-->

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Camilo Santana proibirá circulação de veículos entre Fortaleza e Interior durante carnaval

 

Segundo o governador, justifica que o aumento de casos tem deixado o governo em alerta, “inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento”.

A circulação de veículos entre Fortaleza e Interior deve ser proibida no Carnaval, de acordo com o governador Camilo Santana (PT).

Segundo Camilo, justifica que o aumento de casos tem deixado o governo em alerta, “inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento”, de acordo com o governador. Medidas mais restritivas de combate à Covid-19 devem ser tomadas principalmente no período do Carnaval.

O número de casos de Covid-19 cresceu em 21 das 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) do Ceará, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado nesta sexta-feira (29).

A exceção é a ADS Russas, que teve redução de 21,9% de casos confirmados. De todas as ADSs, a com maior aumento entre a última semana de 2020 e esta semana foi a de Iguatu, com 266,7% de alta. Em seguida, vêm as ADSs de Aracati (200%), Baturité (118%), Acaraú (114,6%), Cascavel (100%), Tauá (85,7%), Itapipoca (75%) e Juazeiro do Norte (66,7%). Foram as maiores altas.

(Revista Ceará)



Radio e Tv Web Nativa transmite nesta terça feira sessão da cãmara de Russas CE

 radioetvwebnativaderussas as 8;30 da manhã

Erivando Lima e Bruno Nascimento

Junior Mano e Domingos Neto reforçam apoio a Arthur Lira para presidente da Câmara dos Deputados

 Os deputados Domingos Neto (PSD) e Junior Mano (PL) reforçaram, nas redes sociais, apoio a Arthur Lira para presidência da Câmara. Ontem, Lira se reuniu com a bancada do PL, e Mano esteve presente – o que não havia acontecido na visita a Fortaleza. No Ceará, 10 deputados deve votar em Baleia Rossi, 6 em Lira, 1 em outro candidato e 5 ainda não se manifestaram.

Rodrigo Pacheco é eleito o novo presidente do Senado

 Escrito por , 

A votação ocorreu nesta segunda-feira (1º)


Legenda: Rodrigo Pacheco foi eleito com 57 votos
Foto: Agência Senado

Com 57 votos, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado, na noite desta segunda-feira (1º). A apuração começou às 18h47. Após desistência de três candidatos, além dele, concorreu ao cargo somente Simone Tabet (MDB-MS), que teve 21 votos. 

A sessão começou às 15 horas, após coletiva de Davi Alcolumbre (DEM-AM). Os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) abriram mão das suas candidaturas para apoiar Simone. 

Assista ao vivo: 

Com três ausências, a Casa tem 78 senadores votantes. Está ausente o senador Jaques Wagner (PT), que está de licença médica devido à cirurgia realizada no último dia 22 de janeiro. Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) não compareceu. 

Já Chico Rodrigues (DEM-RR) pediu afastamento do mandato desde outubro de 2020, após ser flagrado com dinheiro na cueca. 

Blog; Erivando Lima;

São Paulo demite Fernando Diniz; Raí também deixa o Morumbi

Marcos Vizolli, auxiliar fixo da comissão do profissional, assume interinamente a equipe

Por Redação do ge — São Paulo


O São Paulo demitiu o técnico Fernando Diniz nesta segunda-feira, um dia depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO. Ele não resistiu a uma crise pesada: o time não vence há sete jogos, seis deles pelo Brasileirão. Marcos Vizolli, auxiliar fixo da comissão do profissional, assume interinamente a equipe

Além de Diniz, sai o diretor-executivo Raí, ídolo do clube. Segundo nota publicada pelo São Paulo nesta segunda-feira, Raí pediu para deixar o cargo ao ser informado da demissão do treinador.

Fernando Diniz deixa o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Fernando Diniz deixa o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Contratado em setembro de 2019, o treinador deixa o clube sem conquistar nenhum título. Foram 74 jogos, com 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas. Em outras duas ocasiões, o treinador esteve suspenso, e o auxiliar Marcio Araújo o substituiu. Araújo, assim como Wagner Bertelli e Eduardo Zuma, membros da comissão técnica de Diniz, também foram demitidos.

A demissão de Fernando Diniz ocorre em um dos piores momentos do São Paulo na temporada. O Tricolor não venceu nenhuma vez no ano, foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil e caiu de líder para quarto colocado.


