãe Maria Santíssima. O encontro aconteceu na Avenida Dom Lino em frente à igreja Matriz logo em seguida os fie entraram na igreja para o momento da celebração.


Redação de Erica Samia. Imagens de Erivando Lima.

Caririaçu-CE: Secretaria de Cultura realiza a Encenação da Paixão de Cristo


A Prefeitura Municipal de Caririaçu, através da Secretaria de Cultura realizou a Encenação da Paixão deCristo. A peça teatral está em sua 2º edição e foi apresentada na quarta-feira (16). O espetáculo começou ás 17:00h saindo da Matriz de São Pedro e percorrendo as ruas da cidade que foram preparadas como cenário para vivenciar as 14 estações da Via Sacra, chegando até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, local considerado sagrado dentro da cidade e que foi escolhido para a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo e que foi o momento mais emocionante de uma das histórias mais antigas da humanidade - a Paixão de Cristo.  

O espetáculo mobilizou cerca de 30 personagens e 10 figurantes, todos amadores e filhos de Caririaçu que demonstraram muito talento. A peça teatral teve na Direção Geral a secretária de cultura do município Wiliana Morais; Direção de Dramaturgia Cicera Soares Silva; na Sonoplastia Francisco Lira e Alan; Figurino e Cenário Maria Aquino; Sonorização e Iluminação Daniel Freitas e Davi. Houve também o envolvimento da platéia que se emocionava e entrava em cena como se estivesse em uma história real.  

“O espetáculo que começou tímido em 2013 ganhou grandes proporções este ano e hoje vemos quanto é importante culturalmente para a cidade, para as pessoas”, diz a secretária, lembrando que em toda a produção é compartilhado e vivenciado o evangelho, a palavra de Deus. “Nós vivenciamos no dia a dia essa espiritualidade, então, tentamos fazer com que as pessoas vivenciem isso, conheçam a palavra para representarem em cena”, ressaltou. 

Toda a encenação foi acompanhada de perto pelo Pároco local, Padre José Cláudio, e teve a colaboração do DEMUTRAM que se encarregou de organizar o trânsito.


O evento foi uma realização da Prefeitura de Caririaçu, por meio da Secretaria de Cultura, numa demonstração da valorização da cultura Caririaçuense.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Caririaçu



Juazeiro do Norte-CE: Sexta-feira Santa com três homicídios




Três pessoas foram assassinadas entre o final da tarde e início da noite desta Sexta-feira Santa em Juazeiro do Norte. Os crimes ocorreram em diferentes locais, sendo que outras duas vítimas saíram lesionadas a tiros de revólver. 
  
Por volta das 17h30min, na Rua Vereador Antônio Brás (Bairro Timbaúbas) um homem armado com um revólver e até o momento não identificado, alvejou três pessoas que foram socorridas para o Hospital Regional do Cariri. Duas delas identificadas por Aldemir Francisco Gomes e Jailson Alves da Silva, morreram pouco tempo após dar entrada.
 
Cerca de dez minutos após um jovem identificado por André Dias de Lima, apelidado de "Zoião" foi assassinado a tiros quando passava na Rua Ladislau Arruda Campos nas imediações da antena da Embratel. O plantão policial é de muita movimentação nesse instante e, a qualquer momento, o Site Miséria trará mais detalhes.

Segundo levantamento feito pelo site miséria já são10 homicídios neste mês de abril e um total de  51 no ano.

Site Miséria.

Mulher é morta a tiros, e suspeito tenta jogar corpo em bueiro




Uma mulher foi morta a tiros, no bairro Granja Portugal, por volta das 13h30 desta sexta-feira (18). O suspeito fugiu do local após a chegada de uma viatura do Ronda do Quarteirão. 
 
Lucimar Firmino da Silva, de 22 anos, que tinha envolvimento com tráfico de drogas, foi morta em um beco na Rua Boa Esperança. De acordo com a polícia, o suspeito estava acompanhado de um comparsa e, após o homicídio, arrastou a vítima pela rua por cerca de 70 metros até um bueiro. O homem tentou jogar o corpo da vítima, mas desistiu logo que viu a viatura. 
 
A polícia ainda chegou a perseguir o suspeito, mas este fugiu a pé e entrou em uma favela. 
 
