-->

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ministério Público condena gastos vultosos com festas juninas em Fortaleza


O Ministério Público do Estado do Ceará e o Ministério Público Federal pedem à Justiça que intimem representantes da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, para apresentarem em juízo os valores previstos em verba orçamentária para execução de eventos juninos programados para o mês de junho, entre eles os previstos para o Centro Dragão do Mar e da Praia de Iracema.

"Vale ressaltar que o montante desses valores não foi divulgado pelo poder público, mas estima-se que sejam vultosos, vez que, segundo amplamente divulgado, o evento tem a previsão de participação de 1 milhão de pessoas, e contratação de artistas e bandas nacionalmente renomados", ressalta a nota do MP. "Somente para os festivais nas sete Secretarias Regionais de Fortaleza, vai ser distribuído o montante de R$ 700 mil para grupos de quadrilha e festivais juninos, conforme notícia do próprio site da Prefeitura", informa.

Ainda de acordo com o MP, "é de causar espécie que, com a grave crise na saúde pública, o poder público continue comprometendo o orçamento com festividades de grande repercussão, a exemplo da grande festa de São João anunciada. Esse estado de perplexidade foi determinante para o pedido de suspensão dos eventos vinculados aos festejos de São João, requerendo-se que o valor a ser gasto nas festas seja totalmente revertido em favor do custeio da saúde pública no Estado do Ceará".

Fontes: Ceará News




MPF e MPE pedem que Justiça decrete estado de Emergência na Saúde Pública do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF) ajuizaram nesta sexta-feira (5) uma ação declaratória incidental junto à Justiça Federal para o reconhecimento judicial do estado de emergência na área da saúde pública no Município de Fortaleza e no Estado do Ceará. 


Na ação, os MPs pedem ainda a suspensão de festejos juninos, com reversão para a saúde da verba prevista para os eventos, e que a União se manifeste sobre a possibilidade de hospitais federais poderem oferecer vagas para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 


A ação declaratória incidental - sobre o processo que tramita na Justiça Federal desde 2013 acerca dos leitos de retaguarda na saúde pública do Estado do Ceará - é assinada pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Pôrto, e pelo procurador da República Oscar Costa Filho.


Essa medida permitirá ao poder público adotar medidas como aquisição de insumos e equipamentos, bem como serviços para a saúde, com dispensa de licitação, podendo desafogar a superlotação de pacientes nos hospitais públicos, com contratação direta de leitos e serviços na rede filantrópica e privada, por exemplo. 

Fontes: Ceará News



 

Homicídio à bala em Jaguaribara


Hoje, dia 05/06, por volta de 12h40min, na localidade de Curupati Irrigação, Jaguaribara, foi vítima de homicídio à bala a pessoa conhecida como Leonardo.

Segundo informações, a vítima se preparava para tirar o leite quando foi surpreendida por dois homens em uma moto.

Fontes: Blog do Tom




Nem mesmo a festa de Santo Antônio é respeitada pela administração em Russas


Apesar de ser uma festa tradicional na cidade de Russas, todos os anos sempre acontece na Praça da Betânia a realização do evento. Hoje (05/06) houve uma surpresa. Passando pela avenida principal, perceberam que o espaço que sempre é realizado o evento estava sendo interditado. Muitas pessoas ficaram curiosas e procuraram saber de funcionários que estavam no local e foram informados que é uma determinação da atual gestão para uma reforma da praça, a justificativa não agradou a população, pois a festa do padroeiro é uma tradição naquele local. A administração poderia deixar a festa acontecer e logo em seguida começar as obras. O evento vai acontecer na rua Dr. Zacarias Ramalho enfrente o antigo fórum.


(Clique nas fotos para amplia-las)








Antiga Jaguaribara reaparece com a seca no Ceará


Desde que começou a ressurgir o que restou da antiga cidade de Jaguaribara, inundada para dar lugar ao açude Castanhão, a localidade, distante cerca de 50 Km da nova sede, recebe quase que diariamente a visita de centenas de pessoas. São, em sua maioria, curiosos para ver o que restou da cidade que a seca trouxe à tona após quatro anos de pouca chuva, além da presença ilustre de moradores que criam coragem para relembrar momentos de alegrias e tristezas.

