-->

terça-feira, 4 de abril de 2023

O mais completo site da região jaguaribana.

            Acesse; www.radioetvnativaderussas.com.br

Prefeito Sávio Gurgel entrega areninha na escola CAIC em Russas CE

 

O prefeito do municipio de Russas, Sávio Gurgel fez a entrega da primeira areninha na sua gestão, construida na escola CAIC, que leva o nome de Agacir Fernandes da Silva ex; prefeito de saudosa memoria. O prefeito aproveitou para anuciar outros locais onde vai ser construido novas areninhas, Flores. Lagoa Grande, Bom sucesso, Planalto e possivelmente uma na escola Pelopdas.

O prefeito falou que esteve em Fortaleza juntamente com mais 3 prefeitos abusca da conquista da estrada que liga a BR 116 a Região do Maciço do Baturité, passando por Barracão e Capim Grosso e outras localidades. Estiveram presentes no evento os vereadores Justo Rebolças, Raimundo Quincó, Ceara, Coconho e o presidente da Camara vereador Jorge Claudio ( Jorginho do Izac ).

Blog; Erivando Lima Reporter.

Ministério Público denuncia vereador de Russas por violência política de gênero em ataque a deputadas

O vereador Maurício Martins (sem partido), de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, terá que enfrentar o Ministério Público Eleitoral (MPE) após episódio considerado violência política de gênero contra deputadas estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT). A Promotoria da 9º Zona Eleitoral acolheu Notícia-Crime contra o parlamentar e ingressou com uma Ação Penal Eleitoral para apurar o caso.

Em março, Maurício Martins, durante discurso na Câmara Municipal, disse que Juliana Lucena, Larissa Gaspar e Jô Farias, “vendem ilusão”, agem como “lagarta encantada” e “aparecem só no Dia Internacional da Mulher”. “Aí, bota um palco no meio das praças e vão mentir”, completou. A fala aconteceu quando o vereador citava uma reportagem que, segundo ele, dizia que o mesmo tinha divulgado imagens das partes íntimas de uma mulher.

 04/04/2023  Redação  0 comentários

Após a repercussão, a Secretaria das Mulheres do PT emitiu uma nota de repúdio, e a Executiva municipal do PT Russas foi convocada urgentemente para deliberar sobre a suspensão da sua filiação e a instalação de um processo de expulsão contra o vereador, que se materializou posteriormente. Hoje, Maurício Martins é um politico sem partido.

Agora, o MPE segue as investigações com base na Notícia-Crime que narra a prática de crime de violência política de gênero, previsto no Código Eleitoral. A Procuradoria acolheu a peça na íntegra, apontando que o vereador “constrangeu e humilhou, através de palavras, detentoras de mandato eletivo (deputadas estaduais), utilizando-se de menosprezo à condição de mulher, com a finalidade de dificultar o desempenho de seus mandatos eletivos”.

BPMA prende homem em posse de 5 espingardas, em Pacujá

 TERÇA-FEIRA, ABRIL 04, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Nesta segunda-feira (03), uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar (PMCE) prendeu um homem por posse ilegal de arma de fogo em Pacujá.

Estava na posse do indivíduo, e a polícia fez a apreensão de uma espingarda cartucheira de calibre 36, quatro espingardas artesanais tipo socadeiras, 12 cartuchos calibre 36, aproximadamente 5kg de chumbo, três recipientes contendo pólvora e oito contendo espoletas, nove chamarizes e duas capangas.

Logo depois de receber denúncias anônimas, os militares do BPMA foram averiguar os informes acerca de um homem o qual possuía algumas armas de fogo escondidas na residência dele. Ao chegarem, obtiveram autorização para adentrarem no recinto e iniciaram as buscas, durante a qual localizaram o armamento e, por conseguinte, prenderam o suspeito.

O dono da residência, que confessou a propriedade das armas, foi identificado como Francisco Sousa da Silva, 61. Ele foi conduzido à delegacia em Varjota, na qual foi autuado em inquérito conforme Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento.

