-->

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Jovem é preso em Russas conduzindo moto tomada de roubo em Limoeiro do Norte


Na manhã desta Quarta-feira(20), por volta das 10h00min, na CE 356, próximo a borracharia do Zé Doido, zona rural de Russas, Os PM's fizeram uma abordagem à pessoa de PAULO VICTOR DE SOUSA VIERA, 20 anos, residente na Trav. José Delfino Júnior, centro de Russas, solteiro, auxiliar de serviços gerais, natural de Russas, que estava trafegando em uma moto CG 150 Titan, de cor vermelha, placa OCF-9570, Limoeiro do Norte/Ce, de propriedade, PEDRO CLAUDIO DO NASCIMENTO NETO, com queixa de furto, segundo informações do sistema da SSPDS, em seguida o qual foi conduzido para DPC local pela guarnição de serviço, onde o mesmo foi autuado no artigo 180 do CPB, crime por receptação. Vale ressaltar que segundo informações do sistema de B.O da Dpc local, a motocicleta foi furtada na cidade de Limoeiro do Norte/CE, no dia 05.01.2016, deste corrente ano. 


Com Informações do 1ºBPM

Vereador Paulo Santiago questiona redução no valor pago na compra da merenda escolar


O vereador Paulo Roberto Mendonça de Santiago(PPL) durante seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, nesta terça-feira(19), comentou sobre a situação do atendimento em saúde por parte do município, ele que visitou vários postos de saúde(PSF) e unidades básicas de saúde(UBS) e encontrou algo curioso, os postos sem médicos, desde o final de novembro, segundo ele para o gozo de férias " Em Russas as doenças também tem que entrar de férias. os pacientes tem que entender que eles tem que controlar suas doenças, não adoecer nas férias(...)" criticou ele.

Paulo também falou de uma suposta economia na compra da merenda escolar, ao avaliar a prestação de contas dos anos de 2014 e 2015, percebeu que pagou-se apenas a metade do que foi pago no ano anterior, " ou as crianças passaram fome, ou em 2014 essa merenda não foi comprada, isso é o que dar para se deduzir(...)" disse ele.

O vereador disse ainda a respeito do mesmo tema, que  algo ele considerou mais grave, quando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, repassou um valor que não foi gasto pelo município, curiosamente  se gastou bem menos que o repasse, ou seja, não gastou e não adicionou nenhum recurso municipal para compra da merenda escolar, o que ele acredita ser necessária uma explicação urgente por parte da Secretaria da Educação e do Desporto Escolar(SEMED) .

Ouça:   



RT News

Vereador João Paulo volta a cobrar a implantação do piso nacional dos agentes de endemias e saúde.


O vereador João Paulo Moreira (PSDC) durante seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, nesta terça-feira(19), comentou sobre a situação dos agricultores, no que se refere ao hora de trator, segundo o parlamentar com certeza o homem do campo não terá a assistência a tempo, e lembou que o pagamento do ano passado ainda não foi efetivado. o que ele acredita que não se justifica, já que o município gastou dinheiro com eventos festivos. " Se você buscar nas festas que foram realizadas  e de muito dinheiro que foi desperdiçado, daria para ter pago essas horas de trator(...)" Comentou ele.

Sobre o momento de combate a Dengue, ele disse que o município dispensou agentes de endemias e retirou gratificações o que acredita que irá dificultar as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Virus, cobrando inclusive o envio do projeto da lei do piso nacional dos agentes de endemias e saúde.

Ouça:


RT News

Policial militar morto a tiros em Juazeiro do Norte nesta terça-feira. O segundo PM assassinado em 19 dias de 2016


Um policial militar foi assassinado no começo desta terça-feira (19). É o segundo PM  morto em apenas 19 dias de 2016. O subtenente Benedito Gomes Assunção, destacado na Cavalaria da cidade do Crato, no Cariri (540Km de Fortaleza), foi morto, a tiros, em Juazeiro do Norte.

