A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), realizou na manhã de hoje (03), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o Mobiliza SPAECE, com o título “Foca no SPAECE e vem”.

O evento teve como objetivo motivar e mobilizar as unidades de ensino, reforçando o cronograma de ações para a preparação dos educandos para a aplicação das provas do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (SPAECE), aplicadas pelo Governo do Estado.

O momento contou com a presença de técnicos da CREDE 10, da SEMED e de representantes de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Sobre os SPAECE

O SPAECE é uma avaliação externa, censitária, aplicada anualmente para os alunos da rede pública de ensino cearense e tem o objetivo de identificar como está a aprendizagem dos estudantes. A ação, que é promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), abrange unidades escolares municipais e estaduais de todos os 184 municípios cearenses. A expectativa é que as provas sejam aplicadas para mais de 421 mil alunos.

As provas têm como foco o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No Ensino Fundamental são aplicadas para estudantes do 2°, 5° e 9° ano. No caso das crianças do 2º ano, na vertente SPAECE-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura de cada uma.

A iniciativa tornou-se um instrumento fundamental na fomentação de debate público e na promoção de ações orientadas para a melhoria da aprendizagem e execução da democratização do ensino, garantindo a todos igualdade de acesso e permanência na escola.