Fonte: ASCOM/PMCE/Chico Nildo



Quixadá - CE plantão policial

PEDRA BRANCA ACHADO DE CADÁVER

Dia 03/04/2023, por volta das 08h30, a composição de serviço da VTR 9302, tomou conhecimento de um achado de cadáver dentro de um açude, na saída da cidade de Pedra Branca/CE, que dá acesso a cidade de Boa Viagem/CE. A composição se deslocou até o local e constatou a veracidade do ocorrido, sendo um corpo do sexo masculino, boiando na beira do açude, sem identificação alguma, já com sinais de putrefação, sem, também, a possibilidade de identificar se houve algum tipo de violência. Então, diante do exposto, foi acionado perícia e rabecão para o local, bem como tivemos o apoio de um Soldado Bombeiro, residente aqui em Pedra Branca, pertencente ao corpo de bombeiro de Quixeramobim, que mesmo de folga, fez a remoção do corpo até a pista, para que a Perícia pudesse realizar seus trabalhos.

QUIXADÁ MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO

Dia 03/04/2023, por volta das 19h, a equipe VTR 014 (RAIO), estavam no patrulhamento de rotina, quando se depararam com um veículo GOL, de cor preta, que haviam antes recebido a informação de que um indivíduo com mandado de prisão em aberto se encontrava neste carro, repassado pelo 9BPM, com o apoio da equipe Raio 02, foi dado voz de parada, e ao ser consultado o nome de foi visto que possuía o mandado de prisão em aberto, foi dado voz de prisão e logo após condução à DRPC DE QUIXADÁ, para os procedimentos.

QUIXADÁ ROUBO A PESSOA

Dia 03/04/2023, por volta de 22h30, na Rua Carlos Jereissati, próximo ao número 160, Alto São Francisco, uma jovem,solteira, natural de Quixadá, foi abordada por dois indivíduos armados a revólver em uma moto Fan Preta (placa não anotada), levaram seu celular moto ES Plus cor espelhado. VTR 9571, fez uma fiscalização na área mas não encontrou os indivíduos. 

MORADA NOVA ACHADO DE CADÁVER  

Dia 03/04/2023 (segunda-feira), por volta das 19h30min, a equipe (IRSO) na VTR 9163, recebeu informação via COPOM (190) de um possível achado de cadáver na rua Mundico Regino N° 356, no bairro Girilândia, Morada Nova. Imediatamente a composição se deslocou até o local citado e constatou a veracidade da informação, que a vítima se tratava de um senhor. O proprietário da casa foi atrás dele porque ele já estava atrasado três dias de pagar o aluguel da casa, foi quando os vizinhos comentaram que o senhor estava desaparecido há uns dois dias e estavam sentido um mau cheiro vindo da sua residência. Segundo informações repassadas por familiares e vizinhos, o mesmo tinha histórico de problema cardíaco sendo essa a possível causa de sua morte. Após a chegada da Polícia foi que quebrado o cadeado do portão pois o mesmo estava trancado dentro de casa, ao abrir a porta os Policiais sentiram um odor muito forte pois o corpo já estava em estado de PUTREFAÇÃO sendo assim quase impossível entrar na residência. A equipe permaneceu no local até chegada do Rabecão.

SENADOR POMPEU SALVAMENTO AQUÁTICO

Dia 03 de Abril de 2023, por volta das 22:30 composição da VTR 9292, foi acionada via copom que na ponte férrea uma pessoa ao tentar atravessar a ponte com sua moto havia caído na água, de imediato a composição se deslocou ate o local e verificou a veracidade dos fatos; estava caída sobre a ponte a motocicleta. Populares tiraram a moto para um local seguro, o condutor se tratava de um senhor, residente no Sítio Xavier, zona rural, o mesmo caiu na água do rio, ficando agarrado em uma arvore , foi acionado os Bombeiros, vindo de Quixeramobim, a VTR AS71, que conseeguiram resgatar a vítima sem ferimentos, esta levada para o hospital local para atendimento médico, ocorrência finalizada no dia 04/04/2023 as 01:40 da manhã.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial

 


LIMOEIRO DO NORTE - ROUBO A PESSOA E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

Por volta das 14:horas, a Unidade policial Militar da 2a CIA/ 1º BPM – Limoeiro do Norte-CE, recebeu informações que, na localidade de Sucupira, zona rural de Limoeiro do Norte/CE – Chapada do Apodi, ocorrera um roubo (assalto), onde teriam subtraído, de um senhor, sendo subtraído um fiat pálio. De imediato, as viaturas do Subdestacamento do Tomé se deslocaram ao local informado e colheram informações. 02 indivíduos em uma POP, armados com um revólver e uma arma branca (faca), subtraíram nas proximidades da Carbomil,todos os documentos e a Motocicleta Honda/NXR150 BROS ES, Cor vermelha, placa QFI 1090 – JN/CE,  e fugiram em direção a localidade de Sucupira, onde por sua vez, abordaram o senhor e subtraíram todos os seus documentos pessoais e o seu Automovel Fiat/Palio  Fabricação/Modelo 2005, cor prata, Placa MZB 0625 – Russas/CE, durante o delito, os infratores ainda tentaram colocar a POP dentro do automóvel, porém não tiveram êxito e abandonaram a BROS, subtraída anteriormente e fugiram rumo ignorado. Diligências estão sendo realizadas, no intuito de identificar os infratores, assim como recuperar o material subtraído.

Fonte; PM CE

Americanas fecha uma de suas lojas em Fortaleza

 3 de abril de 2023 às 09:45

  

A Americanas fechou uma de suas lojas em Fortaleza: a que fica na esquina da Avenida Senador Virgílio Távora com a Rua Ana Bilhar, no Bairro Meireles. A informação é do colunista Victor Ximenes, do Diário do Nordeste.

Na porta do estabelecimento, a empresa colocou um aviso: “Aos nossos clientes, informamos que essa loja encerrou suas atividades. Para realizar suas compras, dirija-se para as lojas mais próximas”.

O encerramento da operação de uma das lojas ocorre em meio à crise fiscal iniciada em janeiro na empresa. Atualmente, a Americanas está em recuperação judicial.

Repórter Ceará

Açude Vieirão, em Boa Viagem, sangra após 12 anos

 3 de abril de 2023 às 21:47  0

O açude Vieirão, em Boa Viagem, no Sertão Central, sangrou na noite desta segunda-feira, 3, após atingir sua capacidade máxima. A informação foi confirmada através dos veículos de imprensa do município, que registraram a água descendo pela parede de contenção do reservatório.

Com a sangria do Vieirão, a Bacia do Banabuiú chega a seis açudes transbordando. Os outros cinco são:

  • Barragem de Quixeramobim – Quixeramobim
  • Jabotá – Milhã
  • Patu – Senador Pompeu
  • São José I – Boa Viagem
  • São José II – Piquet Carneiro

A Barragem de Quixeramobim havia sido o último reservatório da bacia a sangrar, nesse domingo, 2 de abril, após 12 anos.

O Vieirão possui capacidade total de 20,70 milhões de metros cúbicos. Na manhã dessa segunda, o açude havia alcançado a marca de 88,49% de sua capacidade após um aporte de 38,2% de domingo para segunda. Foram 7,91 milhões de m³ a mais que entraram no reservatório no período.

A última vez que o Vieirão havia sangrado foi em 21 de maio de 2011. Sua sangria representa mais um suspiro de esperança para a cidade de Boa Viagem e para o Sertão Central, que convive com a seca há cerca de 10 anos. As águas seguem agora para o açude Fogareiro, em Quixeramobim, que está com 43,12% de capacidade, com 50,89 milhões de m³.

Repórter Ceará (Foto: Magno Toy)