-->

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Prefeito de Quixadá é alvo de operação da PF por concessão ilegal de portes de arma de fogo

 Prefeitura diz que 'operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão'. Gestores das Guardas Municipais de outros quatro municípios cearenses também são investigados


Escrito por Messias Borges messias.borges@svm.com.br 
60 policiais federais foram empregados na Operação Acrasia
Legenda: 60 policiais federais foram empregados na Operação Acrasia
Foto: Divulgação/ PF

O prefeito de Quixadá, Ricardo José Araújo Silveira (PSD), foi alvo de um mandado de busca e apreensão, na Operação Acrasia, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (19). O gestor municipal é suspeito de conceder ilegalmente portes de arma de fogo, com a sua assinatura - sem anuência da PF. Gestores das Guardas Municipais de outros quatro municípios cearenses também são investigados. 

O mandado foi cumprido na residência de Ricardo Silveira, onde não foi encontrado nenhum ilícito nem material relacionado à investigação, segundo o delegado da Polícia Federal Igor Conti. O chefe do executivo municipal também não estava no imóvel, pois se encontrava em Fortaleza. Outros alvos de mandados judiciais, em Quixadá, foram a sede da Guarda Municipal e a residência de dois guardas municipais.

Prefeitura de Quixadá emitiu nota, através da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania, em que cita apenas o mandado de busca e apreensão que foi cumprido na sede da Guarda Civil Municipal, onde as equipes da PF "foram recebidas pelo secretário Armstrong Braga". "No local, não foram encontradas nenhum tipo de irregularidade durante as buscas", afirmou.

"A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Estado do Ceará", alega a Prefeitura.

"A Prefeitura de Quixadá reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos e se coloca à disposição das autoridades para contribuir com a investigação em curso", conclui a nota.

Ao total, 11 mandados de busca e apreensão, determinados pela Justiça Federal, foram cumpridos pela PF na operação. Os outros alvos foram as sedes das Guardas Municipais de Aracati, Boa Viagem, Irauçuba e Itaitinga e os comandantes dos órgãos - que também são suspeitos de conceder ilegalmente o porte de arma - além de residências de guardas municipais.

Pelo menos 12 armas de fogo foram apreendidas na operação da Polícia Federal
Legenda: Pelo menos 12 armas de fogo foram apreendidas na operação da Polícia Federal
Foto: Divulgação/ PF

Até a publicação desta matéria, 13 armas de fogo foram apreendidas na operação (sendo cinco em Boa Viagem, quatro em Aracati, duas em Fortaleza e duas em Irauçuba, além de munições em Quixadá). 

As apreensões em Fortaleza levaram à prisão em flagrante de um guarda municipal de Itaitinga, que foi autuado pelo crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com ele, foram apreendidas duas pistolas (uma de 9mm e outra, calibre 380).

Porte de arma de fogo deve ser autorizado pela PF

A investigação da PF sobre a concessão ilegal de portes de arma de fogo, nos cinco municípios, foi iniciada por um inquérito instaurado em fevereiro deste ano, após um guarda municipal procurar a Polícia Federal para solicitar o porte e a aquisição de armas de fogo e, por engano, apresentar um documento que o autorizava ilegalmente a portar armas, assinado por um gestor municipal, sem o consentimento da PF.

O delegado federal Igor Conti frisa que as prefeituras precisam procurar a Polícia Federal para a concessão legal de porte de arma de fogo para as Guardas Municipais, o que já foi feito por convênio no Ceará apenas com as prefeituras de Fortaleza, Eusébio, Pacajus e Crato. A Prefeitura de Juazeiro do Norte está em processo para concluir o convênio e também armar a Guarda Municipal.

Essa operação tem um plano de fundo interessante para destacar. Esse trabalho mostra que a gente quer a regularização de todos os municípios interessados em conceder o porte de arma. A gente quer que o profissional tenha passado por exames de aptidão psicológica e de capacitação técnica, para manusear uma arma de fogo. Assim, a gente pode validar e colaborar para todo um Sistema de Segurança Pública."
IGOR CONTI
Delegado federal

A PF já tinha desmantelado um esquema de concessão ilegal de armas de fogo para guardas municipais na cidade cearense de Acarape, na Operação Eikasia, em junho deste ano. Na ocasião, 22 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e o crime de responsabilidade de prefeito era investigado.

Matéria do Diario do Nordeste.

Junior Vianna apresenta evolução clínica em seu estado de saúde e deixa a UTI

     
  •  

O cantor Junior Vianna internado desde o último dia 09 de dezembro em um hospital de Fortaleza com quadro de Leptospirose, apresentou uma evolução em seu quadro clínico e recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva – UTI na qual estava internado e dará continuidade ao tratamento em uma das enfermarias da unidade de saúde.

O artista teve que cancelar a gravação de seu DVD de 10 anos de carreira e pelo menos outros seis shows devido a seu problema de saúde que foi diagnosticado após exames mais detalhados.

Uma grande corrente de oração de familiares, amigos de palcos e fãs se formou pela pronta recuperação de Junior Vianna que é um artista bastante querido pelo público por seu carisma, humildade e simplicidade. O cantor poderá receber alta hospitalar nos próximos dias a depender da continuidade da evolução de seu estado de saúde.