Andando por entre escombros, a agricultora Maria de Fática Carneiro tenta encontrar em suas lembranças o que ali não existe mais: ruas, praças, pessoas, prédios públicos, sua casinha de taipa na comunidade do Alto. Foi a primeira visita dela ao que restou da velha Jaguaribara, onde vivia com esposo e filhos, dois anos após os primeiros vestígios reaparecerem com a diminuição do nível do Castanhão.

O sentimento de saudade se confunde com a realidade difícil, que ela consegue retratar detalhadamente, como quem gostaria de voltar ao passado. "A vida aqui era uma vida boa, ninguém passava necessidade, a gente passava bem, tinha o peixinho do rio, que a gente pescava pra vender e pra comer, ninguém tinha necessidade e lá onde a gente mora, na Nova Jaguaribara, as coisas são mais difíceis", relatou.

A vida da agricultora era simples: morava numa casinha pequena, de taipa; não tinha televisão, nem geladeira. A água para beber era colhida fresquinha no pote e, mesmo assim, a vida era boa. "Era tudo muito simples, mas assim era bom", completou. Quase nada ficou em pé devido às demolições que faziam parte das ações de desocupação da cidade. O fato que impressiona aos moradores que voltam ao local é o nível da água, que está hoje onde passava o leito do rio.

A reserva de 20% de água do Castanhão deixou toda a zona urbana de Jaguaribara à mostra. Vestígios do balneário, onde os moradores se concentravam nos fins de semana para aproveitar um banho de rio e até da pracinha do Alto da Balança, onde as memoráveis confusões são relembradas com graça por antigos moradores que visitam o lugar, são alguns dos vestígios mais visíveis.

Ruas, canteiros, pontos de ônibus, é o que ainda dá para identificar. Francisco Simão Neto, esposo de Maria de Fátima, rememora o passado: "aqui era o pilar da igreja matriz. Conheci o pessoal que trabalhou. Já vi onde era minha casinha, nem dá pra acreditar que aqui tinha uma marzão de água e agora tá assim", relata 

Ellen Freitas Colaboradora - Informante // DN Foto // DN 


Tiroteio em igreja deixa mulheres e crianças feridas no interior do Ceará

Duas mulheres e duas crianças foram baleadas durante o culto de uma igreja evangélica no município de Umirim (109,5 km de Fortaleza), na noite de ontem (04/06). De acordo com os socorristas que atenderam a ocorrência, uma das vítimas, identificada como Maria José, 35, seria ex-companheira de um traficante. O relacionamento teria relação com a tentativa de homicídio na igreja.

Conforme a Polícia, o mandante do crime seria um traficante rival. Dois homens armados invadiram o local e realizaram disparos contra Maria José. Os tiros também atingiram uma adolescente e duas crianças.
De acordo com os socorristas, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Umirim. Em seguida, uma ambulância do município levou Maria José ao Instituto Dr. José Frota (Centro), onde permaneceu na sala de pequenas cirurgias.

Já as crianças, que estavam a caminho do hospital, aguardavam ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a Polícia, não há informações sobre a prisão dos suspeitos.

Informou // Ceará Agora
Foto // DV

Vereador Edno José pede em requerimento para secretária da educação tratar melhor as pessoas


O vereador Edno José, durante sessão da câmara municipal de Russas na última terça-feira(02) curiosamente utilizou do pequeno expediente para fazer um requerimento verbal, no minimo curioso, ele pediu que  Morlânia Chaves, secretária municipal da educação e do desporto escolar, fizesse uma capacitação por na sua opinião ela não esta preparada para ocupar o cargo, pois segundo ele, a titular da pasta não trata bem as pessoas " (...) a secretária não esta preparada, pois ultimamente ela ta atropelando o povo", ele disse ainda que em outra oportunidade já pediu que o prefeito revisse a situação e que agora repete o pedido por nada ter mudado. 


