-->

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Moradores cansados de esperar pela CAGECE ameaçam derruba caixa dágua em Russas CE

A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem e atividades ao ar livreOs moradores da comunidade de Pitombeira 2 ( PLACAS ), zona urbana do municipio de Russas, cansados de esperar por tomada de providencia por parte da CAGECE, que a 5 anos os moradores solicitam a demolição de uma caixa daga que vem deixando os moradores preocupados pela situação de perigo em que estar a instrutura do reservatório que pode tombar a qualquer momento. A mais de 5 anos que os moradores fizeram a solicitação ao órgão e ainda não foram atendidos.

Os moradores estão ameaçando se o problema não for resolvido logo vão tomar uma decisão por conta própria ou seja fazer o tombamento do reservatório. 


Esquenta eleição em Fortaleza, vereador saca revólver em comunidade - vídeo

 Esquenta eleição em Fortaleza, vereador saca revólver em comunidade - vídeo

 Divulgação

O vereador de Fortaleza, Marcio Cruz (PSD) durante uma visita a comunidade no Presidente Kenedy na capital, sacou uma arma de fogo.

O fato aconteceu nesta quinta-feira, 27. Um homem, ainda desconhecido perguntou o parlamentar o que ele estaria fazendo naquele local.

Segundo o vereador, a pessoa teria feito ameaça por ele não reside no bairro.

O desconhecido pediu para o parlamentar  fosse embora. Foi nessa hora que Marcio puxou o revólver e deu voz de prisão.

Marcio Cruz alega que o vídeo que circula nas redes sociais não mostra a real situação. Diz que só tomou essa atitude para se defender de uma possível agressão.


TSE proíbe comícios em lives na campanha deste ano

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu nesta sexta-feira a realização dos chamados “livemícios” — mistura de eventos virtuais com comício — para divulgar candidaturas para as eleições municipais de novembro. A solução estava sendo estudada por partidos como alternativa para as campanhas deste ano, por conta da pandemia do coronavírus.

A decisão foi tomada por unanimidade em uma consulta levada ao tribunal pelo PSOL. O partido questionou se é legítima a participação de candidatos em eventos virtuais não remunerados. A consulta cita “shows e webinars”, sem especificar debates políticos. Ao votar, o relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, lembrou que a lei eleitoral proíbe showmícios e eventos similares para a divulgação de candidaturas. Também é proibida a apresentação de artistas, remunerados ou não, em comícios e reuniões eleitorais.

— As chamadas lives eleitorais equivale à própria figura de showmício, ainda que em formato distinto do presencial, tratando-se assim de conduta expressamente vedada pela lei. A proibição compreende nao só a possibilidade de showmício como também de evento assemelhado, nos termos da lei, o que albergaria as chamadas lives eleitorais. A restrição alcança os eventos dessa natureza que sejam ou não remunerados. O atual cenário de pandemia não autoriza transformar em lícita conduta que se afigura vedada — disse o relator, ministro Luís Felipe Salomão.
— Esse fenômeno da live, ainda que bem-vindo do ponto de vista do momento que vivenciamos, também encontra os seus limites, especialmente quando mimetiza o comício e, ao assim fazer, chama para si esse tipo de óbice — disse Edson Fachin.

— Está expressamente vedado por lei — completou Alexandre de Moraes.

Em parecer, o Ministério Público Eleitoral foi contra a realização desse tipo de evento. Segundo o vice-procurador eleitoral Renato Brill de Góes, o objetivo da lei foi devolver o debate político para o centro das campanhas e evitar a vinculação entre candidatos e artistas como forma de captar a atenção do eleitorado. O procurador ressaltou que artistas podem fazer campanha como os demais cidadãos.

Fonte: O Globo
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE



Mulher é presa após cortar barriga de amiga grávida e roubar bebê

 

O corpo de uma mulher identificada por Flavia Godinho Mafra, que estava grávida, foi encontrado com marcas de tijoladas e cortes na barriga provocados por estilete. O cadáver foi encontrado na manhã desta sexta-feira (28) em uma empresa de cerâmica desativada em Canoinhas, na Grande Florianópolis.

Segundo um site de notícias do Globo, a suspeita é que uma amiga da vítima,Rozalba Grimm, tenha feito uma emboscada para cometer o assassinato e ficar com a recém-nascida. Ferida, a bebê foi levada a um hospital pelo marido da suspeita. Ambos foram presos.

