-->

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Russas CE


BOMBEIRO HIDRÁULICO
CARPINTEIRO DE OBRAS
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES
MOTORISTA DE ÔNIBUS

PEDREIRO
VIGILANTE (GUARDETE)

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 07:30 às 16:30


Russas CE


Barragem do Rio Cocó atinge capacidade máxima e sangra nesta sexta-feira (23)


dasdas

Com capacidade máxima de armazenamento de quase 6 milhões e meio de m³, o reservatório é o primeiro da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a sangrar neste ano

   Devido às últimas precipitações, a barragem do Rio Cocó atingiu seu limite máximo nesta sexta-feira (23), conforme o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

Com capacidade máxima de armazenamento de quase 6 milhões e meio de m³, o reservatório é o primeiro da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a sangrar neste ano.

A obra é responsável por conter o excedente de água no período mais intenso da quadra chuvosa na Capital, evitando alagamento em bairros vulneráveis ao longo do rio.

No total, o investimento foi da ordem de R$ 105 milhões. A intervenção contempla a dragagem e o saneamento do Rio Cocó, além da urbanização do trecho que vai da BR-116 até a avenida Paulino Rocha, às margens do curso d’água.

Bom volume armazenado

Além do Cocó, outros seis reservatórios estão com volume armazenado entre 80 e 89%:

- Maranguapinho,
- Gavião,
- Tijuquinha,
- Acaraú Mirim,
- São Vicente,
- Itaúna.

Outros dois estão entre 90 e 99% de volume armazenado, Tucunduba e Germinal; além da sangria do açude Caldeirões, que atingiu a capacidade na última terça-feira (20). A sangria ocorre em um contexto bastante positivo para o Ceará, que vem sendo assolado há seis anos seguidos pela seca. 

Na última quinta-feira (22), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o prognóstico de chuvas no Ceará para o próximo trimestre - março, abril, maio. Na análise, o órgão aponta que há 45% de chances do estado receber chuvas acima da média, 35% em torno normal e 20% abaixo do normal no próximo trimestre. 

Red; DN


Sindicalistas denunciam nova violência praticada contra professores em Icó 0



Diretores do sindicatos dos professores, sindicato dos servidores públicos municipais de Icó e servidores federais voltaram a denunciar agressão praticada pelo sargento Geílson Lima, policial militar, que exerce a função de secretário municipal de Segurança Pública de Icó e chefe da Guarda Municipal, na noite desta quinta-feira, 22, no Centro Histórico da Cidade, contra docentes e moradores que protestavam contra projeto de lei do Executivo que propõe redução de carga horária e de salário de 362 professores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Icó, José Islênio Pereira (Marcelo) no fim da tarde, o sargento Geilson Lima voltou a jogar spray de pimenta e dar tiros de bala de borracha contra os manifestantes. “Infelizmente, ele voltou a praticar violência contra os professores, jogando spray de pimenta e houve tiros de bala de borracha”, disse Marcelo. “Foi uma violência menor do que aquela registrada na segunda-feira passada, mas dessa vez até o promotor de Justiça de Cedro (Leydomar Pereira) foi atingido por spray de pimenta”.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais disse que movimento de protesto é pacífico. “Estamos lutando por nossos direitos”, frisou. “O povo de Icó é do bem e da paz”.

A presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, voltou a criticar os atos de violência e intransigência ocorridos em Icó e disse que a mobilização dos servidores continua com ingresso de ação judicial contra a tramitação e aprovação do projeto encaminhado pela prefeita.

Votação 

Na noite desta segunda-feira, aconteceu a segunda votação de projeto de lei encaminhado pela prefeita, Laís Nunes, à Câmara Municipal propondo redução de 50% de carga horária e de salário de 362 professores. A votação saiu empatada: 7 a 7. O presidente do Legislativo, Fernando Nunes, cunhada da prefeita, desempatou a favor do Executivo.

