-->

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cinco novas mortes por dengue são confirmadas no Ceará; total é de 34 em 2015



Segundo a Sesa, no total, são 35.580 casos verificados este ano, em 156 municípios cearenses 

Mais cinco mortes por dengue foram confirmadas no Ceará. Ao todo, o Estado registra 34 óbitos em decorrência da doença em 2015. Os dados são doboletim divulgado, nesta sexta-feira (24), pela Secretaria de Saúde (Sesa), que mostram ainda que 35.580 casos foram verificados este ano, em 156 municípios cearenses. 

Os 34 óbitos confirmados no Ceará ocorreram nos municípios de Fortaleza (14), Maracanaú (3), Beberibe(3), Aracati (2), Caucaia (2), Limoeiro do Norte (2),Aquiraz (1), Barbalha (1), Crato (1), Itapiúna (1),Juazeiro do Norte (1), Missão Velha (1), São Luis do Curu (1) e Varjota (1).

Segundo o boletim, a média da idade das mortes confirmadas foi de 32 anos, variando de 5 meses a 74 anos. Já os meses de abril e maio apresentaram o maior número de óbitos e casos graves confirmados respectivamente.

Em relação aos casos confirmados, a Sesa aponta afaixa etária de 20 a 29 anos como a predominante da doença. Do total, 600 registros são de casos graves, estando a maior parte desses casos concentrados em Fortaleza. 

“Do total de casos graves, 86,5% (519/600) foram de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e 13,5% (81/600) de Dengue Grave (DG). O município de Fortaleza, isoladamente, concentrou o maior percentual de DCSA 70,1% e de DG 49% entre os municípios cearenses”, diz o boletim.

Diário do Nordeste


Polícia fecha laboratório de drogas e prende suspeito de homicídio na cidade de Milagres


Durante a noite dessa quinta-feira, 23, um homem foi preso após uma tentativa de homicídio, roubo de veículo e tráfico de entorpecentes na cidade de Milagres. A Operação, comandada pelo Major Giovanni Sobreira, teve início no dia anterior após a localização de Claudigleison Ribeiro Vieira, 24 anos, acusado de uma tentativa de homicídio contra Rafael Patrício Oliveira da Cruz, 25 anos.

No momento da abordagem, duas armas de fogo, sendo um revólver e uma pistola, e uma moto Honda/NXR bros 150, cor vermelha, placa OSS 3047 com registro de roubo foram encontradas com Claudigleison Ribeiro.

A residência do acusado é apontado pela Polícia como um laboratório de drogas. No local, a Polícia Militar encontrou uma prensa mecânica profissional, medicamentos, lubrificantes, cera líquida e sacos para embalagem da droga, além de 64 gramas de pasta base de cocaína.O acusado, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Brejo Santo.

Ceará Agora


Doença rara que causa paralisia muscular pode ter chegado ao Ceará

Os principais jornais do Estado do Ceará trazem nesta sexta-feira, 24, matérias onde apontam que casos recentes da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença neurológica que provoca fraqueza muscular generalizada, tem chamado a atenção de médicos e assustado muita gente no Ceará.
Arte: Diário do Nordeste.

De acordo com o Diário do Nordeste, embora ainda não confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e Ministério da Saúde, documentos como­ uma certidão de óbito e um laudo médico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) ­ demonstram que a doença chegou ao Ceará. Em nota da assessoria de comunicação, a Sesa afirma que o “sistema de informações do Núcleo de Epidemiologia da Secretaria da Saúde do Estado não registra o óbito citado”.

Em entrevista ao jornal O Povo, um médico da equipe de neurologia, de identidade preservada, afirmou que no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a maioria dos casos foi de pacientes de Fortaleza, mas muitos também vieram do Interior, entre pacientes de 16 a 70 anos. O profissional lembra que não é possível evitar ou prevenir a doença, já que ela costuma aparecer duas a quatro semanas após o paciente ter tido alguma infecção, como dengue, zika ou mesmo um resfriado. Em alguns casos, a manifestação acontece após vacinas.

