-->

26 de fevereiro de 2018

Chuvas se concentram no Sul do CE nas últimas 24 horas; em Brejo Santo, volume foi de 109 mm


chuva

A exemplo do que aconteceu no último fim de semana, as chuvas que caíram no Ceará nas últimas 24 horas concentraram-se, principalmente, na região Sul do Estado, informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o momento, pelo menos 98 municípios já haviam registrado precipitações no período entre as 7h deste domingo e 7h desta segunda-feira (26).

De acordo com a Funceme, o principal destaque no período foi o município de Brejo Santo, localizado no Cariri, com um volume de 109 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi Catarina, na região do Sertão Central e Inhamuns, com 107 mm nas últimas 24 horas.

Além de Brejo Santo, o Cariri apresentou outros quatro municípios com precipitações acima de 50 mm, destacando-se como a região com o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas. São eles:

Milagres (81.0 mm) 
Barro (72.8 mm) 
Várzea Alegre (58.0 mm) 
Nova Olinda (53.0 mm)
Leia ainda:
> Moradores comemoram aporte em açude de Independência

> Barragem do Rio Cocó atinge sua capacidade máxima

Na Capital cearense, a Funceme registrou precipitações de apenas 5.6 mm no posto de Messejana. Ainda na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Cascavel foi o município que concentrou o maior volume de chuva, com 69 mm.

Previsão

Para esta terça-feira (27), a expectativa é de nebulosidade variável com períodos de chuva no litoral Norte, na Serra da Ibiapaba e no Centro-sul do Ceará. Já para a próxima quarta-feira (28), a previsão da Funceme é de possibilidade de chuvas em todas as regiões do Estado.

De acordo com prognóstico da Fundação, a previsão para o próximo trimestre (março, abril, maio) é positivo. A análise do órgão aponta que há 45% de chances de receber chuvas acima da média, 35% em torno normal e 20% abaixo do normal no próximo trimestre. Ainda segundo o órgão, o Estado deve registrar precipitações entre 398mm e 566,1mm no período.

Blog Erivando Lima

Sem motéis na cidade, moradores de Itatira usam locais públicos para fazer sexo



Até o reservatório de água que abastece a cidade estaria sendo utilizado por casais para a prática de atos sexuais

Na cidade de Itatira, a 216 quilômetros de Fortaleza, se tornou rotina ver casais fazendo sexo em via pública, açudes e até à beira do reservatório de água que abastece a Cidade. Com mais de 20 mil habitantes, o município do Interior do Ceará não possui nenhum motel. 

De acordo com uma fonte da Cidade, que pediu para não ser identificada, denúncias de locais que se tornaram "motéis a céu aberto" chegam com frequência. "Perto de açudes, perto do curral, na ponte do seu Joaquim, o próprio reservatório de água que abastece a comunidade é utilizado para a prática de orgias. Na beira do açude, na localidade de São Pedro", pontua.

O morador explica que o município possui pousadas, mas alguns desses estabelecimentos se recusam a receber casais quando percebem que não vão passar a noite. Outro problema é que as poucas pousadas que aceitam são localizadas no centro da Cidade. "Como a cidade é pequena, as pessoas comentam. Então, muitos preferem o mato para evitar fofocas", relata. 

Entre os perigos da prática do sexo em locais públicos, o morador cita a questão dos insetos e até de escorpiões e cobras. No caso do local utilizado perto do curral, o problema tem sido os bois. Ele relata que há casos de pessoas que quase foram feridas pelos chifres do animal. No açude, quem frequenta o local encontra camisinhas jogadas no chão.  

Uma moradora de Itatira, de 40 anos, que pediu para não ser identificada, diz que mudou a rotina e evita sair à noite. "Às vezes, a gente vai andando e tem carros parados, casal de moto. A gente tem é medo. É na lagoa, atrás do cemitério. Só o que tem é camisinha. No açude também", lamenta. 

Para a moradora, a falta de um motel é motivo para reclamação de muitas pessoas. "Às vezes é gente de fora que vem passar Carnaval, Semana Santa, que a gente nem conhece. Então, temos medo que faça algo com a gente. Quando é alguém conhecido corre quando vê a gente", relata.  

Motel mais próximo fica em Boa Viagem
 O policial militar que se identificou como sargento Félix, do destacamento de Itatira, relata que nunca atendeu uma ocorrência de sexo em via pública e informou que o número do destacamento é divulgado para que os moradores denunciem qualquer tipo de movimentação estranha. 

Ele confirma que a cidade não possui motel e que o estabelecimento mais próximo fica no município de Canindé ou Boa Viagem, a aproximadamente 80 quilômetros de Itatira. O PM evela que a Cidade de Madalena sofre com a mesma situação. "Só em Boa Viagem tem três ou quatro. Em Canindé tem uns cinco. Em Madalena fui há uns dias e vi que não tem", disse. 

