-->

quinta-feira, 2 de julho de 2015

SINE/IDT de Russas dispõe de 154 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 154 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.



segundo STDS, Denúncias de pessoas desaparecidas no Ceará caem em junho

Registros dos últimos anos
Neste ano, 47 pessoas pessoas foram dadas como desaparecidas no Ceará, conforme dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que inclui casos registrados entre janeiro e junho. O último mês teve o menor número de registros, com três casos - sendo que duas das pessoas foram encontradas. 

Março e maio lideram com o maior número de pessoas desaparecidas, ambos com 12 casos. Em seguida, estão os meses de fevereiro, abril e janeiro, com dez, seis e quatro pessoas desaparecidas. Das 47 pessoas dadas como desaparecidas neste ano, 30 já foram localizadas. 

A maioria das ocorrências são de adolescentes entre 12 e 17 anos e estão relacionadas a conflitos familiares, conforme a  delegada Iolanda Fonseca, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). "Geralmente esses registros são meninas que fogem com namorados ou por conta de outros conflitos em casa. A Polícia deve ser imediatamente acionada para que a criança seja localizada o mais rápido possível", explicou.

No total, 30 meninas e sete meninos foram dados como desaparecidos. Até 11 anos, apenas três casos de meninas desaparecidas foram registrados. Na faixa etária de 25 a 59 anos, denúncias de quatro mulheres desparecidas foram registradas. A partir dos 60 anos, foram denunciados os desparecimentos de dois homens.

Fortaleza lidera com o maior número de ocorrências do tipo, com 34 casos. Caucaia teve nove registros, Maracanaú teve dois, e Amontada e Pindoretama apenas um. 

Recentemente, casos de raptos de crianças foram divulgados nas redes sociais, mas Polícia Civil negou as ocorrências. O POVO solicitou a faixa etária dos desaparecidos de cada mês, mas o centro de referência não possuía a compilação.

Serviço

Para denunciar um desaparecimento, compareça ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Para informar a localização de algum procurado, ligue: 0800-285-1407
Creas-STDS: Rua Tabelião Fabião, 114 - Presidente Kennedy. (Segunda à sexta, das 7 às 17 horas).

O POVO Online



Pipas com cerol geram acidentes nos últimos dias no Ceará; mulher morre e PM fica ferido


Coronel Ricardo Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, alertou sobre os perigos da pipa revestida com cerol

Pelo menos dois acidentes com motociclistas, envolvendo pipas revestidas com cerol, foram registrados nos últimos dias, no Ceará. Uma mulher morreu no município de São Gonçalo do Amarante, após corte profundo no pescoço provocado pela linha da arraia, na quarta-feira, 1º. Um soldado da Polícia Militar (PM) também ficou ferido por causa do brinquedo, nesta quinta-feira, 2.

O policial Tiago Souza Costa, lotado na 1ª Companhia do 9º Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), foi atingido por uma linha de arraia revestida com cerol, no trecho da avenida Perimetral localizado no bairro Conjunto Ceará, próximo à rua Júlio Braga. Segundo o coronel Andrade Mendonça, relações públicas da PM, o objeto cortante atingiu a face do soldado, nas proximidades da boca.

"Ele estava com a viseira do capacete aberta e vinha em uma velocidade baixa. A sorte dele foi essa. Ele sentiu, parou a moto e percebeu o corte. O soldado usou a camisa para estancar o ferimento", contou o coronel. O policial foi socorrido por amigos ao Frotinha da Parangaba, onde levou cinco pontos na altura da boca.

Gecilda Martins de Morais, 41 anos, foi surpreendida por uma linha de pipa revestida com cerol, enquanto conduzia uma motocicleta na CE-421, na altura do km 3, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. Ela morreu no local sem ter tido atendimento médico, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). 

O caso registrado no interior do Ceará foi encaminhado à Delegacia Municipal de São Gonçalo do Amarante. Os responsáveis podem responder por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) e por "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente" (art.132 do Código Penal). Somadas, as penas podem chegar a quatro anos — de três meses a um ano é a pena prevista no art. 132 e de um a três anos no caso de homicídio culposo.

'Conduta danosa à sociedade'
O coronel Ricardo Rodrigues, relações públicas do Corpo de Bombeiros, recriminou veemente a prática de soltar pipas revestidas com cerol. Para o militar, a brincadeira pode causar danos tanto a motoristas, quanto a transeuntes, e classificou a atividade como "danosa à sociedade".

"Quem faz o uso da pipa com cerol está assumindo o risco de causar dilacerações e até óbitos a inocentes, que não têm como adivinhar que alguém está com este tipo de artefato", comentou o coronel. Segundo Ricardo Rodrigues, a prática com arraias sem cerol já requer cuidados para evitar que sejam soltas próximas a grandes fiações.

