-->

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Polícia captura dois possíveis membros da quadrilha que matou três PM’s em Quixadá

A polícia capturou, na noite desta sexta-feira (01), dois possíveis membros da quadrilha que matou três PM’s em Quixadá, na última quinta-feira (30/06). As primeiras informações são de que os fugitivos trocaram tiros com os militares no Distrito de Juatama, onde estavam escondidos, após invadirem uma residência. Eles estariam feridos. Um deles estava de posse do celular da policial que havia sido feita refém. Cerca de dez viaturas se deslocaram, no início da noite, para o local onde os dois criminosos estavam.

*Mais detalhes em instantes. Sujeito a atualização.

Casal “pedindo ajuda” engana ouvintes e emissoras no Ceará


Francisco Gleydson Santos, sua esposa Tainá Kelly Sousa, 18 anos, e seu filho de apenas 7 meses, foram a Rádio Campo Maior em Quixeramobim no último dia 16 de junho e relataram terem chegado ao município no dia 14 após receberem uma promessa de emprego no município.

De acordo com o relato do casal, um homem identificado por Kelton Gadelha, que costumava frequentar há cerca de dois anos a comunidade de Recanto, em Ipu, onde o casal residia, teria prometido aos dois um emprego de zeladores em sua suposta fazenda no município de Quixeramobim.

“Antes chegar aqui liguei para ele e perguntei se eu vinha só e depois quando ele fosse à Ipu traria minha esposa, mas ele disse que eu podia vir com minha família. Ele me ofereceu um salário mínimo e uma casa para morar na fazenda. Eu estou desempregado e precisando sustentar minha família.
Acabei aceitando”, disse Gleydson durante o apelo realizado aos ouvintes.

Logo que a história foi relatada por ele, que inclusive chegou a chorar na recepção da emissora, diversos ouvintes e até mesmo funcionários se mobilizaram para contribuir financeiramente na compra das passagens para que eles pudessem retornar à Ipu. “O pior de tudo é que estavam com a criança, foi o que me motivou a ajudar”, chegou a relatar uma ouvinte.

Nesta quinta-feira, 30 de junho, a reportagem foi informada que o mesmo casal com a criança estiveram na Rádio Atitude FM, de Itapajé, expondo a mesma história, mas como o diretor da emissora já tinha tomado conhecimento do apelo através de uma matéria publicada no blog Quixeramobim Agora, foi solicitado que eles se retirassem da emissora.

Como se não bastasse, em um levantamento realizado pelo blog pelo menos mais sete emissoras, sendo outra de Quixeramobim, uma de Quixadá, Sobral, Aracati, São Gonçalo do Amarante, Russas e Beberibe, respectivamente, também foram visitadas pelo casal para realizarem o apelo narrando o suposto episódio.

A atitude do casal revoltou radialistas e populares que foram enganados com a história. De acordo com a advogada Liliane de Siqueira Saraiva, o caso pode ser classificado como estelionato e que deve ser apurado pelas autoridades policiais a fim de evitar novas vítimas: “A princípio, a conduta praticada pelo casal se configura como crime de estelionato, pois o mesmo está enganando as pessoas para obter vantagem, seja em dinheiro ou produtos. Para esse tipo de crime, a pena de reclusão estipulada é de um a cinco anos, mas para isso é fundamental que as vítimas registrem a ocorrência na Delegacia. Agora, pela forma como eles agem, pela lábia que usam, a desfaçatez, a frieza e o poder de convencimento que apresentam, é possível que pratiquem outras condutas criminosas, o que deveria ser investigado”, disse.

Blog Quixeramobim Agora

Sargento morto em confronto com bandidos, em Quixadá, estava em seu último dia de serviço

Sargento da Polícia Militar do Ceará,
Francisco Guanabara Filho, de 50 anos, foi morto
nesta quinta-feira (30), durante confronto com
bandidos em Quixadá.

O Sargento da Polícia Militar do Ceará, Francisco Guanabara Filho, de 50 anos, foi morto nesta quinta-feira (30), durante confronto com bandidos em Quixadá. O militar havia dedicado três décadas da sua vida à corporação da PM, ao Estado, à segurança dos cidadãos e à paz social. Hoje sua vida chegou ao fim de forma brutal, através de tiros de fuzil.

