-->

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Mega assalto de Araçatuba: PF prende mais 15 suspeitos

 

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (16) mais 15 pessoas acusadas de participar do roubo a bancos em Araçatuba, interior paulista, em agosto deste ano. Ao todo, já foram presas 32 pessoas acusadas pelo mega assalto.

A ação de hoje teve apoio da Polícia Militar de São Paulo e envolveu 90 agentes federais. Foram realizadas ainda, além das prisões, 21 ações de busca e apreensão nas cidades de Araçatuba (SP), Osasco (SP), Campinas (SP), Santo André (SP), Guarulhos (SP), Monte Mor (SP), Foz do Iguaçu (PR) e na capital paulista.

A PF tem atuado para identificar os diversos núcleos que participaram da ação. Segundo as investigações, os criminosos se dividem por funções, com responsáveis por monitorar a ação da polícia, os que adquirem veículos para a realização do assalto e fuga e os que somente financiam o crime, participando dos lucros posteriores.

A estimativa da PF é que, nos diversos níveis de participação, incluindo os que efetivamente fizeram o roubo, cerca 50 pessoas estão envolvidas no crime.

O ASSALTO

Na madrugada do dia 30 de agosto, um grupo atacou com explosivos duas agências bancárias – uma do Banco do Brasil e outra da Caixa Econômica Federal – em Araçatuba, no interior paulista. Os ladrões também espalharam explosivos por diversos pontos da cidade.

Na fuga, houve troca de tiros com a polícia e reféns foram usados como escudo, colocados até sobre os capôs dos carros da quadrilha. Três pessoas, incluindo dois assaltantes, morreram na ação e mais três pessoas ficaram feridas.

*Agência Brasil


Capitão Vagner é homenageado em Orós na região do Vale Jaguaribano CE

 

Nesta quarta feira, 15 de dezembro, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Orós, o Deputado Federal Capitão Wagner foi agraciado com o Título de Cidadão Oroense. Título esse concedido à pessoas que notoriamente são benfeitores da nossa cidade, disse o Vereador Dr. Manuel, concedente do Título para o Deputado. 

A comenda foi recebida pelo Professor Rafael Rocha, Presidente Estadual do PSL e pessoa próxima e de confiança do parlamentar. Na ocasião estiveram presentes: o Prefeito José Rubens, o Presidente da Câmara Municipal, Luiz Alves, os demais vereadores e a comunidade de Orós.

Blog; Erivando Lima;

Obra de drenagem da Avenida Cônego Agostinho entra em fase final

 

A cidade de Russas recebe obras importantes na área da infraestrutura, que vão garantir mais conforto e bem estar a população. Um desses serviços, considerado fundamental, é a drenagem das águas pluviais de parte da Avenida Cônego Agostinho, que já está em fase de conclusão.  A obra é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos – SEINFRA.

A investida acontece em pontos estratégicos da via, onde no período chuvoso acumulava bastante água causando transtornos aos moradores do entorno. A obra foi iniciada em dois setores da Avenida Cônego Agostinho, no cruzamento com a Travessa Agostinho de Sousa e no cruzamento com a Travessa Tabelião Teodorico Veloso. Sendo executada nos dois sentidos, com a tubulação se bifurcando na Travessa Vicente Veloso onde se conecta com a drenagem já existente.

O serviço irá solucionar um problema crônico que há anos era vivenciado pelos moradores e população a cada época de inverno.

Além da drenagem, a Avenida Cônego Agostinho recebeu pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical por toda sua extensão, o que vem garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança para condutores e pedestres. Parte da obra foi realizada pelo Programa Sinalize e a outra etapa com recursos de emenda parlamentar oriundos do Governo Federal.

Os trabalhos não param e diariamente a Gestão Municipal realiza serviços de infraestrutura, visando garantir mais conforto e dignidade aos moradores do perímetro urbano e do campo.

Quatro homens são presos em flagrante pela PC-CE em posse de pistolas e coletes balísticos.


Um trabalho de inteligência realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou na prisão em flagrante de quatro homens em posse de três pistolas, coletes balísticos, balaclava, além de veículos, celulares e cartões de créditos. As capturas ocorreram nessa segunda-feira (13), no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O grupo, que é apontado como membros de um coletivo criminoso, foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

Blog; Erivando Lima.


