-->

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Operação do MP prende oito por fraude no transporte escolar de Itarema


O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou nesta terça-feira (4) a operação “Carroça”, que resultou na prisão de oito pessoas, entre agentes públicos, proprietários e empregados de empresas prestadoras de serviço de transporte escolar para a Prefeitura de Itarema. Eles são acusados de vários crimes, incluindo fraude em licitações, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. As prisões ocorreram nos municípios de Itarema, Hidrolândia, Nova Russas e Fortaleza. Os trabalhos são coordenados pela promotora de Justiça Mayara Muniz, da comarca de Itarema, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e equipes da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado (PEFOCE). Eles concederão entrevista coletiva daqui a pouco, às 14 horas, na sede da Promotoria de Justiça de Itarema.

Entre os presos, está o secretário de Educação, Edvaldo Braga Monteiro, que também foi afastado. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Itarema e nas residências dos investigados, incluindo o vereador José Everardo Marques Alves (vulgo “Dadá”), envolvido no esquema de apadrinhados políticos para a prestação do serviço de transporte escolar no Município.

De acordo com as investigações, a Prefeitura realizou uma licitação para contratar veículos como ônibus e micro-ônibus, contudo, o serviço é prestado em carroceiras de pickups e outras conduções inadequadas. A apuração mostrou que a empresa contratada não dispõe dos veículos apropriados e subcontrata irregularmente pessoas que possuem simpatia política com a gestão municipal. Além disso, a empresa utilizou documentos falsos no procedimento licitatório, no intuito de comprovar a sua habilitação técnica para a prestação do serviço.

O esquema criminoso ocorre desde 2013, início da gestão do atual prefeito, e as investigações tiveram início depois de denúncias de pais de alunos relatando as péssimas condições em que os estudantes são transportados. Os veículos não apresentam as mínimas condições de segurança  e alguns dos condutores sequer possuem habilitação, o que coloca em risco a integridade dos estudantes. No início deste ano, por exemplo, um veículo que prestava o serviço de transporte escolar de forma irregular chegou a tombar, causando ferimentos aos alunos da localidade de Angico (Itarema).

Ceará Agora


Prefeito e esposa são assassinados no interior de Goiás


Goiânia - Foram encontrados na manhã desta terça-feira, 4, os corpos de Daniel Antônio de Sousa (PTB) e da esposa, Elizeth Bruno de Barros, prefeito e primeira-dama de Matrinchã, no interior de Goiás. O casal foi morto a tiros na entrada da chácara onde residia. Os corpos foram arrastados para o interior da casa.

O autor do duplo homicídio ainda não foi identificado pela Polícia Civil que aguarda o final da perícia técnica, na tarde desta terça, para definir os rumos da investigação. Mas já se fala em desavença política ou financeira como as principais hipóteses. Daniel era investigado pelo Ministério Público. A população ficou chocada e o comércio fechou as portas.

Estadão


Dilma Rousseff sinaliza inauguração de transposição do São Francisco


Em um churrasco oferecido aos líderes e presidentes de partidos no Palácio da Alvorada, na noite desta segunda-feira (04/08), a presidente Dilma Rousseff fez um discurso otimista. Prometeu buscar o diálogo com todas as forças políticas e com o setor produtivo. E para animar a base, fez promessas grandiosas.

— A presidente disse que dentro de dois meses vai entregar os primeiros 39 quilômetros da transposição do Rio São Francisco. E até 2016 vai entregar a obra toda, concluída. Isso é uma notícia maravilhosa para o meu Nordeste. Também anunciou que logo estará fazendo as concessões na área de infraestrutura para dividir a crise com o setor privado — comemorou o líder do PP, senador Benedito de Lira (AL).

A presidente Dilma também pediu que os aliados enfrentem as pautas difíceis que serão colocadas na volta do recesso, com “altivez”.

— Da estabilidade fiscal eu não arredo o pé. Não quero que votem como carneirinhos, mas, como uma base corajosa em nome e para o Brasil — apelou Dilma.

