-->

31 de março de 2014

Raio mata 51 cabeças de gado no interior do Tocantins



Prejuízo do dono da fazenda, em Pedro Afonso, chega a R$ 60 mil.
Por ano, cerca de 3 milhões de raios caem no Tocantins.

A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do Tocantins.
Crédito G1.

Fiscais do trabalho interditam arquibancadas da Arena Corinthians


Superintendência diz que duas montagens violam normas de segurança. 
Empresa Fast Engenharia diz que fará análise técnica das solicitações.


Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo interditaram, na noite desta segunda (31), a montagem de duas arquibancadas da Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste da capital.
Segundo o superintendente da regional, Luiz Antônio Medeiros, duas arquibancadas, cada uma com capacidade para 10 mil pessoas, foram interditadas "por violar as normas de segurança do trabalho".
Ainda de acordo com Medeiros, haverá, na tarde desta terça-feira (1º), uma reunião na sede da Superintendência com a Odebrecht, empresa responsável pelo conjunto da obra.
A interdição foi feita após a notícia da morte do operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, ocorrida no sábado (29). Ele trabalhava na arquibancada provisória, montada no setor sul do estádio quando caiu de cerca de nove metros. O jovem foi socorrido, mas morreu no Hospital Santa Marcelina.
Em nota, a Fast Engenharia, contratante da WDS, para a qual o operário trabalhava, afirma que a diretoria da empresa realizará análise técnica das solicitações do ministério na manhã de terça-feira (1º) e, "em seguida, fará pronunciamento sobre o caso e suas consequências no cronograma da obra".
O Comitê Paulista da Copa do Mundo diz que "espera que dúvidas e preocupações da Superintendência Regional do Trabalho sejam rapidamente esclarecidas paras a retomada dos trabalhos”.
Duas mortes
Em novembro de 2013, duas pessoas morreram na obra depois que um guindaste tombou e atingiu parte da estrutura das arquibancadas e um caminhão que estava parado no local.
O guindaste que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio tombou provocando a queda de uma peça metálica de 420 toneladas sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada. A Defesa Civil fez uma interdição emergencial de 30% da obra (o equivalente a menos de 5% da obra). O motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, trabalhavam para empresas terceirizadas e morreram.
Abertura
O estádio do Corinthians foi o local escolhido pela Fifa para o jogo de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014. A seleção brasileira enfrentará a equipe croata, como ficou definido em sorteio realizado em dezembro. Outros cinco jogos da Copa também estão previstos para o estádio da Zona Leste.
Créditos ao G1.

Mapa Mundial da Maioridade Penal


Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Animais soltos nas ruas de Russas é um grande problema





Um grande número de animais encontrados durante todos os dias nas principais ruas e avenidas do município de Russas, fato que vem preocupando os moradores da cidade por causa do grande fluxo no trânsito da cidade. A imprudência de algumas pessoas que pilotam motos e dirigem veículos pode causar alguns acidentes. Os animais transitam em avenidas bastante movimentadas como, por exemplo: Vila Gonçalves, Francisco Raimundo de Oliveira, Avenida Dom Lino e outras ruas da cidade.

Jovem de Suzano é agredida por mais de 6 horas por causa de paquera


Uma adolescente de 15 anos, moradora de Suzano (SP), diz que foi torturada por seis horas e meia por uma jovem depois de ter sido acusada pela agressora de "talaricar" (paquerar alguém que é comprometido na gíria popular) o namorado dela. Além de ter sofrido agressões psicológicas, a vítima teve o cabelo cortado com uma tesoura e ainda levou vários socos no rosto. A agressão foi na última sexta-feira (21) em uma rua deserta perto da estação de trem, em Guaianazes. Os momentos de tortura foram registrados e divulgados no YouTube. (veja vídeo).
A mãe da vítima, que preferiu não se identificar, disse ao G1 nesta sexta-feira (28) que está revoltada com a covardia da agressora. Ela só descobriu a história ao ver o vídeo que começou a ser compartilhado nas redes sociais. "Não sabia do que tinha acontecido. Desconfiei quando minha filha chegou em casa com o cabelo cortado e que tinha coisa errada. Minha sensação ao saber de tudo foi de ódio. Tenho vontade de matá-la. Quero justiça e vou fazer de tudo para essa menina pagar
Após ser agredida pela garota e mais dois amigos, a adolescente chegou em casa assustada, mas não comentou nada com ninguém, lembra a mãe. "Ela estava pálida e nervosa, mas disse que ela mesma tinha cortado o cabelo. Fiquei desconfiada e deixei. Quatro dias depois me avisaram do vídeo e quando vi fiquei louca."
A mãe disse que fez um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher de Itaquera e que agora vai procurar o Conselho Tutelar de Suzano. A filha de 15 anos também passou por exame de corpo de delito. "A família toda está revoltada. É torturante ver esse vídeo. Minha filha não teve chance de defesa. Ela virou motivo de piada e ainda é ameaçada nas redes sociais por essa menina e as amigas. Quero que peguem essa covarde".
Agressão
Para atrair a vítima até o local da agressão, a jovem dmandou mensagem dizendo que precisava da ajuda da adolescente para desmascarar o namorado, que mentia sobre o fato de estar solteiro. "Confiei nela e fui para gente conversar e desmascará-lo", conta a vítima.
A vítima saiu de casa por volta das 16h sem dizer para a mãe onde ia. Ao chegar na estação de trem de Guainazes, em São Paulo, ela foi surpreendida pela agressora que a pegou pelo braço e a levou para uma rua deserta perto da estação. Outros dois amigos, uma menina e um menino, participaram dos momentos de tortura. "Só ela me batia. Os outros dois ficavam incentivando e filmavam. Eu já conhecia há algum tempo o namorado dela [agressora], mas quando ele voltou a namorar eu apaguei ele do Face. De uns dia para cá ele me procurou de novo, disse que eu estava bonita e que estava solteiro. Começamos a conversar."
Com ciúmes, a agressora teria visto as mensagens da vítima no celular do namorado e ficado enfurecida com a possível traição. "Eu não tinha noção do mostro que ela [agressora] era e nem que era tão covarde", diz. "Quando me prendeu ela só dizia que queria que eu falasse que eu não ia ficar com ele."
A vítima ainda diz que é ameçada pela agressora. "Depois que apanhei ela me obrigou a manter segredo. Se não fizesse isso disse que ia me matar. Até hoje, ela e as amigas ficam me mandando mensagem de ameças no celular e na internet. Falam que vão raspar todo o meu cabelo e me cortar."
Créditos ao Site G1.