O crime ocorreu por volta de 7h30 no bairro São José, na periferia de Juazeiro do Norte. Dois homens teriam discutido com o militar na porta da residência dele. Informações, ainda não confirmada, revelam que entre vítima e os criminosos teria ocorrido uma briga de trânsito.
Depois de matar o PM, os dois homens fugiram, mas foram perseguidos e presos pela patrulha 19 do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) de Juazeiro do Norte.

O policial militar recebeu vários tiros e teve morte imediata.


A identidade dos dois  suspeitos do crime não foram ainda confirmadas. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro onde a situação deverá ser averiguada. Informações dão conta de que um deles teria confessado o crime. Contudo, há também a versão de que ambos estariam negando envolvimento no caso.
Segundo

O subtenente Assunção é o segundo policial  militar morto, neste ano, no Ceará. O primeiro, foi o soldado Hudson Danilo de Oliveira, 26 anos, ferido numa troca de tiros com assaltantes no último dia 7, na zona rural do Município de Jaguaretama (241Km de Fortaleza). Ele foi gravemente lesionado e trazido para Fortaleza, onde morreu dois dias depois no IJF-Centro.

O PM havia se deslocado da sede de Jaguaretama para atender a uma ocorrência de assalto em uma fazenda. Bandidos fortemente armados abriram fogo contra a patrulha. 

Blog do Fernando Ribeiro

Filhas de José Augusto participam de encontro de apoio a pré-candidatura de Ana Teresa

O encontro politico do PT em Jaguaruana que lançou o nome de Ana Teresa, como pré-candidata a prefeita nas eleições municipais deste ano, contou com presenças que movimentaram os comentários na terra da rede, Destaque para as filhas do ex-prefeito José Augusto de Almeida, Liana Almeida(ex-vereadora) e Lia Almeida.

A fato curioso das presenças é o fato de correr nos bastidores da politica a indicação de José Augusto, como pré-candidato, da oposição.

O encontro aconteceu no ultimo domingo(17) e contou com a presença do presidente estadual do PT, Di Assis Diniz e do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, dentre outras autoridades.

RT News

Prisão por tráfico de drogas em Russas


Nesta Terça(19), por volta das 17h30min, na Vila São José, s/n, Russas-CE, foi preso ALEXSANDRO DA COSTA LIMA, natural de Fortaleza-CE, 19 anos, residente no Tourão, s/n, Russas-CE, este que foi flagrado praticando a venda de drogas, sendo apreendido com o mesmo o seguinte material: 64,9 gramas de crack (119 pedras de crack), 5,3 gramas de cocaína, 4,4 de pó de crack, 35,2 gramas de maconha prensada, 05 munições de calibre 380 intactas, 01 balança de precisão e vários sacos para embalar a droga e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 235,00(duzentos e trinta e cinco reais) todo este em variadas notas de valor pequeno. A Polícia Militar conduziu o indivíduo à DRPC de Russas-CE para os devidos procedimentos.

Com Informações do 1ºBPM

Homicídio a bala em Aracati

Nesta Terça(19), por volta das 17h:30min, foi comunicado via 190, que ouve disparos de arma de fogo na localidade de Santa Tereza, município de Aracati, uma viatura da PM foi designada para atender essa ocorrência, que lá chegando verificou-se que esses disparos foram efetuados em direção a Antonio Marcos Teobaldo de Sousa, 39 anos, residente na localidade de Santa Tereza, que a vítima já tinha sido socorrida em estado grave por populares ao Hospital de Aracati, onde foi constatado o óbito, que a vítima teria por volta de 4 perfurações no braço esquerdo, 2 no tórax e 1 na perna, que a irmã da vítima, Mardenia Teobaldo foi conduzida à USI onde informou que seu irmão havia tido desentendimento com um tio conhecido por Chico de Rosa e que o filho do Chico de Rosa poderia ter sido o autor dos disparos, no intuito de vingar seu pai, que após os disparos o autor fugiu em um carro Strada, branco, em sentido ignorado.

