-->

sábado, 18 de setembro de 2021

Escolas poderão receber 100% dos alunos em aulas presenciais no Ceará

 

As escolas do Ceará poderão receber, a partir da próxima segunda-feira (20), 100% dos alunos nas aulas presenciais. A novidade foi anunciada pelo governador Camilo Santana, nesta sexta-feira (17), durante transmissão nas redes sociais.

A mudança faz parte de uma série de flexibilizações que estarão publicadas em novo decreto de combate à pandemia de Covid-19 no Estado.

A última ampliação da capacidade dos alunos nas aulas presenciais foi anunciada no dia 3 de setembro. Na ocasião, as instituições de ensino foram autorizadas a receber até 70% dos estudantes.

Durante a live, a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Ricristhi Gonçalves, analisou que o cenário epidemiológico “é favorável” diante da redução de óbitos, casos e internações em razão do novo coronavírus, mas ponderou que a vacinação é fundamental para manter o quadro.

Camilo acrescentou que os dados permitiram novas liberações e pediu para toda a população se vacinar. Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde orientou suspender a imunização de pessoas de 12 a 17 anos, incluindo aqueles que já haviam tomado a 2ª dose de vacina contra a Covid-19.

O Ceará não acatou a recomendação. “Decidimos manter porque é uma orientação dos especialistas e cientistas, além de ter autorização da Anvisa”, disse, apelando para que os jovens não deixem de se imunizar.


CRONOGRAMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA MANTIDO

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que essa ampliação não irá alterar o cronograma de retorno às atividades presenciais das escolas públicas de Fortaleza.

As escolas municipais retornaram às aulas presenciais no último dia 8. O cronograma prevê um rodízio dos estudantes e ocorre por fases.

Na próxima segunda-feira, a fase 3 do plano começa com a volta dos estudantes do Ensino Fundamental II e da educação de jovens e adultos (EJA). A previsão é receber 50% dos alunos de cada série.

OUTRAS MEDIDAS

Além da ampliação do público nas escolas, os restaurantes terão capacidade e horário de funcionamento ampliados. Serão permitidas 8 pessoas por mesa e os estabelecimentos poderão abrir até 1h.

O público dos eventos corporativos também foi ampliado. A partir de segunda, serão permitidas 200 pessoas em locais fechados e 400 em locais abertos.

O decreto restritivo estadual contra a Covid-19 tem validade de 15 dias. Portanto, as novas definições entrarão em vigor dia 20 e seguirão até 5 de outubro próximo. Ou seja, as medidas previstas no atual decreto permanecem neste fim de semana (18 e 19 de setembro).


PÚBLICO NOS ESTÁDIOS

Camilo Santana também anunciou a liberação de um evento-teste, com até 10% do público em estádios, no Ceará, para jogos de futebol. Segundo o governador, o público precisará estar vacinado com as duas doses de vacina contra a Covid-19.

Os detalhes desse serão definidos pela Federação Cearense de Futebol (FCF) com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

VEJA O QUE PREVÊ O NOVO DECRETO:

  • Restaurantes: passarão a funcionar até 1h, com ampliação da capacidade por mesa para 8 pessoas
  • Salões de festas em condomínios: estão liberados, mas adotando os mesmos protocolos utilizados em buffets
  • Eventos sociais e corporativos: passam a ter 200 pessoas em ambientes fechados e 400 em ambientes abertos
  • Escolas: as salas de aulas poderão usar 100% da capacidade, respeitando as regras de distanciamento social
  • Toque de recolher: passa a ser das 2h às 5h
(Diário do Nordeste)



Chacina deixa quatro mortos em Chorozinho, na Grande Fortaleza

 

Uma chacina vitimou quatro homens, na madrugada deste sábado (18), na zona rural de Chorozinho, a cerca de 70 quilômetros de Fortaleza. Moradores das proximidades escutaram disparos na madrugada, e os corpos foram encontrados durante a manhã.

Informações preliminares indicam que as vítimas seriam adolescentes, mas elas foram encontradas sem identificação. De acordo com relatos de moradores ouvidos pelo Diário do Nordeste, que esteve no lugar do crime, os homens não moravam na região.

Os corpos foram encontrados em localidade bastante distante do centro da Cidade, na estrada Lagamar, divisa entre os municípios de Chorozinho e Pacajus. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vítimas "foram encontradas por populares em um local ermo, com lesões provocadas por disparos de arma de fogo".

Autoridades da Polícia Civil e Militar foram ao local, incluindo o diretor-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio de Oliveira. Até o momento a motivação do crime ainda é desconhecida.

Em nota, a SSPDS afirma que o caso está sendo investigado.

"Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Metropolitana, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), estão em campo. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada para colher indícios que subsidiarão as investigações", informou.

(Diário do Nordeste)

Polícia Civil do Ceará deflagra “Operação Pente Fino” e prende seis pessoas em residencial em Fortaleza

 

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão coletivo em um residencial, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. Durante a ofensiva policial, um homem foragido da Justiça foi preso e outros quatro procedimentos, relacionados com o tráfico de drogas e com a receptação de veículo roubado, foram registrados.