"Deve ser feito uma campanha aos pais de crianças e de adolescentes. Os adultos não podem proporcionar o acesso a este tipo de produto. As campanhas podem coibir este tipo de conduta que é totalmente indevida e danosa à sociedade", disse o militar.

O coronel alerta sobre as pipas cortadas, que são alvo de disputas entre os brincantes. O coronel pede aos praticantes que não subam em telhados e postes para pegar as arraias.

O Povo Online



Italiano procurado pela Interpol é preso em Jericoacoara



A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 2, na praia de Jericoacoara, um italiano de 42 anos de idade, que era procurado pela Interpol por ter cometido crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e falsidade de documentos na Itália.

A prisão foi efetuada em cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do governo da Itália, para extradição do italiano, que não teve o nome divulgado.

O preso estava no Brasil na condição de turista, juntamente com mulher e filho e passou a ser procurado após um comunicação de que um estrangeiro foragido internacional estaria neste estado. Ele foi encaminhado à sede da Policia Federal no Ceará, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal até a efetiva extradição para Itália.

O POVO Online



Acusado de estuprar criança de 12 anos é preso em Aracati



Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por estupro de vulnerável na noite de terça-feira, 30, em Aracati, 148, 3 km de Fortaleza. José Pedro de Oliveira Filho levou a vítima, uma menina de apenas 12 anos, para um motel da cidade, e foi detido quando deixava a criança perto da casa dela. 

Segundo a Polícia Civil, o acusado frequentava há cerca de duas semanas a lanchonete da família da menina e passou a dar presentes para a vítima. Ele levou a criança para um motel, mas na volta foi visto pelo pai da menina, que acionou a Polícia e efetuou a prisão.

José Pedro foi encaminhado à Delegacia de Aracati, onde foi autuado por estupro de vulnerável. 

O POVO Online



Presos considerados perigosos são transferidos para presídio federal

 Adriano Soares é um dos presos transferidos


Dois presos de unidades prisionais do Ceará foram transferidos para a Penitenciária Federal de Catanduvas, localizada no Paraná, na tarde desta quinta-feira, 2. Segundo Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), a transferência ocorreu por questões de segurança, visto que a dupla é considerada de "alta periculosidade".

Os detentos transferidos são Adriano Soares Menezes, conhecido como Vô, e Antônio Lucivando Nunes da Silva, conhecido como Vandim. Eles foram escoltados pelo Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) até o Aeroporto Internacional Pinto Martins quando foram entregues para agentes penitenciários federais. A transferência dos presos foi feita após solicitação da Sejus, junto à Vara de Execuções Penais.

Adriano responde por homicídio e tráfico de drogas. Ele foi preso em março do ano passado, no bairro Vila Pery, em Fortaleza, por agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). "Vô" estava preso Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).

Já Antônio Lucivando responde por homicídio, lesão corporal e furto. De acordo com a Sejus, ele possui várias passagens pela Polícia, a primeira ainda em 2008. A última entrada dele no sistema prisional cearense ocorreu em 2014, quando foi capturado em Aquiraz. "Vandim" cumpria regime fechado na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima.


O POVO Online



Mais de 19 quilos de cocaína e dois homens são presos pela Polícia Federal

Os policiais encontraram a droga escondida nas portas laterais de um veículo
A Polícia Federal (PF) prendeu dois cearenses com mais de 19 quilos de pasta base de cocaína em um lava-jato no Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, 2. O local, utilizado como fachad, ainda abrigava um laboratório artesanal.

Os policiais encontraram a droga, armazenada em forma de tijolo, escondida nas portas laterais de um veículo. Além da cocaína, foram apreendidos com a dupla uma pistola calibre 380, munições e dois veículos.

Os homens foram presos em flagrante e encaminhados à sede da Superintendência Regional da Policia Federal. Cada um responderá, conforme sua participação, por associação para o tráfico, trafico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Investigação aprofundada

As apreensões e prisões realizadas nesta quinta resultaram de uma investigação aprofundada da mais recente ação da PF - realizada em 8 de junho deste ano - de combate ao tráfico de drogas no Ceará, quando foram apreendidos mais de 65 quilos de cocaína e dois indivíduos foram presos, também em Aquiraz.


O POVO Online



Duas adolescentes são estupradas e espancadas no interior do Ceará; uma delas morreu

Uma noite de festa terminou em tragédia no município de Capistrano, distante 110,5 km de Fortaleza, na noite de quarta-feira, 1°. Duas adolescentes teriam sido espancadas e estupradas por um grupo de homens - uma delas morreu, enquanto a amiga conseguiu fugir. Segundo relatos da sobrevivente à Polícia, elas foram amarradas antes de serem agredidas.