Com Informações do 1ºBPM

Indivíduos armados ousam e assaltam pessoas dentro de residência, em Russas

Por volta das 19h30min, desta Terça(19), na localidade de Santa Terezinha, zona rural de Russas-CE, foram vítimas de roubo JOSEFA CRISPIM BEZERRA, natural de Morada Nova-CE, de 58 anos, residente na localidade da ocorrência, e FRANCISCO FRANCINEUDO DA SILVA, natural de Antônio Martins-RN, 41 anos, residente em Santa Teresinha, Russas-CE, estes que estavam no interior da residência quando foram surpreendidos por dois indivíduos, sendo um armado a revolver, magro, com o rosto coberto e, o outro gordo, de “cara limpa”(sem capuz), que anunciaram o assalto e subtraíram das vítimas R$ 22,00 reais em espécie, 01 tablet Samsung, 01 celular L PLAYM e 02 celulares LG 360. A Polícia Militar compareceu ao local, realizou diligências, porém, sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Parque do Cocó será maior que as principais áreas verdes do mundo

As incertezas quanto à demarcação do Parque Ecológico do Cocó, enfim, podem estar perto de acabar. Com o projeto de regulamentação da área ambiental pronto, segundo garantiu o secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado, Artur Bruno, a espera agora se dá apenas pela agenda do governador Camilo Santana, que em reunião, deve decidir de forma definitiva sobre o futuro do Parque.

O projeto elaborado pelas equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com diversas instituições, apresenta duas possibilidades para o Cocó: um parque único, público e com uma poligonal maior, ou dividir a área em duas unidades de conservação distintas, sendo uma pública e outra protegida. "Seria um parque com equipamentos de lazer e cultura, pensando no esporte e na educação ambiental e uma outra área de proteção ambiental, onde a fauna e a flora seriam preservadas, proibindo a construção de equipamentos nessa área. Estamos vendo aspectos legais e financeiros para essa decisão", explica o gestor.

O tamanho exato da demarcação, conforme o secretário, dependerá da definição do governo, garantindo, no entanto, ser bem maior do que outras importantes e conhecidas áreas verdes. "Mesmo que seja apenas um parque será uma área bem superior aos maiores parques do mundo, como o Ibirapuera e o Central Park, por exemplo".

Ainda segundo o titular da Sema, algumas ideias do Fórum Permanente Pela Implantação do Parque do Cocó, criado em 2015, foram atendidas na produção do projeto, ressaltando que demais detalhes, assim como o investimento necessário para essa regulamentação, serão apresentados pelo próprio governador o mais breve possível.

Regulamentação

Os encontros do Fórum tiveram início em janeiro do ano passado, sob a perspectiva de urgência para a regulamentação. A proposta final do Fórum, formado por 20 entidades públicas e privadas, seria a da criação de uma unidade de conservação denominada "parque", com aproximadamente 1.435 hectares, regulamentado por meio de decreto. A expectativa é de que a definição ocorresse até o fim de 2015, o que não ocorreu.

Saiba mais

Histórico envolvendo a área do parque do Cocó

1989: Cocó é criado a partir do decreto nº 20.253

1993: O decreto estabelece o interesse social para fins de desapropriação da área do Parque do Cocó, que abrange o manguezal ao longo do Rio Cocó

2008: Governo do Estado cria grupo de trabalho para elaborar o programa de revitalização do rio Cocó e criar Unidade de Conservação do Parque do Cocó

2013: Autorizada construção dos viadutos no entorno das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. Governo do Estado divulga projeto de ponte estaiada em área do Parque

2015: Governador Camilo Santana afirma que regulamentação do Parque do Cocó está entre as prioridades de sua gestão. Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó é criado.

Diário do Nordeste

Pacientes voltam a lotar corredores do Instituto José Frota

Macas com pacientes mal acomodados espremidas em corredores. Mais uma vez é esse o cenário do Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. De acordo com o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, 86 pessoas estavam alocadas nos corredores da unidade na segunda-feira (18).

O "Corredômetro", desde abril de 2015, é fruto de parceria entre o Sindicato e a Associação Médica Cearense (AMC) e divulga informações referentes à lotação de pacientes em corredores da rede pública da Capital. O IJF foi um dos hospitais que apresentou, no ano
passado, problemas de lotação.

