-->

sábado, 19 de dezembro de 2020

CRUELDADE: CRIANÇA DE 5 ANOS É ESTUPRADA E MORTA PELO PADRASTO

 

Maria Clara Calixto Nascimento estava sumida desde a manhã de quinta-feira e foi achada dentro de caixa de papelão. Corpo da garota tinha sinais de estrangulamento e suspeito foi preso.

A bisavó da menina de 5 anos encontrada morta dentro de uma caixa de papelão, em Hortolândia (SP), contou na tarde desta sexta-feira (18) que a menina apresentava comportamento diferente nos últimos dias e relatou dores para ela. Segundo a Polícia Civil, o corpo da criança tem sinais de estrangulamento e o padrasto dela, que está preso, confessou durante depoimento que estuprou e matou a vítima. O crime provocou comoção e revolta em moradores da cidade. 

"Ela ia no banheiro, demorava. 'Maria, você está tomando banho, o que está acontecendo?'. 'Vovó, eu tô dodói'. 'O que foi minha filha?'. 'Eu vou fazer xixi e dói'", conta Ilza Viana Nascimento.


Apurações 

O corpo de Maria Clara Calixto Nascimento foi achado em um terreno no Jardim São Felipe. Ela estava desaparecida desde a manhã de quinta-feira quando, segundo a família, saiu para brincar na casa de uma vizinha. A mãe dela, uma auxiliar de produção de 25 anos, chegou para almoçar e questionou o companheiro sobre a localização da garota. Na ocasião, ele alegou que dormiu e não viu ela sair.

A partir disso, a família começou a procurar a criança e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o padrasto foi localizado em Campinas (SP) na manhã desta sexta e levado à delegacia, onde confessou o crime. 

O homem, que já tem passagem pela polícia por estupro, chegou a prestar depoimento na quinta-feira e disse que não sabia nada sobre o paradeiro de Maria Clara. Em seguida, ele se abrigou na casa de parentes em Monte Mor (SP), antes de tentar fugir para Campinas. Cássio Martins Camilo vai permanecer preso e será encaminhado a uma unidade prisional.

A garota foi encontrada próximo à residência dela, no bairro Vila Real, por familiares e amigos, que mantiveram a procura desde quinta-feira. A mãe da criança retirou o corpo da filha pelas próprias mãos e levou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Nova Hortolândia, mas ela já chegou sem vida ao local. A perícia foi acionada para ir até o terreno. 

"Esse indivíduo foi localizado, foi trazido até as nossas dependências e aqui ele confessou a prática do delito, onde ele teria estuprado a criança e posteriormente a matado", destaca o delegado João Jorge Ferreira da Silva.

Equipes de reportagem foram agredidas por moradores que estavam na região e dois carros foram danificados, após o corpo ser encontrado. O delegado relata ainda que, na quinta-feira, a polícia já havia encontrado indícios de suspeita do crime. "Ontem quando os meus investigadores adentraram, a residência tinha sido lavada inteira. Mas, isso não impede a perícia de localizar indícios posteriores."


Confusão na porta da delegacia 

Após a prisão do padrasto, o clima ficou tenso no entorno da delegacia. Parentes e amigos da família da vítima foram até o local para tentar ver o suspeito. Além de xingamentos e gritos, bombas de fumaça foram jogadas na área interna do imóvel e pneus foram queimados na rua.

"A gente está sem chão. Uma menina meiga, super boazinha. Não dá para esquecer", falou a tia-avó da menina, Adriana Viana Nascimento.

Com informações do portal G1



Trump promete protesto em janeiro e afirma que é impossível que tenha perdido as eleições

 

Neste sábado (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em suas redes sociais que em 6 de janeiro haverá um grande protesto em Washington contra o resultado das eleições presidenciais norte-americanas, que apontou o candidato democrata Joe Biden como vencedor. Na mesma data da manifestação, o Congresso do país se reunirá para aceitar formalmente os resultados da eleição.

Na mesma postagem, o republicano declarou que é “estatisticamente impossível ter perdido a eleição de 2020” e citou um relatório de 36 páginas publicado na quinta-feira (17) pelo conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, no qual são apresentadas supostas irregularidades nas votações presidenciais ocorridas em novembro.