De acordo com informações da 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Baturité, município vizinho a Capistrano que está ajudando na busca pelos suspeitos, as jovens de 16 e 17 anos encontraram um grupo de homens e resolveram sair com eles. Conforme depoimento da adolescente, todos passaram a noite ingerindo bebida alcoólica. A garota não soube especificar quantos rapazes estavam com elas, nem quem são.

A sobrevivente informou aos policiais que na madrugada desta quinta-feira, 2, os rapazes amarraram as duas adolescentes e as estupraram, na localidade de Pedreiras, em Capistrano. Em seguida, eles teriam começado a espancá-las com pedaços de pau. De acordo com a jovem, ela conseguiu se desvencilhar e saiu correndo à procura de ajuda.

Após fugir, ela ligou para o Destacamento da Polícia Militar de Capistrano e informou o local onde ocorreu o crime. Chegando ao lugar indicado, às 4h desta quarta, os policiais militares não encontraram nada.

Às 8h, a equipe da PM recebeu uma nova ligação de moradores informando sobre o corpo de uma jovem na localidade Pedreiras, no mesmo local indicado pela adolescente sobrevivente. Os policiais compareceram ao lugar e acharam o corpo de uma garota submerso em uma cacimba. Em seguida, eles constataram que se tratava da jovem desaparecida através das características informadas pela amiga.

De acordo com informações da PM de Baturité, o corpo da jovem apresentava vários sinais de agressão. O policiamento da região está realizando buscas para identificar e encontrar os suspeitos do crime.

O Povo Online


Menino de 9 anos é atropelado por metrô quando brincava com pipa em Juazeiro do Norte


Uma criança de 9 anos morreu após ser arrastada por metrô, na tarde desta quinta-feira (2). O caso aconteceu em Juazeiro do Norte, a 491 km de Fortaleza, no cruzamento da Rua São Miguel e Avenida Carlos Cruz.

O menino, que morava no Bairro Pio XII, estava soltando pipa, quando prendeu a sandália nos trilhos no metrô. Ele acabou escorregando e, como o veículo já estava a caminho, não teve tempo de sair do local.

A criança foi arrastada pela máquina. Ele teve várias lesões no corpo e bateu a cabeça no chão, morrendo no local.

Morte com cerol

Em dois dias de férias, já houve duas mortes no Ceará ocasionada pela brincadeira com pipas. Na quarta-feira (1º), uma motociclista morreu no Anel Viário, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ela foi atingida por uma linha de cerol, uma mistura de cola com vidro moído que é aplicado em linhas de pipas.


Tribuna do Ceará





Após roubar quartel da PM, bando é morto por policiais


Um grupo de bandidos fortemente armados invadiram na última segunda-feira o quartel da Polícia Militar em Rondônia, renderam os policiais e roubaram vários armamentos entre fuzis, escopetas calibre 12, várias pistolas .40, coletes e uma viatura. Durante a tomada do quartel um soldado foi baleado no abdômen. Após tomar o quartel da PM o bando tomou dois policiais de reféns e passaram a realizar roubos em vários comércios da cidade inclusive em bancos da cidade. Por volta das 08h40, o bando saiu da cidade na viatura roubada sentido município de Monte Negro, mas se depararam com guarnições do 7º BPM, quando houve intensa troca de tiros e 7 bandidos foram mortos. Segundo informações policiais, o oitavo bandido conseguiu fugir e possivelmente está baleado. 

*Policiamodeon

*Vale em Destaque


Polícia apreende arma de fogo e objetos roubados em Limoeiro do norte-CE


Polícia militar apreende arma de fogo e objetos roubados no bairro Luiz Alves de Freitas, em Limoeiro do Norte.


Dentro da casa, foram encontradas várias peças de moto e quadros de bicicleta.



Blog Vale em Destaque




Funceme prevê 85% de chances de seca em 2016


Fortaleza. A quadra chuvosa de 2015 no Ceará teve precipitações 30,1% abaixo da média, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgada ontem. De fevereiro a maio deste ano choveu apenas 424,6 milímetros no Estado, quando o esperado era de 607,4 mm, tendo como base a climatologia histórica (1980-2009). Se até dezembro próximo, durante a época da pré-estação, não ocorrerem precipitações de forma satisfatória, esta poderá ser a pior seca de quatro anos no Ceará desde 1910.

A situação é ainda mais alarmante levando em conta as projeções para 2016. Segundo o órgão meteorológico cearense, as águas do Oceano Pacífico estão 2,5 graus Celsius acima do normal para esta época do ano, o que configura 85% de chance de haver El Niño entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016. O fenômeno climático provoca a descida de ar na região Nordeste do Brasil, dificultando a formação de nuvens de chuva e afetando a quadra invernosa.

"Pelo que as projeções indicam, a preocupação com o quinto ano de seca tem que ser levada muito a sério", considera o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Em 2015, o Ceará, assim como toda a parte norte do Nordeste Brasileiro, sofreu a influência negativa do El Niño.