Funceme registra chuvas em mais de 90 municípios com acumulados que ultrapassam 100mm

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme registrou chuvas em mais de 90 municípios cearenses entre as 8h da manhã de segunda-feira (18) e o mesmo horário dessa terça-feira (19). Os maiores acumulados registrados nas últimas 24h foram em Monsenhor Tabosa com 114.2mm, Reriutaba com 105mm e Santa Quitéria com 71mm.

No Sertão Central foram registradas chuvas em Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Choró, Canindé e Boa Viagem. Na Terra dos Monólitos a maior chuva foi no posto pluviométrico do IFCE com apenas 6.4mm.

Para essa terça-feira (19), a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões ao longo do dia. Já para quarta-feira (20), céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com baixa possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.

Celulares roubados: bancos vão bloquear em até 10 minutos aplicativos com ‘botão de segurança’, diz governo

 TERÇA-FEIRA, DEZEMBRO 19, 2023  NENHUM COMENTÁRIO


Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará site e aplicativo único contra roubos e furtos.
Para isso, haverá um aplicativo e um site único, abrigado no portal gov.br, que funcionará como uma espécie de “botão de segurança” para casos de roubos ou furtos. O acionamento poderá ser feito pela vítima ou por alguém de confiança previamente cadastrado.

— Já temos a API (interface), integrada com todos os bancos, testada. A maioria deles (bancos) diz que vai bloquear o internet banking em até no máximo dez minutos, a partir da comunicação. Além disso, as operadoras de telefonia vão passar também a bloquear a linha e o SMS, porque é através de SMS que os ladrões conseguem resgatar as senhas — disse ao GLOBO o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

No caso dos bancos, o aplicativo será por adesão. Todos os bancos filiados à Febraban, que reúne a maior parte do setor bancário brasileiro, aderiram.

Meta (dona das redes Facebook, Instagram e WhatsApp), Google e aplicativos de transporte como Uber e 99 vão assinar nesta terça-feira um protocolo de intenções para integrar ao sistema do governo. A Zetta, associação que representa empresas de serviços financeiros digitais, também participará do convênio.

Roubo de celular dispara

A proposta vem em um contexto de aumento de roubos de celulares. O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta para um total de 999.223 mil ocorrências no ano passado, mais que os 852.991 mil casos registrados em 2021 no país. Com isso, a alta foi de 16,6% em furtos e roubos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já tinha esse protocolo de segurança com bloqueios dos aparelhos. A ideia agora é nacionalizar e tornar mais ágil esse mecanismo, por meio do uso do site ou aplicativo. Atualmente, o Ministério da Justiça estima que a vítima pode levar até uma hora para fazer o registro do crime, via central eletrônica.

— Observamos que o problema para bloquear os aparelhos, não era um problema tecnológico, era um problema de processo, engenharia de processo. Nós precisávamos fazer com que o cidadão se ligasse diretamente à Anatel, pulando a secretaria de segurança (dos estados) e pulando as operadoras (de telefonia) — disse Cappelli.
Solução rápida para enganos

Bancos e Anatel terão mecanismos para reverter eventuais enganos de consumidores ao acionarem o botão de segurança. Uma pessoa pode dar falta de um celular e bloqueá-lo antes de encontrá-lo em algum lugar. Haverá um mecanismo para reabilitá-lo.

O projeto não substitui o registro de boletim de ocorrência, em caso de roubo ou furto, mas facilita o processo de mitigação do dano ao consumidor, reduzindo o risco de perdas financeiras ou invasão de privacidade.

O governo não tem uma meta específica de redução no número de roubos e furtos, mas acredita que essa nova ferramenta pode ter resultado significativo. A expectativa é que o bloqueio total seja um grande desestímulo à atuação dos criminosos, na medida em que vai levar a inutilidade do aparelho e transformado em um “pedaço de metal inútil”, diz Cappelli.

(Terra Brasil Notícias)

Nordeste terá chuvas volumosas de amanhã até sexta-feira, alerta Inmet

 SEGUNDA-FEIRA, DEZEMBRO 18, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A partir desta terça-feira (19) até a sexta-feira (22) chuvas volumosas podem atingir praticamente toda a Região Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo boletim do órgão, as áreas de instabilidade com chuva intensa atingirão especialmente o sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e o Piauí.

A ocorrência das chuvas está ligada à circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia.

Além desses sistemas, o aumento da umidade na região está ligada a oscilação de Madden-Jullian, fenômeno de variabilidade intrasazonal, que gera chuvas acima do normal.

“A partir de terça-feira, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta-feira. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia”, informou o Inmet.

O meteorologista do Inmet Flaviano Fernandes informou que chuvas intensas já ocorreram na manhã desta segunda-feira (18) no Ceará e no Piauí. “[Esses] sistemas vorticiclônicos em altos níveis, na borda oeste, estarão favorecendo o aumento da nebulosidade e as chuvas na região nordeste”, explicou Fernandes.

Ele informou que a partir desta terça-feira uma frente fria ligada aos sistemas vorticiclônicos poderá ocasionar mais chuvas não apenas no sul da Bahia, mas se espalhando pela região Nordeste.

“O Nordeste esta semana está todo favorável para que ocorram chuvas em todas as regiões, principalmente nas regiões do interior, mas não descartando o litoral leste e norte do Nordeste. Também poderão ocorrer algumas chuvas mais significativas, principalmente, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba e, com essa chegada da frente fria no sul da Bahia, pode também ocasionar chuvas mais intensas no Recôncavo baiano”, detalhou o meteorologista.

Agência Brasil