-->

sexta-feira, 4 de março de 2016

Fortaleza demite Flávio Araújo e acerta a contratação do técnico Marquinhos Santos, ex-Coritiba

Flávio Araújo não é mais treinador do Fortaleza. Nesta sexta-feira, 4, o presidente do clube, Jorge Mota, em entrevista ao Portal Esportes O POVO, confirmou o desligamento do técnico com o clube. 

Flávio Araújo comandou o Fortaleza em 14 partidas oficiais em três competições nesta temporada e conquistou nove vitórias, dois empates e três derrotas, um aproveitamento de 69%. Somando as três passagens no clube - 1999/2000, 2011 e 2016 - foram 53 jogos, com 32 triunfos, sete empates e 14 derrotas.

"O treinador fez acordo com o clube para deixar o cargo e não comanda mais o Fortaleza", afirmou Jorge Mota para o Portal Esportes O POVO.

Em nota no site oficial, o Fortaleza agradeceu os serviços prestados pelo treinador e desejou sucesso na carreira.

E o time já tem um substituto para o técnico Flávio Araújo. De acordo com o repórter Miguel Júnior, da Rádio O POVO / CBN, Marquinhos Santos, ex-Coritiba, vai assumir o comando do clube. 

Além de três passagens pelo Coritiba, Marquinhos Santos, de 36 anos, treinou também a seleção brasileira sub-15 e sub-17, o Atlético Paranaense e o Bahia. O novo técnico chega a capital cearense neste sábado.

Procurado pelo Portal Esportes O POVO, o diretor de futebol do Fortaleza, Marcelo Paz, disse que não podia comentar sobre a chegada de um novo comandante.

O Povo Online

Preso por tráfico, homem tenta enforcar policial com cinto no Aeroporto de Fortaleza


Após desembarcar em Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, vindo de um voo de Campinas (SP), um homem foi preso em flagrante portando 4 kg de cocaína fixadas ao corpo, na madrugada desta sexta-feira, 4. Durante a ação da Polícia Federal (PF), o suspeito usou o próprio cinto e laçou o pescoço de um agente, tentando sufocá-lo por asfixia.

O policial federal atacado conseguiu se desvencilhar após luta corporal e imobilizou o homem. O suspeito ainda ameaçou o agente de morte.

O preso foi encaminhado à sede da Policia Federal no Ceará e responderá pelos crimes de tráfico interestadual de droga, uso de documento falso, tentativa de homicídio e ameaça.

O Policial Federal foi encaminhado ao atendimento médico e, após exames de rotina, recebeu alta.

O POVO Online

Ônibus é incendiado no Bom Jardim; sete coletivos já foram atacados em Fortaleza

Ônibus completamente tomado pelas chamas

Mais um ônibus foi atacado por volta das 19h15min desta sexta-feira, 4, em Fortaleza, chegando a sete ataques contra coletivos em três dias. O novo atentado ocorreu na rua Maria Júlia, no bairro Bom Jardim, segundo o coronel Mardem Oliveira, comandante da área.

Conforme o militar, dois homens teriam interceptado o ônibus e ateado fogo. De acordo com o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Souto, outras duas pessoas teriam dado apoio na ação. Não houve feridos na ocorrência.

O comandante disse que os suspeitos estavam esperando o coletivo em uma parada de ônibus. Eles entraram no veículo e mandaram o motorista e os passageiros descerem. Em seguida, atearam fogo e fugiram em duas motocicletas. Segundo o coronel Souto, o grupo não roubou nada na ação.

Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e apagaram as chamas. A Polícia não soube informar qual a linha do ônibus atacado.

Ataques

Os ataques em Fortaleza tiveram início na manhã desta quarta-feira, 2, com o incêndio do ônibus da linha 074-Antônio Bezerra/Unifor, atacado por três jovens, na avenida Sargento Hermínio. Depois, criminosos atacaram mais cinco coletivos nos bairros Aerolândia, Abreulândia, Pedras, Presidente Kennedy e Siqueira.