A falta de chuva afeta diretamente a recarga dos reservatórios, assim como a agricultura de sequeiro, que não utiliza sistemas de irrigação e depende apenas da água que vem do céu. Dos quatro anos seguidos de seca que o Estado enfrenta, o pior foi 2012, levando em conta os índices pluviométricos. Entretanto, no que diz respeito ao nível dos açudes, este ano tem se apresentado com o cenário mais preocupante. Em junho de 2013, o nível dos açudes cearenses estava em 43%. No mesmo período do ano seguinte, havia 32% da capacidade acumulada, enquanto, em 2015, há apenas 18,8% nas represas do Estado, devido ao impacto acumulado.

Déficit
Na estação chuvosa de 2015, não houve nenhum mês em que as precipitações tenham sido na média ou acima dela. Em fevereiro, o desvio negativo foi de 23,9%. Já em março, mês em que mais choveu durante toda a quadra, a pluviometria foi de 13,1% abaixo da esperada, sendo considerada pela Funceme "em torno da média". Em abril, o déficit de chuvas foi 40% menor do que o normal, e em maio, o desvio negativo foi de 56,6% .
Em comparação com o ano anterior, o período de fevereiro a maio de 2015 foi pior que o de 2014, em relação à quantidade de chuvas. No ano passado, as chuvas ficaram 24,2% abaixo da média. Em 2013, as precipitações foram 40% menores do que os registros históricos, e em 2012, pior ano da seca, choveu 50% a menos do que o esperado.
Pós-estação

Embora a quadra chuvosa no Ceará tenha encerrado em maio, têm sido registradas ocorrências de algumas precipitações, principalmente no centro-norte do Estado. Estes eventos são ocasionados por fenômenos conhecidos como Ondas de Leste, característicos do período da pós-estação invernosa.

Entretanto, apesar de alimentarem a esperança da população, estas precipitações são insuficientes para recarregar os reservatórios, sendo esperados apenas 37,5 mm, 15,4 mm e 4,9 mm, nos meses de junho, julho e agosto, respectivamente. "Se você olhar a climatologia do Ceará, 70% das chuvas ocorrem na estação chuvosa", lembra Eduardo Sávio Martins.
A região do Estado mais acometida pela falta de chuvas em 2015 foi a jaguaribana, apresentando desvio negativo de 42%, seguida pelo Sertão Central e Inhamuns (-37,5%) e região da Ibiapaba (-32,7%).

Por outro lado, a parte do Estado que menos sofreu com a baixa pluviometria em 2015 foi a macrorregião do Litoral de Fortaleza, que teve 9,2% de chuvas abaixo da média. O Litoral Norte e o Litoral do Pecém também se aproximaram de suas marcas históricas, porém, ficaram abaixo do esperado, com desvios percentuais de -14,8% e -11,9%, respectivamente.
Dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 112 estão com volume inferior a 30%. Apenas três reservatórios, de pequeno porte, estão com volume acima de 90%.

A maior seca já registrada no Estado aconteceu de 1979 a 1983, com cinco anos seguidos de poucas chuvas. Caso o próximo ano também seja de precipitações insuficientes, o período contemporâneo poderá ficar marcado como a pior seca enfrentada no Ceará, de acordo com os registros históricos.

Bruno Mota
Repórter 
Fonte: Diário Online

Caminhão baú tomba em curva no município de Quixeré



Nesta Quarta Feira (01) às 17:00Hs a Carreta tipo Baú de(Cavalinho) Placa DPC 4618 e Baú Placa APK 7300 da cidade de Russas tombou nas proximidades da Barragem de Quixeré na CE 377. O caminhão era dirigido por José Hélito de Sousa de 31 anos. O mesmo transportava cereais e vinha de Recife com destino à Fortaleza. Logo após o caminhão tombar algumas pessoas tentaram saquear a mercadoria, só não o fizeram por causa da intervenção da polícia militar que de imediato atendeu a ocorrência e isolou a área do acidente com isso evitando que vândalos continuassem com o saque. O motorista nada sofreu, mesmo assim a ambulância foi acionada. O motorista ligou para empresa para que mandassem outra carreta para que a carga fosse removida do local do sinistro. 

Vale em Destaque



OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE QUARTA PARA QUINTA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 01 PARA O DIA 02 DE JULHO DE 2015

HOMICÍDIO A BALA REGISTRADO EM FORTIM
Nesta Quinta, por volta das 06h00, na CE-040, próximo à entrada de Fortim, foi vítima de homicídio à bala DIEGO TEIXEIRA DE SOUSA, filho de Telga de Oliveira Teixeira e José de Sousa da Silva, nascido em 24/10/1994, ex-presidiário e residente em Fortim. A composição teve conhecimento por denúncia anônima ao 190. A Polícia Militar foi até o local e constatou o fato, resguardando o local até a chegada da perícia e rabecão.

