-->

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Suspeitos de homicídio são capturados ao tentar fugir pelo Rio Ceará


Cinco pessoas foram detidas em uma operação da Polícia Civil com apoio do Serviço Reservado da PM e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), naPraia de Iparana, em Caucaia. Dois dos suspeitos tentaram fugir pela água, no encontro do Rio Ceará com o mar, mas foram capturados com ajuda de uma aeronave da Ciopaer.

De acordo com um policial civil que participou da operação, na noite de ontem, um grupo armado saiu da Iparana e matou uma pessoa e feriu quatro na Rua Monsenhor Rosa, no Tirol. “Pegamos a informação sobre a localização dos envolvidos no crime e montamos a ação”, contou o inspetor. Na tarde desta quarta-feira (12), quando perceberam a aproximação das equipes, os suspeitos tentaram fugir entrando na água no encontro do mar com o Rio Ceará. 

No entanto, com o apoio do helicóptero da Ciopaer, que deu voos rasantes, eles foram obrigados a nadar de volta para a margem onde foram rendidos por policiais civis. Em uma busca na casa de um dos homens os policiais encontraram um tablete de maconha pesando aproximadamente um quilo e uma balança de precisão. Os suspeitos foram levados para o 7º DP (Pirambu).

A operação contou com a participação de equipes do 33º DP (Goiabeiras), 7º DP (Pirambu), 34º DP (Centro), 1º DP (Monte Castelo), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Unidade Tático Operacional (UTO) da Divisão Antissequestro (DAS), equipe do Serviço Reservado da 3ª Companhia do 5º BPM e Ciopaer.

Jornal Vale em Destaque

Bandidos fazem arrastão e roubam tudo de dentro das dependências do conselho tutelar de Quixeré


O plantão policia registrou que na noite de terça-feira (DIA 11) que elementos cometeram um verdadeiro arrastão nas dependências do predou do conselho tutelar de Quixeré levaram CPU. computadores e ate um liquidificador deixaram as conselheiras sem nada Lamentável


LIMOEIRO:PROPRIETÁRIO DO PRÉDIO ONDE FUNCIONA O PSF DO BOM NOME PEDIU A CHAVE POR FALTA DE PAGAMENTO


Proprietário do prédio onde funciona o PSF do Bom Nome pediu a chave por falta de pagamento

Ontem, dia 11/08, a tarde, proprietário do prédio onde funciona o PSF do bairro Bom Nome, localizado na Rua Francisco Holanda com Lopes Maranhão, pediu a chave do prédio e só abre quando colocar em dia os 4 meses atrasados.

Antes de fechar o prédio, o proprietário esperou que todos os pacientes fossem atendidos.

Fonte: Tom Gurgel


PROFESSORES DE QUIXERÉ PODERÃO ENTRAR EM GREVE NESTA SEXTA-FEIRA 14


O Sindicato dos Servidores Público de Quixeré Sintsemq poderá deflagar greve na rede municipal de ensino, caso o executivo continue sem dar nenhuma resposta satisfatória. Para o Sindicato a administração atual não abre canal de diálogo satisfatório, emperrando as negociações dos servidores com o executivo. Já demos prazo suficiente para que acontecesse esse diálogo para que nossos direitos sejam respeitados. 

Diante desse impasse convocamos os pais de alunos e toda comunidade Quixereense para uma audiência pública e uma assembléia geral ordinária, onde vamos decidir a deflagração da greve ou não. Agradecemos o apoio dos pais, que estão nos apoiado nessa luta. Eles entenderam a nossa situação e estão nos apoiando. 

A escola de Água Fria e Itaitinga nos receberam e nos deram total apoio nessa luta. Por isso, convidamos toda a comunidade escolar para comparecer dia 14 sexta-feira na Câmara Municipal de Quixeré às 09:horas para uma audiência pública. Contamos com o apoio de todos os vereadores a nosso favor, porque o povo já está do nosso lado.