A Polícia investiga se os ataques têm relação com a morte de um suspeito durante tiroteio com policiais do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), na avenida Sargento Hermínio, na noite desta terça-feira, 1º. Sete pessoas já foram capturadas por envolvimento nos atentados.

Dois distritos policiais e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE) também foram atacados por homens armados, que efetuaram disparos contra os prédios públicos.

Linha do tempo:

Terça-feira
21h35min: Suspeito de praticar assalto é morto em tiroteio com policiais do BPRaio, na avenida Sargento Hermínio.

Quarta-feira
6h27min: Ônibus da linha 074-Antônio Bezerra/Unifor é atacado por três jovens, também na Sargento Hermínio. A perda foi parcial.

8 horas: Ônibus da linha 030–Siqueira Papicu/13 de Maio é alvo de tentativa de incêndio próximo ao Terminal do Siqueira. A perda foi parcial.

10h08min: Três homens ateiam fogo em um ônibus da linha 601–Aerolândia. A perda foi total.

19h40min: Quatro homens são presos em flagrante  em Itaitinga. Eles estavam com um revólver e uma espingarda e utilizavam o Gol que teria sido usado no apoio ao ataque ocorrido na Aerolândia.

21h05min: Ônibus da linha 617–Abreulândia é atacado e queimado por quatro homens armados na Abreulândia. A perda foi total.

21h15min: Três adolescentes são apreendidos pelo Raio, na Sargento Hermínio. Eles estariam esperando para incendiar outro ônibus.

22h14min: Veículo da linha 653–Santa Fé é incendiado no cruzamento entre as ruas Cruzeiro e Canaã, em Pedras.

Quinta-feira
2 horas: Um prédio da Sejus é alvejado com disparos de arma de fogo.

19h30min: Quatro homens armados metralharam o prédio do 19º Distrito Policial, no Conjunto Esperança.

22h40min: Fachada do 27º DP é alvo de tiros, no João XXIII. Uma granada de mão foi arremessada contra o prédio e removida por uma equipe do Gate.

Sexta-feira
19h15min: quatro homens ateiam fogo em ônibus no Bom Jardim.

O POVO Online

Polícia Civil de Russas cumpre mais um mandado de prisão por Homicídio


Na manhã desta sexta-feira, dia 04, uma equipe da Polícia Civil de Russas cumpriu mais um mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado na forma tentada. O mandado foi expedido pela 1 vara de Russas em desfavor de LUIDY RAMIELLY LOURENÇO LIMA.

Com informações da DRPC

PM e esposa são confundidos em ação da Polícia Civil e acabam feridos

Um policial militar e a esposa foram confundidos pela Polícia Civil em ação na noite desta quinta-feira, 3. Quatro policiais civis, que estavam em diligência, abordaram o casal e deram voz de parada a um Corolla, na rua Marquês de Abrante, no bairro Mondubim. A ocorrência se deu por volta das 22h30min.  

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os policiais não sabiam que o PM estava no veículo. O militar também não identificou os policiais porque estavam descaracterizados. O PM não parou, receoso de que poderia ser um ataque. O automóvel bateu em uma árvore após ser atingido. 

O policial bateu a cabeça e ficou desacordado. A esposa foi atingida por estilhaços de vidro e foi encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Os policiais compareceram ao 30º Distrito Policial para prestar depoimento. 

O Povo Online

Concurso Polícia Militar PM-CE 2016: Definida Organizadora! Previsão de 4500 Vagas


O concurso da Polícia Militar do Ceará está muito próximo de ser divulgado. De acordo com informações obtidas, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) será a organizadora do concurso PM-CE 2016. Porém, ainda não há a informação oficial, já que existem trâmites burocráticos que impedem o anúncio. A comissão responsável pelo concurso afirmou que não pode dar detalhes do processo de escolha e não confirmou nem negou a informação. A previsão é que o concurso seja divulgado em abril.