PRISÃO DE HOMICIDA POR MANDADO DE PRISÃO EM BEBERIBE
Nesta Quinta, às 09h30 Os Policiais abordaram um indivíduo de nome ENIVALDO ALVES DE SOUSA, nascido em 26/03/1979, natural de GOIAS – GO, filho de EXPEDITO LUCIANO DE SOUSA E ALDENORA BENEDITA ALVES DE SOUSA, na área comercial, que o mesmo afirmou já ter respondido por homicídio, sendo verificado em consulta junto ao SINESP, um mandado em aberto oriundo do ESTADO DA BAHIA. Que também foi detectado que o mesmo responde por crimes de homicídios e estelionato, sendo que um procedimento de homicídio foi lavrado no estado da BAHIA, outro na cidade de FORTALEZA e estelionato no estado de GOIAS. Que o mesmo foi conduzido à DPC LOCAL onde foi apresentado a autoridade policial para as providências cabíveis. 

TENTATIVA DE ROUBO A AGENCIA BANCÁRIA EM POTIRETAMA
Nesta Quinta, por volta das 02h00min, houve uma tentativa de roubo a agência do banco Bradesco da Cidade de Potiretama-Ce. Segundo consta, cerca de vários indivíduos distribuídos em vários carros, sendo um (01) Hyundai HB20, de cor branca, placa OSE-6853, inscrição de Fortaleza-Ce, sem queixa de Roubo/Furto, que posteriormente foi encontrado em chamas numa estrada que liga as cidades de Potiretama-Ce a Rodolfo Fernandes-RN, e várias motos não identificadas chegaram naquele local fortemente armados, e enquanto uma parte dos meliantes realizava disparos de fuzil de diversos calibres contra o destacamento policial, outra parte introduzia no caixa eletrônico artefatos explosivos que ao serem acionados não causaram o rompimento da estrutura do caixa, frustrando assim a ação delituosa. Enquanto os policiais do destacamento se protegiam dos disparos, mantiveram contato com o policiamento das OPMs circunvizinhas através do rádio solicitando reforço. A Polícia Militar de Jaguaribe saiu para prestar apoio, assim como a VTR de Iracema-Ce, além do policiamento de Alto Santo-Ce. Por volta das 3h30min a composição policial de Iracema-Ce localizou numa estrada vicinal que liga Potiretama-CE a Rodolfo Fernandes-RN, um veículo usado pelos criminosos em chamas. Diligências prosseguiram pela madrugada com o apoio de viaturas do COTAR. O local foi isolado, pois ainda havia um artefato explosivo junto ao caixa eletrônico da agência bancária. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) esteve no local para recolher o material explosivo deixado pelos criminosos. Incursões foram intensificadas com o intuito de encontrar os integrantes da quadrilha. Diligências prosseguem.

PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, CRIME AMBIENTAL E APREENSÃO DE VEÍCULO ADULTERADO EM JAGUARIBARA
Nesta Quinta, por volta das 10h00min, foi preso na localidade de Sossego Cotendos, Jaguaribara – CE, a pessoa de JARDSON ALVES PEIXOTO, nascido no dia 16 de Junho de 1984, filho de JAKSON PEIXOTO NOGUEIRA e MARIA ALVES PEIXOTO, naturais de Jaguaribe-CE, amasiado, agricultor, residente na localidade de Assentamento Sossego Cotendas – Jaguaribara-CE. Em posse da referida pessoa foram apreendidos os seguintes objetos ilícitos: 01 (uma) espingarda Cal. 36 da marca CBC com duas munições Cal. 44; 01 (uma) espingarda de pressão da marca Rossi nº D55130736 Cal. 5.5; 01 (uma) moto Honda Bros de cor preta sem placa, com Chassi e motor raspados; e 7 pássaros silvestres sendo eles 01 (um) sabiá (Turdus rufiventris), 01 (um) azulão (Cyanocompsa brissonii), 01 (um) golinha (Sporophila albogularis), 01 (um) galo de campina (Paroaria dominicana),  2 (dois) corrupiões (Icterus jamacaii) e 1 (um) bigodeiro (Sporophila lineola). A prisão ocorreu por ocasião de uma operação objetivando identificar os autores do assalto ocorrido contra a Agência do Bradesco de Potiretama-CE. O acusado juntamente com o material apreendido foi encaminhado para a delegacia de Jaguaribe-CE, onde foi autuado por infrações do art. 12 da Lei 10826/03 e do art. 29 da Lei 9.605.