Fonte: Redação J. Honorato


Estabelecimento comercial foi assaltado em Russas


Nesta terça-feira, dia 11, por volta das 11h, na Tv. Gonçalves, a Mercearia do Seu Luiz, foi alvo de um roubo praticado por dois indivíduos usando capacetes, e armados, que chegaram no local em uma moto de cor preta, renderam a pessoa de Veronica Da Fonseca Santiago, 55 anos, e levaram uma quantia em dinheiro cujo o valor não foi informado, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.


Mudança na correção do FGTS pode afetar financiamento do Minha Casa Minha Vida


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem (11/08) o projeto que muda a forma de correção do FGTS. A proposta, defendida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já corria em regime de urgência e estava na pauta de votação do plenário, mas a aprovação pela CCJ reduz os trâmites quando ela for analisada. A expectativa é que ela seja votada hoje ou na próxima semana.

Com a proposta muda a fórmula de correção do FGTS — apenas para os novos depósitos — o governo é contra a medida, pois poderia afetar o financiamento do programa Minha Casa Minha Vida.

A Câmara também rejeitou ontem a inclusão das carreiras de auditores da Receita e do Trabalho entre aquelas que terão seus salários vinculados aos dos ministros do Supremo. A decisão ocorreu durante a votação das propostas de alteração à PEC 443, aprovada em 1º turno na semana passada, que prevê aumento do teto salarial para as carreiras da Advocacia Geral da União, procuradores estaduais e municipais e delegados das polícias Federal e Civil.

O texto ainda tem de ser votado em segundo turno na Câmara — não há previsão — e passar pelo Senado, também em dois turnos.

Na semana passada, o plenário já havia rejeitado uma emenda mais abrangente que incluía no projeto original outras quatro categorias: auditores da Receita Federal e do Trabalho, peritos da Polícia Federal e defensores públicos.

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), respirou aliviado com o resultado da votação. Para o petista, com a retomada do diálogo por parte da presidente Dilma, a Câmara deu ontem um primeiro “sinal positivo”. Na semana passada, o governo foi derrotado por 445 votos favoráveis, inclusive de deputados do PT e da base. Ontem, Guimarães tentou evitar a inclusão de novas categorias na PEC e afirmou que o governo está disposto a negociar com os grupos.

— O governo é o patrão, não concordamos com a vinculação constitucional das carreiras como estão circunscritas nessa PEC. Trabalhadores e empresários estão fazendo sacrifícios em prol do ajuste fiscal e essa PEC vai dar uma mensagem muito ruim para o Brasil. Por isso, tínhamos pedido tempo para negociar com as categorias — ponderou.

Diversos deputados que votaram favoravelmente à PEC na semana passada se posicionaram contra a inclusão das categorias. A explicação recorrente foi que, se a PEC for ampliada em demasia, pode inviabilizar os aumentos para todas as categorias.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou, semana passada, que só irá concluir a votação depois que estiver promulgada proposta que obriga repasses para estados e municípios quando houver criação de despesas para esses entes. Cunha teme que os aumentos salariais “quebrem” as prefeituras e governos estaduais.

Com informações do O Globo


Proprietários de tratores ainda não receberam o pagamento desse ano do programa Hora do Trator

Proprietários de tratores podem fazer um “tratoraço” em Limoeiro do Norte porque não receberam o pagamento do programa Hora do Trator referente ao ano de 2015.


Blog do Tom Gurgel



Passagem molhada do jardim de São José as escuras

Passagem de Russas no Jardim de São José está as escuras há vários dias, pois a iluminação pública encontra-se com as lâmpadas queimadas. Moradores cobram uma solução por parte de órgãos competentes do Município.







IML do Vale do Jaguaribe será construído em Russas


Um dos sonhos mais acalentados pela população do Vale do Jaguaribe é sem dúvidas a implantação de uma central regional do Instituto Médico Legal (IML), para que as famílias possam receber o mais breve possível o corpo dos entes queridos, que de qualquer razão perdeu a vida, e dispor de mais tempo para prestar as últimas homenagens, aqueles que na maioria das vezes muito fizeram por nós.

