-->

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Moraes manda PF prender apoiadores de Jair Bolsonaro

 QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 15, 2022  NENHUM COMENTÁRIO

Agentes da Polícia Federal estão nas ruas cumprindo determinação do ministro Alexandre de Moraes contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. São cerca de 100 mandados com ordem de prisão, quebra de sigilo bancário, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias. A operação é relacionada ao inquérito dos atos antidemocráticos.

Os agentes da PF estão em sete unidades da federação: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A Operação vem em menos de 24h após Moraes afirmar que “há muita gente para prender e muita multa a ser aplicada após o período eleitoral no país.” E poucos dias após manifestação contrária a determinação do ministro que terminou na prisão do cacique Tserere.

Ainda não há divulgação sobre o nome dos alvos da operação. 
 
(Diário do Poder)

TSE: Ministro atende PT e torna Bolsonaro réu por abuso político

 QUINTA-FEIRA, DEZEMBRO 15, 2022  NENHUM COMENTÁRIO

Nesta quarta-feira (14), o ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu apurações sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados por levantarem dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e por supostamente cometer abuso político. A decisão atende a um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT).

São duas ações do PT acatadas pelo ministro. A primeira visa analisar as declarações de Bolsonaro; as quais questionavam o sistema eleitoral brasileiro, bem como a ineficiência das urnas eletrônicas. Nessa ação, foi incluída a responsabilização pelas manifestações que bloquearam rodovias brasileiras na primeira semana após o segundo turno.

Além de Bolsonaro, também são alvos da investigação: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), os deputados eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador eleito Magno Malta (PL-ES) e o candidato derrotado à vice-presidência da República, Braga Netto (PL-MG).

A segunda ação tem como foco os atos de Bolsonaro em questões econômicas, como os benefícios liberados pelo governo durante a campanha eleitoral. Um deles é a concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Em sua decisão, o ministro Benedito Gonçalves pontuou:

– A conduta descrita na petição inicial diz respeito, em síntese, ao desenvolvimento de um projeto de poder político-eleitoral assentado na descredibilização do sistema eleitoral e, mesmo, das instituições democráticas, tendo por principal ferramenta de difusão o uso massivo das redes sociais. Narra-se que, ao menos desde o período pós-eleições em 2018, e com intensificação crescente ao longo do ano de 2022, os investigados se empenharam em difundir notícias falsas a respeito do funcionamento da urna eletrônica e ataques ao STF e ao TSE, com o objetivo de abalar a confiança do eleitorado e, como decorrência de um estado de espírito formatado por teorias conspiratórias sobre irreal perseguição ao atual presidente da República, atrair apoiadores e mobilizá-los, levando até mesmo para a prática de atos antidemocráticos, até mesmo com emprego de violência – disse o magistrado.

Os réus têm o prazo de cinco dias para apresentarem suas defesas.
 
(Pleno News)

Além de Bolsonaro, 8 aliados são réus por questionar eleições

 

Nesta quarta-feira (14), o corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, decidiu abrir duas investigações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma delas é pelo suposto ataque ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas e a outra, para apurar práticas de abuso do poder político e econômico. Além do chefe do Executivo, oito aliados de seu governo são alvos da investigação.

A decisão aceitou pedidos da coligação que apoiou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os aliados que também serão investigados são: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), os deputados eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador eleito Magno Malta (PL-ES) e o candidato derrotado à vice-presidência da República, Braga Netto (PL-MG).

Segundo o Estadão, a equipe do PT pede, nas ações, que Bolsonaro e Braga Netto sejam declarados inelegíveis.

Nas duas investigações, Gonçalves deu prazo de cinco dias para que Bolsonaro se manifeste. Ao comentar o pacote de benefícios concedido pelo presidente, o ministro disse que o pedido tem os requisitos para ser aceito.

O ministro destacou que a coligação de apoio a Lula apresentou “gráficos e dados estatísticos, informações sobre decretos e outros atos normativos aprovados, links de matérias jornalísticas e informações governamentais sobre os benefícios, print de postagem do Ministro da Justiça e da Segurança Pública exaltando medida em favor das Polícias Federal e Rodoviária Federal”.

A campanha anexou, ainda, “prints de rede social da presidente da Caixa Econômica Federal em que (foi) marcado o perfil do candidato à reeleição em postagem sobre benefícios”.

– A ação tem como causa (…) a alegada concessão ilegal de benefícios financeiros decorrentes de diversos atos do presidente da República, durante o período eleitoral, valendo-se da máquina pública para otimizar programas sociais, com o claro intuito de angariar votos e, portanto, influenciar na escolha dos eleitores brasileiros, de modo a ferir a lisura do pleito – escreveu o corregedor ao aceitar o pedido.