HOMICÍDIO A BALA / LESÃO CORPORAL A BALA NA CIDADE DE ALTO SANTO
Nesta Quinta, por volta das 20:00 Os Policiais Militares foram informados via 190 de um possível homicídio e uma lesão à bala na localidade de baixio grande(zona rural)a 45 km da cidade, na residência do Sr. Vicente Alves maia. A viatura da Polícia Civil deslocou-se até o local da ocorrência e constatou a veracidade dos fatos,onde foi vítima de homicídio a bala o Sr. Maedson Chaves Teotonio, filho de Manoel de Oliveira Teotônio e Maria do Socorro de Lima Chaves natural da cidade de Tabuleiro do Norte-CE, nascido em 18/07/1994, agricultor, residente na cidade de Tabuleiro do Norte-CE, que nessa mesma ocorrência veio a ser lesionada a bala a Sra. Valeria Freire Maia, filha de Vanderley Souza Maia e Lenilce Rebouças Freire Maia, natural da cidade de Parauapebas(Pará), estudante,nascida em 07/10/1997, que foi socorrida para o hospital municipal de Tabuleiro do Norte-CE, onde a mesma recebeu atendimento.

PRISÃO POR INFRINGIR LEI MARIA DA PENHA EM RUSSAS
Nesta Quinta, por volta das 16h00min, na Rua Amâncio Mariano, 1504, Russas-CE, foi preso FRANCISCO MARCOS DO NASCIMENTO DA SILVA (natural de Russas-CE, nascido aos 23/10/1973, filho de Raimundo Nonato da Silva e Francisca Rodrigues do Nascimento da Silva, residente no local da ocorrência), este que foi flagrado agredindo sua companheira, a senhora MARIA JOSE DE SOUSA natural de Russas-CE, nascida aos 31/05/1977, filha de Manoel Raimundo de Sousa e Maria Antônia de Sousa, residente no local da ocorrência). A Polícia Militar conduziu ambas as partes ao 1º BPM para os devidos procedimentos.

1º BPM


Dilma Rousseff crítica aprovação do reajuste salarial para servidores do Poder Judiciário



A presidente Dilma Rousseff criticou nesta quarta-feira, 01, a decisão do Senado, em votação na noite desta terça-feira, 30, de aprovar reajuste salarial de até 78% entre 2015 e 2017 para os servidores do Poder Judiciário. "Achamos lamentável, porque é insustentável um País como o nosso, em qualquer circunstância, dar níveis de aumento tão elevados", criticou a presidente, que está em viagem oficial aos Estados Unidos. Segundo ela, tal nível de reajuste "de fato, compromete o ajuste fiscal".

A presidente, entretanto, não disse se irá vetar o aumento salarial ao Judiciário. "Não discuto veto antes da hora", afirmou a presidente.

Em seguida, porém, Dilma fez elogios ao Congresso e agradeceu que parte expressiva do ajuste fiscal já foi aprovada. "Não chamaria de desafio, porque faz parte da democracia", disse a presidente.

A presidente lembrou que ontem, ao mesmo tempo que o Senado aprovou o reajuste para o Judiciário (assunto negativo para o governo), a Câmara rejeitou a proposta de reduzir de 18 ara 16 anos a maioridade penal para alguns tipos de crimes (seguindo posição defendida pelo Planalto). "O Congresso, como democracia, é assim. Tem dia que você ganha. Tem dia que você perde", argumentou a presidente.

Diante desse cenário de pluralidade de discussões e opiniões que surgem dentro do Legislativo, Dilma disse que não há mal-estar nas relações do Planalto com o Congresso. "Acho que tem hora que vocês criam um clima que não existe", disse.

Lula

A presidente também minimizou críticas realizadas recentemente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O meu querido presidente Lula tem todo direito de fazer as críticas que ele quiser, especialmente a mim. E eu sempre encontro com ele, mas não tenho nada marcado por agora", afirmou. Lula, há pouco tempo, criticou o modo como Dilma está conduzindo a articulação do ajuste fiscal no Congresso.

Dilma não quis comentar os resultados da pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira. "Não comento pesquisa, nem quando sobe, nem quando desce", comentou a presidente.

A avaliação negativa do governo da presidente Dilma Rousseff, de 68% dos entrevistados, é a pior da série histórica do levantamento feito pelo Ibope divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O porcentual daqueles que avaliam como ruim ou péssimo o governo bateu o recorde nos 29 anos dos dados compilados pela pesquisa e ultrapassou a marca negativa do então presidente José Sarney em julho de 1989.

Por outro lado, a avaliação positiva do governo de Dilma, de 9%, só não foi pior à registrada por Sarney em sondagens realizadas em junho e em julho de 1989. Na ocasião, Sarney tinha 7% de avaliação ótima ou boa dos entrevistados.

O levantamento foi realizado entre 18 e 21 do mês passado, antes da divulgação do conteúdo da delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais e o grau de confiança é de 95%.