Com Diniz, nesta temporada, o São Paulo foi eliminado pelo Mirassol, nas quartas de final do Campeonato Paulista, caiu na fase de grupos da Libertadores, não passou pelo Lanús na Copa Sul-Americana e alcançou a semifinal da Copa do Brasil, mas foi derrotado pelo Grêmio.

Raí e Fernando Diniz em atividade do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Raí e Fernando Diniz em atividade do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Raí chegou ao clube em 2017 com a missão de comandar o departamento de futebol. O ídolo tricolor passou três anos sob críticas por causa das trocas constantes de treinadores e contratações que não deram certo. Ele não conseguiu tirar o São Paulo da fila de títulos, que já dura oito anos.

Apesar das frustrações em mata-matas, Diniz se manteve no comando do time graças à boa campanha do São Paulo no Brasileiro. A equipe liderou boa parte do torneio, mas não conseguiu se recuperar dos tropeços recentes.

Raí teve papel importante na manutenção de Diniz neste ano, ignorando a pressão pela demissão do treinador em outros momentos de crise.

Com a troca de presidentes, em janeiro, Raí aceitou convite de Julio Casares para permanecer no clube até o final do Brasileiro – o time liderava o torneio até então.

Nos últimos seis jogos, com 18 pontos em disputa, conquistou apenas dois, em empates com Atlhetico e Coritiba. Nesse período, foi goleado pelo Inter por 5 a 1 e teve o ônibus da delegação apedrejado por torcedores a caminho do Morumbi há uma semana.

Para a vaga de Raí, o São Paulo já contratou o diretor Rui Costa, que teve passagens por Grêmio, Chapecoense e Atlético-MG. Ele, que até então manteve-se astado da rotina do futebol, agora deve assumir as funções


Lancha desaparece com cinco amigos depois de sair do Rio de Janeiro em direção a Fortaleza

No último contato, na sexta-feira (29), um dos ocupantes da embarcação informou que as condições do mar estavam ruins, com a maré alta e muito vento; e que as roupas e comida deles estavam molhadas.

Por Samuel Pinusa, G1 CE



No último contato, um dos tripulantes mandou a localização da embarcação. — Foto: Arquivo pessoal

Cinco amigos — sendo quatro cearenses e um gaúcho — desapareceram em uma lancha no mar do Rio de Janeiro, quando navegavam de volta à Fortaleza. O grupo viajou ao Rio, no último dia 23 de janeiro, para que um deles, o empresário Ricardo José Kirts, realizasse a compra da embarcação. Eles estão desaparecidos desde o último sábado (30).

O grupo é formado por Ricardo, o também empresário Domingos Sávio, um mecânico, um pescador e o comandante da embarcação, que não tiveram os nomes completos divulgados.

A Marinha do Brasil informou que, por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN), que tomou conhecimento, na manhã deste domingo (31), do desaparecimento da Embarcação de Esporte e Recreio “O Maestro”, supostamente na altura de São João da Barra (RJ).

A mulher de um dos navegantes, Vitória Magalhães, revelou que eles tentaram começar a viagem de volta no dia 26, mas a embarcação apresentou problemas técnicos no motor e nas bombas, então, eles tiveram de parar para consertar. No dia 28, eles prosseguiram a viagem, com direção à Vitória (ES), para reabastecer a lancha.

O grupo saiu do Bairro Urca, no Rio de Janeiro, após fazer os reparos necessários na embarcação. Ela revelou também que, no último contato — às 23h23 da sexta-feira (29) — o marido mandou a localização de onde estavam, Farol de São Thomé (RJ).

"Quando eu falei com ele, em nenhum momento ele me pediu ajuda, socorro. Ele disse que as coisas estavam ruins, mas estavam continuando viagem para Vitória. Então, eu deixei passar. Quando foi no sábado, que eu não consegui entrar em contato com ele — e nem no domingo — foi que eu entrei em contato com a Marinha", relembra Vitória.

De acordo com Vitória, na última vez em que se falaram, o marido disse que as condições do mar estavam ruins, com a maré alta e muito vento; e que as roupas deles e comida estavam molhadas, e que eles iam em direção à capital do Espírito Santo.

