-->

sábado, 5 de dezembro de 2015

Tiroteio no Bairro Catumbela com vítimas lesionadas


Chegou até nossa equipe a informação de que aconteceu um tiroteio à poucos no bairro Catumbela. Informações extra-oficiais dão conta de que duas pessoas de nomes: Eduardo e Antônio, foram lesionadas a bala e socorridas as pressas ao hospital de Russas.

Sem mais detalhes...


Criança de apenas 6 anos morre após cair de transporte escolar


Uma criança de 6 anos de idade morreu nessa quinta-feira, 03, após cair de uma camionete D20 que fazia o transporte escolar no distrito de Salamandra, zona rural de Ararendá, localizada a 332 quilômetros de Fortaleza. 

De acordo com a 2ª Companhia do 7º Batalhão, em Nova Russas, o menino se desequilibrou e caiu do veículo que, segundo populares, era utilizado como transporte escolar da zona rural do município. No início do ano, conforme página oficial da prefeitura em rede social, a cidade foi contemplada com três ônibus escolares. A Polícia informou que o acidente ocorreu por volta das 7h. A criança foi socorrida pelo motorista da camionete, mas não resistiu. Ainda segundo a Polícia, O condutor fugiu após socorrer o menino. As investigações do acidente serão realizadas pela Delegacia Regional de Crateús.

Lindomar Rodrigues

Polícia Civil prende suspeitos de roubo à joalheria

A equipe do 34º DP (Centro) prendeu dois suspeitos do roubo a uma joalheria localizada no Centro de Fortaleza nesta sexta-feira, 4. O crime aconteceu na última terça-feira, 1º . 

Segundo o inspetor Daniel Tupinambá, responsável pela investigação, a ação foi rápida e nas imagens das câmeras de segurança apareciam duas pessoas. “Eles levaram R$ 50 mil em peças, como braceletes, cordões e mais R$ 5 mil em espécie", explicou. 

Conforme o inspetor, as imagens do circuito interno de segurança foram divulgadas e uma pessoa que viu o vídeo entrou em contato com a delegacia e denunciou o nome dos dois rapazes que apareciam praticando o crime, ambos seriam moradores do bairro Tancredo Neves.  

Ao realizar um levantamento, a Polícia identificou os dois e constatou que respondiam na Justiça por assalto. O inspetor relata que obteve fotos dos dois e mostrou a vítima do roubo, que reconheceu de imediato a dupla. 

De acordo com Tupinambá, Lianderson Rodrigues Moura, 28, foi preso por participação direta na ação e relatou aos policiais que a arma do crime e parte do material estava com Hugo Aramis de Freitas Matos, 24, que também foi preso. 

O inspetor relata que foi encontrada na casa de Hugo parte do material e o revólver utilizado na ação. Os dois foram autuados em flagrante pelo delegado Romério Almeida por roubo. No entanto, mais duas pessoas investigadas pela participação no roubo foram identificadas e seguem foragidas.

O Povo Online

Morre, no Rio de Janeiro, Marilia Pêra


Uma das grandes damas do teatro e da televisão do Brasil, Marília Pêra morreu neste sábado, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. A atriz estava afastada do trabalho recentemente deviso a um desgaste ósseo, mas a causa da morte teria sido um câncer de pulmão. Apesar da família não confirmar, alguns amigos da atriz, como Zuzu Angel, chegaram a comentar a luta de Marilia Pêra contra a doença nos últimos meses.

Marília Pêra morreu trabalhando. No ar com a quarta temporada da série de TV Pé na Cova, da Globo, ela planejava para 2016 o lançamento de um disco com canções românticas. E de um musical a partir dessas canções. Ao jornal gaúcho Zero Hora, ela revelou durante o Festival de Cinema de Gramado, onde foi homenageada em agosto, que a intenção era de lançar o projeto em 2016. "Olha a coincidência: eu e Daniel Filho (outro homenageado da mesma edição do Festival de Gramado) pensamos em fazer um "docudrama" juntos, ele me dirigindo. A ideia é fazer um projeto casado com o disco, que terá canções como Ne Me Quitte Pas, alguma MPB e um Kurt Weill indicado pelo Miguel Falabella".