Com informações do O Globo


José Dirceu será transferido hoje à tarde para Curitiba


Preso na manhã desta segunda-feira (03/08) na 17ª fase da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu deve deixar a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília por volta das 12h45 de hoje (04), com destino a Curitiba. De acordo com a PF, a previsão é que o ex-ministro chegue à capital paranaense por volta das 16h. O voo está programado para sair às 14h.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, pediu nessa segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal a transferência de Dirceu para Curitiba, onde estão concentradas as investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras. A ida foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

A defesa de Dirceu ainda tentou evitar a transferência, mas o pedido foi negado. Para o advogado do ex-ministro, Roberto Podval, a decisão foi equivocada e Dirceu está sendo usado como “bode expiatório” no processo. “A prisão foi para dar um exemplo, e não pelos fins de uma prisão preventiva”, disse o advogado.

Com informações da Agência Brasil

Casal é preso com armas e munições no São João do Tauape


Um homem de 19 anos e uma mulher de 23 anos foram presos na noite do último domingo, 8, portando duas armas de fogo, munições, além de uma pequena quantidade de entorpecentes. Ícaro Matheus Pereira de Abreu e Andréia Silva de Oliveira foram detidos no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. 

Segundo a Polícia Militar, o casal foi abordado quando estava em uma motocicleta, trafegando na avenida do Canal. Após abordagem, a PM apreendeu uma pistola calibre 380, com 14 munições intactas, e um revólver calibre 38, também municiado. 

Eles estavam em alta velocidade, o que chamou atenção dos policiais do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio). Os dois foram encaminhado ao 34° Distrito Policial, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo. Andréia ainda recebeu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso de drogas.

O POVO Online


Policial militar reage à tentativa de assalto


Uma dupla de assaltantes tentou roubar um policial militar na madrugada desta terça-feira, 4, no bairro João XXIII, em Fortaleza. Os criminosos efetuaram disparos que atingiram o portão de uma casa e fugiram em seguida. O PM não ficou ferido.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o caso foi registrado às 1h51min. Ninguém foi preso até a manhã desta segunda-feira, 4. O POVO Online entrou em contato com os policiais do 27° Distrito Policial, no bairro João XXIII, mas nenhum Boletim de Ocorrência sobre a tentativa de assalto foi registrado. 

Na última sexta-feira, 1°, um subtenente da PM foi assassinado com quatro tiros quando tentava impedir a fuga de um assaltante, no Centro de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Civil, Jessé de Moura estava de folga, à paisana, e passava pela avenida Tristão Gonçalves quando ouviu gritos de socorro por causa de um assalto a uma ótica.


O POVO Online


OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE SEGUNDA PARA TERÇA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 03 PARA O DIA 04 DE AGOSTO DE 2015

HOMICÍDIO À BALA EM QUIXERÉ
Nesta Segunda(03), às 14h30min, no sitio Boqueirão zona rural de Quixeré foi vítima de homicídio à bala a pessoa de JOSÉ ERISVANDO DE SOUSA, 27 Anos, natural de Quixeré CE, Agricultor, amasiado, residente no Sitio Água Fria-Zona Rural de Quixeré. A vítima se encontrava acompanhada de dois primos de nomes: Jocimar Fereira de Sousa,  natural de Limoeiro do Norte, solteiro, mecânico, 21 anos de idade, residente na Rua Vicente Rosa, 708, centro, Lagoinha e J F S, menor de idade , natural de Quixeré. E se encontrava no interior do veículo FIAT STRADA de cor PRATA de placas PMY-4800, quando foi seguida por dois indivíduos ocupando uma motocicleta pequena de cor vermelha com preto, os quais passaram a efetuar disparos contra a vítima atingindo-a em várias partes do corpo, tendo a mesma morte imediata. Foi encontrado no local aproximadamente 17(dezessete) capsula de pistola .40, sendo localizados perfurações na região da cabeça, no tórax e na perna esquerda. Os indivíduos de características não identificados, assim como também as características do veículo, tomaram destino em direção à cidade de Russas. Os policiais militares realizaram diligencias na tentativa de prender os acusados, porém até o momento sem êxito.

