-->

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Secretário do meio ambiente de Canindé é encontrado morto


O secretário do meio ambiente do município de Canindé, no sertão central cearense, José Ivan Braz da Silva Filho, 35 anos, conhecido como Ivanzinho Caboclo, foi encontrado morto na manhã de ontem, terça-feira(28), na fazenda Boa Esperança, de propriedade de sua família, na zona rural de Canindé.

Segundo informações da família, ele levantou-se pela manhã, foi executar suas tarefas de agropecuarista, e poucos momentos depois, sua esposa o encontrou já sem vida.

Em 2012, Ivan Caboclo foi candidato a vereador pelo Partido do Trabalhadores (PT), Ivan era técnico em agronomia e agrimensura, o mesmo ocupava atualmente o cargo de secretário Municipal do Meio Ambiente.
Tudo indica que o mesmo sofreu um infarto.

O prefeito interino, Paulo Justa, decretou Luto Oficial, através do decreto 35/2015 e suspendeu a programação de Aniversário de Emancipação Política do Município.

O velório acontece na residência da família, na rua João Militão, no Centro de Canindé.

Fonte: Canindé Online


Dupla que ameaçava população de Jaguaruana em rede social é capturada


A Polícia de Russas capturou, na noite da última terça-feira(29), duas pessoas acusadas de fazer ameaças à população via redes sociais. Com imagens de drogas e de armas, a dupla aterrorizava e ameaçava os moradores em geral. 

O primeiro acusado é Paulo Henrique Oliveira Costa, de 21 anos. Junto dele, foi encontrado dois revólveres calibre 38 e maconha. Já o segundo acusado é um adolescente de 17 anos. 

Os dois foram capturados após uma diligência realizada na comunidade de Lagoa, em Jaguaruana. Paulo Henrique foi levado à Delegacia Regional de Russas e responderá por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, enquanto o menor de idade assinou o termo circunstanciado por tráfico e foi entregue à família.


Em uma semana: Três assassinatos, dois motins e várias fugas das unidades do Sistema Penal do Ceará


A superlotação e a insegurança nas cadeias públicas, presídios e penitenciárias do Estado do Ceará  provocaram, em menos de uma semana, três assassinatos, dois motins e uma sequência de fugas.  Em, pelo menos, sete cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior, ocorreram episódios de violência, com mortes, tentativas de assassinatos, fugas e depredações.

A onda de atos de violência começou na madrugada da última sexta-feira (24), quando um grupo armado invadiu a cadeia pública da cidade de Mulungu, no Maciço de Baturité (a 110Km de Fortaleza) e matou, a tiros de pistolas, os detentos Francisco Valdemir Moreira de Barros e Albert David de Sousa Freitas.

No dia seguinte, sábado (25), a cadeia pública de Paraipaba (a 93Km de Fortaleza) também foi palco de cenas de violência. Dois presos foram baleados por um terceiro, que escondia na cela um revólver de calibre 38. Os dois homens foram levados para o Hospital Municipal e permanecem internados sob escolta policial.

Também na segunda-feira, uma detenta do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado no Município de Aquiraz,na RMF,  foi assassinada a golpes de “cossoco” dentro da cela. Tratava-se da jovem Joelma de Sousa Silva.  Outra presidiária ficou ferida.

Fugas e motins
Já na última segunda-feira (27) ocorreu um motim na cadeia pública da cidade de Viçosa do Ceará (366Km da Capital). A rebelião começou  por conta de uma briga entre dois grupos de detentos. Eles queimaram colchões, quebraram grades e tentaram sufocar os inimigos que estavam em outra cela. A situação foi controlada momentaneamente pela PM.

Mas, ontem, novo motim aconteceu na mesma unidade e alguns presos aproveitaram a confusão para fugir da cadeia pública.

Na sequência, ocorreram fugas de preso também nas cadeias públicas de Palmácia, Nova Russas, Maranguape e Ocara.

