-->

sábado, 23 de janeiro de 2021

Bombeiros tem dificuldades em apagar fogo em depósito de pneus em Iguatu


Compartilhe com seus amigos...

Um incêndio de grandes proporções na cidade de Iguatu, no Centro Sul do Estado, levaram as chamas a consumirem um depósito de pneus que funciona no antigo prédio da RFFSA dessa cidade.

Conforme informações da Mais FM Iguatu, o incêndio, de grandes proporções, teve inicio da tarde deste sábado (23).

No local do incêndio funciona um depósito de pneus.

O depósito encontrava-se cheio de pneus usados. Por ser material inflamável, a equipe do Corpo de Bombeiros enfrenta dificuldade em conseguir debelar as chamas que consumiram o teto do prédio e espalharam uma cortina de fumaça preta.

Ainda de acordo com as Informações repassadas a equipe dos Bombeiros Militares no local do sinistro, o incêndio pode ter sido criminoso. Foram usados mais de 50 mil litros de água. A cortina de fumaça preta toma conta dos céus da cidade.

Um contender estava sendo usado pela população para que pneus usados não sejam largados pela cidade. Um empresário cedeu alguns carros-pipa para ajudar no combate ao fogo.

Até o fechamento desta edição os Bombeiros Militares ainda combatiam o fogo no local.

Fotos > Mais FM

PMs DO CHOQUE "ESTOURAM" FÁBRICA CLANDESTINA DE WHISKY NO CENTRO DE SOBRAL

 

Em patrulhamento de rotina, por volta de 20h00 de ontem, sexta-feira (22), a viatura HUMAITÁ do CPCHOQUE foi abordada e informada de que havia uma fábrica de whisky falso na Rua Cel. Antônio Frota, no Centro de Sobral.

Ao chegar no local, a composição encontrou três senhoras na porta da residência, onde foi indagado sobre o paradeiro do proprietário da residência, as mulheres disseram que não sabiam onde ele se encontrava. Os militares informaram sobre a denúncia, e logo em seguida já se ouviu vidros quebrando e panelas sendo jogadas no chão. De imediato os policiais adentraram à casa para averiguar se alguém precisava de socorro, e o que se viu foi uma pessoa arremessando várias garrafas de whisky para um terreno ao lado da casa. Tanto na casa como no terreno, foram encontradas várias garrafas de whisky, entre elas, duas cheias e duas garrafas pequenas com aromatizantes.

Todo material apreendido foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil, juntamente com duas pessoas para a lavratura dos procedimentos legais.

Material Apreendido:

Black White - 47 garrafas vazias e 01 cheia; 

Old Parr - 01 garrafa vazia e 01 cheia; 

Red Label - 2 litros vazios; 

Chanceler - 7 litros vazios;

2 garrafas pequenas de plástico com líquidos não identificados; 

Um pedaço de mangueira;

Uma peneira; 

Um funil.




CNHs vencidas em 2020 devem ser renovadas a partir deste mês; veja prazos

 

Processo de renovação havia sido interrompida pelo Contran, no começo do ano passado; o Ceará, no entanto, está ofertando o serviço desde junho.

Durante o ano passado, em meio à pandemia do novo coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu pela interrupção da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que venceria naquele ano. Já em novembro passado, o Contran revogou a Resolução da interrupção e deu novos prazos para a renovação das CNHs. As renovações pendentes do ano passado, portanto, começaram a acontecer neste primeiro mês de 2021.

Conforme o calendário, as CNHs com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020.

No entanto, no Ceará, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) está ofertando o serviço desde junho do ano passado, mesmo quando a Resolução 782, do Contran, ainda estava em vigor prorrogando por tempo indeterminado o prazo de validade das CNHs vencidas em 2020.

Renovação deve ser presencial

Com isso, mesmo durante a pandemia, o serviço de renovação do documento não pode acontecer de forma remota, segundo o Detran-CE. “A validade do documento refere-se à validade dos exames médicos que precisam ser realizados presencialmente para avaliação física e psicológica (nos casos em que esta segunda se faz necessária)”, explica o diretor de Habilitação, Mário Freire.
No Ceará, desde o ano passado, os motoristas contam com uma rede de clínicas credenciadas que também auxilia na ampliação do atendimento para este tipo de serviço. “Além disso, após o exame médico, também é necessário a ida presencial a uma unidade de atendimento do Detran-CE para que seja coletada a imagem (foto) e biometria do condutor”, coloca Freire.

