-->

domingo, 24 de agosto de 2014

Acidente de trânsito com vítima lesionada em Limoeiro


Hoje, dia 24/08, por volta de 20h10min, na Rua Dr. Gaspar de Oliveira, nas proximidades do cruzamento com a Rua Francisco das Chagas Celedônio, uma motoHonda Bros, de cor vermelha, placa ORY-7168/Limoeiro do Norte, se chocou com um veículo de cor preta, placa EFY-9504/Limoeiro do Norte que estava parado.

O SAMU está à caminho do local para socorrer a vítima, conhecida como Dedé (Entregador de Água), para o Hospital Regional de Limoeiro do Norte.

Fonte: Blog do Tom Gurgel






Atropelamento em Limoeiro do Norte



Hoje, dia 24/08, por volta de 18h30min, na Rua Francisco Remígio, a pessoa de Fernando Antônio Silva, residente na Rua Inácio Mendes, centro de Limoeiro, foi atropelado por uma moto Honda 150, cor preta, placa LVL-0761, que era pilotada por Antônio Diego Chaves de Moura, 20 anos, natural de Limoeiro do Norte e residente no Bairro Antônio Holanda em Limoeiro.

A vítima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional.

Fonte: Blog do Tom Gurgel










Marina Silva pede registro ao TSE para concorrer à Presidência


A coligação Unidos pelo Brasil protocolou nessa sexta-feira (22) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro de candidatura de Marina Silva à Presidência da República e do deputado federal Beto Albuquerque (RS) para vice, ambos do PSB. A substituição foi feita devido à morte do candidato Eduardo Campos, no dia 13 de agosto, em um acidente aéreo no litoral de São Paulo.

Após várias reuniões da executiva do partido e as demais siglas da coligação, Marina foi confirmada como substituta de Campos na quarta-feira (20). Na ocasião, ela reafirmou os compromissos com as bases econômicas que começaram a vigorar com o Plano Real e com o aumento da produtividade e da competitividade do Brasil no agronegócio.

Com a apresentação do registro, o pedido será julgado por um ministro do TSE. Após parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), a decisão será tomada.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).


Fonte: Agência Brasil.




Quem te viu quem te ver. Futebol falido e mal pago.



Era uma vez o futebol russano, em épocas passadas não muito distante Russas foi destaque no esporte com seus bons campeonatos municipal com a participação do campeonato cearense sendo representado pelo America, time de tradição de nosso município e região. Estádio cheio, bons jogos onde nos tivemos jogando em Russas clubes como Ceará, Fortaleza. Que são os maiores representantes de nosso futebol.  Que época boa, mas agora há apenas a lembrança e a saudade de belos espetáculos de nosso estádio.



Hoje o estádio de Russas dá pena e dó quando a gente chega para presenciar uma partida de futebol. Estádio vazio, poucos torcedores, uma iluminação precária, cabines de rádios totalmente abandonadas, tudo isso pela falta de apoio da atual administração do município de Russas. Hoje o presidente da liga o Senhor Fernando Leite tem sido um trabalhador, um guerreiro, pois tem lutado sozinho para tentar levantar o nome do esporte russano, porém não tem contado com o apoio de quem mais pode e deve ajudar que é exatamente a prefeitura do município, pois foi uma das promessas do atual prefeito da cidade na campanha política que iria valorizar muito o esporte da cidade.  Mas tudo isso está acontecendo ao contrário. O esporte de Russas tem ido de mal a pior.





ERIVANDO LIMA REPÓRTER











Dois elementos presos no momento em que iam tom ar de assalto uma Haillux de um secretário de Palhano



Na tarde de hoje domingo, 24 de agosto de 2014, na cidade de Palhano foram presos dois elementos no momento em que estavam se preparando para roubar um carro tipo Haillux de um secretário da prefeita de Palhano. O carro estava estacionado em um posto de combustível da cidade quando a viatura da policia militar que estava passando no local quando subtenente Marcos Ribeiro percebeu a presença dos dois e desconfiou. O oficial juntamente com seus policiais fez a abordagem e com os elementos a policia encontrou um revolver cal. 38 municiado com seis cartuchos intactos, celulares, quantias em dinheiro e pulseiras. Os elementos tratam-se de: Daniel Rocha de Lima de dezoito anos (Vulgo Escorrega) o outro Pedro Alissom Sombra de dezenove anos de idade que receberam ordens de prisão. Ao serem abordados ainda no local os mesmo confessaram que iriam tomar a Haillux de assalto de um cidadão conhecido por Hairton que hoje faz parte da atual administração da cidade de Palhano.

