-->

quarta-feira, 26 de abril de 2023

URGENTE: Pacheco, enfim, autoriza a CPMI do 8 de janeiro

 QUARTA-FEIRA, ABRIL 26, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Comissão deveria ter sido instalada na última semana, mas presidente do Senado adiou o procedimento.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizou — enfim — a instalação da CPMI do 8 de janeiro. A leitura do requerimento ocorreu na sessão do Congresso Nacional aberta no início da tarde desta quarta-feira, 26.

O aval para a instalação da CPMI do 8 de janeiro era aguardado para a sessão da última semana do Congresso Nacional, Pacheco, no entanto, ajudou o governo do presidente Lula e adiou a instalação da comissão, que, diferentemente de uma comissão comum, é “mista”, reunindo deputados federais e senadores.
A instalação da CPMI ocorre em meio à mudança de postura por parte da base governista. Até meados da última semana, o governo era contrário a existência da comissão. O discurso dos aliados de Lula mudou depois que imagens mostraram a presença do então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia em que o local foi invadido por manifestantes.

No mesmo dia das revelações das imagens, divulgadas em primeira mão pela emissora CNN Brasil, Gonçalves Dias deixou o ministério lulista. Além da queda dele, o governo passou a discursar em favor da instalação da CPMI — e agora atua nos bastidores do poder para conquistar para aliados a presidência e a relatoria da comissão.


Qual será a composição da CPMI do 8 de janeiro?

Uma vez instalada, a CPMI do 8 de janeiro terá que definir a sua composição. Pelos regimentos do Congresso, ela será constituída por 11 senadores e 11 deputados — além de outros 11 senadores e 11 deputados como suplentes. Caberá a eles apresentar relatório final sobre as investigações referentes às invasões aos prédios dos Três Poderes em até 120 dias (prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias).

As vagas para uma CPMI levam em consideração os tamanhos dos blocos partidários. Pelo lado da oposição, que sempre defendeu a instalação de uma comissão para investigar o que de fato ocorreu no dia 8 de janeiro, o Partido Liberal (PL) tem os nomes dos deputados André Fernandes (CE), Eduardo Bolsonaro (RJ) e Delegado Ramagem (RJ) como indicados pelo lado da Câmara.

Pelo lado da base governista, que anteriormente atuava contra a instalação da CPMI do 8 de janeiro, quatro senadores devem ser indicados para compor a mesa diretora da comissão: Humberto Costa (PT-PE), Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL).

Revista Oeste



Quixadá - CE plantão policial 9º BPM



MORADA NOVA FURTO DE ÁGUA (LIGAÇÃO CLANDESTINA DE ÁGUA)

Dia (25/04/2023) terça-feira, por volta das 08h50min, a composição policial estava em patrulhamento de rotina, quando recebeu denúncia de que havia um homem furtando água para sua casa no Dnocs. A equipe foi até o local com responsáveis pelo serviço autônomo de água e esgoto (SAAE), inferiu que a pessoa estava furtando água do orgão para sua casa e para outras três residências. Foi dado voz de prisão e conduziu o suspeito para delegacia local para os procedimentos cabíveis.

JAGUARETAMA ACHADO DE CADÁVER (INDÍCIOS DE HOMICÍDIO)  

Dia 25/04/2023, por volta das 08h30min a equipe da VTR recebeu informação de um possível achado de cadáver na localidade: cacimba da onça, zona rural de Jaguaretama- CE, imediatamente a composição se deslocou até o local citado e constatou a veracidade da informação, foi relatado que a vítima saiu de casa no domingo para beber por volta das 14h e a última vez visto foi na localidade cacimba da onça, zona rural de Jaguaretama, a família entrou em contato com a polícia no dia 24/04/2023, informando sobre o desaparecimento do mesmo, a polícia juntamente com apoio da comunidade entraram em diligência pela região em busca do jovem e foi encontrado  uma sandália com manchas de sangue que segundo familiares era da vítima, foi narrado por populares também que teriam ouvido disparos de arma de fogo. Já no dia de hoje (25/04/2023), foi encontrado o corpo no matagal com uma lesão grande no rosto que possivelmente teria sido disparos de arma de fogo. A equipe permaneceu no local até chegada do Rabecão.

JAGUARETAMA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Dia 25/04/2023 (terça-feira), por volta das 15h a equipe da VTR recebeu informação de que conhecido estaria vendendo drogas. A composição foi até sua residência, onde o SGT ficou na lateral da casa e os Soldados ficaram na frente. Os dois policias bateram a porta e nesse interim o elemento jogou um pote no quintal, em meio a um matagal, ação visualizada pelo PM, após uma breve busca foi encontrado uma quantia de material semelhante a cocaína (15 gramas), balança de precisão e umas raspas de maconha. O elemento e o material foram encaminhados a DPC de Jaguaretama-CE para lavratura do flagrante.

Fonte; PM CE

Calendario da Duvale para hoje em Russas - CE

 

Hoje Quarta feira dia 26/04/2023, estaremos realizando serviços de manutenção no parque de iluminação pública do nosso município na localidade de Bento Pereira e se der tempo iniciar na localidade de Poço verde. Tendo no Comando o Coordenador José Carlos Souza Matias e trabalhos de execução da equipe da Conceituada Empresa Duvale constituída do eletricista Ariston e do motorista e Eletricista Alan . 