Até o momento, ninguém foi preso. 

Fonte: Diário do Nordeste  

Motorista incendiado em protesto de feirantes em Fortaleza recebe alta



O motorista Gisesvaldo Correia Lima, recebeu alta médica na tarde de quinta-feira (17), em Fortaleza. Lima teve 15% do corpo queimado na quinta-feira (10) quando dirigia um caminhão que participava de operação da Prefeitura de Fortaleza para disciplinar hora e local de feira no Centro de Fortaleza
 
Segundo informações do Instituto Dr. José Frota (IJF), o motorista deve retornar ao hospital a cada dois dias para trocar os curativos.
 
Segundo o médico responsável pelo Centro de Queimados do IJF, Francisco Ley, Gisesvaldo sofreu dois tipos de queimaduras. "Ele apresenta uma área de queimadura de 20% de segundo grau profundo e cerca de 5% de queimaduras de 3º grau, mas está evoluindo bem", afirmou.
 
Lima estava dentro do carro quando percebeu fogo dentro caminhão, saiu correndo, mas foi atingido em áreas do corpo, como as pernas. Segundo infrmações da Polícia Militar,  um suspeito de ter ateado fogo ao veículo foi identificado.

Site Miséria.

Motorista enfrenta congestionamento em trechos da BRs 116 e 222, no CE

O trânsito é intenso nas principais rodovias federais do Ceará, na manhã desta sexta-feira (18),feriado nacional de Páscoa. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois pontos são mais críticos e exigem atenção dos condutores, um na BR 116 e outro na BR 222.
Do quilômetro 35 ao quilômetro 50, da BR - 116, na cidade de Horizonte, os motoristas enfrentam cerca de uma hora de congestionamento na saída da capital por causa do alto número de veículos e devido ao afunilamento da via, que passa de dupla para simples, segundo a PRF. Há registro de uma colisão traseira sem vítimas.
 
Na BR 222 - de Fortaleza até o quilômetro 90, na cidade de Umirim - o tempo de espera também é de uma hora. Houve um acidente no quilômetro 19, uma caminhonete e dois carros se envolveram em uma colisão traseira. Uma criança de sete anos, que estava em um dos veículos, foi levada em estado grave pela para a UPA de Caucaia. Neste ponto o congestionamento é acima do esperado pela polícia para o período.

Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE) informou que o trânsito segue tranquilo nas rodovias estaduais.

Fonte: G1 

Comissão anula provas de concurso em Aracati




Em coletiva à imprensa, realizada na Câmara de Vereadores de Aracati, o Ministério Público, representado pela Drª. Liduina Maria de Sousa Martins, a Comissão do Concurso, pelo presidente Almério Lobo, a Defensoria Pública, com o Dr. Francisco Eliton e a Procuradoria Jurídica do Município, com a Drª. Julianny Amaral da Costa, explicaram a real situação do Concurso Público de Aracati.

Na abertura da exposição dos fatos, que foram presididos pelo presidente da Câmara de Vereadores de Aracati, Falcão Neto, o presidente da Comissão do Concurso, professor Almério Lobo leu a ATA de uma reunião ocorrida no dia anterior na sede da Defensoria Pública, com participação da comissão em sua totalidade e também dos outros órgãos envolvidos no processo das apurações de denuncias contra a realização do Certame, em que culminou com a anulação das provas dos níveis médio e superior e determinou um prazo de 20 dias para que a empresa INGA elabore um novo cronograma para realização de novas provas para o Concurso Público de Aracati.


Em seguida a promotora Drª Liduina, fez uma explanação sobre as denuncias chegadas ao Ministério Público, principalmente com relatos percebidos pelas discussões nas redes sociais por parte de alguns concurseiros se sentido lesados pela empresa realizadora do Concurso. Disse ainda que, a procuradora do município, Drª Drª. Julianny Amaral da Costa, havia repassado para ela uma denuncia de que as provas de português dos níveis médio e superior seriam plágios de provas do ENEM de 2009, fato averiguado e confirmado pelo próprio Ministério Público e pela Defensoria Pública, fato esse que foi determinante para que houvesse entendimento da Comissão do Concurso público e só a esta Comissão caberia o direito de anular as provas e requer novo cronograma.