A policia conduziu os dois a DRPC de Russas para que fossem adotadas todas as providencias.





ERIVANDO LIMA REPÓRTER 





Confira os resultados pelas Séries A, B, C e D do Brasileirão e estaduais


Confira os resultados pelas Séries A, B, C e D do Brasileirão e estaduais

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (17ª RODADA)
Botafogo 1 x 0 Chapecoense
Atlético-MG 1 x 0 Internacional
Palmeiras 1 x 0 Coritiba
 
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B 2014 (18ª RODADA)
Portuguesa 1 x 1 Ceará
Paraná 1 x 0 Bragantino
Náutico 2 x 1 América-RN
Avaí 0 x 0 Santa Cruz
Atlético-GO 2 x 4 Sampaio Corrêa
ABC- RN 0 x 2 Vila Nova
Luverdense 2 x 2 Joinville
 
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2014 (PRIMEIRA FASE - 12ª RODADA)
Guaratinguetá 1 x 1 Tupi
Madureira 3 x 0 Mogi Mirim
Juventude 2 x 0 Duque de Caxias
Macaé 1 x 0 Guarani
 
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2014 (PRIMEIRA FASE - 6ª RODADA)
Ituano 1 x 0 Guarani de Palhoça
Luziania 0 x 0 Operário-MT
Princesa do Solimões 2 x 0 São Raimundo-RR
Cabofriense 2 x 1 Maringá
 
COPA PAULISTA 2014 (PRIMEIRA FASE - 8ª RODADA)
São Bernardo 1 x 1 Atlético Sorocaba
Comercial-SP 1 x 4 Votuporanguense
Inter de Limeira 2 x 1 União Barbarense
Independente-SP 1 x 4 Rio Branco-SP
 
COPA RIO 2014 (PRIMEIRA FASE - 2ª RODADA)
Volta Redonda 3 x 1 Duquecaxiense

COPA ESPÍRITO SANTO 2014 (PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA)
GEL 1 x 1 Linhares
Rio Branco-ES 3 x 1 São Mateus
Atlético-ES 1 x 0 Cachoeiro
Real Noroeste 0 x 0 Tupy-ES
 
Fonte: Globoesporte.com



Seca no Ceará é a pior dos últimos 55 anos e atinge 96% do estado


FORTALEZA (CE) - O Ceará passa pela pior seca dos últimos 55 anos. Dos 184 municípios que compõem o estado, 96% decretaram situação de emergência, ou seja, 176 cidades. Nestes lugares onde a chuva não chega e os mananciais estão à beira de um colapso, a água para beber é difícil e, muitas vezes, vem de carro-pipa, porém a qualidade do líquido distribuído para o consumo é desconhecida pela população.

Este ano, os resultados referentes a potabilidade da água presente nos 1.101 carros-pipa, que atendem a 122 municípios no estado, não constam no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Ministério da Saúde. Segundo a pasta ministerial, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), responsável pelo controle, não enviou os dados de 2013 e 2014.

Apesar de o Relatório Sobre Vigilância da Qualidade da Água ter sido amplamente divulgado em 2013 pela Sesa, a assessoria de comunicação do órgão informa que a responsabilidade por este monitoramento é da 10ª Região Militar e o estudo de 2013 estava com o órgão do exército.

FALTA LAUDO E MONITORAMENTO
Os dados do documento foram utilizados para elaboração do relatório final de 2013, da Comissão Especial da Assembleia Legislativa (AL-CE), que acompanha a Problemática da Seca e as Perspectivas de Chuva no Ceará. Segundo o estudo, das 128 localidades que recebiam água de carro-pipa, apenas 28 tinham veículos cadastrados no SISAGUA e coletavam amostras para a vigilância da qualidade da água.

Em consulta ao coordenador da Operação Carro-Pipa no Ceará, o Coronel Claudemir Rangel dos Santos, sobre os dados atualizados deste monitoramento, diz que ao exército cabe a distribuição da água e a cobrança do laudo de potabilidade dos mananciais aos municípios atendidos. Ele nega que este tipo de estudo seja de responsabilidade da 10ª Região Militar.

- O Exército não tem condições e nem aparatos técnicos para fazer esta análise, nossa função é a distribuição, assim como determina a portaria interministerial do Ministério da Integração e do Ministério da Defesa - esclarece.



Segundo o coordenador da operação no Ceará, foi pedido a Sesa que indicasse uma equipe da Vigilância Sanitária para acompanhar o processo de contratação dos pipeiros e verificasse se o carro a ser contratado atendia ou não os termos da Vigilância Sanitária, mas ainda não há resposta.

