-->

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

DHPP conclui que PM foi morto por bandidos mesmo sem ter esboçado reação

 

Três bandidos suspeitos da morte de um policial militar estão detidos na carceragem do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Fortaleza. Eles acabaram presos após terem ido até à sede daquele órgão policial “tomar satisfações” da razão de estarem sendo apontados como envolvidos no crime. O PM foi morto sem, ao menos, reagir ao ataque dos assaltantes. Foi baleado sem, sequer, ter sacado sua arma.

De acordo com a Polícia Civil, Romário Pereira Silvério, 25 anos; Lucas Salviano da Silva, 25; e José Miquéias da Silva, 19, são os responsáveis pelo assassinato do soldado PM Frank Dellano de Almeida Nunes, 25. O militar foi baleado e morto na manhã do último domingo (20), no quilômetro 93 da BR-116, no Distrito de Cristais, no Município de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Horas após o crime, quando a Polícia fazia uma caçada aos criminosos, os nomes dos três suspeitos logo apareceram nas redes sociais. No dia seguinte, eles se apresentaram no DHPP para questionar a razão de estarem sendo apontados como suspeitos do caso. Mas, segundo a delega Cláudia Guia, titular da 11ª Delegacia do DHPP, não ficou caracterizada uma apresentação espontânea. “Eles estavam sendo procurados a todo instante pela Polícia. Dei voz de prisão aos três”, afirma Guia.

Na pista

A Polícia descobriu também que o PM, que viajava de carro com dois amigos – da Capital em direção ao Município de Iguatu, no Centro-Sul do estado – não reagiu à abordagem dos ladrões, que havia colocados pedaços de pneus velhos na pista para forçar a parada dos veículos. Ao perceberem que um dos reféns no assalto era policial, eles decidiram matá-lo. Baleado, o soldado Frank foi socorrido ao Hospital da cidade de Morada Nova, mas não resistiu, Foi o 16º agente da Segurança Pública morto no Ceará em 2020.

De acordo com o chefe do Comando de Policiamento Especializado de Choque (CPE-Choque), coronel PM Ronaldo Silva, os homens presos costumavam praticar assaltos naquele trecho da BR-116 e já respondem a inquéritos policiais por esta prática. O modo de agir era sempre o mesmo: colocavam obstáculos na pista para forçar a parada dos veículos. Então, saíam do mato nas margens da estrada e atacavam as vítimas.

(Fernando Ribeiro)



Preso no Ceará homem que assassinou em São Paulo a ex-namorada, bailarina do “Faustão”

 

A Polícia Civil do Ceará capturou em Fortaleza, nesta quinta-feira (1º), um foragido da Justiça do estado de São Paulo. Trata-se de Anderson Rodrigues Leitão, de 32 anos, que foi condenado a 11 anos de prisão pela morte da ex-namorada, a bailarina cearense Ana Carolina de Souza Vieira, ex-integrante do Programa do Faustão, da Rede Globo de Televisão.

O crime aconteceu em novembro de 2015, quando a bailarina foi encontrada morta no apartamento em que morava na Rua Vergueiro, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. Anderson foi localizado e detido, ontem, na casa de familiares, no bairro Barroso. Ele havia fugido em abril último de um presídio paulista, onde cumpria pena no sistema semiaberto.

De acordo com o relato das autoridades policiais de São Paulo, horas depois de ser detido, no mesmo dia em que o corpo da bailarina foi encontrado, Anderson confessou ter matado a ex-namorada por estrangulamento. Em depoimento, revelou que o motivo foi ciúmes.

O corpo

Depois de pedir ao porteiro que não deixasse Anderson entrar no edifício, a bailarina Ana Carolina permitiu que o ex-namorado subisse para o apartamento dela, após ele insistir muito. O irmão de Carolina, Igor Vieira, soube da morte por meio de um tio que mora em São Paulo.

Funcionários do prédio onde o crime aconteceu afirmaram que sentiram um forte odor vindo do 5º andar. Ao tocarem a campainha, notaram que a porta estava destrancada. Logo, o corpo da jovem foi encontrado enrolado por cobertores, na cama. Havia sinais de violência e o cadáver já estava entrando em estado de decomposição, pois a mulher havia sido morta há três dias da descoberta do cadáver. A Perícia concluiu que a morte foi provocada por asfixia mecânica (estrangulamento).

Julgamento

Anderson Rodrigues Leitão foi julgado em 2017 e condenado a uma pena privativa de liberdade estipulada pela Justiça de São Paulo em 11 anos e quatro meses de reclusão. No começo deste ano, ele foi colocado em regime semiaberto e, em abril, fugiu de São Paulo e voltou para o Ceará.