Novo prazo de validade

Publicada em outubro de 2020, a Lei 14071/20 que alterou o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entra em vigor apenas seis meses após a publicação, portanto, em abril de 2021. O vencimento da CNH, conforme a legislação, varia de acordo com a idade: 10 (dez) anos para condutores de até 50 anos de idade; 5 (cinco) anos para os condutores de 50 a 70 anos e 3 (três) anos para condutores acima de 70 anos.

“As alterações regulamentadas pela Lei 14071/20 só valem a partir de 12 de abril de 2021. Isso quer dizer que todos os documentos renovados até esta data continuam com o prazo atual de vencimento”, aponta Freire.

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-CE, o que determina esses novos prazos são as avaliações médicas.

“Podem existir situações em que há uma doença que gere algum risco ao condutor no momento de dirigir, e, nesse caso, o prazo de validade pode ser reduzido”.

Contudo, o novo prazo de validade só valerá após a renovação do documento, ou seja, não é automático. “Por exemplo, um motorista com 30 anos de idade e CNH com prazo de validade para 2022, continua com a CNH válida por 5 anos. O novo prazo, possivelmente para dez anos, será válido quando ele efetuar a renovação em 2022 ou, caso ele queira renovar antes, isso também é possível”, detalha Freire.

Apesar dos novos prazos, o diretor aponta que ainda é precoce falar em mudanças de comportamento dos condutores. “Somente com o tempo após a implantação das novas regras e acompanhamento das estatísticas de infrações e acidentes é que será possível fazer alguma avaliação e, mesmo assim, não apenas a mudança na lei, mas outras variáveis precisam ser analisadas como mudanças na economia, surgimento de novas tecnologias, novas formas de deslocamento, entre muitas outras”.

(Diário do Nordeste)



Forças de segurança realizam operação na região norte do Ceará para ampliar a segurança

 

Com a finalidade de garantir o cumprimento das leis e manter a ordem em locais públicos na área da Região Norte do Ceará, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), em uma ação conjunta com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), deflagrou a Operação “Braço Longo da Lei”, nessa sexta-feira, 22, em Forquilha. A atividade segue durante todo o final de semana, de forma volante e em locais estratégicos.

Participam da ação 18 policiais militares pertencentes à Força Tática (FT), Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), do policiamento ordinário e extraordinário, além de 12 policiais penais. A Coordenação Geral de Operações (CGO) da PMCE é responsável por elaborar o planejamento estratégico das atividades.

Segundo o Tenente Coronel PM Adrianizio Paulo, Comandante do Comando de Policiamento do Interior da Região Norte (3ºCRPM), os trabalhos de planejamento operacional, visam o monitoramento de detentos do regime semiaberto e tornozelados, bem como o cumprimento de mandados de prisão, em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em áreas predeterminadas e sob responsabilidade territorial.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Desembargador é condenado a pagar indenização por ofender Guarda

 

O desembargador Eduardo Siqueira foi condenado nessa 5ª feira (21.jan.2021) a pagar R$ 20.000 de indenização por danos morais ao guarda municipal Cícero Hilario Roza Neto.

Siqueira chamou o funcionário de “analfabeto” depois de ser advertido sobre o uso da máscara de proteção contra o coronavírus em julho de 2020, em Santos (SP). O desembargador recusou a orientação. Disse que o decreto sobre a utilização do acessório “não é lei” e que, por isso, não obedeceria (assista ao vídeo abaixo).

Depois do episódio, o desembargador foi afastado das funções pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de São Paulo, considerou que não existe “controvérsia sobre as práticas ofensivas”.

“Não houve mero exercício regular do direito por parte do requerido, pois não se limitou a questionar a legalidade da autuação. Foram superados os limites do razoável quando o requerente foi tratado como analfabeto, menosprezando-se sua pessoa e função em diversos momentos”, lê-se na decisão (íntegra – 61 KB).

“A série de posturas teve potencial para humilhar e menosprezar o guarda municipal que atuava no exercício da delicada função de cobrar da população posturas tendentes a minimizar os efeitos da grave pandemia, que a todos afeta”, escreveu o juiz.

“Não é preciso esforço para compreender os sentimentos de humilhação e menosprezo vivenciados pelo requerente.”