Um relato acerca da lotação foi postado em uma rede social por um dos profissionais do corpo médico do hospital, na última segunda-feira (18), após a complicação no atendimento no local depois do último fim de semana. "Nunca tinha visto aquilo tão lotado. Tinham macas nas saídas das escadas. Mal dava para passar entre uma e outra", diz a postagem, ao classificar a situação no local como desumana.

Em declaração concedida na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Roberto Cláudio afirmou que apenas a expansão do Instituto será capaz de solucionar o problemas dos leitos de corredor. "Não existe dinheiro novo para leito já existente. Essa é uma realidade, infelizmente, do financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Eu tenho absoluta certeza de que o hospital, quando pronto, com mais 200 leitos, vai operar com custo, por lei, muito menor do que a gente opera hoje", disse. 

Segundo ele, as obras já devem ter início dentro do prazo de 45 a 90 dias, após o lançamento da licitação na última segunda-feira (18). Atualmente, a previsão é de que a construção do anexo deve se iniciar em meados de abril. "Nós temos profissionais ali extremamente competentes, com experiência acumulada raríssima, mas que muitas vezes não produzem mais porque não têm estrutura", afirmou o gestor municipal.

Em nota enviada nesta terça-feira à reportagem, a assessoria da unidade destacou a construção do IJF 2, um anexo ao prédio atual e que teve o processo para início das obras assinado ontem (19). Segundo o projeto, a unidade terá 160 novos leitos, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) tradicionais e 20 UTIs de cuidados intermediários, nove salas cirúrgicas, 20 leitos de recuperação, área multiúso e estacionamento.

Áreas

Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação, o número de pacientes alocados nas áreas de circulação do IJF subiu no último fim de semana, pois a maioria deu entrada após quedas ou acidentes envolvendo motocicletas. Além disso, diz a nota, quem está nos corredores estaria, em sua maioria, prestando exames e em observação.

Mylena Gadelha
Diário do Nordeste

700 mil brasileiros perderão emprego em 2016, diz OIT

Genebra. O Brasil registrará o maior salto na taxa de desemprego entre as grandes economias do mundo em 2016 e, durante o ano, 700 mil brasileiros devem perder seus trabalhos. Os dados foram publicados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, em seu informe anual, aponta para o aumento do desemprego no País para 7,7% e alerta que a crise econômica levará a uma "queda severa" no mercado de trabalho.

O Brasil será responsável por um a cada três novos desempregados em 2016 no mundo. No total, 2,3 milhões de postos de trabalho serão destruídos no mundo. Desses, 700 mil no Brasil. O mercado brasileiro ainda responderá por mais de um terço de todo o desemprego latino-americano.

Em comparação a 2014, serão 1,2 milhão de novos desempregados no Brasil. "Essa é a maior elevação do desemprego entre as grandes economias", alertou ao jornal o diretor do Departamento de Pesquisas da OIT, Raymond Torres. Segundo a OIT, o Brasil "entra numa recessão severa" e nem mesmo as políticas sociais e de promoção de empregos implementadas nos últimos anos serão suficientes para frear o desemprego.

A taxa de desemprego passou de 6,8% em 2014 para 7,2% em 2015 e deve atingir 7,7% ao final de 2016. Para a OIT, essa é uma "alta significativa".

Ano difícil

"Será um ano muito difícil economicamente para o Brasil, com uma recessão e, apesar de tudo o que foi feito no passado para a criação de empregos e dos mecanismos institucionais e políticas sociais, nada será suficiente para conter o aumento do desemprego", declarou Torres Além da crise interna, a exposição do Brasil ao mercado chinês também não ajudará. Com a pior taxa de crescimento em 25 anos em Pequim, as vendas nacionais devem sofrer e, uma vez mais, o impacto na criação de emprego será sentido e o que mais preocupa a entidade é que a consequência será um freio no combate à pobreza. O número de pessoas ganhando apenas US$ 3,00 por dia também vai aumentar, depois de mais de uma década em queda. Em 2015, 5,1% dos trabalhadores recebiam salários miseráveis e, para 2016, a taxa passa a 5,2%.