O infectologista Anastácio Queiroz diz não se surpreender com o avanço da doença e sua chegada ao Ceará. “Apesar de o Ministério da Saúde ainda não confirmar, esses casos estão relacionados ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. É uma síndrome paralisante, que vai na maioria dos casos até o quadril e nos mais graves até o pescoço, o que faz o paciente precisar ser entubado”. Ele revela que tem contato com médicos da Bahia, atualmente com mais de 50 confirmações da doença, e eles reafirmam a relação da Guillain­Baré com o zika vírus.

O Ministério da Saúde esclarece que a síndrome de Guillain­Barré (SGB) pode surgir após infecções por vários tipos de vírus ou bactérias. Trata-­se de manifestação autoimune rara que tem como principais características fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Vale esclarecer que a doença não é de notificação compulsória, então não há registro do número de casos. Até maio deste ano, foram 30.972 procedimentos ambulatoriais e hospitalares no SUS em decorrência de Guillain­Barré no País. Em 2014, foram 65.884.

Ceará Agora


Fóssil achado no Ceará revela que serpente tinha patas

Espécime provavelmente saiu contrabandeado do Brasil. Traz evidências de que cobras surgiram a partir de lagartos que viviam em tocas no chão
Vista geral da cidade do Crato, no cariri cearense, e ao fundo a chapada do Araripe

Um fóssil de 120 milhões de anos que foi levado para fora do Brasil em circunstâncias misteriosas, provavelmente escusas, é o primeiro exemplar conhecido de serpente primitiva com quatro patas. A descrição da espécie extinta está na edição desta semana da revista especializada Science, de Nova York. O trio formado pelo britânico David Martill, o norte-americano Nicholas Longrich e o alemão Helmut Tischlinger afirma que a criatura, descoberta na chapada do Araripe, no Ceará, traz evidências de que as cobras surgiram a partir de um grupo de lagartos que viviam em tocas no chão.

Esses ofídios primitivos, de acordo com eles, caçavam pequenos vertebrados por meio da técnica da constrição, enrolando-se em torno deles para esmagar a presa, mais ou menos como fazem as jiboias de agora. De fato, o fóssil foi preservado com restos de um animalzinho, talvez um sapo ou lagarto de pequeno porte, em seu intestino.

É possível ver claramente pequenas patas dianteiras e traseiras no fóssil, batizado de Tetrapodophis (”Serpente de quatro patas”, em grego). Apesar de minúsculos, os membros podem ter sido funcionais. Talvez fossem úteis para agarrar parceiros durante o acasalamento, propõem os paleontólogos.

Embora o bicho fosse terrestre, acabou se fossilizando cercado por inúmeros flocos de fezes de peixe petrificadas. Durante a era dos dinossauros, o Araripe era uma região costeira repleta de lagunas de água salobra. “Achamos que o corpo pode ter sido levado para dentro dessas lagunas por rios. Por outro lado, muitas cobras sabem nadar, então não é impossível que ela tenha pulado dentro d’água em busca de presas”, diz Martill.

O trio que descreveu a espécie afirma que a Tetrapodophis passou décadas nas mãos de um colecionador particular antes de ser repassada para um museu na Alemanha, e que faltam registros detalhados sobre como e quando foi obtida por seu dono original. Desde 1942, fósseis brasileiros são considerados bens da União por lei e são proibidos de comercialização. 

(das agências de notícias)


Pacatuba registra maior chuva do ano no Ceará

Foto: FUNCEME
O município de Pacatuba, que integra o polo da serra de Guaramiranga, registrou a maior chuva do ano no Ceará – até o momento-, na madrugada desta quarta-feira, 25. A precipitação de 146 mm também é o maior registro da cidade nos últimos cinco anos, quando somente em 2012 passou dos 100 mm. 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas no Ceará estão sendo ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical, principal fator de precipitações no Estado neste período de fevereiro. “A previsão é de chuvas nos próximos três dias. O índice de Pacatuba, nesta madrugada, é bem significativo”, explica o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.

Neste ano, a maior chuva de Pacatuba era a do dia 3 de janeiro, quando foi registrado 33.2 mm – número bem inferior ao desta madrugada. A menor chuva no município ocorreu no dia 4 de janeiro, com um índice de 22 mm. No ano passado, a maior chuva de Pacatuba teve registro de 75 mm.