Menino de um ano tem 100% do corpo queimado e morre após incêndio


Morreu neste domingo (30) o menino de um ano que sofreu queimaduras em um incêndio em Verdejante, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, Pedro Henrique dos Santos teve 100% do corpo queimado e morreu à tarde no Hospital da Restauração, no Recife. A mãe dele, Antônia Pereira dos Santos, de 33 anos, segue internada em situação estável na unidade de saúde.
 
Segundo a Polícia Militar, o pai do menino ateou fogo a casa em que eles moravam no Sítio São José, zona rural do município. Jucelino Alves da Silva confessou ter chegado em casa, após o trabalho, e ateado fogo na residência onde morava. Ele afirmou ter jogado gasolina nos cômodos e em seguida utilizado uma vela para começar o incêndio.


O suspeito, que fugiu do local, foi detido e está sob custódia no Hospital de Queimados em Juazeiro, na Bahia. Assim que receber alta médica, ele deve ser autuado em flagrante e encaminhado para um presídio em Salgueiro, também no Sertão.
Créditos SITE miséria.

Chove em 158 dos 184 municípios cearenses; 27 tiveram índices acima dos 50 mm



O último dia de Março foi marcado com muitas chuvas e trovoadas em todas as regiões do Estado.  De acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu em 158 dos 184 municípios cearenses. Em 28 deles, o órgão registrou pluviosidade acima dos 50 milímetros.

Assim como na última semana, a região do Cariri apresentou a maior quantidade de cidades banhadas pela chuva. Caririaçu liderou na região, com 111 mm, seguida por Aurora (83 mm); Barro (73.3 mm) e Juazeiro do Norte (70 mm). O maior índice do Estado foi registrado na Capital, que obteve 169 milímetros.

Segundo a Funceme, a previsão é que haja nebulosidade com chuvas ocasionais em várias regiões do Ceará ao longo do dia. O céu deve permanecer parcialmente nublado e devido à proximidade de um ramo da Zona Norte de Convergência Intertropical (ZCIT) há presciência de chuva amanhã, 1º de Abril.

Crédito Site MISÉRIA.

Ato lembra 50 anos do golpe e pede punição a torturadores da ditadura


Um grupo de manifestantes participa nesta segunda-feira (31) de um ato unificado para exigir a punição dos torturadores, assassinos e ocultadores de cadáveres durante a ditadura militar (1964-1985) na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. 
 
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 400 pessoas participam do ato "Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar" em frente ao 36º DP, sede do antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operação de Defesa Interna), um dos principais centros de repressão e tortura da ditadura. 
 
Os manifestantes seguram cartazes com imagens de desaparecidos durante o regime militar e pedem punição aos torturadores. Segundo pesquisadores, 46 presos políticos foram mortos noDOI-Codi paulista, entre eles o jornalista Vladimir Herzog, em 1975. 
 
"As práticas de repressão e de violência de Estado que marcaram o período autoritário ainda permanecem ocorrendo contra a população pobre e negra da periferia, bem como contra as manifestações populares que têm sido realizadas e todo o país", diz nota dos organizadores do evento. 
 
O local do protesto deve ser convertido em um lugar de memória. Desde 2010, há um pedido de tombamento do DOI-Codi paulista em estudo no Condephaat, conselho estadual do patrimônio histórico. A análise inclui os cinco prédios do lote, inclusive o 36º DP. 

Créditos ao Diário do Nordeste.

Dilma se solidariza com criadora da campanha "Não mereço ser estuprada"


A presidenta Dilma Rousseff solidarizou-se nesta segunfa-feira (31) com a jornalista Nana Queiroz, que foi ameaçada na internet após iniciar uma campanha nas redes sociais contra a violência contra a mulher. O protesto virtual “Não mereço Ser Estuprada” foi criado em resposta à pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada na última semana, que mostrou que a maioria dos brasileiros concorda que o comportamento da mulher pode motivar o estupro.
 
“A jornalista Nana Queiroz se indignou com os dados da pesquisa do Ipea sobre o machismo na nossa sociedade. Por ter se manifestado nas redes contra a cultura de violência contra a mulher, a jornalista foi ameaçada de estupro. Nana Queiroz merece toda a minha solidariedade e respeito”, escreveu hoje a presidenta em sua conta pessoal no Twitter. Dilma disse ainda que “o governo e a lei” estão do lado da jornalista e de todas as mulheres ameaçadas ou vítimas de violência.
 