No relatório, Navarro defende que houve padrões de irregularidades eleitorais consistentes em seis estados com o objetivo de “inclinar injustamente o campo de jogo em favor da chapa Biden-Harris”.

Collor recusa convite de Doria para tomar vacina chinesa

 

O ex-presidente Fernando Collor (PROS) disse nesta sexta-feira (18) que não aceitará o convite do governador João Doria (PSDB) para se vacinar contra o novo coronavírus, usando a Coronavac chinesa como imunizante. O comunicado foi feito na conta do Twitter do próprio ex-presidente.

“Sobre a notícia publicada pelos veículos de comunicação nesta sexta-feira (18), informo a todos: agradeço ao convite feito pelo governo de São Paulo, mas não participarei do ato”, diz a mensagem.

O governador João Doria (PSDB) convidou os ex-presidentes José Sarney (90 anos), Fernando Collor (71 anos), Fernando Henrique Cardoso (89 anos), Luiz Inácio Lula da Silva (75 anos), Dilma Rousseff (73 anos) e Michel Temer (80 anos) para tomar a vacina contra a Covid-19 produzida pelo estado, a Coronavac.

(República Curitiba)

Prefeito e vice participão de confraternização em cerãmica no municipio de Russas CE

O prefeito Savio Gurgel e o vice Marcio Sombra eleitos no municipio de Russas, participaram na manhã de hoje 19 da confraternização dos funcionarios da cerãmica Liro Paz na comunidade de Timbauba dos sinplicios, o vereador Justo Paz tambem esteve presente, alem da presença de Welser Castelo.

Blog;Erivando Lima;



Sargento Girleudo vereador do PDT sera o candidato do partidoa a presidencia da cãmara em Russas CE

A cupla do PDT de Russas esteve reunidos  na noite de ontem, onde foi descidido  o nome do vereador sargento Girleudo como o nome do partido que vai disputar a presidencia da cãmara no proximo dia 01 01 2021,o presidente do partido e prefeito eleito  Savio Gurgel esteve presente na reunião.

Blog; Erivando Lima


Adolescente de 14 anos é assassinado em Quixeré CE

Um homicídio foi registrado durante a madrugada deste sábado, 19, na localidade de Lagoinha, município de Quixeré.

Segundo informações apuradas pela nossa reportagem, a vítima foi um adolescente de 14 anos. Por ser menor de idade, optamos por não revelar a identidade da vítima.

O assassinato ocorreu na residência da vítima, onde ele foi surpreendido pelos autores do crime. A Polícia Civil deve investigar o crime e levantar as circunstâncias e motivação que ocasionaram o homicídio.

Bkig; Erivando Lima

ACIDENTE COM VITIMA FATAL EM ALTO SANTO.

 Por volta das 13:15Hs de hoje(19) ocorreu um acidente de trânsito na CE que Liga Alto Santo ao loteamento Chico Enéas. Ednardo Bezerra, carinhosamente conhecido por "Nardinho" trafegava em seu veículo(Saveiro) quando veio a sobrar em uma curva. Infelizmente o nosso amigo Nardinho não resistiu a gravidade dos ferimentos, vindo óbito no local do acidente. Diversos amigos e familiares estiveram no local e não contiveram suas dores..


19/12/2020



⬛

Veja as 10 maiores polêmicas do STF em 2020

 

Supremo Tribunal Federal tem sido duramente criticado pela população.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido alvo de muitas críticas. Nesta sexta-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão de Oswaldo Eustáquio, após descumprimento de decisões que ele mesmo tomou contra Eustáquio.

Ao longo de 2020, diversas polêmicas envolveram o STF. Veja a seguir as 10 mais significativas e clique nas frases em azul para ler os detalhes de cada notícia.


RENDA MÍNIMA AOS TRABALHADORES

No dia 30 de março, o ministro Marco Aurélio Mello negou o prosseguimento de uma ação que solicitava uma renda mínima emergencial de R$ 300 para todos os trabalhadores devido ao coronavírus. A ação havia sido apresentada pela Rede Sustentabilidade antes da aprovação do auxílio emergencial pelo Senado.