(Fernando Ribeiro)



Técnica de enfermagem é morta a tiros dentro de posto de saúde em Jaguaribara

 

Policiais civis e militares realizam buscas na região para tentar capturar os envolvidos no homicídio.

A técnica de enfermagem Francisca Zildenia Cortez da Silva foi morta a tiros dentro de um posto de saúde no município de Jaguaribara, a 227 quilômetros de distância de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (1º). 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima estava trabalhando quando foi atingida pelos disparos. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estave no local e colheu indícios que vão auxiliar as investigações. Não há detalhes de como o crime ocorreu.

Policiais civis e militares realizam buscas na região para tentar capturar os envolvidos na morte de Francisca Zildenia. A Delegacia Regional de Jaguaribe é responsável pelas investigações sobre o caso.

(DN)



Brasil registra a criação de 249 mil novos empregos em agosto, melhor número em 10 anos

 

Em agosto, o Brasil registrou o segundo mês consecutivo de geração de empregos com carteira assinada. Foram 249.338 novos postos de trabalho formal criados no País. Um resultado de 1.239.478 admissões e 990.090 desligamentos. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Estamos anunciando a maior geração de empregos de agosto desde 2010”, disse. “250 mil empregos é algo que não acontecia desde agosto de 2010”, afirmou o ministro Paulo Guedes.

Já no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a agosto, segundo o Caged, foram 9.180.697 admissões e 10.030.084 desligamentos registrados no País.

Desempenho dos setores da economia em agosto

Em agosto, o setor da indústria em geral foi o que registrou o maior destaque, com 92.893 empregos formais gerados. A Construção também registrou saldo positivo, de 50.489; seguido pelo Comércio, com 49.408 empregos; Serviços, com 45.412; e Agropecuária, com geração de 11.213 novos postos de trabalho.

“Tivemos a criação de novos empregos em todas os setores da economia. Foi abrangente. Um movimento generalizado. Não é um bolsão. Nós superamos aquela fase que eu dizia que estávamos tentando manter os sinais vitais de preservação da economia brasileira, que é aquele período que estava a agricultura funcionando, os transportes trazendo a comida para a cidade, o auxílio emergencial protegendo os invisíveis e, de outro lado, também salvando empresas, com o BEm [Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda],” disse o ministro da Economia.

Ao comentar o desempenho positivo do setor da indústria, Paulo Guedes afirmou que o Governo Brasileiro quer reindustrializar o País. “Com juros baixos, câmbio um pouco mais alto, para proteger a indústria brasileira, estimular as exportações. Os impostos nós vamos simplificar. Vamos fazer uma reforma tributária que reduza os impostos, simplifique os impostos; e, da mesma forma, estamos voltando para o trilho”, acrescentou Paulo Guedes.

Desempenho nas regiões do País

As cinco regiões do País registraram desempenho positivo na geração de emprego no mês de agosto. O melhor resultado, em termos absolutos, foi no Sudeste (+104.702). Logo atrás, aparecem a região Nordeste (+62.085) e o Sul do País (+42.664). Depois, vêm o Norte (+ 22.272), e a região Centro Oeste (+17.684). Todas as unidades da federação também registraram saldo positivo. São Paulo liderou o ranking, com +64.552 novas vagas. Em seguida, vêm Minas Gerais, com +28.339, e Santa Catarina, com +18.375.

Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

Os resultados mostram ainda que o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, conhecido como BEM, em vigor deste abril, vem ajudando a manter os empregos no país durante o período de distanciamento social.

O programa ajuda empresas e empregados a enfrentarem os efeitos econômicos da Covid-19 e permite, quando houver acordo entre empregador e empregado, a redução proporcional da jornada de trabalho e salário; e a suspensão temporária do contrato de trabalho. E prevê o pagamento de um benefício mensal a trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou a jornada e o salário reduzidos.

O BEm já permitiu, até o momento, a celebração de 18.378.772 acordos entre trabalhadores e empregadores em todo o País.

“Um programa extraordinariamente bem sucedido. Onze milhões de empregos foram salvos, com 18 milhões de contratos. Alguns já renovaram, por isso que o número de renovações é maior até que o número de empregos preservados; e a grande novidade é que o Brasil realmente está voltando em ‘V”’, ressaltou o ministro Paulo Guedes.