A vítima estava desaparecida desde a tarde de quinta-feira (27). Segundo o delegado Paulo Alexandre Freisleben da Silva, ela teria sido levada até o local do crime pela suspeita, que é amiga da vítima.

"Ela disse que estava grávida e teria perdido a criança há dois ou três meses, mas não comunicou aos familiares, inclusive nem teria falado para o marido, que estaria muito empolgado com a gravidez dela. Ela disse que iria fazer um chá de bebê e convidou a vítima para participar", explica.

No entanto, a amiga acabou levando a vítima até a cerâmica desativada e a atingiu com tijoladas na cabeça. O estilete foi encontrado no local do crime

"Depois, com um estilete cortou a barriga dela para tirar o bebê. A ideia dela era matar a mulher e ficar com a criança", explicou o delegado.

O delegado disse que o bebê foi levado pela suspeita para o Hospital e Maternidade Maria Sartori Bastiani, onde a mulher investigada teria informado que teve um parto espontâneo. 

O delegado afirmou que foi o companheiro da suspeita que acabou lavando o recém-nascido até o hopsital. A Polícia Militar foi acionada pela equipe médica, que desconfiou dos cortes profundos no corpo do bebê. 

Flavia estava grávida de 38 semanas e era diabética.

Justiça penhora dinheiro da Igreja Mundial e de pastor Valdemiro Santiago

 

Um montante de R$ 246,6 mil foi penhorado da conta da Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo pastor Valdemiro Santiago. A decisão da juíza Valéria Longobardi, foi publicada na quinta-feira (27) e se refere a contratos de aluguéis de templos.

Segundo informações de um site do sistema Globo, as cobranças dos aluguéis são referentes aos anos de 2018 e 2019, entretanto, a igreja alega que a falta de pagamentos ocorreu devido a pandemia de coronavírus, já que teve que fechar alguns templos e deixou de arrecadar dízimos dos fiéis.

Ainda de acordo com o site, o advogado foi questionado sobre o fato da ação ter ocorrido antes da pandemia, e a justificativa usada pela igreja para a falta do pagamento, é que pode ter ocorrido atraso no parcelamento de acordos.

A defesa disse ainda, que “não é o representante legal da instituição, mas as pessoas jurídicas", já que o pastor não assinou os contratos de aluguéis.

Valdemiro e a Igreja Mundial do Poder de Deus foram alvos do Ministério Público Federal (MPF) no início do mês por oferecerem cura milagrosa do Coronavírus.



Homem tira a camiseta no metrô e veste cachorro que passava frio

 

Gesto de solidariedade em São Paulo viralizou nas redes sociais. Fui atrás do promotor de vendas Felipe Paulino para conhecer a história. Assista!

Em tempos de pandemia e inverno rigoroso, ver a solidariedade das pessoas acalma o nosso coração. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um rapaz, no Metrô de São Paulo, tirando a própria camiseta para aquecer um cachorro abandonado. Eu fiquei surpresa quando assisti e quis conhecer a história.

Felipe Paulino, de 33 anos, é quem aparece nas imagens. O promotor de vendas estava acompanhado do irmão e de um amigo quando encontrou o animal no chão. "Nós somos do Guarujá (SP) e estávamos indo para a rua 25 de março. Eu vi ele de longe, tremendo demais, era um dia bem frio na cidade. Abaixei, fiz carinho, mas não tinha nenhum pano na mochila. Aí minha primeira reação foi tirar a blusa e dar pra ele", lembra.

A cena aconteceu dentro da estação Jabaquara, no último sábado (22), e foi registrada pelo irmão, que parecia não acreditar ao ver Felipe mudando de roupa na fila da bilheteria. A ação durou poucos minutos. Ao ganhar o presente, o vira-lata saiu do local abandando o rabo e exibindo a nova vestimenta.

O vídeo já passa de 160.000 visualizações e Felipe se diz surpreso com a repercussão. “Eu não fiz nada de mais, quis ajudar, não imaginava toda essa gente. Procurei ele na volta das compras e não achei. E eu também estava longe de casa, não tinha muito o que fazer. Mas gostaria de reencontrá-lo para ajudar agora na busca de um lar”, lamenta.

Que grande exemplo, Felipe! Se cada um doar o que pode, seja tempo, dinheiro, roupa, comida ou carinho, vamos viver em uma sociedade melhor. Alguém da região do Jabaquara conhece este animal e pode colaborar com pistas? Escreva para: contato@procurasecachorro.com.br

(R7)

Governador do Rio, Wilson Witzel é afastado pelo STJ por suspeitas de irregularidades na saúde

 Com o pedido de afastamento de Witzel, o vice, Cláudio Castro, assume o governo do Rio de Janeiro.

