-->

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Imposto de Renda 2023: Receita paga nesta sexta restituição para mais de 25 mil cearenses

 SEXTA-FEIRA, SETEMBRO 29, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) a restituição do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. No Ceará, serão beneficiados 25.106 contribuintes, no valor total é de R$ 41.792.155,72. A devolução do dinheiro será feita na conta bancária informada na declaração do imposto.

Desse total, R$ 35.645.951,65 referem-se ao quantitativo de 21.155 contribuintes que receberão a restituição do IRPF de 2023. Os demais contribuintes contemplados, apresentaram suas declarações em exercícios anteriores (2015 a 2022).

Declaração no estado

Entre março e setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 938.387 declarações do IRPF 2023, ano-base 2022, de contribuintes que declararam residência no Ceará. Deste total, 31.181 declarações foram retidas em malha fiscal, o que corresponde a 3,3% do total de declarações recebidas.

Do total de declarações retidas em malha:
  • 1.20.946 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é Imposto a Restituir
  • (IAR). O número corresponde a 67% do total de DIRPF retidas;
  • 2. 9.589 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é Imposto a Pagar (IAP). O número corresponde a 31% do total de DIRPF retidas;
  • 3. 646 declarações cujo resultado apurado pelo contribuinte é zero, isto é, não há valor de Imposto a Restituir, nem a Pagar.
  • O número corresponde a 2% do total de DIRPF retidas.
Os principais motivos de retenção em malha fiscal, neste ano de 2023 são:
  • Deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção.
  • Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.
  • Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.
  • Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.
Como fazer a consulta da restituição?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar este link e preencher as informações necessárias.

"A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC", afirmou o Fisco em nota.

Em caso de problemas no recebimento do dinheiro, como conta bancária errada ou desativada, o valor da restituição fica disponível para resgate por um ano no Banco do Brasil. Nestes casos, o contribuinte pode reagendar o pagamento neste link.

G1 CE

Cearense ligado a Bolsonaro é afastado de cargo na Marinha após pressão do Itamaraty

 SEXTA-FEIRA, SETEMBRO 29, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Integrante da cúpula da Marinha e almirante-de-esquadra, o cearense Flávio Rocha não será mais secretário de Segurança Nuclear e Qualidade da Força e deve ficar sem cargo executivo até ir para reserva no ano que vem. Conforme apuração da Folha de S. Paulo, seu afastamento acontece por pressão do Ministério das Relações Exteriores (MRE) diante da atuação do militar no governo de Jair Bolsonaro (PL) e das atribulações com o setor da Marinha no governo Lula.

Rocha foi muito próximo de Bolsonaro, tendo sido, em 2020, convidado para ser secretário de Assuntos Estratégicos. Ele chegou a assumir a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) de forma interina. Nascido em Fortaleza, Ceará, iniciou a carreira militar em 1981. Como Oficial da Marinha, foi seis vezes titular de unidade militar.

Também como almirante, foi o responsável pelas Relações Internacionais e pela formulação da Política, Estratégia e Doutrina da Marinha do Brasil, incluindo o Planejamento Estratégico da Marinha. No cargo, chefiou delegações da Marinha em reuniões bilaterais com países da América do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia.

Ele seria um dos que participou de reuniões "secretas" de Bolsonaro com comandantes militares logo após o segundo turno das eleições presidenciais em 2022. Os encontros não constavam nas agendas oficiais do ex-presidente nem dos oficiais e foram obtidos nos e-mails da presidência que foram deletados, mas permaneceram na lixeira.

No papel, o militar foi nomeado em 10 de março como assessor do gabinete do comandante Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha. No entanto, na prática, ele assumiu as funções de secretário naval de Segurança Nuclear e Qualidade, na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Força.

Após participações em eventos internacionais, sua presença, conforme a Folha, gerou incomodo pela presença de um militar em um evento civil que tratou de assuntos militares. Já aliados de Rocha na Marinha viram no episódio "pura inveja", sob a alegação de que ele é um bolsonarista. Sua saída teria acontecido por pressão do Itamaraty no Ministério da Defesa para remover o almirante de funções executivas.

O POVO



Polícia investiga grupo que chuta portões de casas, corre e posta vandalismo em redes sociais

 SEXTA-FEIRA, SETEMBRO 29, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

    Moradores de Tabuleiro do Norte, no Ceará, denunciam um ato de vandalismo que assusta diversas famílias e comerciantes, durante a madrugada. Um grupo de jovens, em motocicletas, chutam portas e portões de residências e estabelecimentos comerciais do centro da cidade e deixam o local rapidamente em seguida.

    As cenas de vandalismo são filmados pelo próprio grupo, que compartilha as imagens em seguida em redes sociais. Em um dos casos, uma pessoa cai da moto quando tentava fugir do local.

    Testemunhas afirmam que a situação é parecida com "brincadeira" de tocar a campainha e sair correndo para irritar os moradores, prática muito comum em diversas cidades; no caso de Tabuleiro do Norte, o caso envolve também vandalismo.

    Imagens de câmeras de segurança, em locais diferentes, também registraram jovens chutando portões de residências e de comércios.

    A Polícia Civil afirmou que está ciente do caso e apura a denúncia de crime de dano. A polícia afirmou também que ainda não foi registrado nenhum boletim de ocorrência.

    Algumas imagens são utilizadas e vão poder ajudar na identificação dos suspeitos.

    G1 CE


    QUIXADÁ - Mulher é esfaqueada perto da rodoviária de Quixadá

    Uma mulher foi vítima agressão a faca nas proximidades da rodoviária de Quixadá, no Sertão Central, na tarde dessa quarta-feira (27). A vítima sofreu três perfurações, de acordo com o que apurou o repórter policial Washington Luiz, o Caveirão.

    De acordo com ele, as primeiras informações dão conta de que a mulher foi encontrada por populares encostada em um muro. A vítima agonizava, pois havia perdido muito sangue. Ela não sabia responder quem a agrediu.

    Socorrida às pressas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá, a vítima precisou ser transferida para Fortaleza devido à gravidade dos ferimentos. A mulher agredida não teve a identidade revelada.

    Ainda de acordo com informações do Caveirão, a