O que torna ainda mais impactante a notícia da morte do Sargento Guanabara é que ele estava em seu último dia de serviço. Estava prestes a entrar para a reserva. Nesta sexta-feira (01/07), ele teria folga e, a partir de segunda-feira (04), estaria de férias com perspectiva de entrar, ao final dela, na reserva. Seu último dia de serviço nos quadros da PM, porém, foi também seu último dia de vida.

Sem dúvida alguma, um herói do Ceará. Trabalhou incansavelmente pelo bem-estar da sociedade e, quando esta estava para lhe retribuir com o devido descanso, a brutalidade da bandidagem ceifou-lhe a vida. Triste, mas também inspirador. O exemplo de apego à profissão, sua dedicação ao trabalho e disposição para defender o que é correto devem, com certeza, motivar a todos a trilhar o caminho da honradez, da justiça e da cidadania.

Monólitos Post

Mais de 100 policiais caçam quadrilha que matou três PMs em Quixadá


Cerca de 100 policiais militares, com o apoio de um helicóptero e dezenas de viaturas, prosseguem nas buscas à quadrilha de assaltantes de bancos e carros-fortes que, no fim da tarde desta quinta-feira (30), matou três PMs, baleou outro e sequestrou mais dois numa viatura do Ronda do Quarteirão. O cerco se concentra entre as regiões do Sertão central e do Vale do Acarape. Segundo a Perícia Forense, os três militares foram executados com tiros de fuzil na cabeça. Neste ano, 15 policiais foram mortos no Ceará.

A última informação quanto ao cerco revela que após os ataques em Quixadá (a 154Km de Fortaleza), onde os militares foram mortos, baleados e sequestrados, os criminosos seguiram em fuga em direção ao vizinho Município de Ibaretama e de lá chegaram ao Distrito de Caio prado, já em Itapiúna, onde roubaram um micro-ônibus e um Fiat Strada vermelho, na localidade de Juazeiro dos Galdinos.  De lá, seguiram, finalmente, para a zona rural do Município de Ocara. É nesta área onde a caçada recomeçou nesta manhã de sexta-feira.

Primeiro tiroteio e mortes

Era por volta de 17h30 de ontem, quando policiais militares do 9º BPM (Quixadá) teriam recebido a informação, via telefone 190, de que bandidos fortemente armados estariam circulando pelo Distrito de Juatama, a cerca de 18 quilômetros da sede do Município,  em uma caminhoneta modelo Renault Duster, branca. A informação inicial era de que a quadrilha estaria pronta para o ataque a um carro-forte.

Rapidamente, foram despachadas para atender à ocorrência as patrulhas da Força Tática de Apoio (FTA) e  a RP-1442. A primeira seguiu em direção à Juatama e a segunda teria ficado posicionada na estrada para, no caso de uma fuga, interceptar os criminosos. E foi o que aconteceu.

Ao se deparar com a equipe da FTA, os assaltantes abriram fogo. Os três militares que estavam na patrulha foram atingidos por tiros de fuzil. O sargento Francisco Guanabara Filho e o cabo Joel morreram ainda no local do confronto. Já o soldado Antônio Filho ainda foi socorrido ao Hospital Eudásio Barroso, em Quixadá, onde também faleceu.

Na fuga, os bandidos se depararam com a segunda viatura da PM, onde estavam o sargento Campos e dois jovens PMs, entre eles, a soldado Michelle.

Segundo tiroteio e PMs reféns

Houve novo confronto e o sargento Campos recebeu um tiro de fuzil na perna esquerda. Ele foi deixado na estrada, enquanto os ladrões renderam e desarmaram os dois soldados, que foram tomados como reféns e levados pelos assaltantes na própria viatura.

Na fuga em direção a Ocara, os ladrões tomaram de assalto uma Hilux prata, libertando os dois PMs e abandonando a RP-1442.  Cerca de meia hora depois, os dois militares que haviam sido feitos reféns foram localizados por colegas da patrulha 2015 do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e  levados de volta a Quixadá. Não estavam feridos, mas muito abalados psicologicamente, fardas rasgadas e desarmados. 

