23/10/2025
Quixadá: O ex-prefeito de Quixadá, José Okka Baquit, morreu nesta quinta-feira (23), em Fortaleza, onde atualmente residia. A causa da morte não foi divulgada. O ex-político tinha 93 anos.
José Okka era irmão de Aziz Okka Baquit, pai do deputado Osmar Baquit. Ele governou o município no período da ditadura militar, entre os anos de 63 e 67 e, de acordo com historiadores, sua gestão foi marcada pela aproximação de camadas sociais menos favorecidas.
Em algumas monografias do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o nome de José Okka Baquit aparece como um industrial e intelectual, com viés comunista, que dedicou-se a ajudar os mais pobres, tendo um olhar revolucionários sob sua época.
política quixadaense. Ele se candidatou uma única vez. O irmão, Aziz Okka Baquit, viria a ser prefeito em duas ocasiões seguintes, de 73 a 77 e de 83 a 88. Quase dez anos depois, o sobrinho Osmar Baquit, viria a ser eleito vice-prefeito de Quixadá, e no ano de 1998 para seu primeiro mandato como Deputado Estadual.
A informação da morte foi confirmada pelo vereador de Quixadá Aziz Baqui Neto. Ele confirmou a informação durante sessão da Câmara e disse que o tio era espírita, doutrina fundada por Alan Kardek que agrega sobre a morte uma visão filosófica, e aborda questões polêmicas como a comunicação com os mortos, por meio de psicografia, recurso que notabilizou o médium Chico Xavier no Brasil.
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, lamentou a morte do ex-prefeito do município nas redes sociais. Em uma postagem, ele reconheceu José Okka Baquit como figura “que deu sua importante contribuição ao crescimento do município” e se solidarizou com familiares na pessoa do deputado Osmar Baqui, do vereador Aziz Baquit Neto, e do secretário Pedro Baquit.