Além disso, conforme termo de referência confeccionado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), a seleção oferecerá 4.500 vagas para o cargo de soldado, com previsão de preenchimento de 1.500 por ano, até 2018. O termo ainda estabelece parâmetros do concurso, visando a orientar a organizadora na confecção do edital, onde consta 450 vagas destinadas a mulheres, e as demais aos homens. O nível de escolaridade permanece sendo o médio. Os requisitos do concurso anterior, como idade entre 18 e 30 anos até a data da matrícula no curso, bem como altura mínima (1,62m para homens e 1,57 para mulheres) ainda não estão confirmados. A taxa de inscrição está fixada em R$80. O salário inicial, referente ao ano de 2015, chega a R$3.135,08.

Por fim, a academia também estabelece as fases do concurso: a primeira etapa será de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões de certo ou errado, sendo 60 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocício-Lógico e Informática Básica) e outras 60 de Conhecimentos Específicos (Legislação da Polícia Militar do Ceará e artigos 5º e 144 da Constitução Federal).

Além dessa primeira etapa, haverá a segunda etapa da seleção, que será composta de inspeção de saúde, de caráter eliminatório, que consiste em exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Posteriormente, os aprovados passarão prova de capacidade física, também eliminatória.

Segundo o documento, serão três testes: barra, abdominal e corrida de 12 minutos. No primeiro, os homens deverão realizar três repetições, enquanto as mulheres deverão permanecer oito segundos. No teste abdominal, os concorrentes deverão realizar 35 (homens) e 28 (mulheres) repetições em um minuto. Por fim, os participantes deverão completar, em 12 minutos, 2 mil metros (homens) e 1.600 metros (mulheres).


O termo ainda prevê avaliação psicológica, também de caráter eliminatório. A última fase será o curso de formação profissional, eliminatório e classificatório. Segundo o documento, todas as fases acontecerão na capital, Fortaleza. Os habilitados no exame intelectual passarão por inspeção de saúde.

noticiasconcursos.com.br

Polícia deflagra nova fase da Lava Jato na casa do ex-presidente Lula

PF faz operação na casa do ex-presidente Lula

A Operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou na 24ª fase nesta sexta-feira (4). Segundo a PF, a operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia.

O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal.

A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. Às 6h50, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo.

Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

De acordo com a PF, entre os crimes investigados nesta etapa estão corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras.

23ª fase

A 23ª fase, batizada de Acarajé, foi deflagrada no dia 22 de fevereiro e prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, além de mulher dele Monica Moura. João Santana e a mulher Mônica Moura são suspeitos de receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior. A PF suspeita que os recursos tenham origem no esquema de corrupção na Petrobras investigado na Lava Jato.

Ele é publicitário e foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff (PT) e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006.

Acarajé era o nome usado pelos suspeitos para se referirem ao dinheiro irregular. A PF suspeita que os recursos tenham origem no esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato. Uma das principais linhas de investigação são os repasses feitos pela Odebrecht ao marqueteiro.


A pedido da PF e do MPF, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância, decidiu converter a prisão temporária do casal para preventiva. Com isso, eles ficarão presos por tempo indeterminado.

G1

SINE/IDT de Russas dispõe de 08 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 08 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Ministério Público emite recomendação sobre animais soltos em rodovias


O Ministério Público do Estado do Ceará MPCE emitiu nesta quinta-feira (3) recomendações com o objetivo de evitar acidentes provocados pela circulação de animais nas rodovias cearenses. A notificação se deu por meio das Promotorias de Justiça dos municípios de Iracema, Cruz, Ararendá, Novo Oriente, Morrinhos, Assaré, Tarrafas, Porteiras, e Varjota.

Segundo o promotor de Justiça da comarca de Iracema, Alan Moitinho, tem sido constatado o aumento de animais soltos na pista, o que vem provocando grande quantidade acidentes, danos patrimoniais, lesões e mortes. “A partir do momento que responsabilizarmos a quem é de direito, isso terá um efeito educativo muito forte”, acredita. 

O documento orienta que delegados de polícia, comandantes dos destacamentos de polícia e o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual identifiquem os proprietários dos animais que circulam soltos às margens das rodovias e das ruas dos municípios. No caso de reincidência, a orientação é de que sejam presos em flagrante delito e só sejam liberados quando comprovarem que os animais encontrados foram retirados das margens das rodovias e das ruas. 