Varredura
Na tarde desta terça-feira, a Tropa do Batalhão de Polícia de Choque da PM (BPChoque) e agentes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) realizaram  uma varredura em todas as celas e vivências da Casa de Privação Provisória da Liberdade Três (CPPL 3), em Itaitinga, na RMF, e apreenderam  muito material considerado ilícito, entre eles, 49 celulares, 81 baterias, 248 chips, 18 cossocos, 50 trouxinhas de maconha, 17 trouxinhas de crack, 25 carregadores de celulares e outros artefatos. 

Blog do Fernando Ribeiro


SINE/IDT de Russas dispõe de 22 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 22 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Parte de rede de e-mail do Pentágono é desligada após atividade suspeita

Ação suspeita foi notada no último fim de semana e rede de e-mails não sigilosa continua fora do ar 

Uma rede não sigilosa de e-mail usada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, e outros militares foi tirada do ar por causa de atividades suspeitas, afirmou uma porta-voz do Pentágono nesta terça-feira.

A tenente-coronel do Exército Valerie Henderson disse que a rede de e-mail não sigilosa para todos os usuários no Estado-Maior foi tirada do ar pelo Departamento de Defesa por causa de atividade suspeita notada no fim de semana e que "atualmente está fora".

"Continuamos a identificar e mitigar os riscos de segurança cibernética através de nossas redes", declarou Henderson. "Com esses objetivos em mente, nós desligamos a rede do Estado-Maior e continuamos investigando."

Henderson não especificou a natureza da atividade suspeita na rede. Ela disse que a rede foi tirada do ar pelo departamento, não pela atividade ou qualquer outra parte externa.

Diário do Nordeste


Suspeito de 50 homicídios no Ceará e Piauí é capturado pela polícia


Homem era foragido há cerca de três anos e tinha o nome na lista dos criminosos mais procurados do Ceará 

Um homem, apontado como envolvido em 50 homicídios nos Estados do Ceará e do Piauí, foi capturado pela Polícia Civil cearense. O foragido da Justiça foi localizado em uma residência no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

Rafael Farias Machado, o 'Rafael Twister', de 28 anos, além das mortes, é ainda suspeito de participação direta com o tráfico de drogas e em ações criminosas contra instituições financeiras. 

Somente no Ceará, o suspeito responde a 18 procedimentos criminais entre roubo, tráfico de drogas e homicídio. Contra ele haviam três mandados de prisão em aberto, sendo um da Comarca de Maracanaú, na Região Metropolitana, por homicídio, e os outros dois do Piauí, sendo um também por homicídio e o outro por tráfico de drogas. 

Colaboração 
A operação que resultou na prisão de 'Rafael Twister' foi comandada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piauí. Na última sexta-feira (24), os policiais foram até a casa onde o suspeito morava e cumpriram os mandados de prisão. Conforme o titular da DRF, delegado Raphael Vilarinho, foram cerca de três anos de investigações até a Polícia conseguir chegar à localização do suspeito. 

"Ele estava sendo investigado pela DRF por dar apoio logístico a assaltantes de outros Estados para ataques a instituições financeiras. A Polícia estava atrás de 'Twister' há uns três anos. Na sexta-feira ele foi preso, em casa, e não ofereceu resistência à prisão", afirmou. 

Vilarinho destacou que o suspeito preso pela DRF teria envolvimento em dezenas de mortes ligadas, em especial, à disputa pelo tráfico de drogas no Ceará e no Piauí. 

"Rafael é chefe do tráfico de drogas no Maracanaú, com ramificação no Estado do Piauí. A organização criminosa dele é responsável nos dois Estados por mais de 50 homicídios, por conta da briga pela territorialidade do tráfico de drogas", disse. 

O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos ainda destacou que a esposa de Rafael também está presa em uma unidade prisional, no Piauí. 


Aqui no Ceará, conforme as investigações, ele fornecia armas e esconderijo para que bandidos de outras regiões do País viessem realizar ataques a instituições financeiras, especialmente no Interior do Ceará. 