Como representante do INGA, esteve presente e se pronunciou o advogado Dr. Baltazar Pereira, que se disse envergonhado e indignado com um professor da banca de profissionais contratado pelo Instituto para elaboração das provas de português dos já citados níveis, sendo que o INGA constatou realmente o plágio aplicado e o mesmo, que ele, nominou de professor Maicon Araújo dos Santos, já está sendo interpelado judicialmente. Explicou também que a anulação por parte da empresa de 20% das questões não seriam suficiente para prejudicar nenhum candidato.


Como representante do INGA, esteve presente e se pronunciou o advogado Dr. Baltazar Pereira, que se disse envergonhado e indignado com um professor da banca de profissionais contratado pelo Instituto para elaboração das provas de português dos já citados níveis, sendo que o INGA constatou realmente o plágio aplicado e o mesmo, que ele, nominou de professor Maicon Araújo dos Santos, já está sendo interpelado judicialmente. Explicou também que a anulação por parte da empresa de 20% das questões não seriam suficiente para prejudicar nenhum candidato.

Foram feitos alguns questionamentos do público presente, tanto concurseiros como membros da imprensa local, sobre outros problemas detectados, como organização, infraestrutura falha e até provas especificas sem detalhes relativos, á área de saúde, por exemplo, que não destacou questões relevantes para medir conhecimentos do cirurgião.

Ao final ficou uma preocupação por parte de todos os presentes, que apesar da medida anunciada, ou seja, da anulação das provas e aplicação de outras, nada vai garantir que grupos de candidatos não satisfeitos com a solução anunciada, possam entrar na justiça cobrando uma punição exemplar da empresa.

Ficou também explicito todo o esforço do Governo Municipal, que através de sua procuradoria Jurídica se cercou de todos os meios, e ai há de se ressaltar o empenho também do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Comissão do Concurso, em trabalhar para manter princípios da legalidade, na realização de um Concurso, sério, legal, moral, ético, eficiente e impessoal.

DETALHES DO CONCURSO PÚBLICO DE ARACATI

Ceará News.

Feriado da Semana Santa começa com trânsito intenso nas rodovias federais

feriado da Semana Santa, que prossegue até a próxima segunda-feira (21), começou de forma intensa nas rodovias federais que cortam o Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Nesta sexta-feira (18) dois locais apresentam lentidão e exigem bastante atenção do motorista: a  BR-116 na região de Horizonte e Pacajús e a BR-222 até Umirim, onde um acidente grave no KM 16 deixou uma criança de 7 anos em estado grave e foi conduzida para tratamento médicoem Caucaia.

A PRF informa ainda que começou a Operação Semana Santa/Tiradentes, com um grande reforço de fiscalização e ações específicas para conter o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas e a condução de veículos sob efeito de bebida alcoólica.

Somente neste início de operação já foram fiscalizados 1305 veículos e autuados 432 deles, com infrações diversas: ausência ou documentação inadequada, equipamentos obrigatórios sem funcionar ou ausentes e infrações de circulação, como uso de celular, circulação em locais proibidos, como acostamentos e faixas de canalização (área zebrada) e falta de uso do cinto de segurança.

Além dessas infrações, foram geradas 345 imagens de radar, com veículos em diversos pontos do
Ceará excedendo o limite de velocidade. 546 pessoas fizeram o teste de alcoolemia e quatro foram autuadas e duas presas. 44% dos acidentes sem vítimas se concentraram na região metropolitana de Fortaleza, em função do grande fluxo de veículos saindo da capital, usando especialmente as BR 116 e 222.
Ceará News.

Ciro não deixa Genecias Noronha se aproximar

O deputado Genecias Noronha, presidente do Partido Solidariedade no Ceará, tem feito um esforço danado para se aproximar de Ciro Gomes. Chegou a votar com Ivo Gomes para se chegar, não conseguiu. No Abolição, contam que Ciro não gosta de Genecias e não tem conversa. Não se sabe o motivo. Genecias Noronha raramente é visto no Abolição, se sente peixe for d’água. O deputado Genecias é educado, tem dinheiro e votos.

Créditos ao Blog Roberto Moreira.