- Enviamos um ofício, mas não nos responderam. Nosso objetivo era ter uma equipe da vigilância, cada vez que os carros-pipa fossem sorteados para trabalhar na operação - acrescenta o Coronel.

Sobre o cadastro dos carros no SISAGUA, Rangel afirma que, em 2013, ocorreram mudanças no sistema de contratação dos pipeiros, e este passou a ser um credenciamento por inelegibilidade de licitação, em que, trimestralmente, os contratos são renovados.

Por conta desta rotatividade, Rangel diz que foi pedido a Sesa a senha para acessar o SISAGUA para que, desta forma, o Exército pudesse realizar diretamente o cadastro dos pipeiros. Porém, de acordo com o Coronel, esta foi negada, e fichas foram distribuídas para serem preenchidas manualmente e posteriormente entregues à Secretaria da Saúde.

Ainda segundo Rangel, 1.048 cadastros estão sendo feitos e devem ser entregues em alguns dias. Este quantitativo é somente dos carros sobre responsabilidade do Exército Brasileiro, outros outros 54 são da gestão estadual.

- Em relação ao cadastramento dos carros-pipa no SISAGUA, este será feito nos próximos dias, pois mandaremos para eles as fichas com todos os dados dos carros, tais como placa, nome do motorista, CPF, entre outras informações - garantiu o coordenador da operação no Ceará.

Conforme portaria do Ministério da Integração e do Ministério da Defesa, o Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter) é responsável pela execução do programa Operação Carro-Pipa, incluindo distribuição da água, contratação, seleção e pagamento dos pipeiros.

A Portaria 2.914 de 2011 diz que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento, deve ser objeto de controle da vigilância da qualidade. E que esta vigilância deve ser promovida e acompanhada pelas Secretarias de Saúde dos estados.

MOSTRAS CONTAMINADAS
A situação preocupa, pois de acordo com o relatório da Comissão da Seca da AL-CE, o estudo, quando a SESA analisou 381 amostras de água de 28 municípios (os únicos que possuem carros-pipas cadastrados no sistema de informação e coletaram amostras), concluiu-se que 60% das amostras estavam contaminadas: 18% (70) com a bactéria Escherichia coli e 42% (160) com coliformes fecais.

O Ceará registrou, em 2013, um número elevado de casos de doenças diarreicas agudas. Municípios tiveram surtos do problema que está relacionado à qualidade da água que chega à população. Os dados da Sesa, apontavam que a estiagem é “relevante” na ocorrência de doenças diarreicas agudas (DDAs). No Ceará, foram confirmados cerca de 200 mil casos. Não há informação de óbitos, mas 14 municípios somaram 77 surtos.

Em cidades como Quixadá, a 200km da capital, 64 carros-pipa levam água para a população. Lá mora o agricultor Antônio César Alves, 43 anos, que apesar de não duvidar da qualidade da água, diz que muitas vezes pede ao pipeiro para que não adicione cloro.

- É que fica difícil para beber, o gosto fica forte e dá diarreia nas crianças e até nos adultos.



Segundo a Secretaria municipal de Agricultura, cada vez mais tem se colocado mais pedras de cloro nos tanques dos carros-pipa, pois, a cada dia, está mais difícil encontrar água potável nos mananciais. De acordo com o órgão, o correto é uma pedra de cloro para cada sete mil litros, mas atualmente tem se colocado de três a quatro pedras.

Para o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (Deha-UFC), Francisco de Assis de Sousa Filho, os cenários de seca hoje no país, que incluem tanto a escolha de soluções adequadas quanto a correta fiscalização dos mananciais, é resultado da carência de um plano de águas para a população rural difusa e um plano de secas com medidas claras.

- A seca é um fenômeno natural, mas com impactos sociais muito relevantes. Portanto, precisamos de planos que se adiantem à seca, que identifiquem e monitorem este processo. Pois hoje, seja no Nordeste ou no Sudeste, as ações para seca são definidas na própria seca - alerta.

Segundo Assis, hoje, no Brasil não existe um plano de águas para população rural difusa, e por não existirem, tanto a comunidade quanto o próprio governo aplicam dinheiro em medidas não tão eficientes.

Nos últimos 34 anos, houve 14 secas no Ceará. Em 2013, a quadra invernosa ficou 37,7% abaixo da média histórica do estado. O governo estadual investiu R$ 1,18 bilhão em Segurança Hídrica, bem como R$ 384,5 milhões na construção de 143.866 cisternas em todo o Ceará.