Em 2013, o maior índice de precipitação em Pacatuba foi 69 mm; o registro de 2012 apontou 110.9 mm e o de 2011 75 mm. Em 2010, a maior chuva da cidade foi de 91 mm, segundo informações fornecidas pela Funceme. No Ceará, o município com a maior chuva do ano foi Farias Brito, que registrou 182 mm no dia 4 de fevereiro. 

Ceará
Choveu em 117 municípios cearenses, das 7 horas da última terça-feira, 24, até as 7 horas desta quarta-feira, 25, conforme a Funceme. Em Fortaleza, que registra fortes chuvas nesta semana, a precipitação foi de 30 mm, no posto da Água Fria. 

Depois de Pacatuba, tiveram os maiores índices de chuva da madrugada os municípios: Itaitinga (142 mm), Guaiúba (119 mm), Horizonte (116 mm), Trairi (109 mm), Cascavel (94 mm), Maracanaú (89 mm), Maraguape (71 mm), Aquiraz (70 mm) e Eusébio (65 mm).

Durante o dia, a previsão da Fundação é de nebulosidade variável, com chuvas, em todo o Ceará. As precipitações são provocadas pela influência de áreas de instabilidade, no norte do Nordeste. 

Amanda Araújo
amandaaraujo@opovo.com.br


Quatro homens são presos com revólveres e balaclava em Pacatuba


A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira, 24, quatro homens, suspeitos de praticarem assaltos e planejarem sequestros, no Centro, em Pacatuba, 32 km de Fortaleza. Os homens foram detidos com dois revólveres calibre 38, uma balaclava, além de três celulares. 

Segundo a PM, Antônio Wesley Batista Barbosa, 25 anos, já responde na Justiça por um crime de privação de liberdade (sequestro) e estaria com os comparsas premeditando novas ofensivas. “Recebemos denúncias da população e sobre onde eles atuavam, fazendo roubos e assaltos. A prisão foi realizada por volta das 7h30min, perto de um córrego, no bairro São José”, detalhou o subtenente Cândido de Sousa. 

Além de Wesley, foram detidos Francisco de Assia Ferreira Araujo, 28 anos, André Lima Soares, 21 anos, e Claudvan de Castro Rodrigues, 25 anos. O grupo foi encaminhado à Delegacia Regional de Pacatuba, onde foram autuados por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. 

Na captura, ainda foram apreendidos dois carros com os suspeitos, um Astra e um Ecosport. 


O POVO Online


Detentos da cadeia pública são mortos em invasão de grupo armado


Dois detentos da Cadeia Pública de Mulungu, no Maciço de Baturité, foram mortos na madrugada desta sexta-feira, 24, por um grupo de quatro homens que invadiu a cadeia. 

Conforme relato da Polícia Militar (PM) no município, que tem sede no mesmo prédio onde funciona a cadeia, os homens chegaram por volta das 0h, tendo aproveitado-se da ausência de PMs no local — eles haviam ido atender a uma outra ocorrência. O responsável pela Área Integrada de Segurança 13, onde fica Mulungu, delegado Sidney Lira, afirma que "tudo indica" que o chamado aos PMs foi uma ação do grupo criminoso, visto que nenhuma ocorrência foi confirmada no local informado na denúncia.

O único agente penitenciário da cadeia foi rendido pelos homens. Em posse das chaves, os homens buscaram Francisco Valdemir Moreira de Barros e Albert David de Sousa Freitas, que estavam em celas diferentes. Toda a ação durou cerca de cinco minutos, estima a PM. Não houve tempo para a chegada do atendimento médico, e eles morreram no local.

Francisco Valdemir e Albert David estavam presos pelo crime de homicídio (artigo 121 do Código Penal Brasileiro). Albert David, conhecido como Soneca, é apontado pelo delegado Sidney Lira como líder do tráfico de drogas na região, no mesmo grupo em que Francisco Valdemir participava. Soneca havia sido preso nessa quinta-feira, 23. A polícia trabalha com a hipótese de "queima de arquivo" como motivação dos assassinatos.

O grupo fugiu em duas motos. Até o momento, nenhum deles foi identificado ou preso, apesar das buscas feitas pela PM na região. O caso é investigado pela Delegacia Regional de Baturité.