Para Torres, o Brasil precisa voltar a usar a política fiscal para tirar a economia da recessão. "A política fiscal precisa recuperar o protagonismo que teve nos anos passados", disse.

Diário do Nordeste

Cobrador de ônibus é baleado em tentativa de assalto

Um cobrador da linha 613-Barroso/Jardim Violeta foi baleado na noite da última segunda-feira, 18, durante tentativa de assalto ao coletivo, no bairro Barroso. A Polícia informou que Wesley Ferreira da Silva, 27, foi atingido quando se levantou da cadeira, após dois suspeitos armados anunciarem o assalto dentro do ônibus. 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPD) informou que a dupla subiu no coletivo, anunciando o assalto, por volta das 21 horas. Eles efetuaram três disparos contra o cobrador, que foi atingido no braço esquerdo e de raspão na costela.

“A sorte foi que o terceiro [tiro] não pegou. É muito triste, mais um trabalhador que ia perdendo sua vida em local de trabalho”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro), Domingo Neto. 

Os criminosos fugiram e ainda não foram identificados, ainda conforme a SSPDS. Wesley foi encaminhado ao Frotinha da Messejana, mas como possui plano de saúde foi transferido, na manhã desta terça-feira, 19, ao hospital Antônio Prudente.

"Ele passou por cirurgia e já está na sala de recuperação. Está fora de perigo", detalhou Domingo. O presidente do Sintro está em Juazeiro por conta da greve dos motoristas, mas informou ainda que os diretores do sindicato estão em reunião em Fortaleza, nesta tarde, para discutir quais medidas serão tomadas, incluindo uma possível paralisação de ônibus.

O POVO Online entrou em contato com o Sindiônibus, que confirmou a ocorrência, mas disse que ainda não vai se manifestar sobre possíveis paralisações.

O POVO Online

Túnel é encontrado na CPPL IV e frustra possível tentativa de fuga


Um túnel de oito metros de comprimentos foi encontrado na vivência 'E' da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga, na tarde desta terça-feira, 19. Conforme a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), ninguém conseguiu fugir.

Após a identificação do túnel, o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) foi chamado ao local para fazer a contenção dos internos e a equipe de manutenção já iniciou os reparos necessários. Dez presos estavam na cela onde o túnel foi encontrado, mas a participação de outros internos está sendo investigada.

Os dez envolvidos já identificados serão encaminhados à Delegacia para os procedimentos necessários. A vivência possui 265 internos.

Tentativa de resgate neste domingo

Dez homens tentaram resgatar detentos da CPPL IV, na madrugada de domingo, 17. A Polícia conseguiu impedir a ação e prende seis pessoas. Uma metralhadora foi apreendida.

Foram presos Leandro Wykleff da Silva, de 25 anos, Marleison Eudes Matos dos Santos, 21, José Italo Ferreira Lima, 24, José Augusto Erick dos Santos, 19, Miqueas Ângelo Gomes e Antônio Santiago Vieira Barros, 22 anos.  O grupo foi autuado por tentativa de resgate de presos, porte ilegal de arma de uso restrito e tentativa de homicídio contra os policiais.

O POVO Online

Mulher que já comandou o tráfico no 'Oitão Preto' é morta a tiros em Fortaleza

A traficante Maria Célia, 55, que já foi chefe do tráfico do 'Oitão Preto', no bairro Moura Brasil, foi assassinada por volta das 13h desta terça-feira, 19, na rua Senador Alencar, próximo da rua Padre Mororó, no Centro de Fortaleza. De acordo com o coronel Teófilo Gomes, comandante da 1ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), dois homens em duas motos se aproximaram da mulher e efetuaram disparos de arma de fogo.

Segundo o coronel Francisco Souto, comandante do Policiamento da Capital, ela foi atingida por quatro tiros, um deles acertou a cabeça. Maria Célia estava caminhando sozinha, quando sofreu a abordagem dos suspeitos. O militar afirmou que a mulher já estava jurada de morte na região.