O governador Wilson Witzel (PSC) foi afastado do cargo, na manhã desta sexta-feira (28), por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O afastamento é por irregularidades em contratos na saúde. Com o pedido de afastamento de Witzel, o vice, Cláudio Castro, assume o governo do Rio de Janeiro. A medida tem prazo inicial de 180 dias.

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã uma operação para afastar o governador. A ordem de afastamento e os mandados de prisão são decorrência das investigações da Operação Favorito e da Operação Placebo. As duas operações foram deflagradas no último mês de maio.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, também são alvos de mandados de busca e apreensão o vice-governador, Cláudio Castro (PSC), e o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT) e a primeira-dama do Rio, Helena Witzel.

Os policiais também prenderam o presidente do PSC, pastor Everaldo, e têm mandado de prisão contra o ex-secretário estadual Lucas Tristão, braço direito de Witzel. A operação Tris in Idem ocorre por ordem do ministro Benedito Gonçalves, do STJ.

Witzel é também alvo de um processo de impeachment na Assembleia Legislativa do Rio - o processo está travado, com recursos sobre a tramitação sob análise do STF.

Como funcionava o esquema

"Segundo apurado pelos investigadores, a partir da eleição de Wilson Witzel, estruturou-se no âmbito do governo estadual um a organização criminosa, dividida em três grupos, que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. Liderados por empresários, esses grupos lotearam algumas das principais pastas estaduais - a exemplo da Secretaria de Saúde - para implementar esquemas que beneficiassem suas empresas", afirma nota da PGR. No total, são 17 mandados de prisão, sendo seis preventivas e 11 temporárias, e 84 de busca e apreensão.

"O principal mecanismo de obtenção de recursos financeiros pelos grupos era por meio do direcionamento de licitações de organizações sociais, mediante a instituição de uma "caixinha de propina" abastecida pelas OSs e seus fornecedores, e a cobrança de um percentual sobre pagamentos de restos a pagar a empresas fornecedoras do estado", diz a PGR.

A Procuradoria aponta ainda o envolvimento de membros dos poderes Legislativo e Judiciário no esquema. "Além dos desvios no Poder Executivo, foi apurado que alguns deputados estaduais podem ter se beneficiado de dinheiro público desviado de sobras dos duodécimos do Poder Legislativo. O esquema funcionava da seguinte forma: a Alerj repassava as sobras de seus duodécimos para a conta única do tesouro estadual. Dessa conta única, os valores dos duodécimos "doados" eram depositados na conta específica do Fundo Estadual de Saúde, de onde era repassado para os Fundos Municipais de Saúde de municípios indicados pelos deputados, que, por sua vez, recebiam de volta parte dos valores", afirma a nota da Procuradoria.

"Até mesmo o Poder Judiciário pode ter sido utilizado para beneficiar agentes com vantagens indevidas. Um esquema arquitetado por um desembargador do Trabalho beneficiaria organizações sociais do grupo criminoso por meio do pagamento de dívidas trabalhistas judicializadas. Essas OSs, que tinham valores a receber do Estado, a título de "restos a pagar", tiveram a quitação das suas dívidas trabalhistas por meio de depósito judicial feito diretamente pelo governo do Rio", declarou o Ministério Público Federal.

De acordo com investigadores, a propina era paga por meio de uma advogada ligada ao desembargador sob investigação. Witzel já foi alvo de uma denúncia pelo pagamento de valores feitos por empresários ao escritório de advocacia da primeira-dama.

A Procuradoria Geral da República afirma ter provas que colocam Witzel "no vértice da pirâmide" dos esquemas de fraudes investigados no estado.

O ex-secretário de Saúde Edmar Santos fechou acordo de delação premiada após ser preso numa operação coordenada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Na ação, os investigadores encontraram R$ 8,5 milhões em dinheiro vivo atribuído a Santos.

Ele foi solto a pedido da PGR, que afirmou que "esses fatos já estão sob a competência do Superior Tribunal de Justiça e estão sendo usurpados na operação deflagrada pelos órgãos do sistema de Justiça Estadual do Rio de Janeiro". Provas obtidas em investigações conduzidas no Rio de Janeiro serviram como base para a Placebo.