O POVO Online


Terceiro maior açude do Ceará, Banabuiú encontra-se com 1% de sua capacidade


O terceiro maior açude do Ceará está com apenas 1.09% de sua capacidade, é o que mostra o sistema de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), porém, de acordo com o chefe do açude, José Ariston Queiroz, o reservatório tem apenas 1.01% de sua capacidade. A população teme um colapso geral, tendo em vista, que a água que está chegando às residências apresenta baixa qualidade.

Sobre o assunto, o prefeito municipal de Banabuiú, Veridiano Sales, soltou o verbo e acusa a Cogerh de ser a responsável por essa situação. O prefeito se diz indignado porque o órgão estadual errou os cálculos e ainda liberou água pelas comportas, acima do previsto.

“A situação é lamentável, estamos vivendo uma crise hídrica, porque houve erro no planejamento da Cogerh, mesmo sabendo que as previsões indicavam que não teríamos bons invernos”, relata o gestor, afirmando ainda, que desde 2013, a autarquia liberou 15 mil metros cúbicos de água por segundos para o rio, com destino a Tabuleiro do Norte, Russas, Morada Nova, Ibicuitinga etc. O rio chegava a ficar ponta a ponta.

Em dezembro de 2013, o município de Banabuiú entrou com um pedido de liminar na justiça, para que fosse reduzido o volume da água que estava sendo liberado, mas não houve manifestação até o momento do juiz. Naquela época, o açude Banabuiú estava com 5% e o açude soltando 6 mil m³ por segundos.

Pelos cálculos da Cogerh até o dia 30 de abril, o açude teria 70 milhões de metros cúbicos de água, “mas a Cogerh errou em 50 milhões, nessa data só tinha 20 milhões de m³, além de soltar água de forma descontrolada, ainda cometeu errou gravíssimos. Suspeitamos que a Cogerh, quis de fato nos enganar”, cita o prefeito.

Em julho, o açude tem pouco mais de 16 milhões de metros cúbicos de água, porém, em cima de um volume de lama.  “Agora, depois que a água a Companhia fechou as válvulas, causando outro grande prejuízo porque o rio era perenizado, destruindo assim um sistema ecológico. Nesse rio havia várias espécies, até pitú, consequentemente, acabou com tudo porque o rio secou e todas as espécies serão extintas”, denunciou o prefeito, alegando que os prejuízos são incalculáveis.

Riscos

Até janeiro o açude terá água suficiente para abastecer a cidade de Banabuiú, mas outra preocupação das autoridades municipais é justamente com uma contaminação. Devido o baixo volume de água e a grande quantidade de lama, poderá ocorrer uma desoxigenação, se isso acontecer causará mortalidade de peixes, deixando a água impropria para o consumo humano e a cidade totalmente desabastecida.

“O Açude Banabuiú não poderia secar, é o terceiro maior açude do Ceará, era a esperança da região. Era o Banabuiú que deveria estar pronto para abastecer os demais municípios do Sertão Central”, analisa o prefeito Veridiano Sales.

Ainda conforme o prefeito, um representante do governo do estado chegou a dizer que a prioridade era água pra produzir, ou seja, para a irrigação. “São atitudes tomadas erradas, irresponsáveis e hoje o povo está pagando um preço pelo que não comprou e pelo que não pediu. Foi desonesto não só com a gente, mas com a região.”

Mais de 1.000 famílias viviam da pesca, com essa situação, estão pedindo auxilio da Prefeitura, “retiraram a alimentação dessas famílias”, diz Sales, pedindo a ajuda do governo do Estado. (Revista Central).

RT News


OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE QUINTA PARA SEXTA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 23 PARA O DIA 24 DE JULHO DE 2015


ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM RUSSAS
Nesta Sexta(24), por volta das 01h30min, na Av. Gonçalves, bairro de Fátima, 02 indivíduos, vestidos de blusas pretas e calças jeans, numa HONDA TITAN 150, cor preta, armados de revolver, renderam o proprietário do estabelecimento comercial BAR DO DOGUINHO, subtraindo do mesmo uma quantia no valor de R$ 1.300,00. A equipe do FTA– atendeu a ocorrência e está realizando diligências no sentido de identificar e prender os autores do roubo e recuperar o que foi roubado.