"Ele é um criminoso de altíssima periculosidade. Ele é o chefe do tráfico de drogas no Maracanaú. A esposa dele responde na cadeia no Piauí, por associação ao tráfico. Rafael estava na lista dos mais procurados pois estimamos na DRF que ele, chefiando a organização criminosa, tenha praticado diversos homicídios. Estes inquéritos são investigados pelas Divisões de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) dos dois Estados e pela Delegacia de Maracanaú. Na DRF, investigamos o apoio logístico que ele dava, fornecendo armas e esconderijo para bandidos virem assaltar agências bancárias", relatou Vilarinho. 

Velho conhecido 
No histórico de 'Rafael Twister', consta uma prisão em 2010 que mobilizou a Polícia Militar pelas ruas do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. 

À época, segundo a Polícia, o grupo criminoso de Rafael era suspeito de quatro mortes naquela área por conta do tráfico de drogas. Além dele, foi preso na noite de 9 de junho daquele ano Thiago Daniel Mendonça Pacífico, o 'Brinquedo do Cão', que era suspeito de integrar a quadrilha. 

Naquela noite, a dupla foi presa com crack, celulares e dinheiro em espécie em um carro usado pelo tráfico. Rafael já era conhecido pelo histórico criminoso, uma vez que teria feito ameaças a policiais militares sob o pretexto de que ele era influente entre os criminosos daquele bairro de Fortaleza. 

Durante a mesma semana de 2010, outras três pessoas, suspeitas de integrarem a mesma quadrilha, também haviam sido presas. Populares denunciaram à Polícia que os suspeitos usavam um veículo Ford Escort para abastecer os pontos de venda de droga nos bairros Rodolfo Teófilo e Bela Vista.

Diário do Nordeste


Mais de 18 mil pacientes estão na espera por uma cirurgia eletiva em Fortaleza


Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará revela que atualmente existem 18.897 pacientes na fila de espera por uma cirurgia eletiva em Fortaleza. Os números estão divulgados em um outdoor instalado em plena avenida Santos Dumont, área nobre da capital cearense.

Segundo o levantamento, são pacientes aguardando nas especialidades de ortopedia (6.119), oftalmologia (5.337), otorrinolaringologia (1.300), urologia (1.200), gastroenterologia (1.000) e de variadas especialidades da Santa Casa de Misericórdia (3.441).

Segundo a presidente do Sindicato, Mayra Pinheiro, tal número ainda pode ser maior e os prejuízos para os pacientes decorrentes dessa espera, que em média é de três a cinco anos, são físicos – gerando sequelas muitas vezes definitivas –, emocionais e financeiros, pois comprometem a produtividade laboral do indivíduo.

O Sindicato dos Médicos já propôs, através do comitê interinstitucional criado pelo Ministério Público Federal (MPF) para o gerenciamento da crise da saúde no Ceará, a realização de um cronograma para atender a esses pacientes.

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará ainda não se pronunciou com relação aos números divulgados pelo Sindicato dos Médicos.

Ceará News


Após morte de menino em acidente na CE-060, moradores de Guaiúba fecham rodovia em protesto


Indignação, revolta e manifestação. Foi o que aconteceu na tarde desta terça-feira no Município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Inconformados com a morte de uma criança de 8 anos, vítima de mais um acidente de trânsito na CE-060, moradores da localidade de Baú decidiram realizar uma manifestação. Fecharam a rodovia, danificaram o asfalto e queimaram paus e pneus.

O protesto durou cerca de três horas e só terminou com a chegada da tropa de Controle de Distúrbios Civis (CDC) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e de patrulhas do Batalhão de Policiamento Rodoviário estadual (BPRE). Por conta do bloqueio, um longo engarrafamento se formou nos dois sentidos da rodovia.