O inquérito conduzido pela PGR apurava irregularidades na contratação de uma organização social para a montagem de hospitais de campanha, bem como a relação de Witzel com o empresário Mário Peixoto, preso em maio.

A Polícia Federal apreendeu o aparelho de celular e o computador do governador. A operação foi autorizada pelo ministro Benedito Gonçalves, do STJ.

Entre os elementos que embasaram as buscas contra a primeira-dama na Operação Placebo estão um contrato de prestação de serviços e honorários advocatícios firmado entre o escritório de Helena Witzel e a empresa DPAD Serviços Diagnósticos, de Mário Peixoto, e comprovantes de transferências bancárias entre as duas empresas.
Esse contrato tem o valor de R$ 540 mil, segundo documentos apreendidos e emails acessados na apuração. Os investigadores também encontraram um email de 14 de abril deste ano enviado pelo contador das empresas de Peixoto para um braço direito do empresário, com documentos a respeito de pagamentos para a primeira-dama.

Já as provas sobre Peixoto foram obtidas em desdobramento da Operação Lava Jato, que investiga fraudes no governo Sérgio Cabral.

Elas apontam pagamento de uma firma ligada ao empresário para a primeira-dama Helena Witzel a partir de agosto do ano passado. Seriam 36 parcelas de R$ 15 mil. O próprio governador também foi citado em interceptações telefônicas.

As supostas fraudes nas compras emergenciais para o combate à pandemia levaram à demissão e posterior prisão de Gabriell Neves, ex-subsecretário de Saúde. O mesmo ocorreu com Edmar Santos, depois solto.
Em nota, a assessoria do pastor Everaldo disse que ele "sempre esteve à disposição de todas as autoridades e reitera sua confiança na Justiça".

(DN)



Caixa inicia pagamento do ciclo 2 do auxílio emergencial

 

A Caixa inicia hoje (28) o ciclo 2 de pagamentos das parcelas do auxílio emergencial. Os créditos começam pelos beneficiários nascidos em janeiro. O segundo ciclo de pagamentos vai até 27 de outubro.

Neste ciclo, mais três públicos foram incluídos: trabalhadores que fizeram o cadastro nas agências dos Correios entre 2 de junho e 8 de julho; trabalhadores que fizeram a contestação pelo site da Caixa ou App Caixa | Auxílio Emergencial de 3 de julho a 16 de agosto e foram considerados elegíveis; beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores, mas que tiveram o benefício reavaliado em agosto. No caso das reavaliações, o benefício foi liberado novamente para 148 mil pessoas.

Hoje, quase 4 milhões de brasileiros vão receber o benefício e já poderão movimentar os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar boletos e fazer compras na internet e nas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.

O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta Poupança Social Digital e saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período de acordo com o mês de nascimento.

Aqueles que tiveram os pagamentos retidos vão receber todas as parcelas a que têm direito de uma só vez, dentro do Ciclo 2. Já os trabalhadores que optaram por realizar o cadastro nos Correios e aqueles que contestaram vão receber a primeira parcela também nesta sexta-feira (28), dentro do Ciclo 2. As parcelas P2 e P3 serão pagas no Ciclo 3 e as parcelas P4 e P5, no Ciclo 4.
Balanço

A Caixa já pagou R$ 179 bilhões para 66,9 milhões de pessoas. Foram realizados 254,2 milhões de pagamentos. O site auxilio.caixa.gov.br recebeu 1,66 bilhão de visitas e a central exclusiva 111 registra cerca de 463 milhões de ligações. O aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial teve 115,4 milhões de downloads e o aplicativo Caixa Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassa 215 milhões de downloads.

(Agência Brasil)

Campanha Limpa Nome por R$ 100 até dia 31; veja como quitar dívidas

 

Termina na próxima segunda-feira (31) a campanha da Serasa que permite que endividados de até R$ 1 mil quitem seus débitos por apenas R$ 100. Lançado no final de julho, o programa permite que quem tiver dívidas entre R$ 200 e R$ 1 mil com as 21 empresas possa quitá-las com até 98% de desconto. O valor de R$ 100 é valido para qualquer um dos parceiros envolvidos.