A ofensiva policial denominada “Pente Fino”, que contou com um efetivo de cerca de 300 policiais civis, teve como objetivo a vistoria de cerca de 1.100 domicílios que fazem parte do Residencial Dona Yolanda Queiroz, no bairro Edson Queiroz. A ação é resultado de investigações desenvolvidas pela PC-CE e buscou localizar elementos de provas de crimes como ameaça e coação aos moradores da região, tráfico de drogas, posse de armas e organização criminosa. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuou no isolamento do perímetro de segurança da região.

Nas vistorias realizadas, a PC-CE localizou um homem que estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Também foram presas quatro pessoas – três homens e uma mulher – pelo crime de tráfico de drogas. Os suspeitos, sendo um casal e outros dois homens, foram localizados em suas respectivas residências. Com eles, foram apreendidas drogas já fracionadas para a comercialização, além de balanças de precisão e uma quantia em dinheiro. Ainda durante os trabalhos de buscas, uma motocicleta roubada e com sinais de adulteração foi recuperada. O responsável pelo veículo foi preso e autuado por receptação.

Para o delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira, a ofensiva policial teve como objetivo principal garantir a segurança dos moradores na região. “Sabemos que a maioria dos moradores deste local são pessoas de bem. Mas sabemos também que alguns criminosos usam do artifício da coação e da ameaça para tirar o sossego das pessoas que aqui vivem. É pensando nelas que viemos hoje realizar esta operação”, explicou o delegado geral.

Suspeito de emitir ordens para grupo criminoso em Caucaia é preso pela Polícia Civil

 

Durante uma operação de combate às organizações criminosas em Caucaia, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu um homem investigado sob a suspeita de ser o chefe de um grupo criminoso autor de homicídios e de tráfico de drogas, no bairro Guajiru, no município que integra a Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. Valclecy do Nascimento da Silva (26) tinha como função, na estrutura criminal, emitir ordens para os demais membros do grupo atuantes no mesmo bairro. O suspeito foi preso no fim da tarde dessa sexta-feira (17), Além da prisão, foram apreendidas drogas, celulares, motocicleta, um colar de ouro e um anel de ouro.

Durante as diligências na cidade, os policiais civis foram informados acerca da localização do homem, que é conhecido por “Jatobá”. Rapidamente, os profissionais de segurança iniciaram as diligências até o bairro Guajiru, visando localizá-lo. Valclecy foi encontrado numa residência, onde os policiais foram autorizados a efetuar buscas por materiais ilícitos. No quintal da casa, foram encontrados dois tabletes de maconha, pesando 361 gramas.

“Jatobá” já possui antecedentes por roubo majorado, uso de documentação falsa, adulteração de veículo, dirigir veículo sem documentação causando perigo de dano, e posse de droga para consumo pessoal. Ele foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Caucaia da PC-CE. Lá, ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A PC-CE continua investigando o envolvimento do homem na organização criminosa na região.

Acidente com vitima fatal na CE 356 em Russas CE

 

O fato ocorreu por volta das 11h20 minutos na CE 356, no KM 1, ao lado da viação russana envolvendo duas motos. Segundo informações colidas no local, em uma das motos estava um casal que estaria saindo de uma empresa de calçados que fica próximo, segundo informações passada por agente do DEMUTRAN, a dupla que estaria saindo da empresa trata se  de Leonardo Lopes de Aguiar e Vanessa Regina Assunção que foram socorridos para o  hospital a vitima fatal um jovem identificado pelo apelido de Arroz.

Estiveram no local as equipes do SAMU, DEMUTRAN, GARDA MUNICIPAL e POLICIA MILITAR.


 

Russas - CE plantão policial


QUIXERÉ VEÍCULO FURTADO

Dia 17/09/2021 por volta das 03:horas a PM foi informada através do 190, sobre o furto do veículo de marca FORD/F4000 ano1997 de placa HUU-1I75, que ficou estacionado em frente a sua residência durante a noite, e por volta das 03:h ao sair para o trabalho, o veículo não estava mais no local, e foi constatado que o veiculo havia sido furtado, segundo a vítima, após manter contato com o vigia que trabalha na rua no período noturno, o mesmo teria dito que por volta das 02:25, viu o citado veículo passar pelo “Beco do Edmundo”, e que provavelmente teria seguido sentido das Localidades de Água Fria, Jardim Novo, ou Russas, não sabendo ao certo. A informação foi repassada aos demais destacamentos e ao policiamento de Russas-CE. vale salientar que a vítima foi orientada a prestar o Boletim de Ocorrência o mais rápido possível. O policiamento está em diligência no sentido de localizar e prender o acusado.

LIMOEIRO DO NORTE FURTO A RESIDÊNCIA

Dia 17/09/2021 por volta das 19h30, uma mulher ligou para o 190, informando que a sua residência, havia sido furtada. A vítima informou, que havia saído de casa por algum tempo, e ao retornar, encontrou uma janela da residência arrombada. E que uma quantia de R$400,00 reais em dinheiro, havia sido levada. Segundo seus vizinhos viram, quando um indivíduo tornozelão, bastante conhecido da polícia, por conta da prática de crimes, o qual é conhecido por Mairton, teria arrombado a janela, e adentrado a residência, passou algum tempo dentro da casa, e em seguida saiu tomando rumo ignorado. Ao tomar conhecimento do fato a equipe da VTR-1184, realizaram diligências, com intuito de localizar esse meliante.

Fonte; PM CE