PROS quer cargos e avisa que pode desembarcar da candidatura Dilma

O Deputado Givaldo Carimbão, líder do PROS na Câmara dos deputados e homem forte dentro do partido, foi recebido pelo ministro Mercadante, juntamente com Eurípedes Junior, presidente nacional do PROS.
Eles informaram que querem os cargos hoje ocupados por indicações de Ciro e Cid Gomes. Cid indicou diretores no BNB, na Codevasf, DNOCS e o filho do deputado Ariosto Holanda para a Companhia Docas.
Segundo Gerson Camaroti, da GloboNews, o PROS está bem perto de fechar com o PSB e apoiar Eduardo Campos para presidente, desembarcando da reeleição de Dilma Rousseff. É só não entregar os cargos para o Carimbão, o senador Athayde e o Eurípedes.
Roberto Moreira.

Exportações cearenses em março sobem 17,5% em relação a 2013

As exportações do Ceará em março aumentaram 17,5% em relação ao mesmo período de 2013. Somaram US$ 93,5 milhões, enquanto em 2013 o valor foi de US$ 79,6 milhões. Mesmo assim, a balança comercial cearense registrou saldo negativo de US$ 313,65 milhões no mês passado. As informações são do estudo Ceará em Comex, divulgado nesta quinta, 17 de abril, pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
No Brasil, em março, o déficit da balança foi de U$$ 6,1 bilhões. As importações cearenses tiveram um decréscimo de valor em março, correspondendo a 45,6% em relação a igual período em 2013, porém a pauta dos produtos se mantém qualificada. Segundo o estudo, as importações do estado
são, de fato, investimentos que se reverterão em aumento das exportações no futuro.
O estudo mostra que a participação cearense nas exportações do país subiu de 0,41% em 2013 para 0,53% este ano. Do lado das importações do país, a participação do Ceará caiu de 1,46% para 0,87%. O Nordeste exportou menos nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período de 2013 (US$ 3,2 bilhões contra US$ 3,5 bilhões), de acordo com o CIN.
Os principais setores das vendas externas cearenses no primeiro trimestre do ano permanecem os mesmos registrados em 2013, com exceção dos combustíveis e óleos minerais. Calçados, Combustíveis, Frutas e Peles são responsáveis por 81% das exportações do Estado. Os principais destinos dos produtos cearenses são: Holanda, com 35,3 milhões (crescimento de 672,7 %);
e Hong Kong, com 3,7 milhões (crescimento de 215,3%). Já a Alemanha, com US$ 1,9 milhões; e a Argentina, com US$ 3 milhões, registraram declínios respectivos de 76,6% e 43,1%.
Com relação a origem dos países, merece destaque o crescimento da Colômbia, que passou de US$ 231,5 mil para US$ 7 milhões no período sob análise; e Taiwan, que passou de US$ 925,3 mil para US$ 3,0 milhões. Na sequência das expansões, incluem-se a Coréia do Sul, com 157%, e os Estados
Unidos, com 128,6%.
Créditos ao Blog Roberto Moreira

3 prefeituras e 24 câmaras municipais do Ceará com repasses ameaçados




A relação de entes públicos em situação considerada irregular pelo TCM inclui a Câmara Municipal de Fortaleza. Descumprimento da Lei da Transparência pode inviabilizar convênios e operações de crédito

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encaminhou ao Governo do Estado a relação de municípios e câmaras municipais do Ceará que estão irregulares com a Lei da Transparência. A inadimplência com as normas de finanças públicas relacionadas à gestão fiscal resulta em impossibilidade de estabelecer convênios e de contratar operações de crédito, de acordo com a Lei Complementar N° 101.

O levantamento realizado pela Diretoria de Fiscalização do TCM apontou que as prefeituras de Crateús, Potengi e São Benedito e 24 câmaras, dentre elas a de Fortaleza, estão inadimplentes com os respectivos portais da transparência. Por lei, os entes públicos são obrigados a disponibilizarem, na Internet, em tempo real, informações detalhadas das despesas e receitas públicas. Os dados foram encaminhados pelo TCM ao governo na última quarta-feira, 16.