O acidente, segundo moradores, ocorreu no fim da manhã de ontem, quando um garoto de apenas 8 anos de idade, identificado por Caio Wilker Firmino, acabou atropelado por um veículo de passeio quando tentava atravessar a pista em sua bicicleta. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Guaiúba e de lá transferido para a Capital, mas não resistiu aos ferimentos.

Sem placas
O trecho onde aconteceram o acidente e a manifestação passa por obras de duplicação das pistas de rolamento. No entanto, os moradores afirmam que os órgãos responsáveis pela construção não realizaram a sinalização do trecho. Diante dessa falta de orientação, os motoristas acabam se envolvendo em acidentes.

Depois de muita negociação, os moradores atenderam ao apelo das autoridades policiais e desobstruíram a rodovia, sem a necessidade de intervenção mais intensa da tropa do Batalhão de Polícia de Choque. A via, porém, sofreu danos, já que os moradores cavaram buracos na pista para forçar os motoristas a reduzir a velocidade de seus veículos no trecho.


Blog do Jornalista Fernando Ribeiro


Casal Pernambucano foge de Fortaleza depois de comandar furtos de iphones e smartphones nos blocos do Fortal

Uma investigação realizada por policiais civis lotados do 15º DP (Cidade 2000) recuperou cerca de 30 aparelhos celulares, entre eles, iphones e smartphones, furtados de foliões durante o Fortal 2015. O crime era comandando por um casal de ladrões pernambucanos, que conseguiu fugir de Fortaleza. Um comparsa dos suspeitos, cearense, acabou preso em flagrante.

A operação foi comandada pelo delegado de Polícia Civil, Hélio Marques de Carvalho, titular do 15º DP, depois de várias queixas apresentadas durante o Fortal. Foliões revelaram em Boletins de Ocorrência (B.O.) que haviam sido furtados ainda dentro dos blocos.

Uma folia, que teve seu aparelho levado pelos ladrões começou a fazer o rastreamento do mesmo e pediu ajuda à Polícia Civil. Através do monitoramento, o GPS indicou que o aparelho estava no interior de uma pousada localizada na Avenida Dioguinho, na Praia do Futuro.

Os policiais foram até lá e descobriram que na pousada havia se hospedado um casal de supostos foliões pernambucanos que teriam vindo de Recife se divertir na micareta de Fortaleza. Mas, no apartamento, foram encontrados cerca de 30 aparelhos roubados, além de abadas do bloco Sirigüella.

Um comparsa do casal, identificado como Márcio da Silva Xavier, 25 anos, cearense, acabou preso no local e foi autuado, em flagrante, por crime de furto. Ele confessou que agia no Fortal juntamente com o casal de pernambucanos, identificados como Arthur Rodolfo de Freitas e Marília Gabriela Nascimento da Costa. Os dois são especialistas em praticar este tipo de crime em festas de micaretas e eventos religiosos que reúnam multidões em qualquer parte do País.

Segundo o delegado Hélio Marques, o casal fugiu antes da chegada da Polícia, deixando no estacionamento da pousada um carro importado, um Corolla preto. No apartamento também foram encontradas joias provavelmente também furtadas na micareta, além de drogas para consumo dos três suspeitos. “Eles compravam abadás, entravam nos blocos e se infiltravam no meio dos foliões, praticando o furto de aparelhos celulares de última geração, coisa cara”, disse um dos inspetores.

Ostentação
Fotografias do casal nas redes sociais mostram que Arthur e “Gaby”, como é conhecida a mulher, percorreram o Brasil o ano inteiro, praticando crimes e de se divertindo, fazendo até passeis de helicópteros e sempre se hospedando em pousadas de praia ou hotéis de luxo na orla, transitando em carros importados e ostentando muito dinheiro, produto do crime.