Sendo alvo de disputa entre os políticos das cidades de Limoeiro do Norte e Russas, que mediam prestígio com o governo do estado para sedias o IML, já que no governo passado foi prometido para o Vale do Jaguaribe. Enfim o governo se decidiu e já autorizou a construção de uma regional da Perícia Forense no município de Russas, beneficiando toda à região, independente de onde seja montada a estrutura física.

A ferramenta de segurança pública do estado deverá reunir órgãos importantes para a sociedade, como: IML, Perícia Criminal, Identificação Humana e Perícias Biométricas dando além de o mínimo de conforto as famílias ilutadas, mais credibilidade aos laudos periciais.

Em Russa, o IML como é mais conhecido, ficará localizado na Avenida Antônio Cordeiro Neto, por já dispor de acesso favorável e entrada e saída pela BR 116 (Rodovia Santos Dumont). O inicio da construção está previsto para a primeira semana de setembro, a empresa ganhadora da licitação para construção do prédio foi a Construtora Limitada, com sede em Limoeiro do Norte e de propriedade do engenheiro Civil Dr. Ítalo Maia.

TV Jaguar


Tauá: Filho arranca parte da orelha do pai com uma mordida


O agricultor Francisco Veríssimo da Franca, 75 anos, conhecido por "Branco Amaro", morador da localidade de Poço da Onça, no Distrito do Carrapateiras, teve parte da orelha arrancada pelo próprio filho, durante uma desavença entre ambos, na noite do sábado (08) na citada localidade.

A vítima registrou boletim de ocorrência na Delegacia, informando que na véspera do dia dos pais, ele e o filho de nome Paulo Cândido da Franca, 36 anos, entraram e atrito e em meio à confusão o filho o agrediu com uma mordida na orelha arrancando parte do tecido cartilaginoso. Segundo o agricultor, o filho estava sob efeito de álcool.

Uma equipe do Pró-Cidadania foi ao enviada ao local com o objetivo de conduzir o acusado à Delegacia, para a realização do procedimento cabível ao caso. A vítima foi encaminhada ao IML para a realização do exame de corpo de delito.

Rádio Difusora


Liro discute com Balhmann a situação partidaria do seu grupo em Russas

Atualizado 12:20

O ceramista Francisco de Assis Paz Rebouças(PSB), popularmente conhecido por Liro Paz, foi recebido na ultima segunda-feira(10) pelo deputado federal Antônio Balhmann(PROS),assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, quando conversaram sobre política.

Liro busca orientação para uma possível nova filiação sua e de pessoas do grupo do qual faz parte que antes tinha como figura principal o ex-vereador Aureliano Ribeiro, que também aguardava o momento de filiação, visto que tinha deixado o PMDB e estava sem partido.

Aureliano deveria assumir o PROS, de acordo com proposta feita por Ciro Gomes, ainda durante a campanha para governador, que elegeu Camilo e que teve o ex-parlamentar e todo o seu grupo como apoiadores no 2º turno.
O cenário confuso nacionalmente que pode fazer até os Ferreiras Gomes deixarem o PROS, ainda vem causando indecisão em Russas. 


Diante do impasse Liro buscou Balhmann o amigo de longas datas, para se situar no atual cenário político, para tomar a decisão acertada, principalmente para se manter próximo do bloco de sustentação do governador Camilo Santana(PT).

Liro Paz é uma das várias opções da oposição para a disputa das eleições municipais de 2016, mas ele acredita que a união predominante do momento, sem ainda se discutir nomes, para evitar o erro da eleição passada, deverá nortear as ações do bloco de oposição.

O nome de Liro sempre é lembrado a cada pleito, o que não será diferente no ano eleitoral que se avizinha, mas segundo ele mesmo insiste, primeiro passo é unificar cada vez mais a base de oposição, e que o nome seja aquele que mais represente a todos e principalmente que tenha maior aceitação popular.

Sobre se pode ser ele o candidato, Liro deixa claro que não tem vaidades, mas como sempre foi, estará a disposição do grupo para caso seja o escolhido de maneira consensual.