Site Miséria

Procon apreende pipoca vencida há 16 anos sendo vendida na Paraíba


Seis embalagens de uma marca de pipoca com o prazo de validade vencido há 16 anos foram apreendidas em uma fiscalização do Procon municipal de Patos, no Sertão paraibano. Mesmo estando estragados, os produtos ainda estavam à venda em um mercadinho na zona rural entre os municípios de Patos e Santa Gertrudes. Segundo o Procon, em menos de dois meses o órgão já apreendeu 2,5 toneladas de produtos fora da validade em estabelecimentos da cidade.

De acordo com o secretário do Procon de Patos, Maurício Alves, a validade das pipocas apreendidas era do dia 30 de abril de 2000. As fiscalizações começaram no dia 6 de maio deste ano.

Até a quarta-feira (29) cerca de 130 estabelecimentos já foram fiscalizados entre supermercados, mercadinhos, panificadoras e distribuidoras. Neste período, a maior apreensão aconteceu em um supermercado da cidade de Patos, onde foram encontrados 50 quilos de carne estragada, segundo o Procon.

Ainda segundo Maurício Alves, outra apreensão que gerou preocupação ao órgão foi a de vários produtos de laticínios que estavam sendo vendidos em lojas de conveniência. “Isso é muito preocupante porque estes produtos são geralmente consumidos por crianças e idosos.”, destacou Maurício Alves.

Os donos dos estabelecimentos flagrados com irregularidades foram notificados pelo Procon e receberam multa de até R$ 7,2 mil. O secretário do Procon destacou que os clientes devem ficar atentos ao prazo de validades dos produtos no momento da compra e denunciar irregularidades.

G1

Agência bancária é arrombada em São João do Jaguaribe


Nesta quinta-feira, dia 30, por volta das 6h46min, a PM foi acionada via 190, que a agencia do Banco Bradesco que fica situada na rua Pedro Paulo, São João do Jaguaribe tinha sido violada, de imediato os policiais foram ate o local e constataram a veracidade do crime, os criminosos quebraram a vidraça da porta e danificaram o caixa eletrônico e entraram para dentro da agencia, mais segundo o gerente nada foi levado e o mesmo ainda informou que não havia câmeras, não possui alarmes e o sensor do caixa eletrônico estava com problemas. Durante as diligencias foi encontrado um veiculo VW GOL CITY MCS, ANO 2015, DE COR BRANCA, DE PLACA: PMY-3727, Cascavel-CE, com queixa de roubo, incendiado na CE 377 nas proximidades do Sitio lima, zona rural deste município, estão sendo feitos diligencias, mais ate o momento nada encontrado.

Com Informações do 1ºBPM

Ariosto Holanda debaterá o Papel das Universidades no Desenvolvimento Regional


O deputado federal Ariosto Holanda (PDT) participará, nesta quinta-feira, em Brasília, como membro do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), de discussão sobre o papel das universidades no desenvolvimento regional. O evento, proposto pelo deputado Vítor Lippi (PSDB-SP), terá palestra de Paulo Roberto Haddad, ex-ministro da Fazenda, sobre “Modelo integrado de desenvolvimento regional: ciência e tecnologia”, às 9 horas, na Sala de Reuniões da Mesa.

O nome de Paulo Haddad foi sugerido por Ariosto Holanda. A discussão visa fortalecer estruturas de planejamento, propondo metodologias que auxiliem as universidades na articulação com diversos parceiros públicos e privados, a fim de incentivá-las na realização de projetos que fortaleçam as economias regionais.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é o mesmo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, cuja criação foi proposta por Ariosto Holanda à Mesa Diretora da Câmara, agora sob nova denominação. A agenda faz parte de estudo proposto e relatado por Vitor Lippi e pretende ser uma referência para o debate nacional. A ideia é desenvolver projetos que possam agregar valor às produções locais, fortalecendo as cadeias e arranjos produtivos, melhorando a qualificação profissional e incentivando o empreendedorismo e as competitividades regionais.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Renata Dantas foi a melhor colocada em todo o Brasil no concurso do INSS


O último concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 20 de junho, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga. 

Se já é difícil imaginar-se sendo o primeiro dentre 1.304 candidatos, quem dirá sendo o primeiro dentre os mais de 1 milhão de inscritos no concurso.