Russas - CE plantão policial


RUSSAS RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO (MOTOCICLETA)

Dia15/12/2021, por volta das 11horas, a FORÇA TÁTICA foi informada que havia uma motocicleta abandonada no perímetro do Chapadão de Russas, zona rural de Russas, que policiamento seguiu ao local e constatou que a motocicleta PLACA OCE 6167, HONDA/CG 125 FAN KS, Ano 2011, Cor Vermelha, encontrava-se com queixa de roubo, fato esse registrado no dia anterior na Comunidade de Boàgua, zona rural de Morada Nova, que com o apoio do policiamento de Flores a motocicleta foi conduzida e entregue a DRPC de Russas a autoridade competente delegado, para adoção das medidas cabíveis. 

RUSSAS HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO

Dia 15/12/2021, por volta das 18h30min, o policiamento foi informado via 190, de um possível homicídio por arma de fogo na localidade de Jardim de São José, próximo a Mercearia do Zé Maria, que as viaturas seguiram ao local do ocorrido e constataram que a vítima homem, natural de Caraúbas - RN, foi alvejado na região da cabeça por vários projetil cal. 09 mm e veio a óbito no local, que populares informaram que a vítima estava na calçada onde residia, quando 02 indivíduos chegaram em uma motocicleta Bros, sem mais características, e efetuaram vários disparos na direção do mesmo, em seguida os homicidas fugiram tomando rumo ignorado. 

RUSSAS PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Dia 15/12/2021 por volta das 19h30min, o policiamento foi informado via 190, que na Praça Monsenhor João Luiz, próximo o local de trabalho da vitima, um homem estaria ameaçando sua ex- companheira, o policiamento foi ao local e contactou a vítima, que a mesma informou ao policiamento que vinha sofrendo ameaças, disse ainda que o mesmo não aceitava o fim do relacionamento e que hoje foi ao seu local de trabalho para importuna-la, diante dos fatos e após localizar o acusado nas proximidade do referido local,  as partes foram conduzidas a DRPC de Russas e apresentados ao delegado o qual decidiu por instaurar o auto de prisão em flagrante em desfavor do acusado.

LIMOEIRO DO NORTE ROUBO A PESSOA

Dia 15/12/2021, por volta das 07;20 minutos, tomamos conhecimento através do 190, que na localidade de Canafístula do Bixopá, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, aconteceu um roubo a pessoa tendo como vítima um homem, o mesmo informou que estava em sua residência acompanhado de sua esposa e três filhos, quando chegaram quatro indivíduos, em três motos, todos usando capacetes, e três deles armados de revólver, adentraram na sua casa e anunciaram o “ assalto”, subtraindo das vítimas o seguinte material. Um aparelho celular samsung j5, uma aparelho celular samsung j2, um aparelho celular LG k11, uma aparelho celular xiaomi redmi 9A e sua moto Honda bros ano 2007 de cor vermelha, placa HWZ-4798, e em seguida se evadiram tomando rumo ignorado. A vítima ainda informou que todos os “assaltantes” eram magros e estatura baixa, que um deles tinha uma tatuagem no pescoço e outro tinha uma tatuagem no braço. Ao tomar conhecimento do fato, os passaram a diligenciar no intuito de identificar e prender os autores do delito.

LIMOEIRO DO NORTE FURTO DE VEÍCULO

Dia 15/12/2021, por volta das 08;30min, Aa PM tomou conhecimento através do 190, de um furto de veículo na localidade de Setor S, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, onde um homem foi vítima após estacionar a sua moto, à beira da estrada, deixando a chave na ignição e adentrou no cercado para alguns afazeres, quando dois indivíduos de aparência jovem que trafegavam em uma moto Bros de cor preta, subtraíram a referida moto que trata-se de uma Titan ano 2009 de cor vermelha, placa NRD-4127, inscrição de Limoeiro do Norte-CE, e em seguida se evadiram tomando rumo ignorado. Ao tomar conhecimento do fato, os passaram a diligenciar no intuito de identificar e prender os autores do delito.


Fonte; PM CE




Inquérito contra Ciro Gomes possui provas materiais, diz juiz

 

O juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida determinou o cumprimento de mandados de busca contra o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, e o senador Cid Gomes nesta quarta-feira (15). Na decisão, o juiz afirma que a investigação está baseada em provas materiais, além de relatos de delatores ligados à empreiteira Galvão Engenharia.

A decisão salienta que “embora, nesta fase processual, não seja o momento de apontar responsabilidade definitiva, o fato é que a autoridade policial logrou reunir elementos indiciários que conferem verossimilhança à colaboração premiada”.

O texto diz ainda que “a representação policial, o parecer ministerial e esta decisão não se sustentam, apenas, na palavra dos colaboradores”.