Blog do Jornalista Fernando Ribeiro


Para enfrentar a crise, prefeita reduz até 25% seu salário, do vice-prefeito e dos secretários municipais


Visando o equilíbrio da gestão, a prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado (PSL), baixou decreto com objetivo de equilibrar as contas públicas do município e baixando em 25%  seu salário, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Segundo a prefeita, o Decreto N° 2406001/2015, datado do dia 23 de julho, é em consequência da crise econômica nacional, que reduziu o repasse dos recursos advindos do Governo Federal.  A medida tem como principais metas,  reduzir em 20% as despesas de água e energia elétrica e em 30% as despesas de telefonia fixa. 

De acordo com o decreto, a partir de agora, a jornada de trabalho de todos os servidores municipais fica reduzida de 8 para 6 horas diárias em todas as repartições municipais, excetuando os órgãos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde e aqueles que prestarem serviços de natureza essencial, como o hospital municipal. Após encerramento dos expedientes, todo equipamento que não depender de funcionamento contínuo, devem ser desligados, inclusive disjuntores. 

Como outras medidas de redução de custos a vedação da circulação de veículos oficiais sem autorização da autoridade competente, que deve ser comunicado com até 12 horas de antecedência,  exceto transportes escolares e transportes de pacientes. 

Também fica vetado adiantamento de salário a funcionários, para pagamento de despesas de pequeno valor, com fundo das secretarias municipais. Contratação de transportes escolares secundários e afastamento de servidores para cursos ou estudos ficam suspensos até dezembro do corrente ano, além de licenças para tratar de interesses particulares que exijam substituição remunerada pelo município, exceto por motivos de saúde,  bem como horas extras. Diárias e passagens só serão liberadas em casos excepcionais. 

Ainda estão proibidas até dezembro nomeação de servidores para cargos efetivos ou cargos de confiança e ampliações de carga horária. 

Blog do Crato


Ceará vence o ABC fora de casa e encerra jejum de 12 jogos sem vitória na Série B


Foi o fim do jejum. Uma sensação de alívio para os jogadores do Ceará. Depois de 12 rodadas sem vitória pela Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe do treinador Geninho conseguiu fazer 1 a 0 sobre o ABC (RN), nesta terça-feira, 28, no estádio Frasqueirão, em Natal. O resultado ainda manteve o Vovô na lanterna do torneio com 11 pontos, mas conseguiu reacender a esperança de que o time pode reagir na Segundona.

Por outro lado, o Ceará agravou a crise no time potiguar que é o primeiro fora da zona de rebaixamento (16º lugar) com 16 pontos. Uma diferença de cinco pontos para o Alvinegro cearense. No próximo sábado, o Ceará joga mais uma partida fora de casa. O adversário é o Bragantino (SP), no interior paulista.

Sem Sandro, nem Ricardinho, o Ceará mostrou deficiências no 1º tempo. E principalmente no setor de armação. O time alvinegro tinha dificuldade na saída de bola. Faltava alguém no setor de meia para acionar o ataque.

Na frente, Rafael Costa e Rodrigo Silva foram pouco acionados na primeira etapa. Assim, o Vovô pouco ameaçou a meta do goleiro Saulo.

Já o ABC até que ainda criou duas oportunidades reais de abrir o placar. A primeira, aos 32 minutos, quando Edno cabeceou e quase superou o goleiro Tiago. Três minutos depois, Rafinha recebeu cruzamento de Reginaldo e bateu de primeira. A bola explodiu na trave. Foi por pouco, já que o goleiro alvinegro já estava vencido no lance.

A etapa inicial foi marcada por muitos erros de passe e pouca criatividade tanto no ABC, quanto no Ceará. 

GOL SALVADOR
O Vovô veio mais motivado no 2º tempo. A entrada de Wescley no lugar de Bernardo até que melhorou a produção do time em campo. Aos 18 minutos, em boa jogada, Rafael Costa quase marcou num chute forte defendido pelo Saulo.

Mas quem garantiu a vitória para o Alvinegro foi Uillian Correia no minuto seguinte. Bem posicionado na área, ele recebeu o passe e disparou no ângulo do gol do ABC. Sem chances para Saulo, que não alcançou a bola.