O Povo Online



Novo técnico alvinegro, Geninho diz que chega ao Ceará sonhando com terciero acesso seguido


Acabou o mistério. Quatro dias após a demissão de Silas Pereira, o Ceará já anunciou seu novo treinador. Geninho será o comandante do Vovô no restante da temporada 2015. O acerto foi revelado nesta quarta-feira (1), numa entrevista em primeira mão ao programa Trem Bala, da Rádio O POVO/CBN.  

Geninho, de 67 anos de idade, tem um currículo vasto que inclui quase 50 equipes. Seu último clube o Avaí, quando disputou o Campeonato Catarinense. Acumula ainda passagens por Corinthians, Goiás e Atlético Paranaense, onde foi campeão brasileiro em 2001.

"Está tudo certo. Tivemos uma conversa no sábado. Hoje o Evandro (Leião, presidente do Ceará) me retornou e acabamos nos acertando na parte de tarde. Espero chegar amanhã (quinta-feira) de manhã e já começar o trabalho", afirmou o treinador na entrevista. O técnico será apresentado à imprensa na tarde desta quinta-feira, em Porangabuçu.

Ao falar sobre o seu desafio, Geninho destacou a honra de dirigir uma equipe como o Ceará e destacou que a torcida será fundamental no processo de reação do time.

APOIO DA TORCIDA E OTIMISMO!

"Sei que a torcida está chateada, mas ela será fundamental na nossa reação. Eu vi o jogo contra o Luverdense, apesar de nem saber se o Ceará ia querer contar com meu trabalho, e realmente a equipe precisa de mudanças. Quero uma análise de desempenho de cada atleta e vamos estudar tudo com calma", frisou.

Apesar do péssimo momento do time, que não vence há 8 jogos e ocupa a vice-lanterna da Série B, Geninho acredita que o time tem condições de brigar pelo acesso. 

 "Eu quero conseguir uma coisa maior que fugir da Zona de Rebaixamento. Deus queira que consiga uma coisa boa e, pelo terceiro ano consecutivo, eu consiga um acesso por uma equipe", ressaltou o treinador, que em 2013 subiu o Sport e ano passado conquistou acesso com o Avaí para a Série A. 

O primeiro jogo do novo treinador será na próxima terça-feira (7), quando o Ceará enfrenta o Botafogo, às 21h50min, na Arena Castelão.

O Povo Online


Vigilantes são presos por latrocínio no litoral leste do Ceará; vítima foi espancada



Dois vigilantes foram presos pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), acusados de assassinar um vendedor no município de Beberibe, litoral leste do Ceará, nesta terça-feira, 30. A vítima estava desaparecida desde a última quarta-feira, 24.

Segundo a delegada Socorro Portela, diretora da DHPP, familiares da vítima desaparecida procuraram a delegacia pedindo que o caso fosse investigado em Beberibe, nesta terça. Com as informações colhidas, uma equipe da Divisão se dirigiu ao município para realizar buscas na região.

Os policiais encontraram o corpo da vítima - Alexandre Costa de Sousa, 35 anos - no final da tarde, em uma estrada que liga Beberibe a Praia das Fontes.

Os policiais chegaram ao nome do principal suspeito do crime - o vigilante e garoto de programa Francisco Fernando Morais, 26, o “Bombado”, com quem a vítima mantinha um relacionamento há um mês e 15 dias e foi vista pela última vez. Inicialmente, o homem tentou negar, mas logo após a prisão de seu comparsa – o também vigilante Jeison Tales Melo Soares, 28, o caso foi esclarecido, segundo a DHPP.

“Bombado” foi capturado pelos policiais em sua casa, no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza. Já seu comparsa, foi capturado no local de trabalho, em Pacajus, Região Metropolitana.

Espancamento

De acordo com os depoimentos dos acusados, a vítima foi espancada até a morte, em uma pousada em Beberibe, no último dia 24, local onde tinha combinado um encontro com seu algoz. Em seguida, "Bombado" dirigiu o carro da vítima até a estrada onde abandonou o corpo e seguiu para Fortaleza. Ele também levou roupas e perfumes importados que eram revendidos por Alexandre.

Jeison foi responsável por se desfazer do veículo da vítima – um Uno Vivace -, que foi queimado em Cascavel, e guardar os objetos roubados. Como recompensa, ficou com parte das roupas adquiridas no crime.

A dupla está presa na DHPP. Fernando foi autuado em flagrante por latrocínio e ocultação de cadáver, enquanto Jeison por dano e receptação.


O POVO Online



Quatro cidades cearenses têm IDH classificado como alto

O Ceará têm pela primeira vez cidades com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) clasificado como alto, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Fortaleza (0,754), Sobral (0,714), Crato (0,713) e Eusébio (0,701) são as cidades com melhores índices do Estados e ultrapassaram a linha de IDHM médio e baixo que ocupavam até a última atualização do Atlas.