PRISÃO POR FURTO QUALIFICADO A PESSOAS E FORMAÇÃO DE QUADRILHA EM ARACATI
Nesta Segunda(03), por volta das 03h00min, na Rua Coronel Pompeu-centro-Aracati em frente ao colégio Barão de Aracati, depois de denúncia de um veículo Golf de cor prata em atitude suspeita com 05(cinco) indivíduos, foi abordado o referido veículo Golf 1.6 Sport Line 2010/2010 de cor prata e placas NUQ-0499-Fortaleza-CE, com os seguintes ocupantes: - 1º LEONARDO MAIA GONÇALVES, 30 anos de idade, natural de Fortaleza na Rua Sátiro Dias nº114, bairro Montese-Fortaleza-CE, o qual já respondeu ao Art. 155 Furto 06, ao Art. 157 roubo 10, condutor do veículo, - 2º FRANKLIN SILVA FONSÊCA, 26 anos de idade, natural de Fortaleza e residente na Avenida Expedicionária, nº4717, bairro Montese-Fortaleza-CE, o qual já respondeu ao Art. 155 furto 02, ao Art. 157 roubo 03, Art. 244 01, Art. 288 02, Art. 180 01, - 3º ANTÔNIO JULIO CELESTINO ALVES, 46 anos de idade, natural de Choró-Ce e residente na Avenida Osorio de Paiva, nº5677, aptº 16, bairro Siqueira-Fortaleza-C, - 4º JOSIVAN AIRES DA SILVA, 40 anos de idade, natural de Monte Alegre e residente na Rua 1125,67 4ª Etapa, Conjunto Ceará-Fortaleza-CE, o qual já respondeu ao Art 155 02, ao Art. 157 02 e ao Art. 288 01, - 5º JOSÉ GOMES DA SILVA, 65 anos de idade.  Ao ser revistado o veículo, foram apreendidos os seguintes materiais: - 04 camisas Power System, - 01 som Pioneer Demis 80VB + Pend Drive, - 01 som Pioneer RDS, - 01 módulo Stesom 25K5, - modulo stetson 800w, 01 modulo mks 800w, - 04 cornetas p-405 Selenium, - 02 Twiter hinoy, -01 ciossover stetson,  stk104, - 02 alto falantes hero 1600 rms, - 01 celular LG D227 preto, - 01 celular LG preto 2 chips, - 01 iphone 4s, - 01 relógio touch, -01 relógio dourado, - 01 celular Nokia x2, - 01 celular Nokia x1, - 02 celulares LG dual sim preto, - 01 pen drive 4g kinsston, - 01 carregador portátil external batttry, - 01 tubo de óleo singer, - 02 lanternas, - 07 chaves tends/estrela, - 01 alicate, - 01 varela de 60 cm, - 01 controle de stetson, - 02 chaves falsas, - 01 estilete, - 02 alto-falantes grave target 3k, - 01 lanterna de trânsito, - 01 relógio Ferrari,  -uma quantia de R$ (1.000,00 em cédulas de 100), - (120,00 em cédulas de 20,00), - (120, 00 em cédulas de 10,00), - (300,00 em cédulas de 50,00), - (75,00 em cédulas de 5,00), - ( 24,00 em cédulas de 2,00), - (15 dólares), - (6,00 em moedas de 1,00), - (5,50 em moedas de moedas de 0,50), - (2,25 em moedas de 0,25), - (1,30 em moedas de 0,10), - (1,00 em moedas de 0,5). Adianto-vos que compareceu na USI e reconheceu os objetos furtados: 1ª vitima – ALEX COSTA E SILVA, 30 anos de idade, residente na Rua Duque de Caxias s/nº, casado, comerciante, que foi levado de seu veículo Hyllux – 04 camisas Power System e -01 carregador External Battery, - 2ª vítima – EBERTON OLIVEIRA DE LIMA, 28 anos de idade, solteiro, operador de máquinas, residente na Rua 13 de maio nº 52, bairro de Fátima, que foram furtados de seu Gol de cor preta, placas HYG -3263, os seguintes objetos,  02 alto falantes de 18/3000, 02 alto falantes de 12/1600, 04 cornetão, 02 tuitas, 01 módulo MKS/3000, 01 toca CD Pionner, 01 estétisom 800, 01 estétisom 2KS. 