Desorganizado taticamente, o ABC não ofereceu nenhuma reação após ficar em desvantagem no marcador. O Ceará, por sua vez, buscou se defender e garantir a vitória. Afinal, a conquista dos três pontos era o que interessava. A equipe cearense precisa de uma sequência de vitórias para sair da zona de degola.


Justiça eleitoral nega pedido de cassação de prefeito de Barbalha

A Justiça eleitoral negou nesta terça, 28, o pedido de cassação feito contra o prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz (PT), bem como de sua vice, Maria Betilde Sampaio Correia (sem partido, anteriormente no PMDB). O pedido, feito pela coligação "Barbalha do Povo", derrotada pelo petista na última eleição, acusava o prefeito de, durante a campanha, ter abusado de poder econômico. 

José Leite já havia sido condenado em primeira instância pela acusação. A Justiça considerou que ele veiculou programas radiofônicos para beneficiar sua candidatura fora do período permitido. O petista foi condenado a pagar multa de mais de R$300 mil. Nem situação e nem oposição ficaram satisfeitos. Os dois tentam reformar a decisão.

A Justiça acabou acolhendo os argumentos do petista, ao menos parcialmente. Apesar de concluir que, ao contrário do que alegava a defesa, os programas em questão foram vinculados durante período irregular, o Tribunal Regional Eleitoral afirmou isso não foi relevante no resultado da disputa. A multa foi reduzida para cerca de R$100 mil reais.

Não foi possível entrar em contato com José Leite.


O POVO Online, com informações de Amaury Alencar e Carlos Mazza


Presos fogem da Delegacia Metropolitana de Maranguape


Detentos da Delegacia Metropolitana de Maranguape, localizada no Centro da cidade, realizaram uma fuga na noite desta terça-feira, 28. De acordo com a Polícia Militar (PM), viaturas do Batalhão da PM do município, do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) estão em perseguição dos fugitivos.

Segundo o cabo Alcir Menezes, do Cotam, eram 38 presos e fugiram sete. No entanto, as equipes do Cotam e do Gate recapturaram quatro na vizinhança, mas três seguem foragidos. 

Os presos permaneciam em uma só cela e fizeram um buraco na parede que dava acesso a um terreno próximo. O POVO Online apurou que apenas um inspetor de plantão estava no local durante a ação dos detentos. 

Policiais militares informaram que os detentos estão no pátio da delegacia e aguardam a chegada do delegado responsável para saber se vão ser transferidos.

O POVO Online


Avaliada em R$ 1,3 mi, carga roubada no Piauí é recuperada no Ceará


Uma carga roubada de produtos eletrônicos da marca LG, avaliada em R$ 1,3 milhão, foi apreendida no município de Tauá, distante 344,7 km de Fortaleza, nesta segunda-feira, 27. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma pessoa envolvida no roubo do material foi presa.

Conforme o delegado Gregório Neto, titular da Delegacia Regional de Tauá, policiais do município receberam informações sobre uma carga que havia sido roubado na última sexta-feira, 24, no município de Monsenhor Gil, interior do Piauí. Segundo as investigações, um grupo de assaltantes rendeu o motorista da transportadora que levava o material eletrônico e levou para um local abandonado, onde os produtos foram transferidos para um caminhão baú.

Após o assalto, a empresa responsável pelo monitoramento da carga conseguiu indicar a localização do carregamento, a partir do sistema de rastreamento instalado em alguns aparelhos roubados pela quadrilha. 

De acordo com a SSPDS, uma equipe formada por policiais civis e militares se deslocou para o local indicado, um posto de combustível localizado em Tauá, e efetuou a prisão de um dos envolvidos na ação criminosa. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

O caminhão com a carga roubada foi apreendido e levado para o pátio da delegacia. O motorista da transportadora e os proprietários da carga estão sendo ouvidos para dar sequência aos procedimentos.

O POVO Online