Nana Queiroz postou uma mensagem no Facebook na última sexta-feira (28) com uma foto em frente ao Congresso Nacional, em que aparece sem camiseta e com a frase “Não mereço ser estuprada” escrita no corpo, convocando o protesto virtual. Várias mulheres publicaram fotos semelhantes, demonstrando indignação com a pesquisa.
 
Após a publicação, a jornalista foi ameaçada por internautas. “Amanheci de uma noite conturbada. Acreditei na pesquisa do Ipea e experimentei na pele sua fúria. Homens me escreveram ameaçando me estuprar se me encontrassem na rua, mulheres escreveram desejando que eu fosse estuprada”, relatou Nana em sua página na rede social.

Créditos ao Diário do Nordeste.

Governo vacina 2,4 mi de meninas contra HPV


O governo federal já vacinou cerca de 2,4 milhões de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde
 
Esse público representa 58% da meta definida pela pasta, de alcançar 80% das garotas nessa faixa etária --o equivalente a 4,1 milhões. A campanha começou há pouco menos de um mês, em evento com participação da presidente Dilma Rousseff e do ministro Arthur Chioro (Saúde) em escola de São Paulo. 
 
O Estado é o segundo com maior adesão à vacina: ao todo, 643.246 meninas foram vacinadas em São Paulo, o que corresponde a 80% da meta. Santa Catarina é o único com desempenho mais adiantado --85% do objetivo já foi alcançado. 
 
Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com 73% da meta. Na semana passada, o ministério suspendeu um lote com 89 mil vacinas contra o HPV no Estado após relatos de "reações adversas" de meninas que tomaram a vacina na capital e em Veranópolis (a 152 km de Porto Alegre). 
 
A segunda dose será aplicada num prazo de seis meses e a terceira, de reforço, em cinco anos. De acordo com o Ministério da Saúde, Estados do Norte alcançaram o menor índice de cobertura: a região atingiu, até o momento, 38% da meta. Amazonas (8%) e Amapá (17%) são os Estados com menores percentuais.

Créditos Diário do Nordeste. 

Assalto a estabelecimento comercial em Limoeiro



Hoje, dia 31/03, por volta de 17h00min, nas proximidades do Colégio Lauro Rebouças, aconteceu um assalto a CEAUPE. Segundo informações, dois elementos em uma moto de características não anotadas adentraram o estabelecimento e anunciaram o assalto levando uma quantia não informada.
_____________________________
Créditos ao Blog do TOM.

HOMEM É GRAVEMENTE FERIDO A PAULADAS EM ALTO SANTO



Por volta das 14h30min do Ultimo sábado (29), foi lesionado à pauladas o Sr. Jacó Firmino de Souza, filho de Manoel de Oliveira de Souza e de Carmelita Firmino Cunha, 51 anos,  natural de Alto Santo-CE e residente no Sítio Batoque, Zona Rural deste município.

 O acusado Trata-se de um indivíduo conhecido apenas pelo nome de "Micael"que se encontrava naquela Localidade há alguns dias, e segundo informações  levantadas pela PM, o mesmo seria natural de Icó-CE.  Segundo testemunhas o acusado de posse de um pedaço de pau, deferiu uma paulada na altura da cabeça da vítima pele parte de trás da cabeça. 

Populares o socorreram de imediato ao Hospital, onde recebeu atendimento médico, mas devido a gravidade da lesão, foi transferido para O IJF em Fortaleza, conforme diagnóstico médico, houve afundamento da caixa craniana. PMs realizaram diligências no  intuito de  prender o autor do delito, mais o mesmo fugiu, tomando rumo ignorado.
Créditos ALTO SANTO.