PRISÃO POR LEI MARIA DA PENHA EM BEBERIBE
Nesta Segunda(03), por volta das 09h45m, na localidade de corrente de Lagoa Funda, em Barracas da Sucatinga, nesta urbe, a viatura da PM deslocou-se para atender uma ocorrência de agressão a idoso, chegando ao local constatou-se a veracidade da denúncia, a agredida era a Sra. MARIA RITA CASUSA, 80 anos de idade em Beberibe, viúva, residente na Lagoa Funda. Que a vítima foi agredida por seu próprio filho, GERALDO MENDES CASUSA, 60 anos de idade em Beberibe, desocupado, residente com a vítima. O mesmo foi preso e conduzido a delegacia de polícia Civil de Beberibe, onde foi feito os procedimentos legais. 

PRISÃO POR CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL EM LIMOEIRO DO NORTE
Domingo(2), por volta das 21h30min, na comunidade de Ilha, Limoeiro do Norte-CE, durante patrulhamento de rotina, realizado pela PM, foi preso por Mandado de Prisão Judicial, expedido pela 3ª vara da comarca de Limoeiro do Norte-CE, a pessoa de Jacson Sousa de Abreu, vulgo ”Fala Fina”, 39 anos de idade, natural do Rio de Janeiro-RJ, o mesmo é suspeito de ser o chefe do tráfico da comunidade de Ilha, Limoeiro do Norte-CE, residente no mesmo local, o mesmo foi encaminhado a DPC  e depois entregue na Cadeia Pública local.

1º BPM


Grupo explode banco em São Luis do Curú; ataque é o 44º no CE em 2015


Um grupo armado explodiu na madrugada desta segunda-feira (3), uma agência bancária no município de São Luis do Curú, a 79 Km de Fortaleza. Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, este é o 44º ataque contra bancos em 2015. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), na ação, os assaltantes trocaram tiros com policiais e em seguida fugiram pela BR -222. Ainda não se sabe a quantia levada.

Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e Comando Tático Rural (Cotar) de cidades vizinhas trabalham em diligências para encontrar pistas que levem aos suspeitos. Até o início da manhã desta segunda-feira, ninguém havia sido preso.

G1/CE


Polícia Civil apreende mais de 50 quilos de drogas em Fortaleza e em Caucaia


Uma operação da Polícia Civil, através da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), resultou na apreensão de mais de 50 quilos de cocaína, maconha e crack, na tarde desta segunda-feira, 3. As drogas foram apreendidas em residências localizadas em Fortaleza e em Caucaia. Dois homens foram presos.

De acordo com o delegado Sergio Pereira, diretor da Divisão, os policiais estavam investigando o tráfico de drogas no bairro Parquelândia, quando localizaram um carro que era alvo da operação. Os policiais deram voz de prisão aos dois homens que estavam no veículo, um Sandero de cor prata, mas os suspeitos empreenderam fuga. 

Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), houve troca de tiros e um dos suspeitos foi preso na avenida Bezerra de Menezes. Ele foi indetificado como Artur Lucas Rodrigues do Carmos, 21 anos, e responde por homicídio e receptação. Com o rapaz, os policiais apreenderam uma pequena quantidade de drogas.

Em seguida, os policiais foram até uma residência no bairro Tabapua, em Caucaia, e apreenderam 25,6 quilos de cocaína e um quilo de crack, que estavam escondidos dentro de um saco de ração e coberto com borra de café para disfarçar o cheiro. Segundo a SSPDS, foi capturado no local Marcos Antonio Castro Farias, 39 anos, que já responde por tráfico de drogas, estelionato, roubo, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, receptação, desacato, ameaça e uso de documento falso.

Após as duas prisões, a equipe da DCTD, partiu com a dupla para uma casa localizada no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. No local, que funcionava como depósito de drogas, os policiais apreenderam 26,7 quilos de maconha prensada e um pé de maconha.

Os dois homens presos foram levados para a sede da DCTD e autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. De acordo com a SSPDS, a Polícia Civil segue investigando a origem da drogas e os demais envolvidos na ação criminosa.

O POVO Online


Prefeitura de Várzea Alegre corta ponto de servidores em greve, diz sindicato


A Prefeitura de Várzea Alegre, na região Centro-Sul cearense, estaria cortando o ponto de servidores em greve no município. A informação é da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), que organiza caravana para esta quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, em apoio à greve dos servidores de Várzea Alegre, que já dura quase 50 dias.