A novidade foi a votação do ex-secretário de Educação de Icó, Marconier Mota, e do vereador Weligton Chiclete, que estavam ausentes na sessão da segunda-feira passada, e decidiram votar contra o projeto de lei.

Assembleia 

Na manhã desta sexta-feira, 23, houve uma assembleia da categoria na sede do Sindicato dos Professores Municipais de Icó. “Esse projeto encaminhada pela prefeita é desumano e muitos professores choraram”, disse o líder sindical, Marcelo.

Após a reunião, um grupo de sindicalistas procurou o Ministério Público do Estado do Ceará, em Icó, para pedir apoio e providências contra a violência praticada pelo sargento Geilson Lima.

“A prefeita Laís Nunes divulgou nota dizendo que é da paz, mas é ela que mantém o sargento como secretário de Segurança e o povo de Icó confiou nela”, observou Marcelo, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Icó. “A prefeita tem se mostrado uma gestora fraca, não resolve os problemas e estava ausente da cidade”.
Acordo 

Houve um acordo no dia anterior à segunda votação entre vereadores, representantes dos sindicatos e da gestão municipal, sob a iniciativa do promotor de Justiça de Icó com o objetivo de que evitar novos confrontos.

Ficou combinado que a Guarda Municipal ficaria na Câmara, fazendo a segurança interna, e que policiais militares fariam o trabalho externo de manter o isolamento da área, feito pelo Demutran.

Segundo os manifestantes, o sargento Geilson Lima agiu antes da sessão começar e mesmo na hora da reunião ausentou-se da Câmara e teria agido contra os professores.

O Blog até o momento não conseguiu contato com o sargento Geilson.

Justificativa 

A Prefeitura de Icó, por meio de nota, informou que atualmente a Folha de Pagamento dos Servidores de Icó chega a 66%, ultrapassando limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, por isso há a necessidade de reduzir carga horária para adequar as finanças municipais.

A prefeita Laís Nunes anunciou que seria instalada uma comissão da administração para ouvir todas as partes e colher as responsabilidades sobre os incidentes ocorridos nas manifestações, e por último renovou desejo de paz e diálogo.

Red; DN


Seis suspeitos de matarem líderes do PCC no Ceará têm prisão decretada pela Justiça


Image-0-Artigo-2364298-1

Seis suspeitos de matarem dois líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Rogério Geremias de Simone, o 'Gegê do Mangue', 41, e Fabiano Alves de Souza, 

o 'Paca', 38, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no último dia 15 de fevereiro, tiveram a prisão temporária decretada pela 1ª Vara da Comarca de Aquiraz, a pedido da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Ceará.

Os mandados de prisão foram expedidos para Wagner Ferreira da Silva, Francisco Cavalcante Cidro Filho, José Cavalcante Cidro, Samara Pinheiro de Carvalho Cavalcante, Magna Ene de Freitas e Felipe Ramos Morais. O Diário do Nordeste teve acesso ao documento.

Wagner Ferreira, conhecido como 'Cabelo Duro', 32, foi assassinado na noite da última quinta-feira (22), em frente a um hotel em São Paulo. Ele era um dos chefes do PCC e comandava o tráfico de drogas na Baixada Santista.

O homicídio aconteceu horas depois da divulgação, pela imprensa, de um bilhete que citava 'Cabelo Duro' e foi apreendido na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, onde está detida a alta cúpula da facção criminosa. O escrito dizia que ele havia revelado que outro membro do PCC, Gilberto Aparecido dos Santos, o 'Fuminho' (braço direito do líder máximo da organização, Marco Willians Herbas Camacho, o 'Marcola') foi o responsável por mandar matar os líderes da facção no Ceará.

Felipe Morais seria o piloto do helicóptero que teria levado 'Gegê' e 'Paca' para serem mortos. Francisco Cidro Filho, José Cidro, Samara Cavalcante e Magna Ene também estariam envolvidos no duplo homicídio, na reserva indígena Lagoa Encantada, em Aquiraz.