E foi justamente por um post nas midias sociais que Falabella, seu colega em Pé na Cova, que a notícia de sua doença se espalhou. "Não desista de nós! Por favor!", ele escreveu, no Instagram. Em 2015, a atriz também havia sido homenageada pela escola de samba Mocidade Alegre, no Carnaval de São Paulo. Ela passou o ano em tratamento médico, segundo informações dos familiares, combatendo um desgaste nos ossos do quadril – chegou a ficar afastada das gravações de Pé na Cova por conta do tratamento.

BREVE BIOGRAFIA


Marília Pêra: mais de 50 peças, quase 30 filmes e cerca de 40 novelas, minisséries e programas de televisão Filha, neta e sobrinha de atores, Marília Soares Pêra costumava contar que pisou em um palco pela primeira vez quando tinha 19 dias de vida – estava no colo da atriz de uma montagem teatral, colega de elenco de sua mãe, Dinorah Marzullo. Aos quatro anos, em 1948, já trabalhava em uma montagem de Medeia, de Eurípedes.

Antes dos 20 anos já havia atuado com Bibi Ferreira (na montagem de Minha Querida Lady, de 1962) e interpretado Carmen Miranda (na biografia de Lamartine Babo O Teu Cabelo Não Nega, de 1963), papel que repetiria algumas vezes em sua carreira. Nessa mesma época participava de um programa semanal de balé na TV Tupi – onde seus pais costumavam trabalhar.

Casou-se aos 16 anos, em 1959, com o ator Paulo Graça Mello. O casamento durou pouc. Em 1965 ela já estava separa e protagonizou as novelas Rosinha do Sobrado e Padre Tião, da Globo.Nos primórdios da emissora ainda atuou em A Moreninha, adaptação do romance de Joaquim Manuel de Macedo escrita por seu ex-sogro, Graça Mello, que era diretor da emissora.

No teatro sua carreira ganhou se destacou por várias produções. Esteve em A Ópera dos Três Vinténs, de Bertold Brecht e Kurt Weill, A Megera Domada, de William Shakespeare, O Barbeiro de Sevilha, de Beaumarchais, e Roda Viva, de Chico Buarque. A volta à Globo se deu em 1971, a convite de Daniel Filho, para contracenar com Francisco Cuoco em O Cafona – quando interpretou Shirley Sexy, personagem que lhe deu grande popularidade. Um pouquinho antes, em 1968, ela fizera Beto Rockfeller, na TV Tupi. No cinema Marília Pêra estreou em 1968, pelas mãos do diretor Eduardo Coutinho, que a escalou para fazer O Homem que Roubou o Mundo. Com o mesmo diretor, ela trabalharia em Jogo de Cena (2007), documentário premiado e aclamado pela crítica.

Marília viveria com o cineasta Hector Babendo seu momento de maior projeção internacional. Em 1981, imortalizou a personagem da prostituta Sueli em Pixote, a Lei do Mais Fraco, desempenho que chamaria a atenção de produtores internacionais e a levaria a Nova York, onde rodou Mixed Blood, filme de Paulo Morrissey lançado em 1984. Outros papéis de destaque no cinema foram em filmes de Cacá Diegues (Tieta do Agreste, de 1996, e Dias Melhores Virão, de 1990), O Viajante (1999), de Paulo César Saraceni, e Amélia (2000), de Ana Carolina.

Além de Carmen Miranda, que reviveria em espetáculos como A Pequena Notável (1966), dirigido por Ary Fontoura, e A Tribute to Carmen Miranda (1975), por Nelson Motta, também interpretou mulheres célebres como a cantora Dalva de Oliveira (no musical A Estrela Dalva, de 1987), a diva Maria Callas (Master Class, de 1996), a estilista Coco Chanel (Mademoiselle Chanel, de 2004), e a ex-primeira dama do Brasil Sarah Kubitschek (na minissérie JK, de 2006).

Marília Pêra deixa um filho, Ricardo, também ator e cantor, de seu primeiro casamento, com o ator Paulo Graça Mello; e duas filhas, Esperança, nascida em 1978, e Nina, em 1980, ambas de seu casamento com o escritor e produtor Nelson Motta. Seu último marido foi o economista Bruno Faria, com quem se casou em 1998.