Difícil, mas não impossível. Pelo menos não para Renata Cordeiro Dantas Holanda. 
Inscrita para uma das 15 vagas disponibilizadas pela Gerência Executiva de Fortaleza, no Ceará, Renata liderou não só a lista de aprovados em sua região, mas também a relação de aprovados em todo o país. Não foi à toa que ela cravou 116 pontos em uma prova com 120 questões, na qual cada acerto valia um ponto e cada erro anulava um acerto.

Como ela conseguiu isso? Você descobrirá no depoimento abaixo, dado pela aprovada com exclusividade ao JC. Um ótimo exemplo para quem pretende prestar o concurso INSS 2017, que aguarda autorização para nada menos que 7.051 vagas.

"Eu comecei a estudar disciplinarmente, a partir de março de 2015, para o concurso de AFT (meses antes estudei um pouco, mas não com a mesma disciplina). Fiz o concurso do TCE-CE, em junho de 2015, mas não fui aprovada (fiquei pra lá de 1.200 na classificação). Para esse concurso do TCE não estudei todo o edital, pois não queria sair do foco do AFT, então fiquei estudando as matérias de AFT que coincidiam com as do TCE, resultado: fui muito mal. Em agosto de 2015 fiz o do TCU, mas também não fui bem, eram 30 vagas para Brasília e somente se classificariam 200 para correção das provas discursivas, eu não fiquei entre eles. Assim, percebi que não adiantava fazer concurso dessa forma, estudando somente uma parte do edital, pelo menos para mim não estava funcionando. Portanto. em setembro de 2015, resolvi focar no INSS (focar mesmo, estudei somente matérias que poderiam cair nesse concurso e esqueci as demais matérias de AFT). Estudei intensamente, até a véspera da prova (maio de 2016), praticamente de domingo a domingo, de 6 a 8 horas por dia (nos fins de semana eu estudava até mais que isso). Não foi fácil, foi um período de muita renúncia, o lazer ficou praticamente esquecido, pois quase todo tempo livre foi voltado para os estudos. Estudei pelo Estratégia Concursos e pelo Curso Prime. Fiz meus resumos, que mais parecem livros (o de previdenciário tem mais de 80 páginas e o de administrativo tem mais de 100) e resolvi muitas, muitas, muitas questões mesmo. 

APOSTILA CONCURSO TÉCNICO INSS 

Hoje agradeço imensamente a Deus e à minha maior intercessora, Nossa Senhora, à minha família (especialmente à minha mãe e ao meu esposo, que aguentaram meus estresses, meus choros, meus medos e anseios, mas acreditaram em mim e em nenhum momento deixaram de me incentivar), aos meus queridos amigos (dos quais me afastei muito neste período, mas tenho certeza que entenderam), aos anjos que tenho no céu (acho que fizeram festa com esta vitória, inclusive dois destes amados anjos foram servidores do INSS), a todas as pessoas que torceram, rezaram e oraram por mim (podem ter certeza que foi muita oração e eu acredito demais no poder dela), aos meus queridos professores (não apenas os de agora, mas todos que eu tive ao longo da vida). E aproveito também para agradecer as felicitações de muitos colegas daqui do grupo, muito obrigada!! 

Para concluir, deixo pequenos trechos de duas músicas que eu adoro e que cantei muito nos meus dias de luta:

'Em tempos de guerra, nunca pare de lutar
Não baixe a guarda, nunca pare de lutar
Em tempos de guerra, nunca pare de adorar
Libera a Palavra, profetiza sem parar
O escape, o descanso, a cura
A recompensa vem sem demora!' 

'Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar à espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma há certeza da vitória
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir...'

Então caros colegas, continuemos na luta, o caminho é árduo, mas o sabor da vitória compensa (“tem sabor de mel”, como diz outra música). 

Com força, foco, fé, disciplina e determinação conseguimos atingir nossos objetivos. 

Estou feliz demais com minha aprovação, é um grande sonho que começa a se realizar, para honra e glória de Jesus! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!"

Renata Cordeiro Dantas Holanda, primeira colocada na lista nacional de aprovados no concurso INSS 2016.