Siqueira ainda é alvo de inquérito que apura se ele cometeu abuso de autoridade. A investigação, no entanto, foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Gilmar considerou plausível a argumentação de que a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao determinar a abertura de inquérito, teria violado os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. (Poder 360)



Vídeo: Vigilante de 76 anos mata suspeito, atira em outro e impede furto

 

Suspeito ferido foi levado ao hospital, mas deve responder por tentativa de latrocínio. Vigilante também foi baleado e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

Um vigilante, de 76 anos, atirou contra dois suspeitos que tentavam furtar uma loja de peças, em Jataí, na região sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Militar, um dos suspeitos, de 19 anos, morreu no local e o outro, de 20, foi socorrido e está internado em um hospital da cidade. Durante troca de tiros, o vigilante também ficou ferido e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

A reportagem tenta localizar a defesa do suspeito ferido para que se posicione.

Um vigilante, de 76 anos, atirou contra dois suspeitos que tentavam furtar uma loja de peças, em Jataí, na região sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Militar, um dos suspeitos, de 19 anos, morreu no local e o outro, de 20, foi socorrido e está internado em um hospital da cidade. Durante troca de tiros, o vigilante também ficou ferido e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

A reportagem tenta localizar a defesa do suspeito ferido para que se posicione.

A tentativa de furto aconteceu na noite de quarta-feira (20), por volta de 23h, na Rua Antônio José de Souza, no Epaminondas. A ação foi registrada por câmeras de segurança (veja vídeo acima).

Aos policiais, o vigilante disse que foi surpreendido por dois homens, que, quando o viram, já começaram a disparar tiros em sua direção. Nesse momento, houve troca de tiros.

A Polícia Militar disse que, ao chegar no local, um dos suspeitos estava baleado e o outro havia tentado fugir. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e chegou a socorrer o ferido, mas ele morreu no local.

Já outro suspeito, mesmo ferido com dois tiros, tentou fugir, mas foi localizado por uma equipe da PM e levado para o Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás.

Ainda segundo os policiais, o vigia também ficou ferido com um tiro na mão e foi para uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa). A TV Anhanguera apurou que ele deveria passar por uma cirurgia para a retirada da bala, que ficou alojada na mão. 

Uma equipe da Polícia Técnico-Científica fez perícia na loja e apreendeu duas armas, sendo que uma delas era a arma que estava com o vigia e a outra com os assaltantes.

A Polícia Civil deliberou pela autuação em flagrante do suspeito baleado. Conforme o relato, quando receber alta hospitalar, ele deve responder pelo crime de tentativa de latrocínio, por ter tentado matar o vigia para roubar a loja.
Via Meio Norte

Polícia Civil encontra em Caucaia menino raptado em Pacatuba e prende o suspeito

 

Uma operação conjunta de policiais civis de cinco delegacias da Grande Fortaleza resultou na localização do menino de 6 anos de idade que havia sido raptado no Município de Pacatuba, na Região Metropolitana da Capital. O garoto Antônio Wendel Sotero Cruz foi localizado na noite desta sexta-feira (22), em Caucaia, junto com o raptor, Antônio Gilliarde Araújo de Sousa, 26 anos, que acabou preso. Na operação, uma mulher também foi detida em flagrante.

A delegada Marta Monteiro, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Pacatuba (DDM-Pacatuba), que comandou a investigação, descobriu que o menino foi raptado no último dia 12 da casa dos familiares após a mãe ter sido espancada pelo companheiro em um sítio no bairro Alto Fechado, em Pacatuba.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na noite passada, os dois foram encontrados em Capuã, Distrito do Município de Caucaia, na casa de uma mulher que o suspeito conheceu há poucos dias e lá mesmo.

De carona

Quando os inspetores chegaram ao local, o menino estava deitado em uma cama na sala da residência. Priscila Sacha Rufino, 32, que responde por furto, foi conduzida à delegacia junto com Giliarde e autuada por subtração de menor. O raptor tem histórico criminal por roubo.

Em depoimento aos policiais, o criminoso relatou que, depois que espancou a companheira, fugiu com a criança — que tem transtornos mentais — para Caucaia, pedindo carona na estrada.

De acordo com a SSPDS, a operação que localizou a criança e prendeu o suspeito envolveu policiais das Delegacias Metropolitana de Maracanaú (DDM), 24º DP (Jereissati II), de Defesa da Mulher de Pacatuba (DDM -Pacatuba), 18º Distrito Policial (Jurema) e Metropolitana de Caucaia.

(CN7)