O prefeito de Crateús, Mauro Soares (PT), afirmou, no entanto, que o Município está regular com as obrigações e deve solicitar, na próxima terça-feira, 22, a certidão de regularidade junto ao TCM.

Por meio de sua assessoria, a Câmara Municipal de Fortaleza informou que não havia sido notificada sobre irregularidades, portanto não se pronunciaria. Além do Governo, a Secretaria da Fazenda e a Controladoria do Estado também foram notificadas sobre as falhas.
Sanções
O descumprimento da Lei da Transparência impõe aos municípios a suspensão de convênios, o impedimento de assinar novo repasse de recursos e contratar operações de crédito, além da instauração de processo para apurar responsabilidade.

De acordo com o TCM, a qualquer momento o ente público pode apresentar a regularização das informações do município, solicitar a declaração de regularidade e apresentar ao Governo para que não sofra punições.

Na última segunda-feira, 14, o TCM havia listado nove prefeituras e uma câmara municipal que não haviam apresentados os dados orçamentários. Em contrapartida, os entes públicos atribuíram a falhas técnicas do Sistema de Informações Municipais (SIM) o não repasse dos dados.

O POVO tentou contato com as prefeituras de Potengi e São Benedito, mas as ligações para os gestores não foram atendidas.
Créditos JORNAL O POVO.

Veja 10 dicas e aproveite o feriadão para fazer a declaração de IR

Faltando menos de duas semanas para o prazo final, mais de 15 milhões de pessoas ainda não enviaram a declaração de Imposto de Renda 2014. Até quinta-feira (17), 11,4 milhões das 27 milhões previstas tinham sido enviadas para a Receita Federal.
A entrega termina no dia 30 de abril. Mas para não correr o risco de perder o prazo ou não conseguir reunir todos os documentos a tempo, vale a pena aproveitar o feriado prolongado para preencher a declaração ou ao menos iniciar a tarefa.
Neste ano, deverá declarar o imposto quem recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 25.661,70.
Para ajudar aqueles que deixaram para preencher o programa na reta final, o G1elaborou um passo-a-passo básico e reuniu algumas dicas de especialistas para aqueles que ainda não se programaram.

A primeira coisa a ser feita é baixar os programas no IR 2014 no site da Receita Federal.
Mas antes de iniciar o preenchimento da declaração é fundamental que o contribuinte reúna os documentos e os comprovantes de despesas e rendimentos. Os mais importantes são: informe de rendimentos (fornecido pelo empregador ou fonte pagadora), informe de rendimentos financeiros (fornecido pelos bancos), comprovantes de despesas médicas, com educação e com dependentes, além da documentação referente a financiamentos, investimentos e venda ou aquisição de bens.
O programa da Receita permite a importação de dados da declaração do ano anterior, o que facilita o preenchimento e ajuda a evitar erros. Caso o contribuinte tenha dúvida específica, o G1 preparou um guia, ficha a ficha, com instruções de preenchimento de cada um dos campos do programa Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Clique aqui para conferir o guia.
Para você não comprometer todo o seu feriadão com o “Leão”, veja a seguir alguns alertas sobre os erros mais comuns e dicas elaboradas pelo especialista em Imposto de Renda da Crowe Horwath Daniel Nogueira e pelo sócio-diretor da LB Assessoria, Rafael Fantato:
10 DICAS

1 – Tenha certeza de que todas as fontes pagadoras foram informadas em suas devidas fichas

2 – Evite informar pagamentos sem a devida documentação hábil; mantenha todos os documentos referentes aos pagamentos efetuados e declarados

3 - Tenha certeza de que as informações referentes a dependentes estão corretas

4 - Caso o contribuinte não importe as informações da última declaração, confirme se as informações sobre o exercício anterior estão corretas

5 – Não atualize os valores de bens ao preço de mercado. O correto é sempre informar o valor de aquisição do veículo, moto, terrenos ou imóvel. Pode ser incluso ao valor de aquisição apenas aquele que é empregado como reforma ou benfeitoria do bem

6  - Não declare valor de despesas médica sem a devida comprovação ou laudo médico

7 – Aposentados que ainda exercem alguma profissão precisam informar os valores recebidos tanto da empresa ou fonte pagadora como também os rendimentos da aposentadoria
8 – Não se esqueça de informar os rendimentos de poupança no campo de rendimentos isentos e as aplicações financeiras nos campos de rendimentos sujeitos à tributação exclusiva