Os dados tem base no Censo de 2010 e foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pela Fundação João Pinheiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).O IDHM leva em conta Renda, Longevidade e Educação como as três dimensões principais.

Na ranking do Atlas, a Região Metropolitana de Fortaleza também teve seu IDHM classificado como alto. Na escala anterior, com base no Censo de 2000, era médio. Agora, a RMF ocupa a 17ª colocação entre as metrópoles do País.

Mesma posição ocupa o Ceará (0,682 - classificado como médio) no ranking dos estados. A primera posição é do Distrito Federal (0,824) e a última de Alagoas (0,631). Em relação ao Nordeste, o Ceará ocupa a segunda posição, logo atrás do Rio Grande do Norte (0,684), que ocupa a 16ª geral dos estados.

Fortaleza

Evolução

O IDHM de Fortaleza é 0,754, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é Longevidade, com índice de 0,824, seguida de Renda, com índice de 0,749, e de Educação, com índice de 0,695. O IDHM passou de 0,652 em 2000 para 0,754 em 2010 - uma taxa de crescimento de 15,64%. Nesse período, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,161), seguida por Longevidade e por Renda.

Fortaleza ocupa a 467ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros segundo o IDHM. Nesse ranking, o maior IDHM é 0,862 (São Caetano do Sul) e o menor é 0,418 (Melgaço). Entre 2000 e 2010, a população de Fortaleza cresceu a uma taxa média anual de 1,39%, enquanto no Brasil foi de 1,17%, no mesmo período. Nesta década, a taxa de urbanização do município passou de 100,00% para 100,00%. Em 2010 viviam, no município, 2.452.185 pessoas.

Longevidade

A mortalidade infantil (mortalidade de crianças com menos de um ano de idade) no município passou de 34,6 por mil nascidos vivos, em 2000, para 15,8 por mil nascidos vivos, em 2010. No município, a esperança de vida ao nascer cresceu 4,8 anos na última década, passando de 69,6 anos, em 2000, para 74,4 anos, em 2010. Em 1991, era de 66,0 anos. No Brasil, a esperança de vida ao nascer é de 73,9 anos, em 2010, de 68,6 anos, em 2000, e de 64,7 anos em 1991.

Educação

Na Capital, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 95,86%, em 2010. No mesmo ano, a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 84,80%; a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 59,54%; e a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 45,42%. Entre 1991 e 2010, essas proporções aumentaram, respectivamente, em 32,21 pontos percentuais, 47,29 pontos percentuais, 37,11 pontos percentuais e 30,47 pontos percentuais.

Renda

A renda per capita média de Fortaleza cresceu 85,18% nas últimas duas décadas, passando de R$ 457,04, em 1991, para R$ 610,48, em 2000, e para R$ 846,36, em 2010. Isso equivale a uma taxa média anual de crescimento nesse período de 3,30%. A taxa média anual de crescimento foi de 3,27%, entre 1991 e 2000, e 3,32%, entre 2000 e 2010. A proporção de pessoas pobres, ou seja, com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140,00 (a preços de agosto de 2010), passou de 38,97%, em 1991, para 27,54%, em 2000, e para 12,14%, em 2010. A evolução da desigualdade de renda nesses dois períodos pode ser descrita através do Índice de Gini, que passou de 0,64, em 1991, para 0,64, em 2000, e para 0,61, em 2010.

Ceará

Evolução

O IDHM do Ceará passou de 0,541 em 2000 para 0,682 em 2010 - uma taxa de crescimento de 26,06%. No mesmo período, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,238), seguida por Longevidade e por Renda.

Longevidade

A mortalidade infantil (mortalidade de crianças com menos de um ano de idade) no Ceará passou de 41,4 por mil nascidos vivos, em 2000, para 19,3 por mil nascidos vivos, em 2010. A esperança de vida ao nascer cresceu 4,8 anos na última década, passando de 67,8 anos, em 2000, para 72,6 anos, em 2010.

Educação

A proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 96,29%, em 2010. No mesmo ano, a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 86,02%; a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 56,89%; e a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 37,39%. Entre 1991 e 2010, essas proporções aumentaram, respectivamente, em 52,39 pontos percentuais, 67,22 pontos percentuais, 46,38 pontos percentuais e 30,06 pontos percentuais.

Renda

A renda per capita média de Ceará cresceu 109,54% nas últimas duas décadas, passando de R$ 219,83, em 1991, para R$ 310,21, em 2000, e para R$ 460,63, em 2010. Isso equivale a uma taxa média anual de crescimento nesse período de 3,97%. A taxa média anual de crescimento foi de 3,90%, entre 1991 e 2000, e 4,03%, entre 2000 e 2010. A proporção de pessoas pobres, ou seja, com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140,00 (a preços de agosto de 2010), passou de 66,36%, em 1991, para 51,75%, em 2000, e para 30,32%, em 2010.  


O POVO Online