-->

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Prefeitura decreta ponto facultativo e mantém serviços essenciais no feriado de carnaval

 16/02/2023 - Destaque - Prefeitura de Russas

Por meio do decreto n°11/2023, expedido na segunda-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura de Russas, em virtude do período carnavalesco e de cinzas, decretou ponto facultativo os expedientes dos dias 20 (segunda-feira) e 22 (quarta-feira), e feriado o dia 21 (terça-feira) nas repartições públicas municipais, autarquias e fundações mantidas pelo poder público municipal. 

De acordo com o Decreto, os órgãos com atividades essenciais manterão seus funcionamentos regulares, como os serviços públicos essenciais prestados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), coleta de lixo, limpeza pública, iluminação pública e demais órgãos e repartições que exijam plantão permanente e não podem ter seus serviços interrompidos, sendo mantidos em razão de sua essencialidade.

Veja o Decreto clicando no link abaixo:

DECRETO Nº 11-2023 – PONTO FACULTATIVO – CARNAVAL

Compartilhe

SETAS realiza Curso de Masseiro do Programa Criando Oportunidades

 17/02/2023 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Prefeitura de Russas

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), está realizando o Curso de Masseiro do Programa Criando Oportunidades, do Governo do Estado do Ceará. As aulas estão acontecendo no CRAS COF (Várzea Alegre) desde o dia 23 de janeiro e seguem até 03 de março, de segunda a sexta-feira, com carga horária total de 100h/a, e tem como instrutores Débora Gurgel, Jair Bastos e Michel Ribeiro.

O curso oferta 20 vagas que foram destinadas para o público prioritário formado por mulheres chefes de família cadastradas no CADÚNICO (beneficiárias ou não do Programa Auxílio Brasil), trabalhadores(as) sem ocupação e desempregados, pessoas que trabalham em condição de autônoma e por conta própria, jovens acima de 16 anos e segmentos especiais (pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas sócio-educativas e LGBTT). Os participantes recebem fardamento, kit educando e certificado.

O processo de matrícula foi realizado pelos dois CRAS da zona urbana do Município (BTS e COF), por meio do Setor de Inclusão Produtiva do Trabalho e Renda da SETAS.

Esta é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SETAS), com execução do Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESC).

O Programa Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda, articulado com outras políticas públicas na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mundo do trabalho. Por meio deste programa, o município de Russas já realizou outros cursos, como o de manicure.

Compartilhe

Distribuição das sementes do Hora de Plantar começa na segunda (27)

 17/02/2023 - Secretaria de Agricultura - Prefeitura de Russas

Cerca de 1.212 agricultores de Russas irão receber, a partir da segunda-feira (27), as sementes do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado. A distribuição será realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município.

O programa disponibilizou para o Município sementes de milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro. Em Russas, os agricultores cadastrados irão receber os produtos no escritório da Ematerce, localizado na Avenida Dom Lino, da segunda (27) até a sexta (03), nos horários das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Vale ressaltar que o atendimento será realizado de acordo com o calendário abaixo, sendo atendidas somente as comunidades do determinado dia e turno.

No momento da entrega, o titular deverá apresentar os documentos de RG e CPF do casal e comprovante de residência atualizado. Outra pessoa poderá receber no lugar do titular, sendo necessário apresentar o RG e o CPF de quem vai fazer a retirada e também do titular beneficiado.

Será necessário ainda apresentar o comprovante de pagamento do boleto. Caso o agricultor esteja com boletos em atraso, é necessário efetuar o pagamento antes da retirada das sementes.

O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA do Estado, tendo como objetivo contribuir para o aumento da produção e produtividade, possibilitando a melhoria das condições de vida para os agricultores.

CALENDÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES 2023 – EMATERCE DE RUSSAS

Governo Lula vai parar de divulgar dados diários da Covid-19 a partir de março

O Ministério da Saúde vai deixar de divulgar diariamente os dados sobre o novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Os números serão publicados semanalmente a partir de 7 de março.

A mudança foi apresenta pelo diretor de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de quinta-feira (16).

Ela acabou sendo aprovada por representantes do governo federal, dos estados e dos municípios.