Diário do Nordeste

Aracati está na final do Sub-15 Cearense e 3 atletas de Russas são destaques


Aracati está na final do Sub-15 Cearense de Futsal 2015 e vai fazer a final do campeonato contra o time do Exército. o Aracati chegou as finais após a equipe do Caucaia não comparecer ao jogo, assim se classificando por W.O. Já o time do Exército chegou as finais derrotando o Maranguape.

Três atletas da equipe aracatiense são russanos e estão se destacando no campeonato, Lucas e Hernandes e Igor são as jovens promessas do futsal. A mãe de um deles procurou a nossa reportagem e se mostrou indignada com a falta de apoio e valorização por parte do poder público para com os nosso atletas de Russas, porém, se sente agradecida com o apoio que tem recebido da cidade vizinha.

Homem é atingido por bala de chumbinho na Aldeota


Um homem foi atingido por uma bala de chumbinho na noite desta quinta-feira, 3, no bairro Aldeota. Franz Wirtzbiki, 32, estava na rua Barbosa de Freitas, quando foi ferido na cabeça. Wirtzbiki foi socorrido pelo irmão e levado ao Instituto Doutor José Frota, onde foi medicado.

Franz conta que, no momento, ficou "um pouco desorientado". "Pensei que era um objeto qualquer, mas infelizmente era uma bala de chumbinho. Sangrou muito", contou. "Na hora, limpei e estanquei o sangue. O médico identificou chumbinho no objeto. Vale lembrar que se eu tivesse um passo atrás, a bala poderia ter pego no meu olho".

"Na hora eu ainda tentei falar com a síndica do condomínio para tentar descobrir alguma informação, porque a bala veio de cima, mas o porteiro falou que ela não estava", continuou. O POVO Online tentou falar com a síndica do condomínio, mas não houve atendimento.

O Boletim de Ocorrência foi registrado no 2º Distrito Policial, mas o caso deve ser transferido para o 4º Distrito.

O POVO Online

MPCE contabiliza votos em eleição


MPCE define lista tríplice com indicações de novo procurador-geral

Os procuradores Plácidos Barros, João de Deus e Maria Neves Feitosa foram os nomes escolhidos para compor a lista tríplice que será encaminhada ao governador Camilo Santana. Ficará a cargo do chefe do Executivo escolher o novo procurador-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE). A votação foi realizada nesta sexta-feira, 4 de dezembro.

Após a votação, a Comissão Eleitoral da PGJ entregará a lista ao governador no primeiro dia útil imediato à eleição, caso não haja recursos. Camilo terá 20 dias, depois do recebimento da lista, para nomear o novo procurador-geral. O atual procurador, Ricardo Machado, foi eleito pela primeira vez em 2011 e reeleito em 2013. A eleição dos três nomes aconteceu por voto secreto e plurinominal de promotores e procuradores em atividade. Cada eleitor escolheu até três nomes.

Conheça os escolhidos

João de Deus é promotor desde 1993 e já atuou por, pelo menos, 11 comarcas do Ceará. Já compôs a lista tríplice em três eleições, duas delas em primeiro lugar. Para ele, o MPCE precisa atualmente "passar por um choque de gestão", porque "se encontra com baixa credibilidade". Ele defende que o foco da nova gestão deverá ser a reestruturação de órgãos como o Grupo de Apoio Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap). João de Deus ressalta ainda a carência de servidores e de condições materiais para atuação de promotores e procuradores. 

Maria Neves Feitosa integra o MPCE desde 1984. É procuradora desde 2006 e titular da 17a Procuradoria de Justiça. Neves é professora na Escola Superior do Ministério Público e integrante do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Para ela, um de seus pontos forte é a experiência no MPCE. Entre as críticas à estrutura do órgão, ela destaca o percentual de receita líquida insuficiente, a falta de fundo de aparelhamento, isolamento dos membros, concentração de poder, planejamento incipiente e falta de transparência. A procuradora promete oferecer estrutura material e humana indispensável ao desempenho da atribuições do MPCE, para que os integrantes se sintam motivados e empenhados. 

