-->

terça-feira, 8 de abril de 2014

EUA vão colaborar com segurança durante a Copa do Mundo no Brasil

O consulado americano no Rio informou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão colaborar na área de segurança pública durante a Copa do Mundo. Segundo o órgão, apesar de as autoridades dos países-sede serem responsáveis pela segurança do evento, os EUA possuem uma equipe no país com a função de "ligação". O procedimento, de acordo com a assessoria de imprensa, é para preservar os atletas, jornalistas, delegações, patrocinadores e demais cidadãos americanos que visitarão o Brasil durante a competição, em junho e julho.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio (Seseg), o Centro de Cooperação Internacional está a cargo da Polícia Federal. Até as 17h30, a PF não havia respondido ao G1 sobre a questão.

De acordo com o consulado americano, o procedimento é padrão e utilizado pelo governo dos EUA em megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo no Brasil e os Jogos Olímpicos. O papel desses agentes será acompanhar os procedimentos de segurança em conjunto com autoridades locais. “Não há nada de misterioso e diferente e essa parceria não se resume ao Rio. Será no Brasil todo”, afirmou a assessoria de imprensa do consulado.
g1