Durante a visita Liro estava acompanhado pelo filho, Nathan Matos, seu sobrinho, Justo Alexandre, Miltomar Bezerra, Marcelo Abreu e advogada Ticiana Sampaio.


Com Informações de Ricardo Torres
Fotos Miltomar Bezerra


Trem de carga se choca em ônibus que levava trabalhadores


Um trem de carga e um ônibus chocaram-se na noite desta terça-feira, dia 11, no Km 03 da CE 422, em São Gonçalo do Amarante. Segundo informações do Hospital Geral Luiza Alcântara Silva, unidade de saúde do município, três ambulância foram direcionadas ao local do acidente para atender as vítimas. De acordo com as primeiras informações, nove pacientes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pecém. Três foram encaminhados para o hospital de Caucaia, com suspeitas de fratura e escoriações. Até a postagem dessa matéria felizmente nenhum óbito havia sido registrado.

Segundo relatos, o ônibus passava por trás do trem, quando a locomotiva deu a ré e bateu no ônibus, que caiu em uma ribanceira. O trem de carga transportava cimento e seguia de Sobral para o Porto do Pecém. Conforme informações dos funcionários do Hospital Luiza Alcântara Silva, a unidade foi acionada por volta das 21:45 horas e nos inúmeros pedidos de socorro, testemunhas do acidente afirmavam que o trem havia colhido o ônibus no momento da travessia do trilho. As ambulâncias direcionadas ao local seguiram, posteriormente, para a UPA do Pecém.




Pesquisa mostra que 30% dos trabalhadores cearenses não têm carteira assinada


De acordo com estudo realizado pela Secretaria  do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) divulgado nesta terça-feira (11), em cada dez trabalhadores cearenses, três não têm carteira assinada.

As contratações ilegais foram mapeadas no ano de 2014. Os dados revelam que em 2014, cerca de 1,4 milhão de pessoas trabalharam sem carteira assinada nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

A pesquisa detecta também que o Ceará é o segundo estado, ao lado de Sergipe, com maior proporção de assalariados sem carteira de trabalho assinada, perdendo somente para a Paraíba que registra 21,1%.

O secretário Josbertini Clementino diz que a STDS tem consciência do problema que existe no estado.”Por isso estamos realizando uma ação específica que deve combater essa prática. O problema é danoso e é ruim para o trabalhador. Por isso, o governo faz ações importantes para que o trabalhador passe a ser protegido”, disse.

Ceará Agora


Bombeiros fazem parto de emergência em Iguatu


Militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram um parto de emergência durante a manhã de hoje (11), em uma casa na Avenida José Severo, Bairro Brasília, no município de Iguatu.

Os militares receberam uma ligação, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), às 7h45min e após três minutos chegaram à residência onde encontraram a gestante Janaina Ferreira da Silva (19), já em processo de parto.

Os bombeiros realizaram os primeiros procedimentos assim que chegaram à casa. “Quando chegamos, a mãe já estava em trabalho de parto e fizemos o auxílio com a parte de aquecimento e aspiração do recém nascido, além do controle de temperatura da mãe, e logo em seguida conduzimos todos ao Hospital Regional”, disse o Cabo Filho, um dos bombeiros que realizou o atendimento. Segundo o Cabo, os bombeiros recebem treinamento para esse tipo de ocorrência e como devem se comportar nessas situações.

O pai do bebê, que estava bastante nervoso, acompanhou todo o procedimento, e ao final o pai e a mãe, foram tranquilizados pela guarnição que realizou o parto com sucesso. Mãe e filha passam bem.

Ceará Agora


Chacina deixa cinco pessoas mortas no Serviluz


Cinco homens foram mortos na comunidade da Estiva, localizada no bairro Vicente Pinzon, na região próxima a Praia do Futuro. As vítimas estavam em um beco, quando foram surpreendidas por um grupo fortemente armado. O caso ocorreu por volta das 22h desta terça-feira, 11.