O boletim do Ministério da Saúde traz informações como os casos, óbitos e a vacinação contra a doença.

Segundo a pasta, o novo formato trará um cenário mais real sobre a pandemia, já que apenas nove estados atualizam os dados diariamente e outros 18 não informam casos e óbitos pela doença nos finais de semana.

Além disso, o Ministério da Saúde disse também que três desses reportam as informações apenas uma vez por semana.

(Gazeta Brasil)

LIVRE, LEVE E SOLTO: Sérgio Cabral é inocentado pela Justiça em processo da Linha 4 do metrô

 SEXTA-FEIRA, FEVEREIRO 17, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral foi inocentado da acusação de desvio de dinheiro nas obras de integração da Linha 4 com a Linha 1 do metrô, durante a sua gestão. A decisão foi do juiz Bruno Bodart, da 3ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que também negou o pedido do Ministério Público para a devolução de cerca de R$ 39,5 milhões aos cofres públicos.No mesmo processo, foram inocentados o ex-diretor-presidente da RioTrilhos Sebastião Rodrigues Pinto e o ex-diretor de engenharia da empresa Bento José de Lima e a CBO Engenharia Ltda. De acordo com o processo, era investigado uma improbidade administrativa sobre ausência de licitação e celebração de três termos aditivos na contratação da empreiteira para as obras. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O juiz Bruno Bodart entendeu que não havia elementos para condenar Bento José de Lima, Sebastião Rodrigues Pinto Neto, a ex-diretora-presidente da Rio Trilhos Tatiana Vaz Carius, o diretor de Engenharia da RioTrilhos, Heitor Lopes de Sousa Júnior, os servidores Air Ferreira e Nelson de Paula Ferreira Júnior por improbidade administrativa pelo suposto “sobrepreço decorrente de preços excessivos frente ao mercado”.

Bento José de Lima, Heitor Lopes de Sousa Júnior e a CBO Engenharia respondiam também a três acusações que envolviam medição de quantidade superior à efetivamente executada no fornecimento e aplicação de concreto projetado, medição incorreta dos serviços de espalhamento e compactação dos materiais destinados ao bota-fora e superfaturamento decorrente de medição indevida do transporte até o bota-fora.

Além desses três acusados, foram inocentados os servidores e fiscais do contrato Luiz Reis Pinto Moreira, Eduardo Peixoto D’Aguiar, João Batista de Paula Júnior, Marco Antônio Lima Rocha e Francisco de Assis Torres, todos da RioTrilhos.

(O DIA)

Site; www.radioetvnativaderussas.com.br

Carro desgovernado invade comércio na manhã dessa sexta-feira (17) em Quixadá

  - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  

Um acidente de trânsito por muito pouco não acaba em uma grande tragédia na manhã dessa sexta-feira (17) no Centro de Quixadá, quando um carro desgovernado acabou invadindo um comércio.

O acidente ocorreu na Rua Francisco de Assis Brasileiro, quando o condutor de um veículo Gol de cor prata e placas RIG2C61, que estaria em alta velocidade, acabou perdendo o controle do carro e invadindo a loja MB Atacado. Felizmente, o estabelecimento ainda estava fechado e ninguém foi atingido pelo veículo, causando apenas danos materiais.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local e conduziram o condutor do veículo até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. O Departamento Municipal de Trânsito também esteve no local orientando o fluxo de veículos.

Blog; Erivando Lima Reporter;

Ibicuitinga - Preso terceiro suspeito de participar de chacina em Ibicuitinga; homem foi encontrado em Pacajus


Foi preso nessa quarta-feira, 15, em Pacajus (Região Metropolitana de Fortaleza), mais um suspeito de participação na chacina que deixou quatro mortos e uma criança baleada no sábado, 11, em Ibicuitinga (Sertão Central do Estado). O nome do suspeito não foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com o intuito de não atrapalhar as investigações.