Fonte: O Globo.com 




Terremoto de 6 graus atinge o Norte da Califórnia e deixa 87 feridos


SÃO FRANCISCO — O governador da Califórnia Jerry Brown declarou estado de emergência na região atingida por um terremoto de 6 graus de magnitude na manhã deste domingo. O tremor de terra deixou 87 pessoas feridas, três delas em estado grave, e danificou prédios históricos, causando incêndios em algumas casas e falta de energia na região do Napa.

O maior terremoto na região em 25 anos tirou muitos residentes da cama quando ocorreu às 3h20m no horário local (7h20m de Brasília), centrado a dez quilômetros ao sul da cidade de Napa. Dezenas de pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente, segundo o governo da cidade.

Os bombeiros ainda tentavam apagar incêndios de casas móveis. A maioria dos danos ficou centrada em torno de Napa, uma região produtora de vinhos. Construções de alvenaria não reforçada no centro da cidade, incluindo o tribunal histórico e a biblioteca sofreram grandes danos, disseram autoridades.

— Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás — disse Omar Lopez, 24, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena, a 15 minutos de Napa.


Os Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do terremoto foi a oito quilômetros a noroeste da cidade de American Canyon, no extremo norte da baía. O terremoto foi o maior a atingir a área da baía de San Francisco desde o terremoto de Loma Prieto em 1989.

Fonte: O Globo.com





Projeto torna mais duras punições do Estatuto do Torcedor


Uma briga entre torcedores do Atlético Paranaense e do Vasco, no final do ano passado, parou o jogo por 17 minutos. O que se viu foi uma cena de luta livre, com socos e chutes. Quatro pessoas ficaram machucadas. Mais recentemente, membros de torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras entraram em confronto. O resultado foi a morte de Gilberto Torres Pereira, de 31 anos, da torcida Mancha Verde. Esses são apenas alguns exemplos de violência em estádios e nas imediações das arenas. Um projeto do senador licenciado Armando Monteiro (PTB-PE) torna mais duro o Estatuto de Defesa do Torcedor numa tentativa de acalmar os ânimos durante as partidas de futebol.

O PLS 28/2014 proíbe que os clubes, federações, ligas e demais entidades esportivas transfiram dinheiro para as torcidas organizadas. Também veda a doação de bens ou de ingressos. Estabelece ainda que as torcidas organizadas, cujos integrantes promoverem atos de vandalismo ou qualquer tipo de conflito até cinco quilômetros dos locais dos jogos, serão dissolvidas.

O projeto traz ainda penalidades para os brigões. Quem promover tumulto, incitar atos de vandalismo ou participar de brigas nos estádios ou num raio de distância de até cinco quilômetros deles pode cumprir pena de dois a oito anos de prisão, além de pagamento de multa. A mesma punição vale para quem levar aos jogos instrumentos que possam ser usados em conflitos. Se o ato resultar em morte ou lesão corporal grave, a penalidade é acrescida de um terço, sem prejuízo às demais sanções já previstas em lei.

Fonte: Agência Senado



Mauriti-CE: Homem é morto em “bolão de vaquejada” por causa de um cavalo


O rabecão recolheu o corpo no HospitalGeral de Brejo Santo. 

Uma dívida motivada pela venda de um cavalo resultou na morte de Antônio Marcolino, de 41 anos, que era conhecido como “Antônio da Retífica” e residia na Rua Genésio Ricarte, 138 (Bairro São Francisco) em Brejo Santo. Por volta das 20h30min deste sábado, ele se encontrava em um bolão de vaquejada no Sítio Várzea Grande na zona rural de Mauriti quando foi alvejado a tiros.

Segundo a polícia, o autor dos disparos foi o agricultor José Arlindo Basto, de 45 anos, que mora no Sítio Alazão em Brejo Santo e fugiu sem ser localizado nas diligências feitas. A vítima estava sendo socorrida ao Hospital Geral de Brejo Santo, mas morreu a caminho. Populares disseram à polícia que os dois eram amigos e tinham comprado um cavalo em sociedade.