   Red; DN


Russas CE


AUXILIAR DE COZINHA
BOMBEIRO HIDRÁULICO
CARPINTEIRO DE OBRAS
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES
GARÇOM / GARÇONETE
MOTORISTA DE ÔNIBUS

PEDREIRO
VIGILANTE (GUARDETE)

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 07:30 às 16:30

Blog Erivando Lima


ALTO SANTO-CE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO E APREENSÃO DE ARMA DE FOGO


Ontem dia 22/02/2018 às 09 h, compareceu a Delegacia de Policia Civil da cidade de Alto Santo-CE, uma pessoa para registrar um B.O o mesmo teria sido vítima de um assalto em sua residência na localidade de Baixa Nova zona rural de Alto Santo onde o mesmo informou que sabia de quem se tratava os elementos que haviam praticado a ação delituosa, onde de imediato fomos acionados juntamente com a equipe da Policia Civil de Alto Santo-CE, composição da CP-1184 e o Escrivão de Policia Civil se deslocaram até a localidade de Campos Novos zona rural de Alto Santo, onde reside o acusado chegando ao local a esposa do suspeito informou que ele se encontrava na localidade de Olho D,Agua da Bica zona rural de Alto Santo, onde na referida localidade em um bar foi localizado a pessoa de: FRANCISCO EVANDILSON DA SILVA PAIVA, vulgo Galego, solteiro, natural deTabuleiro do Norte-CE, residente no Sítio Campos Novos zona rural de Tabuleiro do Norte-CE, o mesmo foi conduzido para a Delegacia de Policia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis, onde em seguida a composição saiu em novas diligências onde foi apreendido o seguintes material como parte da prisão: 01(uma) motocicleta modelo: HONDA/CG 125 FAN, ano/modelo: 2008/2008, de cor preta,placa: HYQ-7576 inscrição de Limoeiro do Norte-CE, 01(uma) Espingarda Cal.40, 01(um) Rifle Cal.38, 01(um) Espingarda Gal.12 sem numeração e sem identificação de marca, 01(uma) Espingarda Gal.12 artesanal tipo socadeira, 08(oito) munições calibre 38, 01 (um) aparelho celular marca LG, 01(um) aparelho celular da marca samsung, 01(uma) furadeira elétrica, 01 animal denominado popularmente como Peba, o referido material foi entregue na Delegacia de Policia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis.


ARACATI-CE CAPTURA DE FORAGIDO


Ontem dia 22/02/2018, por volta das 16 h 30 min, a RD 3057, foi constatar uma denuncia, via 190, na pousada do faraó, em Canoa Quebrada, que um indivíduo com mandato judicial em aberto se encontrava naquele endereço; a composição lá encontrou ORLANDO JONATHA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS,  residente na Rua dos Monteiros Beberibe; o mesmo estava com mandato judicial em aberto, sendo conduzido até a Delegacia da Polícia Civil de Beberibe para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE LESÃO CORPORAL DOLOSA


Ontem dia 22/02/2018, por volta das 09 h, que a RD  2775 foi acionada via 190 para averiguar uma denuncia de lesão a faca no Bar que fica no Mercado Municipal de Russas (Mercado Velho), que foi informado ainda que a autora do crime estava usando camisa vermelha e estava suja de sangue e já nas proximidades do local da ocorrência foi avistado GEOVANIA GONÇALVES, residente no Sítio Canto, zona rural, Russas-CE, que mantinha as características mencionada, a mesma confessou a autoria do delito e foi encaminhada para a DRPC de Russas, a vítima JOSÉ RIBAMAR ALVES SOARES, residente na Rua José Aires de Mendonça, centro Russas-CE, foi encaminhada para o Hospital de Russas, com perfurações no braço esquerdo e na mão direita de gravidade leve, que diante dos fatos a autoridade policial delegado Bruno Silva, decidiu por realizar o B.O 

Blog Erivando Lima