Tablet ultrapassa vendas de desktop e notebook pela 1ª vez no Brasil




As lojas brasileiras comercializaram 8,4 milhões dos aparelhos sem teclado, um salto de 157% em relação ao volume total vendido em 2012. Os tablets haviam superado os computadores de mesa (desktops) ainda no segundo trimestre de 2013 (1,9 milhão contra 1,5 milhão).
Foi somente entre outubro e dezembro que ultrapassaram também os notebooks (3 milhões contra 2 milhões), impulsionados pelas vendas de fim de ano e por promoções como a da Black Friday.
Para a IDC, o custo mais atrativo é um dos fatores que explicam a guinada. Para quem associa tablet a iPads, os dados provam que a realidade brasileira é outra. Em média, um desses aparelhos custava R$ 520 em 2013 –em 2012, o valor era de R$ 761.
O mercado é dominado por aparelhos de baixo custo: 60% das vendas são de aparelhos que custam até R$ 500. A faixa de preço (acima de R$ 1 mil) dos iPads, daApple, e os dispositivos mais sofisticados da linha Galaxy, da Samsung, representa apenas 13%.
“O outro fator é a diversidade do público que o produto atende. Além daqueles voltados para jovens, tem aparelhos customizados para o público infantil”, explica Pedro Hagge, analista da IDC. “Além do fator inovação, essa nova geração de usuários já se adapta a essas novas tecnologias de toque na tela, de portabilidade. A geração anterior tem uma certa dificuldade na transição, estava acostumado ao formato tradicional.”
A virada no mercado de microcomputadores chega ao Brasil com um ano de atraso em relação ao que já havia acontecido com o resto do mundo. Em 2012, as vendas globais de tablets (60 milhões) ultrapassaram as de notebookMeu primeiro tablet
No país, o aparelho chega a ser o primeiro dispositivo com capacidade computacional de muitos usuários, diz Hagge. “Esses tablets de entrada aceleram a inclusão digital no Brasil. Permite um dispositivo próprio às pessoas que acessam a internet.”
Segundo a IDC, os computadores (notebooks e desktops) ainda são atrativos por ainda estarem associados à produção de conteúdo, o que cativa os setores corporativo e público. Esse cenário, porém, está mudando. Na semana passada, a Microsoft liberou uma versão de seu pacote de produtividade Office para iPads.s (50 milhões) e de desktops (36,5 milhões).
Baixar os aplicativos Word, Excel e PowerPoint é gratuito se o usuário quiser apenas ler arquivos. Se quiser editá-los, tem de pagar R$ 209 ao ano –assinantes do Office 365 já estão contemplados.
Apesar da entrada de vez da maior empresa de software na chamada era pós-PC, a IDC afirma que ainda são poucos os tablets utilizados para produção de conteúdo, o que dá sobrevida aos computadores.
“Tem ainda uma disparidade grande de preços. Um computador de entrada faz isso, já um tablet com essas capacidades está posicionado para um público mais ‘premium’”, completa Hagge.
Em média, um computador custa R$ 1.580 no Brasil (R$ 1.777 para notebooks, R$ 1.312, para desktops).
Para 2014, a expectativa da IDC é que os tablets continuem avançando, mas que ainda não irão ultrapassar a categoria de computadores (notebooks e desktops). O Brasil deve fechar com 11,1 milhões de tablets vendidos e 12,9 milhões de PCs (8,4 milhões de notebooks e 5 milhões de desktops).
Créditos G1,



Menino de 9 anos com quase 130 quilos luta contra obesidade em GO




Aos 9 anos de idade, um menino morador de Itumbiara, no sul de Goiás, luta contra a obesidade mórbida. Após chegar a quase 130 quilos, os pais e o Conselho Tutelar fizeram um acordo e o garoto e a mãe passaram a morar em um abrigo no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade, onde a criança tem a alimentação controlada. “É só salada”, conta o menino.
Segundo a família, o garoto começou a ganhar peso de forma muito rápida nos últimos cinco anos. Depois de procurar um médico, ele foi diagnosticado com um distúrbio na tireoide chamado hipotireoidismo, que afeta a produção de hormônios. Foi constatado, ainda, que a doença é genética e a mãe dele também sofre do mesmo problema.
Desde então, o menino é atendido no Hospital Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Porém, mesmo com os remédios, ele continua engordando de forma muito rápida. Por isso, agora, a criança também toma remédios para ajudar na perda de peso.
Existem muitas dificuldades no tratamento, desde problemas sociais. A gente tem muita dificuldade porque é uma família carente, de difícil acesso a profissionais como um fisiatra, que iria auxiliar muito no tratamento, um psicólogo, um nutricionista e até mesmo alimentos que fossem de baixa calorias que pudessem auxiliá-lo nesse tratamento”, afirma a endocrinopediatra Claudete Carmo da Silva.
Na tentativa de acelerar a perda de peso, a família está em busca de uma vaga em um spa na capital. “Ele fica só na alimentação que ele está. Aí não tem uma atividade física. Tem que ter uma atividade para emagrecer mais rápido, interagir, queimar mais caloria”, afirma o pai da criança, Manoel dos Santos.
A família tem esperanças de que o tratamento possa ser custeado pelo poder público, já que a família não tem condições financeiras de pagar internação. “Diz que vai sair a vaga, mas quando? Quando vai sair essa vaga? Ele vai ficar o tempo todo no conselho? Tem que agir rápido”, diz o pai.
Porém, segundo a especialista, o tratamento no spa seria apenas uma etapa inicial, que deve ser seguida por uma reeducação alimentar de todos os envolvidos. “Talvez a gente precisasse abordar mais a família, fazer essa reeducação alimentar e proporcionar esses alimentos a essa família. Que ela tivesse acesso a um fisioterapeuta que pudesse aumentar a atividade física. Essa criança está cada vez mais limitada, perambulando com dificuldade”, afirma Claudete.
Créditos G1.

54% dos consumidores foram vítimas de fraude, diz levantamento


Pesquisa foi conduzida pela CNDL e pelo SPC Brasil.
Entidades também dão dicas aos consumidores para evitar fraudes.


Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 54% dos consumidores brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude nos últimos 12 meses.
O levantamento foi realizado com moradores das 27 capitais brasileiras, com idade igual ou acima a 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes econômicas e que possuem renda própria. A amostra abrangeu 665 casos, gerando uma margem de erro, no geral, de 3,8 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.
Os pesquisadores concluíram que muitos brasileiros, mesmo sendo vítimas de golpe, nem sequer possuem consciência de que foram enganados. Quando perguntados se já foram vítimas de fato, apenas 28% da amostra disseram que sim, percentual bem menor do que o obtido, quando os pesquisadores fizeram perguntas estimulando as situações de fraude (54%), acrescentaram as entidades.
Para José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, muitos consumidores não têm conhecimento sobre os próprios direitos e sobre as obrigações que os fornecedores precisam cumprir.
“Em muitos casos os consumidores são fraudados e acham que estão lidando com uma situação normal. Esse desconhecimento é grave, porque deixa o golpista impune, estimula novas práticas e dificGolpes mais frequentes
Os pesquisadores procuraram também identificar quais eram as modalidades de fraude mais frequentes entre as vítimas. Para isso, foram classificados 19 tipos diferentes de golpes, comumente encontrados no comércio, no setor de serviços, no sistema bancário e na internet.
O golpe mais citado pelos consumidores pesquisados foi a propaganda enganosa, com um em cada três casos (31%), seguida pela prática de entregar um serviço diferente do que foi inicialmente contratado, com 21% dos casos.
"Dificuldades de acionar a garantia após a compra de um produto e problemas com combustível adulterado aparecem na sequência da lista, com 12% e 10% dos casos, respectivamente", acrescentaram a CNDL e o SPC Brasil. Com um percentual de ocorrência inferior, aparecem as fraudes com cartão de crédito (5%) e o golpe da pirâmide financeira (5%).
Veja dicas das entidades para se prevenir de fraudes
- Saiba de quem você está comprando um determinado produto ou serviço e certifique-se da idoneidade da empresa.
- Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado. Pesquise sobre a reputação da empresa e sempre exija nota fiscal.
- Leia contratos e termos de garantia atentamente, antes de assiná-los. Em muitos casos, nem tudo o que está escrito em um contrato é legal, fazendo com que algumas cláusulas, na prática, sejam nulas.
 Procure abastecer sempre no mesmo posto e que tenha uma bandeira confiável. Assim, você sempre poderá acompanhar o rendimento e o desempenho do veículo.
- De modo geral, bancos não se comunicam com os clientes por e-mail. Desconfie ao receber extratos ou faturas do seu banco por e-mail;
- Jamais confirme dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha que atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a empresa ou ligue diretamente no serviço de atendimento ao consumidor;
- Evite acessar seu e-mail ou o site do seu banco em computadores públicos e instale um antivírus em seu celular e computador pessoal. Atualize-os e faça a varredura com frequência;
- Utilize o botão "sair" ou equivalente ao sair de sites com senhas, inclusive de bancos, programas e redes sociais. Isso evita que seus dados pessoais fiquem armazenados no computador;
- Prefira os cartões de crédito com chip. Além de dificultarem a clonagem, eles exigem a senha do correntista;
- Desconfie de resgates de prêmios oferecidos presencialmente, por email ou SMS em que você precise depositar algum valor para recebimento a tal quantia. De maneira geral, tenha muito cuidado com oportunidades de ganho fácil. Pode se tratar de um golpe.
Créditos G1


Adolescente é detido com 58 pinos de cocaína e munição de fuzil



Material foi encontrado no quarto do jovem em Lençóis Paulista. 
Além da droga e munição, polícia apreendeu dinheiro e uma balança. 

A Polícia Militar apreendeu um adolescente, de 16 anos, por tráfico de drogas emLençóis Paulista no domingo (30).
Segundo as informações, o jovem foi abordado durante um patrulhamento de rotina e durante revista foram encontrados com ele R$ 340, como ele não soube informar a origem do dinheiro, o adolescente foi levado pelos policiais para casa.
Na residência, foi feita uma revista com autorização dos pais do jovem e no quarto dele, a polícia encontrou 58 pinos de cocaína, além de munições de fuzil 762 e de revólver calibre 38, uma balança de precisão e mais R$ 375. O adolescente foi levado a delegacia e está a disposição da Vara da Infância e da Juventude .
Créditos Site G1.

Banco do Nordeste lança novo concurso




O Banco do Nordeste realizará, neste semestre, concurso público voltado para candidatos de nível médio, visando ao provimento de vagas de Analista Bancário, em toda sua área de atuação – região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
O edital do Concurso será divulgado até o dia 7 de abril, tendo como instituição organizadora a Fundação Getúlio Vargas. Serão ofertadas, inicialmente, 12 vagas, sendo duas para o Ceará e uma para cada um dos demais Estados, ficando o restante dos classificados como cadastro de reserva.
Em sua última seleção, realizada em 2010, para cadastro de reserva, o Banco convocou 1.892 aprovados. De acordo com o diretor de Estratégia, Administração e TI da Instituição, Nelson Antônio de Souza, a previsão é que pelo menos mais 500 pessoas serão convocadas até a data de término da validade do concurso, 9 de junho de 2014.
Remuneração e atribuições
A remuneração inicial é de R$ 2.043,36. Os benefícios adicionais são: auxílio-refeição (R$ 509,89), Auxílio Cesta de Alimentação (R$ 397,33) e Auxílio-Creche (R$ 330,71).
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. O aprovado terá também possibilidade de ingressar nos planos de saúde e previdenciário da empresa.
Entre as atribuições previstas para o cargo está a de atuar em projetos e processos típicos de uma organização de desenvolvimento regional, em termos de concepção, desenvolvimento, implementação, operacionalização e monitoração, nos níveis operacional, tático e estratégico do BNB.
* Com informações do Banco do Nordeste
Créditos Ceará News.