O juiz cita anotações, e-mails, agendas e notas fiscais como elementos materiais confirmatórios, reunidos no inquérito. Há também as provas obtidas pela polícia por meio de “diligências de confirmação”, como comprovações de doações, cruzamento de informações, análise documental, buscas em bancos de dados etc.

De acordo com a investigação, coordenada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, Ciro e Cid Gomes recebiam propina da empresa Galvão Engenharia durante a construção da Arena Castelão, estádio feito para a Copa do Mundo de 2014. Na época, Ciro era governador do Ceará e, em troca da propina, teria favorecido à empresa nos contratos de construção do estádio. 

(Pleno News)



TSE determina prisão e multa para candidato que divulgar “fake news” nas eleições 2022

 

Na terça-feira (14), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram por unanimidade a minuta da resolução da Corte que regulamentará a propaganda eleitoral nas eleições de 2022.

Dentro das medidas determinadas, está previsto a prisão para candidatos que compartilharem supostas “fake news” ou contratarem disparo em massa.

Os candidatos que executarem uma das duas ações, podem ser punidos com prisão de dois meses a um ano e pagamento de multa.

A resolução do TSE impede a divulgação de “fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados” que atinjam a integridade do processo eleitoral, incluindo processos de votação, apuração e totalização de votos.

O texto estabelece ainda punição com prisão de dois a quatro anos e multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil a quem contratar terceiros para enviar mensagens ou comentários na Internet para ofender a honra ou a imagem de candidato, partido, federação ou coligação.

A instrução foi relatada por Edson Fachin. Ele explicou que a elaboração da minuta contou com a contribuição dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e de diversos partidos políticos, especialistas e entidades públicas e privadas.

A regra passa a valer meses após a Corte abrir um inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por ataques sem provas às urnas eletrônicas.



Mulher de 21 anos filmou próprio acidente de carro em que morreu no Pará

 

Uma jovem de apenas 21 anos morreu em acidente automobilístico na cidade de Castanhal, no Pará. A garota filmava com seu celular no momento em que a batida aconteceu.

O caso aconteceu em 21 de novembro, mas ganhou repercussão nos últimos dias após a circulação do vídeo. As imagens exibem o velocímetro do veículo exibindo uma velocidade cada vez maior. No momento do acidente, ela ultrapassa 80 km/h.

A gravação também mostra que a jovem está distraída ao volante, balançando o celular. Ela parece andar em ziguezague e acelerar em uma ciclovia.

Motorista estava embriagada

A mulher foi identificada como Tamires Rodrigues Nascimento. Segundo testemunha, ela estava em uma confraternização com amigos e deixou o local embriagada.

Os colegas teriam tentado convencer a mulher a não dirigir, mas não tiveram sucesso. Tamires perdeu o controle do veículo na Avenida Barão de Rio Branco, atingiu o meio-fio, capotou e foi arremessada para fora do carro.

(Yahoo)

Trabalhador poderá receber R$ 10 mil em correção do FGTS

 

Se o pagamento do décimo terceiro salário (também chamado de Gratificação de Natal) - certo para trabalhadores assalariados no regime CLT - já é tido como uma ótima notícia de final de ano, o que dizer da correção monetária do FGTS que está em análise no STF? Pois é, a estimativa é que milhões de brasileiros possam ter direito a correções, que em média poderão gerar cerca de R$ 10 mil para cada pessoa.


Quem tem direito a isso?

Caso a decisão do Supremo Tribunal Federal seja favorável, teriam direito de receber a diferença de correção monetária acumulada no período os profissionais que tiveram saldo em suas respectivas contas de FGTS de 1999 para cá - os valores, é claro, são maiores conforme o tempo de trabalho, o salário e o tempo em que o mesmo ficou depositado.

Isso porque o processo em tramitação no Supremo reivindica a substituição da Taxa Referencial (TR) como fator de correção monetária do FGTS por um índice de inflação. E essa decisão, caso favorável, provocará efeitos retroativos para todos os trabalhadores de carteira assinada.


Quanto cada um receberá?

Apesar de as contas serem individuais, em média, cada trabalhador tem cerca de R$ 10 mil para receber.

Os trabalhadores podem consultar o valor de sua revisão enquanto aguardam o debate deste tema na Corte superior, através do serviço de cálculo automatizado desenvolvido pela lawtech Loit - do advogado Antônio Maia. A ferramenta é gratuita e pode ser ser acessada por meio do site.


O que é FGTS?

Em resumo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.

(Yahoo)