Na ação, o partido queria que todos os trabalhadores listados no Cadastro Único, seus dependentes e ainda os desempregados recebessem o benefício, que poderia chegar a R$ 1,5 mil por família.

PRESIDENTE DE MÂOS ATADAS

Em abril, o STF retirou o poder de decisão do presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas de prevenção ao coronavírus durante a pandemia. Em uma sessão, o Supremo determinou que os estados e municípios poderiam definir quais atividades seriam suspensas e quais serviços não seriam interrompidos.

Na ocasião, internautas manifestaram seu descontentamento nas redes sociais com as hashtags #STFVergonhaNacional.

CRIMINALIZAÇÃO DE PROTESTOS

Em maio, a Justiça de São Paulo aceitou a denúncia e fez com que dois manifestantes que protestaram em frente à casa do ministro Alexandre de Moraes, se tornassem réus. Antonio Carlos Bonzeri e Jurandir Alencar foram denunciados pelo Ministério Público por difamação, injúria, perturbação do sossego e ameaça.

O protesto ocorreu dia 2 de maio, quando um grupo se reuniu em frente ao prédio onde mora o ministro, em um bairro da capital paulista. Com megafones e palavras de ordem, eles pediam a saída de Moraes do STF, após o ministro barrar a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal, ato exclusivo do presidente da República.

PRORROGAÇÂO DA PRISÂO DE OSWALDO EUSTÁQUIO

O ministro Alexandre de Moraes autorizou a prorrogação da prisão temporária de Oswaldo Eustáquio, realizada no dia 26 de junho pela Polícia Federal. A prorrogação poderia durar por até mais cinco dias, após o pedido do Ministério Público Federal. A decisão foi tomada, no dia 30 de junho, depois de Eustáquio ter sido preso durante investigações também relacionadas à protestos contra o STF.

CENSURA NAS REDES

O Twitter retirou do ar, em julho, 16 perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A derrubada dos perfil foi realizada após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, no inquérito que apura suposta propagação de notícias falsas e ameaças a ministros do Supremo.

Entre os principais nomes com as contas bloqueadas pela medida aparecem Sara Winter, Roberto Jefferson, Luciano Hang, Rodrigo Ribeiro, Edgard Corona, Otávio Fakhoury, Bernardo Küster, Edson Salomão e Allan dos Santos.

SUSPENSÃO DE RELATÓRIOS SOBRE ANTIFAS

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para determinar ao Ministério da Justiça que suspendesse a produção de relatórios com nomes de integrantes do “movimento antifascista” ou contra qualquer outro agente que aja dentro da lei. A decisão foi tomada em agosto, após onda de protestos e manifestações de movimentos denominados como antifacistas.

Os ministros fizeram críticas ao levantamento sobre o comportamento de policiais e professores, elaborado pela pasta e proibiram o órgão de monitorar situações baseado em “escolhas pessoais e políticas” de cidadãos.

VOTO IMPRESSO INCONSTITUCIONAL

Em setembro, os ministros do STF decidiram que a adoção do voto impresso é inconstitucional por concluírem que a medida viola o sigilo e a liberdade do voto. O voto impresso era uma das exigências previstas na mini reforma eleitoral, sancionada com vetos, em 2015, pela presidente cassada Dilma Rousseff. Em novembro daquele ano, o Congresso derrubou o veto de Dilma ao voto impresso – ao todo, 368 deputados e 56 senadores votaram a favor da impressão, proposta apresentada por Jair Bolsonaro, que até então, era deputado federal.

SOLTURA DE CRIMINOSOS PERIGOSOS

Além do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, o ministro Marco Aurélio Mello soltou, pelo menos, mais 92 criminosos com base no critério que torna ilegais as prisões preventivas não reavaliadas a cada 90 dias.