Ela falou que quando entrou em contato com a Marinha, pediu que eles tentassem contato com os navegantes, via rádio, mas as autoridades não conseguiram comunicação com a embarcação de imediato.

"Pouco tempo depois, eles retornaram dizendo que foi sim feito um pedido de socorro próximo à localização que eu tinha enviado para eles, sendo que eles não conseguiram confirmar se realmente eram eles, porque o sinal falhou", complementa Vitória.

Contudo, nesta segunda-feira (1º), ela repassou que a Marinha confirmou o pedido de socorro foi da lancha 'O Maestro'. Ela tem medo de o grupo estar à deriva, porque um dos motores da lancha (que possui dois) tinha parado de funcionar, segundo relato do marido dela.

A Marinha informou ter acionado “imediatamente, o Salvamar Sueste, estrutura responsável por busca e salvamento no mar, que acionou o Navio-Patrulha ‘Macaé’ e duas aeronaves, sendo uma da corporação e outra da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, emitiu aviso por Rádio, para alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas.


Bolsonaro manda recado a Maia: "Seja feliz… tudo acaba um dia"

 

Parlamentar deixará presidência da Câmara após 1.663 dias de mandato.

À espera da decisão do novo comando para a presidência da Câmara, o presidente Jair Bolsonaro mandou um recado para o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Durante conversa com apoiadores, o presidente desejou que Maia “seja feliz” e ressaltou que “tudo acaba um dia”. “Meu mandato vai acabar um dia”, disse o mandatário.

O recado de Bolsonaro a Maia ocorre após o presidente da Câmara ameaçar aceitar um pedido de impeachment contra o presidente da República, no domingo (31). Diante da notícia de que o DEM abandonaria a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), Maia afirmou a aliados que poderia aceitar não só um, como mais pedidos de impeachment do presidente em seu último dia de mandato.

A eleição para presidência da Câmara acontece hoje. Enquanto Maia apoia Baleia Rossi para o posto, o candidato do Planalto é o Progressista Arthur Lira (AL). Confiante na vitória de Lira, Bolsonaro finalizou a conversa com apoiadores dizendo: “Se Deus quiser, vai dar tudo certo”.

*Estadão



Assembleia fará concurso público para novos servidores, promete Evandro Leitão

 

No dia 1º de abril de 2020, a AL-CE iniciou inscrição virtual com abertura de 100 vagas distribuídas em 16 áreas profissionais.

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), afirmou, em seu primeiro discurso, que vai dar continuidade ao concurso público da Assembleia iniciado em 2020 e suspenso por conta da pandemia do novo Coronavírus. No dia 1º de abril de 2020, a AL-CE iniciou inscrição virtual com abertura de 100 vagas distribuídas em 16 áreas profissionais. Deste total, 30 vagas serão destinadas para nível médio (técnico legislativo) e 70 para nível superior (analista legislativo).

"Esta Mesa Diretora dará continuidade ao concurso público iniciado na legislatura anterior. Esta é uma maneira de fortalecer o nosso parlamento, integrando aos quadros próprios profissionais qualificados através de concurso público", disse Leitão durante a cerimônia de posse do cargo de presidente que foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º).
Inscrições

Sem data definida para acontecer desde que foi suspenso no fim de abril, o concurso da AL contou com cerca de 33 mil inscritos, segundo informou à época o ex-presidente da Casa, José Sarto.

(Diário do Nordeste)

Carmén Lúcia ordena reavaliação de prisão cautelar de réu com depressão

 

A ministra Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o juízo da Vara Única da Comarca de Toritama (PE) reavalie imediatamente os pressupostos para a prisão cautelar de um réu, nos termos do parágrafo único do art. 316 do Código de Processo Penal, e averigue se estão sendo adotadas as medidas para resguardo do seu estado de saúde.

A decisão foi provocada por Habeas Corpus impetrado pelo advogado Vamario Soares Wanderley de Souza em favor de um réu acusado de integrar uma organização criminosa dedicada ao roubo de mercadorias têxteis e receptação dolosa para fins de comércio.

No pedido de HC, a defesa do réu aponta que ele é primário, reúne 300 assinaturas da população local apontado sua boa índole social e sustenta a "ausência concreta do perigo gerado pelo estado de liberdade do paciente e a falta dos requisitos do art. 312 do Código de Processo Penal". O advogado ainda argumenta que que não teriam acontecido fatos novos que justifiquem a prisão cautelar e que o réu sofre de depressão e síndrome do pânico.