Sexo em via pública é crime, mas não gera prisão em flagrante 

O advogado criminalista, Leandro Vasques, baseadp no artigo 233, do Código Penal Brasileiro, afirma que praticar ato obsceno em lugares públicos é crime, com pena prevista de três meses a um ano de detenção ou multa. "Qualquer ato obsceno que ofenda o pudor, pode ser enquadrado. A pessoa tirar a roupa e sair no meio da rua também configura o mesmo crime", relatou.

O fato de estar fora ou dentro do carro, sendo em local público, não interfere em nada e continua sendo um crime. "É só ser um local público. Ainda que esteja em um carro de estacionamento privado, mas de acesso ao público, entendo que o crime também se configura", explica. 

Leandro Vasques informa que, como a pena é de três meses a um ano, não admite prisão em flagrante. Os envolvidos são levados à delegacia e é lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), onde os contraventores se comprometem a comparecer a um ato judicial perante um juizado especial.

Fonte; O POVO.COM

ALTO SANTO-CE PRISÃO COM BASE NA LEI SECA


Sábado dia 24/02/2018, por volta das 13 h, o Escrivão de Polícia Civil; que é lotado na delegacia Municipal de Alto Santo-CE, informou que na Rua Joaquim de Paula, Centro de alto Santo-CE, havia detido a pessoa de FRANCISCO ALÍPIO DE MEDEIROS,31 anos, natural de Alto Santo-CE,  residente no Sítio Armador, zona Rural de Alto Santo-CE, pois o mesmo estava pilotando uma motoneta Honda Biz 125 de cor preta ano 2007/2008, de paca NQR-0655, com fortes indícios de estar embriagado. A composição da CP-1184 composta pelos PMs, compareceu ao local e conduziu o acusado à Delegacia Regional de Jaguaribe-CE, onde foi feito todo o procedimento policial, sendo o infrator autuado nos ARTs. 306 e 309 do Código de Trânsito Brasileiro, (LEI 9503). 

Blog Erivando Lima


JAGUARIBE-CE PRISÃO EM FLAGRANTE POR LESÃO CORPORAL


Ontem dia 25/02/2018, por volta de 6 h 30 min, a polícia militar de Jaguaribe foi solicitada nas proximidades da rodoviária local, situada no centro da cidade, pois estaria ocorrendo um desentendimento entre os rapazes que trabalham como vigilantes e um popular. De pronto a viatura CP 1433 comandada pelos PMs, foram até o local onde ainda se encontrava as testemunhas e o rapaz indicado como agressor, a vítima já tinha sido socorrida ao hospital. As testemunhas informaram que o agressor DIEGO BANDEIRA SILVA, 21 anos, natural de Jaguaribe-CE, residente na Rua Padre Joao Bandeira  Centro- Jaguaribe-CE, após discussão verbal o agressor atirou uma pedra de calcamento na vítima Francisco Jacson de lima, 27 anos, natural de Jaguaribe-CE, residente na Rua Chico Nunes, bairro Expedito Diógenes, vindo a fraturar o seu polegar da mão direita. O causado foi conduzido a delegacia de polícia civil, onde foi preso em flagrante com base no artigo 129 do código penal e no artigo 306 do código de transito. 

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE ROUBO A PESSOAS


Ontem por volta das 10 h 15 min, na localidade de Santo Antônio zona rural de  Russas-CE, mais precisamente na antiga fazenda do IVO, dois indivíduos armados, a pé, um deles trajando blusa vinho e calça jeans e outro blusa azul e calça jeans, invadiram a fazenda e renderam as pessoas que lá se encontravam, roubando das mesmas vários objetos, foram rendidas as seguintes pessoas, 01 – MARIA SOCORRO 47 anos, autônoma, casada,  natural de Palhano-CE), 02 – FERNANDO MACIEL 54 anos, natural de Palhano-CE, proprietário da fazenda); 03 – VERA MONTEIRO 44 anos,, casada, natural de Palhano-CE); e 04 – FRANCISCO RODRIGUES 56 anos, casado, sem mais dados). os indivíduos levaram R$ 1.700,00 (hum mil e setecentos reais), 02 aparelhos celulares Samsung de cor branca, 01 cordão de ouro, 01 espingarda calibre 12 desmuniciada (numeração não informada), e 01 espingarda calibre 36 desmuniciada (sem numeração informada),  após o roubo os indivíduos se evadiram pelo mato, foram acionadas as viaturas CP-1511, além do Efetivo da cidade de Palhano-CE, visando fazer um cerco e prender os autores do ilícito, foram realizadas várias diligencias e incursões na localidades que dão acesso à referida localidade, buscando levantar informes sobre os autores do assalto, mas não obtiveram êxito, devido às várias estradas vicinais.

Blog Erivando Lima