De acordo com o capitão Hideraldo Belline, comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), quatro homens encapuzados e fortemente armados, divididos em dois carros - um HB20 preto e um Corolla prata - chegaram ao local e efetuaram os disparos contra as vítimas. Em seguida, eles fugiram.

Os mortos na chacina são: Rafael Guedes, 22 anos; Francisco Maurisma Alves dos Santos, 35, Nonato Pereira Júnior, 32; Emílio de Paula da Costa, 29; e Maurício Casemiro da Silva.

O militar também informou que duas pessoas foram baleadas e socorridas em estado grave ao Instituto Dr. José Frota (IJF). As mortes estão relacionadas com a briga do tráfico de drogas na região.

Até o momento ninguém foi preso. Segundo o capitão, a Polícia ainda não possui a identificação do grupo criminoso que participou da chacina. A Divisão de Homicídios investigará o caso.

O Povo Online


Motoristas contratados das ambulâncias estão pedindo que sejam colocados em dia os salários atrasados


Os motoristas contratados das ambulâncias do município de Limoeiro do Norte, estão pedindo ao Prefeito que sejam colocados em dia os 3 meses de salários atrasados.

Blog do Tom Gurgel

Crime passional: casal é encontrado morto em sua residência

Um casal foi encontrado morto em uma residência no bairro Lagoa Redonda, no início da tarde desta terça-feira, 11, em Fortaleza. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Perícia Forense estiveram no local e constataram que o empresário do ramo de táxi aéreo, Luiz Tadeu Flores dos Santos, assassinou a sua esposa, Célia Mara Monteiro, e depois se matou.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os corpos do casal se encontravam no quarto da residência, localizada na avenida Maestro Lisboa, no bairro Lagoa Redonda.

Os policiais chegaram à residência após o chamado de uma pessoa, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que encontrou os corpos no quarto da casa nesta terça. Após vistoria, a Perícia confirmou que o crime foi cometido na noite de segunda-feira, 10. No quarto do casal, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma marreta.

O POVO Online


Quase nove mil furtos e roubos são registrados no Ceará em julho


No mês de julho, o Ceará registrou 8.981 furtos e roubos. O número foi divulgado nesta terça-feira, 11, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após meses sem a publicação da estatística. Os roubos (Crimes Violentos Contra o Patrimônio-CVP), que somam 4.800, aconteceram mais entre 18h e 23h59min; enquanto os furtos, que totalizaram 4.181 ocorrências, aconteceram em sua maioria entre 6h e 11h59min.

A análise da SSPDS destaca ainda que os dias com mais registros foram a quinta-feira para os roubos (com 17,3% do total) e a quarta-feira (com 16%) para os furtos.Conforme os números, por dia, o Estado teve 289 ocorrências diárias. A pasta não divulgou os dados referentes aos outros meses de 2015 e justificou a demora na divulgação à migração do Sistema de Informações Policiais (SIP) para a plataforma Web, o que estaria gerando inconsistências nas dados.

As ocorrências têm como origem Boletins de Ocorrências, Termos Circunstanciados de Ocorrência e Inquéritos Policiais. De acordo com a SSPDS, no furto não há violência ou grave ameaça, que o difere do roubo, por ser praticado mediante grave ameaça ou violência à pessoa.

FURTOS

4.181

20% entre 0h e 5h59min
24,8% entre 12h e 17h59min
33,7% entre 6h e 11h59min
20% entre 18h e 23h59

13,8% às segundas-feiras
12,4% às terças-feiras
16% às quartas-feiras
15,2% às quintas-feiras
15,7% às sextas-feiras
13,9% aos sábados
13,1% aos domingos

ROUBOS (CVP)

4.800

11% entre 0h e 5h59min
29% entre 12h e 17h59min
26,3% entre 6h e 11h59
33,1% entre 18h e 23h59min
14,6% às segundas-feiras
12,9% às terças-feiras
16,3% às quartas-feiras
17,3% às quintas-feiras
15,1% às sextas-feiras
12,4% aos sábados
11,3% aos domingos

O POVO Online