T C O POR POSSE DE DROGA EM ARACATI
Nesta Quinta(23), por volta das 10h00min, a Equipe do Moto Patrulhamento, durante patrulhamento de rotina na vila São Cristóvão, foi informado por popular que na Travessa Rio Jaguaribe, um elemento de camisa preta e bermuda vermelha estava traficando drogas, foi feito deslocamento pelo moto patrulhamento para o local, durante a chegada da equipe o elemento citado, o mesmo tentou se desfazer de uma caixa de fósforo, sendo localizado e encontrado 4 grama de pedras de crack o equivalente a 1 grama pronto para venda e no bolso da bermuda foi encontrado a quantia em dinheiro no valor total de R$ 74,00 reais fracionados em: três notas de R$ 10,00 reais, quatro notas de R$5,00 reais e doze notas de R$ 2,00 reais. O acusado foi identificado como FRANCISCO CARLOS DA SILVA, 41 anos de idade, Morador de Rua, o mesmo recebeu voz de prisão e foi solicitado apoio da PM para que fosse feita a condução dos indivíduos até a DPC para os devidos procedimentos.

VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA EM ICAPUÍ
Nesta Quinta(23), por volta das 15h00min, o efetivo PM em Icapuí/CE, conjuntamente com os Agentes Penitenciários do GASP (Grupo de Apreensão do Sistema Penal), encontraram o seguinte material na ala interna da Cadeia Pública em Icapuí/CE: 2 celulares Nokia 1100 com IMEI sem condições de identificação, sem chip, 03 baterias de celular, 01 adaptador de cartão memória, 02 mergulhões, 01 faca grande, 01 cossoco, 06 espelhos, 07 jogos de baralho, 13 bonés, 01 óculos escuro, 09 carregadores,  02 fones de ouvido, 01 máquina de tatuar com tinta. Todo material ficou com o efetivo do GASP.

TCO POR AGRESSÃO EM BEBERIBE
Nesta Quinta(23), por volta das 17h30min, populares entraram em contato via 190 e informaram que um homem estaria agredindo uma mulher, próximo a um mercadinho, na Rua Coronel Biá . De pronto a PM se dirigiu ao local para conter aquele acontecimento e apurar o ocorrido. Ao chegar ao local, os policiais verificaram a Ocorrência de agressão, onde o Sr. Antônio Barreto Junior, 52 anos de idade, residente na Rua Poço da Cagece, centro de Beberibe, natural do Rio Grande do Norte, veio a agredir duas mulheres naquele local. Os policiais apuraram que a esposa do agressor, estava em fuga do seu conjugue após ela ter declarado que não mais o queria. Desta feita, o Sr, Antonio Barreto Junior veio a puxar sua ex- esposa pelos cabelos e adentrou na casa do tio da vítima vindo a agredi-lá. Na ocasião o agressor agrediu outra mulher empurrando-a, onde ela arranhou o braço. Assim, todos os quatros, o agressor, o dono da casa e as duas agredidas foram conduzidos à delegacia municipal de Beberibe, onde lá a senhora também agredida foi orientada a ir na data 24 de julho de 2015, para fazer o TCO da agressão. Na ocasião, a ex-esposa diante dos policiais civis não quis fazer o procedimento de Maria da Penha contra o agressor.

ROUBO DE MOTOCICLETA EM TABULEIRO DO NORTE
Nesta Quinta(23), por volta das 09h30min, no bairro de Olho D água da Bica, distrito Tabuleiro do Norte-CE, foi informado via 190, que houve um roubo (assalto) naquele distrito contra FRANCISCO FRANCINEUDO DE SOUSA, 38 anos de idade, natural de Tabuleiro do Norte, agricultor, solteiro, residente naquela localidade. Segundo o mesmo, se encontrava em um ponto de moto taxistas onde foi abordado por dois indivíduos de capacetes em uma motocicleta, e subtraíram sua MOTOCICLETA TITAN 150, ano 2008, de cor VERMELHA de placa HYW 7817. A composição da Policia Militar se deslocou até o local e comprovou a veracidade do fato, os mesmos saíram em diligencia no intuito de identificar os infratores, assim como recuperar o veículo roubado, porem até o presente momento sem êxito. 