Reajuste no preço dos medicamentos passa a valer hoje




Indústrias farmacêuticas e distribuidoras podem, a partir de hoje (31), adotar o reajuste de até 5,68% nos preços de medicamentos regulados pelo governo. A resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) que autoriza o reajuste foi publicada na última quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério da Saúde, a regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos, sendo que mais de 40% deles estão na categoria nível três – de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço-teto em 1,02%.
“O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou a pasta.
A Cmed fixa o valor do reajuste anualmente, com base em critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003. São considerados no cálculo a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor.
* Com informações da Agência Brasil
Créditos Ceará News.

Fortaleza recebe Fórum Regional FPA “Ideias para o Brasil”


Para analisar o Brasil, as mudanças em curso e os avanços necessários para a superação dos nossos problemas estruturais, a Fundação Perseu Abramo (FPA), realizou em novembro e dezembro de 2013, em São Paulo, o Fórum FPA Ideias para o Brasil. O evento reuniu intelectuais, estudantes, a militância petista de todo o país, dirigentes partidários e dos movimentos sociais, parlamentares e representantes do governo federal, de governos estaduais e prefeituras

Agora em 2014 a FPA levará o Fórum Ideias para o Brasil para as diversas regiões do país, e a cidade de Fortaleza é a primeira a receber o "Fórum Regional FPA", que será realizado de 3 e 5 de abril na capital cearense, com o objetivo de reunir, além do público de todo o Ceará, também interessados dos estados do Maranhão e Piauí.


Faça sua inscrição diretamente no hotsite do Fórum (http://www.fpabramo.org.br/forum2013/), que contém informações, programação e notícias
sobre esta e outras edições do Fórum Regional FPA.
Desde janeiro de 2013 a FPA tem realizado um conjunto de estudos temáticos e também sobre a situação dos estados, a partir de diagnósticos envolvendo a economia, a sociedade, a infraestrutura e a administração pública de cada unidade federativa e do país como um todo. Os temas estudados foram debatidos e apresentados durante o Fórum FPA Ideias para o Brasil, e, considerando o calendário eleitoral e a realização da Copa do Mundo, os fóruns regionais deverão necessariamente ocorrer no período entre 28 de março e 6 de junho.
Esses fóruns, em que serão promovidos debates políticos gerais e temáticos, também serão espaços para que a FPA apresente o conjunto de sua produção para o conhecimento dos participantes e interessados – em uma iniciativa denominada “Tenda FPA” –, facilitando seu acesso e sua utilização nas distintas regiões do país.
A exemplo do que ocorreu com o Fórum FPA, a ideia é mobilizar militantes e dirigentes partidários, estudantes e professores universitários, representantes dos movimentos sociais
parlamentares e membros dos governos nos distintos âmbitos federativos.




Os eventos devem contar com a participação de cerca de 300 pessoas e serão abertos aos interessados, com inscrições pela internet. As informações sobre os Fóruns Regionais estarão concentradas no site: http://www.fpabramo.org.br/forum2013/  
Datas programadas
Até o momento estão previstos sete Fóruns Regionais. De 3 e 5 de abril será a vez da FPA estar em Fortaleza, com intenção de aglutinar além do público do Ceará, também do Maranhão e Piauí. De 10 e 12 de abril acontece em Recife, com público de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. De 24 a 26 de abril o Fórum Regional chega a Salvador e pretende envolver a militância da Bahia e Sergipe.
De 8 a 10 de maio o Fórum estará em Manaus, envolvendo não só Amazonas mas também Pará, Acre, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. De 15 a 17 de maio será realizado em Porto Alegre, envolvendo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. De 22 a 24 de maio acontece em Belo Horizonte, para atingir Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. E de 29 a 31 de maio o Fórum estará em Brasília, tendo como público-alvo o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Serviço
Fórum Ideias para o Brasil em Fortaleza (CE)
De 3 a 5 de abril
Hotel Golden Tulip Iate Plaza
Avenida Beira Mar, 4753 – Mucuripe
* Com informações da a Fundação Perseu Abramo
Créditos Ceará News.

MP acusa Luizianne Lins por ato de improbidade administrativa


O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Ricardo de Lima Rocha, propôs, na manhã desta segunda-feira (31), uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e os ex-candidatos a prefeito e a vice-prefeito, Elmano de Freitas da Costa e Antônio Mourão Cavalcante, respectivamente.
A petista é acusada de desequilibrar a disputa eleitoral de 2012, abusando do poder político e de autoridade contra diversos funcionários terceirizados que prestavam serviço junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de coações e assédio moral.
A ação pede a condenação dos réus pela prática de atos de improbidade administrativa e consequente imposição aos réus de perda de função pública da ré Luizianne Lins e do réu Elmano de Freitas da Costa, bem como a suspensão de seus direitos políticos de três a cinco anos. Além disso, o promotor requer que ambos pagam multa civil até cem vezes o valor da remuneração percebida pelos promovidos, devidamente corrigida para os dias atuais.
Segundo Ricardo Rocha, Luizianne Lins usou do poder político que detinha na qualidade de prefeita municipal para desequilibrar a disputa eleitoral em prol da candidatura de Elmano de Freitas da Costa e Antônio Mourão Cavalcante, também promovidos. Tal desequilíbrio ocorreu na medida em que a agente pública promovida, em conluio com os demais promovidos, abusando do poder político e de autoridade, agiu contra diversos funcionários terceirizados que prestavam serviço junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza, mediante coações e assédio moral.
Conforme a ação, os promovidos devem ser proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. Os documentos anexados à petição tratam-se da íntegra do processo eleitoral pelo qual a ex-prefeita fora condenada.
Na época em que o promotor de Justiça instaurou o procedimento investigatório, mandou todas as provas colhidas para o Ministério Público Eleitoral, o que culminou com a condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Restou comprovado que, na última campanha eleitoral para prefeito de Fortaleza, a ex-prefeita promoveu demissão em massa de servidores terceirizados que não concordaram em votar no seu então candidato.
O Ministério Público constatou, na época, a existência de uma chamada “grade de vereadores” que dizia respeito a uma lista de servidores apadrinhados de vereadores, empregados no Executivo municipal em troca de apoio político na Câmara. Os vereadores que não apoiaram o candidato da ex-prefeita, tiveram todos os componentes de sua “grade” demitidos.
Créditos ao Site Ceará News.