Segundo números de um levantamento feito pelo jornal Estadão, a Polícia Federal e dos Estados procuram, ao menos, outras 20 pessoas que conseguiram liminares baseadas no critério e em seguida fugiram. Ao todo, Mello concedeu 225 decisões liminares (provisórias) em habeas corpus no ano de 2020, destes, 21 atendidos seguem no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

AUMENTO DO ACESSO DE LULA A DOCUMENTOS DA LAVA-JATO

O ministro Ricardo Lewandowski ampliou o acesso do ex-presidente Lula a todos os documentos e provas colhidos pela Lava Jato a partir do acordo firmado com a Odebrecht e que embasam denúncia de suposto favorecimento da empreiteira em contratos com a Petrobras.

A decisão, tomada em novembro, garante acesso a ‘todos os elementos probatórios e demais informações’, incluindo acordos de cooperação internacional firmados pela força-tarefa, que sejam conexos ao acordo de leniência e à denúncia contra Lula.

VACINA OBRIGATÓRIA

A ministra do STF Cármen Lúcia votou, nesta quinta-feira (17), a favor da imposição de restrições a quem não se vacinar contra a Covid-19. Com o voto da ministra, o placar pela obrigatoriedade da vacina, na prática, fica em 8 a 0, formando maioria na Casa. Antes de Lúcia, votaram a favor da obrigatoriedade os ministros Ricardo Lewandowski, relator da ação, Dias Toffoli, Rosa Weber, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Luís Roberto Barroso.

O Supremo está decidindo, entre outras coisas, se um cidadão poderá ser punido ou ter acesso a serviços negado, caso decida não se imunizar contra a Covid-19.

(Pleno News)



MP Eleitoral pede cassação de registro de três vereadores eleitos em Pentecoste por irregularidades durante campanha

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por intermédio da Promotoria da 50ª Zona, ajuizou três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) requerendo a cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas dos vereadores Hailton Castro, Pastor Vaumir e Daniel Castro, eleitos em 2020 no Município de Pentecoste. Na ação, o MPE solicita, ainda, que seja decretada a inelegibilidade e a aplicação de multa, nos termos do artigo 41-A da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), em desfavor dos promovidos.

O promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, autor das Ações, instaurou também, em cada caso, um Procedimento Preparatório Eleitoral (PPE) para apurar denúncias de casos de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, condutas vedadas, envolvendo a participação direta dos três políticos.

As informações colhidas pelo MP Eleitoral revelam que o vereador eleito Daniel Castro, ex-secretário de Agricultura e Pesca de Pentecoste, utilizou recursos próprios para financiar serviços de perfuração de poços profundos na zona rural do município, em troca de votos e do apoio de famílias beneficiadas com a obra. Já Hailton Castro teria captado votos ilicitamente, com valores entre R$ 20 e R$ 30, e fornecido meios vedados para buscar eleitores e levá-los aos seus locais de votação. Por fim, o Pastor Vaumir foi denunciado por ter se beneficiado de sua posição de coordenador do Projeto Pro-Futuro, dando e prometendo vantagens às famílias carentes assistidas pela ONG em troca de apoio e de sua promoção pessoal, conforme vídeos divulgados nas redes sociais do próprio político.

O promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, titular da Promotoria de Justiça da 50ª Zona Eleitoral, explica que cada vereador só poderá sofrer as sanções requeridas nas AIJEs, caso sejam condenados, após a sentença final do processo.

 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

Após ação do MPCE, Justiça condena ex-secretária de Educação de Boa Viagem por improbidade administrativa

 A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e condenou, por ato de improbidade administrativa, a ex-secretária de Educação de Boa Viagem, Isabel Ferreira Lima, com base no artigo 10, incisos VIII e XI, e no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992. Com a condenação, a ex-gestora da Pasta da Educação municipal terá que pagar multa de R$ 127.981,79, valor correspondente aos repasses feitos a contratados sem o necessário procedimento licitatório.

Conforme o MPCE, por meio da Promotoria de Justiça de Boa Viagem, após julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios, foram constatadas diversas irregularidades nas contratações realizadas para a aquisição de materiais didático-pedagógicos e para a construção de quadras esportivas, visto que os procedimentos licitatórios alcançavam apenas parte do valor que foi pago às empresas licitantes, restando um valor excedente total de R$ 127.981,79, que foi pago sem o respaldo de uma licitação.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça Alan Moitinho, titular da Promotoria de Justiça de Boa Viagem, o ato praticado pela ex-secretária da Educação causou lesão ao erário por perda patrimonial, tendo Isabel Ferreira Lima atentado contra os princípios da Administração Pública.


Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

URGENTE! CASAL MORRE CARBONIZADO EM ACIDENTE NA BR222, EM FORQUILHA; VÍDEO

 

Violento acidente de trânsito é registrado na noite desta sexta-feira (18) na BR222, em Forquilha. Dois veículos colidiram frontalmente. Os veículos envolvidos no sinistro foram: Fiat Toro (placa de Cajazeiras) e um VW Golf. O carro GOLF (placa Forquilha) pegou fogo e os ocupantes morreram carbonizados. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local.

As outras vítimas foram socorridas por ambulâncias do SAMU para o hospital Santa Casa.

Policiais Rodoviários Federais, PMs, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outros órgãos de segurança estão no local, realizando os procedimentos de praxe.

Segundo informações preliminares, as vítimas fatais foram identificadas como Tainara Oliveira e Emanoel.

O veículo Fiat Toro era ocupado por quatro pessoas.

Mais detalhes em breve.

Para estimular vacinação, Doria convida Lula e Dilma para tomarem CoronaVac

 

Ação semelhante acontecerá nos Estados Unidos: Bill Clinton, Barack Obama e o republicano George W. Bush devem tomar a vacina publicamente para servir de exemplo à população.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), convidou ex-presidentes para receberem a CoronaVac no início do cronograma de imunização no estado, previsto para o dia 25 de janeiro — aniversário da capital paulista.

Além dos petistas Lula e Dilma, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Sarney (MDB), Michel Temer (MDB) e Collor (PROS) também foram convidados a participar da campanha.

A ex-presidenta Dilma Rousseff já deu sua resposta à coluna do jornalista Leonardo Sakamoto. Ela afirmou que, como mora em Porto Alegre, não pretende se deslocar até a capital paulista para se vacinar, mas se Doria enviar a vacina, "tomará a dose com imensa satisfação".

O intuito do governo de SP é estimular a população a aderir à campanha de vacinação , que começará, no estado, com doses reservadas para profissionais da Saúde, populações indígenas e quilombolas.

A partir de 8 de fevereiro, as doses passam a ser aplicadas a idosos acima de 75 anos. Nessa quadro se encaixam Sarney, 90; FHC, 89; Temer, 80; e Lula, 75.

Dilma, porém, com 74, só poderia se vacinar com o imunizante do Instituto Butantan a partir do dia 15 de Fevereiro. O mesmo vale para Collor, 71, que também mora em outro estado.

Fonte: Último Segundo



Vereadora eleita é capturada pela polícia por suspeita de participação em chacina de Ibaretama

 Edivanda de Azevedo, vereadora eleita de Ibaretama, foi presa na casa de parentes, na manhã desta sexta-feira (18), no Bairro de Fátima, em Fortaleza. Ela é investigada por participação na chacina que deixou sete pessoas mortas no dia 26 de novembro no mesmo município onde ela foi eleita para a Câmara Municipal.

Nesta quinta-feira (17), os dois filhos dela, que já estavam presos, se tornaram réus por envolvimento no caso. Os irmãos Francisco Victor Azevedo Lima e Kelvin Azevedo Lima são suspeitos de prestar apoio logístico para que um grupo criminoso realizasse as execuções. As investigações da Polícia Civil apontam para, além das disputas de facções, a intenção de que roubos cessassem no reduto eleitoral da vereadora eleita.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido após investigações da Delegacia Regional de Quixadá, que indiciou seis pessoas pela chacina. Outras três pessoas que foram indiciadas por suspeita de envolvimento do crime ainda seguem foragidas Entre elas está Wandeson Delfino de Queiroz, o ‘Interior’, apontado como líder da facção responsável pelas mortes e que também tornou-se réu. Ele tem um mandado de prisão em aberto.

(Fonte: Diário do Nordeste)