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM QUIXERÉ
Nesta Quinta(23), por volta das 11h40min, em uma residência localizada no sitio ilha s/n, periferia de Quixeré/CE, foi presa a pessoa de KATIANA DE LIMA SANTIAGO, 19 anos de idade, natural de Chorozinho, solteira, promotora de vendas, residente no local da ocorrência. Em sua residência com aquiescência da mesma, foi procedida uma busca e no interior da mesma foi encontrado o seguinte material: 3(três) pedras de crack pesando 1(uma) grama, 1(uma) porção de maconha pesando aproximadamente 30(trinta) gramas, centenas de saquinhos de plástico para embalagem de drogas, R$57,00 reais em espécie 1(um) celular Motorola n° (88)99368-0107 de IMEI 1: 355459066251173 e IMEI 2: 355459066251181, 3(três) chips, 1(um) celular Samsung de IMEI 1: 352895050768511 e IMEI 2: 35289605076851/9, 1(uma) faca tipo peixeira, 1(um)revolver Taurus calibre 38 cano curto special de número 1597141 capacidade para 6(seis) cartuchos e municiado com 6(seis) cartuchos intactos e mais 1(um) cartucho intacto de reserva. Convém ressaltar que segundo informações o companheiro da acusada de nome José Edileudo de Oliveira 35 anos de idade natural de Quixeré/CE, casado, montador, residente no mesmo local, vinha exercendo atividades ilícitas de tráfico em sua residência, porém, no momento das buscas o mesmo não se encontrava em casa. A acusada juntamente com o material apreendido foi encaminhada para a Delegacia municipal de Russas para os procedimentos legais. 

VISTORIA DA CADEIA PÚBLICA DE LIMOEIRO DO NORTE
Nesta Quinta(23), por volta das 15h30min, fora realizada pela Policia Militar uma vistoria na Cadeia Pública de Limoeiro do Norte-CE, onde foram apreendidos os seguintes materiais ilícitos: Uma quantia de Maconha não informada. 2 vidros de lolo, 4 facas, 3 cossocos, 4 tesouras, 13 baterias de celular, 22 carregadores, 33 aparelhos celulares. Todo o material apreendido foi entregue ao diretor da cadeia para os devidos fins.

1º BPM

80% dos municípios do Ceará estão proibidos de contrair empréstimos

São 148 as prefeituras cearenses que estão irregulares no Cadastro da Dívida Pública (CDP). O POVO, na edição de ontem divulgou que o número era 117, mas o dado estava baseado em uma lista da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que considerava os dados disponíveis somente até o dia 6 deste mês e a nova informação, atualizada na última quarta-feira, 22, mostra uma situação ainda mais grave.

Oitenta porcento dos municípios do Estado estão impossibilitados de captar recursos por meio de empréstimos e transferências federais até efetuarem cadastramento, conforme Resolução do Senado Federal nº 43/2001. Isso porque não realizaram o CDP, que, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, deveria ter sido concluído até o dia 31 de janeiro deste ano.

O Cadastro é obrigatório para todos os estados e municípios, que, através dele, declaram ao Ministério da Fazenda todas as informações referentes à dívida pública interna e externa. O dado é essencial para que a STN possa acompanhar e controlar as transações de crédito e para dar transferência às contas públicas, que podem ser acessadas pela população.

No meio de uma crise financeira vivida pelos municípios cearenses, o número de inadimplentes torna-se ainda mais grave, pois o empréstimo federal poderia ser mais uma forma de obtenção de recursos. Evanildo Simão, presidente interino da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Mauriti, explica que a simples atualização dos dados não daria a todos os municípios o acesso a crédito.

Segundo ele, muitos municípios já atingiram o limite de crédito estabelecido pela STN. “As dificuldades que nós temos de contrair empréstimo com o Tesouro são muitas, porque os municípios não têm capacidade de endividamento. Mesmo estando regulares, não podem conseguir empréstimos”. Diante da importância dos dados para controle federal e transparência para a sociedade, porém, as notas dos gastos dos municípios mostram-se essenciais mesmo às cidades que não querem ou não podem realizar operação de crédito.

Simão explicou que, apesar de a obrigação ser antiga, a portaria nº 702/2014, que reformulou a prestação de contas, aumentando as informações que devem ser disponibilizadas à STN, trouxe muitas mudanças, que não foram acompanhadas pelos municípios. Por “falta de celeridade”, eles teriam se atrasado. Ele afirmou que a Associação já entrou em contato com várias prefeituras e está “trabalhando para resolver a situação”.