Eleições 2014: 7 de maio é a data limite para requerer diversos serviços eleitorais


Falta pouco mais de um mês para terminar o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O cidadão tem até o dia 7 de maio para realizar qualquer um desses serviços junto a Justiça Eleitoral e, dessa forma, estar apto a votar no pleito deste ano.
O interessado deve procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência, ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer o pré-atendimento e agilizar a retirada ou a transferência do título. Ao acessar o serviço, também chamado de Título Net, basta preencher os campos de identificação até o final e apresentar o protocolo gerado on-line em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida.
Para solicitar o título de eleitor é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. O título de eleitor é o documento que comprova o alistamento eleitoral e informa o número de inscrição, zona eleitoral e o local de votação.
Já para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Todas as solicitações via internet deverão ser feitas, impreterivelmente, até o dia 2 de maio, ou seja, cinco dias antes do prazo final estipulado pelo Calendário Eleitoral. Após essa data, o pré-atendimento não estará mais disponível e o cidadão deverá comparecer em um cartório eleitoral até o dia 7 de maio para solicitar o serviço desejado.
Também termina no dia 7 de maio o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial. Os procedimentos previstos na Resolução TSE nº 21.008, aprovada em 2002, determinam que os locais especiais de votação sejam de fácil acesso, com estacionamento próprio e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Onze pessoas morrem nas rodovias cearenses neste fim de semana

As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual registraram, durante todo o fim de semana, 67 acidentes nas rodovias cearenses, com 39 pessoas feridas e onze mortas. Desses, 42 ocorreram nas rodovias federais, com 27 feridos e cinco mortes. Nas rodovias estaduais, foram registrados 25 acidentes, com 12 feridos e seis mortes.

Ao todo, 178 condutores tiveram suas Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) recolhidas, neste fim de semana. Cinco pessoas foram presas nas rodovias cearenses, quatro por desrespeito à Lei Seca e uma delas por porte ilegal de arma. Além disso, um homem de 43 anos foi preso portando substância análoga a cocaína e 42 comprimidos de anfetamina em Canindé, no km 310 da BR-020.

Das onze mortes, três ocorreram no último domingo, 30. Um acidente envolvendo duas motocicletas matou três homens que trafegavam no km 4 da CE-386, no Crato.


Créditos ao Povo Online.

Fortaleza registra maior chuva do ano

No Ceará, 159 municípios registraram chuvas entre as 7h deste domingo, 30, até as 7 horas desta segunda-feira, 31
Choveu 169 mm emFortaleza na madrugada desta segunda-feira, 31. A precipitação registrada no posto de Messejana foi amaior do ano na Capital, segundo a Fundação Cearense de Metrologia (Funceme). A precipitação também é a terceira maior do ano no Ceará.

Outros altos registros de precipitação em Fortaleza também ocorreram nesta madrugada, no Posto do Castelão, com 135 mm, no posto da Água Fria, que registrou 124 mm, e no da Defesa Civil, com 59 mm. Anteriormente, a maior chuva da Capital havia sido registrada no dia 4 de fevereiro, no posto do Castelão, com 54.5mm.

Segundo Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme, a maior chuva do Ceará ainda é do município de Crateús, que teve precipitação de 192 mm no dia 8 de março, seguida pela chuva que caiu em Farias Brito, no dia 4 de fevereiro, com 182 mm. Ao todo, choveu em 159 municípios cearenses entre às 7 horas deste domingo, 30, até as 7 horas desta segunda-feira, 31.
Além de Fortaleza, registraram maiores chuvas os municípios de Caririaçu (111 mm), Pedra Branca (110 mm), Independência (100 mm), Aurora (83 mm), Acopiara (83 mm), Barro (73.3mm) e Juazeiro do Norte (70mm).

Previsão 

A previsão para esta segunda-feira, 31, é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões, devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o norte do Nordeste brasileiro.
Créditos O Povo Online.

Acidentes em rodovias federais cearenses deixam 5 mortos no fim de semana


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 42 acidentes com 27 feridos e 5 vítimas fatais nesse fim de semana (28 à 30 de março). 
Os números foram contabilizados desde a sexta-feira (28), quando Francisco das Chagas Ferreira Santos, de 33 anos, morreu ao colidir sua motocicleta com um caminhão. O acidente aconteceu às 15h no Km 125 da BR 222, em Itapagé localizado na microrregião de Uruburetama.
No mesmo dia João Estevão de Lima, de 46 anos, morreu ao colidir com um poste no Km 43 da BR 116, em Horizonte.
No sábado, Cícero Pereira Viana, 32 anos, morreu após colidir sua moto com um caminhão, por volta das 19h, no Km 398 da BR 116 em Umari localizado na microregião de Lavras da Mangabeira. De acordo com a PRF a colisão ocorreu por falta de atenção.
Ainda no sábado, duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta, às 21h no Km 296 da BR 222.
Créditos Ceará News.