Ao analisar o HC, a ministra Carmén Lúcia apontou que as instâncias antecedentes consideraram o conjunto probatório para concluir demonstrados indícios de autoria quanto à prática dos delitos imputados e dos requisitos para a prisão cautelar.

"Para rever os pressupostos da prisão cautelar na forma adotada pelas instâncias antecedentes e acolher a alegação do impetrante de a constrição cautelar da liberdade do paciente ter sido decretada sem elementos concretos da prática dos delitos de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, seria necessário reexaminar os fatos e as provas dos autos pelos quais se permitiu identificar o modus operandi da prática delitiva, o que é juridicamente impossível em habeas corpus", explica a ministra.

A magistrada, contudo, entendeu que o fato de o réu estar preso desde setembro de 2020 sem que a sua situação prisional tenha sido reavaliada, levando-se em consideração seu estado de saúde, evidencia manifesta ilegalidade.

"Os fundamentos da prisão cautelar do paciente têm de ser reapreciados pelo juízo da Vara Única da Comarca de Toritama/PE, órgão competente para esta análise, não sendo possível avançar nessa matéria, sob pena de nulidade pela supressão de instância", finaliza.

Clique aqui para ler a decisão
HC 196.137

(CONJUR)



Salário mínimo ganha novo aumento a partir de fevereiro

 

O Governo Federal vai realizar mais um reajuste do salário mínimo deste ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para a correção do mínimo, acumulou alta de 5,45% em 2020.

Quando corrigiu o salário mínimo para 2021, passando de R$1.045 para R$1.100, o Governo Federal reajustou o salário mínimo em 5,26%. No entanto, como o aumento do INPC em 2020 foi de 5,45%, o reajuste dado pelo Governo Federal no fim do ano passado foi inferior. Sendo assim, para que não haja perda de poder de compra, o valor do salário mínimo deverá ser de ser reajustado para R$ 1.101,95 em 2021.

O novo reajuste do valor, com base no INPC, segue o que determina o texto Constitucional do país. O salário mínimo tem que ser corrigido, ao menos, pela variação do INPC do ano anterior.



Mais de 105 concursos com inscrições abertas reúnem 12 mil vagas em todo o país

 

Pelo menos 105 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (1º) e reúnem 12.095 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 33.689,10 no Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Russas CE; plantão policial


 RUSSAS

RECUPERAÇÃO DE VEICULO ROUBADO

Pela manhã de sábado, no Sítio Miguel Pereira, zona rural de Russas, foi encontrada uma motocicleta abandonada, sendo uma Moto CG 125 FAN, 2006, preta, placa HXW-1E57. A mesma possuía queixa de roubo. Diante do fato a motocicleta foi conduzida à Delegacia em Russas para os procedimentos legais.

LIMOEIRO DO NORTE

ROUBO A FARMÁCIA

Na tarde de sábado, na Avenida Dom Aureliano Matos, centro de Limoeiro do Norte, 02(dois) indivíduos armados em uma motocicleta preta, praticaram um roubo à uma farmácia, onde renderam os funcionários e subtraíram a quantia de R$1.100,00 (um mil e cem reais) em espécie, em seguida fugiram.

LIMOEIRO DO NORTE

DUPLO HOMICÍDIO A BALA

Durante a madrugada de domingo, por volta de 01h40min, no Bairro Antônio Holanda em Limoeiro do Norte, foi registrado um duplo homicídio por arma de fogo, tendo como vítimas as pessoas de, FRANKLIN DE OLIVEIRA MOREIRA, 17 anos e CAUÃ HERBETE SILVA DE JESUS, 16 anos, ambos residentes no referido bairro. Segundo informações apuradas no local, os mesmos trafegavam em uma motocicleta quando foram surpreendidos por duas pessoas que trafegavam em uma motocicleta de cor preta que se aproximaram e efetuaram vários disparos. As vítimas não resistiram e faleceram no local.

RUSSAS

RECUPERAÇÃO DE VEICULO ROUBADO

Por volta das 06h45min de domingo, no Sítio Garças em Russas, foi encontrada uma Moto FAN 125, 2008, preta, placa NRB-4145. Conforme o sistema de informações a mesma havia sido roubada na noite do dia 27 de janeiro deste ano. A motocicleta foi conduzida à Delegacia para os procedimentos legais.

