-->

sábado, 20 de agosto de 2016

Trio é preso por falsificar documentos da Polícia Cearense


Um esquema de falsificação e comercialização de documentos policiais no Ceará foi desarticulado pela Polícia Civil. Na última semana, três homens com mais de 500 carteiras funcionais, além de distintivos e uniformes falsos foram presos na Capital. Os primeiros resultados da operação foram divulgados ontem em coletiva de imprensa no 30º DP (São Cristóvão), com a presença dos delegados Márcio Gutierrez e Tereza Cristina.

A investigação dos inspetores do 30º DP começou em julho deste ano, quando cinco pessoas foram presas e aproximadamente 46 mil comprimidos de ‘artane’, apreendidos. O medicamento de uso controlado era utilizado pelo grupo criminoso para dopar vítimas no golpe popularmente conhecido como “Boa-noite-Cinderela”.

Com os presos naquela ocasião, a Polícia encontrou também documentos policiais falsos e decidiu investigar qual a origem das réplicas. Um mês depois, foi descoberto um esquema estruturado que atua em Fortaleza há pelo menos dez anos e que pode ter se disseminado por todo o Estado.

A investigação encaminhou a Polícia diretamente a um dos “cabeças” do esquema e apontado como um dos mais antigos na prática criminosa no Ceará. Ítalo Wagner Honorato da Silva, 33, foi autuado em flagrante na última quarta-feira (17), com o material falsificado. O suspeito, que já havia sido detido por porte ilegal de arma de fogo, obtinha sua única fonte de renda da venda ilegal dos produtos. 

Entre os documentos falsos apreendidos com Ítalo, os inspetores encontraram a cópia de uma carteira policial emitida em nome de um dos membros da quadrilha preso no mês passado.

Na última quinta-feira (18), dando sequência à operação, a Polícia efetuou mais duas prisões: Antônio Emerson Bezerra Barros, 22, candidato a vereador para o município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); e William Braga Magalhães Lima. Ambos não tinham antecedentes criminais.

Parte do material apreendido estava em um escritório no Centro da Capital, onde um dos presos recebia os contratantes. O delegado Márcio Gutierrez não revelou os outros locais das prisões para preservar o andamento da investigação que, segundo ele, “está apenas no início”. 

Na Delegacia, os presos negaram se conhecer, apesar das provas mostrarem a ligação entre eles no esquema. “Eles afirmam não se conhecer, mas as carteiras funcionais (falsas) deles são uma assinada pelo outro”, apontou Tereza Cristina.

Segundo o delegado, a estrutura vista nas primeiras prisões o faz acreditar que o esquema é ainda muito maior. “A gente sabe que tem muita carteira circulando aqui no Estado do Ceará. Não é de hoje, há alguns anos eu já percebo que um ou outro criminoso é preso e com ele é apreendida carteira semelhante a essa”, completou.

Comercialização

Os materiais apreendidos incluíam carteiras funcionais de investigador e detetive de Polícia e de agente do Poder Judiciário, brasões das polícias Civil e Militar, distintivos policiais e uniformes da categoria. Gutierrez definiu as réplicas como “quase perfeitas” e apontou os detalhes que diferenciam a falsificação da original: papel de qualidade inferior, plastificação (que não é permitida) e informações equivocadas como o poder de um investigador, que era exacerbado na carteiras falsas.

Para vender as carteiras funcionais ao preço de R$ 300, os criminosos enalteciam as regalias policiais, como utilizar transporte público e entrar em eventos sem pagar. A Polícia investiga também quais compradores dos materiais falsificados eram participantes da prática criminosa e adquiriram o material com má-fé e quais foram enganados pelo bando com promessas de que estavam pagando para exercer as funções legalmente.

“Eles (suspeitos) diziam que eram uma instituição que promovia cursos de investigador. E diziam que, após o curso, as pessoas receberiam um certificado e uma carteira de investigador. A gente sabe que muitas pessoas foram enganadas, mas a gente sabe também que eles vendiam para pessoas que queriam cometer crimes”, pontuou o delegado do 30º DP. 