Explicação
O equívoco aconteceu quando a reportagem, tendo em mãos material sugerido por leitor, ligou para o Ministério da Fazenda para confirmar se ele estava atualizado. A assessoria forneceu outra lista, que conseguiu em outro link do endereço eletrônico da STN, com dados dos municípios que haviam declarado as dívidas, informando que aquela era a mais atual. A listagem mais recente com os dados certos, porém, era a outra.
A relação dos municípios regulares é atualizada constantemente, à medida em que efetuam cadastro e podem ter acesso, novamente, às operações de crédito. Além disso, os dados que devem ser disponibilizados são muitos, como os encargos e condições de contratação, e a ausência de um deles é suficiente para deixar uma cidade irregular.


NÚMEROS


148

é o número de municípios que estão irregulares no Ministério da Fazenda

36

é o número de municípios que estão regulares no Ministério da Fazenda.

Letícia Alves
leticiaalves@opovo.com.br


SINE/IDT de Russas dispõe de 20 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 20 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.


Dep. Federal Danilo Forte esteve presente em um seminário realizado em Limoeiro


Nesta quinta-feira, 23, o Dep. Federal Danilo Forte participou de um seminário promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. 

Agricultores e representantes rurais puderam saber mais acerca do nosso projeto de lei que anistiará a dívida de agricultores, contraída entre 2013 e 2014 abaixo de 50 mil reais, mas que não puderam quitar esses débitos devido a baixa produtividade provocada pela ausência de chuva nos últimos anos.

Além do Dep. Federal Danilo Forte e do Radialista e um dos organizadores do seminário Luis Lopes, estiveram presentes o vice-prefeito de Russas Magela Estacio, o Prefeito de Limoeiro Paulo Duarte, ex-prefeito de Jaguaribe Zé Sergio, presidente da Fapija Alemão, vereadores Mixico, Chico Baltazar e Geneziano. 






Fotos: Facebook do Dep. Danilo Forte
Informações do Blog do Tom


Polícia desarticula associação criminosa e captura seis pessoas em Granja


Uma operação efetuada por policiais civis na cidade de Granja em cumprimento a cinco mandados de prisão e um de busca e apreensão de menor, na manhã desta quinta-feira (23), resultou nas prisões de cinco homens e na apreensão de um adolescente de 17 anos de idade.

Os presos são Darlan Barbosa de Oliveira (20), conhecido como “Pirão”, que responde por estupro de vulnerável; Alex Sandro Mesquita Lima (23), que responde a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal; José Maria dos Santos (41), conhecido como “Deca”; e Antônio da Costa Veras (22), que não possuíam antecedentes criminais. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos de idade, que responde a Atos Infracionais (AIs) por roubo e furto. Todos os infratores foram capturados em suas residências, localizadas no bairro Portelinha.

Os mandados expedidos contra os suspeitos são pelo homicídio de Fernando Alves de Brito, ocorrido no dia 08 de fevereiro deste ano, em um bar localizado no mesmo bairro onde ocorreram as prisões. A vítima foi morta a pedradas e pauladas. A execução teria sido motivada por rivalidades entre duas gangues atuantes na cidade. As investigações indicam que a ação criminosa foi comandada por José Maria, que é apontado pela Polícia como o chefe do grupo.

Os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Camocim, onde foram autuados por homicídio qualificado. Posteriormente, os cinco presos foram transferidos para a cadeia pública de Granja. Um sexto integrante do grupo e envolvido no delito também está sendo procurado pela Polícia.

José Maria dos Santos é investigado pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio, roubo e furto a residências e estabelecimentos comerciais no bairro da Portelinha. A Polícia deve aprofundar as investigações até que todos os envolvidos sejam capturados.

Ceará Agora

PF cumpre mandados judiciais contra quadrilha de tráfico de drogas no Ceará e em Rondônia


A Polícia Federal de Rondônia deflagrou, nesta quinta-feira, 23, operação de combate ao tráfico interestadual de drogas em Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE). A investigação aponta que a organização criminosa transportava, mensalmente, cerca de 150 kg de cocaína entre os estados. Na rota de tráfico, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão e cinco de conduções coercitivas.

Segundo a PF, a operação "Nova Dimensão" suspende ainda atividades comerciais de dois estabelecimentos utilizados como "fachada" para os crimes. Tanto em Fortaleza como em Porto Velho foram identificados imóveis de alto padrão e veículos, adquiridos pela prática ilegal.