Confira passo a passo para renegociar as dívidas:

-Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo no celular e preencha um breve cadastro. Também é possível regularizar os débitos pelo WhatsApp: (11) 98870-7025;

-Dentro da plataforma, todas as informações financeiras do consumidor vão aparecer na tela, incluindo as dívidas;

-Para conhecer as condições oferecidas para pagamento, basta clicar na dívida para ser direcionado até uma nova página, onde serão apresentadas as opções de renegociação;

-Selecionada a opção, basta escolher se o pagamento será à vista ou parcelado, e a melhor data de vencimento;

-Por fim, a própria plataforma da Serasa gera os boletos, que podem ser pagos pela internet ou em qualquer agência bancária ou lotérica.

Veja as empresas participantes:
Algar
Anhanguera
Ativos
Avon
Calcard
Casas Bahia
Credsystem
Hoepers
Itapeva
Iuni
Pernambucanas
Pitagoras
Ponto Frio
Recovery
Tricard
Uniderp
Unime
Unique
Unirondon
Unopar
Vivo

Fonte: G1/CE



Por causa da pandemia, TSE amplia horário da votação em uma hora

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (28) ter oficializado a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.

De acordo com o TSE, o horário de votação foi definido após consultas a estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Insper e da Universidade de São Paulo.

Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

A intenção de ampliar o horário de votação já havia sido antecipada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em entrevistas. “Estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia”, disse o ministro nesta sexta-feira (28), em mensagem gravada.

O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse Barroso.

Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.

(AgBr)



Igreja católica retoma atividades presenciais a partir de 6 de setembro

 

As missas na igreja católica sobralense deverão ser retomadas na próxima semana, quando Sobral entrará na quarta fase do plano de retomada das atividades. A decisão do Bispo Diocesano, Dom José Luís Gomes de Vasconcelos, será publicada em breve, mas informações obtidas pelo Blog Sobral em Revista são conta que, as primeiras missas serão celebradas no domingo, 6 de setembro, as 17h, em todas as paróquias, com a presença de fieis até o limite de 50% da capacidade das igrejas, respeitando os regramentos de isolamento social impostos pelos decretos do Estado e do Município.

Via Sobral em Revista



Catadores de recicláveis acham mais de R$ 35 mil em cofre deixado para sucata pela Polícia Civil

 

Dinheiro foi encontrado em um fundo falso quando objeto foi desmontado para ser vendido como sucata, segundo Associação de Coletores de Recicláveis de Araçatuba (Acrepom).

A Associação de Coletores de Recicláveis de Araçatuba (Acrepom) encontrou mais de R$ 35 mil em dinheiro em um cofre descartado pela Polícia Civil. O caso aconteceu nesta quinta-feira (27).

De acordo com a associação, catadores desmontaram o cofre para ser vendido como sucata após o objeto ter sido deixado pela polícia no local, quando encontraram a quantia em um fundo falso. A Acrepom chamou a polícia para devolver o montante.

A Polícia Civil não soube informar de qual ocorrência esse cofre pertence. O objeto e o dinheiro foram levados para a delegacia, que vai investigar o caso.

O cofre vai passar por perícia para analisar também se esse fundo falso era fácil de ser identificado ou não — o intuito é saber se houve negligência da polícia ao entregar o objeto para a associação. O dinheiro ficará em juízo.

Em junho deste ano, a sede da associação pegou fogo e ficou completamente destruída. Um laudo apontado pela Polícia Civil diz que o incêndio foi criminoso. Este caso continua sendo investigado.
 
Fonte: G1



Jovem que tentou matar a mãe à tiros é encontrada morta em presídio feminino

 Rafaela foi presa pelo crime de tentativa de homicídio após tentar matar a própria mãe à tiros.

A apenada identificada como Rafaela Barbosa da Silva, 26 anos, foi encontrada morta no final da manhã desta quinta-feira (27), em uma cela do pavilhão A 1 do presídio provisório feminino localizado na Rua Antônio Violão com Amazonas, no bairro Escola de Polícia, zona leste de Porto Velho.

Rafaela foi presa pelo crime de tentativa de homicídio após tentar matar a própria mãe à tiros, porém, o disparo atingiu um homem no dia 16 de junho deste ano em uma residência na Rua Aruba no bairro Tancredo Neves na mesma região.

A jovem foi encontrada pelos policiais penais que logo solicitaram o Samu, porém, a vítima já estava em óbito. A perícia técnica e o rabecão foram acionados para fazer os trabalhos necessários sendo encontrado um lençol que supostamente ela teria cometido suicídio, mas a polícia civil deve apurar as causas da morte, onde não está descartado o crime de homicídio. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal para exames.

Fonte: Hora 1 Rondônia