Advogados de Lula usaram como justificativa para a ação uma série de medidas que, na avaliação da campanha petista, teve objetivo eleitora. Na lista estão a “antecipação da transferência do benefício do Auxílio Brasil e do Auxílio-Gás; aumento do número de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil; antecipação de pagamento de auxílio a caminhoneiros e taxistas; programa de negociação de dívidas com a Caixa Econômica Federal; liberação de FGTS futuro para financiar imóveis; anúncio pela Caixa Econômica Federal de crédito para mulheres empreendedoras; crédito consignado do Auxílio Brasil”, além de “vantagens a concursados de segmentos alinhados a Jair Bolsonaro”.

*Com AE

Deputados estaduais do ES são alvos de operação da PF determinada por Moraes

 

Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente quatro pessoas e cumpre 23 de busca e apreensão no Espírito Santo (ES). A operação da PF acontece no âmbito do inquérito 4.781 dos supostos “atos antidemocráticos”.

A operação determinada pelo ministro STF Alexandre de Moraes é realizada na capital, Vitória, e em outras quatro cidades: Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

A determinação de Alexandre de Moraes atende à representação da Procuradoria Geral de Justiça do Espírito Santo (PGE-ES).

Os deputados estaduais Carlos Von (DC) e Capitão Assumção (PL) estão entre os alvos de mandado de busca e apreensão.

Os próprios parlamentares confirmaram que receberam a presença de agentes federais.

Ao site g1, Carlos Von disse que ficou surpreso com o mandado de busca. De acordo com ele, os policiais chegaram ao seu gabinete na Assembleia Legislativa, em Vitória, por volta de 7h.

Von disse que foi surpreendido com a ligação da segurança da casa avisando da presença dos policiais na porta de seu gabinete. O deputado estadual diz não entender por que foi alvo e nega ter participado de “atos antidemocráticos”.

Carlos Von é morador de Guarapari, cidade vizinha, e disse que só estaria no local mais tarde e que o gabinete funciona a partir das 8h e por isso, ainda estava fechado.

Já por volta de 9h30, Capitão Assumção usou uma rede social confirmando ser alvo da operação: “Urgente. PF na minha casa e no meu gabinete a mando de Alexandre de Moraes. Pratiquei o terrível crime de livre manifestação do pensamento. #OLadraoNaoVaiSubirARampa”.

Em nota, a assessoria do deputado informou que recebeu com espanto a ação: “Quanto ao mérito da ordem judicial, o único fato imputado ao Deputado na decisão se referiu a: a) “demonização de ministros desta Corte como “demônios” e, mormente em relação a Vossa Excelência, de “capeta” e b) “tendo inclusive repostado… o “vídeo que irritou Alexandre de Moraes“(folhas 10 da decisão)”.

Ainda de acordo com a assessoria de Assunção, a defesa vai recorrer da decisão.

(Gazeta Brasil)

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


JAGUARUANA  - TCO POR AMEAÇA 

Por volta das 07h15 de hoje, 14/12/2022, o destacamento de Jaguaruana-CE foi informado via 190 que na localidade de sitio volta, uma pessoa estaria tentando invadir a residência de uma mulher, gritando que iria matar mata-la. De pronto a equipe da RP-1071, fizeram deslocamento ao citado local, chegando lá, foram informados pela vitima, que o acusado teria tentado arrombar sua porta, porém sem êxito, pois ela conseguiu ficar segurando por trás da porta e que vizinhos começaram a gritar e o acusado se assustou e foi para casa, contudo a vitima escutou o acusado dizer que iria mata lo juntamente com sua sogra. Foi localizado também o acusado que confessou ter ido à residência da vítima com uma faca apenas para tentar assustá-la, mas que se arrependeu, diante dos fatos foram conduzidos todos a Delegacia de Polícia Civil de Jaguaruana, para os devidos procedimentos cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE  - LESÃO CORPORAL POR ARMA DE FOGO 

Dia 14/12/2022, por volta das 15h15min,  a PM foi informada através de ligação para o 190, que na rua Sabino Roberto,  Carnaubinha, periferia de Limoeiro de Norte-CE, pessoas teriam ouvido disparos de arma de fogo, de imediato, os PMs na R-97 seguiu para o local. Ao chegar no local, populares informaram que dois homens de características não anotadas, invadiram a residência no endereço acima citado e efetuaram vários disparos contra uma pessoa que foi atingida por vários disparos e fora socorrido ao Hospital local pelo SAMU. No local foi encontrada uma cápsula deflagrada de cal. 380. 

Fonte; PM CE

Todos os sábados de 15 as 17 horas na Radio Progresso fm 101,1.

Quixadá - CE plantão policial 9 BPM


QUIXADÁ - CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Dia 14/12/2022, por volta de 20h50, em patrulhamento pelo centro da cidade, a guarda municipal pediu apoio para conduzir uma mulher que estava causando tumulto e quebrando coisas na praça da estação, ao verificarmos, a mesma tinha mandado de prisão em aberto, assim a mesma foi conduzida a DRPC para os procedimentos cabíveis.

Fonte; PM CE