Forro de sala no HGF desaba com as fortes chuvas


Parte do forro da sala de estabilização do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) desabou com as fortes chuvas que banham Fortaleza desde as últimas horas da noite de ontem (30).
De acordo com assessoria de imprensa do hospital, Na hora, havia cinco pacientes na sala. Todos com o perfil de alta complexidade. Foram transferidos para outras áreas do hospital.
Os serviços de restauração foram iniciados imediatamente, a partir das 2 horas da madrugada. Uma vistoria está sendo feita em toda a área do prédio.
Durante todo dia de hoje, os pacientes que chegam à emergência do HGF estão sendo referenciados para outras unidades da rede estadual de saúde.
Todas as outras áreas do hospital, como os setores de cirurgias, AVC, marcação de consultas e realização de exames estão funcionando normalmente.
Créditos ao site Ceará News.

CID está abandonado




Lamentável, mas é verdade O CID (Centro de Inclusão Digital) Que foi construído no Distrito de Lagoa Grande para beneficiar toda uma comunidade, principalmente a classe jovem, na área de informática, ou seja: Capacitando e Informando o Jovem para o futuro. O patrimônio construído na gestão do ex-prefeito Raimundo Cordeiro conquistado pelo deputado Ariosto Holanda está totalmente abandonado, parece mais um depósito de guardar objetos. A população de Lagoa Grande pede providencias e que o CID possa voltar a funcionar normalmente principalmente realizando cursos de formação profissional.

TJ mantém vice-prefeito de Maracanaú na prisão




O vice-prefeito de Maracanaú Carlos Eduardo Bandeira de Mello teve dois pedidos de liberdade negados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O gestor, que está preso na Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza, é apontado como chefe de um suposto esquema de fraudes em licitações e está sendo acusado de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

Conforme as investigações do Ministério Público Estadual (MPE), as fraudes em licitações chegariam a um montante de mais de R$ 47 milhões.


Além dele, outras 14 pessoas, entre autoridades, empresários e funcionários públicos, estão sendo investigadas pelo Ministério Público. A operação do MP foi deflagrada no dia 18 deste mês em Maracanaú e em outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, 10 pessoas acabaram presas por força de mandados de prisão temporários.

O vice-prefeito não foi localizado na ocasião e foi considerado foragido pelas autoridades de Segurança. No dia último dia 21, ele se apresentou e ficou detido, pois o primeiro pedido de liberdade impetrado pela defesa havia sido negado pelo desembargador do TJCE Francisco Gomes de Moura.

A prisão temporária foi convertida em preventiva pelo juiz da 1ª Vara da Criminal da Comarca de Maracanaú. Os advogados de defesa de Carlos Eduardo ingressaram com habeas corpus liberatório com pedido de liminar no TJCE. No último dia 27, o desembargador Francisco Gomes de Moura indeferiu a nova solicitação da defesa.

Apesar das duas decisões, os advogados Waldir Xavier de Lima Filho e Leandro Duarte Vasquez, que representam Carlos Eduardo, afirmaram que "estão confiantes na demonstração oportuna da inocência dele e que o mesmo não demonstra qualquer perigo social". Para os defensores, a medida de prisão "é exagerada" e será provado de que Carlos Eduardo não praticou os crimes a ele imputados. Em sua decisão, o magistrado afirmou "que no presente caso a decisão que decretou a prisão preventiva encontra-se adequadamente fundamentada, bem como a que denegou seu pedido de revogação, existindo elementos mínimos para a manutenção da custódia do mesmo".

Investigação

Em entrevista concedida no dia da deflagração da operação, o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPE, Manoel Epaminondas promotor, revelou que dois procedimentos investigatórios estão sendo analisados. Segundo ele, existiam duas células criminosas, cujo núcleo era a Secretaria de Infraestrutura de Maracanaú, então chefiada pelo vice-prefeito Carlos Eduardo. Segundo Epaminondas, o processo aponta o vice-prefeito como a pessoa central dos esquemas.

Conforme ainda as informações do representante do MPE, a empresa Cacique Construções e Serviços Ambientais Ltda, teria sido criada com o objetivo de fraudar licitações do Município. O promotor afirmou que entre os anos de 2007 e 2011, a empresa teria vencido 11 licitações e recebido R$ 4.709.344,92 do município. Segundo Epaminondas, a empresa só venceu licitações em Maracanaú e em mais nenhum outro Município.

Alvo de investigações, a empresa teria participado com menos frequência dos procedimentos e outra em empresa denominada Alves Oliveira Construções LTDA teria passado a ganhar as licitações, chegando a receber a quantia de R$ 6.150.358,94. De acordo com o MP, a sede da empresa é na casa de um sócio, que é mestre de obras.

O segundo esquema investigado pelo MP trata de uma situação semelhante com as empresas R. Schuch Construções LTDA e a J. Filho Construções LTDA. Segundo o promotor de Maracanaú, Haley de Carvalho Filho, de 2007 a 2011, a R. Schuch recebeu R$ 23.838.594,41, depois foi substituída pela J. Filho que de 2011 a 2013 recebeu R$ 12.452.296,02 .

Fonte: Diário do Nordeste
Créditos AO site MISÉRIA.