A pasta ainda afirmou que a prisão foi fruto de um trabalho conjunto da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. “A Polícia Civil segue em diligências a fim de capturar outros partícipes da ação criminosa", afirmou a SSPDS.Dois homens já haviam sido presos pela chacina. Um deles, que não teve o nome divulgado, foi preso no domingo, 12. Já o outro, identificado como Antônio Jonh Lennon de Araújo Pinheiro, de 33 anos, foi preso na terça-feira, 14. Ele seria o mandante do crime. Em depoimento, Jonh Lennon confessou ser integrante da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE).

Conforme a SSPDS, o crime foi motivado pela desconfiança que Jonh Lennon teria em relação a uma das vítimas, que, supostamente, repassaria informações a grupos rivais ao que ele pertencia. O filho dela pertencia à quadrilha de Jonh Lennon, tendo sido preso em operação no começo do ano.

O titular da SSPDS, Samuel Elânio, durante a coletiva que apresentou a Operação Carnaval 2023, realizada na tarde desta quinta-feira, 16, afirmou que a Polícia Civil investiga se há ligação entre a chacina e uma tentativa de triplo homicídio registrada em Ibicuitinga na madrugada dessa quarta-feira, 15.

Na chacina, foram mortos: Lorrana Nobre, de 17 anos, que estava grávida de quatro meses; Francisco Silva, de 21 anos, companheiro de Lorrana; Paixão Batista, de 43 anos, que era mãe de Lorrana; e Antônio Cláudio Sena dos Santos, de 44 anos, companheiro de Paixão. Uma criança de três anos também foi baleada na ação, tendo sido encaminhada ao Instituto Dr. José Frota (IJF).

Paixão Batista, de 43 anos; Francisco Silva, de 21 anos; Lorrana Nobre, de 17 anos; e Antônio C...

Russas - CE plantão policial 1º BPM


ALTO SANTO  - VIOLÊNCIA DOMESTICA 

Dia 16/02/2023, por volta das 18h30 fomos informado via 190, que no Bairro Tibolo na vila de Antônio Neto, uma mulher estava sendo agredida pelo seu companheiro, que responde a vários procedimentos na justiça, como estupro, Ameaça, Violação de domicilio, etc. De imediato após receber a informação a equipe da VTR. 1982 se dirigiram ao local, e lá comprovaram a veracidade dos fatos, localizando o acusado, conduziram vitima e acusado a DP plantonista em ARACATI-CE, para as devidas providências. e foi registrado somente o B.O. de ocorrência.

Fonte;

Pague sua conta de Agua, Luz, Telefone e, Boleto Aqui!

Ministros do STF e do STJ afirmam que Bolsonaro ficará inelegível

 QUINTA-FEIRA, FEVEREIRO 16, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Os magistrados afirmam também que que a prisão de Bolsonaro elevaria o nível de tensão no Brasil, permitindo que ele adotasse o papel de “mártir”
Ministros de Cortes Superiores tratam como certeza a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Porém, a condenação ou a prisão dele nos próximos 4 anos é considerada praticamente impossível. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

O ex-presidente da República responde a 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que podem levar à sua inelegibilidade, e a diversos inquéritos criminais e civis que podem resultar em condenação à prisão.

Porém, Bolsonaro só poderá ser recolhido ao cárcere em decorrência de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recurso em nenhuma instância da Justiça.

Bolsonaro responde ainda a inquéritos no próprio STF, como o dos atos do dia 8 de janeiro, o que pode encurtar o tempo de uma condenação, de acordo com o jornal.

Porém, os processos devem ter tramitação longa, afastando a hipótese de prisão imediata do ex-presidente.

De acordo com ministros do STF e do STJ consultados pelo jornal, a única possibilidade de Bolsonaro ser preso se apresentaria no caso de ele tentar obstruir investigações, destruindo provas ou intimidando testemunhas.

Bolsonaro pode ser preso também por decisão de um juiz de 1ª instância, onde responderá a 8 investigações.

Nessa hipótese, a maior probabilidade é a de que o STF reverta a detenção, como fez com o ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2019.

Os ministros das Cortes Superiores afirmam ainda ao jornal que o custo político não entra no cálculo jurídico, mas entendem que a prisão de Bolsonaro elevaria o nível de tensão no Brasil de forma indesejada, permitindo que o ex-presidente adotasse o papel de “mártir”.

Via Terra Brasil Notícias