Fonte:jcconcursos.uol.com.br

Ex-cortador de cana vira médico em Pernambuco


Jonas Lopes da silva, 30, cortou cana dos 7 aos 15 anos de idade e acaba de colar grau em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira, 29, no Teatro Guararapes, em Olinda.

A dificíl trajetória enfrentada por Jonas até conseguir o diploma foi reconhecida por seus colegas em uma homenagem. Ele foi aplaudido pelos outros formandos durante a colação.

"Não existem vidas comuns. Apesar de termos tantos milagres hoje a contar, a turma 95 escolheu um desses milagres para receber o grau (de médico) em nome de todos nós. Antes de ser estudante de Medicina ele lutou contra a exploração de mão de obra infantil nas usinas de cana-de-açúcar no interior de Pernambuco", disse a oradora da turma Débora Lima.

Em três carros, os pais, os irmãos, cunhados, primos e tios foram prestigiar a conquista do rapaz.

Jonas trabalhava com a mãe cortando e limpando cana-de-açúcar nos engenhos da cidade de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata pernambucana, onde mora com sua família.

"Foi um tempo difícil. Meu pai é pedreiro, somos sete filhos. Ele viajava para outros Estados para arrumar trabalho, enquanto minha mãe cuidava da gente. Se não trabalhássemos, não havia o que comer", conta Jonas em entrevista ao Jornal do Commercio.

A dificuldade financeira não era motivo para que ele e seus irmãos fossem estimulados a estudar.

"Não sou melhor nem pior que ninguém. Apenas corri atrás do que sonhava", enfatiza Jonas.

O POVO Online

Quatro pessoas são vítimas de assalto a mão armada em Russas


Nesta quinta, dia 30, por volta das 12h00min, na rua Prefeito Avelino Estácio de Sousa, bairro Catumbela, Russas-CE, foram vitimas de roubo três homens, primeira vítima de 38 anos, teve tomado de assalto um aparelho celular Samsung, um netbook e R$ 150,00; segunda vítima de 27 anos, de quem levaram um aparelho celular marca Alcatel; e a terceira vítima de 65 anos, de quem levaram a quantia de R$ 300,00. Que as vitimas foram rendidas por dois indivíduos numa moto 150 de cor vermelha, ambos de capacetes e um armado a revolver, que após o assalto se evadiram tomando rumo ignorado.

Ainda nesta quinta-feira, já por volta das 18h40min, na travessa Antônio Gomes de Oliveira, Russas-CE, foi vitima de roubo um homem de 42 anos, que foi rendido por dois indivíduos numa moto CG 150 de cor vermelha, sendo um gordo com uma tatuagem de uma carpa na panturrilha direita, que trajava camisa branca e short jeans e outro magro , moreno, que trajava camisa azul, com faixas horizontais azul escuro e claro, ambos de capacetes, que levaram da vitima um aparelho celular Samsung Gran Prime de cor branca. 

PM’s compareceram nos locais e realizaram diligencias, contudo sem exito.

Com Informações do 1ºBPM

Estado deve pagar R$ 68 mil para comerciante autuado ilegalmente pela Sefaz


O Estado do Ceará foi condenado a pagar indenização moral e material no valor de R$ 68.017,00 para comerciante que foi autuado de forma abusiva e ilegal por fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará. A decisão, proferida na tarde dessa quarta-feira (29/06), é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Segundo a relatora do caso, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, “as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”.

De acordo com os autos, em 12 de julho de 2002, o comerciante recebeu a visita inesperada de um técnico do tesouro fiscal da Sefaz afirmando que as mercadorias (botijões de gás), adquiridas para revenda, eram fruto de roubo. Alegou que o técnico usou do seu poder de fiscalização e o autuou indevidamente, promovendo a apreensão dos produtos e decretando a prisão de maneira ilegal.

Sustentou que o fiscal lhe exigiu a quantia de R$ 1 mil, propondo-lhe ainda reduzir a multa de R$ 8 mil para R$ 2.775,00, a pretexto de livrá-lo dos efeitos da referida acusação, prisão e exação fiscal. Por isso, ajuizou ação requerendo indenização por danos morais e materiais.

Na contestação, o Estado defendeu que a ação fiscal ocorreu de forma lícita, após recebimento de denúncia anônima de que o comerciante negociava botijões de gás, frutos de roubo.