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


RUSSAS FURTO SEGUIDO DE CONDUÇÃO DOS MENORES AUTORES  

Dia 25/04/2023 por volta das 10h45min, através de informações, que dois indivíduos haviam subtraído dois retrovisores de um caminhão Mercedes, sendo tudo registrado pelas câmeras de segurança do local; que após algumas diligências a composição da equipe RAIO localizou os suspeitos, que confirmaram ter praticado o furto em questão e entregou um dos retrovisores, sendo que, em seguida foram conduzir os dois menores, juntamente com o material subtraído, a delegacia regional para as providências cabíveis.

RUSSAS PRISÃO POR DANO AO PATRIMÔNIO PRIVADO  

Dia 25/04/2023 por volta das 17h05min, na rua Gerson Gonçalves,  foi preso um homem por danos ao patrimônio privado, tendo danificado diversos objetos/móveis de sua genitora. Os PM’s realizaram a prisão e conduziram à DRPC de Russas-CE para os devidos procedimentos.

QUIXERÉ HOMICIDIO POR ARMA DE FOGO  

Dia 25/04/2023 por volta das 05h30min o Copom de Limoeiro do Norte recebeu a informação via 190 que no centro da comunidade de Lagoinha, Quixeré/Ce, haveria acontecido um homicídio por arma de fogo. Informações concedidas por populares dão conta que dois homens encapuzados em um provável HB20 de cor escura, de placas não anotadas, executaram com tiros de escopeta cal 12 um homem. A vítima estava realizando a entrega de frango no comércio local em seu veículo quando os homens desembarcaram do carro e efetuaram um disparo de carabina 12, empreendendo fuga, tomando sentido ignorado. A composição tomou conhecimento do fato se deslocando para o local e constatando a veracidade da informação.

LIMOEIRO DO NORTE CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO  

Dia 25/04/23, por volta das 17:20min, equipes de policiamento da cidade de Limoeiro do Norte receberam informações de que um indivíduo estaria com um mandado de prisão em aberto; o policiamento constatou que o homem estava na residência informada, momento em que foi dado voz de prisão e condução do mesmo a delegacia de Morada Nova para os procedimentos cabíveis; que o indivíduo responde pelos crimes de Porte ilegal de arma de fogo (ART. 14 da lei 10.826) e por Roubo (ART. 157 do CP).

Fonte; BPM CE

Erivando Lima Reporter;

SECULTE abre Edital Viva São João para fortalecer o movimento junino

 25/04/2023 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Prefeitura de Russas

A prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), abre inscrições para II Edital Viva São João, uma iniciativa que visa valorizar e apoiar as manifestações culturais do período junino.

O edital irá selecionar até 02(dois) grupos de Quadrilhas Juninas do município de Russas, por meio de Termo de Execução Cultural e 01(uma) Instituição Jurídica de Direito Privado Sem Fins Lucrativos para formalizar parceria com a Administração Pública em regime de mútua cooperação para realização do Festejo Russas Junino 2023, que acontecerá nos dias 16 e 17 de junho do corrente.

As inscrições para o II Edital Viva São João podem ser realizadas até o dia 08 de maio de 2023, através do preenchimento de formulário online disponível no site do Mapa Cultural do Ceará, pelo link:

https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/4201/

Veja o Edital no link abaixo:

II EDITAL VIVA SÃO JOÃO (2)

Estudante é esfaqueada na entrada de escola em Pacatuba/CE

 TERÇA-FEIRA, ABRIL 25, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Uma estudante de 16 anos da Escola de Ensino Médio Deputado Fausto Aguiar Arruda, localizada em Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), foi esfaqueada na entrada do estabelecimento no início da tarde desta terça-feira, 25. Conforme a Secretaria da Educação (Seduc), a autora das agressões foi a irmã de uma outra estudante. A suspeita, identificada como Vanessa Ferreira dos Santos, de 19 anos, foi presa em flagrante.

Ainda conforme a Seduc, a vítima teve lesões leves e foi levada a uma unidade hospitalar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Seduc ainda informou que acompanha o caso por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, juntamente com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar.

A pasta ainda informou que as aulas na unidade foram suspensas nessa quarta-feira, 26. Na quinta-feira, 27, a psicóloga da Crede 1 e representantes do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) estarão na unidade de ensino para realizar um momento com pais, alunos e professores.

"A gestão escolar adotou imediatamente as providências necessárias, com acionamento do trabalho policial e conversa com as famílias das duas estudantes envolvidas", diz nota da Seduc, que acrescentou que as políticas de combate à violência serão fortalecidas na escola.

"A orientação é para que os fatos sejam apurados dentro da legalidade, assegurando a proteção ao sigilo individual das estudantes, que são adolescentes".

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que a suspeita foi conduzida para a Delegacia de Defesa da Mulher de Pacatuba (DDM Pacatuba), onde foi autuada por tentativa de homicídio doloso. A SSPDS também reforçou que a motivação do crime seria uma desavença entre a vítima e a irmã da suspeita.

"Equipes do Grupo de Segurança Escolar e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE foram acionadas e realizaram o acompanhamento da ocorrência", diz a nota da SSPDS. "Vanessa encontra-se à disposição da Justiça".

(O Povo)