9 – Não se esqueça de informar os rendimentos dos dependentes

10 - Filhos de pais divorciados, separados judicialmente ou por escritura pública que recebem pensão alimentícia não pode ser considerado dependente na declaração do alimentante
g1

Jovem dá à luz na calçada, na porta da Maternidade de Santo Amaro, na Bahia




Uma jovem deu à luz no chão, na porta do Hospital Maternidade de Santo Amaro, na cidade de mesmo nome, no interior da Bahia, na última quarta-feira. De acordo com uma mulher que mora em frente à unidade e que ajudou e filmou o parto, a jovem pedia socorro e batia na porta da maternidade desde as 3h.

- Eu estava saindo para trabalhar, às 6h, quando ouvi ela gritar muito alto. Fui até ela, a ajudei a ter o bebê e filmei aquela situação absurda. Aquela menina estava em sofrimento desde as 3h. Ninguém desceu para vê-la. Se não tinha médico ou vaga, que fizessem a regulação, a conduzissem a outro hospital numa ambulância - disse a mulher, que prefere não ter o nome publicado.

As imagens mostram que, enquanto a jovem paria, várias pessoas empurravam a porta da maternidade, tentando arrombá-la. Os moradores correram para ajudá-la, trazendo lençóis limpospara amparar a criança.

Segundo a autora do vídeo, depois do parto, uma ambulância do Samu chegou e fez o primeiro atendimento:


 Um médico foi chamado e quis atender a menina dentro da maternidade. Mas nem assim eles permitiram a entrada da moça na unidade. Ela foi com a ambulância tentar atendimento em outro hospital. Não a conheço, mas temos uma amiga em comum. Soube que ela está bem e o bebê, uma menina, se chama Isabele.

A autora do vídeo conta ainda que, no domingo passado, já havia assistido ao sofrimento de outra jovem, que também teve o atendimento negado na Maternidade de Santo Amaro:

- A moça chegou passando mal, e o marido entrou em desespero com a negativa de atendimento. Começou a fazer um escândalo na porta. Chamaram a polícia para conter o homem. Mais de duas horas depois, colocaram a moça para dentro da maternidade. Assisti também outra mulher sendo dispensada. Ela e o marido foram embora a pé, procurar outro hospital. Vejo isso acontecer constantemente. É uma tortura ficar aqui, de frente, assistindo. Isso tem que mudar.

O EXTRA não conseguiu contato com o Hospital Maternidade de Santo Amaro, que é privado e conveniado ao SUS.


site miséria;



O uso da ´cura pela fé´ com finalidade de obter lucro foi alvo da justiça paraibana da cidade de Conceição, no Sertão do estado, distante 482 quilômetros de João Pessoa.

Esta semana, o juiz da Comarca do município, Antônio Eugênio, condenou um grupo formado por cinco pessoas lideradas por Ricardo de Oliveira, conhecido como ´Professor Saturno´. Além de condenar os réus, ele determinou que os objetos utilizados pelo grupo fossem incinerados.

A sentença condenou o grupo por formação de quadrilha, extorsão e falsificação de produtos terapêuticos. Professor Saturno teve pena de 15 anos de reclusão e os demais acusados, João Alves de Paula Filho, José Ferreira Xavier, Airon da Silva Gomes e Mauro Sérgio Medeiros de Assis, pegaram sete anos e quatro meses.

A condenação dos réus, divulgada na segunda-feira (14) criou polêmica sobre dois temas no município: a questão do respeito aos cultos afro-brasileiros e o charlatanismo, através do uso daboa fé das pessoas para obtenção de lucro.

De acordo com a decisão do juiz paraibano, o réu agiu com dolo, ou seja, com intenção de enganar, e causou transtornos psicológicos às vítimas, pessoas humildes e de boa fé.

O grupo foi detido durante uma operação das polícias Militar e Civil em 2007, quando foram apreendidos computadores, veículos e uma quantia de R$ 9.350. Segundo as investigações, os acusados agiam num local chamado de ´centro esotérico´ e aplicariam golpes usando a cura pela fé.