Recentemente, Antonio da Retífica vendera sua parte a Arlindo e foi ao encontro do mesmo no bolão de vaquejada em Mauriti para tentar receber o dinheiro. Testemunhas disseram á polícia que nem houve tempo para a cobrança, pois a vítima já foi recebida à bala. Quando viu seu ex-sócio sacar um revólver ainda tentou correr, mas terminou alvejado com dois tiros nas costas.
Foi o primeiro homicídio do mês de agosto e terceiro do ano em Mauriti. O último tinha ocorrido no dia 5 de julho quando Cícero Rufino Nogueira, de 66 anos, que residia num assentamento no Sítio Serra Velha, perto do Distrito de Umburanas em Mauriti, tombou morto. Ele foi alvejado com um tiro de espingarda e golpes de faca por um homem identificado apenas por “Carlinhos” que fugiu.
(Foto: Arquivo/Agência Miséria)
Fonte: Quixeré Ligado


Acidente de transito com vitimas fatais EM MORADA NOVA-CE

Sabado (23) por volta das 07h30min, na estrada do assentamento bom Jesus, Morada Nova-Ce, foram vitimados de acidente de transito, vindo a óbito no hospitalde Morada Nova-Ce, Adrisse silva Queiroz profissão (soldador) ,e tâmara Barbosa da silva (estudante),segundo informações os mesmos trafegavam em uma moto sem capacete ,quando vieram a colidir com um caminhão o qual era conduzido por jose sercio damasseno ,o mesmo após o acidente evadiu-se do loca.a policia militar foi acionada e presta os devidos procedimento ao fato ocorrido.
SEGUNDO ACIDENTE
Mais um acidente de transito com vitima fatal em morada nova, desta vez na localidade de roldão, acidente de moto, no momento em que iam duas pessoas, um deles veio a óbito no Hospital, um rapaz conhecido por renato, trabalhava na Betania e seu irmão que encontra-se sendo atendido no hospital.
FONTE MORADA NOVA PLANTÃO POLICIAL


54 CRIAÇÕES SÃO FURTADAS EM JAGUARIBARA-CE × Ads by SmartSaver+ 21.1


Hoje, 23/08/2014, por volta das 10h00min,Maria Ubenilde de Oliveira, nascida em 23/12/59, filha de Francisco Ferreira Umaru Filho e Maria Anice de Oliveira, natural de Morada Nova-CE, ocupação: professora, residente no Sitio jaburu s/n-Jaguaribara/CE, informou ao policiamento do Destacamento de Jaguaribara-CE, que seu sua Fazenda, localizado no Sitio jaburu s/n – Jaguaribara/CE, haviam sido furtadas 54(cinquenta e quatro) cabeças de ovelhas durante a madrugada. Diante dos fatos a composição da CP 1353 composta pelos: Sd PM Silvestre, Sd PM Castro, Sd PM Leão e SD PM Marques, diligenciaram no intuito de identificar o(s) envolvido(s). A vitima foi orientada a comparecer a DPC de Jaguaribe-CE para realizar os procedimentos cabíveis. Diligencias ainda estão sendo feitas no local intuito de identificar os criminosos.
FONTE Plantão Policial Do CEARÁ


EX-SGT DA PM É PRESO EM PEREIRO-CE POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Hoje, dia 23 de agosto de 2014, por volta das 17h00min, a composição do serviço reservado da polícia militar de Jaguaribe-CE, comandada pelo MAJ. PM SOBREIRA e composta pelo SGT HERACKTANHO, CB PM DIÓGENES, CB PM ROBERTO, e a composição da Cidade de Pereiro na CP-1313(CB PM PEREIRA, SD PM JERRY OSTERNE E SD PM RAYCLEITON), foram averiguar denuncias de que o ex-SGT Vicente Paulo Ferreira Rodrigues, natural de Quixada/CE, nascido em 24/01/61, filho de Pedro Rodrigues de Sousa e Joana Ferreira de Sousa, residente na avenida milton de morais s/n Centro de Pereiro/CE, encontrava-se de posse de um revolver em sua residência. Chegando ao local foi encontrado um revólver cal.38, Nº 694253, TAURUS, Oxidado, capacidade para 6 (seis) tiros e comcabo anatômico na residencia do acusado. Arma esta tendo sido apreendida por se achar vinculado a fato delituoso e objeto de apuração através de procedimento legal. Logo após, foi dado voz de prisão e conduzido a DRPC de Jaguaribe-CE juntamente com o material apreendido, para os procedimentos cabíveis.
Fonte: 3° Cia de Jaguaribe-CE
FONTE Plantão Policial Do CEARÁ



Acidente de trânsito com vítimas lesionadas em Limoeiro



Hoje, dia 24/08, por volta de 07h15min, no Arraial, em Limoeiro, um veículo cor prata, placa OIS-5334/Limoeiro do Norte sobrou na curva.

O motorista foi identificado como André Tiago Castro Andrade, 24 anos, residente no Bairro Antônio Holanda, em Limoeiro, também estava no veículo Susy Mara F. de Lima, 25 anos, residente em Flores/Russas. Outras duas pessoas não foram identificadas até o momento.

As 4 vítimas foram socorridas para o Hospital Regional de Limoeiro do Norte.


fonte blog do Tom