Segundo a Fetamce, os servidores paralisaram atividades em busca de pagamento de pelo menos o salário mínimo para 250 pessoas que tiveram seus salários suspensos. Segundo a Fetamce, sindicatos de diversas regiões do Estado irão aderir à caravana.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre, desde o início da greve há funcionários que ficaram sem remuneração ou mesmo que acessaram apenas o meio salário, de forma parcial. “O apoio chega em um momento determinante para os grevistas, que tiveram o corte arbitrário de seus salários”, diz.

Crise econômica
A reportagem procurou a Prefeitura de Várzea Alegre – através da chefia de gabinete do prefeito –, para comentar o caso, mas não obteve resposta. Em sua página na internet, a gestão afirma que tem passado por "momento de aperto econômico em razão do ajuste fiscal". Na última sexta-feira, a Prefeitura aderiu a protesto de prefeitos contra cortes em repasses federais.

Nesta segunda-feira, o prefeito Vanderlei Freire se reuniu com secretários da Prefeitura para discutir a situação financeira do município. “Com o agravamento da crise, poderá haver novidades no aperto das contas municipais”, diz nota da gestão publicada na página oficial da Prefeitura de Várzea Alegre.

O POVO Online


Dupla acusada de matar universitária é condenada a 100 anos de prisão


Dois homens foram condenados a 100 anos de prisão pelos crimes de roubo e latrocínio (roubo seguido de morte) contra a estudante universitária Barbara Rodrigues de Carvalho,21. O crime ocorreu no ano de 2013, no município do Crato (a 504Km de Fortaleza). 

O juiz Renato Belo Vianna Velloso, da 1ª Vara Criminal da Comarca do Crato (a 527 km de Fortaleza), condenou Dione Oliveira David e Ítalo Ferreira da Silva a 100 anos, totalizando as penas.

 Para o magistrado, “não restou dúvida quanto à autoria dos denunciados nos eventos criminosos, em especial diante do reconhecimento formal realizado no curso do processo”.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o caso foi julgado no último dia 27. O magistrado condenou Dione a 48 anos e oito meses de reclusão. Já o réu Ítalo, foi condenado a 52 anos. Ambos foram condenados pelos crimes de roubo e latrocínio. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado. 

O crime
Segundo os autos (n° 33690-08.2013.8.06.0071), no dia 2 de agosto de 2013, após cometerem vários roubos no bairro Mauriti, naquele município, a dupla atacou uma mulher e tomou o aparelho celular dela. 

Na ocasião, uma amiga da vítima viu a ação criminosa e gritou. Com a reação da moça, Ítalo disparou um tiro contra ela, que não resistiu. Em defesa, os dois acusados negaram o crime. Ítalo alegou que o reconhecimento foi feito de forma precária. Já Dione disse que não foi reconhecido pelas testemunha.

O Povo Online


Justiça suspende Concurso para delegado e inspetor


O concurso da Polícia Civil para delegado de 1ª Classe e inspetor de 1ª Classe foi suspenso pelo desembargador Francisco Sales Neto, até que sejam ajustadas as provas de capacidade física e outros itens dos editais.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), os editais de nº 01/2014 “não previram a adaptação do Curso de Formação aos candidatos portadores de necessidades especiais”.

A decisão do desembargador foi definida no último dia 28 de julho, e divulgada nesta segunda-feira, 3.

Ainda conforme o MPCE, o desembargador atendeu a “um agravo de instrumento, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela e efeito suspensivo, ajuizado através dos promotores de Justiça especializados na defesa da pessoa com deficiência e acessibilidade, Hugo Porto Frota Magalhães e Paulo Roberto Barreto de Almeida”.

Os promotores haviam ingressado uma Ação Civil Pública contra o Estado, junto ao juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

Para o desembargador, “a demora no deferimento do pleito de suspensão dos certames pode resultar em dano irreparável ou de difícil reparação, na medida em que os candidatos aprovados nas fases iniciais dos concursos, caso eventualmente venha a se submeter ao exame físico, nas atuais condições importas pelos Editais alvejados, dificilmente lograrão êxito, resultando, assim, em diversas eliminações injustas e ilegais”.

O POVO Online