Conforme o coronel Teófilo, Célia havia se mudado para o bairro Jacarecanga, pois estaria sendo "pressionada" no 'Oitão Preto'. A Polícia Militar recebeu informações de que a traficante estaria com "muitas dívidas".

Maria Célia era uma traficante conhecida no 'Oitão Preto' e respondia por tráfico de drogas e associação com o tráfico. Segundo a delegada Socorro Portela, diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o homicídio será investigado pelo 34º Distrito Policial. A Polícia segue com buscas dos suspeitos do crime.

O POVO Online

Estudante de escola pública é aprovado em medicina na Uece

Com apenas 17 anos, o estudante, José Edvaldo Lima Filho, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além da aprovação na Uece, o adolescente está na lista de espera do curso de medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), com apenas duas pessoas à frente.

Filho de uma professora de Química e de um funcionário de oficina mecânica, Edvaldo foi aprovado por meio do sistema de cotas raciais e por cursar, com aprovação, as três séries do ensino médio em escola pública.  

O 1º e 2º anos foram cursados no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o 3º ano foi concluído na EEFM Figueiredo Correia, localizada no bairro Benfica. 

De acordo com Edvaldo, a conquista veio após três anos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Inclusive, no ano passado, ele diz ter obtido nota suficiente para cursar Direito na universidade, mas foi impedido por não ter concluído o ensino médio.

No exame, o estudante obteve melhor desempenho na prova objetiva de Matemática e suas Tecnologias (839.9) e na Redação (800).

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Luiza Salgueiro, o jovem se destaca por sua dedicação contínua aos estudos. 

"Ele tem até um problema na perna e faz fisioterapia duas vezes por semana. Neste dias, ele chega mais tarde, mas nem por isso deixa de ser um aluno dedicado", elogia. 


"Desistir jamais"

Apesar de ter que abrir mão de muitos momentos de lazer, como jogar vídeo game ou restringir o uso da internet, para focar e ampliar seu tempo de estudo, Edvaldo diz que não se arrepender.

"Desde muito pequeno tinha esse objetivo e via essa oportunidade. Fiquei sem reação quando vi meu nome nas listas. Foi a realização de um sonho", ressalta o estudante, que aproveita para dar dicas a quem não se saiu tão bem ou se prepara para o próximo vestibular.  

"Primeiro é preciso ser confiante. Se não conseguiu, ganhou experiência. Desistir jamais", aconselha o jovem.

Segundo ele, outro segredo para conquistar a aprovação é não encarar o estudo como uma obrigação e ter "discernimento de que aquilo vai ser importante".

Esta, segundo ele, seria a parte mais complicada do processo, que também exige organização e apoio das pessoas mais próximas. 

"O grande mérito vai para a família e para a escola que estão sempre incentivando, dando ânimo para os alunos, mostrando que eles são capazes", frisa.

Lígia Costa
O POVO Online

MP investiga Prefeitura de Tauá após denúncias de irregularidades

A partir de denúncias, o Ministério Público Estadual (MP-CE), por meio do procurador de Justiça Erick Pessoa, abriu três inquéritos civis contra a Prefeitura de Tauá para investigar supostas irregularidades envolvendo a contratação de serviço de buffet, o pagamento de passagens aéreas e o uso da taxa de iluminação pública. O órgão gestor já foi notificado e conseguiu prorrogar o prazo para apresentar defesa até o dia 28 de janeiro.

As irregularidades são investigadas pelo procurador desde o fim do ano passado, quando três processos administrativos foram instaurados. Segundo Erick Pessoa, ele resolveu convertê-los em inquéritos civis para dar mais mobilidade na investigação. "Todos os três casos são denúncias levadas ao Ministério Público, que está investigando. Não pode condenar enquanto não tiver evidência", disse o promotor.

Uma licitação de serviço realizada pela Prefeitura de Tauá, concedida a uma empresa franquiada de uma rede de sanduíches, que ultrapassa os valores de R$ 1 milhão, é alvo das investigações do Ministério Público. Pessoas ligadas à atual gestão têm se posicionado nas redes sociais e afirmam que as denúncias são intrigas da oposição.