Estranho: Como entender a situação relatada pelo vereador da base de apoio do atual gestor, e não de oposição, quando este pede que a secretária de uma das pastas mais importantes de qualquer administração trate bem as pessoas, principalmente quando o slogan da gestão diz: Nossa maior obra é cuidar das pessoas

fonte RTNEWS   OUÇA

PLANTÃO POLICIAL: Caminhão tomba na CE 377, em Quixeré, causando apenas danos materiais.


Acidente foi registrado no estrada que dá acesso ao distrito de Lagoinha. Caminhoneiro saiu ileso. 


Nesta quinta-feira, dia 04, por volta das 09h30min, a polícia tomou conhecimento de um tombamento de um veículo na CE 377, estrada que liga Quixeré ao distrito de Lagoinha. Um caminhão M. Benz / LS1634, cor branca, placa NNT-6509, inscrição de Mossoró RN, conduzido por Pedro Ismael Pasquini, 49 anos, natural de São Paulo-SP, que não sofreu nenhuma lesão, ocasionando apenas danos materiais no veículo.
T.C.O. POR AGRESSÃO EM ARACATI
Nesta quinta-feira, dia 04, por volta das 07h30min, foi conduzido a DPC de Aracati, Rafael Heleno dos Santos, 28 anos, residente na localidade da “Lagoa da Beirada”, zona rural de Aracati/CE, sob acusação de haver agredido fisicamente, a vitima Luiz da Conceição Lima, 54 anos. Na Delegacia foi realizado contra o agressor um T.C.O. com base no artigo 129 do CPB (lesão corporal).

APREENSÃO DE DROGAS NA CADEIA PÚBLICA DE BEBERIBE
Nesta quinta-feira, dia 04, por volta das 16h25min, foi apreendido no interior da cadeia pública local: 48g de maconha, 09g de cocaína, 04g de crack, 06g de mesclado (cocaína e crack). A droga foi jogada por sobre o muro da cadeia por um indivíduo fugiu logo em seguida sem ser identificado, e ainda não foi localizado. O material recolhida pela PM foi encaminhado à DPC local para as providências.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM LIMOEIRO DO NORTE
Nesta quinta-feira, dia 04, por volta das 10h30min, no cruzamento das ruas Mixico Nonato e João Maria de Freitas, bairro Populares, dois indivíduos, em uma Biz de cor verde, sem placa, adentaram no  “Mercadinho Saraiva”, um deles armado de revólver, e anunciaram o assalto, fazendo vítima a Sra. Mara Margarida Holanda, 61 anos, comerciante, de quem subtraíram uma pequena quantia em dinheiro que havia no caixa e em seguida se evadiram tomando rumo ignorado.

       

Enem 2015 tem 5,8 milhões de candidatos inscritos


A edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 5,8 milhões de inscrições até as 10h desta quinta-feira (4). O balanço parcial foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta quinta, e o prazo termina nesta sexta-feira (5).

Os candidatos devem fazer sua inscrição no site do exame. Caso o estudante tenha algum problema, ele deve ligar no 0800 616161.

Lentidão no site

O grande número de acessos deixou a página do Enem instável. Com a falha, estudantes madrugaram para fazer a inscrição.

Na quarta-feira (27), o Inep informou que o sistema estava instável por causa dos acessos concentrados entre 8h e 19h. Nas redes sociais, o instituto sugeriu que os alunos atenção
Enem encerra inscrições nesta sexta; MEC diz que não adiará prazo
As inscrições para a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (5). Procurado pelo G1, o Ministério da Educação afirmou que o prazo não será prorrogado. Os candidatos têm até as 23h59 desta sexta para terminar o processo de inscrição no site do Enem.


Caso o estudante tenha algum problema, ele deve ligar no 0800-616161. Segundo o serviço, os atendentes estarão disponíveis entre as 8h desta sexta e a 0h de sábado (6).


QUERO MAIS DICAS SOBRE O ENEM 2015

ENTÃO CONFIRA AQUI   http://ensinarnaweb.blogspot.com.br/ façam a inscrição em horários alternativos.