Economia brasileira

O ministro anunciou que os índices de desempenho da economia brasileira para os próximos anos são otimistas: “Os investimentos vêm por aí. Os cálculos são de que nos próximos 10 anos virão R$ 1,2 trilhão de investimentos, ou seja, são praticamente 100 bilhões por ano em todos esses setores: infraestrutura, construção civil, saneamento”, concluiu.

(República de Curitiba)

Prefeita disputa reeleição usando tornozeleira eletrônica

 

A prefeita do município de Conde (Paraíba), Márcia Lucena (PSB), teve sua candidatura à reeleição homologada no mês de setembro durante uma convenção ocorrida na cidade. 

A coligação é composta pelo PSB e PT.

No final de 2019, a atual prefeita chegou a ser presa em um desdobramento da Operação Calvário e é alvo de uma denúncia, com pedido de afastamento do cargo, oferecida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Atualmente, ela cumpre medidas cautelares como o uso da tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno.

(Diário do Brasil)



Bolsonaro confirma indicação do desembargador Kassio Nunes para o STF

 

Presidente antecipou em uma live a indicação que será publicada no Diário Oficial de amanhã.

O presidente da República, Jair Bolsonaro anunciou durante a tradicional live das quintas a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para ministro do Supremo Tribunal Federal.

Piauiense, Nunes tem 48 anos, é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e deve assumir a vaga de Celso de Mello, que antecipou a aposentadoria.

O presidente antecipou a indicação e disse que o anúncio oficial será publicado no Diário Oficial da União desta sexta (2). “Por causa da pandemia nós temos pressa nisso, conversado com o Senado”, disse.

Após a publicação da indicação, o desembargador será sabatinado no Senado e só depois será nomeado ministro do STF, o primeiro nordestino desde Carlos Ayres Britto.

(Diário do Poder)



Brasil detém 98% do metal mais valioso do mundo. Nióbio seria capaz de espalhar riqueza por todo o país

 

Com 98% das reservas, o Brasil não tem política específica para o mineral. Exportações cresceram 110% em 10 anos e somaram US$ 2,8 bi em 2019.

Brasil detém a maior jazida de nióbio do mundo. Temos 98% do metal existente em todo o planeta. Os outros 2% pertencem ao Canadá.

As maiores jazidas do planeta, encontram-se no Amazonas (na cidade de são Gabriel da Cachoeira) e em Roraima (na conhecida Raposa Serra do Sol).

Toda essa riqueza vai parar nas mãos da ‘atravessadora’ Inglaterra, que manda para a Europa e EUA.

O Nióbio é um dos metais mais raros do mundo e considerado fundamental para a indústria de alta tecnologia.

O elemento químico é usado como liga na produção de aços especiais. É um dos metais mais resistentes à corrosão e temperaturas extremas.

Atualmente, o Nióbio é empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, bens eletrônicos e até piercings.

A “questão do nióbio” teve como porta-voz mais ilustre o deputado federal Enéas Carneiro, morto em 2007.

Na época, ela já alertava que, a fortuna obtida com a extração do do mineral, seria o suficiente para espalhar riqueza por todo o o país.

O cobiçado metal já chegou a ser relacionado até com o mensalão, após o empresário Marcos Valério afirmar na CPI dos Correios, em 2005, que o Banco Rural conversou com José Dirceu sobre a exploração de uma mina de nióbio na Amazônia.

O site WikiLeaks incluiu as minas brasileiras de nióbio na lista de locais cujos recursos e infraestrutura são considerados estratégicos e imprescindíveis aos EUA .

Recentemente, o nióbio voltou a ganhar os holofotes em razão da venda bilionária de uma fatia da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), maior produtora mundial de nióbio, para companhias asiáticas.

Em 2011, um grupo de empresas chinesas, japonesas e sul coreana fechou a compra de 30% do capital da mineradora com sede em Araxá (MG) por US$ 4 bilhões.

Um brasileiro que mora no Canadá explica como o país reverte a extração do metal em benefícios para a população:
Via Diário do Brasil


 JAGUARUANA

ACIDENTE DE TRÂNSITO

Por volta de 19h15min, na CE 263 em Jaguaruana, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo uma bicicleta e uma motocicleta. No acidente três pessoas saíram feridas, onde uma delas foi transferida para Fortaleza em estado grave. As demais vítimas permaneceram internadas no hospital local.

ITAIÇABA

ROUBO A PESSOA

Por volta das 20h, na saída da comunidade do Alto Ferrão, zona rural de Itaiçaba, 02(dois) indivíduos armados em uma moto, abordaram um casal que transitavam em uma motocicleta, onde roubaram vários pertences das vítimas e fugiram logo em seguida. 


Fonte; PM CE