A solução de todos os problemas, inclusive enfermidades, era prometida às pessoas, cujas consultas custavam R$ 50. Os chamados trabalhos espirituais, com o uso de ervas, banhos e velas, chegavam a custar até R$ 2 mil. O grupo divulgava os ´serviços espirituais´ através de site na web, rádios, programa de televisão e telefone.

O advogado dos réus, Joaquim Lopes, informou que o grupo irá recorrer da decisão judicial e os condenados aguardaram o julgamento em liberdade.

Cultura Afro-brasileira

Após a sentença condenatória, o juiz Antônio Eugênio determinou que os objetos apreendidos fossem incinerados. A queima dos utensílios esotéricos, como velas, óleos e pequenas esculturas, aconteceu nessa quarta-feira (16).

A decisão do juiz de incinerar os utensílios da cultura afro-brasileira, no entanto, não foi aprovada pela presidente da Federação dos Cultos Afro-brasileiros de João Pessoa, Mãe Penha de Iemanjá.

Na opinião dela, os objetos em si não representam charlatanismo e o ato de queimá-los só incentivaria o preconceito às religiões afro-brasileiras. "Aprovo a decisão da justiça de condenar pessoas que usam a boa fé e os preceitos dos cultos afro com fins malignos e com intenção de ganhar dinheiro com a boa fé dos outros, mas os objetos em si não representam isso. Eles poderiam ter sido doados", ratificou.


Mãe Penha de Iemanjá lembrou que os cultos das religiões afro-brasileiras praticam o bem e fazem parte da cultura do país e reforçou que, infelizmente, no Brasil, existem pessoas que usam dessa cultura para denigrir, deturpar, fazer coisas do mal e ainda obter lucros indevidos usando a boa fé.

"Esse tipo de gente deve ser combatida sim, para que os conseitos da cultura e da religiosidade afro-brasileiras seram revistos e o preconceito seja transformado em respeito", opinou. 

Quanto à questão da cobrança nos cultos afro, Mãe Penha disse que elas nunca devem ser exorbitantes e que os seguidores das crenças devem pagar aquilo que podem e não quantias pré-estipuladas.

"Claro que as mães e pais de santo precisam pagar luz, água e as despesas do centro de cultos, mas os recursos devem partir das pessoas que querem ajudar e da forma como podem", ressaltou.

Fonte: Portal Correio


Ingressos para a Copa do Mundo podem ser retirados





A Fifa inicia nesta sexta-feira, a partir das 12h, a distribuição dos ingressos para a Copa do Mundo comprados antecipadamente pelo site da entidade. A ação acontecerá em 10 das 12 capitais que sediarão o torneio. Os ingressos ainda não estarão disponíveis para a retirada apenas em Porto Alegre e Brasília.

Nessas duas sedes, a Fifa não confirmou a data de quando os ingressos passarão a ser distribuídos, o que deve acontecer nos próximos dias. Em todas as outras capitais, a entrega está normalizada.

Entre os dias 18 e 27 de abril, os Centros de Distribuição de Ingressos estarão abertos apenas às sextas, sábados e domingos. A partir do dia 2 de maio, os ingressos poderão ser retirados durante todos os dias da semana.

O funcionamento dos Centros está aberto entre 12h e 20h, de segunda a sexta-feira. Nos sábados e domingos, o horário para retirada é ente 10h e 18h. A partir de junho, a retirada terá um horário fixo para todos os dias: das 9h às 21h.

Confira abaixo os locais onde haverá retirada de ingressos para a Copa do Mundo:

Belo Horizonte -
 Boulevard Shopping
Brasília - Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Cuiabá - Shopping Pantanal
Curitiba - Pátio Batel Shopping
Fortaleza - Centro de Eventos do Ceará
Manaus - Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Natal - Shopping Cidade Jardim
Porto Alegre - Barra Shopping Sul
Recife - Shopping Recife
Rio de Janeiro - Casarão General Severiano (início imediato) e Cidade das Artes (a partir de junho)
Salvador - Iguatemi Shopping
São Paulo - Ginásio do Ibirapuera (início imediato), Centro Cultural São Paulo e Praça Antônio Prado (a partir de junho)
SITE MISÉRIA.