Caso o município não apresente a defesa dentro do prazo, pode responder por crime de desobediência. O POVO Online tentou entrar em contato com a prefeita Pratícia Aguiar, o secretário Jorge Moura e a assessoria de comunicação da Prefeitura, mas as ligações não foram atendidas.

O POVO Online

Dupla assalta clientes em lotérica no Centro de Tianguá

Clientes de uma casa lotérica localizada no Centro de Tianguá, interior do Ceará, foram assaltados por dois homens armados, nesta terça-feira, 19. Segundo a Polícia Militar (PM), o objetivo da dupla era assaltar o estabelecimento, mas o local é blindado e impediu qualquer acesso a sala dos funcionários.

A PM informou ainda que os suspeitos levaram os celulares e pequenas quantias em dinheiro das vítimas. Os assaltantes fugiram após o crime. As câmeras de segurança do local flagraram a ação da dupla.

Os policiais estão trabalhando nas buscas para encontrar os criminosos.

Veja o vídeo abaixo da ação dos assaltantes:


O Povo Online

Ceará registra o primeiro sangramento de açude em 2016

O açude Caldeirões, localizado no município de Saboeiro, se tornou o primeiro a sangrar em 2016, no Ceará. Conforme os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a barragem atingiu 100% da capacidade de 1.130.000 m³. 

A situação do açude em Saboeiro é um caso isolado. Até o momento, nenhum açude apresenta volumes acima de 90% da capacidade. De acordo com os dados, 136 estão com volumes inferior a 30%.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão de chuvas para os meses de janeiro e fevereiro está abaixo da média. Pode haver escassez de precipitações devido ao El Niño mais intenso desde 1997/1998.

A previsão aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

O POVO Online

Policial mata suspeito em tentativa de assalto na BR-116


Um policial lotado no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) reagiu a uma tentativa de assalto na BR-116, nesta terça-feira, 19, e matou o suspeito com um tiro de arma de fogo. O soldado já se apresentou no 30º Distrito Policial (DP), no Conjunto São Cristovão, onde prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida.

Conforme o coronel Andrade Mendonça, porta-voz da PM, o policial trafegava em seu veículo na BR-116, próximo do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando foi surpreendido por um homem armado saindo de um matagal. O soldado efetuou apenas um disparo, que atingiu o suspeito.

O revólver calibre 38 usado pelo assaltante foi apreendido.

O POVO Online

Eduardo Cunha pede que STF paralise inquérito até que deixe comando da Câmara


A defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que paralise o andamento de um dos inquéritos abertos em decorrência da Operação Lava Jato até que o parlamentar deixe o comando da Casa. Seu mandato na presidência vai até fevereiro de 2017.

O pedido tem 107 páginas e foi protocolado no último dia 18 de dezembro no inquérito que tramita sob segredo de Justiça com a relatoria do ministro Teori Zavascki.

O documento deverá ser encaminhado para manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República), avaliado pelo ministro Teori e então submetido ao plenário do STF para uma decisão colegiada.

Folha de S. Paulo

Obras de escola a quase dois anos vem prejudicando alunos



Duas das 3 obras que fazem parte de um projeto do Governo Federal conquista ainda do ex-prefeito Raimundo Cordeiro, apenas a reforma da escola Coração de Jesus no bairro Várzea Alegre foi entregue, as outras obras são a da escola da Pitombeira 1, onde a obra da escola está à quase dois anos prejudicando os alunos que ali estudam, e a reforma da quadra de esportes da comunidade de Poço Redondo teve início a mais de 2 anos e ainda não foi concluída pelo atual gestor municipal.


Cuidado aonde estaciona no centro de Russas

Motociclista em Russas hoje tem uma grande dificuldade para estacionar sua moto, pois os espaços são muito reduzidos na rua Padre Raul Viera próximo a farmácia Galeno e em frente ao mercado central não e mais permitido estacionar. Muita gente não observa  a presença da placa e coloca seu veículo para ir ao comercio e sempre que retorna tem uma surpresa, encontra uma multa no painel da moto.