Em 26 de maio de 2011, o Juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza reconheceu a responsabilidade do ente público e o condenou ao pagamento de R$ 18.017,00, referentes ao dano material, e R$ 150.000 de indenização moral.

Inconformado, o ente estatal entrou com apelação (nº 0714621-19.2000.8.06.0001) no TJCE, utilizando os mesmos argumentos da contestação.

Ao analisar o recurso, a 2ª Câmara Cível, por unanimidade, reformou a sentença de 1º Grau, reduzindo o valor do dano moral para R$ 50 mil, acompanhando o voto da relatora. “Julgo necessário reduzir o patamar da indenização moral de maneira ponderada e equilibrada, evitando-se o indesejável desvio do jaez compensatório da indenização, já que esta não pode servir ao enriquecimento sem causa de seu eventual beneficiário”, explicou a desembargadora Maria Nailde.

A magistrada também ressaltou o constrangimento sofrido pelo comerciante. “Ele teve sua honra, moral e dignidade vilipendida em razão dos abusos cometidos pelo agente estatal”, disse.”

Site do TJ/CE

Carlinhos Cachoeira é preso em operação da PF

Considerado chefe da organização criminosa, Cachoeira comandava empresas fantasmas que mantinham contratos falsos com a Delta ( Foto: Agência Câmara )

Rio de Janeiro. A Polícia Federal prendeu, ontem, Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e mais três suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção que lavou R$ 370,4 milhões em recursos públicos federais. 

Quinto alvo da operação e apontado como chefe da quadrilha é Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta Construções, que é considerado foragido - está, possivelmente, na Europa, segundo a PF. A empreiteira e 18 empresas de fachada que serviam a ela são apontadas como parte da engenharia montada para lavar o dinheiro.

A Operação Saqueador, planejada pela PF e pelo Ministério Público Federal, apurou que o esquema fraudulento montado em torno da Delta resultou no desvio de verbas destinadas a obras entre 2007 a 2012. São obras superfaturadas ou que sequer foram realizadas. Segundo os investigadores, servidores públicos e políticos receberam propinas da empreiteira.
Foram identificadas três organizações que agiam em conjunto: uma dentro da Delta, outra liderada por Adir Assad e Marcelo Abbud, donos de empresas fantasmas, e uma terceira por Cachoeira, também proprietário de empresas do gênero. Cachoeira e Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta, foram presos em Goiânia. Assad e Abbud em São Paulo.

Cavendish embarcou no último dia 22 do Rio para a Europa. Ele será procurado com a ajuda de Interpol. Ontem, a PF chegou a procurá-lo em seu apartamento, de frente para a praia do Leblon, no Rio. No imóvel, os agentes apreenderam um cofre.

Mais 18 pessoas 14 funcionários da Delta, duas sócias de empresas de fachada e dois contadores - foram denunciadas pelo MPF como operadores do esquema. Todos pelos mesmos crimes: lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

A PF foi aos endereços indicados como sedes das empresas de fachada, com as quais eram firmados contratos fictícios, e encontrou um consultório de dentista em Santana de Parnaíba (SP) e uma loja de material de construção na capital paulista, além de residências e áreas descampadas. As empresas emitiam notas fiscais frias, “limpando” o dinheiro. Depois, os valores eram sacados em espécie para o pagamento de propinas, disse o procurador Leandro Mitidieri, autor da denúncia. As notas frias eram expedidas para a Delta e outras empresas corruptas.
Entre as obras da Delta que constam da denúncia está a do Parque Aquático Maria Lenk, construído no Rio para o Pan Americano de 2007 com dispensa indevida de licitação, e que agora será usado ma Olimpíada. Cavendish chegou a ser condenado a quatro anos e meio de prisão em regime semiaberto pelo desvio dessa verba, em 2013. No Rio, o empresário matinha relação com o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), que não é alvo da operação. 

Os advogados de Cachoeira e Abreu afirmaram que só vão se pronunciar quando tiverem mais detalhes sobre as denúncias. Os representantes de Assad e Pereira Neto disseram que vão pedir à Justiça que eles respondam em liberdade. Já a defesa de Cavendish se disse “estarrecida” com a prisão”.

Diário do Nordeste