Os locais e o número de presos, em cada estado, ainda estão sendo finalizados pelo delegado Leonardo Marino, titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas de Rondônia, conforme O POVO apurou. O principal investigado, que não teve a identidade revelada, também está relacionado ao tráfico internacional de drogas. 

Os presos serão ouvidos na sede da Superintendência da PF, em Roraima, para serem encaminhados ao Presídio Pandinha e à Penitenciária Estadual Feminina, onde devem responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, perante a Justiça Estadual.

Os policiais federais identificaram que os criminosos mantinham, em sua maioria, um padrão devida totalmente incompatível com os rendimentos auferidos, visto que não exerciam nenhuma atividade lícita que pudesse subsidiar os bens imóveis e veículos que possuíam em nome de familiares e terceiros (laranjas).

Tráfico interestadual 
O caso começou a ser apurado pela PF em janeiro, após denúncias sobre uma organização criminosa bem estruturada, com ramificações em outros estados e transporte mensal de cocaína. 

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, vários membros da organização foram presos em flagrante por tráfico de drogas durante o transporte dos entorpecentes até a região nordeste do Brasil. As apreensões ocorreram em diversos pontos do país, tal como no Distrito Federal e no Maranhão.

Tráfico internacional 
A PF de Rondônia também deflagrou, nesta quinta-feira, 23, a “Operação 01” de combate ao tráfico internacional de drogas, com o cumprimento de 30 mandados judiciais, 18 de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Porto Velho. Os presos devem ser ouvidos e encaminhados a Casa de Detenção de Guajará- Mirim, sendo autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, perante a Justiça Federal.

Segundo a investigação da “Operação 01”, um grupo criminoso adquiria , em 2013, substâncias entorpecentes diretamente na cidade de Guayaramerín, na Bolívia. O sistema de “consórcio de drogas” seria remetido para os outros estado do Brasil. No mesmo ano, policiais federais de Guajará-Mirim realizaram algumas apreensões de drogas da quadrilha. 

Parte da quadrilha seria responsável pela receptação de veículos furtados em Porto Velho e região, que eram transportados até a fronteira com a Bolívia, nas margens do rio Mamoré em Guajará-Mirim e Nova Mamoré. De lá, eles eram atravessados para o país vizinho servindo como pagamento pela droga enviada ao Brasil.

O POVO Online


Profissionais de saúde denunciam falta de materiais para cirurgias eletivas no HGF


Fios cirúrgicos, gazes e drenos. Esses são alguns dos materiais que estão em falta no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), prejudicando a realização de cirurgias eletivas na unidade, conforme denúncias de médicos repassadas ao O POVO Online. A Secretaria de Saúde do estado (Sesa), que responde pelo hospital, informou nesta quinta-feira, 23, que trabalha para garantir o abastecimento, mas não forneceu prazos para a chegada dos insumos. 

"São materiais básicos para a aplicação anestésica, isso prejudica muito o funcionamento. Já fizemos denúncias, mas o problema persiste", comentou uma médica do HGF, que preferiu não se identificar. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública confirmou as denúncias, recebidas desde a semana passada. 

"Nessa segunda-feira, 20, encaminhamos uma notificação sobre o caso ao secretário de Saúde, que tem o prazo de cinco dias para nos responder. Foram vários relatos de profissionais de saúde, que não podem fazer os procedimentos anestésicos, etc", explicou a promotora Isabel Porto. 

O POVO Online procurou a Sesa, que afirmou não ter sido notificada, mas que trabalha junto à direção da unidade para o "funcionamento pleno dos serviços da unidade". 

Suspensão negada 
Em abril, a direção do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) solicitou que as cirurgias eletivas fossem suspensas por tempo indeterminado “até que seja normalizado o abastecimento de insumos” na unidade. A Sesa não aceitou e afirmou que os procedimentos estariam mantidos.

Uma Portaria do Ministério da Saúde, publicada nessa quarta-feira, 22, liberou R$ 143,2 milhões aos estados e municípios para a realização de cirurgias eletivas no Brasil. O Ceará, conforme a divisão, receberá aporte de mais de R$ 5 milhões. 

O POVO Online