Gutierrez e Tereza Cristina reforçaram a importância das pessoas que adquiriram o material falso procurarem a Delegacia para prestar esclarecimentos. Os delegados alertaram aos interessados nos cursos dessas categorias que se informem nos conselhos profissionais ou com as autoridades policiais sobre a idoneidade das instituições.

Os presos vão ser indiciados por falsidade ideológica, estelionato, usurpação de função pública e falsificação e utilização de sinal público e podem pegar até 15 anos de prisão. “Vamos direcionar as investigações para levantar o alcance do grupo no Estado”, concluiu Gutierrez.

Diário do Nordeste

Violência: Duas cidades do Vale do Jaguaribe registram crimes de morte nesta sexta


Duas cidades do Vale do Jaguaribe registraram mortes violentas nesta sexta-feira (19). O primeiro homicídio ocorreu em Morada Nova, o segundo na cidade de Fortim.

Em Morada Nova o crime ocorreu por volta das 19h50. A vítima, Leandro Gomes De Oliveira, 22 anos, foi assassinado a tiros na localidade de São João do Aruaru, zona rural do município. No local do crime ninguém soube ou quis dar qualquer informação a polícia sobre a autoria dos disparos. O caso está sob investigação.

Já no município de Fortim, o homicídio foi registrado por volta das 23h20, na Travessa São Paulo, próximo a Praça da Maloca, sendo a vítima, Jocélio Silva De Frota, 32 anos, vulgo “Deivinho”, atingido por vários disparos de arma de fogo. Segundo informações, o crime foi praticado por um indivíduo que usava duas armas e fugiu em seguida tomando rumo ignorado, utilizando uma moto de características não anotadas. Ainda no local do assassinato foi atingido por uma bala perdida, Patrick Fernando De Freitas Costa, 19 anos, natural do Fortim-CE, este que foi socorrido ao hospital local. A Polícia segue investigando o caso.

Com Informações do 1ºBPM

Motos roubadas são encontradas em local de desmanche em Russas


Duas motocicletas foram apreendidas na manhã desta sexta-feira (19), na localidade de Bento Pereira, zona rural de Russas, em um suposto local de desmanche de motos.

Foram encontradas, por volta das 09h30, em uma casa abandonada, suposto local de desmanche de veículos, duas motocicletas provavelmente roubadas, sendo  que uma delas já estava totalmente desmontada. As motocicletas apreendidas foram: uma Honda/CG 150 Titan KS, cor vermelha, de placa NQZ 7677, de procedência a ser averiguada pela Polícia, e uma motocicleta Honda/CG 150 FAN, cor vermelha, de placa PMI 9907, da qual está com queixa de Roubo/Furto, e foi encontrada totalmente desmontada e faltando o motor. Ambos os veículos (ou que sobrou de um deles) foram levados a DPC local, para os devidos procedimentos.

Com Informações do 1ºBPM

Icapuí: Quadrilha armada rende empresário, leva seu carro e cem mil em dinheiro


Um homem foi vítima de assalto por quadrilha armada na noite desta sexta-feira (19), na localidade de Manibu, em Icapuí-CE, na qual foi tomado de assalto grande quantidade em dinheiro e seu veículo.

A vítima, um empresário, de 42 anos, informou a Polícia que trafegava, por volta das 20h00 em seu veículo, uma caminhoneta Toyota Hilux prata, de placas NOG0053, quando foi surpreendido por um Jeep Renegade. Quatro homens armados desceram do veículo, anunciaram o assalto, renderam a vítima, e levaram seu veículo, um aparelho celular e a quantia aproximada de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em dinheiro que segundo o empresário estava sendo transportada no carro para pagamento de funcionários.

Após a ação, os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. Equipes policiais realizaram diligências na região à procura dos suspeitos que não foram localizados até o momento.

Com Informações do 1ºBPM