Além disso, os gestores municipais e o Departamento Estadual de Rodovias (DER) devem realizar campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da criação e da circulação de animais soltos às margens de rodovias e nas ruas das cidades.

Código Penal 

O promotor alerta que  Código Penal prevê pena de três meses a um ano de detenção para as pessoas  que expõem a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, caso em que se enquadram os proprietários dos animais. Já a lei estadual 13.045/00, proíbe a permanência de animais soltos, amarrados ou abandonados nas estradas de rodagem.

O Povo Online 

Dois distritos policiais são metralhados em três horas

Porta de vidro foi destruída

Quatro homens armados de escopeta e pistolas metralharam o prédio do 19º Distrito Policial (DP), localizado no bairro Conjunto Esperança, por volta das 19h30min desta quinta-feira, 3. Este foi o segundo ataque em menos de 24 horas a um prédio público. Por volta das 2h, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) foi alvo de disparos de arma de fogo.

Conforme informações do 19 DP, o grupo criminoso chegou em um carro modelo Pálio, de cor prata, e desceu do veículo efetuando os disparos. Em uma ação rápida, os suspeitos teriam efetuados cerca de 30 tiros. As portas de vidros da entrada da unidade policial foram destruídas.

Após os disparos, o grupo fugiu do local. Ninguém ficou ferido na ação criminosa. A Polícia investiga o caso para identificar os suspeitos e descobrir a motivação do crime.

Marcas de tiros
3º atentado

Na noite desta quinta-feira, 3, por volta das 22h30min, 3 horas após ao ataque ao 19º Distrito Policial (DP), no bairro Conjunto Esperança, um outro grupo de homens atentou o 27º DP, no bairro Henrique Jorge.


O Sindicato dos Policiais Civis do Ceará informa que ainda está coletando as informações sobre a violência que aconteceu ao prédio, que teve a fachada alvejada a balas. Na ação, os homens também jogaram uma granada contra a delegacia. Não houve explosão e ninguém ficou ferido.

27º DP
Ônibus queimados

Nesta quarta-feira, 2, cinco ônibus foram incendiados nos bairros Aerolândia, Abreulândia, Presidente Kennedy e Siqueira. A Polícia Militar capturou sete suspeitos de envolvimento nos ataques.

A Polícia investiga se os ataques têm relação com a morte de um suspeito de praticar um assalto, após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), na noite desta terça-feira, 1º.

O POVO Online

Ciro é lançado oficialmente pré-candidato do PDT ao Palácio do Planalto

Foto e colaboração: jornalista André Capiberibe

O PDT virou o maior partido do Ceará, na noite desta quinta-feira (3), após as adesões de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de Fortaleza, em solenidade no Náutico Atlético Cearense. A lista dos novos filiados foi comandada pelo ex-governador Cid Gomes e pelo prefeito Roberto Cláudio.

O presidente do PDT no Ceará e ministro André Figueiredo (Comunicações) lançou oficialmente a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República e disse que Ciro irá honrar o Ceará no Palácio do Planalto.

Cid Gomes também destacou Ciro como o próximo presidente do Brasil e ressaltou a postura política de André Figueiredo.

Roberto Cláudio elogiou a postura do PDT, que já pensa em um projeto para o Brasil para 2018.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, afirmou que Ciro Gomes possui experiência política e de gestão e que o pré-candidato pedetista defende os ideais históricos de Leonel Brizola.

Veja os novos filiados do PDT

Vice-governadora – Izolda Cela

Deputados federais – Ariosto Holanda, Leônidas Cristino, Vicente Arruda e Antonio Balhmann.

Deputado estaduais – Zezinho Albuquerque, Antonio Granja, José Sarto, Ivo Gomes, Jeová Mota, Manoel Duca, Míriam Sobreira, Sérgio Aguiar, Sineval Roque e Mauro Filho.

Vereadores – Salmito Filho, Antonio Henrique, Adail Júnior, Carlos Dutra e Elpídio Nogueira.

O Povo Online