RUSSAAS

FURTO DE MOTO

Por volta das 17h15min de domingo, no Rio da Ilhota, zona rural de Russas, foi registrado um furto de uma Moto NXR 150 BROS, vermelha, 2006, placa: HXG-3255. A proprietária da moto informou que estava trabalhando e quando se programava para retornar a sua residência percebeu que a sua motocicleta não estava mais no local onde havia sido deixada.

LIMOEIRO DO NORTE

MOTO ENCONTRADA QUEIMADA COM QUEIXA DE ROUBO

Por volta das 07h30min de domingo, nas proximidades da Passagem Molhada, no Sítio Córrego de Areia, zona rural de Limoeiro do Norte, foi encontrada queimada, uma Moto NXR BROS, preta, 2007, placa HYF-9524. A mesma foi tomada de assalto no dia 28 de janeiro deste ano no Sitio Milagres, zona rural de Limoeiro do Norte.


Fonte; PM CE

Blog; Erivando Lima;




Maioria é contra impeachment de Bolsonaro, aponta pesquisa

 

A maioria dos brasileiros é contra o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. É isso que indica uma pesquisa, publicada no sábado (30), que apontou que 56,4% são contrários ao impedimento do atual chefe do Executivo, enquanto 38,8% dos consultados são favoráveis. Outros 4,8% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

O levantamento, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, apontou que o nível de aprovação ao impeachment é maior entre os entrevistados mais jovens, alcançando 53,3% na faixa de 16 a 24 anos. Na faixa de 25 a 34 e também na dos 35 a 44 anos, por sua vez, o percentual de pessoas contra o impeachment chega a 59%.

Em comparação ao último estudo sobre o tema, feito em abril do ano passado, o quadro se mostrou mais favorável a Bolsonaro. Na época, 42,9% dos entrevistados defendiam o impeachment, e 51,9% eram contrários. Na separação de dados por região, o Nordeste é quem mais aprova a medida, com 43,2%, enquanto 52,1% são contra.

Por outro lado, o Sul é a região onde o presidente encontra o maior apoio, com apenas 33,1% defendendo o impeachment e 63,1% contrários. Na Região Norte e Centro Oeste, 40,5% aprovam e 56,1% reprovam. Por fim, no Sudeste, 37,4% são a favor e 56,9% contra o processo de impedimento do mandato.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais. As consultas foram feitas por telefone, entre os dias 22 e 26 de janeiro, em 26 Estados, no Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros.

(Paulo Moura / Pleno News)

Pai é preso por estuprar filha de 15 anos com transtorno mental

 

Um homem de 50 anos foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na sexta-feira (29), após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva pela prática de estupro contra a filha de 15 anos, que tem transtorno mental, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo as investigações, além dos abusos, o homem também tem um histórico de agressão contra a mãe da vítima, de 48 anos, ao longo de mais de 20 anos. De acordo com a polícia, foi justamente a mãe da jovem quem compareceu à delegacia, em setembro de 2020, relatando os abusos contra a adolescente.

– Ela ainda contou que tinha fugido com a filha e que, inclusive, teria sido vítima por 27 anos de diversos abusos no âmbito doméstico, que envolviam agressões físicas, verbais e psicológicas – contou a delegada Naira Rajab Bassul ,da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Ibirité.

Segundo o depoimento dos outros três filhos do casal, em uma das agressões, a mãe sofreu um aborto. De acordo com a denúncia da mãe da adolescente, o homem trocou a fralda da jovem em vários momentos, tarefa que não costumava fazer, para tocar as partes íntimas dela.

– Segundo a mãe, ele chegou até mesmo a falar que adoraria manter relações sexuais com uma filha virgem. É importante ressaltar que, mesmo não tendo havido conjunção carnal, a lei prevê que os atos libidinosos em tese configuram o crime de estupro de vulnerável – relatou a delegada.

Ao ser ouvido na delegacia, o homem negou todos os fatos, mas foi encaminhado ao sistema prisional. Ele será indiciado pelo crime de estupro de vulnerável. Os levantamentos relativos às violências sofridas pela esposa do preso já foram concluídos e encaminhados à Justiça.

(Paulo Moura)