Plácido Barros faz parte do MPCE desde 1996, antes atuou como defensor público. Ele é professor da Faculdade de Direito da UFC e titular da 8a Promotoria de Justiça Auxiliar de Fortaleza. O promotor critica que o MPCE vive série de restrições e dificuldades. Ele cita o corte orçamentário de R$ 58 milhões efetuado pelo Governo do Estado na verba do MPCE, que prejudicou atividades básicas como pagamento de aluguéis, energia e telefone. Ele defende a criação de um fundo de reaparelhamento do MPCE, a construção de imóveis próprios para o órgão e a resolução da carência de servidores. 

O POVO Online com informações da repórter Isabel Filgueiras

Oito pessoas são presas com armas, munição e coletes após tiroteio em Itaitinga


Oito pessoas foram presas com espingardas, munição de fuzil e coletes balísticos após troca de tiros com a Polícia Militar em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), nesta sexta-feira, 4. A operação foi resultado da ação integrada da Polícia Militar e da Civil. As informações são do comandante da Área Integrada de Segurança (AIS 8),coronel PM Cláudio Mendonça.

De acordo com o comandante, na última quinta-feira, 3, uma Hilux foi roubada no bairro Castelão. Os militares seguiam em busca do veículo que foi abandonado em Itaitinga, junto de um Gol branco. Ao chegar à delegacia Metropolitana de Itaitinga, os militares teriam recebido a informação de que o Gol branco era um veículo utilizado rotineiramente por uma quadrilha. Ee E que o grupo estaria escondido em um Duplex nas proximidades.

"Esse pessoal recebeu a Polícia Militar a bala, houve intensa troca de tiros e quando perceberam que os policiais iriam se manter no local, eles tentaram empreender fuga pulando muros. Os reforços chegaram e isso resultou na prisão de todos" relatou o coronel. 

 Foram apreendidas uma pistola calibre 380, cinco carregadores de pistola, três espingardas calibre 12, 30 munições de calibre 556 (fuzil), 20 munições de calibre.40, sete munições de calibre 9 milímetros, 58 munições de calibre 12, nove celulares, um tablet e sete coletes balísticos.

Investigação

De acordo com o titular da Delegacia de Roubos e Furtos, delegado Eduardo Tomé, a quadrilha já estava sendo investigada pela delegacia Metropolitana de Itaitinga. Conforme o delegado, foram apreendidas duas caixas com vários cigarros. "Vamos investigar a origem desses cigarros", relatou. 

O delegado disse que um dos policiais quase morreu durante a operação.  “Depois da troca de tiros um dos policiais se aproximou de um deles, que apontou a arma na cabeça do PM e atirou. No entanto a arma não funcionou”, relatou. 

Segundo o coronel Mendonça, na semana passada houve o roubo de um furgão que conduzia cigarros e a Polícia está colhendo informações para identificar se o caso tem alguma relação com a carga encontrada.

A Polícia Civil informou que também deve investigar como a quadrilha conseguiu os coletes balísticos e se há envolvimento dessas pessoas em roubos a banco devido o vasto armamento. 

As oito pessoas foram autuadas em flagrante na DRF por tentativa de homicídio, resistência, roubo, associação criminosa, posse de munição de uso restrito e receptação.

O Povo Online

PM apreende cocaína, maconha e pênis de borracha em Icó

A Polícia Militar de Icó apreendeu 16 embalagens de cocaína no fim da tarde desta sexta-feira, 4. O que chamou a atenção dos militares foi que junto da droga havia um pênis de borracha, que seria utilizado para esconder o entorpecente. 

Conforme o inspetor Paulo Henrique, na casa estava um adolescente e um homem. Além dos papelotes de cocaína, a Polícia também encontrou maconha e crack. "Junto dos objetos tinha um vibrador que estava junto da droga. A Polícia acredita que eles guardavam a droga dentro do aparelho, por isso trouxe junto do flagrante", relatou. 

 O inspetor também relatou que foram encontrados alguns comprimidos que os envolvidos utilizavam para misturar com a droga. 

Ambos foram encaminhados à Delegacia de Icó para prestarem esclarecimentos acerca da venda ilegal de entorpecentes. O adolescente seria liberado e o adulto permaneceria detido.

O Povo Online